Sunteți pe pagina 1din 15

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Aula 02 Prezados, Nesta aula, ns vamos abordar os aspectos pertinentes

anlise da Expresso. Como mencionei na aula anterior, muito importante que esses aspectos sejam devidamente estudados, visto que a aplicao dos conhecimentos gramaticais na prova objetiva, em alguns pontos, difere das possibilidades de aplicao desses mesmos elementos na prova discursiva. Portanto, no recomendvel considerar que o estudo do portugus gramatical para a objetiva seja o suficiente para garantir pontos na prova discursiva. Boa leitura a todos! OS ASPECTOS FORMAIS OU ASPECTOS DE APRESENTAO Letra: conforme explicamos na aula 01, a letra precisa ser legvel, seja ela qual for. Em 2011, tivemos o primeiro registro, em concurso, de correo de letra: na prova da Infraero, o aluno que no se preocupou em demonstrar a diferena entre maisculas e minsculas, sofreu com os cortes da FCC. E foram rgidos! Acentos e demais sinais grficos: alguns candidatos, por hbito ou por insegurana, grafam mal suas vrgulas ou acentos (grave ou agudo). Naturalmente, tal prtica impediria um leitor comum de distinguir o sinal. Nos concursos, porm, os examinadores j consideram erro qualquer tentativa de manobrar a grafia bem explcita de sinais e de vrgulas. Assim, recomendo que sejam caprichosos na redao desses elementos. Infelizmente, se errarem uma pontuao ou acento na folha definitiva, no tero como apagar esse erro, porque a rasura destes sinais no aceita pela banca. Rasura: voc j sabe: errou? Apenas d um risco sobre a palavra incorreta e escreva a forma correta a seguir.

1 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Agora, risco! No rabisco, nem uso de parnteses para isolar o erro! Como disse, isso ainda no causou problema mais srio, mas no vamos brincar com fogo na prova. Alguns alunos me perguntam tambm o seguinte: se eu tiver errado e no houver espao mais para corrigir o erro, o que pode ser feito? Vale pena subir o morrinho e escrever sobre o erro? Infelizmente, a considerao cai no julgo subjetivo do examinador. H examinadores que veem tal prtica como erro formal, porque a palavra no alcana a pauta destinada escrita. Outros costumam no penalizar isso. Mas certo um fato: geralmente, eles perdoam, se a redao for excelente. Outra questo: podemos riscar uma linha inteira? Podemos sim! Abaixo deixo um exemplo de um trecho de uma redao, corrigida pela Funiversa, em 2011. O candidato errou uma linha inteira e, numa boa, riscou tudo, sem rasurar:

Fonte: redao aprovada no concurso para Fiscal de Atividades Urbansticas DF/Funiversa/2011

Uma lio importante sobre a maiscula: no h letra maiscula aps dois-pontos, nem aps ponto e vrgula! Salvo se a palavra for substantivo prprio.

OS ASPECTOS GRAMATICAIS MORFOSSINTTICOS Esse conjunto de aspectos traz a essncia das falhas gramaticais. Falaremos sobre alguns casos importantes que envolvem concordncia, emprego e colocao de pronomes, crase, regncia, correlao verbal e pontuao.

2 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Concordncia verbal: vamos trabalhar os casos mais comuns, principalmente extrados de redaes feitas para concursos diversos em 2011 e em 2012. Caso 01 sujeito distante do verbo Trata-se do caso mais comum que implica erros de concordncia. Ele ocorre quando o candidato estende demais a frase o que um erro tambm e, com isso, perde a noo do sujeito que ficou linhas atrs. Exemplos: a) A competncia das polcias civil e militar, em funo das diferenas de atuao e de legislao, so caracterizadas, respectivamente, por... b) Assim, o conjunto de normas, que regulamentam a vida social, devem simbolizar o progresso tecnolgico, sem ferir os costumes inerentes sociedade. c) Num concurso, por exemplo, a elaborao do edital e das provas devem ser claros, em observncia publicidade dos atos. Correo: a) A competncia das polcias civil e militar,..., caracterizada... b) ...o conjunto de normas,..., deve simbolizar... c) ...a elaborao do edital e das provas deve ser clara... Tais falhas ocorrem, porque o candidato se esquece do ncleo do sujeito (competncia, conjunto e elaborao), termo com que o verbo realmente deveria concordar, e estabelece a concordncia com termos acompanhantes dele (os adjuntos adnominais). A possibilidade de plural nesses casos s se manifesta nestas duas formas: em caso de sujeito composto, dever haver, pelo menos, o artigo antes do segundo adjunto adnominal. Exemplo: a competncia da polcia civil e a da militar,..., so caracterizadas... (ficam implcito realmente, por causa do artigo, que temos duas competncias diferentes). Em caso de sujeito simples formado por ncleo partitivo (ideia de parcela de um conjunto). Exemplo: a maioria (a minoria, metade etc.) das normas,..., deve simbolizar ou devem simbolizar...
3 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Quando o ncleo traz ideia de parcela de um conjunto, possvel concordar com o ncleo mais prximo. Sugesto importante: na dvida, opte pelo singular. H menos chances de errar um verbo, com esse tipo de flexo!

Caso 2 verbos impessoais Vou me restringir a falar sobre dois verbos impessoais, j que so eles os causadores de problemas nas discursivas. Vamos estudar o uso do verbo HAVER e do verbo pronominal TRATAR-SE. Primeiramente, esclareo que verbo impessoal aquele que, por motivos de significado, no aceita sujeito. Sendo assim, os verbos impessoais, em geral, no se flexionam no plural, j que no dispem de sujeito para orden-los a isso. Assim, o verbo HAVER, quando indica tempo decorrido ou possui sentido de existir, deve ser empregado no singular. Isso acontecer tambm se ele for o verbo principal de uma locuo (o ltimo verbo); inclusive, ele manter toda a locuo no singular. Exemplos: a) Haviam fatores que impediam a fiscalizao eficiente das fronteiras... b) Tm havido propostas nesse sentido... Correo: a) Havia fatores... b) Tem havido propostas... Os termos que seguem estes verbos no so sujeitos deles; so meros complementos verbais (objetos) com os quais estes verbos naturalmente no concordam. O verbo TRATAR-SE tambm s pode ser empregado no singular. Exemplo: trata-se de clusulas fixas, que amparam o direito. Sugesto importante: recomendo que nem usem o verbo tratarse para que evitem outros problemas alm do risco de fazer concordncia incorreta. No lugar dele, prefiram consiste, significa etc.

4 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Outra sugesto: se forem usar o verbo HAVER para indicar tempo decorrido, dispensem o uso do advrbio atrs. Isso evita redundncias, tais como H alguns meses atrs, a polcia invadiu...

Caso 3 verbos seguidos de partcula SE Caso importantssimo para as provas da FCC! comum, e correto, trabalhar a redao em terceira pessoa, como forma de se tornar o discurso impessoal. De posse disso, os candidatos certamente empregaro formatos verbais do tipo: VERBO + partcula SE. O problema que, por descuido ou desconhecimento da regra, surgem falhas de concordncia. Mas o caso de fcil soluo. Para saber se um verbo desse tipo ser flexionado no plural, basta reescrever a frase, num movimento da direita para a esquerda. Se houver plural nessa reescrita, isso indica que o verbo deveria, ento, estar no plural. Agora, se no for possvel reescrever a frase, o verbo dever permanecer no singular. Confira: a. Acrescenta-se a esse fator os ilcitos... b. Necessita-se de melhorias na sade e na educao. Correo: A nica opo errada nesses exemplos a letra a, pois, como temos os ilcitos so acrescentados a esse fator, o correto seria acrescentam-se ...os ilcitos. J o verbo da letra b permanecer no singular, porque no houve flexo, na medida em que ele no pode ser reescrito. Concordncia nominal Raramente num texto, os candidatos precisam realmente estabelecer concordncia nominal. Pelo menos, na maioria das vezes, os casos no apresentam dificuldades. No entanto, destacamos os seguintes, visto que so mais empregados: Caso 1 bom, necessrio, proibido, etc.
5 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Tais expresses estabelecero concordncia, se o substantivo vier precedido de artigo. Do contrrio, permanecero invariveis. Exemplos: a. necessrio leis que punam tais infratores. b. So necessrias as leis que punham tais infratores. Vejam que no primeiro caso, a ausncia de artigo antes de leis deixou a expresso invarivel. J no segundo, a concordncia foi obrigatria em funo do artigo ante de leis. Caso 2 alerta Alerta advrbio; por isso, dever ser empregado sempre no singular. Exemplo: os pais devem estar alerta para o comportamento dos filhos. Caso 3 milhar Milhar e milho so expresses masculinas. Assim dizemos alguns milhares de mulheres protestaram. Regncia verbal Alguns casos de regncia verbal praticamente se fazem presentes nas redaes da maioria dos candidatos. De todos os casos, os verbos visar, assistir e implicar so os mais presentes e tambm so os que mais so empregados incorretamente. Assim, aparecem construes errneas dos seguintes tipos: a. A populao assiste atos de violncia cada vez mais comuns. b. O papel do legislador visa o estabelecimento da democracia. c. A retirada do amparo social implica na perda de votos. Correo: VTD = verbo complemento VTI = verbo preposicionado transitivo direto sem preposio no

transitivo

indireto

com

complemento

a. A populao assiste aos atos de violncia (VTI = ver, presenciar) b. O papel do legislador visa ao estabelecimento... (VTI = almejar)
6 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade c. A retirada do amparo social implica a perda de votos. (VTD = resultar, acarretar).

Crase Infelizmente, h quem erre crase, e este um erro que no h como disfarar, pois os examinadores o identificam de pronto. Sem querer prolongar o discurso, mas sem perder a essncia do aprendizado, podemos dividir o trabalho com a crase em trs grupos: 1 - casos de ocorrncia Como a crase , na maioria dos casos, fruto de uma relao de regncia. O primeiro que devemos fazer observar se h algum nome, exigindo a preposio A. Em seguida, devemos observar a possibilidade de existir outro A, ao qual a preposio A ir se fundir, para formar o que chamamos crase. Exemplos: a. No combate prtica de crimes ...(o combate A + A (artigo def. feminino) b. ...destinado quele mesmo padro. (destinado A + A do pronome AQUELE) 2 - casos proibidos Vale lembrar que no se usa crase nos seguintes casos: a. Antes de verbo: a partir de hoje,... b. Antes de masculino: a prazo, a despeito de, ... c. Entre palavras repetidas: dia a dia, cara a cara, ponta a ponta,... d. Antes de artigo indefinido: refere-se a uma lei... e. Antes de pronomes indefinidos: cada, toda, nenhuma, alguma, certas, qualquer etc. f. Antes de pronomes em geral: esta, essa, ela, V. Exa., etc.

3 - casos de emprego facultativo a. Antes de possessivos femininos no singular: refere-se a sua ideia = refere-se sua ideia.

7 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Todo cuidado pouco! Se a palavra feminina estiver no plural, haver crase somente se antes dela vier o artigo definido tambm no plural. Exemplo: refere-se a leis federais/refere-se s leis federais.

Reiterando: cuidado com UMA, TODA, CADA, ESTA, ESSA. Tais formas no recebem crase! Obs: distncia s recebe crase, se estiver especificada. Exemplos: curso a distncia./Moro distncia de 100 metros de sua residncia. Emprego de pronomes a. Em vez de empregar o pronome ONDE, prefira EM QUE, ou NO QUAL, ou NA QUAL. Isso evitar erro comum quanto referncia do pronome ONDE. b. MESMO: no use o mesmo, a mesma. Apesar do uso comum, erro usar este pronome apenas para substituir substantivos. Sua funo outra: acompanhar o substantivo. Portanto, est incorreto construo do tipo: nada foi feito com relao ao mesmo. Colocao de pronomes oblquos tonos a. Quando antes do verbo houver outro pronome, advrbio ou conjuno subordinativa, antecipe o oblquo para que ele possa estar em posio de prclise. Exemplos: Estes se dividem em dois grupos. No se deixou abater pelas denncias. Certamente se comprometeria... Embora se opusesse ao grupo,... b. No use pronome oblquo tono aps qualquer futuro ou no incio de frases. Exemplos: Assim, se manifestando....(errado) Conquistaria-se o poder...(errado) Correto: poder... Assim, manifestando-se.../conquistar-se-ia o

8 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Pontuao Primeiramente raciocinemos o seguinte: por que empregamos pontuaes? Ora, o correto seria no existirem vrgulas, pontos etc., ou seja, a frase deveria fluir livremente entre suas palavras. Mas tais sinais existem para ajudar a frase a indicar que algo est fora da ordem de clareza. Tal termo clareza muito importante para que compreendamos o fator pontuao, de uma vez por todas. Imaginemos a ordem direta do portugus: Sujeito + verbo + complementos (objetos) Estes trs elementos so essenciais e dispostos nessa ordem esto escritos na ordem direta. Vejamos um exemplo para aclarar o ponto a que quero chegar: Eu fiz minhas redaes. Pessoal, vejam que a frase facilmente compreensvel, pois ela est na ordem direta e possui os elementos essncias da sintaxe. Ento, a gramtica justa conosco, pois no teremos de empregar ponto algum neste caso, at porque, se o fizssemos, estaramos interrompendo o fluxo da informao. Ento para que pontuar? Resposta simples! A pontuao aparece, como opcional ou obrigatria, na medida em que precisamos fazer ajustes nesta ordem direta: quando temos que inverter elementos na ordem ou inserir outros termos sintticos na frase. Resumindo: a pontuao marca eventos inesperados, tais como perda da ordem e insero de elementos a mais na frase. Exemplo: eu fiz minhas redaes, ontem noite. Vamos complicar um pouco agora. Suponhamos que temos um perodo composto por duas oraes (conte o nmero de verbos para saber o total de oraes). Exemplo: Choveu bastante/ quando eu estava na rua.
9 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Observando a frase, temos a seguinte ordem: orao principal choveu bastante e orao subordinada quando eu estava na rua. Nesta ordem orao principal + orao subordinada, o mximo que precisaramos de uma vrgula, cujo uso seria opcional, j que a ordem direta desse complexo frasal foi mantida. Esta vrgula s serviria para pausar a leitura, visto que temos duas oraes com pouca dependncia semntica. Exemplo: choveu bastante, quando eu estava na rua. Por outro lado, se invertermos essa relao, transformando a orao em ordem indireta, teremos de empregar vrgula obrigatoriamente. Exemplo: quando eu estava na rua, choveu bastante. Resumindo tudo o que disse e sendo mais pontual, temos o seguinte: 1 - sempre que a orao comear com preposio ou conjuno ou for intercalada por termos que contenham estas classes, vamos empregar vrgulas, porque so inverses na ordem da clareza. Exemplos: No Brasil, a taxa de analfabetismo chega a 7%. Diante dos problemas enfrentados pela populao, a internet se tornou um meio... Para se chegar a tal ponto, preciso... Eles podem, por exemplo, questionar a eficcia... A presidente, apesar das crticas, reconhece...

Tambm temos que lembrar que GERNDIO, PARTICPIO e INFINITIVO formam oraes reduzidas. Tal fator tambm uma alteraes no modelo frasal e, por isso, precisa ser apontado, a partir da insero de vrgula. Exemplos: Sendo assim, preciso investir em segurana... A polcia, para treinar seus agentes, precisa de apoio tecnolgico,... So atos e fatos, observados em lei.

10 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Importante saber: a expresso POR EXEMPLO sempre vem entre vrgulas! Exemplos: -Ele, por exemplo, no quis conversar. - Foram feitas algumas mudanas como, por exemplo, ampliar as salas e melhorar a iluminao. ou - Foram feitas algumas mudanas como, por exemplo: ampliar...

Importante saber: antes de GERNDIO, quando este est preso informao anterior, e antes de POIS, empregamos vrgula!

Quando usaremos ponto e vrgula? Podemos usar ponto e vrgula para enumerarmos elementos ou oraes ou podemos fazer desse sinal um organizador do discurso. Suponhamos que numa enumerao tenhamos que explicar algum dos elementos enumerados. Nesse caso, devemos diferenciar as pontuaes para que se estabelea a clareza discursiva para o leitor. Assim, empregaremos o ponto e vrgula para enumerar e a vrgula para explicar. Teremos, ento, uma composio com sinais grficos diferentes para funes diferentes. Exemplo: a. A extino do crdito ocorre pelo pagamento do montante apurado pela autoridade fiscal; pela prescrio, quando o que se finda prazo de cobrana fiscal; pela compensao, quando o contribuinte possuir crditos suficientes para com o fisco e o solicitar; pela transao, que um acordo entre o contribuinte e o rgo fiscal. Vejam que, quando se vai explicar algum dos elementos enumerados, a vrgula entra em ao, deixando o ponto e vrgula exercer outro ofcio, o de enumerar os itens, no caso.

Importante saber isto: Se for empregar dois-pontos para enumerar, use antes um pronome de valor catafrico o seguinte, este, esta.

11 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade Ex.: As funes do TCU so as seguintes: auxiliar o Senado, julgar as contas... As aspas: se for empregar estrangeirismos, latinismos ou neologismos (palavra inventada), use aspas. Exemplo: Mensalo, light, ex-tunc.

OS ASPECTOS GRAMATICAIS TEXTUAIS

Recomendo muita ateno na leitura desse conjunto de aspectos. Um erro aqui pode comprometer a macroestrutura da redao tambm. Assim, temos elementos que implicam a perda de pontos em coeso e coerncia, clareza e organizao frasal. As conjunes As conjunes, em muitos casos, no s ligam as oraes, mas tambm estabelecem sentido. Assim, saber seu uso correto imprescindvel. Do contrrio, melhor optar por frases coordenativas, ou seja, independentes, que possam no precisar desses conectores. Numa dissertao, comum o uso de conjunes causais, concessivas, finais, conclusivas e adversativas. Nesta aula, no cabe citar todas as conjunes. Mas listo alguns perigos, para os quais recomendo ateno: a. Causais: na medida em que e porquanto so conjunes com o valor de PORQUE. O problema que muita gente se equivoca com a grafia delas. Assim, recomendo usar s bons e velhos porque, pois, j que. b. Concessivas: posto que concessiva. Jamais usem posto que para dar sentido de porque!!! c. Finais: para e a fim de (que) so as duas, praticamente, nicas conjunes finais. O cuidado est no uso da final a fim de que, cuja grafia correta essa, em que o a fica separado do fim. d. Adversativas (mas, porm, no entanto, entretanto, contudo, todavia): no h problemas srios com o uso de adversativas. No entanto, bom usar vrgula depois delas!

12 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade e. Usem conjunes conclusivas para finalizar a redao!!! Algum espalhou um infeliz boato, dizendo que nos concursos no se pode usar conjuno conclusiva para iniciar a concluso. Sinceramente!!! Quando um candidato for punido num concurso por causa de uma conjuno conclusiva, empregada para fins de concluso, vou guardar meu diploma e abrir uma cozinha outra atividade que adoro! Por favor! para usar mesmo (portanto, por conseguinte, logo, por isso etc. ). Usem vrgula depois delas, ok. Diante do exposto tpico de texto narrativo. Essa expresso deve ser evitada nas dissertaes!

Pronomes anafricos

Assunto de extrema importncia para o estudo da coeso. Sempre que forem se remeter frase (ideia anterior), usem as formas pronominais esse, essa, isso, fazendo-se a devida concordncia. Exemplo: houve investimentos na educao. Dessa maneira, as mdias nacionais subiram. Por outro lado, se forem fazer referncia a nome isolado, usem este, esta. Exemplo: houve investimentos na educao. Esta merecia ateno do governo.

Vocabulrio

Num concurso, pessoal, a gente emprega um vocabulrio simples, sem rodeiros, sem arcasmos, para que ele transmita a informao de modo claro e coerente. Assim, se me permitam, vou realizar verdadeiros cortes para evitarmos riscos. Meus cortes so didticos. Na verdade, eu at

13 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade poderia abrir mo de alguns casos, mas prefiro no arriscar e recomendo que retirem da redao de vocs os seguintes termos: - onde, mesmo, tratar-se, carta magna, dentre, posto que, diante do exposto, acima, abaixo, mister, hodiernamente. Listinha proibida! Siglas Se forem empregar siglas, devem observar o seguinte: 1 - s empreguem sigla, se realmente forem us-la ao longo do texto! Assim, no gastem sigla toa, pois a redao pode ficar com mensagens pouco claras para o receptor. 2 - S empreguem sigla, aps us-la, lado do nome extensivo. Exemplo: DPE (Defensoria Pblica Estadual). 3 - S empreguem sigla oficial. No criem siglas toa. Vamos resumir a aula? Recomendo que leiam esse resumo, logo que terminarem de fazer o rascunho da redao de vocs. Isso ajudar vocs a aprenderem a fazer o que chamamos de autocorreo, fator de extrema importncia para o momento da prova discursiva. ERROS DE FORMA

Se errar uma palavra ou mesmo uma letra, pessoal, risque a palavra, e escreva a grafia logo a seguir. No deixem de acentuar palavras. Muitos de vocs no acentuaram palavras simples, tais como princpios, pblicos e consequncia. No importa a letra que usaro para grafar, desde que ela seja legvel e que vocs diferenciem (pelo tamanho mesmo), maisculas de minsculas. Aps dois pontos, a gente usa letra minscula. Se usarem estrangeirismos ou latinismos com iniciais minsculas, usem aspas. Exemplos: light, compliance, modus operandi etc

14 www.pontodosconcursos.com.br

REDAO PARA O CONCURSO DA DPE RS Professora Jnia Andrade

ERROS GRAMATICAIS Em lugar de ONDE, usem EM QUE, menos arriscado. Evitem conjunes como NA MEDIDA EM QUE, POSTO QUE. Vocs podem se esquecer de palavras delas ou mesmo do sentido restrito que cada uma possui. Se fizerem frase curta, no sentiro falta de vrgula. Se forem empregar o sinal de dois pontos, no deix-lo aps verbo ou aps conjuno. Exemplo: os princpios so:... No caso anterior, basta usar um nexo que anuncia a explicao ou enumerao. Exemplo: estes, os seguintes. A expresso por exemplo deve vir entre duas vrgulas. E para resumir a crase, basta lembrar que no h crase antes de UMA (artigo indefinido), ESTA, ELA, TODA, CADA, QUALQUER, ALGUMA etc.

ERROS TEXTUAIS H examinadores que julgam que Carta Maior, Carta Magna, sejam jarges de rea. E eles tm respaldo na literatura do portugus jurdico para provar isso. Portanto, evitem esses usos. Usem apenas a sigla CF/88 ou o nome extensivo. Usem o bom senso para empregar siglas. No pode haver inveno de sigla. O certo usar siglas oficiais, entre parnteses, ao lado de seus nomes extensivos, para depois empreg-las livremente. Mas h casos em que podemos nos valer somente das siglas. Quando vamos enumerar impostos, ou quando vamos citar uma sigla de nome extensivo longo ou mesmo em idioma estrangeiro, nesse caso basta usar somente a sigla mesmo. Pargrafos: devem se enquadrar num espao que no consuma menos que 4 linhas ou mais que 7 linhas.

Mais uma vez, fica meu abrao a todos! Jnia Andrade

15 www.pontodosconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și