Sunteți pe pagina 1din 7

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Depto De Eng. Qumica e de Eng. De Alimentos EQA 5313 Turma 645 Op.

Op. Unit. de Quantidade de Movimento ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS LEITO FIXO O escoamento de fluidos (lquidos ou gases) atravs de leitos de partculas (leito fixo) uma prtica muito comum. Em muitas operaes industriais a fase fluida escoa atravs de uma fase slida particulada (fase slida estacionria). As colunas empacotadas como so tambm chamados estes equipamentos so usadas para reaes com catalisadores, adsoro de um soluto, absoro, leito de filtrao, etc. Um dos principais objetivos de um leito de partculas (recheio) promover o contato ntimo entre as fases envolvidas no processo (fase fluida gasosa e/ou lquida com a fase estacionria/partculas ou entre diferentes fases fluidas). O material de empacotamento pode ser: esferas, partculas irregulares, cilindros, diversos tipos de materiais disponveis para comercializao. Algumas aplicaes de Leitos Fixos de Partculas: 1 Processos de adsoro 2 Processos de absoro de gases 3 Coluna de destilao com recheio 4 Extrao lquido-lquido 5 - Leitos de reao cataltica 6 - Filtros de resina de troca inica Na indstria de processamento de alimentos alguns exemplos de processos so: Colunas de destilao ou extrao (produo de etanol, tratamento de resduos), Processos cromatogrficos (separao de molasses), Processos de adsoro (recuperao de aromas), Processos de absoro (limpeza de gases, tratamento de gua), Torres de recheio para resfriamento ou umidificao, Secagem (cereais e gros), Reatores (processos enzimticos). Em um leito fixo o fluido passa travs de um leito de partculas (Figura 1), em baixas velocidades, apenas percolando atravs dos espaos vazios existentes entre as partculas estacionrias. - Escoamento bifsico As Colunas de Recheio so muito usadas para provocar o contato ntimo entre dois fluidos imiscveis ou parcialmente miscveis, podendo ser um gs e um lquido, ou dois lquidos. Portanto, nos escoamentos em meios porosos as fases que esto em contato podem ser: Gs-slido;Gslquido; Lquido-slido;Lquido-lquido.

Figura 1 Leito Fixo ou coluna de recheio. Normalmente usa-se fluxo contra-corrente com o gs ou lquido mais leve entrando pelo fundo e o segundo fluido por cima da coluna. Para que se obtenha uma boa velocidade de transferncia por unidade de volume da coluna, deve-se escolher um recheio que promova uma elevada rea interfacial entre as duas fases e um alto grau de turbulncia nos fluidos, com uma menor queda de presso.

Figura 2 Torre de Recheio Caractersticas necessrias ao recheio: - ser quimicamente inerte ou adequado aplicao; - ser resistente e ter baixa massa especfica ( peso); - proporcionar uma passagem adequada do fluido sem implicar em grande perda de carga;

- oferecer um contato sdio-fluido efetivo (molhabilidade), - custo razovel Os recheios podem ser dos seguintes tipos: Slidos quebrados: mais baratos, no uniformes, por isso seu arranjo no uniforme nem sua porosidade, podendo no ter um fluxo de lquido e superfcie efetiva satisfatrios para a transferncia de massa. Recheios de forma definida: so muito usados devido sua grande rea superficial, aliada a sua baixa perda de carga; seu custo aumenta com a diminuio de tamanho; a porosidade varia de 0,45 a 0,95. Os tipos mais utilizados so: Anis de Raschig, Anis Pall, Anis Lessing e as Selas de Berl. Tambm pode-se utilizar esferas. Os materiais mais comumente utilizados, dependendo da aplicao so: cermica, metais, vidro, plsticos, carbono e, s vezes, borracha.

Figura 3 Tipos de Recheio encontrados nas aplicaes industriais (a)Anis de Rasching, (b) Sela Intalox, (c) Anis de Pall, (d) Anel Espiralado Cyclohlix, (e) Sela de Berl, (f) Anis de Lessing, (g) Anel Quartelado As caractersticas especficas de cada tipo de recheio (dimetro nominal, rea superficial e porosidade) esto encontrados tabelados na literatura (Foust, McCabe, Coulson e Richardson). As dimenses dos recheios exercem influncia na altura e dimetro da coluna e na perda de carga. Queda de presso: um fator importante porque o lquido injetado no topo flui descendentemente pela ao da fora da gravidade; j, para o escoamento ascendente do gs ou do lquido (depende da OP ocorrendo) a presso no topo da coluna deve ser menor que na base. Como o escoamento descendente do lquido ocupa os mesmos canais que o escoamento ascendente de gs (geralmente turbulento), ou lquido, a queda de presso uma funo das duas vazes. Portanto, para uma coluna de recheio operando com gs e lquido, a queda de presso pode 3

ser determinada calculando P somente para o fluxo de gs e em seguida multiplicando este P por um fator que considere o efeito do fluxo lquido O P tambm pode ser determinado por equaes empricas. Considerando as condies de escoamento em colunas empacotadas a situao ideal seria ocorrer uma distribuio uniforme do lquido no topo, levando a formao de filmes lquidos sobre todas as superfcies do recheio e toda coluna. Entretanto em um caso real o filme lquido tende a se tornar espesso em alguns locais e finos em outros, formando canais preferenciais ou Chanelling. O fluido tende a deslocar-se para regies com maiores espaos vazios (prximo da parede), formando estes caminhos. Uma boa distribuio inicial do lquido e uma razo Dcoluna Drecheio >>> 10 tem-se a diminuio da tendncia de formao dos canais, que uma contribuio para o mau desempenho das colunas recheadas. Escoamento em Leito Fixo As equaes que descrevem o escoamento em um meio poroso ou em leito fixo so descritas a seguir. O 1 trabalho experimental de escoamento em meios porosos foi feito por Darcy, em 1830, no qual constatou que para escoamentos laminares a taxa de fluxo proporcional a queda de presso (P) e inversamente proporcional a viscosidade () e ao comprimento (L). q ' k p v' = = A L Onde v a velocidade superficial, na viscosidade do fluido e k a permeabilidade do material. A equao ajusta-se a baixas vazes, entretanto a complexidade do escoamento atravs de slidos particulados e a diversidade de situaes prticas permitiu o uso de relaes previamente deduzidas para avaliar perdas por atrito em tubulaes. Escoamento em regime laminar Para determinar as caractersticas do escoamento em leitos empacotados usamos algumas relaes geomtricas relativas as partculas que o compe. A porosidade () em um leito empacotado definida como: = volume de vazios no leito / volume total do leito A superfcie especifica da partcula (av) em m-1 definida como: Sp (1) av = Vp onde Sp a rea de superfcie da partcula em m2 e Vp o volume da partcula em m3. Para partculas esfricas temos que: 6 (2) av = Dp

Considerando o dimetro efetivo (Dp= 6/av) para leitos empacotados com partculas no esfricas e que a frao de volume das partculas no leito igual a (1-) temos: 6 a = a v (1 ) = (1 ) (3) Dp onde a a razo entre a superfcie total do leito e o volume total do leito. A velocidade intersticial mdia (v) em m/s est relacionada com a velocidade superficial v que considera a seco transversal do leito sem o material de empacotamento. v ' = v (4) O raio hidrulico rH pode ser definido como a razo entre a rea da seo transversal disponvel para o escoamento e o permetro molhado. rH = volume de vazios disponvel para o escoamento superfcie total molhada dos slidos rH = volume de vazios / volume do leito superfcie molhada / volume do leito

rH =

(5)

Combinando as equaes (3) e (5) temos que:

Dp (6) 6 (1 ) Uma vez que o dimetro equivalente (D) igual a 4 x rH, o nmero de Reynolds para um leito empacotado, utilizando as equaes (6) e (4), pode ser escrito como: Dpv' (4rH )v 4 v' 4 N Re = = Dp = (7) 6 (1 ) 6 (1 ) para leitos empacotados Ergun definiu o NRe de acordo com a equao acima sem a frao 4/6; logo. Dpv' N Re, P = (8) (1 ) Para escoamento laminar podemos combinar a equao de HagenPoiseuille que relaciona a queda de presso com a velocidade mdia em tubos horizontais com as equaes (6) e (4), desta forma:
32 vL 32 (v ' / )L 72 v ' L(1 ) 2 p = = = 2 (4rH ) 2 D2 3Dp

rH =

(9)

O valor correto de L maior devido ao percurso tortuoso e o uso de raio hidrulico prediz valores de v maiores. Experimentos indicam que a constante deve ser igual a 150, resultando na equao de Blake-Kozeny para fluxo laminar, onde a porosidade < 0,5 e NRe,p < 10; logo;

150 v ' L (1 ) 2 p = 2 Dp 3
P = queda de presso no leito; L = comprimento do leito; = porosidade ou frao de vazios; = viscosidade do fluido; v = velocidade superficial do fluido; Dp = dimetro efetivo da partcula.
REGIME TURBULENTO

(10)

Para escoamento turbulento s perdas por energia cintica podem ser calculadas a partir da equao deduzida para determinar a queda de presso em tubos.

Pf = 4 f

L v 2 D 2

(11)

substitudo as relaes para a velocidade superficial e o raio hidrulico temos:

P =

3 f (v ' ) 2 L (1 ) Dp 3

(12)

Considerando o escoamento turbulento o fator de frico alcana um valor constante. Dados experimentais indicam que 3f = 1,75. Desta forma a equao para escoamento turbulento NRe>1000, denominada equao de Burke-Plummer, pode ser escrita da seguinte forma.

P =

1,75 (v ' ) 2 L (1 ) Dp 3

(14)

EQUAO DE ERGUN: equao semi-emprica, vlida para os regimes Laminar e Turbulento

.v' (1 )2 .(v' )2 (1 ) P = 150. 2 +1,75. 3 Dp Dp 3 L

(15)

O primeiro termo da equao de Ergun predominante para o regime laminar, enquanto que o segundo tem maior importncia para valores mais elevados de Reynolds, devido ao termo quadrtico de velocidade superficial.

De maneira geral, pode-se descrever o comportamento de um Leito Fixo ajustando-se a forma da equao abaixo aos dados experimentais.

P = 1v ' + 2 ( v ' ) n L

(16)

Referncias Bibliogrficas
FOUST, A. S. et.al. (1982). Princpios das Operaes Unitrias Ed LTC, Rio de Janeiro RJ, 2 edio. GEANKOPLIS, C. J. (1993). Transport Processes and Unit Operations Ed Allyn and Bacon, London. GOMIDE, R. (1980). Operaes Unitrias, vol. 3 Ed do Autor, So Paulo.

S-ar putea să vă placă și