Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR

ENGENHARIA ELTRICA

PROJETO DE ENGENHARIA AMBIENTAL UMA AULA DE BOTNICA

MARCELA BABINI CABRAL

PROFESSORA: NILENA DIAS

SOBRAL 25/06/2013

SUMRIO
1. Justificativa ........................................................................................................................................03 2. Objetivo .................................................................................................................................... ..........03 3. Metodologia ....................................................................................................................................... 03 4. Participantes ....................................................................................................................................... 04 4.1 Dados da Escola ................................................................................................................... 04 4.2 Colaboradores....................................................................................................................... 04 5. Planejamento ..................................................................................................................................... 05 6. Descrio da Realizao da Atividade .............................................................................................. 05 7. Avaliao do Resultado Alcanado ................................................................................................. 08 8. Anexos ............................................................................................................................................. 08 8.1 O Mtodo Montessori .......................................................................................................... 08 Referncias ............................................................................................................................................. 11

1. JUSTIFICATIVA
Nos ltimos anos, devido evidente necessidade, vieram tona discusses sobre a degradao do Meio Ambiente, o que a causou e como a humanidade pode continuar a se desenvolver sem prejudic-lo o que seria prejudicar a prpria humanidade. Em meio a essas discusses, percebeu-se que o que ocorre atualmente, na verdade, fruto da disseminao da ideia equivocada de crescimento ininterrupto e ilimitado que est enraizada no inconsciente da humanidade e que nos trouxe crise atual. Fez-se urgente, ento, a conscientizao das pessoas como um todo e, principalmente, a educao das prximas geraes para um modelo de desenvolvimento cuja manuteno seja possvel e garantida o desenvolvimento sustentvel.

2. OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo geral a adoo, por parte dos educadores (pais e professores), com possvel extenso para toda a comunidade, de uma filosofia de educao voltada para a proteo do meio ambiente e o desenvolvimento sustentvel. Para isso, o projeto tem como foco central o conhecimento de que as crianas absorvem mais e melhor o que se quer passar a elas quando existe contextualizao e o contato com o real, colocado em prtica aqui atravs de atividades com inspirao montessoriana, em que os alunos podem ter contato com a natureza de forma geral, em especial aquela que os rodeia. Com isso, busca-se despertar na criana o sentimento de interconexo com a natureza, o zelo e a curiosidade por ela, bem como pelo ambiente em que est inserida.

3. METODOLOGIA
Como citado anteriormente, as atividades exercidas nesse projeto tm inspirao montessoriana - para mais explicaes sobre o Mtodo Montessori, recomenda-se a leitura do texto anexo a esse projeto. Um dos pilares em que se sustenta o Mtodo o da Educao Csmica. De maneira breve, quer dizer que os contedos devem ser apresentados de forma a levar a criana a perceber que tudo no universo est conectado e interdependente. Gabriel Salomo, professor da Prima Escola Montessori de So Paulo, em seus Crculos de Estudo em Montessori (dispoveis online), d um exemplo:

Ela (Maria Montessori) dizia, como hoje sabe a Cincia, que tudo est interligado: todos os seres vivos e todos os seres no-vivos esto interligados e so interdependentes. A ideia que ns consigamos fazer a criana sentir e perceber essa interconexo. Isso conseguido desde que elas so muito pequenas, por meio de passeios natureza, por exemplo, onde se mostra uma rvore e tudo o que habita nessa rvore: os insetos, as lagartas, as plantas que habitam em volta do tronco e nos galhos (...). Isso vai sendo dito para a criana, e todo um sistema organizado vai sendo construdo. (SALOMO, 2013) Para que seja construda na criana uma nova conscincia sobre a natureza e o meio ambiente que a faa sentir-se parte desse sistema organizado interdependente, levando-a descoberta da importncia de zelar pelo meio ambiente, necessrio que ela tenha contato com esse sistema. Levando-se em considerao a faixa etria do grupo ao qual as atividades atendero e o fato de que na escola escolhida no existe uma grande rea onde haja natureza para ser observada, decidiu-se que a melhor maneira de as crianas terem contato com o real seria levlo at elas, por meio de uma exposio sensorial. Nessa atividade, fragmentos da natureza que rodeiam a criana folhas de rvores encontradas facilmente em ruas e praas, sementes, flores, frutos, bichinhos, etc. so levados sala de aula, e a atividade dirigida para que todos tenham a oportunidade no s de olhar, mas de sentir nas mos o objeto de estudo. Explica-se, de forma sucinta e objetiva, o que cada um daqueles fragmentos e como eles esto interligados. Depois, como forma de avaliar o aprendizado, pedido que retratem, em forma de desenho, aquilo que observaram nesses fragmentos.

4. PARTICIPANTES: 4.1. DADOS DA ESCOLA PARTICIPANTE:


ESCOLA: Osmar de S Ponte Anexo: Creche Lcia Sabia CLASSE ALVO:Infantil V B (Tarde) PROFESSORA:Silvaney Silva AUXILIAR:Vanessa Pinto COORDENADORA PEDAGGICA:Luzia Soares Melo ENDEREO:Rua Anahide Andrade, 330 - Centro CIDADE/ESTADO:Sobral/Ce TELEFONE: (88)3611-5015

4.2. OUTROS COLABORADORES:


Gabriel Merched Salomo Estudante de Letras na USP, professor na Prima Escola Montessori de So Paulo, criador do site Lar Montessori (www.larmontessori.com.br); Benuel Farias Professor na escola de lnguas CNA. 4

5. PLANEJAMENTO
O planejamento da atividade muito importante, bem como a preparao de quem a levar para as crianas, pois tem-se que estar pronto para o despertar da curiosidade que o contato com os fragmentos da natureza causar. O planejamento dessa aula uma verso simplificada de um planejamento ideal. A aula foi dividida nas seguintes etapas: Antes de qualquer coisa, importante conhecer o background do grupo. Ou seja, saber o que as crianas entendem por natureza, onde ela encontrada, qual a sua importncia, etc. Nessa etapa, as crianas e o professor sentam no cho, em crculo, para que elas se sintam confortveis para falar, sem se sentirem intimidadas pelo adulto desenvolvido que julga. O melhor aqui fazer perguntas diretas como: O que natureza?, Onde ela pode ser encontrada?, Por que ela importante?. Atrelado primeira etapa, respondendo conjuntamente s perguntas, fala-se sobre natureza de forma geral e, depois, restringe-se o assunto ao que ser visto logo a seguir, que a natureza dentro da cidade. Nesse ponto, comea-se a mostrar os itens (folhas, flores, sementes, etc) e a instigar as crianas a analis-los, fazendo com que reparem em caractersticas como cor, textura, formato, tamanho, etc. Aqui, uma ressalva: na atividade montessoriana original, a exposio sensorial se trata de uma exposio, realmente, em que os itens ficam todos expostos e as crianas tm liberdade total para explor-los sozinhas. No caso da atividade realizada aqui, isso no acontece. Aqui, os itens so mostrados pouco a pouco, de maneira dirigida, estimulando o dilogo. A principal razo para isso a quantidade de alunos, relativamente grande, e o espao para realizao da atividade, relativamente pequeno. Por isso, diz-se que a atividade tem inspirao montessoriana, e no que ela montessoriana. A ordem em que os itens so mostrados pouco importante. No entanto, como o encerramento a plantao de um dos tipos de sementes da exposio, deixar as sementes por ltimo estrategicamente interessante. Por ltimo, precisa-se obter feedback dos alunos. importante, em qualquer atividade, ter o retorno das crianas, saber se o objetivo foi atingido. Aqui, esse retorno obtido atravs de desenhos das prprias crianas sobre suas observaes.

6. DESCRIO DA REALIZAO DA ATIVIDADE


A atividade foi realizada no dia 25/06/13, s 16h, com a turma do Infantil V B Tarde. A turma tem 17 crianas com idade de 4 a 5 anos.

O material utilizado era composto de fragmentos de natureza encontrados nas praas da cidade: folhas de tamanhos, formatos e cores diferentes, pedras, flores, sementes, cascas de troncos de rvores, penas, besouros, etc.
Figura 1 - Fragmentos de Natureza

Alm desses, foram usados (para a plantao) copos descartveis e pedaos de algodo midos. Depois de organizado o ptio, as crianas foram levadas para l e foram orientadas a sentarem-se no cho, em crculo. A partir da, aos poucos, foram sendo mostrados os itens para observao. medida que se mostrava os itens, fazia-se perguntas sobre o funcionamento da natureza, como Para que servem as folhas? e O que acontece quando plantamos uma semente?.
Figura 2- Exposio

No planejamento inicial no estava inclusa a plantao de uma semente porque achavase inicialmente que no seria vivel a realizao dessa atividade. No entanto, as crianas se mostraram bastante receptivas e colaboradoras, de forma que se concluiu que, se orientadas corretamente, mesmo num espao no to grande, conseguiriam se organizar bem. Assim sendo, ficou resolvido que a plantao seria realizada. Seguindo o Mtodo Montessori, o procedimento para a plantao foi a seguinte: primeiramente, foi demonstrado como se faz a plantao, de maneira clara, sucinta e objetiva. Depois, o material foi entregue a eles, que, individualmente, fizeram suas plantaes. Pronta a plantao, cada aluno teve seu nome colocado no seu copo, para que possa acompanhar o desenvolvimento de sua semente. Os copos com as sementes foram colocados na janela da sala de aula, para que pudessem receber luz solar.

Com os copos j depositados na janela, foi dado incio, ento, etapa de feedback. Com os alunos em sala, sentados em suas cadeiras, iniciou-se uma pequena discusso sobre os aprendizados do dia. Foram distribudos folhas e material de arte e pediu-se que as crianas desenhassem o que tivessem achado interessante sobre a aula. Os desenhos encontram-se anexados a esse relatrio.

7. AVALIAO DO RESULTADO ALCANADO


Como esclarecido na seo 2, o objetivo desse trabalho no que as crianas aprendam sobre anatomia ou fisiologia das plantas, muito menos que elas aprendam que devem cuidar da natureza. O objetivo desse trabalho, desde o seu planejamento inicial, despertar na criana a ateno para a natureza ao redor dela e a percepo de ser parte da natureza; faz-la (a criana) perceber a interconexo entre todos os seres. Porque, como j pregava Maria Montessori, atravs desse sentimento de integrao com o meio que ambiente que surgir, mais tarde, tanto o interesse por sua anatomia, fisiologia e outros aspectos, bem como a vontade natural de preservar esse meio como se preserva o prprio corpo. Dito isso, a avaliao de uma s aula algo extremamente difcil de ser feito, visto que esse tipo de mtodo s conhece avaliao como acompanhamento do desenvolvimento da criana durante um perodo muito maior que meia hora de projeto. No entanto, atravs dos desenhos e das atitudes das crianas durante toda a atividade, acredito que se pode dizer, guardando os devidos limites, que essa aula nica obteve sucesso no que se props.

8. ANEXOS 8.1. O MTODO MONTESSORI


Mtodo Montessori o nome que se d ao conjunto de teorias, prticas e materiais didticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. O mtodo Montessori constitudo por quatro pilares: um deles uma forma de enxergar o desenvolvimento da criana, e os outros trs so pontos de vista sobre a educao como um auxlio vida da criana em desenvolvimento.

De acordo com Maria Montessori, o ponto mais importante do mtodo , no tanto seu material ou sua prtica, mas a possibilidade criada pela utilizao dele de se libertar a verdadeira natureza do indivduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educao se desenvolva com base na evoluo da criana, e no o contrrio. Montessori escreveu que o desenvolvimento se d em perodos sensveis, de forma que em cada poca da vida predominam certas caractersticas e sensibilidades especficas. Sem deixar de considerar o que h de individual em cada criana, Montessori pode traar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etria, com base em anos de observao. A compreenso mais completa do desenvolvimento permite a utilizao dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criana em seu momento, j que as fases no so estanques e nem tm datas exatas para comear e terminar. Assim, os trs pilares educacionais de Montessori so: Auto-educao Conhecimento como cincia Educao Csmica A auto-educao surge pela liberdade dada criana para executar as atividades que lhe despertem maior interesse. Desta maneira, o professor pode observar quais os focos do interesse do aluno e, a partir deles, organizar as atividades que sero apresentadas. Este princpio leva ao respeito pelo ritmo daquele que aprende e leva construo de um ambiente preparado especial para cada fase de trs ou seis anos. O conhecimento como cincia leva ao aperfeioamento do ensino e da aprendi-zagem. O professor deve ser absolutamente objetivo no que ensina, assim a criana compreende com muito mais tranquilidade. Este pilar leva anlise do desenvolvimento de cada criana e percepo objetiva das dificuldades e facilidades do aluno. Este ponto do mtodo conduz a construo do conhecimento da criana de forma que ele sempre tenha como fundamentos o que se conhece com certeza, para que, tendo uma base slida de realidade, o aluno possa desenvolver sua criatividade e imaginao. A Educao Csmica uma maneira de educar de forma que o estudante perceba, em um determinado momento, as interconexes e interdependncias de tudo o que h no cosmos. A Educao Csmica , tambm, uma forma de ordenar o conhecimento e o currculo escolar. Cosmos, em oposio a caos, significa ordem, e sabemos que quanto mais ordenado for o conhecimento que devemos receber, mais facilmente o compreenderemos de verdade. Esta forma de educar permite despertar diversos interesses na criana e permite descobrir em cada 9

um qual o objeto de reflexo que lhe fascina, assim, como sempre acontece em Montessori, o mtodo moldado para o aluno, e no o aluno pelo mtodo. O mtodo Montessori tem sido utilizado com sucesso em milhares de escolas por todo o mundo, assim como em hospitais, casas de repouso e lares. Entre suas utilizaes alternativas mais interessantes est uma opo de tratamento de Alzheimer colocada em prtica nos Estados Unidos: We try to plan all our activities using familiar, real-life materials [...] One of the most validating developments of the Montessori approach is that residents in the early stages of Alzheimers can help those in the later stages of the disease. [...] This program has received enthusiastic endorsement, not only from administration and staff, but also from residents families (http://findarticles.com/p/articles/mi_m3830/is_6_52/ai_103194330/?tag=content;col1) Tentamos planejar todas as nossas atividades utilizando materiais familiares, da vida real [...] Um dos desenvolvimentos que melhor validam a abordagem Montessori que os residentes em estgios menos avanados de Alzheimer podem ajudar aqueles em estgios mais avanados [...] Este programa tem recebido a aprovao no s da administrao e do staff, mas tambm das famlias dos residentes. Algumas das maiores personalidades do mundo moderno foram educacadas em Montessori. Entre eles, esto os fundadores da Google, e Andrew McAfee, colunista da Harvard Business Review. Sergey Brin (co-fundador do Google): Cheguei no pas com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. [...] Eu realmente acho que me beneficiei da educao Montessori, que de algumas maneiras d aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page tambm tenha ido a um jardim de infncia e prescola Montessori; algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crdito da vontade de ir atrs de seus interesses voc pode ligar isso quela educao Montessori. Andrew McAfee (Colunista da Harvard Business Review e pesquisador do MIT): Estou muito contente de saber que o mtodo Montessori est comeando a ser utilizado em escolas pblicas [nos Estados Unidos]. E estou ansioso por mais pesquisas sobre as vantagens e desvantagens desta abordagem educacional. At que me convenam do contrrio, continuarei a acreditar em Montessori e a recomend-lo para os pais.*

*Texto retirado na ntegra do site Lar Montessori, disponvel em <http://larmontessori.com/o-metodo/>

10

REFERNCIAS

SALOMO, Gabriel Merched. O Mtodo In: Lar Montessori. Disponvel em: <http://larmontessori.com/o-metodo/> . Acesso em : 20 jun. 2013. SALOMO, Gabriel Merched. Passeios Natureza amando e Conhecendo o Universo In: Lar Montessori. Disponvel em: < http://larmontessori.com/2012/03/18/passeios-a-naturezaamando-e-conhecendo-o-universo/> . ltimo acesso em : 20 jun. 2013. SALOMO, Gabriel Merched. Lar Montessori O Mtodo Montessori In: Canal de Gabriel Salomo (gabrielmsalomao), Youtube. Disponvel em: < http://www.youtube.com/watch?v=ZMIdeKR_bak> . ltimo acesso em : 20 jun. 2013. BRUNOLD-CONESA, Cynthia. Natureza e o Currculo Montessori. In: Montessori & Famlia. Disponvel em <http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/2012/07/natureza-e-ocurriculo-montessori-por.html> ltimo acesso em: 22 jun.2013. STEWART, Deborah J. At play with baby: An outdoor textures walk In: Teach Preschool, Promoting Excellence in Early Childhood Education. Disponvel em < http://www.teachpreschool.org/2012/05/at-play-with-baby-an-outdoor-texture-walk/> ltimo acesso em: 22 jun. 2013. Our Nature Tray. In: How We Montessori. Canberra, Austrlia. Disponvel em: <http://howwemontessori.typepad.com/how-we-montessori/2011/05/our-nature-tray.html>. Acesso em : 22 jun. 2013. NADAL, Paula. Natureza e Sociedade na Pr-escola. Revista Nova Escola, seo Roteiro Didtico/ Educao Infantil. Disponvel em < http://revistaescola.abril.com.br/creche-preescola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml> ltimo acesso em: 22 jun. 2013. CHITWOOD, Deborah. Nature Trays and Nature Tables In: Living Montessori Now. Disponvel em <http://livingmontessorinow.com/2010/10/25/nature-trays-and-nature-tables/> ltimo acesso em: 22 jun. 2013.

11

S-ar putea să vă placă și