Sunteți pe pagina 1din 4

"laissez faire, laissez aller, laissez passer Le Monde v de lui mme?

Marcelo Maurcio de Morais


Resumo: O objetivo deste texto apenas propor uma breve reflexo sobre o Fim da Histria perante a tese do Estado Mnimo proposta pelo liberalismo norte-americano. Escrevo tambm sobre o Texto O retorno do Poltico de Ren Rmond, embora faa uma breve e superficial passagem sobre o texto.

REFLEXO: Tendo em vista o fenmeno do retorno do poltico associado ao Estado, me atentarei apenas a fazer uma reflexo crtica de forma que mostre a implementao do Neoliberalismo como Ideologia ao mito do Estado Mnimo. Para tanto tentarei realizar algumas associaes entre autores com relao ao Estado como forma de proteo e transformador social areavs da Justia em seu sentido mais amplo e que sua principal funo. Com a derrocada dos regimes socialistas dos pases do Leste europeu, a queda do muro de Berlim em 1989, e a dissoluo oficial da Unio Sovitica em dezembro 1991, houve uma mar, uma investida capitalista que invadiu o mundo com sua ideologia. Em 1989, uma das primeiras manifestaes da ideologia liberal se deu com um artigo, cujo, o ttulo O FIM DA HISTRIA do autor norte-americano Francis Fukuyama. Que por sua vez escreveu o artigo com o intuito de retomar uma abordagem da histria filosfica que evocava desde Plato at Nietzsche alm de passar por Kant e Hegel, a fim de trazer tona a seguinte tese liberal: o capitalismo e a democracia burguesa seria o pice da histria da humanidade, ou seja, a humanidade teria atingido seu ponto crucial na evoluo por meio da derrocada socialista e o do triunfo da democracia liberal sobre todos os outros sistemas e ideologias correntes no mundo, provocando assim o fim da Histria.

Segundo a tese de Fukuyama, o mundo estaria assistindo ao fim das demais ideologias polticas, econmicas, correntes, e o capital liberal seria a nica e absoluta soluo para a emancipao da humanidade de fato, pregando o Estado Mnimo e o Laissez faire1, como regulador do mercado, como se no houvesse mais uma sociedade de classes e nem relaes sociais. Mas o que vemos que o capitalismo e a democracia liberal excluem mais de dois teros da populao mundial com suas crises cclicas, suas contradies, desemprego, desenvolvimento da tecnologia que extingui a cada ano centenas de milhares de postos de trabalhos, causando o desemprego estrutural e a excluso social.

Deixai fazer, deixar passar, o mundo caminha por ele mesmo. Deus te abenoe e boa sorte, frase atribuda aos liberais Franceses do final do sculo XVII.

Uma minoria concentra em suas mos 44% da riqueza mundial, enquanto que cerca de 36 milhes de pessoas s nos EUA esto vivendo na pobreza2. Ento, atravs da tese de Fukuyama podemos afirmar que ainda existe um projeto Neoliberal para propor o fim da Poltica, da Histria por meio do Mito do Estado Mnimo. A partir de meados dos anos de 1970 estavam dadas as condies para o resgate das idias liberais, seno como um ideal esposado com fervor, pelo menos como um suporte a uma vital empreitada: recuperar o nimo do capitalismo via dinamizao da economia de mercado (Anderson, 1995:15) 3. Podemos dizer, ento que o capitalismo neoliberal imposto ideologicamente por meio de ofensivas globalizadas que permeiam entre o fim da Histria, da Poltica, e de como neoliberalismo Positivista, no sentido de ser o fim nico, a verdade nica e absoluta? No entanto, mais uma vez com a crise imobiliria e financeira do liberalismo norte americano mostra que ele no se sustenta por si s. (Pois se trata de uma economia virtual e no real, uma economia que inflaciona valores irreais das corporaes enriquecendo os altos executivos com seus bnus imorais e deixando maioria da populao na pobreza, influenciando na economia real que deixa de produzir e provoca entre outras coisas o desemprego em massa). Sempre haver de recorrer mo estendida do Estado de Direito, que no hesitar em estar de prontido a socorr-los. Para Dupas (Gilberto, Dupas. 2003, Tenses contemporneas entre o pblico e o privado, p.57/58/59).
O reinado dos particularismos e o fim da poltica. Duas tendncias haviam se afirmado durante a transio ps-modernidade: do lado europeu, a social-democracia representava a concretizao dos direitos civis e polticos universais no campo social, incluindo as garantias coletivas ao trabalho; j na vertente norte-americana, a tendncia foi priorizao prerrogativa da personalidade civil estendidas s corporaes, permitindo a elas exercer o direito de estabelecer relaes contratuais. Essa vertente norte-americana, suportada pelo vigor do capitalismo global- que ela inspirou e que se tornou hegemnica- foi a que prevaleceu. (...) consolidao organizacional de todo tipo de interesses particulares e corporativos, que obtiveram um status de semi-oficialidade por meio de seu reconhecimento pblico, judicirio e miditico. As corporaes tornaram-se os sujeitos de direito mais importantes da sociedade civil; ao mesmo tempo, em suas decises sobre padres e vetores tecnolgicos que definem, alm dos produtos que se transformaro em objeto de nossos desejos, as caractersticas do mundo de trabalho e da oferta de emprego -, tornaram-se os atores mais importantes da esfera poltica e do espao pblico da sociedade liberal burguesa.

Afirma tambm, Dupas (Gilberto, Dupas. 2003, Tenses contemporneas entre o pblico e o privado, p. 59).
As oposies modernas entre Estado e Sociedade civil, indivduo e sociedade, sociedade e natureza, esto em decomposio. A linguagem perde sua dimenso representativa e simblica, sendo substituda pela operacionalidade informativa e comunicacional, estreitando
(4) Dados tirados da revista Business Week International, 18 mai. 1992. Nos Estados Unidos, as famlias (de quatro pessoas) com renda mdia anual inferior a US$ 13.359 so consideradas no nvel de pobreza. A renda anual mdia das famlias de cerca de US$ 29.943. 3 NEILS: Revista Lutas Sociais vol. 1 Moraes, Antonio Carlos; O projeto neoliberal e o mito do estado Mnimo
2

o campo da poltica. A referncia cidadania no desaparece, mas reduz-se ao ltimo resduo referencial de participao nas eleies.

No entanto, como afirma Dupas em que a referncia cidadania resume-se em ltima instncia a participao nas eleies, segundo a lgica da vertente neoliberal norte-americana, surgi ento s seguintes questes em relao poltica o Estado: o que a poltica? Como organizar a vida social? Quem tem direito a exercer o poder poltico? Porque devemos obedecer a quem exerce o poder poltico? Quais os interesses comuns e quais suas divergncias? Ser possvel fazer justia? Como garantir o cumprimento das regras? Nesse ponto entra o captulo 3 o Retorno do Poltico do Livro Questes para a Histria do presente, ao qual reflito sobre forma sociolgica e poltica o retorno do poltico. Ser esse o momento de o retorno poltico, o Estado deixar de reproduzir a lgica neoliberal como as privatizaes, adequaes econmicas, reformas fiscais e tributrias, flexibilizao das leis trabalhistas para que o neoliberalismo j corrompido, decado e falido prospere como parasita do Estado para enfim tornar-se um Estado forte?

Para Santos (Milton, Santos. 2008, Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal - 15 Ed., p. 77).
Ao contrrio do que se repete impunemente, o Estado continua forte e as provas disso que as empresas transacionais, nem as instituies supranacionais dispem de fora normativa para impor, sozinhas, dentro de cada territrio, sua vontade poltica ou econmica.

CONCLUSO:
Como vimos acima num vis scio-poltico-ideolgico, ainda hoje vivemos uma empreitada neoliberal pelo fim da Histria e da Poltica, com o intuito de impor ideologicamente o Capitalismo neoliberal como a verdade nica e absoluta, ou seja, o fim da Histria por meio do neoliberalismo com o pice da Histria da humanidade. Para tanto o neoliberalismo insere-se sob o poltico, o Estado e a Histria de forma que elas se comportem como instituies de mercado competitivo e globalizado, para que se adqe a poltica econmica, e unicamente lucrativa, como: a flexibilizao das leis trabalhistas, reformas fiscais e tributrias, a fim de que o neoliberalismo prospere e aumente seu j elevado lucro e otimize seus custos. Dessa forma o Estado se retira de seu papel principal que o de cumprir a transformao e proteo social.

Quanto ao estudo do poltico, no caso do Brasil, est bem claro que existem poucos estudos em relao aos regimes vigentes como a democracia, afinal que democracia essa? Que exclui grande parte de sua populao. O estudo do Poltico no pas est voltado apenas com abordagens nas arenas, Eleitoral: estratgias eleitorais, desempenho eleitoral; Governamental: coalizes, projetos, polticas e ocupao de cargos e ainda tmida na Organizao Partidria: programa, ideologia faces e estrutura decisria4. Segundo alguns estudos sobre os partidos polticos no pas, eles se assemelham muito hoje, pois no h muita diferena ideolgica entre partidos ditos de esquerdas e direitas, ou seja, eles se aproximam muito do centro, sejam de direita ou esquerda, parece que existe uma crise de identidade. Assim como a Histria do presente a proximidade forte, pois como termos a durao de um presente, onde o imediatismo fala mais alto, onde as correntes so diludas pela midiatizao e transformadas e espetculo. Bom, dessa forma; o historiador do presente me parece refm da midiatizao e da ideologizao do acontecido e, que torna a histria do presente um alvo de especulao tanto do vis jornalstico como do ponto de vista poltico que produzem uma histria imediatista com fins de interesse de grupos e no como conhecimento em suma.

Bibliografia:

DUPAS, Gilberto (2003), Tenses Contemporneas entre o Pblico e o Privado. So Paulo, Ed. Paz e Terra. GOMES, Luiz Marcos (2009), O fim da Histria A ideologia da nova Ordem Mundial: http://www.culturabrasil.pro.br/fukuyama.htm. MORAES, Antonio Carlos (2009), NEILS: Revista Lutas Sociais vol. 1 Moraes, Antonio Carlos; O projeto neoliberal e o mito do estado Mnimo, http://www.pucsp.br/neils/revista/vol1.html. PERES, Paulo (2009) Curso de formao poltica (Oficina Municipal), Mdulo II Os Partidos Polticos no Brasil. SANTOS, Milton (2008), Por outra Globalizao: do pensamento nico conscincia universal, 15 Ed. Rio de Janeiro, Ed. Record.

Peres, Paulo (2009) Curso de formao poltica (Oficina Municipal), Mdulo II Os Partidos Polticos no Brasil.

S-ar putea să vă placă și