Sunteți pe pagina 1din 25

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA PINHOLATO, Aniele Zanardo1

RESUMO

Falar de Previdncia Social, sobretudo a brasileira, colocar em debate os direitos sociais conquistados diante do cenrio de desmonte posto na conjuntura poltica e econmica do pas. Com o objetivo de realizar uma reviso de terica de modo a reunir os principais argumentos a favor da reforma, bem como os argumentos que desvelam o equvoco do suposto dficit nas contas da Previdncia, que foi sendo colocada de lado a dificuldade que falar sobre tal tema e se tornou um desafio envolvente. Encontrou-se como principais resultados: a) pelo menos em termos de debate terico e acadmico, o equvoco do suposto dficit est mais que desvelado; b) a PEC 233/2008, em ltima instncia, sua aprovao acirraria a disputa pelo fundo pblico; e, c) est mais que garantida a demanda do capital com a nova aprovao da DRU para mais pelo menos um mandato da presidente Dilma Rousseff. Palavras-chave: Previdncia Social; Reforma; Contra reforma.

ABSTRACT

1. Introduo

A Seguridade Social um marco muito importante em termos de conquista de direitos sociais. No Brasil, foi instituda constitucionalmente, na forma como est estruturada na atualidade, apenas em 1988. Desse momento em diante, sua trajetria est repleta de avanos e retrocessos. Como avanos podem-se citar as regulamentaes complementares que organizaram os sistemas de proteo social. Com exceo da Lei Orgnica da Previdncia Social que data de 1960, anterior ao processo da constituinte, foram regulamentadas as seguintes legislaes: em 1990 a Lei Orgnica da Sade; em 1991, a Lei Orgnica da Seguridade; em 1993, a Lei Orgnica da Assistncia Social. No entanto, a concepo de Seguridade social como um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social (CF 1988, Art. 194) tem sido cada vez mais difcil se concretizar. De acordo com Behring e Boschetti, com base em Viana:
1

Assistente Social. Aluna do Programa de Ps-Graduao em Poltica Social-UFES. Mestrado em Poltica Social.

Estabeleceu-se um sistema de seguridade social avanado no final dos anos 1980, mas incapaz de conter a americanizao, com um sistema pblico se especializando cada vez mais no (mau) atendimento dos muito pobres, no mesmo passo que o mercado de servios mdicos, assim como o de previdncia, conquista adeptos entre a classe mdia e o operariado [...]. Essa imbricao histrica entre elementos prprios ao seguro social poderia ter provocado a instituio de uma ousada seguridade social, de carter universal, redistributiva, pblica, de direitos amplos fundados na cidadania. No foi, entretanto, o que ocorreu, e a seguridade social brasileira, ao incorporar uma tendncia de separao entre a lgica do seguro (bismarckiana) e a lgica da assistncia (beveridgiana), e no de reforo clssica justaposio existente, acabou materializando polticas com caractersticas prprias e especficas que mais se excluem do que se complementam (BEHRING; BOSCHETTI, 2007, p. 160-161. Grifos nossos).

A opo tardia pelo neoliberalismo na dcada de 1990 (FAGNANI, 2010, p. 05) acirrou, portanto, ainda mais a contradio que j era embrionria desde a Assembleia Nacional Constituinte (ANC). Sob a tese da impossibilidade de governar diante das regras colocadas pela Seguridade, os conservadores trataram logo de propor reformas j que propor uma nova constituinte seria impossvel. A Previdncia Social foi um dos alvos dessas reformas e, no final da dcada de 1990 ocorreram as primeiras investidas. Para Marques e Mendes, a Previdncia brasileira a mais organizada da Amrica Latina, atingindo de igual modo todos os trabalhadores e,

Ao conceder um mesmo estatuto para esses trabalhadores, o Estado brasileiro deu um importante passo na construo da ideia de nao, integrando em [...] todo o trabalhador do Norte e do Sul do pas. Esse processo, ainda incompleto, avanou significativamente com a Constituio de 1988, quando, entre outros dispositivos, os benefcios foram estendidos aos trabalhadores rurais e o piso correspondente a um salrio mnimo foi introduzido, o qual, na doutrina previdenciria, refere-se renda de base, aquela que a sociedade considera ser o valor mnimo que um trabalhador na inatividade deve receber (MARQUES; MENDES, 2004, p. 08).

Conduto, ao mesmo tempo, esse avano memorvel esbarrou com a dificuldade de atingir a todo o conjunto dos ocupados, isto , a todos os trabalhadores que esto exercendo algum tipo de trabalho remunerado. Mas isso no se deveu a alguma deficincia do desenho da cobertura e sim ao processo econmico vivenciado pelo pas nas ltimas dcadas, com seus inevitveis reflexos sobre o mercado de trabalho

(MARQUES; MENDES, 2004, p. 08), o que se revela como um desafio frente s reformas nas regras da aposentadoria e tambm do acesso aos demais benefcios previdencirios como o auxlio doena, por exemplo. Antes da reforma, as regras para a aposentadoria eram basicamente: a mdia aritmtica dos ltimos 36 meses de contribuio; aposentadoria por tempo de contribuio, no sendo a idade um fator determinante. poca, depois de tramitar no Legislativo a PEC 20/97 e posteriormente a Lei 9.876/99, ficaram estabelecidas as seguintes regras para o Regime Geral da Previdncia Social (RGPS):

A partir da vigncia dessa lei o valor da aposentadoria no seria mais calculado com base na mdia aritmtica dos ltimos 36 meses de contribuio (ou no mximo um perodo de 48 meses) e sim pela mdia aritmtica dos maiores salrios de contribuio, corrigidos monetariamente, de, no mnimo, 80% do perodo contributivo do segurado. Sobre esse clculo aplicado um fator redutor [fator previdencirio] que varia de acordo com a idade do segurado, ou seja, o quanto de vida ele ter depois de aposentado, segundo estimativas do IBGE (MARQUES; MENDES, 2004, p. 07, grifos nossos).

Alm dessa regra ficou estabelecida a idade mnima de 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens para requerer a aposentadoria integral somado ao tempo de contribuio. Na rea rural, a idade decai em 5 anos, isto , 60 para os homens e 55 para as mulheres, sendo necessria a comprovao de que trabalhou no campo. Para o regime dos servidores pblicos
[...] o governo FHC, embora tenha conseguido aprovar modificaes, no obteve sucesso naquilo que considerava fundamental: a supresso do direito integralidade (aposentadoria de valor igual ao do provento da ativa) e do direito paridade nos reajustes (garantia, para o valor da aposentadoria, da aplicao do mesmo indexador e percentual utilizado no reajuste dos proventos dos servidores ativos); e a exigncia de contribuio dos aposentados (MARQUES; MENDES, 2004, p. 07). .

por meio dessas frentes que no incio da dcada seguinte, o Governo Lula impetrou novas etapas de reformas. As propostas que pretendiam mexer na integralidade da aposentadoria do funcionrio pblico, bem como instituir um fundo de aposentadoria complementar que s foi aprovada recentemente no Governo Dilma2. Marques e Mendes (2004), concluem que o governo Lula representava, durante as
2

Esse tema ser abordado mais adiante.

eleies, a esperana de mudanas na concepo de governar, entretanto o que se verificou foi que apesar

[...] da urgncia em promover a universalizao, o governo Lula encaminhou, para ser examinada pelo Congresso Nacional, proposta que se restringiu a propor modificaes das condies de acesso e dos valores dos benefcios dos servidores pblicos. No foram objeto de sua proposta, portanto, estratgias de incluso do amplo contingente de trabalhadores hoje no cobertos por nenhum tipo de proteo ao risco-velhice (MARQUES; MENDES, 2004, p. 09).

Assim, como no perguntar sobre os rumos da Seguridade Social diante desse contexto de contra reformas? A seguridade social brasileira, principalmente no que diz respeito Previdncia Social, est preparada, na atual conjuntura, para garantir os direitos dos trabalhadores dessa e da prxima gerao? Como tem sido tratada cada poltica que compe a seguridade social, tendo em vista que a mesma vem sofrendo regresses face s reformas? So questes que foram surgindo da necessidade de compreender o papel da poltica de Previdncia Social diante do processo de envelhecimento dos trabalhadores, no Brasil. Ainda que no estejam respondidas nesse espao, guiaram todas as reflexes que se seguem. Nesse sentido, objetivo realizar uma reviso de literatura, como forma de reunir os principais argumentos a favor da reforma, bem como os argumentos que desvelam o equvoco do suposto dficit nas contas da Previdncia, uma das foras motrizes, assim pode-se dizer, para o Estado levar a cabo o receiturio neoliberal e promover uma nova cultura de no participao social e poltica no pas. Guiou tambm as reflexes o entendimento de que a teoria social crtica3 que possibilita realizar uma leitura da realidade com mais clareza. Desse modo esto apresentadas duas vises a respeito da reforma previdenciria. A viso da aqui chamada direita social-liberal conservadora e a viso marxista.

1.1 As implicaes da reforma no mbito das classes sociais

A aposentadoria, atrelada luta por melhores condies de vida e de trabalho, foi um dos primeiros direitos sociais reivindicados pela classe trabalhadora. Precisa ser fortalecida enquanto um dos determinantes para o envelhecimento digno da classe
3

Compreende o prprio Marx, alm de Gramsci; Lnin; Lucks, dentre outros.

trabalhadora. No que se refere ao processo histrico do Brasil, com o processo de constituio do sistema de previdncia social, velhice e aposentadoria que inclui a velhice subsidiada e o direito de descanso no fim da vida tornou-se uma extenso do direito universal do trabalho (HADDAD 2001, p. 18). A Previdncia Social vista como uma poltica central no mbito da seguridade e baseada na lgica do seguro social, diz muito sobre a estrutura na qual est organizada a sociedade. A previdncia social brasileira partiu de uma necessidade de resistncia da classe trabalhadora no incio do sculo XIX, mas ao longo do tempo acabou sendo absorvida por uma lgica que no est pautada nos princpios de solidariedade de classe. Falar, portanto, de Previdncia Social, sobretudo a brasileira, colocar em debate os direitos sociais conquistados na conjuntura poltica e econmica do pas. O conjunto de reformas iniciadas na dcada de 1990 e ainda em curso provoca questionamentos nas mais diferentes frentes polticas e ideolgicas no que se refere s incertezas na cobertura das geraes futuras. A viso da direita social-liberal conservadora

1.1.1

No mbito da racionalidade oficial do Estado brasileiro, a reforma previdenciria iniciada na dcada de 1990, da forma como fora conduzida, trouxe benefcios para as contas pblicas, para o Estado e para a sociedade. De acordo com o estudo de Giambiagi et all (2004) - cuja abordagem privilegia a anlise econmica do ponto de vista da relao fiscal e equacionamento dos balanos -, esse conjunto de reformas iniciadas no Governo FHC e acentuadas no Governo Lula se justificam a partir do pressuposto de que o problema central que o Brasil est muito longe de ter regras de aposentadoria que sejam consistentes com o equilbrio do sistema previdencirio (GIAMBIAGI et all 2004, p. 366). Isso quer dizer que os gastos sociais no devem ultrapassar um determinado limite do PIB acordado pela cpula das decises econmicas do pas Banco Central e Ministrio da Fazenda. E o referido estudo demonstra ainda, por meio de clculos e dados numricos como que nos ltimos 10 anos, at 2004, o nmero de concesso de benefcios do INSS aumentaram em relao receita:

[...] nos ltimos 10 anos o gasto com benefcios do INSS ter crescido quase 2,5% do PIB, passando de 4,9% do PIB em 1994, para 7,3% do

PIB em 2004, com o agravante de que: [i] esse crescimento tem ocorrido sistematicamente desde 1988: no houve um nico ano da srie 1988-2004 em que a relao gasto com o INSS/PIB tenha sido inferior do ano anterior; e [ii] a tendncia se acentuou depois de 2002: s nos ltimos dois anos, a despesa aumentou quase 1% do PIB (GIAMBIAGI et all 2004, p. 374).

O debate sobre os gastos geradores de dficit na Previdncia, para os formuladores e analistas governamentais, baseia-se no clculo da razo entre crescimento da economia/ envelhecimento dos trabalhadores ativos. Desse modo, se a populao economicamente ativa (PEA) requerer o benefcio da aposentadoria cada vez mais cedo, haver uma disparidade na razo contribuinte/ beneficirio. Assim, a princpio, apenas essas duas prerrogativas j consubstanciariam as mudanas nas regras do Regime Geral do INSS bem como do Regime dos servidores pblicos. Observe, para tanto, a sequncia dos argumentos que esto fundamentando esse mesmo estudo do IPEA.

[...] a elevao da relao gasto com INSS/PIB esteve, naturalmente, ligada ao baixo crescimento do produto, devido ao maior crescimento do gasto em relao ao dinamismo da economia. Desse conjunto de informaes podemos concluir que o crescimento da despesa do INSS ao longo dos ltimos anos foi devido, principalmente, a trs fatores: a) efeito SM [salrio mnimo], pois como as aposentadorias com valor de exatamente 1 SM correspondem a mais de 30% do valor do estoque de benefcios, o aumento real dessa varivel pressiona esse componente especfico da despesa para cima; b) benevolncia da legislao, que permite aposentadorias precoces por tempo de contribuio, cujo estoque de beneficirios cresceu nos nove anos de 1994 a 2003 a uma mdia de mais de 6% a.a., muito superior ao total de aumento quantitativo dos benefcios, de pouco menos de 4% a.a., com o agravante de que se trata da aposentadoria mais cara; e c) efeito PIB, pois como o crescimento da economia foi baixo nesse perodo de nove anos apenas 2,0% a.a. um incremento do denominador inferior ao do numerador tende, por definio, a elevar a razo gasto com benefcios do INSS/PIB (GIMBIAGI et all. 2004, p. 379).

Ainda nessa perspectiva, os autores sugerem que para solucionar ou mesmo minimizar os impactos desses fatores sobre o oramento da previdncia, a economia precisaria crescer a taxas muito elevadas ou ainda seria necessrio buscar formas compensatrias de reduo do gasto pblico e/ou fontes de receita que viabilizem um aumento da carga tributria. Mesmo assim, segundo eles, ainda existiriam problemas

remanescentes s reformas. So eles: a) ausncia de idade mnima no regime geral; b) aposentadoria precoce das mulheres; c) aposentadoria precoce dos professores; d) vinculao entre o piso previdencirio e o salrio mnimo; e e) programas assistenciais com despesas crescentes (GIMBIAGI et all. 2004, p. 379). Para cada um desses problemas foi apresentado um modelo explicativo. Entretanto, h um elemento comum aos aspectos listados que resume toda a argumentao dos autores: o que eles prprios chamaram de legislao benevolente. Isto , nessa concepo, a legislao brasileira, apesar de ter avanado com a criao do fator previdencirio que solucionou parte dos problemas decorrentes de um dficit pblico mdio de 05% do PIB entre 1999 a 2003, ainda permite concesses de aposentadorias a trabalhadores que, por hora, esto longe de completar 60 anos e, alm disso, a expectativa de vida dos brasileiros, atualmente, est acima dos 70 anos. Para os autores preciso tambm levar em conta duas outras questes bsicas: i) a quantidade de recursos fiscais e ii) as regras em outros pases (GIMBIAGI et all. 2004). O que est em jogo nesse debate , portanto, o montante da contribuio e a tendncia mundial. Esta ltima se refere figura da aposentadoria antecipada. Para os autores o exemplo espanhol seria uma referncia importante, pois, possui regras mais rgidas e com descontos significativos, acaba impondo aos trabalhadores: primeiro, [...] simplesmente no [podero] se aposentar antes dos 60 anos; segundo, [...] no h distino entre homens e mulheres; terceiro, [...] depois dos 60 anos, mas antes dos 65, h um forte desconto na aposentadoria; e quarto, [...] o fator previdencirio igual a 1 aos 65 anos (GIMBIAGI et all. 2004, p. 381). A respeito do custeio do sistema previdencirio, h o questionamento sobre a melhor forma para a alocao futura dos recursos. O chamado modelo de repartio simples4, utilizado principalmente no regime geral tem recebido crticas por parte de alguns intelectuais que defendem outras formas de arrecadao como a capitalizao5, por exemplo. Sales (2004), a partir de projees matemticas em que pesa o equilbrio do modelo de repartio simples considerando a razo entre nvel de reposio e taxa de dependncia (D/R) ou ento, quantidade de benefcios/quantidade de trabalhadores (I/A) -, observou uma tendncia de irreversibilidade do valor de I/A motivando, assim, as

Modelo baseado na cooperao entre as geraes de trabalhadores. A contribuio social arrecadada dos trabalhadores em atividade custeia a aposentadoria da gerao anterior de trabalhadores. 5 Modelo privado de arrecadao. Baseado na lgica financeira.

duas principais reformas e, alm disso, outras duas variveis contribuiriam para tal situao: a expectativa de vida e a sobrevida da populao, sendo

[...] esta segunda atuando diretamente no aumento do valor de I. A impossibilidade de controle desta varivel, a exemplo do que vem se constatando na maioria dos pases, e especialmente naqueles menos desenvolvidos, pode inviabilizar o sistema previdencirio que esteja financiado no regime de repartio simples. Com o propsito de impedir o colapso dos sistemas de previdncia pblico, as naes vm implementando mudanas na legislao na direo de elevar o limite mnimo de idade para a aposentadoria, objetivando com isto retardar o crescimento do numerador e estimular o aumento do denominador (SALES, 2004, p. 17).

Essa afirmao corrobora com o que vem sendo discutido pelos pesquisadores do IPEA, confirmando, portanto, na perspectiva apresentada, que o problema de saneamento das contas da Previdncia uma questo de observar a demografia e o crescimento econmico do pas, prioritariamente. Sem contar ainda as dificuldades do Governo em elevar as taxas de contribuio, tendo em vista o risco de sonegao, inadimplncia ou mesmo de evaso de contribuintes (SALES, 2004, p. 20). Seguindo nessa mesma direo, em reflexes anteriores ao trabalho publicado pelo IPEA, Giambiagi (2000) baseado nas caractersticas do sistema previdencirio brasileiro defendeu enfaticamente todos esses argumentos afirmando que

A concluso, portanto, uma s: o Governo brasileiro desembolsa regularmente uma quantidade extremamente elevada de recursos para pagamento a uma minoria de aposentados. Os beneficirios dessa distoro isto , aqueles que se aposentam por tempo de servio -, portanto, em termos relativos, constituem uma minoria privilegiada. Da resulta a necessidade de proceder a realizar ajustes no sistema de aposentadorias, para impedir que esse tipo de prtica a aposentadoria a uma idade precoce se prolongue indefinidamente no tempo (GIAMBIAGI, 2000, p. 09-10. Grifos do autor).

poca desse estudo no havia sido aprovada nenhuma PEC em relao ao regime dos servidores pblicos, entretanto, Giambiagi (2000) j apontava a necessidade de a reforma atingir esse grupo. Nossa sugesto que o novo Governo a ser empossado em 2003 envie ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional contendo a exigncia de idade mnima crescente para aposentadoria e reduo do diferencial entre categorias (GIAMBIAGI, 2000, p. 18). Prosseguindo em

suas sugestes ou mesmo previses, assim pode-se dizer, o autor justificou que o equacionamento proporcional da idade entre homens e mulheres para requerer a aposentadoria deve seguir parmetros internacionais, tendo em vista a projeo demogrfica para os anos que seguiriam.

Estima-se que no ano em curso [2000] o Brasil tenha aproximadamente 13 milhes de pessoas com 60 anos ou mais e 1 milho de pessoas com 80 anos ou mais. Daqui a apenas 20 anos, esses valores devero ter aumentado para 27 milhes e 3 milhes de pessoas, respectivamente. O Brasil deve, portanto, comear a se preparar desde j para enfrentar esse desafio. Uma das mudanas que teria que ocorrer o aumento da idade de aposentadoria (GIAMBIAGI, 2000, p. 22).

Nesse sentido, o autor concluiu que


[...] h um conjunto de reformas que devem constar de uma agenda previdenciria para o futuro, a qual provavelmente invadir o prximo Governo e talvez at mesmo o de 2007/2010. O importante perceber, por parte daqueles que consideram que a etapa das reformas se encerrou, que a reforma da Previdncia est muito longe de ter se esgotada; e por outro, por parte dos partidrios de uma segunda gerao de reforma da Previdncia, que a rigor no haver uma segunda reforma e sim uma srie de iniciativas distribudas ao longo do tempo, no decorrer do qual espera-se que os atuais desequilbrios iro sendo gradualmente enfrentados e diminudos. O primeiro passo dessa sequncia foi dado com a aprovao da Emenda Constitucional da Previdncia Social em 1998 que limitou um pouco as condies de aposentadoria para os servidores pblicos e desconstitucionalizou o clculo do benefcio do INSS - e o segundo com a aprovao do chamado fator previdencirio em 1999. Resta agora dar continuidade a esse roteiro (GIAMBIAGI, 2000, p. 22. Grifos do autor).

O autor sinalizou ou at mesmo, como dito anteriormente, apresentou previses que se concretizaram nos dois mandatos do Governo Lula. Parafraseando ao autor, reformas que devem constar de uma agenda previdenciria para o futuro, a qual provavelmente invadir o prximo Governo [...], invadiu recentemente o Governo Dilma. A presidente sancionou em 30 de abril de 2012 a lei 12.618 que institui o regime de previdncia complementar [...] para os servidores pblicos titulares de cargo efetivo da Unio, suas autarquias e fundaes, inclusive para os membros do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico da Unio e do Tribunal de Contas da Unio (BRASIL, 2012, Art. 1). Esse novo fundo foi criado com caractersticas prprias:

a Unio autorizada a criar [...] as seguintes entidades fechadas de previdncia complementar, com a finalidade de administrar e executar planos de benefcios de carter previdencirio nos termos das Leis Complementares nos 108 e 109, de 29 de maio de 2001: I - a Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), para os servidores pblicos titulares de cargo efetivo do Poder Executivo, por meio de ato do Presidente da Repblica; II - a Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico Federal do Poder Legislativo (Funpresp-Leg), para os servidores pblicos titulares de cargo efetivo do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da Unio e para os membros deste Tribunal, por meio de ato conjunto dos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal; e III - a Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico Federal do Poder Judicirio (Funpresp-Jud), para os servidores pblicos titulares de cargo efetivo e para os membros do Poder Judicirio, por meio de ato do Presidente do Supremo Tribunal Federal. 1o A Funpresp-Exe, a Funpresp-Leg e a Funpresp-Jud sero estruturadas na forma de fundao, de natureza pblica, com personalidade jurdica de direito privado, gozaro de autonomia administrativa, financeira e gerencial e tero sede e foro no Distrito Federal. 2o Por ato conjunto das autoridades competentes para a criao das fundaes previstas nos incisos I a III, poder ser criada fundao que contemple os servidores pblicos de 2 (dois) ou dos 3 (trs) Poderes. 3o Consideram-se membros do Tribunal de Contas da Unio, para os efeitos desta Lei, os Ministros, os Auditores de que trata o 4 do art. 73 da Constituio Federal e os Subprocuradores-Gerais e Procuradores do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio (BRASIL, 2012, Art. 4. Grifos nossos).

A proposta dessa nova lei havia sido noticiada em uma srie de reportagens publicadas pelo Jornal Nacional6 no perodo do dia 28 de fevereiro a 03 de maro de 2012 que mostrou, sem grandes problematizaes, dentre outros aspectos, a introduo compulsria da previdncia complementar, no sentido de que os trabalhadores que ingressarem, a partir da vigncia da lei, no servio pblico que quiserem se aposentar com um valor acima do teto do INSS, tero de contribuir com o fundo complementar. Alm disso, permaneceu a defesa do aumento da idade mnima para a aposentadoria como uma das solues para os problemas dessa poltica da

Exibido pela Rede Globo.

Seguridade. Todas essas medidas parecem estar novamente, baseadas nos debates internacionais. muito cedo ainda para se problematizar os impactos das mudanas anunciadas nos primeiros meses do ano de 2012. Coloca-se, contudo, a necessidade de problematizar e analisar toda a explanao a respeito das reformas anteriores, luz do debate crtico. importante, nessa perspectiva, procurar demonstrar alguns equvocos que se processaram nas anlises desses autores que compe o grupo favorvel s reformas e que claramente se colocam como tendncia para a dcada atual.

1.1.2

A reforma da Previdncia: uma anlise crtica

Ao comear a problematizar tudo o que foi exposto anteriormente, primeiro deixar-se- claro de que mirante se observar essa realidade. comungando dos debates presentes nas correntes do marxismo e talvez fora dele, mas que no partilha daquela viso apresentada que a crtica reforma em curso se processa. Enquanto h vises que distorcem ou mesmo mascaram o que est sendo reservado no futuro das prximas geraes de trabalhadores, a viso de carter crtico e pautado na luta social como possibilidade revolucionria, tm trazido contribuies muito valiosas sobre essa perversa contra reforma (MARQUES; MENDES, 2004; GENTIL, 2007; BEHRING, 2008; FAGNANI, 2010) que atinge no somente a poltica de Previdncia Social, mas a Seguridade como um todo. Considerando, nessa perspectiva, como pano de fundo as incertezas e dificuldades no provimento das necessidades mais bsicas dos trabalhadores, provocadas pelo avano demasiado e contraditrio das foras produtivas e da reestruturao do capital7 que promove a liberao da fora de trabalho tornando-a superpopulao relativa e compulsoriamente inserindo-a no mundo do trabalho informal que a anlise da Reforma da Previdncia ganha uma tnica de crtica reflexiva, fundamentada nas categorias da contradio e da totalidade. Para no deixar de fora desse momento de reflexo e debate o Ministro do Governo FHC, Bresser-Pereira, um dos principais mentores dessas e de outras reformas, frente do Plano Diretor de Reforma do Estado (PDRE) na dcada de 1990, apresentar-

Entende-se por reestruturao do capital um conjunto de estratgias ideolgicas, polticas e econmicas adotadas no curso da histria das crises capitalistas para aumentar, sob a forma de mais-valia, a lucratividade do capital, mascarando a superexplorao dos trabalhadores.

se-, ainda que brevemente, a sua contribuio intelectual e reflexiva no que se refere a esse momento histrico. O autor defendeu a reforma gerencial do Estado como alternativa para o crescimento e desenvolvimento do pas. Produziu um texto publicado em 1999, no qual narrou como o PDRE se deu e ainda, qual foi a sua prpria percepo acerca daquela proposta. Iniciou seu texto dizendo que no estava prevista na plataforma de governo do ento candidato Fernando Henrique Cardoso tamanha inteno de reforma, mas esta se revelou como uma demanda necessria mesmo no havendo conscincia disso por ocasio da campanha.
Desde o incio do governo Fernando Henrique Cardoso, em 1995, as emendas constitucionais destinadas a reformar o Estado assumiram uma importncia fundamental na agenda do pas. Alm de uma primeira emenda eliminando os monoplios estatais nos setores energtico e de comunicaes, facilmente aprovada nos primeiros meses do novo governo, trs grandes emendas constitucionais foram enviadas ao Congresso: reforma tributria, reforma da previdncia social e reforma administrativa (BRESSER-PEREIRA, 1999, p. 05, grifos nossos).

Foram anunciadas mudanas audaciosas para um mandato que se iniciou, do ponto de vista das expectativas do eleitorado, com a tmida esperana do mesmo em ver queda na taxa de inflao e, sobretudo, experimentar aumento do poder de consumo, tendo em vista a herana de endividamento, pobreza e corrupo deixada pelo Governo Collor. O Governo FHC, entretanto, consolidou no s o Plano Real. Colocou em prtica muito mais que uma reforma gerencial do Estado Brasileiro: optou por seguir os cnones do neoliberalismo para o que contou com a colaborao de grande parcela da populao, inclusive da prpria classe trabalhadora. A avaliao de Bresser-Pereira sobre tudo isso foi no sentido de compreender que a adoo de um modelo de administrao empresarial, pautada nos princpios da new public management e da qualidade total (BRESSER-PEREIRA, 1999), era a melhor deciso que se poderia tomar, para assim, colocar o Brasil no rol da fama da administrao pblica e ser lembrado pelos organismos internacionais. O autor sintetiza: [...] a Reforma Gerencial da Administrao Pblica Brasileira lanada em 1995 avanou nas trs dimenses previstas pelo Plano Diretor: a institucional, a cultural e a gerencial (BRESSER-PEREIRA, 1999, p. 09, grifos nossos). E de fato uma nova cultura poltica se instaurou no pas. Aquela sociedade brasileira que lutava por direitos civis, polticos e sociais luz da democracia na poca

da Ditadura Militar se tornou, em grande medida, apenas uma referncia histrica. Essa nova cultura, ideologicamente orientada pelo neoliberalismo, engoliu os embates polticos que eram claramente posicionados: na direita e na esquerda. Promoveu tambm crescimento econmico s custas de polticas fiscais capitalistas mascaradas por argumentos pouco consistentes como aqueles apresentados no item anterior, quais sejam: a legislao benevolente; a questo da idade para a aposentadoria; a questo de gnero; o tempo de contribuio e o suposto dficit nas contas da previdncia. Porm, antes de retomar esse debate, mais uma fala do ex Ministro resume bem todo aquele momento histrico e merece ser comentada e problematizada.

A emenda constitucional da previdncia social, que terminou sendo aprovada pelo Congresso no final de 1998, era apenas a sombra do projeto original do governo. A reforma tributria apresentada em 1995 foi finalmente abandonada pelo prprio governo, que, apenas em 1998, apresentou sem muita preciso [...] um novo projeto de emenda [...]. Como explicar resultados to diferentes? Onde reside o segredo do sucesso desta reforma? De acordo com minha experincia, a aprovao de grandes reformas depende de quatro fatores: [a] necessidade, [b] concepo e desenho, [c] persuaso democrtica, e [d] alianas. H necessidade quando a reforma responde a uma demanda social real (BRESSER-PEREIRA, 1999, p. 10, grifos nossos).

O autor declara que a reforma da Previdncia, naquele momento, precisou sofrer alteraes e, como visto anteriormente, atingiu prioritariamente o Regime Geral da Previdncia. No que tange aos servidores pblicos, entraram nas mudanas no Governo do PT na dcada seguinte. A partir da o cenrio de reformas foi ampliado para todos os trabalhadores. O que o PSDB e sua aliana mais direitista no conseguiram aprovar na Cmara e Senado, o PT apoiado pelo PMDB principalmente, acirrou e disseminou o receiturio dos organismos multilaterais. Essa uma histria contada de diferentes formas pelos autores crticos e tambm autores no to crticos, mas o que importa ressaltar que em meio a todo esse processo, Bresser (1999) questiona onde reside o segredo do sucesso desta reforma? e conclui: a reforma responde a uma demanda social real. De qual sucesso e de qual demanda social real se refere o autor? Compreender tais reformas como sucesso considerar que existe consenso entre classe trabalhadora e capitalista e que foram atendidas de igual modo ambas as classes. Na verdade a demanda social real defendida pelo ex-Ministro materializa-se pelo avano da especulao; pelo crescimento

dos investimentos de capital fictcio em detrimento da criao de novos postos de trabalho formal. O quadro que se segue mostra o cenrio do mercado de trabalho no Brasil entre os meses de novembro de 2011 e janeiro de 2012. Entretanto, em primeiro lugar, deve-se ressaltar que para a metodologia de pesquisa adotada pelo IBGE, emprego sinnimo de trabalho. Em segundo lugar, se forem observados os dados sem considerar essa particularidade, o que se verifica que em termos proporcionais no h grandes diferenas entre as taxas de ocupao com carteira assinada. Isso quer dizer que os trabalhadores sem carteira assinada e por conta prpria - sublinhados no quadro -, em grande medida, no recolhem contribuio ao INSS. No porque facultam a contribuio por uma escolha exclusivamente pessoal, mas porque sua renda total, via de regra, acaba sendo suficiente apenas para garantir a sua sobrevivncia de sua famlia, a curto prazo. Quadro II Composio do atual mercado de trabalho: Pesquisa Mensal de Emprego (PME) IBGE 2012

Fonte: Sistematizao a partir do quadro original da Pesquisa Mensal de Emprego. IBGE. Pesquisa Mensal de Emprego. 2012. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/pme_201201tm_0 1.shtm> Acesso em: Maro de 2012.

E uma ltima questo que merece ser analisada nesse quadro refere-se aos dados sobre a populao em idade ativa (PIA); populao economicamente ativa (PEA) e populao no economicamente ativa (PNEA). Em relao ao que a PME classifica como populao em idade ativa, percebe-se, que entram na estimativa crianas a partir dos 10 anos de idade. Inclu-las na pesquisa, ao mesmo tempo estimula a violncia que o trabalho infantil e refora o debate sobre essa questo no sentido de no fechar os olhos para essa realidade. contraditrio e, se essa reflexo no estiver equivocada, merece ser debatida em outros momentos e espaos. No que se refere PEA e PNEA, observe que em nmeros absolutos a diferena entre ambas perfaz um total de 5.576 trabalhadores, no ms de janeiro. Esse dado bruto e sem as devidas reflexes, comprovam o dficit na Previdncia sob o argumento da inverso da razo da taxa de reposio e dependncia, como foi apresentado pelos autores que compe a ala favorvel reforma. Porm, nenhum deles trouxe para o debate ou sequer, mencionou a mais importante das reformas que foi a EC que regulamentou a DRU Desvinculao das Receitas da Unio8. Os argumentos que conduziram contra reforma em curso, como foram apresentados na seo anterior, foram: a) mudana no perfil demogrfico da populao brasileira o pas est envelhecendo; b) diminuio das contribuies o modelo de repartio simples entrar em colapso quando inverter a razo entre contribuinte (PEA) e beneficirios (aposentados e pensionistas); c) riscos de inadimplncia e sonegao; d) legislao benevolente regras pouco rgidas na concesso das aposentadorias; as mulheres e professores se aposentam muito cedo; e, e) baixo crescimento da economia o PIB cresceu apenas 2,0 a.a na dcada passada. Devidamente listados e relembrados os principais argumentos para o dficit, desvela-se o primeiro equvoco: mito o dficit contbil da Previdncia. Gentil (2007)
8

O debate a respeito das implicaes dessa Emenda ser pormenorizado mais adiante ainda nessa seo.

informa que o que se est sendo chamado de dficit, na verdade, o saldo previdencirio negativo, decorrente da [...] soma (parcial) de receitas provenientes das contribuies ao INSS sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho e de outras receitas prprias menos expressivas, deduzidas das transferncias a terceiros e dos benefcios previdencirios do RGPS (p. 05). Essa transferncia a terceiros refere-se ao Sistema S (SESI, SENAC, SENAI, SENAR, SEBRAE, SESC, SEST, SENAT) (GENTIL, 2007). Isso quer dizer, portanto, que no clculo utilizado, no esto consideradas todas as formas de arrecadao previstas na Constituio, gerando dficit aparente. Em segundo lugar, parecem, e apenas parecem convincentes tais argumentos. Se se for analisar o preceito da Seguridade Social luz da Carta Magna verifica-se que a mesma foi criada a partir de uma

[...] estrutura [de] financiamento, com slidas e diversificadas bases de arrecadao que, at o momento, est preservada no texto da Constituio. As investidas liberal-privatizantes da poltica econmica desencadeadas nos trs ltimos governos no conseguiram, ou pelo menos, ainda no conseguiram, viabilizar econmica e politicamente sua alterao (GENTIL, 2007, p. 07).

A autora buscou na interpretao da Constituio a melhor forma de desvelar esse equvoco amplamente divulgado e consumido pelas mdias capitalistas brasileiras. Os argumentos de GENTIL (2007) no se fragilizam, ao contrrio, se tornam cada vez mais fortes na medida em que amplia sua base argumentativa para alm da defesa da DRU como a principal responsvel pela gerao do dficit nominal. Antes mesmo de consider-la no debate, merece destaque mais um trecho em que a autora busca demonstrar os problemas no atual clculo previdencirio:

Diversificou-se, ento, a captao de receitas, [contextualizada pela crise dos anos 1980] com a incluso de contribuies sociais que incidem sobre o faturamento, o lucro, a apurao das loterias e, posteriormente, a movimentao financeira [COFINS, CSLL e antiga CPMF, respectivamente], para que no apenas a previdncia, mas o sistema de seguridade social como um todo se tornasse menos vulnervel ao ciclo econmico e fazendo com que toda a sociedade contribusse para a manuteno das trs reas, consideradas direitos da cidadania e obrigao do Estado. No faz sentido, portanto, excluir aquelas fontes de recursos do clculo do resultado financeiro da previdncia, sob o risco de perda do entendimento do conceito de seguridade social e do discernimento sobre o processo de construo histrica deste sistema (GENTIL, 2007, p. 11, grifos nossos).

Realmente no faz sentido, ou melhor, no deve continuar a existir esse contrassenso, entretanto, ao mesmo tempo em que permanece constitucionalmente garantida, como um direito social inalienvel, cujo pressuposto bsico ser um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade (Art. 194), como dito inicialmente, prpria Seguridade Social no foi garantida, desde 1988, que as fontes de financiamento tambm fossem integradas. Na prtica isso permite que tanto distores de interpretao como remanejamentos de recursos se tornem corriqueiros e questionados apenas quando objeto de estudo acadmico. Como se no bastasse, aos olhos internacionais, essa poltica fiscal e de gerenciamento de recursos pblicos aplaudida por ser uma iniciativa promissora para os pases emergentes, aumentando a confiana, isto , auxiliando na diminuio do risco pas e trazendo novos empreendimentos multinacionais para sugar ainda mais as riquezas nacionais, mesmo que para isso essas empresas, em contrapartida, tenham que criar novos, mas poucos, postos de trabalho. Em terceiro lugar e, ainda baseado no jogo poltico de criaes de leis que ferem a Constituio, mas que continuam sendo aprovadas na casa competente, isto , o Legislativo, tem-se, em 2000 a promulgao da Lei de Responsabilidade Fiscal, que a partir da adoo de uma metodologia imprpria, essa lei, na concepo de Gentil (2007, p. 12),

[...] fere os princpios de diversificao das fontes de arrecadao, de solidariedade social e de sustentabilidade financeira concebidos para o sistema de seguridade social na Carta Maior. Atravs do seu artigo 68 [...] cria o Fundo do Regime Geral de Previdncia Social, vinculado ao Ministrio de Previdncia e Assistncia Social, com a finalidade de prover recursos para o pagamento dos benefcios do regime geral de previdncia social [...]. [...] Da forma como foi criado, o Fundo [...] trs [sic] um duplo equvoco ou um duplo desarranjo nos preceitos constitucionais. Primeiro, porque ao criar um fundo exclusivo para a previdncia, a LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal] desconstitui o conceito de seguridade, tal como formulado na Constituio. Esse foi o passo necessrio para o segundo equvoco: considerar os recursos da COFINS, CSLL e [da antiga] CPMF como externos ao oramento da previdncia e, portanto, passveis de serem rotulados como transferncias da Unio. Pelo artigo 195 da Constituio Federal essas receitas pertencem, expressamente, ao financiamento da seguridade social, logo, no so recursos transferidos, mas recursos prprios. Mais do que isso, abriu-se espao para a afirmao de que tais recursos,

transferidos da Unio, so valores destinados a cobrir um suposto dficit no oramento da previdncia com verbas subtradas do oramento fiscal. Essa interpretao distorce a verdadeira natureza da questo e d margem a uma anlise defeituosa que coloca a previdncia social como alvo de reformas urgentes por ameaar o equilbrio fiscal do governo geral (GENTIL, 2007, p. 12-13. Grifos da autora).

A extinta CPMF se configura como uma contribuio provisria voltada para financiar a sade, mesmo assim, deveria ter sido encarada como recurso prprio da Seguridade social. Gentil, reforou em suas reflexes que

Essas receitas [isto , as contribuies sociais], entretanto, continuam vinculadas seguridade social e por ela geridas, ou seja, devem ser aplicadas em sade, assistncia social e previdncia, ainda que sejam arrecadadas, fiscalizadas, lanadas e normatizadas pela Receita Federal, pois os rgos da seguridade social tm assegurada a gesto de seus recursos pela Constituio Federal (GENTIL, 2007, p. 14).

Verifica-se que cada vez mais o neoliberalismo tem encontrado um terreno frtil para disseminar os seus pilares e garantir ideologicamente o avano do capital sobre as conquistas da classe trabalhadora, recrutando cada vez mais polticos e intelectuais que sejam capazes de interpretar distorcidamente os preceitos constitucionais de forma que parea a interpretao mais real e condizente com o que est expresso na Carta Magna. Um exemplo disso foi a fragmentao na organizao operacional da prpria Seguridade, desde o Governo Collor. Apoiado em Teixeira (1991), Fagnani (2010, p. 06), diz que
A reforma administrativa empreendida por Collor [...] ao invs de constituir o Ministrio da Seguridade Social, optou pelo caminho da fragmentao, abandonando o conceito de seguridade e empreendendo uma volta atrs na prpria concepo do sistema de proteo, reforando a velha ideia de seguro. Reunindo os antigos INPS e IAPAS em um nico instituto que no por acaso chamou de Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, ademais, colocando toda a estrutura previdenciria sob a jurisdio do velho Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social.

Somado a tudo isso, tem-se a DRU, auge do debate quando o objetivo desvelar o mito do dficit previdencirio. Fruto de uma proposta de emenda constitucional em 1999 e, originalmente programada para vigorar at o ano de 2003 (BEHRING, 2008), a DRU se revelou para os governos como um valioso instrumento de gesto, pois na

proposta e na prtica essa emenda garante a possibilidade de desvincular leia-se desviar 20% dos recursos do oramento da Seguridade para ser utilizado de acordo com as demandas e necessidades da Unio. Esses recursos tm sido utilizados, desde a sua criao, para compor supervit primrio, reserva necessria ao pagamento de juros da dvida. Digno de nota tambm o fato de essa estratgia de governar j ser uma velha conhecida do pas. Antes de se chamar Desvinculao das Receitas da Unio, era o Fundo Social de Emergncia (FSE) em 1994, no Governo de Itamar Franco e, depois o Fundo de Estabilizao Fiscal (FEF), no primeiro mandato de FHC. Tornou-se DRU em 1999, no segundo mandato do Governo FHC, expirando seu prazo de validade em 2003, e mais que rapidamente ganhou nova sobrevida nos mandatos do Governo Lula (2003-2010) e, recentemente foi renovada para vigorar at o ano de 2015 (CONCEIO, 2012). A proposta j havia sido aprovada no Congresso e s estava esperando a chancela final do Senado, que ocorreu s vsperas das festas de fim de ano. Foi aprovada nessa casa, de acordo com os veculos de comunicao, com 55 votos favorveis, 13 contrrios e uma absteno, pouco tempo antes de perder sua vigncia em 31 de dezembro de 2011. O Brasil assiste mais uma vez a vitria das foras do capital. A pequena trajetria dessa EC indica que a mesma se tornou a galinha dos ovos de ouro dos ltimos governos. J so 18 anos de existncia daquilo que deveria ser provisrio, e mesmo que parea grosseira essa metfora - inspirada no conto de fadas Joo e o p de Feijo de 1807: qual gigante mataria sua fonte mais preciosa de riqueza? Em cifras, a aprovao da DRU para o mandato do governo Dilma, significa R$ 62,4 bilhes (LIMA, 2012). Montante que poderia estar sendo investido na poltica de sade, por exemplo, face ao descaso massivamente noticiado pelos veculos de comunicao. Entretanto, esse montante ir compor o supervit primrio, que em nada tem a ver com poltica social, mas sim com poltica fiscal e econmica. Felizmente permanecem apenas os 20% e no se concretiza o temor de FAGNANI (2010, p. 07, grifos nossos) que ao discorrer sobre o Dficit nominal zero, com base em Giambiagi, informou que:

Para completar, tiveram a ousadia de propor a ampliao da DRU dos atuais 20% para 40%. A tese do pas ingovernvel foi reeditada pela ortodoxia econmica que recomendou que todos os esforos fossem concentrados na me de todas as reformas, que ser a previdenciria,

sem a qual o pas ser invivel (sic) (Fabio Giambiagi, Valor, 18/10/2005).

Por fim, comparecem como ltimas das principais notas na forma com que vem sendo tratada a Seguridade Social, cujo aspecto debatido aqui nesse espao foi a reforma previdenciria, os seguintes aspectos: a) a desconsiderao de que [...] a Constituio Federal estabelece mecanismos de controle social, e democrtico para assegurar que os princpios orientadores da organizao [..] e [...] Oramento da Seguridade Social sejam efetivamente cumpridos pelo Executivo Federal (FAGNANI, 2010, p. 01) e b) as implicaes da proposta de reforma tributria, de autoria do Poder Executivo, identificada como PEC 233/2008 (DELGADO, 2008; FAGNANI, 2010). A primeira questo refere-se ao que Fagnani (2010, p. 08), ao descrever o Frum Nacional da Previdncia Social, chamou de oportunidade dos setores conservadores de concluir

[...] o servio que vem fazendo desde a Assembleia Nacional Constituinte. No debate proposto por esse segmento transparece uma construo ideolgica baseada em mitos e fatos parciais. Tentam comprovar inviabilidade financeira da Seguridade Social e fazer retroceder conquistas muitas das quais j efetivadas. Prevaleceu a viso de que a natureza da questo financeira da Previdncia Social decorreria exclusivamente de fatores endgenos ao prprio sistema: em sntese, o desequilbrio financeiro seria consequncia exclusiva do crescimento dos gastos com benefcios, reflexos da suposta generosidade do atual plano de benefcios.

Na mesma direo, a segunda questo refere-se tentativa de mais uma contra reforma. A PEC 233/2008 bombardeia o financiamento da Seguridade Social, tornandoo, se aprovada, alvo de ajustes casusticos na conjuntura dos oramentos anuais, sob forte disputa de interesses econmicos muito poderosos (DELGADO, 2008, p. 07). Isso significa novos acirramentos na disputa do fundo pblico, sob o argumento de acabar com a guerra fiscal. Por tudo isso, vale a pena, nesse momento, realizar uma pequena sntese no sentido integrar alguns aspectos, problematizando, inferindo e analisando toda a reflexo proposta.

Consideraes finais

A dificuldade de falar sobre a reforma da poltica de Previdncia Social foi sendo deixada de lado e se tornou um desafio envolvente, em virtude de durante a construo desse estudo, ter sido necessrio reunir o maior nmero de argumentos possveis para desvelar o equvoco do dficit previdencirio, um dos pivs do perverso desmantelamento dos direitos sociais garantidos pela Seguridade. Nesse sentido, preciso registrar que, pelo menos em termos de debate terico e acadmico, esse equvoco est mais que desvelado. Foram muitas as referncias encontradas para dar conta dessa parte da reflexo em comparao ao que foi encontrado no polo oposto, formado por intelectuais que defendem a urgncia e acirramento da reforma. Isso posto, cabe aqui apenas exprimir algumas consideraes, no sentido de fortalecer o debate, sem a pretenso de esgot-lo. Comeando pela PEC 233/2008, em ltima instncia sua aprovao acirraria, como dito acima, a disputa pelo fundo pblico, refletindo no que Behring (2008) considera como disputas existentes na sociedade de classes. A classe trabalhadora, de um lado, tenta garantir direitos sociais, expressos em polticas pblicas e o capital, de outro, com sua fora hegemnica, consegue assegurar a participao do Estado em sua reproduo por meio de polticas e subsdios econmicos, de participao no mercado financeiro, com destaque para a rolagem da dvida pblica, um elemento central na poltica econmica e alocao do recurso pblico (BEHRING, 2008, p. 52-53). Est mais que garantida essa demanda do capital com a nova aprovao da DRU para mais pelo menos um mandato da presidente Dilma Rousseff. O Estado percebido no como um ente neutro e acima da luta de classes, mas como uma arena de disputa que claramente concede vantagem ao bloco hegemnico vigente. Neste sentido, a postura dos trabalhadores, grupos e movimentos sociais frente a mais esse avano do capital deve ser de resistir e organizar-se enquanto classe, face conjuntura de descasos em srie com que as polticas sociais, principalmente a sade, a assistncia e a educao, pilares importantes na reproduo da fora de trabalho destinada a produzir riqueza, vem sendo tratadas. Alm disso, a reviso terica revelou o que no deveria acontecer na prtica. A Constituio Federal de 1988 suficientemente clara ao estabelecer a concepo de Seguridade Social: as bases de financiamento e distribuio dos recursos entre as polticas do trip, alm, claro, das formas de controle social. O Ttulo Da Ordem Social tem sido um encalo para o Estado travestido de neoliberalismo. So inmeras e frequentes as defesas da tese de que a CF 88 um empecilho para o desenvolvimento

econmico do pas. So, nessa concepo, princpios e diretrizes rgidos e ultrapassados que no acompanham o cenrio mundial. Esse discurso se complementa quando o assunto so as atuais regras de aposentadoria dos regimes da Previdncia, isto , Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) e Regime Prprio de Previdncia Social (RPPS). fundamental, de acordo com a ala conservadora, ficar atento conjuntura econmica, s decises dos pases centrais ao se discutir ou mesmo colocar em prtica novas regras, que facilitam ou dificultam o acesso ao direito social irrevogvel que a aposentadoria e tambm os outros benefcios previstos na Lei Orgnica da Previdncia e na CF 88. Em outras palavras, o Brasil deve continuar a se espelhar nas decises, em termos de polticas econmicas e sociais, nos Estados Unidos e na Europa. Vale relembrar, portanto, a recomendao de Giambiagi (2004) em que o Brasil deve seguir o majestoso exemplo espanhol e assim, obviamente retroceder em termos de conquistas de direitos sociais. Parece culpa do trabalhador. Ele envelhece, ele no contribui, ele tenta burlar as regras da Previdncia. E assim vo sendo construdas as justificativas em torno da reforma, quando na verdade estas encobrem os investimentos em capital fictcio sob a forma de ttulos da dvida pblica e tambm privada. Merece destaque a contribuio de Gentil (2007, p. 20) que demonstrou que o dficit repousa sobre pobres argumentos.

Se houvesse a elaborao, de forma isolada, do oramento da seguridade social, ficaria revelado, com clareza: 1) que o desequilbrio oramentrio est no oramento fiscal e no no oramento da seguridade social ou no oramento da previdncia social; 2) que a seguridade social no recebe recursos do oramento fiscal, ao contrrio, parte substancialmente elevada de seus recursos financia o oramento fiscal; e, 3) que no a previdncia que causa problemas de instabilidade econmica e crise de confiana nos investidores, mas a poltica econmica que atinge a previdncia, a sade pblica e a assistncia social, precarizando servios essenciais sobrevivncia da classe trabalhadora.

Diante dessa reflexo, encoraja-se a afirmar que embora na histria da poltica de Previdncia social brasileira tenham se processado avanos memorveis, sendo o maior deles, nessa concepo, a incluso dos trabalhadores rurais como segurados, garantindolhes um salrio mnimo, bem como as melhorias tecnolgicas das agncias do INSS, a contratao de tcnicos via concursos, dentre outros, no se conseguiu consolidar uma

cobertura universalista. A lgica do seguro permanece como o pilar de sustentao dessa poltica. O capital expropria a velhice, portanto, como uma necessidade de renovao da fora de trabalho gil e no auge do vigor fsico e intelectual. Cabe ao Estado, do ponto de vista do capital, dar conta do trabalhador idoso, que nessa perspectiva como se fosse um resduo da produo e a aposentadoria se revela, ao mesmo tempo: reivindicao da classe trabalhadora, primeiro direito trabalhista e social; e, estratgia de reproduo do capital. Em outras palavras, as dificuldades e o desmonte em que se encontra a Seguridade Social, revela que as reformas da previdncia em curso desde a dcada de 1990, atendem aos interesses do capital garantindo ao capital fictcio perenidade, por meio do pagamento dos juros da dvida pblica. Independentemente das necessidades e demandas da classe trabalhadora, a reforma da previdncia vem se tornando um fato perverso, dificultando cada vez mais o acesso do trabalhador a esse direito historicamente conquistado. Os contornos da reforma da Previdncia uma das respostas do Estado que tem impactado direto na vida do trabalhador, aumentando as dificuldades dos trabalhadores, na velhice. O entendimento dos tcnicos do governo de que a reforma uma forma de consertar a legislao benevolente, em que a idade mnima para a aposentadoria no condiz mais com a expectativa de vida dos trabalhadores e que no possvel mais resguardar a diferena de idade entre os sexos no acesso ao benefcio, contribuem para o risco de uma velhice desamparada, quando muito estar resguardada pelo Benefcio da Prestao Continuada se a condio do idoso estiver adequada aos critrios de concesso. Assim, obrigando o trabalhador a recorrer a outras formas de previdncia. A velhice se torna uma fonte rentvel para os fundos privados de penso9.
Referncias

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra reforma: destruio do Estado e perda de direitos. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2008.

Ver: VACCARO, Stefania Becattini. Fundos de penso: um caminho socioeconomicamente vivel?. Dissertao (mestrado) Universidade Federal do Esprito Santo, Centro de Cincias Jurdicas e Econmicas, 2009.

BEHRING, Elaine Rossetti. Acumulao capitalista, fundo pblico e poltica social. In: BOSCHETTI, Ivaneti; BEHRING, Elaine Rossetti (orgs). Poltica Social no capitalismo: tendncias contemporneas. So Paulo, Cortez: 2008. BRASIL. Ttulo VIII - Da Ordem Social. Constituio Federal 1988. Braslia. Disponvel em: <http://www.cfess.org.br/pdf/legislacao_constituicao_federal.pdf>. Acesso em: Maro de 2012. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Reflexes sobre a reforma gerencial brasileira de 1995. In: Revista do Servio Pblico, 50(4), 1999. Disponvel em: <http://www.bresserpereira.org.br/papers/1999/93.reflexoessobrerefgerencial.p.pg.pdf> . Acesso em: Maro de 2012. CONCEIO, Jos Antnio da. DRU foi aprovada PSDB foi coerente na votao? OBSERVADOR POLTICO, 2012. Disponvel em: <http://www.observadorpolitico.org.br/grupos/congresso/forum/topic/dru-foi-aprovadapsdb-foi-coerente-na-votacao/>. Acesso em: Maro de 2012. DELGADO, Guilherme C. Reforma Tributria e suas Implicaes para os Direitos Sociais (Seguridade Social). 2008. Disponvel em: <http://www.cebes.org.br/anexos/Reforma%20Tribut%C3%A1ria%20e%20Seguridade %20Social%20-%20Guilherme%20Delgado.pdf> Acesso em: Maro de 2012. FAGNANI, Eduardo. Previdncia Social e Constituio Federal: Qual a Viso dos Juristas?. In: TRIBUTAO em revista - Ano 16 N 57 Jul-Dez 2010. Disponvel em: <http://conselho.saude.gov.br/cm/artigos/Previdencia_Social_ConstituicaoFederal_Qual _visao_Juristas_Eduardo_Fagnani.pdf> Acesso em: Maro de 2012. GENTIL, Denise. A Falsa Crise do Sistema de Seguridade Social no Brasil: uma anlise financeira do perodo 1990 2005. I Congresso Trabalhista Brasileiro. 2007. Disponvel em: <http://www.coreconrj.org.br/ced/artigo_denise_gentil_reforma_da_previdencia.pdf>; <http://www.ptb.org.br/?page=ConteudoPage&cod=3058>. Acesso em Maro de 2012. GIAMBIAGI, Fbio. As muitas reformas da Previdncia Social. BNDES, 2000. Disponvel em:<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arqui vos/bf_bancos/e0001201.pdf>. Acesso em: Dezembro de 2011. GIAMBIGI, Fbio et all. Diagnstico da previdncia social no brasil: o que foifeito e o que falta reformar?. IPEA. Pesquisa e planejamento econmico. ppe, v.34, n.3, dez 2004. Disponvel em: <http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/73/47>. Acesso em: Dezembro de 2011. JORNAL NACIONAL. Deputados aprovam projeto que cria fundo de previdncia complementar para servidores pblicos. Vdeos, Jornal Nacional: Rede Globo, 2012. Disponvel em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/deputadosaprovam-projeto-que-cria-fundo-de-previdencia-complementar-do-servidorpublico/1834280/> Acesso em 28 de fevereiro de 2012.

JORNAL NACIONAL. Governo aprova na Cmara o fundo de previdncia complementar do servidor pblico. Vdeos, Jornal Nacional: Rede Globo, 2012. Disponvel em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/governoaprova-na-camara-o-fundo-de-previdencia-complementar-do-servicopublico/1836003/>. Acesso em 29 de fevereiro de 2012. JORNAL NACIONAL. Correspondentes mostram como funciona a previdncia em pases da Europa e Estados Unidos. Vdeos, Jornal Nacional: Rede Globo, 2012. Disponvel em: <http://g1.globo.com/jornalnacional/videos/t/edicoes/v/correspondentes-mostram-como-funciona-a-previdenciaem-paises-da-europa-e-estados-unidos/1839678/>. Acesso em: 02 de maro de 2012. JORNAL NACIONAL. Ministro diz que criar idade mnima uma das solues para a previdncia. Vdeos, Jornal Nacional: Rede Globo, 2012. Disponvel em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/miinistro-diz-que-criar-idademinima-e-uma-das-solucoes-para-previdencia/1840880/>. Acesso em: 03 de maro de 2012. LIMA, Maria. Senado aprova DRU em segundo turno e governo respira aliviado. O Globo, 2012. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/12/20/senado-aprova-dru-em-segundoturno-governo-respira-aliviado-422464.asp>. Acesso em: Maro de 2012. MARQUES, Rosa Maria; MENDES, quilas. O Governo Lula e a contra reforma previdenciria. In: So Paulo em perspectiva, 18(3): 3-15, 2004 [online]. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v18n3/24774.pdf>. Acesso em: Dezembro de 2011. MORAES, Vincius. Operrio em construo. Poema. Disponvel em: <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_operario _em_construcao>. Acesso em: Maro de 2012. SALES, Vicente Anderson Paz. Uma breve discusso sobre a previdncia social do Brasil. 2004. Dissertao (Mestrado em Economia) Curso de Ps-Graduao em Economia, Universidade Federal do Cear, Cear.

S-ar putea să vă placă și