Sunteți pe pagina 1din 52

Luiz Antnio Oliveira Rocha

Alegrete RS

Que tipos de perdas poderemos perceber para toda a sociedade decorrentes dos maus tratos, ou destratos, com o homem e o meio ambiente?

Ocorrero perdas na sade do indivduo, acarretando reduo de sua capacidade laboral, que afeta seu rendimento e sua remunerao; Haver, ento, reduo na renda familiar (com impactos na alimentao, a moradia, o lazer, a educao, entre outros), forando, algumas vezes, uma busca prematura de oportunidades de emprego e renda por parte de crianas e adolescentes; A previdncia social tem que arcar com um pecnio mnimo; Para a empresa advir todo o custo de reposio de um trabalhador qualificado, desde o processo de seleo e avaliao, passando por um treinamento na funo, at o atingimento do nvel de qualidade do trabalho do afastado.

Conforme a Organizao Mundial da Sade(OMS), sade um estado COMPLETO de bem-estar fsico, mental e social, no consistindo somente na ausncia de doena FSICO, MENTAL E SOCIAL: Envolve o corpo, a mente e as relaes sociais. AUSNCIA DE DOENA OU ENFERMIDADE: Podemos no perceb-las por desconhecimento de mecanismos clnicos de identificao.

Promover o mais alto grau de bem-estar fsico, mental e social dos trabalhadores;

Prevenir os desvios de sade causados pelas condies de trabalho;


Proteger os trabalhadores em seus empregos contra os riscos resultantes de fatores ou agentes prejudiciais a sade; Colocar e manter o trabalho em um emprego adequado s aptides fisiolgicas e psicolgicas dos empregados.

Estado, ou qualidade ou condio daquele ou daquilo que se pode confiar. A SEGURANA uma caracterstica a ser buscada nas pessoas e nos meios ou elementos de um processo produtivo do qual resultar uma produo por meio do trabalho. O MEIO PODE SER: material, imaterial, tangvel ou intangvel (mquina, ferramenta procedimentos, conhecimentos).

Segurana do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do empregado.

a cincia dedicada antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos fatores e riscos ambientais originados nos postos de trabalho e que podem causar enfermidades, prejuzos para a sade ou para o bem-estar dos trabalhadores, tendo ainda em vista o possvel impacto NAS COMUNIDADES vizinhas e no MEIO AMBIENTE.

CONCEITO LEGAL: A Lei 8.213, que trata dos benefcios da Previdncia Social, de 24 de julho de 1991, alterada pelo Decreto 611, de 21 de julho de 1992, no seu Art. 19, diz que:
ACIDENTE DE TRABALHO aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho, a servio da empresa, ou ainda, pelo servio do trabalho de segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda ou a reduo da capacidade para o trabalho, permanente ou temporria.

Leso corporal: o dano anatmico, tal como ferida, fratura, esmagamento, perda de um p, etc. Perturbao funcional o dano, permanente ou transitrio, da atividade fisiolgica ou psquica, como dor, perda da viso ou audio, convulses, espasmos, tremores, paralisia, perda dos movimentos articulares (anquilose), perturbao da memria, da inteligncia ou da linguagem .

ACIDENTE DE TRABALHO uma ocorrncia no programada, inesperada ou no, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo e/ou leses nos trabalhadores e/ou danos materiais.

Considera-se ACIDENTES DE TRABALHO, nos termos do Art. 20, da Lei 8.213, da Previdncia Social, os seguintes:
1. Acidentes no exerccio do trabalho; 2. Acidentes de trajeto; 3. Doenas ocupacionais.

1. A doena degenerativa (diabetes, hipertenso , reumatismo, cncer salvo comprovao de que resultou exposio ou contato direto, determinado pela natureza do trabalho); . A inerente ao grupo etrio (faixa de idade); 2. A que no produz incapacidade laborativa; 3. A doena endmica (doenas que ocorrem em determinada regio, tais como dengue, malria) salvo comprovao de que resultou exposio ou contato direto, determinado pela natureza do trabalho.

No, a atitude dolosa (intencional) do empregado no considerada acidente do trabalho.

O acidente tem como resultado uma resposta abrupta a curto prazo e, geralmente, associa danos materiais e leso corporal. Sua ocorrncia, dessa forma, torna-se mais aparente; A doena, por sua vez, apresenta, na maioria dos casos, uma resposta lenta. A mdio e longo prazo manifesta-se, por assim dizer, de forma insidiosa, sorrateira. Pode, portanto, resultar pela ausncia de sintomas aparentes em seus primeiros estgios, em sua deteco tardia. Da a necessidade de guarda e conservao dos registros sobre a sade dos empregados por prazos amplos;

toda e qualquer varivel presente ao ambiente de trabalho, capaz de alterar e/ou condicionar a capacidade produtiva do indivduo, causando ou no agresso ou depreciao sade. Elementos formadores da condio de trabalho:

A moblia, a utilizao do espao fsico;


O ambiente trmico com suas variveis (temperatura, umidade, velocidade do ar); A prescrio das tarefas e as relaes interpessoais; As informaes, a maquinaria, as ferramentas e as intervenes sobre estas.

1. Ato inseguro 2. Condio insegura 3. Fatores pessoais de insegurana

So as caractersticas fsicas ou mentais de um indivduo que podem interferir no trabalho que est sendo realizado.
Ex: instabilidade emocional, falta de coordenao motora.

o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que est fazendo, que vai de forma contrarias as normas de segurana.
Exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurana contra quedas, ligar tomadas de aparelhos eltricos com as mos molhadas e dirigir a altas velocidades.

a condio do ambiente de trabalho que oferece perigo e/ou risco ao trabalhador.


Exemplos de condies inseguras: instalao eltrica com fios desencapados, mquinas em estado precrio de manuteno, andaime de obras de construo civil feitos com materiais inadequados.

Atuando sobre os fatores pessoais de insegurana e eliminando-se as condies inseguras e os atos inseguros possvel reduzir os acidentes e as doenas ocupacionais.

Esse o papel da Segurana do Trabalho.

CAPACITAO/TREINAMENTO: processo para desenvolver a aptido no emprego de mtodos seguros de trabalho e na aplicao de prticas seguras durante o desempenho das tarefas.

PROTEO: na qual se busca minimizar as oportunidades de ocorrncia de acidentes. Inclui a utilizao de tcnicas aplicadas desde o projeto do produto e do processo, at as orientaes ao uso do produto.

Cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; Instruir os empregados, por meio de ordens de servios, quanto s precaues a tomar, no sentido de evitar acidentes de trabalho ou doenas ocupacionais;

Adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo rgo regional competente; . Facilitar a fiscalizao pela autoridade competente.

1. Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;

2. Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;
3. Os resultados dos exames mdicos fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteo individual , e coletivos,

4. adequados ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento.

1. Indenizao, quando o acidente de trabalho decorrer de dolo ou culpa da empresa;

2. Em condies de risco grave ou iminente no local de trabalho, lcito ao empregado interromper suas atividades sem prejuzo de quaisquer direitos, at a eliminao do risco.

A CLT e a NR - 1 prescrevem que o empregado obrigado a cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho, inclusive as ordens de servios expedidas pelo empregador: 1. Submeter-se aos exames mdicos previstos nas NRs.; 2. Colaborar com a empresa na aplicao das NRs. Constitui alto faltoso do empregado a recusa injustificada: A) observncia das instrues expedidas pela empresa; B) ao uso de EPI fornecido pela empresa.

Quais as penalidades previstas na Legislao para coibir ato faltoso do empregado? O ato faltoso no pode ser confundido com falta grave. S se transforma em falta grave pela reincidncia da falta praticada. As penalidades cabveis, por isso, so:
Advertncia, seguida de suspenso e, s ento de resciso contratual.

Quais os direitos do empregado, com relao s condies e meio ambiente do trabalho?


Entre outros, os empregados tem direito : Estabilidade dos cipeiros; Estabilidade no emprego por doze meses, a contar da cessao do auxlio-doena decorrente de acidente do trabalho;

DETALHES Confeccionado em pea nica, injetado em polipropileno de alta densidade, sem porosidade. Possui fixao jugular de trs pontas, impedindo que o mesmo caia ou oscile, com adaptador para lanterna.

SETORES Construo civil, Espao confinado, Florestal, Indstria, Resgate e Telecomunicaes.


APLICAES Trabalhos em altura, utilizado como equipamento de proteo individual no trabalho, podendo tambm ser utilizado para escalada em rocha, resgate, alpinismo e espeleologia, sempre em condies climticas normais.

DETALHES culos de segurana confeccionado em policarbonato com lente nica anti-risco, amplo campo visual, confortvel e leve. Possui proteo U.V.A. e U.V.B. APLICAES Usado para proteo a viso contra impactos em ambientes fechados.

Lanterna de cabea intrinsecamente segura, pode ser utilizada em espaos confinados e reas classificadas. DETALHES prova dagua, chuva e intempries, no submersvel. Alimentada por 3 pilhas alcalinas AAA com tempo de vida til de 2 a 3 horas em uso continuo com 1 LED, e 80hrs com 3 LED`s. APLICAES Oferece a opo de usar a lmpada de xenon para iluminao com brilho intenso ou 3 LEDs para preservar a vida da bateria. A cabea giratria em vrios ngulos permite direcionar a luz para onde for necessrio.

DETALHES Confeccionado em couro hidrofugado, solado semi-rgido em poliuretano bidensidade injetado, forro em nylon polister e impermevel. Apresenta acolchoamento lateral na altura do cano para proteger o tornozelo contra colises. Palmilha anti-bactericida. APLICAES indicado para proteger os ps do trabalhador, proporcionando condies de locomoo segura em ambiente de trabalho.

DETALHES Luvas em couro de vaqueta protegem as mos de cortes, de arranhes e do atrito com a corda.

APLICAES Indicada para trabalhos em altura, trabalhos em torres e estruturas metlicas; indicada para trabalho com cordas, movimentao de carga e rapel.

DETALHES Cala confeccionada brim com acolchoamento nos joelhos, fechamento em cordelete na cintura e a aberturas da barra pode ser ajustada atravs de velcro.

DETALHES Cinto de segurana tipo paraquedista com quatro pontos de ancoragem, confeccionado em fita de material sinttico (polister), acolchoado na cintura e nas pernas. Possui 3 argolas em D, sendo duas localizadas na lateral do cinturo para posicionamento e uma dorsal no centro das costas na altura dos ombros para ancoragem de proteo contra queda. Possui ponto frontal na altura do peito para ancoragem de proteo contra queda e um ponto abdominal para posicionamento e/ou conexo de descensores, ambos confeccionados em fita. Contm 11 fivelas duplas, 2 para ajuste das pernas, 2 para ajuste de cintura, 2 para ajuste dos suspensrios, 2 para ajuste da conexo entre a cintura e as pernas na parte traseira, 1 para vestimenta na cintura e 2 para vestimenta nas pernas. Conta com duas alas de porta material. SETORES Eltrica, Indstria e Telecomunicaes APLICAES Indicado para deslocamento seguro em altura, posicionamento, preveno e parada de queda. O cinto de segurana tipo paraquedista pode ser utilizado com um ou mais dos seguintes acessrios: dispositivo trava queda, talabarte de proteo contra queda, aparelhos de subida e descida controlada por corda.

DETALHES Corda de segurana 11mm cor laranja, carga mnima de ruptura 30 kN. Confeccionado 62% Poliamida (alma) e 38% polister (capa). APLICAES Desenvolvida para trabalho em altura, resgate, espaos confinados, esporte e aventura. Pode ser utilizada na aplicao de linha de vida.

http://www.altiseg.com.br/equipamentos.php

email: luizrochaengenheiro@gmail.com

S-ar putea să vă placă și