Sunteți pe pagina 1din 3

O DILEMA DA TI

por Luiz Otavio Nascimento LON

Se fizermos uma enquete junto a CIOs e Diretores de TI, provavelmente veremos independentemente do segmento em que suas empresas esto inseridas que a maioria deles vive o dilema entre o operacional e o estratgico, o que produz presso e estresse, sendo que estes so potencializados pela falta de mo de obra especializada, gerao exponencial de dados, constante e rpida evoluo tecnolgica, e busca de maiores e melhores resultados. Ou seja, a vida deles no anda fcil! Para ajud-los a tentar equacionar esta situao, convm separar e analisar isoladamente as partes. Comecemos pelo Operacional. O primeiro conceito que, em geral, a operao no cria valor para a organizao. Ela preserva-o. E a principal funo do pessoal de TI garantir que as coisas ruins nunca aconteam, o que est conectado ao alto grau de incertezas hoje vivenciado no ambiente empresarial. A melhor maneira de lidar com isso nos parece ser a anlise sistemtica de riscos de forma a trabalhar o monitoramento e a preveno. O uso de metodologias de GRC Governana, Riscos e Compliance, deveria ser algo rotineiro, bem como a adoo de uma tecnologia de monitoramento que permita uma melhor alocao e a consequente otimizao dos escassos recursos humanos. Outra importante mudana poderia ser o uso mandatrio de testes de controle de qualidade para a verificao de solues e suas integraes. Os benefcios desses testes em comparao com os seus custos so enormes, isto sem mencionar o fato de que muitas empresas acabam se tornando cegas ao receber gatos em lugar das lebres compradas. Superada a fase inicial de implantao das medidas acima citadas, a empresa poder pensar em utilizar o cloud computing, ou at mesmo, optar pelo outsourcing.
1

Assim, pouco a pouco o operacional deixar de ser um problema, um sorvedouro de recursos e tempo, e permitir uma dedicao crescente ao estratgico, inovao. O caminho do Estrat gico passa obrigatoriamente pela construo da viso da empresa. Para onde ela quer ir? Como deseja ser percebida pelos seus clientes? Qual o posicionamento almejado? Hoje, certamente se pode afirmar que no existem limites tecnolgicos para ajudar s organizaes a oferecer aos seus clientes servios cada vez melhores, mais rpidos e eficazes. A TI est evoluindo com velocidade e de modo cada vez mais barato, ratificando a Lei de Moore1, originalmente aplicvel ao hardware. O problema elaborar a viso e construir vantagens competitivas sustentveis. E isto requer tempo, talentos e recursos. Tempo para se manter a par da evoluo tecnolgica, conhecer clientes e concorrentes, investigar possveis benchmarkings, elaborar e debater caminhos alternativos; talentos que possuam conhecimentos e saibam aplic-los com atitudes apropriadas; e recursos para permitir que os bandeirantes da TI possam empreender e desbravar novos caminhos. Alguns podero dizer que difcil sair do operacional para o estratgico, mas isto chover no molhado. Se fosse fcil j estaria feito. A essas pessoas se recomenda no envidar esforos neste tipo de debate. Invistam na produtiva discusso de como tornar possvel a soluo para tal dilema.

Escrito em 27.03.13

MOORE, Gordon Earle, em 1965, ento presidente da Intel, afirmou que a quantidade de transistores que poderiam ser colocados em uma mesma rea dobraria a cada 18 meses, mantendo-se o mesmo custo de fabricao.

LON Luiz Otavio da Silva Nascimento. Engenheiro, especializado em Marketing pela Fundao Getlio Vargas. Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com cursos nos Estados Unidos (Darden Business School da University of Virginia e Babson College

Boston, MA) e na Frana (Lcole des Hautes Etudes Commerciales HEC Paris). Tem mais de 25 anos de
experincia na gerao de resultados e na gesto de empresas varejistas e industriais, dentre as quais Perrier, Cisper-Owens Illinois, Smuggler, Carrier e Lojas Renner. Atualmente Scio-Diretor Geral da Merita Consultoria Empresarial e Scio da Cadre Solues, lanadora do aplicativo Mordomo. membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governana Corporativa e do Retail

Council do GLG Gerson Lehrman Group. professor das cadeiras de Inteligncia Competitiva,
Conhecimento do Consumidor e Criao de Valor atravs de Servios dos Mestrados da Business School de So Paulo (Laureate International Universities). Foi um dos fundadores do IPDV Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Varejo e Scio-Diretor da Gouva de Souza & MD. Palestrante nacional e internacional, tem diversos artigos publicados e autor do livro xodo da viso ao uma proposta para o varejo brasileiro. Tambm coautor do livro Varejo: Administrao de Empresas Comerciais, ambos publicados pela Editora Senac So Paulo. Seu ltimo livro Gestor Eficaz prticas para se destacar num ambiente empresarial competitivo foi lanado em novembro de 2010 pela Editora Novo Conceito.

S-ar putea să vă placă și