Sunteți pe pagina 1din 10

IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTRIA - ANPUH-BA HISTRIA: SUJEITOS, SABERES E PRTICAS. 29 de Julho a 1 de Agosto de 2008. Vitria da Conquista - BA.

BANDITISMO NO SERTO BAIANO NA SEGUNDA METADE DO SCULO XIX


Rafael Sancho Carvalho da Silva Graduado em Histria pela Universidade Catlica do Salvador (UcSal) E-mail: rsanchosilva@gmail.com

Palavras-chave: Banditismo. Serto. Histria da Bahia. Histria do Brasil.

Introduo

O objetivo deste artigo apresentar o banditismo na Bahia oitocentista observando quais as bases sociais, influenciadas pela geografia baiana, que sustentaram a formao da classificao de agentes sociais como bandidos. Este texto uma adaptao do meu Trabalho de Concluso de Curso na Especializao em Histria Social e Econmica do Brasil pela Faculdade So Bento -BA. Parto do conceito de criminoso presente no Cdigo Criminal do Imprio. O Cdigo Criminal do Imprio do Bras il de 1830 caracteriza, nos seus artigos 04 e 05, pginas 7 e 8, como criminoso, todos aqueles indivduos que cometessem, constrangessem ou mandassem algum realizar algum crime; os cmplices tambm so considerados criminosos, ou seja, a concepo de crim e no Cdigo seguia a contramo da idia de que o indivduo teria dentro de si a causa do ato criminoso. A partir deste referencial inicial que irei discutir a interpretao e a anlise daqueles que compunham a sociedade poltica no Brasil monrquico so bre o problema do banditismo. Afinal, temos que ter cuidado com a leitura simples e purista dos documentos, j que as autoridades pblicas o utilizavam de acordo com as suas concepes de crime e criminalidade.

Bandidos e bandidos: alguns conceitos refere ntes ao estudo do banditismo Hobsbawm (1970, p. 13) apresentou o conceito de bandido social a partir da idia de Rebeldes Primitivos. Para Hobsbawm os rebeldes primitivos seriam compostos por [...] pessoas pr-polticas que ainda no encontraram ou apenas comearam a encontrar uma linguagem especfica em que possam expressar suas aspiraes em relao ao mundo . Mesmo utilizando os termos Arcaico e Primitivo para movimentos sociais ou manifestaes sociais, como o banditismo, Hobsbawm (1970, p. 14) no afirma que esses no

estavam inseridos na evoluo histrica 1. Dentro desse quadro o banditismo aparece como uma forma primitiva de protesto social (p. 25). O que estaria caracterizando o Bandido Social como um Rebelde Primitivo que seria um indivduo da classe pobre antes do obter conscincia poltica ou de conhecer melhores formas de agitao social ( p. 37). O bandido social seria um fora da lei que nunca atacaria os camponeses, pelo menos os de sua terra natal (HOBSBAWM, 1976, p. 11). Alguns estudiosos do banditismo, como Anton Blok, vo rever determinadas posies de Hobsbawm. Ele asseverou que o banditismo social foi muitas vezes um banditismo anti social, dado que os camponeses foram muitas vezes vtimas dos bandidos (FERRERAS , 2003, p. 217). Para Chandler (1980, p. 311), Eric Hobsbawm estaria se baseando no mito para a construo do conceito de bandido social e tal trabalho serviria para a anlise das lendas sobre os bandidos e pouco contribuindo como instrumento de anlise para o estud o dos prprios bandidos (p. 313). Mas, o autor (p. 315) concorda com Hobsbawm quanto importncia da lenda na formao do comportamento do bandido. Frederico Pernambucano de Mello tambm apresenta algumas discordncias com Eric Hobsbawm. Mello (2004, p. 382) estudou o banditismo a partir do cangao. Para ele o cangao no seria uma forma primitiva de protesto social organizado. As pesquisas de Frederico Pernambucano de Mello levaram -no a concluir que o cangao teria mais sentido individualista de ascenso social onde, dentro da sociedade sertaneja, o cangao servia como uma via para a tal ascenso social. A partir da leitura em Negociao em conflito: a resistncia negra no Brasil escravista de Eduardo Silva e Joo Jos Reis , podemos ter uma percepo de reviso crtica a cerca do conceito de Rebeldes Primitivos. Esses autores discordam de Hobsbawm e ainda afirmam que os rebeldes primitivos faziam a poltica que podiam fazer face aos recursos com que contavam, a sociedade em que viviam e as limitaes es truturais e conjunturais que enfrentavam (SILVA; REIS, 1989, p. 99). Os crioulos no faziam parte dos planos dos africanos logo comeamos a perceber que o rebelde primitivo atacaria, prejudicaria ou no incluiriam em seus projetos pr -polticos alguns indivduos que, a princpio estariam na mesma classe. Apesar de pertencerem a mesma classe social, crioulos e africanos no compartilhavam de mesma tradio cultural o que dificultou uma possvel aliana.

Para Eric Hobsbawm, as manifestaes sociais que no tivessem re lao com movimentos socialistas ou comunistas pensadas como as mais avanadas em termos de coeso de protesto contra as classes dominantes recebiam o prefixo PR.

Quando se estuda o banditismo no serto nordestin o, duas categorias no pode m ser desprezadas: os cangaceiros e os retirantes. Queiroz (1997, p. 60) afirma que as disputas dentro da parentela colaboraram para criar situae s para a formao do cangaceiro . Outros aspectos tambm devem ser observados como, por exemplo, as secas e a desorganizao social (CHANDLER , 1980, p. 27-28). Chandler tambm destaca a fragilidade das instituies responsveis pela lei, ordem e justia como elementos colaboradores na formao dos bandidos (p. 25). O Cangao foi estudado por alguns intelectuais dentro do quadro do banditismo. Segundo Queiroz (1997, p. 15) o termo cangao apresentar -se-ia definindo dois tipos de grupos armados: grupos de homens armados que eram sustentados por chefes de grandes parentelas e bandos independ entes. Queiroz afirma que o surgimento do Cangao Independente teria se dado no final do sculo XIX graas ao agravamento social no serto vivido naquela poca. Mello (2004, p. 39) apresenta, em seu estudo, trs formas bsicas d a manifestao do cangao: cangao-meio de vida, cangao de vingana e cangao -refgio. No me sinto a vontade para chamar os bandoleiros do serto baiano do sculo XIX de cangaceiros. Na documentao estudada no foi encontrado o termo cangao ou cangaceiro para definir os bandoleir os do serto como tal. At o momento da realizao d este texto, a nica referncia do sculo XIX que associou o cangaceirismo ao banditismo do serto foi Franklin Tvora. Tvora (1981, p. 140) define cangao como a voz sertaneja. Quer dizer o complexo das armas que costumam trazer os malfeitores. No sculo XX, podemos encontrar algumas referncias feitas aos bandidos do serto oitocentista como cangaceiros. o caso do Major Oses Moreira de Arajo (1949, p. 116) que em Notcia sobre a polcia militar da Bahia no Sculo XIX coloca os cangaceiros dentro de um quadro de banditismo. Ele se refere ao cangaceirismo na Bahia durante o sculo XIX, e este cangaceirismo composto por grupos armados com um chefe e a represso se d a esses grupos que andam cometend o crimes pelo serto baiano. Os Retirantes tambm podem ser enquadrados dentro do estudo do banditismo. As secas acabavam gerando um processo de migrao de parte da populao sertaneja que eram chamados de retirantes 2. Os retirantes eram formados por pequ enos fazendeiros, sitiantes e vaqueiros transformados em esfomeados e realizavam aes como a pilhagem de propriedades e de povoados.

Segundo Queiroz (1997, p. 18) , os retirantes so grupos de pobres que migram com suas famlias, geralmente, no caso dos sertanejos, por causa de seca.

Segundo o Padre Guilhermino de Souza Pinto, do Arraial do Riacho de Santana, numa correspondncia de 1878, as estradas po deriam ficar intransitveis devido ao grande nmero de migrantes.3 O vigrio Jos Cupertino Nogueira da Silva, da cidade do Maroim (freguesia de Santa Anna do Aquidaban), numa correspondncia datada de 1878, descreve uns problemas ocorridos na sua cidade c om um indivduo chamado Joaquim Severo. O vigrio assim o apresenta:

[...] o retirante de nome Joaquim Severo [...] criminoso de sinco [sic] mortes, o qual, tendo escolhido, para theatro de suas proesas, o referido povoado, diga, o povoado onde est a se de da Freguezia, e onde tem muitos scios, retirantes e outros ladres naturaes do logar .

No encontrei maiores informaes sobre Joaquim Severo, mas em outras correspondncias de autoria do mesmo vigrio ele tambm foi classificado como bandido 4.

Os agentes sociais e o serto no tempo saquarema

O serto baiano se localiza numa rea com grandes dificuldades geogrficas para aqueles que se aventuram a viver por l. Entre as dificuldades podemos citar o baixo ndice pluviomtrico que acaba gerando secas. Neves (2005, p. 173) explica que no Alto Serto da Bahia, no chove com regularidade entre abril e outubro. No perodo chuvoso, pode ocorrer estiagem que, em algumas ocasies, provocam calamidades. Para uma rea diferente da estudada por Neves, mas ainda no serto da Bahia, temos uma descrio parecida que foi feita por Silva (1982, p. 4): O trao fundamental na fisionomia da rea o seu clima semi -rido, seco, com chuvas escassas e principalmente irregulares .5 Silva ainda completa: ele o responsvel ecolgico pelo vinco de dor que assinala a histria do homem por esses rinces. Caem de abril a setembro as chuvas de inverno, e de outubro a maro as chuvas improvisas das trovoadas. Ainda segundo Silva, esse regime pluviomtrico irregular seria respo nsvel pelas secas. A seca de 1877 foi responsvel pelo surgimento de vrios grupos bandolei ros no serto nordestino (MELLO, 2004, p. 259). A seca contribua para a formao desses grupos de bandoleiros j que impunha sobre a sociedade sertaneja uma dificu ldade ainda maior no
3

Arquivo da Cria Metropolitana de Salvador. Correspondncia s Avulsas. Notao Anterior: 381. Notao d e Mudana: Estante 02, Caixa 96 ). 4 Idem. 5 A respeito da delimitao espacial , Cndido da Costa e Silva estudou uma rea do serto que est localizada mais ao norte da Bahia, enquanto Erivaldo Fagundes Neves estudou uma rea do serto localizada no sudoeste da Bahia.

manuseio da terra. A seca dificultava a produo agravando os problemas de fome e misria. O desespero causado pelos prejuzos das secas podiam forar migraes para regies menos afetadas, assim como aumentar a dependncia com o poder local e at mesmo fazer com que alguns sertanejos criassem grupos para atacar fazendas que haviam guardado parte da colheita. Durante as secas os furtos nas plantaes justificam -se atravs do apelo moral da pobreza e da fome. As autoridades policiais s e recusavam a reconhecer os furtos nas plantaes dos que guardavam parte da colheita como crimes (GONALVES , 2000, p. 151). Isso s demonstra o limite da leitura simples e direta dos artigos do Cdigo Criminal . Como nos ensinou Thompson (1998), h lutas de classe tambm ao redor do que os agentes sociais consideram crime prescrito na lei ou crime segundo os costumes locais de justia e punio. A extenso do territrio baiano foi considerada como um problema para muitos presidentes de provncia, principalm ente no que diz respeito a segurana pblica. Queixas como as apresentadas na fala do presidente da provncia Joo Maurcio Wanderley, no ano de 1853, percebemos as dificuldades do Estado atender as necessidades do serto. Alm da vastido territorial, o a rmamento dos bandidos e o conhecimento da rea eram algumas das causas que dificultavam o combate criminalidade no serto (FALLA..., 1853). O isolamento e a distncia da populao de tal regio novamente lembrada na fala de Joo Lins Vieira Cansanso de Sinimbu no ano de 1857 , pgina 10: Esse isolamento e distncia matam a aco da autoridade, afrouxando o vigor da administrao . No relatrio do presidente da provncia de 1877 apresenta o baixo nmero da fora pblica como uma das barreiras para se combater a criminalidade na provncia da Bahia ( RELATRIO..., 1877). O conhecimento geogrfico dos bandoleiros era outra causa que dificultava o combate dos criminosos, assim como afirmou Joo Maurcio Wanderley, na fala Assemblia Legislativa provincial, A fora publica, morosa em seos movimentos, no pode alcanar homens habituados aos matos, e que facilmente se confundem com o restante da populao. (FALLA..., 1853, p. 3). Durante a segunda metade do sculo XIX (principalmente aps o Golpe da Maioridade) os grupos que disputavam a hegemonia poltica organizaram um movimento de unificao poltica ao redor do novo imperador. Atravs da antecipao da maioridade de Pedro Alcntara, Luzias e Saquaremas voltaram a dar uma forma Imperial ao Estado. Dom Pedro II reinaria e as elites polticas locais ficariam sob a gide do partido da coroa, que intensificaria os esforos para acabar de vez com as lutas separatistas. Alm disso, a boa

sociedade imperial servia de exemplo moral, tico e comportamental para tod o o Imprio, propagando atitudes ligadas s idias de civilizao e progresso. Na viso da elite Saquarema os habitantes do serto eram caracterizados como ferozes, sem moral, sem religio e sem instruo (MATTOS , 2004, p. 125). Sendo assim, os sertanejos estariam prximos da chamada escria da populao, que era composta pelas grandes massas da populao 6. Mattos apresenta um trecho do Relatrio do ministro da Justia, do ano de 1841, Paulino Jos Soares de Souza onde este diferencia a populao do litora l da populao de outros cantos distantes do litoral. A parte da sociedade distinta do litoral brasileiro no gozaria dos benefcios da nascente civilizao, seriam indivduos brbaros e com costumes ricos de atos de ferocidade e criminalidade (SOUZA , 1841, p. 19 apud MATTOS, 2004, p. 45- 46). Joo Mauricio Wanderley, na fala recitada na abertura da Assemblia Provincial de 1855, destaca a atuao de um criminoso chamado Jos Joaquim de Almeida, na freguesia de Serrinha. Ao descrev -lo o presidente da prov ncia aplica o termo suzerano para descrever os protetores do tal bandido. Na leitura do documento percebe -se a prpria palavra de forma destacada (FALLA..., 1855, p. 6). Talvez isso fosse um indcio da posio de que tal regio poderia carregar em si um po uco de medievalidade, significando, assim, uma regio atrasada em relao ao progresso da civilizao. Mais adiante o mesmo presidente ir diferenciar os crimes do meio urbano com os crimes do meio rural, sendo no meio rural mais freqente os crimes contra indivduos:

Os crimes contra a propriedade no so to communs, quanto contra as pessoas. Nas estatsticas criminaes observa -se que aquelles crescem na razo da maior civilisao das naes, e estes na do seu atrazamento. Isto mesmo d-se entre ns; nas cidades a propriedade a mais atacada; no campo a pessoa. Dahi nasce a segurana, com que se viaja pelos sertes, e as cautellas, que preciso tomar -se nos povoados. O furto deanimaes mesmo mais frequente em um raio de 20 legoas, do que mais para o in terior. (FALLA..., 1855, p. 7).

Entre as principais preocupaes da elite saquarema estava a manuteno da propriedade privada. A preocupao com a propriedade estava latente no cdigo criminal e em algumas documentaes, como por exemplo, a correspondnc ia recebida do Ministrio dos Negcios da Justia, em 1882, aonde era comunicado sobre os acontecimentos na Villa de

Sobre a interpretao do que Escria da Populao ver Mattos (2004, p. 123).

Chique Chique e sobre as providncias para se manter a ordem e punir queles que haviam atentado contra a segurana individual e de proprie dade.7 Outro aspecto importante era a preocupao com as chamadas classes pobres, que geralmente eram encaradas como uma classe social perigosa. Segundo Chalhoub (1996, p. 22), para a classe poltica o bom cidado teria o gosto pelo trabalho o que levaria ao hbito da poupana. Desta forma, o indivduo que no consegue acumular, que vive na pobreza, tornar-se imediatamente suspeito de no ser um bom trabalhador. Chalhoub identifica a influncia de Mary Carpenter sobre a leitura das classes pobres que est ariam associadas como classes perigosas ( p. 20). O vcio do no -trabalho seria um dos principais problemas nas classes pobres. Segundo Chalhoub (1996, p. 22), a classe poltica considerava que tal vcio formaria os malfeitores que, por sua vez, seriam peri gosos para a sociedade. Ao fazer a anlise da estatstica criminal o presidente da provncia da Bahia, Dr. Antonio de Araujo de Arago Bulco, considera a falta de emprego como um dos elementos para a falta de civilidade e para o aumento da criminalidade :
Avulto nas estatsticas cima os crimes de assassinato e de ferimentos, o que indica a falta de civilisao em que ainda se acho os individuos das inferiores camadas sociais, onde ordinariamente os crimes se do. Muito concorre para o aumento desses crimes o grande numero de pessoas sem officio ou profisso, que infesto a capital dessa provincia, no obstante os termos de bem viver que a policia os faz assignar, e que so quasi sempre infringidos, reincidindo elles no crime ( FALLA..., 1880, p. 37-38).

O Estado imperial, influenciado pela elite saquarema, queria controlar os espaos de circulao da populao, alm de estabelecer estratgias para regular, ou civilizar a populao em diversos pontos do territrio brasileiro; porm, em alguns momento s o Estado reconhecia suas prprias limitaes. A documentao dos presidentes de provncia da Bahia mostra como eles estavam preocupados com o papel do Estado de ordenar a vida social das cidades do serto, inclusive mostrando os limites da ao civiliz adora do Imprio. No relatrio ao presidente da provncia elaborado pelo Vice -presidente da provncia da Bahia, Manoel Messias de Leo, em 1859, percebe -se a preocupao com a falta de assistncia religiosa e instruo pblica (leia -se educao), alm de r econhecer as pssimas condies das cadeias no interior, que no conseguiam conter os criminosos, e o mal estado da polcia (RELATRIO..., 1859, p. 4-5).

APEB. Ministrios Imperiais (avisos do ministrio dos Negcios da Justia). Correspondncias recebida s dos Ministrios Imperiais . Mao 959-1.

Consideraes finais

A partir do estudo sobre o banditismo pode -se perceber a dificuldade do Estado em atender as necessidades de reas de dentro de sua fronteira. O serto foi observado como uma grande rea com uma populao dispersa. Mesmo com a populao tida como cordial, em alguns momentos esta cordialidade era quebrada com o aparecimento dos bandid os, que infringiam leis, e dentro das regras impostas pela sociedade poltica, eles se transformavam em criminosos. As causas da criminalidade podiam ser vrias na viso daqueles que conduziam o Estado: falta de assistncia religiosa, necessidade de maio r acesso educao, cadeias mais seguras, falta de trabalho e falta de oramento para se investir na polcia. As disputas polticas no interior da Bahia, tambm, colaboravam com a atuao de grupos armados. Muitos poderosos locais se utilizavam de grupos armados para aumentar ou, pelo menos, manter sua parentela. A geografia baiana no foi determinante para conceituar determinadas prticas no serto como criminosas. Na finalizao deste texto me sinto cada vez mais convencido de que a localizao geogrf ica contribuiu para as consideraes de uma elite saquarema acerca do que era considerado civilizado. Assim como Sidney Chalhoub j havia apresentado em Cidade Febril , foi possvel notar a preocupao com as classes pobres. Estas consideradas perigosas servindo de ameaa tranqilidade pblica no importando, no nosso caso, a localizao geogrfica.

Referncias

APEB. Seo Colonial e Provincial. Ministrios Imperiais (avisos do ministrio dos Negcios da Justia). Correspondncias recebida s dos Ministrios Imperiais. Mao 959-1. ARAJO, Osas Moreira de. Notcia sobre a polcia militar da Bahia no Sculo XIX . Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, 1949. ARQUIVO DA CRIA METROPOLITANA DE SALVADOR. Governo da Arquidiocese. Correspondncia s Avulsas. Notao Anterior: 381. Notao de Mudana: Estante 02, Caixa 96. CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortios e epidemias na corte imperial. So Paulo: Companhia das Letras, 1996 .

CHANDLER, Billy Jaynes. Lampio, o rei dos cangaceiros . 4. ed. Traduo: Sarita Linhares Barsted. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. CDIGO CRIMINAL DO IMPRIO DO BRAZIL : annotado com os actos dos poderes legislativo, executivo e judiciario que tm alterado e interpretado suas disposies desde que foi publicado, e com o calculo das p enas em todas as suas applicaes por Arajo Filgueiras Jnior. 2. ed. Rio de Janeiro: em casa dos editores proprietrios Eduardo & Henrique Laemmert 66, Rua do Ouvidor, 66, 1876. FALLA do Presidente da Provncia da Bahia Dr. Antonio de Araujo de Arago Bulco. 1880. p. 37-38. Disponvel em : <http://www.crl.edu/default.asp >. Acesso em: 18 maio 2008. FALLA do Presidente de Provncia Joo Lins Vieira Cansanso de Sinimbu. 1857. Disponvel em: <http://www.crl.edu/default.asp >. Acesso em: 18 maio 2008. FALLA do Presidente de Provncia Joo Maurcio Wanderley. 1853. Disponvel em: <http://www.crl.edu/default.asp >. Acesso em: 18 maio 2008. FALLA do Presidente de Provncia Joo Maurcio Wanderley. 1855. Disponvel em: <http://www.crl.edu/default.asp >. Acesso em: 18 maio 2008. FERRERAS, Noberto O. Bandoleiros, cangaceiros e matreiros: reviso da historiografia sobre o banditismo social na Amrica Latina. Histria, So Paulo: Unesp, n. 22, v. 2, 2003. GONALVES, Graciela Rodrigues. As secas na Bahia no sculo XI X (sociedade e poltica) . 2000. Dissertao (Mestrado em Histria ) Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal da Bahia , Salvador, 2000. HOBSBAWM, Eric J. Bandidos . 2. ed. Traduo: Donaldson Magalhes Garschagen. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1976. . Rebeldes primitivos: estudos sobre formas arcaicas de movimentos sociais nos sculos XIX e XX. Traduo: Nice Rissone. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970. MATTOS, Ilmar Rohloff. O Tempo Saquarema: a formao do Estad o Imperial. 2. ed. So Paulo: Hucitec, 2004. (Estudos Histricos) . MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do sol: violncia e banditismo no nordeste do Brasil. 3. ed. So Paulo: A Girafa Editora, 2004. NEVES, Erivaldo Fagundes. Estrutura fundiria e dinmica mercantil: alto serto da Bahia sculos XVIII e XIX. Salvador:Edufba; Feira de Santana: UEFS, 2005. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Histria do cangao . 5. ed. So Paulo: Global, 1997. (Histria Popular, n. 11). RELATRIO do Presidente de Provncia Luis Antonio da Silva Nunes. 1877. Disponvel em: <http://www.crl.edu/default.asp >. Acesso em: 18 maio 2008.

10

RELATRIO do Vice-Presidente de Provncia Manoel Messias de Leo. 1859. Disponvel em: <http://www.crl.edu/default.asp >. Acesso em: 18 maio 2008. SILVA, Cndido da Costa e. Roteiro da vida e da morte: um estudo do catolicismo no serto da Bahia. So Paulo: tica, 1982. (Ensaios , v. 81). SILVA, Eduardo; REIS, Joo Jos. Negociao e conflito: a resistncia negra no Brasil escravista. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. TVORA, Franklin. O Cabeleira . 4. ed. So Paulo: tica, 1981. (Srie Bom livro). THOMPSON, E. P. Costumes em comum . So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

S-ar putea să vă placă și