Sunteți pe pagina 1din 5

Circulo de Estudos Esotricos

2012

Mente, Conscincia e Personalidade

Julio Cesar Di Giovanni

Apoio: Espao Amor e Luz


06/12/2012

Circulo de Estudos Esotricos

Palestra 1: Mente, Conscincia e Personalidade.


Para entender o processo de formao e utilizao da mente, personalidade e conscincia humana temos que levar em conta alguns detalhes bsicos sobre a origem do homem. A idia primordial a respeito do primeiro Homem, o Homem verdadeiro, superior, perfeito, surgiu antes da formao do vu de Sofia, antes da primeira queda, fora da linha do tempo, onde at ento s imperava a vontade, sabedoria e f, ou seja, o amor verdadeiro e eterno. Com a necessidade da primeira punio, o castigo dos Deuses, pela blasfmia contra a totalidade, a luz projetada atravs do vu de Sofia deixou transparecer um ligeiro reflexo do verdadeiro homem nos planos inferiores. Esta imagem percebida pelos soberanos destas regies deu origem, aps um processo longo, ao homem fsico tal como hoje. O homem verdadeiro, perfeito, possui toda potencialidade em um s corpo, um corpo de pura e divina luz (em sua concepo original). J o homem fsico foi construdo segundo os padres de construo do universo material. Fracionado em sete partes, ou seja, sete corpos, que se encaixam em um s corpo. Se esses sete corpos estivessem ativos e funcionando corretamente, seriamos um homem fsico perfeito (Ado antes de ser expulso do paraso). Nossos corpos mais densos, o Fsico e o Etreo, mesmo no estando em seu potencial mximo, o que conseguimos perceber com mais facilidade, pelos nossos sentidos, em funo das vibraes que eles emitem. J o corpo Astral, hoje, somente um corpo de desejos, e o corpo Mental se manifesta atravs de nossa mente que atualmente, no estado que se encontra, nos distancia muito da capacidade do verdadeiro corpo Mental. Os outros corpos, Causal, Budico e do corpo do Esprito, estamos muito distantes. Mas como tal como encima embaixo, nada acontece ao acaso, e tudo que novo sempre segue um desenvolvimento a partir de uma idia anterior, a personalidade um reflexo da mente consciente, a forma com que ela se relaciona com o mundo exterior, mais tosca que a mente consciente, assim como o homem atual uma imagem tosca do verdadeiro homem anterior ao vu de Sofia.

A Mente.
um corpo cado, um corpo rebelde,no tem um centro de gravidade permanente. Tipos de mente: 1 - Mente Sensorial. Est ligada aos 5 sentidos, e se subdivide em trs tipos: a) Mente desagregada ou mente veleta; no possui uma integrao definida, ou seja, uma mente desordenada, hoje concorda, amanh discorda. a indeciso. b) Mente Programada; uma mente esttica, conservadora, petrificada, tradicionalista, mecnica, sem flexibilidade. c) Mente Infernal; astuta, malvola, prejudicial, o resultado da mente desagregada e da programada, situa-se no mundo da desconfiana e maldade, pertence as pessoas que tem 0% de conscincia. 2 - Mente Intermediria. a mente da f morta, aceita Deus, pensa e acredita em Deus apenas porque lhe disseram, ou por que conveniente. uma aceitao sem compreenso, no objetiva e no faz a obra, mas uma mente que est em um nvel superior a mente sensorial, apesar de muitas vezes cair no fanatismo, acredita, mas nunca vivenciou nada. 3 - Mente Interior. F consciente que leva a verdade, e esta por sua vez o libera, dando-lhe a inteligncia. Essa mente a luz da luz que est presente no corao do homem verdadeiro, no critica, no julga, s usar a mente para algo mais alm. Pensa com o corao e sente com a mente. A Mente Interior trabalha mais com a intuio. Intuio Imaginao + Inspirao.

A mente Sensorial direcionada s pessoas. A mente Intermediria direcionada aos fatos. A Mente Interior direcionada s idias.

A Personalidade
A Personalidade independente da parte espiritual, e ligada a parte material e filha do tempo, portanto nasce, desenvolve e se desintegra com o tempo. Para quem quer realizar um trabalho evolutivo mais profundo, deve considerar a personalidade somente um veiculo de convvio com a sociedade, e direcionar seus esforos para sua alma e seu esprito.

A personalidade resulta do carter e da conduta, formada at os sete anos e, 50% provm dos pais e da famlia e 50% do meio social. Com o passar do tempo, a personalidade vai alterando suas caractersticas, conforme vai agregando vivencias e experincias no convvio com os demais seres humanos. Para se ter uma personalidade mais equilibrada necessria conciliar amor, fora, compreenso (dialogo), disciplina, espiritualidade, etc.

A Conscincia
a parte mais pura que est dentro de ns. So as virtudes, as capacidades, os valores, a forma correta de sentir, pensar e agir. Est ligada ao tomo Nous, que est conectado diretamente ao nosso Ser. Conscincia luz, sabedoria e amor fraternal. o presente, aqui e agora. O ser humano em geral possui 3% de conscincia, os outros 97% esto distribudos em: Inconscincia. Subconscincia. Infraconscincia. A auto observao e o recordar-se de si mesmo o que mostra o que somos e em que estado estamos. Nveis de conscincia: 1) Eikasia 0% de Conscincia. Sonho total da conscincia, pessoa desalmada, cruel, assassina, estuprador, brbaro. Em esoterismo diz-se Casco. Um indivduo que vive na terra a parte material, porque a parte espiritual est involuindo. 2) Pistis 3% de Conscincia objetiva. Sonho parcial da conscincia, seria o estado normal o estado que vive o ser humano,opinies, crenas, fanatismos, experincias. Um indivduo que vive por viver, nunca ser um destaque, ser apenas mais um. 3) Diania 10, 20, 30, 40% de Conscincia objetiva. Estado mais elevado de conscincia desperta, descobridores, inventores, pessoas revolucionrias, inovadoras e que se destacam pessoas com alto nvel de capacidade e inteligncia, pessoas que no lanam palavras ao vento. No so compreendidas por pessoas em Pistis

4) Nous 100% de Conscincia objetiva. J no existem mais sonhos, no h mais preocupaes e nem mistrios, nem por dentro, nem por fora, o mestre perfeito, a luz da conscincia e pode levar essa luz outras pessoas. Seria um Cristo.

Modos de aumentar seu nvel de conscincia


Reto sentir, reto pensar e reto atuar. Se perguntar constantemente: Quem sou, Onde estou, Que estou fazendo. Meditao.

S-ar putea să vă placă și