Sunteți pe pagina 1din 5

Crnica N 142 A gigantesca teia de aranha que nos mantm presos.

-- 1 Parte

Por Henrique de Almeida Cayolla

Nome da aranha: SISCORPAR Espcie altamente venenosa, mortfera.

Prembulo: Estou neste momento a ler, simultaneamente, trs livros: Basta de


Camilo Loureno, O meu programa de governo de Jos Gomes Ferreira, e Da corrupo crise. Que fazer de Paulo Morais. Qualquer deles para mim muito bom, para se obter informao, verificar as anlises que fazem ao pas, e assim me ir formando, e formatando um conceito verdadeiro, sobre a gravssima crise em que estamos mergulhados, sua origem, e possveis solues. Se h coisas em que eu tinha uma ideia, e h outras que sabia alguns pormenores, h muitas mais que nem sonhava! Fico perfeitamente escandalizado com o SISTEMA, e a maneira como funciona, com a CORRUPO e a forma como est enraizada, e com a PARTIDOCRACIA, e como transformou um regime que se queria democrtico, numa verdadeira ditadura!

O povo portugus est prisioneiro de uma gigantesca teia, sendo esta elaborada por uma implacvel aranha, cujo nome est escrito junto imagem da teia, nome esse proveniente de um baptismo da minha autoria, formado com as trs primeiras letras das trs palavras atrs referidas. urgente, necessrio, fundamental, bsico, que cada cidado esteja o melhor informado possvel sobre os trs temas acima focados, para no se vender aos que hoje so seus inimigos, e no se submeter ao livre arbtrio e opresso que impendem sobre o povo portugus.

* CIDADO MAL OU DEFICIENTEMENTE INFORMADO, PRESA FCIL


PARA SER MENTALMENTE MANOBRADO! ASSIM QUE SURGEM AS DITADURAS E OS DITADORES, COM O SEU SQUITO DE OPORTUNISTAS, LACAIOS E SERVIDORES. Para se ter uma ideia da TEIA a que fao aluso no ttulo, vou-me servir de que vou lendo nos livros em cima referidos, comeando pelo livro de Paulo Morais Da corrupo crise. Que fazer, de onde vou extrair alguns excertos do Captulo 4

Promiscuidades.
Fao notar que so de facto excertos, no vou mencionar todo o captulo, como bvio, mas uma forma de dar a conhecer algumas informaes to importantes, para que os cidados se mentalizem e percebam o que est por trs de tantas atitudes que muitas vezes no entendemos. O realce ou o aumento de determinadas frases, da minha autoria, para mais facilmente chamar a ateno para os temas abordados. Em crnicas minhas anteriores, tenho referido uma ideia que reforo aqui mais uma vez: O maior nmero possvel de cidados deveria ter acesso a este livro, atravs das seguintes formas:

1 Adquirindo-o, e depois facultando a sua leitura, por emprstimo,


a familiares e amigos, mas de uma maneira intensiva e interessada.

2 Um grande nmero de freguesias do pas, deveriam possuir o livro,


para o emprestar aos seus habitantes. 3 Dever-se-ia fazer uma campanha urgente junto das bibliotecas fixas ou itinerantes, para que adquirissem o livro e o publicitassem.

4 As Cmaras Municipais deveriam interessar-se pela difuso do


livro.

5 Deveriam organizar-se palestras, por pessoas competentes,


pertencentes s parquias ou s freguesias, para explicar o contedo do livro, e promover a sua venda.

6 Muitas firmas deveriam adquirir o livro e emprest-lo aos seus


colaboradores.

7 Muitas entidades, tais como Bombeiros, Clubes com seco de


Lazer, etc., deveriam tambm ter o livro. Resumindo: Inventar todas as maneiras possveis de fazer chegar o livro ao maior n possvel de cidados. A cidadania, seus direitos e deveres, constitui uma enorme lacuna na sociedade portuguesa . NOTA: Mais do que uma vez referi, que no estou mandatado por quem quer que seja, nem me movem interesses para que o livro seja comprado. Apenas me move a minha nsia, para que as informaes a que tenho acesso cheguem a uma grande universo de pessoas. Leiam as frases realadas mais acima e sinalizadas com um

*.

CAPTULO 4 PROMISCUIDADES
Pgina 81

A confuso, a proximidade e mesmo a promiscuidade entre interesses privados e o bem pblico a regra vigente na poltica em Portugal. Esta
habitada por pessoas que vivem nos dois mundos de forma despudorada e confundindo fidelidades.

O maior antro deste trfico de influncias a Assembleia da Repblica. So vrias dezenas, os deputados que, de forma aparente, potencial ou
real, esto em situao de conflito de interesses. As ligaes empresariais dos deputados fazem-se sentir em mltiplos sectores, e principalmente naqueles em que a promiscuidade com o Estado mais rentvel, das obras pblicas ao ambiente, das finanas sade. H dezenas de deputados que acumulam a funo parlamentar com a de administrador, director ou consultor de empresas que desenvolvem grandes negcios com o Estado. Os parlamentares membros de grandes escritrios de advogados so a face mais visvel desta realidade. De cada vez que um deputado/advogado debate, prepara Pgina 82 (parte) e elabora uma qualquer legislao, vacila entre a lealdade ao povo que o elege e a fidelidade s empresas que lhe pagam. Esta duplicidade de papis perceptvel em cada recanto da Assembleia da Repblica. No tempo do governo de Jos Scrates, quando reunia a ento comisso parlamentar de obras pblicas que decidiu e supervisionou legislao relativa a parcerias pblicoprivadas rodovirias, mais parecia estar reunida uma associao empresarial do sector. Quase metade dos seus membros estava ento directamente ligada ao meio. Afinal, que interesses ali se defendiam? Os deputados/empresrios representavam o povo, os cidados que os elegeram, junto do sector, ou o sector empresarial das obras pblicas junto do Estado? Pgina 83 (parte) Para erradicar esta teia de negcios que domina a poltica, o Parlamento deve criar um regime de incompatibilidades muito restritivo para os detentores de cargos pblicos. Que deve, num perodo transitrio de higienizao, ser de exclusividade total. Pgina 84 (parte)

Tambm muito difcil aceitar que o actual presidente da comisso parlamentar de Defesa, Matos Correia, seja advogado no mesmo escritrio que o seu antecessor na funo, Jos Lus Arnaut, cujo principal scio o ex-ministro, tambm da Defesa, Rui Pena. Que competncias to peculiares ter esse gabinete jurdico para obter to forte representao em sector to importante? Os exemplos so inmeros, a promiscuidade entre poltica e negcios regra. A Assembleia aviltou-se e j nem parece um parlamento

democrtico. mais um escritrio de representaes.


Pgina 85 (parte) A legislao impe ainda responsabilidade criminal aos titulares de cargos polticos que violem regras urbansticas. Mas so prticas reiteradas as alteraes ilcitas e ilegtimas aos planos directores. Os promotores imobilirios, que financiam os partidos, ganham assim milhes. Por todo o territrio grassam urbanizaes ilegais, do Vale do Galante na Figueira da Foz, ao edifcio Cidade do Porto... mas a culpa sempre morre solteira. Em Espanha, aqui ao lado, h mais de cem autarcas presos por crimes urbansticos. Acresce a esta falta de responsabilizao e a esta impunidade que nunca so recuperados os bens que os corruptos roubam sociedade. O que no seria difcil. A demolio dos edifcios ilegais seria uma medida, ou, em alternativa, expropriados por valor zero. As fortunas acumuladas em casos de fraude fiscal ou de processos de corrupo, como o do BPN, deveriam ser confiscadas. Tanto o patrimnio possudo em territrio nacional como at os depsitos em bancos estrangeiros deveriam ser arrestados, tal como vem acontecendo em outros pases, como a Alemanha, a Frana, a Itlia ou at a Grcia. Pgina 86 (parte)

S neste caldo de cultura poderiam nascer negcios ruinosos como as rendas para a EDP, os emprstimos portugueses contratados a juros altssimos e as parcerias pblico-privadas rodovirias.
Pgina 87 (parte) Na Europa ou nos Estados Unidos, os bons profissionais, depois de terminarem o seu percurso universitrio, iniciam a sua actividade em empresas e instituies. Criam riqueza. Depois de terem demonstrado as suas capacidades e competncias, alguns optam por disponibilizar os seus conhecimentos e aptides ao servio da comunidade e do interesse geral. E a comeam a ter um papel mais activo na poltica. No final deste percurso, muitos regressam s universidades para transmitir o saber que alcanaram ao longo da vida. Em Portugal, a carreira bem diferente. Concluda a formao universitria, e muitas vezes com uma passagem pelas juventudes partidrias, os dirigentes polticos anseiam desde logo por um cargo. Para o qual so nomeados devido ao seu currculo partidrio habilidosa mente construdo e nunca por demonstrada competncia acadmica ou profissional. Investidos em funes pblicas, a maioria logo pe de lado os cidados e at a lei, pondo o seu lugar ao servio da rede perversa de negcios em que os partidos esto envolvidos. Depois, e ao fim de alguns anos, confortavelmente assumem um qualquer tacho numa firma privada onde ganham milhes.

Pgina 88 (parte) A influncia dos negcios sobre o interesse pblico de tal ordem que um grupo empresarial privado, o grupo Mello, conseguiu obter um emprstimo de quinhentos milhes dum banco pblico, a Caixa, para uma operao de compra de uma empresa privada, a Brisa. Em tempo de falta de crdito, o banco pblico colocou os seus recursos financeiros disposio da estratgia de negcios de um grupo privado. Os administradores da Caixa, nomeados politicamente, j no so s promscuos, parecem mercenrios. Com toda esta rede de ligaes entre negcios e poltica, o sistema organizou-se de forma a garantir que as entidades reguladoras e fiscalizadoras estejam, elas tambm, submetidas aos detentores dos grandes grupos econmicos. Em particular, a subordinao do Banco de Portugal aos interesses da Banca portuguesa fundamental para uma estratgia de subjugao de todo o regime ao sector financeiro. TEM CONTINUAO NUMA 2 PARTE DE CRNICA COM O MESMO TTULO.

S-ar putea să vă placă și