Sunteți pe pagina 1din 3

Lista de Exerccios 1 Lei da Termodinmica

Prof. Emerson Santos

1. (Ufrj) Considere uma certa massa de um gs ideal em equilbrio termodinmico. Numa primeira experincia, faz-se o gs sofrer uma expanso isotrmica durante a qual realiza um trabalho W e recebe 150J de calor do meio externo. Numa segunda experincia, faz-se o gs sofrer uma expanso adiabtica, a partir das mesmas condies iniciair, durante a qu!l ele realiza o mesmo trabalho W. Calcule a variao de energia interna U do gs nessa expanso adiabtica. 2. (Ufrrj) Um sistema termodinmico ao passar de um estado inicial para um estado final, tem 200 J de trabalho realizado sobre ele, liberando 70 cal. Usando a 1 lei da termodinmica e considerando que 1cal equivale a 4,19J, indique o valor, com os respectivos sinais, das seguintes grandezas: W= Q= U = 3. (Enem) A tabela a seguir apresenta alguns exemplos de processos, fenmenos ou objetos em que ocorrem transformaes de energia. Nessa tabela, aparecem as direes de transformao de energia. Por exemplo, o termopar um dispositivo onde energia trmica se transforma em energia eltrica.

Dentre os processos indicados na tabela, ocorre conservao de energia a) em todos os processos. b) somente nos processos que envolvem transformao de energia sem dissipao de calor. c) somente nos processos que envolvem transformao de energia mecnica. d) somente nos processos que no envolvem de energia qumica. e) somente nos processos que no envolvem nem energia qumica nem trmica. 4. (Pucmg) No filme "Kenoma", uma das personagens, Lineu, um arteso que sonha construir um motor que no precise de energia para funcionar. Se esse projeto tivesse sucesso, estaria necessariamente violada a: a) Primeira Lei de Newton. b) Lei da Conservao da Energia. c) Lei da Conservao da Quantidade de Movimento. d) Primeira Lei de Kirchhoff. e) Lei de Snell-Descartes.

pag.1

Lista de Exerccios 1 Lei da Termodinmica

Prof. Emerson Santos

5. (Uece) Uma garrafa hermeticamente fechada contm 1 litro de ar. Ao ser colocada na geladeira, onde a temperatura de 3C, o ar interno cedeu 10 calorias at entrar em equilbrio com o interior da geladeira. Desprezando-se a variao de volume da garrafa, a variao da energia interna desse gs foi: a) - 13 cal b) 13 cal c) - 10 cal d) 10 cal

6. (Ufrn) Num dia quente de vero, sem vento, com a temperatura ambiente na marca dos 38C, Seu Onrio teria de permanecer bastante tempo na cozinha de sua casa. Para no sentir tanto calor, resolveu deixar a porta do refrigerador aberta, no intuito de esfriar a cozinha. A temperatura no interior da geladeira de aproximadamente 0C. A anlise dessa situao permite dizer que o objetivo de Seu Onrio a) ser alcanado, pois o refrigerador vai fazer o mesmo papel de um condicionador de ar, diminuindo a temperatura da cozinha. b) no ser atingido, pois o refrigerador vai transferir calor da cozinha para a prpria cozinha, e isso no constitui um processo de refrigerao. c) ser alcanado, pois, atingido o equilbrio trmico, a cozinha ter sua temperatura reduzida para 19C. d) no ser atingido, pois, com a porta do refrigerador aberta, tanto a cozinha como o prprio refrigerador tero suas temperaturas elevadas, ao receberem calor de Seu Onrio. 7. (Ufrs) Em uma transformao termodinmica sofrida por uma amostra de gs ideal, o volume e a temperatura absoluta variam como indica o grfico a seguir, enquanto a presso se mantm igual a 20 N/m.

Sabendo-se que nessa transformao o gs absorve 250 J de calor, pode-se afirmar que a variao de sua energia interna de a) 100 J. b) 150 J. c) 250 J. d) 350 J. e) 400 J.

pag.2

Lista de Exerccios 1 Lei da Termodinmica

Prof. Emerson Santos

8. (Ufsm) Quando um gs ideal sofre uma expanso isotrmica, a) a energia recebida pelo gs na forma de calor igual ao trabalho realizado pelo gs na expanso. b) no troca energia na forma de calor com o meio exterior. c) no troca energia na forma de trabalho com o meio exterior. d) a energia recebida pelo gs na forma de calor igual variao da energia interna do gs. e) o trabalho realizado pelo gs igual variao da energia interna do gs.

GABARITO
1. -150 J 2. W = - 200 J (o trabalho sobre o gs). Q = - 70 cal = - 293 J (calor liberado). U = - 93 J 3. [A] 4. [B] 5. [C] 6. [B] 7. [B] 8. [A]

pag.3

S-ar putea să vă placă și