Sunteți pe pagina 1din 11

INCLUSO EDUCACIONAL: CONTRIBUIES DA TEORIA VIGOTSKIANA FABOLA BOROWSKY1

RESUMO: A incluso de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares uma questo que tem sido bastante discutida na atualidade, no s pelo fato da legislao em vigor prev-la, mas tambm por uma questo de evoluo paradigmtica pela qual tem passado a sociedade. Por isso, penso que a mesma deve ser melhor analisada e estudada e proponho, neste projeto, que busquemos subsdios na Teoria Histrico-Cultural de L. S. Vigotski, para tentarmos melhor compreender as conseqncias do processo inclusivo para o desenvolvimento das crianas com necessidades especiais. Lev Semenovich Vigotski foi um estudioso bielo-russo, nascido em 1896 que trouxe brilhantes contribuies para a psicologia e educao. A partir de seus estudos sobre a crise da psicologia, buscou, dentro do materialismo dialtico, subsdios para construir propostas tericas inovadoras sobre temas como: relao pensamento e linguagem, natureza do processo de desenvolvimento da criana e o papel da instruo no desenvolvimento. Acreditava que a sociedade capaz de minimizar os efeitos da deficincia sobre a criana. Objetivo, ento, verificar quais so as contribuies da Teoria Histrico-Cultural e das obras de L. S. Vigotski para a incluso escolar de pessoas com necessidades especiais. Este trabalho constitui-se de um projeto de pesquisa em fase de desenvolvimento, no Programa de Ps-Graduao em Educao (Curso de Mestrado em Educao), dentro da linha Educao e Infncia, da Universidade Federal de Santa Catarina. Portanto, no possui dados conclusivos, tendo a sua finalizao prevista para o primeiro semestre do ano de 2010. Palavras-chave: L. S. Vigotski; Teoria Histrico-Cultural; Incluso escolar.

Graduada em Educao Especial pela Universidade Federal de Santa Maria RS Especialista em Educao Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria RS Mestranda em Educao pela Universidade Federal de Santa Catarina SC e-mail: fabiolaborowsky@yahoo.com.br

1 Introduo A incluso de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares uma questo que tem sido bastante discutida na atualidade, no s pelo fato da legislao em vigor prev-la, mas tambm por uma questo de evoluo paradigmtica pela qual tem passado a sociedade. Estas discusses so emergentes e de fundamental relevncia, pois a incluso est ocorrendo e necessrio que as escolas estejam preparadas para faz-la da melhor forma possvel. Alm disso, preciso debatermos tais questes a fim de propormos melhores alternativas de apoio s escolas, e para que possamos traar aes que priorizem a incluso como ela deve ser: atendendo a diversidade de nosso alunado. O presente projeto de pesquisa surgiu a partir de minhas experincias de trabalho, as quais sempre estiveram relacionadas temtica da incluso escolar. Por ser uma questo ainda polmica e geradora de muitos conflitos, que penso que a incluso escolar deve ser melhor analisada e estudada. Entendo que necessrio pesquisarmos alternativas para esta prtica e relacion-la a outras teorias a fim de que se alcancem meios de melhor conduzi-la. Por isso, proponho, neste projeto, que busquemos subsdios na Teoria HistricoCultural de L. S. Vigotski para tentarmos melhor compreender as conseqncias do processo inclusivo para o desenvolvimento das crianas com necessidades especiais e daquelas que com elas convivem. Acreditamos tambm encontrar nesta Teoria, bases para fundamentarmos a prtica educacional inclusiva, j que Vigotski, como diz Luria (2006, p. 34)
Diferentemente de muitos pesquisadores anteriores que estudavam a criana deficiente, Vigotskii concentrou sua ateno nas habilidades que tais crianas possuam, habilidades estas que poderiam formar a base para o desenvolvimento de suas capacidades integrais. Interessava-se mais por suas foras do que por suas deficincias. Consistente com seu modo global de estudo, rejeitava as descries simplesmente quantitativas de tais crianas (...) Em vez disso, preferia confiar nas descries qualitativas da organizao especial de seus comportamentos.

Lev Semenovich Vigotski 2 foi um estudioso bielo-russo, nascido em 1896 que trouxe brilhantes contribuies para a psicologia e educao. A partir de seus estudos sobre a crise da psicologia, buscou, dentro do materialismo dialtico, subsdios para construir
O nome do psiclogo sovitico pode ser encontrado nas publicaes de diferentes formas. Optei aqui por utilizar somente a grafia Vigotski.
2

propostas tericas inovadoras sobre temas como: relao pensamento e linguagem, natureza do processo de desenvolvimento da criana e o papel da instruo no desenvolvimento. Assim, acreditava que a sociedade capaz de minimizar os efeitos da deficincia sobre a criana. Em Pensamento e Linguagem (1989, p. 60), afirma que A educao especial deve ser subordinada social, deve estar coordenada com o social, e mais ainda, deve estar fundida organicamente com o social e penetrar no social como parte integrante. Por isso, creio que os educadores precisam sentir-se capacitados para trabalhar com a diversidade na escola. Para tanto, a formao continuada torna-se essencial, visto que na Universidade e nos cursos de ps-graduao que encontramos maior aprofundamento terico e suporte para o desenvolvimento de nossas prticas. Sobre isto, Freire (2001, p. 72) nos diz que
A melhora da qualidade da educao implica a formao permanente dos educadores. E a formao permanente se funda na prtica de analisar a prtica. pensando sua prtica, naturalmente com a presena de pessoal altamente qualificado, que possvel perceber embutida na prtica uma teoria no percebida ainda, pouco percebida ou j percebida mas pouco assumida.

Por fim, com base nos argumentos supracitados, considero justificada a presente proposta de trabalho e acredito ter razes para desenvolver tal pesquisa, aprimorando meus conhecimentos e, assim, contribuindo para a luta pela qualidade da educao inclusiva.

2 Objetivo geral

Verificar quais so as contribuies da Teoria Histrico-Cultural e das obras de L. S. Vigotski para a incluso escolar de pessoas com necessidades especiais.

3 Objetivos Especficos

Realizar um estudo terico relacional entre as obras de L. S. Vigotski e o

paradigma da incluso escolar; Analisar a problemtica do paradigma inclusivo, com base na Teoria

Histrico-Cultural, de L. S. Vigotski;

Buscar, nas obras de L. S. Vigotski, subsdios que auxiliam no entendimento

da incluso escolar.

4 Reviso de literatura

4.1 Paradigma inclusivo: reflexes sobre a prtica na escola

As transformaes ocorridas em nossa sociedade nos dias atuais, no mbito das cincias, cultura e relaes interpessoais, trazem consigo mudanas no setor educacional, visto que este um segmento da sociedade. Alteraes de carter sociolgico e histrico vm interligadas a mudanas de perspectivas nos grupos sociais. Atualmente, percebe-se, ento, que com relao educao, o paradigma inclusivo permeia as discusses, as propostas e as aes. Tal paradigma surgiu de uma evoluo conceitual e estrutural da sociedade para com a educao. Podemos afirmar que as prticas educacionais desenvolvidas para as pessoas com necessidades especiais (NEEs), na maioria dos pases, evoluram da inexistncia (perodo caracterizado pela segregao e excluso), passando pela integrao para chegar, nos dias atuais, incluso. A proposta inclusiva, h alguns anos, vem sendo discutida, a fim de que se encontrem os melhores caminhos para garantir aos alunos com NEEs igualdade de oportunidades de acesso e permanncia nos sistemas de ensino. No Brasil, as reflexes sobre esse processo passaram a ter maior fora aps a elaborao da Constituio Federal 1988, da Declarao de Salamanca (1994), da Lei de Diretrizes e Bases da Educao n 9.394 (1996) e das Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica (2001). Entretanto, embora os paradigmas segregativo e integrativo tenham sido superados, podemos observar em diversas escolas, prticas que no condizem com a idia traada pelo paradigma inclusivo. Inmeros fatores podem estar intrnsecos em tais prticas. Entre eles, destacamos a desinformao das pessoas sobre as NEEs, a falta de preparo e formao continuada de professores e a escassez de recursos materiais e financeiros.

Em decorrncia disso, muitos alunos ingressam no ensino regular e vivenciam experincias discriminatrias, que resultam na descrena em suas potencialidades e restritas interaes com o meio em que esto inseridos, o que acaba reforando uma educao passiva diante das barreiras encontradas. Essa passividade com a qual nos deparamos , muitas vezes, um entrave para que a escola inclusiva exista de fato. Superar esta dificuldade de mudana um dever do educador, como aponta Freire (1996, p. 85)
O mundo no . O mundo est sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo no s o de quem constata o que ocorre, mas tambm o que intervm como sujeito de ocorrncias. No apenas objeto da Histria, mas seu sujeito igualmente.

Portanto, acompanhar as mudanas paradigmticas da sociedade ao invs de ignorlas, o principal desafio da educao na atualidade. Sassaki (1997, p.47) afirma que os problemas da pessoa com necessidades especiais no esto nela tanto quanto esto na sociedade. Estas colocaes nos levam a refletir sobre a necessidade de uma redefinio de planos para uma educao voltada cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenas. A escola inclusiva que buscamos caracterizada pela capacidade de contemplar toda a diversidade humana, sem distino. A diferena torna-se o cerne desta escola, que no divide alunos, no os define, nem tampouco os iguala. O desafio, segundo Beyer (2006) construir e pr em prtica no ambiente escolar uma pedagogia que consiga ser comum ou vlida para todos e capaz de atender aos alunos cujas caractersticas de aprendizagem requeiram uma pedagogia diferenciada. Tudo isso sem demarcaes, preconceitos ou atitudes nutridoras dos indesejados estigmas. Por fim, fica clara a necessidade de pensarmos, enquanto educadores, prticas que minimizem os conflitos paradigmticos ainda existentes na educao, bem como de traarmos aes que nos levem construo de escolas realmente inclusivas, reorganizando planejamentos, formao de turmas, currculo, avaliao e gesto do processo educativo. Tais prticas podem ser pensadas atravs de teorias e estudiosos que, como L. S. Vigotski, deixaram contribuies acerca da educao de pessoas com necessidades especiais,

desfazendo mitos em relao a elas e fazendo com que psiclogos e educadores pudessem ter um novo olhar sobre desenvolvimento e aprendizagem das mesmas. Finalizando, saliento a necessidades de compreendermos a incluso escolar como um processo amplo, que envolve diversos segmentos da sociedade, no s a escola, mas tambm aqueles que dela se consideram alheios. MEC/SEESP (2006, p. 14) complementa que
A incluso um processo complexo que configura diferentes dimenses: ideolgica, sociocultural, poltica e econmica. Os determinantes relacionais comportam as interaes, os sentimentos, significados, as necessidades e aes prticas; j os determinantes materiais e econmicos viabilizam a reestruturao da escola. Nessa linha de pensamento, a educao inclusiva deve ter como ponto de partida o cotidiano: o coletivo, a escola e a classe comum (...).

E dentro dessa perspectiva que a incluso ser por ns estudada, como um fenmeno no apenas educacional, mas principalmente social, cultural e poltico, o qual reflete uma caminhada histrica, de transformaes ideolgicas de uma sociedade, onde o homem ativo colaborador dessa histria.

4.2 Um pouco de Vigotski

Vigotski foi o pioneiro dentro da psicologia moderna a considerar a cultura como geradora de mecanismos que influenciam o desenvolvimento humano. Como coloca Luria (2006, p. 25), Influenciado por Marx, Vigotskii concluiu que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser achadas nas relaes sociais que o indivduo mantm com o mundo exterior. Mas o homem no apenas um produto de seu ambiente, tambm um agente ativo no processo de criao deste meio. Um de seus objetivos era, conforme Tuleski (2002, p. 65) elaborar uma nova psicologia que tratasse a relao homem e natureza de uma perspectiva histrica, na qual o homem fosse produto e produtor de si e da prpria natureza. Como principal ponto de sua teoria, Vigotski (1984) afirma que o aprendizado humano pressupe uma natureza social especfica e um processo atravs do qual as crianas penetram na vida intelectual dos que a cercam. As interaes da criana com as pessoas de seu ambiente desenvolvem-lhe a fala interior, o pensamento reflexivo e o comportamento voluntrio.

Vigotski (1997) considera que o desenvolvimento psicolgico do indivduo se realiza primeiramente no plano externo, interpsicolgico, isto , no contexto cultural das interaes sociais como um meio de adaptao social e posteriormente transfere-se para o plano interno, intrapsicolgico, como um meio de adaptao pessoal. A esse processo o autor chama de internalizao, elemeno fundamental de sua obra para explicar a formao das funes psicolgicas superiores. A internalizao do que formecido pela cultura no feita passivamente, mas sintetizada pelo indivduo. As atividades externas interpessoais so transformadas em atividades internas, intrapsicolgicas. Os sistemas de mediao, salienta Saad (2003), encontram-se presentes e so sumamente importantes no enfoque scio-histrico Vigotski. A mediao o ponto central da transformao das funes psicolgicas que parte do plano externo para o interno. Ela entendida por Vigotski como o processo de interveno de um elemento intermedirio numa relao. A linguagem configura-se como base do desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento do pensamento determinado pela linguagem, isto , pelos instrumentos lingsticos do pensamento e pela experincia sociocultural da criana. Um fator importante a destacar que a prtica da interdisciplinaridade vem ao encontro dos postulados de Vigotski. De acordo com um estudo realizado, o desenvolvimento intelectual unitrio e as diferentes disciplinas interagem facilitando o aprendizado das outras. As funes superiores, apesar de pertencerem a uma unidade, so independentes mas funcionalmente inter-relacionadas, pois no atuam separadamente. Para Vigotski (1997), o desenvolvimento de uma funo pode repercutir em outra gerando um processo que, longe de se tratar da eliminao da deficincia, porque isso seria impossvel, procura venc-la, substituindo ou nivelando o problema pela conquista ou aproximao do que vlido socialmente. Sobre o desenvolvimento de crianas com necessidades especiais, Vigotski (1997, p. 3) tambm nos traz importantes contribuies. Afirma que
(...) a criana com alguma deficincia no simplesmente menos desenvolvida do que a criana normal; mas desenvolvida de outro modo. (...) A especificidade da estrutura orgnica e psicolgica, o tipo de desenvolvimento e de personalidade so o que diferenciam a criana deficiente mental da criana normal, e no so proprianmente propores quantitativas.

Conforme Tuleski (2002), Vigotski dizia que o desenvolvimento cultural a esfera

mais importante de onde possvel compensar a insuficincia, pois onde o desenvolvimento orgnico se torna impossvel, existem infinitas possibilidades para o desenvolvimento cultural. Vigotski (1997) faz relevantes colocaes a respeito da educao propriamente dita. Nos diz que o papel da escola orientar o aluno com deficincia mental em direo normalidade, eliminando tudo aquilo que acentua o problema. O princpio fundamental de todo trabalho educativo, contrariando a orientao da escola tradicional, representada pelo politecnismo da educao geral para garantir o mximo aproveitamento das potencialidades dentro da vida social coletiva. neste contexto que o sujeito com atraso mental encontrar condies para a formao das funes internas que podero desencadear seu desenvolvimento multilateral. Cabe ressaltar aqui que Vigotski (idem) j destacava, mesmo indiretamente a importncia da incluso para a pessoa com necessidades especiais. Afirma que no se pode sanar a deficincia eliminando diretamente sua causa ou os fenmenos ligados a ela. Podese, porm, atenuar o quadro da deficincia face influncia direta da estimulao constante dentro da educao social. As interaes sociais podem produzir a transformao de cdigos e funes inatas elaborando novas formas especificamente culturais de comportamento. Tuleski (2002) explica que Vigotski props mtodos diferenciados para a superao das deficincias, atravs da integrao da escola especial escola geral e da aplicao dos princpios da escola do trabalho tambm ao ensino especial. Saad (2003, p. 93), complementa que as interaes sociais com o meio ativam as formas de conduta, levando o indivduo por meio da mediao, ao exerccio das prprias funes psicolgicas e ao empreendimento de no estagnao cognitiva do organismo. Ela coloca que a criana banida do meio cultural circundante ter desenvolvimento insuficiente de suas funes psicolgicas superiores. Na criana com atraso mental isto se agrava ainda mais, pois no s seu atraso se acumula, como se acentuam as particularidades negativas e as complicaes complementares. Vigotski (1997) aponta que no se pode esperar que o desenvolvimento da criana ocorra uniforme e gradualmente de forma a ter um ritmo constante tal como um relgio. Alm disso, na educao das crianas com atraso mental preciso desenvolver a concepo

cientfica de mundo, formando nelas uma atitude consciente diante da vida, e conhecendo o reflexo das relaes entre os fenmenos da natureza, trabalho e sociedade que so fundamentais na vida do homem. Para o Autor (1989, p. 41) A tarefa consiste em vincular a pedagogia da criana com defeito (...) com os princpios gerais e os mtodos da educao social, e encontrar uma maneira de entrelaar a pedagogia especial com a pedagogia da infncia normal. Por fim, gostaria de encerrar esta fala com uma citao muito pertinente de Vigotski (1997, p. 134) que define o que acredito que deve estar por trs da prtica inclusiva, independente do contexto social em que est inserida: Nos resulta importante saber no slo exactamente qu defectos se ha detectado en un nio, qu cosa est afectada en l, sino tambin en qu nio se da ese defecto.

5 Encaminhamentos metodolgicos

Esta pesquisa dar-se- atravs de um estudo terico, no qual sero analisados os trabalhos de Vigotski, bem como a bibliografia e legislao atual sobre incluso escolar. A pesquisa terica , de acordo com Demo apud Baffi (2008), dedicada a construir teorias, conceitos, idias, ideologias, polmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos tericos. Baffi (idem) diz ainda que
Esse tipo de pesquisa orientada no sentido de re-construir teorias, quadros de referncia, condies explicativas da realidade, polmicas e discusses pertinentes. A pesquisa terica no implica imediata interveno na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel decisivo na criao de condies para a interveno.

Por essas razes optei por este tipo de pesquisa, j que busco refletir sobre um paradigma educacional, atravs de uma teoria j existente, buscando construir novas idias e aprimorar o conhecimento sobre tal paradigma. Demo apud Baffi (idem) afirma que "O conhecimento terico adequado acarreta rigor conceitual, anlise acurada, desempenho lgico, argumentao diversificada, capacidade explicativa", itens que irei visar manter em minha pesquisa.

Trata-se, portanto, de um estudo de abordagem qualitativa, respeitando a subjetividade e singularidade da situao analisada, sem esquecer o rigor metodolgico que caracteriza a pesquisa. Conforme Minayo (2001 p. 21), a pesquisa qualitativa
(...) responde a questes muito particulares. Ela se preocupa, nas Cincias Sociais, com um nvel de realidade que no pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com um universo de significaes, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitudes, o que corresponde a um espao mais profundo das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos operacionalizao de variareis.

Por fim, saliento a flexibilidade desta metodologia, ressaltando que podero ser acrescentados novos mtodos e abordagens, adequando-os s diferentes realidades que surgirem ao longo do processo de construo do trabalho e das sugestes construtivas que sero recebidas em relao ao mesmo.

6 Referenciais Bibliogrficos

BAFFI, M. A. T. Modalidades de Pesquisa: um estudo introdutrio. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02a.htm> Acesso em: 17 mar. 2008. BEYER, H. O. Educao Inclusiva ou Integrao Escolar? Implicaes pedaggicas dos conceitos como rupturas paradigmticas. In: Ensaios pedaggicos. Ministrio da Educao e Cultura/MEC. Braslia: SEESP, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. _________. Poltica e Educao: ensaios. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2001. LURIA, A. R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LENTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. So Paulo: cone, 2006. MEC/SEESP. Educao infantil: saberes e prticas da incluso: introduo. Ministrio da Educao e Cultura/MEC. Braslia: SEESP, 2006. MINAYO, M. C. de S. (org.) Pesquisa Social: Teoria, Mtodo e Criatividade. 19 ed. Petrpolis: Vozes, 2001. SAAD, S. N. Preparando o caminho da incluso: dissolvendo mitos e preconceitos em relao pessoa com Sndrome de Down. So Paulo: Vetor, 2003.

SASSAKI, R. K. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. Trad. Jos Cipolla Neto et al. So Paulo: Martins Fontes, 1984. __________. Fundamentos de defectologia. Vl. 5 Visor, Madrid, 1997. Educacin, 1997. __________. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

S-ar putea să vă placă și