Sunteți pe pagina 1din 19

1

Organizao e Promoo

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro


Evento

Autismo: Conhecer e Agir


Palestra

CONHECENDO PESSOAS COM DEFICINCIA PSICOSSOCIAL


Ministrante

Romeu Kazumi Sassaki


Consultor de educao inclusiva

Email: romeukf@uol.com.br

Local e data
OAB/RJ Rio de Janeiro/RJ 13 de abril de 2012

Pessoas com deficincia psicossocial


Romeu Kazumi Sassaki So Paulo, janeiro de 2012

INTRODUO
Todos ns - que atuamos junto a pessoas com deficincia - temos enfrentado dificuldade em classificar, tecnicamente, algumas ou muitas destas pessoas, da advindo uma srie de equvocos, descaminhos e erros no desempenho de nossas funes profissionais. claro que os familiares, amigos, colegas e at desconhecidos das pessoas em foco tambm tm sentido essa dificuldade. Um exemplo da dificuldade de classificao est refletido na seguinte pergunta, que tenta aproximar pessoas com histrico de sade mental para junto das pessoas com deficincia: Se as categorias de deficincia mais reconhecidas e utilizadas nos meios acadmicos e profissionais so a fsica, a intelectual, a visual, a auditiva e a mltipla, em qual categoria devemos classificar as pessoas com espectro do autismo, psicose infantil, transtorno bipolar, transtorno de dficit de ateno e hiperatividade, transtornos globais do desenvolvimento, condutas tpicas das sndromes neurolgicas, psicolgicas e psiquitricas, esquizofrenia, e todos os outros tipos de transtornos mentais?. Como percebemos, as diversidades foram aleatoriamente enfileiradas para formarem a pergunta-sntese. E, por isso, algumas fazem parte de outras; outras so sinnimas entre si; e todas constituem causas (origens) e no sequelas (consequncias) com as quais ficaram as pessoas. O importante que, historicamente, todas estas pessoas sempre foram citadas fora das categorias tradicionais de deficincia, tanto para fins estatsticos e de pesquisa quanto para fins de interveno prtica em educao, sade, trabalho, lazer etc.

FENMENOS EM CADEIA
A rigor, o processo completo envolve causas, efeitos, consequncias, fatores ambientais e solues, na seguinte ordem cronolgica: 1. Causas (origens). Exemplos: doenas, outras condies de sade, acidentes, guerras, violncias, desastres naturais etc. 2. Efeitos. Exemplos: impedimentos de natureza fsica, psquica, intelectual, visual, auditiva e mltipla. 3. Sequelas (consequncias). Exemplos: deficincias fsica, psicossocial, intelectual, visual, auditiva e mltipla. 4. Fatores ambientais. Exemplos: barreiras naturais (configuraes geogrficas) e/ou construdas (edifcios, espaos urbanos, transportes coletivos) e barreiras atitudinais (desconhecimento, preconceito etc.), as quais em interao com uma pessoa com deficincia lhe impem incapacidade ou dificuldade de agir como as outras pessoas agem.

5. Solues. Exemplos: [1] Eliminar ou diminuir barreiras naturais e/ou construdas e


acrescentar processos facilitadores (apoios fsicos, materiais, tecnolgicos etc.). [2] Eliminar barreiras atitudinais, atravs de processos facilitadores (apoios humanos e/ou animais, terapias, conscientizao, sensibilizao, informaes, oportunidades de convivncia etc.).

CASO 1 (me de aluno assassinado)


1. Causa: um trauma psquico ao saber do assassinato do filho dentro da sala de aula, praticado por um ex-aluno da mesma escola, o qual tirou a vida de mais 11 alunos e feriu 13 (massacre ocorrido em 7/4/2011). (FSP, 2011) 2. Efeito: impedimento de natureza psquica, do tipo transtorno depressivo. 3. Sequela: deficincia psicossocial. 4. Fatores ambientais: barreiras atitudinais (preconceito da sociedade sobre transtorno depressivo), as quais em interao com esta me (pessoa com deficincia psicossocial) lhe impem a incapacidade ou a dificuldade de continuar agindo como agia antes do trauma psquico. 5. Solues. Eliminar barreiras atitudinais da prpria famlia, da escola e da comunidade em geral, atravs de processos facilitadores (apoios humanos e/ou animais, conscientizao, sensibilizao, terapias, informaes, oportunidades de convivncia etc.).

CASO 2 (aluno com espectro do autismo)


1. Causa: infeco virtica, distrbio metablico, epilepsia, predisposio gentica etc. 2. Efeito: impedimento de natureza psquica, do tipo espectro do autismo. 3. Sequela: deficincia psicossocial. 4. Fatores ambientais: barreiras atitudinais (preconceito da prpria famlia, da escola ou da comunidade em geral), barreiras que em interao com este aluno (pessoa com deficincia psicossocial) lhe impem a incapacidade ou a dificuldade de comportar-se como as outras pessoas inadvertidamente esperam que ele se comporte, ou seja, de maneira igual de todo mundo. 5. Solues. Eliminar essas barreiras atitudinais da prpria famlia, da escola e da comunidade em geral, atravs de processos facilitadores (apoios humanos e/ou animais, conscientizao, sensibilizao, terapias, informaes, oportunidades de convivncia em todos os ambientes comuns). (CRUZ, 2008)

BREVE HISTRICO DAS TERMINOLOGIAS


H sculos vem se tentando definir uma classificao das deficincias. Tomemos, por exemplo, a deficincia mental (hoje, intelectual) para diferenci-la da doena mental (hoje, transtorno mental). Esta questo foi abordada por mim (SASSAKI, 2005), citando Enicia Mendes, segundo a qual O primeiro passo no estudo independente da condio da deficincia mental ocorreu no incio do sculo 19, quando se estabeleceu a diferenciao entre a idiotia e a loucura (MENDES, 1996). L descrevi que, desde a dcada de 40 do sculo 20, especialistas se preocuparam em: explicar a diferena que existe entre os fenmenos deficincia mental e doena mental
(por exemplo: DITTMAN, 1959; CANAD, 1959; MALIN, 1964; TAYLOR & TAYLOR, 1966; FREEMAN, 1969; COBB & MITTLER, 1980;

GOMES, s/d). Pois so termos parecidos, que muita gente pensa significarem a mesma coisa. Ento, em boa hora, vamos separar os dois construtos cientficos. Tambm no campo da sade mental (rea psiquitrica), est ocorrendo uma mudana terminolgica significativa, que substitui o termo doena mental por transtorno mental. Permanece, sim, o adjetivo mental (o que correto), mas o grande avano cientfico foi a mudana para transtorno. Em 2001, o Governo Federal brasileiro publicou uma lei sobre os direitos das pessoas com transtorno mental (BRASIL, 2001b), na qual foi utilizada exclusivamente a expresso transtorno mental. Aqui tambm se aplica o critrio do nmero: pessoa(s) com transtorno mental e no pessoa(s) com transtornos mentais, mesmo que existam vrias formas de transtorno mental. Segundo especialistas, o transtorno mental pode ocorrer em 20% ou at 30% dos casos de deficincia intelectual (GOMES, s/d), configurando-se aqui um exemplo de deficincia mltipla. (SASSAKI, 2005)

L no passado, digamos nas dcadas de 50 a 70 do sculo 20, as pessoas com transtorno mental foram atendidas e citadas em estudos e estatsticas pelo nome das causas

4 quando no se identificavam com as categorias tradicionais de deficincia. Por exemplo, algumas destas pessoas foram citadas, atendidas e quantificadas pelas seguintes causas: doena mental, doena neurolgica, distrbio psiquitrico, esquizofrenia, psicose manaco-depressiva (hoje, transtorno bipolar) etc. J nas dcadas de 80, algumas destas causas comearam a ser reconhecidas pelo nome condutas tpicas das sndromes neurolgicas, psicolgicas e psiquitricas (equivocamente reduzido para condutas tpicas), o qual abrangia uma diversidade muito grande de leituras diagnsticas (...) Assim, os alunos com condutas tpicas so aqueles que apresentam problemas de adaptao escola por manifestarem condutas associadas a dificuldades acentuadas de aprendizagem nesse contexto (BRASIL, MEC, 2005, p.17). Foram considerados alunos com condutas tpicas as crianas com quadros graves de neurose e as crianas psicticas ou autistas (BRASIL, MEC, 2005, p.17). A ltima dcada do sculo 20 e a primeira do sculo 21 vm sendo marcadas pelo debate sobre a experincia de incluso escolar de alunos com transtorno mental (sic), citando como exemplos as psicoses e o autismo (...) transtornos invasivos de desenvolvimento (BRASIL, MEC, 2005, p.31-32). Repare-se o uso do termo transtorno mental na expresso alunos com transtorno mental, ou seja, a causa (transtorno mental) como elemento que classifica/identifica estes alunos. Os assim chamados alunos com transtorno global do desenvolvimento (TGD) passaram a fazer parte do segmento das pessoas com deficincia e beneficiar-se das medidas asseguradas na Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (BRASIL, 2008). Alguns exemplos de TGD so: a sndrome de Rett, a sndrome de Asperger, a psicose (MAIA, s/d) e o espectro do autismo (PASCUETO, 2003).

CONCLUSO
Cabe agora aos governos nas trs esferas do Poder e sociedade civil organizada a incumbncia de adequar a legislao e as polticas pblicas aos ditames da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Cabe especificamente aos profissionais de todas as reas a responsabilidade de adotar os novos conceitos e nomenclaturas de deficincia e apliclos nas suas prticas a fim de contriburem para o resgate de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas com deficincia psicossocial.

Deficincia psicossocial: A nova categoria de deficincia


Romeu Kazumi Sassaki Publicado na Agenda Portadora de Eficincia. Fortaleza/CE, 2010 (SASSAKI, 2010a) A deficincia psicossocial tambm chamada deficincia psiquitrica ou deficincia por sade mental foi includa no rol de deficincias pela Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (CDPD), adotada na Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) em 13/12/2006. (SASSAKI, 2010a) No Artigo 1 (Propsito), a Conveno afirma que Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdades de condies com as demais pessoas. (ONU, 2006; BRASIL, 2008; BRASIL 2009b). Trata-se de uma afirmao e no de uma definio. Se fosse uma definio, ela estaria no Artigo 2 (Definies). De acordo com essa afirmao:

Se uma pessoa tem impedimentos...

Ela uma pessoa...

... de natureza fsica ... de natureza mental (sade mental) ... de natureza intelectual ... de natureza sensorial (auditiva) ... de natureza sensorial (visual)

... com deficincia fsica ... com deficincia psicossocial ... com deficincia intelectual ... com deficincia auditiva ... com deficincia visual

A insero do tema deficincia psicossocial representa uma histrica vitria da luta de pessoas com deficincia psicossocial, familiares, amigos, usurios e trabalhadores da sade mental, provedores de servios de reabilitao fsica ou profissional, pesquisadores, ativistas do movimento de vida independente e demais pessoas em vrias partes do mundo. Convm salientar que o termo pessoa com deficincia psicossocial no o mesmo que pessoa com transtorno mental. Trata-se, isto sim, de pessoa com sequela de transtorno mental, uma pessoa cujo quadro psiquitrico j se estabilizou e no mais oferece perigo para ela ou para outras pessoas. Os transtornos mentais mais comuns so: esquizofrenia, depresso, sndrome do pnico, transtorno bipolar e parania. O dr. Joo Navajas j dizia em 1997: Se houver sequelas, essas pessoas podero se adequar s limitaes sem deixar suas atividades do dia a dia, como estudar ou trabalhar (NAVAJAS, 1997). Em documentos a respeito da CDPD, a ONU usa o termo deficincia psicossocial ao comentar os impedimentos de natureza mental, ou seja, relativa sade mental. Um desses documentos produzidos pela ONU o PowerPoint que explica o contedo da CDPD. (ONU,
Secretariado da CDPD, s/d)

O documento The United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities: Towards a Unified Field Theory of Disability que originalmente foi uma palestra ministrada em 10/10/09 pelo prof. Gerard Quinn todo dedicado a traar a trajetria de dois campos, o das deficincias e o da sade mental, que se desenvolveram paralelamente no passado, mas que foram juntados em igualdade de condies no contexto da CDPD. Gerard Quinn Diretor do Centro de Lei e Poltica da Deficincia, da Universidade Nacional da Irlanda (QUINN, 2009). Desta forma, pela primeira vez na histria dos direitos humanos, pessoas do campo da sade mental e pessoas do campo das deficincias trabalharam em torno do mesmo objetivo a elaborao da CDPD. Ao cabo de quatro anos, reconhecendo que a sequela de um transtorno mental constitui uma categoria de deficincia, elas a colocaram como deficincia psicossocial junto s tradicionais deficincias (fsica, intelectual, auditiva e visual). Com a ratificao da CDPD por um crescente nmero de pases-membros da ONU, estabelece-se uma tima perspectiva para profundas mudanas nos procedimentos destes dois campos. Pois, mais de 40% dos pases ainda no possuem polticas pblicas para pessoas com deficincia psicossocial e mais de 30% dos pases no possuem programas de sade mental.

ALGUNS DOS GRUPOS DE APOIO


O termo pessoa com deficincia psicossocial relativamente novo, quase contemporneo do nome anterior, pessoa com deficincia psiquitrica. Mas, estas pessoas j se organizavam em grupos de autoajuda na dcada de 50, quando eram chamadas ex-pacientes psiquitricos. Na dcada de 80, consideravam-se sobreviventes da sade mental (ou sobreviventes da psiquiatria) e comearam a se chamar deficientes psiquitricos. De acordo com um estudo feito nos EUA em 1958 pelo rgo federal Joint Commission on Mental Illness and Health (JCMIH), j havia naquele ano mais de 70 organizaes de expacientes psiquitricos em 26 estados, sendo 14 na Califrnia. A organizao Recovery, Inc. tinha 250 pequenos grupos em 20 estados, totalizando 4.000 membros. Inicialmente, as pessoas se reuniam interessadas em relacionamentos sociais e troca de histrias de vida (JCMIH, 1961).

6 As reunies eram informais, coordenadas por uma pessoa com deficincia psicossocial ou por um consultor voluntrio. O local era geralmente um hospital, clnica ou escritrio de rgo pblico. Em 1989, 1991 e 1996, tive a oportunidade de participar dessas reunies no grupo Families and Friends Alliance for the Mentally Ill (Aliana de Famlias e Amigos de Pessoas com Transtorno Mental), um grupo que se reunia no Centro de Sade Mental Acadiana, em Lafayette, Louisiana, EUA. H vrias dcadas, existem no Brasil e em outros pases muitos movimentos de defensores (grupos de apoio s pessoas com deficincia psicossocial) e de autodefensores (grupos de apoio das prprias pessoas com deficincia psicossocial). De um modo geral, todos eles lutam por direitos, principalmente pelo direito de fazer parte da sociedade e nela participar com igualdade de oportunidades. Segundo Denise Rocha Nacif, O Movimento dos Trabalhadores em Sade Mental (MTSM) formado por trabalhadores do setor sanitrio, associaes de familiares, membros de associaes de profissionais, pessoas com longo histrico de internaes psiquitricas) surgiu em 1978 e passou a denunciar a violncia e a ineficincia dos manicmios, que amontoavam e maltratavam os doentes, sem proporcionar-lhes reais chances de tratamento e cura. Os diversos protestos realizados pelo MTSM naquele ano so considerados o marco inicial da Reforma Psiquitrica no Brasil (NACIF, 2010). Hoje, as pessoas com deficincia psicossocial que lideram organizaes e grupos de apoio so consideradas ativistas ou autodefensoras e lutam pelos seus direitos. Na Colmbia, o projeto Reconhecimento da Capacidade Jurdica das Pessoas com Deficincias Intelectual e Psicossocial, executado pelas organizaes Asdown e Fundamental Colombia, que renem pessoas com deficincia psicossocial(RIADIS, 2010) Apresento a seguir alguns destes grupos de apoio: Clnica Anima: atende pessoas com autismo, sndrome de Down, sndrome de Rett, deficincia fsica, deficincia intelectual e outras condies (www.clinica.anima.com.br, email: animapsi@terra.com.br). Associao Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia (Abre): atua na promoo de informaes, qualidade de vida e defesa dos direitos de pessoas com esquizofrenia e seus familiares, buscando eliminar o estigma da doena na sociedade e integrando as aes das entidades voltadas para a sade mental. Rua lvaro Rodrigues 182, cj.136, Brooklin, So Paulo/SP, tel. (11) 5533-1789, email: eunicecorrea1@aol.com.br. Projeto Reconhecimento da Capacidade Jurdica das Pessoas com Deficincia Intelectual e Psicossocial. Coexecutado pelas organizaes colombianas: Fundamental Colombia (que rene pessoas com deficincia psicossocial) e Asdown (http://www.riadis.net/en-accion15/arranca-ejecucioacuten-y-seguimiento-de-los-micro-/). Families and Friends of Persons with Mental Illness (Fami): Grupo de apoio, reunindo-se mensalmente no Acadiana Mental Health Center, uma unidade do governo do Estado da Louisiana, localizada na 400 St. Julien Street, Lafayette, Louisiana 70506, EUA. Volunteers of America (VOA): Unidade da Grande Nova Orleans. Objetivo principal: garantir que pessoas com deficincia psicossocial e suas famlias estejam recebendo toda a gama de servios adequados e necessrios, disponveis na comunidade, a fim de capacitar o cliente a viver em ambientes o menos restritivos possveis na comunidade e no em instituies. Case Management Program, 400 St. Julien Street # 184, Lafayette, Louisiana 70506, EUA. World Association for Psychosocial Rehabilitation (WAPR): Fundada em 1981 por Irving Blumberg. Em 1994 j havia filiais em 70 pases. Ele foi pioneiro em defender o tratamento do transtorno mental como as deficincias fsica, visual, auditiva, intelectual e mltipla eram tratadas nos centros de reabilitao. Blumberg ajudou a organizar a primeira conferncia internacional sobre reabilitao psiquitrica, em Helsinque, Finlndia, em 1971. Blumberg faleceu em outubro de 1993 aos 86 anos, em Nova York, EUA. (IRR, 1994) A WAPR uma organizao multidisciplinar empenhada em expandir o papel dos grupos de usurios e familiares, na

7 esperana de influenciar a opinio mundial a respeito de pessoas com transtorno mental p.42).

(ILO, 1990,

The Friendship Club: Centro particular no-institucional e sem fins lucrativos, destinado a apoiar, gratuitamente, pessoas com deficincia psicossocial em sua capacitao para viver na comunidade. Dispe de trs atividades principais: Programa Pr-Profissional, Programa Transicional para o Emprego e Programa Social, no endereo 6028 Magazine Street, Nova Orleans, Louisiana 70118, EUA.

World Network of Users and Survivors of Psychiatry (WNUSP): Organizao internacional


de usurios e sobreviventes da psiquiatria, fundada em 1991; defende os direitos humanos de usurios e sobreviventes; fala mundialmente pelos usurios e sobreviventes; promove movimento de usurios e sobreviventes no mundo inteiro; e conecta mundialmente organizaes de usurios e sobreviventes (http://www.wnusp.org).

Incluindo pessoas com deficincia psicossocial


Romeu Kazumi Sassaki Artigo publicado na revista Reao ano XIV, n. 78, p.10-14, jan./fev. 2011 (SASSAKI, 2011c) e ano XIV, n. 79, p.12-19, mar./abr. 2011 (SASSAKI, 2011b)

APRESENTAO DA TERMINOLOGIA
Ao longo dos ltimos 60 anos, temos entendido como sendo cinco os principais tipos de deficincia: a fsica, a visual, a auditiva, a intelectual (substituindo a deficincia mental) e a mltipla (ocorrncia simultnea de duas ou mais deficincias na mesma pessoa). Porm, estas deficincias so, a rigor, categorias e no tipos. Os tipos so subdivises de cada categoria. A partir de 2006, uma nova categoria foi acrescentada quelas cinco tradicionais. Trata-se da deficincia psicossocial. Em qual documento ela foi includa? Na Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (CDPD), adotada pela Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) em 13/12/2006. Afirma a Conveno (no Artigo 1 - Propsito): Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas(ONU, 2006; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009). Observem-se os termos mental e intelectual citados como duas naturezas distintas e no como sinnimos. Em outras palavras, os impedimentos de natureza fsica geram a deficincia fsica; os de natureza mental (ou seja, de sade mental) geram a deficincia psicossocial; os de natureza intelectual, a deficincia intelectual; os de natureza sensorial (viso), a deficincia visual; e os de natureza sensorial (audio), a deficincia auditiva. Subentende-se aqui a existncia dos impedimentos de natureza mista gerando a deficincia mltipla. Para ns, brasileiros, a deficincia psicossocial passou a valer quando o Congresso Nacional ratificou, com equivalncia de emenda constitucional, a citada Conveno da ONU atravs do Decreto Legislativo 186, de 9/7/2008 (BRASIL, 2008), e a promulgou atravs do Decreto 6.949, de 25/8/2009 (BRASIL, 2009b). Aos olhos do mundo, o Brasil assumiu o compromisso de cumprir todas as medidas contidas na Conveno e tambm no respectivo Protocolo Facultativo, quando, em 1/8/2008, depositou na sede da ONU o documento que ratifica este tratado internacional de direitos humanos. Ateno: Encontram-se em inmeros sites e portais da internet verses as mais variadas da traduo desta Conveno para a lngua portuguesa (brasileira e lusitana), mas todas com um grave erro. Nessas tradues, seus autores deliberadamente cortaram a palavra mental da

8 frase que afirma quem so as pessoas com deficincia (acima transcrita em itlico), reduzindo-a para Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas. Tambm tenho visto em livros, artigos e palestras o uso dessa frase truncada, o que mostra que as pessoas que escreveram tais livros ou ministraram tais palestras no estavam sabendo da existncia da deficincia psicossocial. Urge corrigirmos imediatamente e em larga escala este equvoco da traduo. A nica traduo correta, portanto fiel ao texto da Conveno escrito nas seis lnguas da ONU, a traduo oficial adotada em 2007 pela ento Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia (Corde), hoje Secretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Pessoa com Deficincia (SNPD), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (SDH/PR). Essa traduo se encontra disponvel no portal do Ministrio da Justia: http://portal.mj.gov.br/sedh/snpd/convencaopessoascomdeficienciapdf.pdf. A deficincia psicossocial tambm chamada deficincia psiquitrica ou deficincia por sade mental. A insero do tema deficincia psicossocial no texto da Conveno representa uma histrica vitria da luta de pessoas com deficincia psicossocial, familiares, amigos, usurios e trabalhadores da sade mental, provedores de servios de reabilitao fsica ou profissional, pesquisadores, ativistas do movimento de vida independente e demais pessoas em vrias partes do mundo. Desta forma, pela primeira vez na histria dos direitos humanos, pessoas do campo da sade mental e pessoas do campo das deficincias trabalharam juntas em torno do mesmo objetivo a elaborao da Conveno (SASSAKI, 2010a).

PESSOAS COM DEFICINCIA PSICOSSOCIAL NO MUNDO


Ano de 1981. Uma nota de imprensa no incio da dcada de 80, divulgada a propsito do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, informava que segundo a Organizao Mundial da Sade, estima-se que existam 40 milhes de homens, mulheres e crianas com transtornos mentais graves e no-tratados nos pases em vias de desenvolvimento (TUCKWELL, 1981). Ano de 2010. Em todo o mundo, mais de 400 milhes de pessoas tm algum tipo de transtorno mental, conforme a Organizao Mundial de Sade. Mais de 40% dos pases ainda no possuem polticas pblicas para pessoas com deficincia psicossocial e mais de 30% dos pases no possuem programas de sade mental. No Brasil, so 3 milhes de pessoas com transtornos mentais graves (esquizofrenia e transtorno bipolar), mas considerando os tipos menos severos (depresso, ansiedade e transtorno de ajustamento), cerca de 23 milhes de pessoas necessitam de algum tipo de atendimento em sade mental. Acontece que em nosso pas h somente 1.513 Centros de Ateno Psicossocial (Caps), segundo a Associao Brasileira de Psiquiatria (http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2& idnot=7154) (ABP, 2010; SASSAKI, 2010a). Neste espao de quase 30 anos, os campos da deficincia (fsica, intelectual, visual, auditiva e mltipla) e da sade mental (transtornos mentais) se desenvolveram separadamente um do outro, na maioria das vezes. Ambos adotaram o processo de reabilitao parcial ou total no atendimento de seus respectivos clientes. Mas, ao mesmo tempo, inmeros centros de reabilitao para pessoas com deficincia receberam pacientes encaminhados por alguns hospitais psiquitricos e/ou atenderam pessoas com deficincia psicossocial que se apresentaram voluntariamente ou foram trazidas por familiares. Minha experincia no atendimento a pessoas com deficincia psicossocial aconteceu graas a estes tipos de encaminhamento ou autoencaminhamento, como passarei a descrever sucintamente.

NO BRASIL
Em 1963, realizei estgio supervisionado na equipe multidisciplinar do Instituto de Reabilitao (Hospital das Clnicas, Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo), na condio de quartanista do curso de servio social da Faculdade Paulista de Servio Social. De 1964 a 1972, trabalhei como conselheiro profissional no referido Instituto. Naqueles 10 anos -

9 excetuando os nove meses (1966/1967) em que estudei nos EUA e Gr-Bretanha como bolsista da ONU em programas de reabilitao profissional -, a nossa equipe recebeu e reabilitou pacientes em tratamento encaminhados pelo Instituto de Psiquiatria, do mesmo hospital, e tambm ex-pacientes psiquitricos, isto , pessoas com um histrico de transtorno mental. Nas dcadas de 60, 70 e 80, o Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS), hoje Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), j atendia, juntos, os segurados com transtorno mental e os segurados com deficincia fsica, visual, auditiva ou demais condies incapacitantes. Por exemplo, um trabalho publicado em maro de 1974 supervisionado pela Coordenao de Reabilitao Profissional e pesquisado pelos Servios de Pesquisa do Mercado de Trabalho dos Centros de Reabilitao do INPS (MAYER, 1974) traz o seguinte quadro dos segurados que estavam trabalhando nas empresas em 1973 (com grifos meus):
Especificao das deficincias Quant. % Deficincias do sistema msculo-esqueltico (membros superiores, 283 37,0 membros inferiores, amputaes, traumatismos, anquiloses etc.) Deficincia psiquitrica 10 1,3 Deficincia neurolgica 10 1,3 Deficincia sensorial (visual e auditiva) 15 1,9 Doenas cardacas/circulatrias vasculares 6 0,8 Doenas pulmonares/respiratrias 2 0,3 Doenas somticas 4 0,5 Doenas glandulares Casos sem registro 1 0,1 TOTAL 331 43,2 Obs.: Estes 331 segurados so do Grupo I (reabilitados que se encontram trabalhando). O Grupo II compreende os reabilitados que retornaram ao benefcio (45 = 5,8%) e o Grupo III, os reabilitados que no foram localizados (391 = 51%).

No campo da sade mental, o Brasil comeou o sculo 20 com a edio da Lei 10.216, de 6/4/2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental. Transcrevo os dois primeiros artigos (BRASIL,
2001):

Art. 1. Os direitos e a proteo das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, so assegurados sem qualquer forma de discriminao quanto raa, cor, sexo, orientao sexual, religio, opo poltica, nacionalidade, idade, famlia, recursos econmicos e ao grau de gravidade ou tempo de evoluo de seu transtorno, ou qualquer outra. Art. 2. Nos atendimentos em sade mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsveis sero formalmente cientificados dos direitos enumerados no pargrafo nico deste artigo. Pargrafo nico. So direitos da pessoa portadora de transtorno mental: I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de sade, consentneo s suas necessidades; II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua sade, visando alcanar sua recuperao pela insero na famlia, no trabalho e na comunidade; III - ser protegida contra qualquer forma de abuso e explorao; IV - ter garantia de sigilo nas informaes prestadas; V - ter direito presena mdica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou no de sua hospitalizao involuntria; VI - ter livre acesso aos meios de comunicao disponveis; VII - receber o maior nmero de informaes a respeito de sua doena e de seu tratamento; VIII ser tratada em ambiente teraputico pelos meios menos invasivos possveis; IX - ser tratada, preferencialmente, em servios comunitrios de sade mental. A IV Conferncia Nacional de Sade Mental Intersetorial, realizada em Braslia/DF, dias 27 de junho e 1 de julho de 2010, teve como tema central Sade mental: Direito e compromisso de todos Consolidar avanos e enfrentar desafios. Entre os materiais de apoio para os participantes, foi disponibilizado um documento, cujo item 5 se intitulou Pessoas com deficincia

10 e tratou exatamente das pessoas com deficincia psicossocial citadas na Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (BENVINDO, 2010).

NOS EUA
Em 1966, nos EUA, estagiei em 41 organizaes relacionadas reabilitao profissional, das quais 2 atendiam exclusivamente pessoas com transtorno mental e 17 atendiam clientes com uma variedade de condies (transtorno mental, deficincias, envelhecimento, cncer, tuberculose, doenas cardacas etc.). Em dezembro de 1965, o ento Departamento de Sade, Educao e Bem-Estar, ao qual se subordinavam os programas federais de reabilitao profissional, divulgou o seguinte quadro de pessoas com deficincia (GORHAM, 1965), no qual se percebe considervel porcentagem de transtorno mental (com grifos meus):
Deficincias de pessoas reabilitadas - Ano Fiscal 1965 Deficincias ortopdicas ou leses, amputaes (ausncia de membro ou membros) Transtorno mental Deficincia intelectual Cegueira Baixa viso Surdez Baixa audio Doenas cardacas Tuberculose Todas as outras condies incapacitantes TOTAL % 34,0 13,6 7,6 4,0 5,6 1,9 5,3 4,1 3,2 18.6 100,0

Notvel foi o aumento registrado na porcentagem de pessoas reabilitadas nos anos fiscais de 1964 para 1965 (GORHAM, 1965), com grifos meus:
Deficincias Transtorno mental Deficincia intelectual Doena cardaca Cegueira Epilepsia Surdez 1964 3,3 % 1,0 % 4,2 % 5,9 % 1,9 % 1,5 % 1965 13,6 % 7,6 % 4,2 % 4,0 % 2,1 % 1,9%

Ainda no ano fiscal 1965, de cada 100 pessoas reabilitadas pelos programas federais de reabilitao profissional, os indicadores apontaram os seguintes nmeros: 34 tinham uma amputao ou outro tipo de deficincia fsica; 14 apresentavam transtorno mental; 10 eram cegas ou com baixa viso; 7 eram surdas ou com baixa audio; 8 tinham deficincia intelectual; 4 apresentavam doena cardaca; e 23 representavam todas as outras doenas (GORHAM, 1965). Em 1/12/1992, o ento recm-eleito presidente dos EUA, Bill Clinton, participou da 2 Conferncia de Cpula sobre Emprego, realizada no Senado, e se comprometeu formalmente a apoiar o cumprimento da Lei dos Americanos com Deficincia. Clinton e mais de 200 lderes empresariais, governamentais e do segmento das pessoas com deficincia assinaram esse compromisso. Um dos muitos depoimentos que constam do documento o de Ron Thompson, da Associao Nacional dos Sobreviventes Psiquitricos, que assim se expressou: A Conferncia de Cpula realizou uma grande tarefa ao discutir os direitos civis de todas as pessoas com deficincia e lidar imparcialmente com os interesses de empresrios, trabalhadores e todos os cidados americanos. Como representante do segmento das pessoas com transtorno mental, procurarei utilizar plenamente a Lei dos Americanos com Deficincia a fim de mudar atitudes e prticas que nos impedem de exercer os mesmos direitos e responsabilidade como os demais cidados. Temos um longo caminho a percorrer. Cerca de 85% das pessoas que so percebidas como tendo, ou como tendo tido, deficincia psiquitrica esto desempregados, excludos de moradias e submetidos ao confinamento e/ou tratamento compulsrios e ajuda coercitiva. (PCEPD, 1992).

11 O rgo Proteo e Defensoria para Pessoas com Transtorno Mental, do Instituto Nacional de Sade Mental, da Administrao sobre lcool, Abuso de Drogas e Sade Mental, do Departamento Federal de Sade e Servios Humanos dos EUA, foi estabelecido pela Lei de Proteo e Defensoria de Pessoas com Transtorno Mental, de 1986 (reautorizado com emendas em 1988 e 1991). Destina-se a proteger os direitos das pessoas com transtorno mental em estabelecimentos pblicos e privados para tratamento residencial (abrigo para os sem-teto e cadeias). Oferece assistncia tcnica, informaes e encaminhamentos baseados na Lei dos Americanos com Deficincia (mais conhecida como ADA) e outras leis sobre deficincia e sade mental. Prov aconselhamento legal e servios de litgio para pessoas com transtorno mental que no consigam obter adequados servios judiciais (EEOP, 1992). A Lei dos Americanos com Deficincia, aprovada atravs da Lei Pblica 101-336, em 26/7/1990, define que o termo deficincia em relao a uma pessoa significa: (a) Um impedimento fsico ou mental que limita substancialmente uma ou mais das principais atividades vitais de tal pessoa; (b) um registro de tal impedimento; ou (c) ser percebida como tendo tal impedimento. Interpretando esta definio, temos: Letra a - as principais atividades vitais so ver, ouvir, falar, andar, respirar, desempenhar tarefas manuais, aprender, cuidar de si mesma, e trabalhar. Esto cobertas pela lei as pessoas com epilepsia, paralisias, significativo impedimento visual ou auditivo, deficincia intelectual ou deficincia de aprendizagem. No esto cobertas as pessoas que tenham condio no-crnica, no-significativa, de curta durao, tais como uma distenso, infeco, membro quebrado (brao, mo, perna, p). Letra b - est includa uma pessoa com histrico de cncer que esteja atualmente em fase de diminuio ou uma pessoa com histrico de transtorno mental. Letra c esto protegidas as pessoas percebidas e tratadas como se tivessem uma deficincia significativamente limitante, mesmo que elas no possuam tal impedimento. Por exemplo, uma pessoa com o rosto severamente desfigurado, porm qualificada para o trabalho e a quem lhe foi negado um emprego porque o eventual empregador temia uma reao negativa de seus empregados (THORNBURGH, 1991).

NA GR-BRETANHA
Em 1967, na Gr-Bretanha, fiz estgio em 91 organizaes, das quais 16 eram destinadas reabilitao profissional de pessoas com transtorno mental, exclusivamente, e 41 atendiam clientes com uma variedade de condies (transtorno mental, deficincias, envelhecimento, cncer, tuberculose, doenas cardacas etc.).

NAS AMRICAS E NA EUROPA


Em palestra realizada em So Paulo/SP, em 18/4/1973, sobre o tema Reabilitao do doente mental, o psiquiatra americano Martin Gittelman observou que, at a dcada de 60, a reabilitao nos EUA e outros pases das trs Amricas tinha sido entendida como um processo que atuava aps o diagnstico (primeira fase da medicina) e o tratamento (segunda fase) como se fosse uma preveno terciria (a famosa terceira fase da medicina, como ficou conhecida a reabilitao) a fim de reduzir a deficincia resultante do transtorno mental. J na dcada de 70, aps avaliar as tendncias da oferta de servios de sade mental em sete pases europeus, Gittelman concluiu que na Europa a reabilitao j era considerada um processo de preveno secundria. Em outras palavras, a reabilitao ocorria junto com o tratamento. Na palestra citada acima, ele defendeu seu ponto de vista de que a reabilitao psiquitrica precisaria ser vista como preveno primria, ou seja, de que os servios de reabilitao deveriam fazer o mximo para prevenir a cronicidade dos transtornos mentais, particularmente a deteriorao da esquizofrenia (GITTELMAN, 2003).

DOIS CAMPOS: SADE MENTAL E DEFICINCIAS


Por influncia do Decreto Legislativo 186/2008 e do Decreto 6.949/2009, o primeiro ratificando e o segundo promulgando a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (ONU, 2006), a poltica da sade mental e a poltica da rea das deficincias se

12 encontraram nos debates da IV Conferncia Nacional de Sade Mental Intersetorial, realizada em 2010 em Braslia/DF. O encontro aconteceu entre os dias 27 de junho e 1 de julho. A cartilha, ento distribuda sob o ttulo Sade Mental e Direitos Humanos: Contribuies para a IV Conferncia Nacional de Sade Mental Intersetorial, trouxe o seguinte texto, entre outros (com grifos meus): 5. Pessoa com deficincia: A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, da ONU, primeiro tratado internacional de Direitos Humanos considerado no Brasil com equivalncia emenda constitucional, trata de diversos temas em seus 30 artigos, que instituem a dignidade das pessoas com deficincia e das pessoas com transtornos mentais. (BRASIL, 2010b, p.12) O primeiro artigo da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia da ONU enfatiza que deficincia um conceito em evoluo e [que tanto o impedimento intelectual como o impedimento mental (este entendido como transtorno mental)] requer uma srie de apoios e mudanas culturais que faam com que este pblico seja contemplado com polticas que promovam e garantam seus direitos, sobretudo o direito escolha, ainda que haja a necessidade de apoios especiais. (BRASIL, 2010b, p.13) Pautar a deficincia na perspectiva dos Direitos Humanos na IV Conferncia Nacional de Sade Mental fortalecer a construo de uma sociedade mais inclusiva e justa para todos: estamos tratando de dois grupos vulnerveis, que foram vistos historicamente pelo senso comum com uma carga de estigmas que os colocavam como pessoas parte da sociedade. (BRASIL, 2010b, p.13) Neste contexto, entende-se fundamental que a IV Conferncia Nacional discuta (...) incluir na Poltica Nacional de Sade da Pessoa com Deficincia, que engloba reabilitao e demais itens relacionados concesso de tecnologias assistivas as pessoas com transtornos mentais. (BRASIL, 2010b,
p.14)

PESSOAS COM DEFICINCIA PSICOSSOCIAL NO TRABALHO


Pessoas mais seriamente acometidas pelo transtorno mental conseguem, j na condio de pessoas com deficincia psicossocial, trabalhar em empregos competitivos quando colocadas atravs de uma tecnologia social chamada emprego apoiado (BETTI, 2011; SASSAKI, 2010b). Joe Marrone e Martine Gold pesquisaram e publicaram um extenso artigo sobre este assunto, onde explicam os conceitos, a filosofia, a mitologia e a metodologia do emprego apoiado, metodologia essa aplicada com sucesso a pessoas com deficincia psicossocial (MARRONE & GOLD, 1994). Este sucesso representa um enorme avano do campo da qualificao e colocao profissionais de pessoas com este tipo de deficincia, em comparao com as prticas em voga na dcada de 60. Por exemplo, em 1967 - quando estagiei em Surrey, Middlesex e Midlothian (trs filiais da Industrial Rehabilitation Unit), em Londres (Camberwell Day Centre, Pages Walk Day Centre e Castle Day Rehabilitation Centre), em Devon (Nichols Mental Health Centre) e em Gloucester (Glenside Hospital e Industrial Therapy Organization), entre outras entidades similares espalhadas pela Gr-Bretanha - tive a oportunidade de acompanhar o dia a dia das pessoas com deficincia psicossocial que estavam sendo preparadas para o (e colocadas no) mercado de trabalho. Estudei, ento, o relatrio intitulado Industrial Rehabilitation of the Psychiatricly Disabled, que abordava exclusivamente a realidade das Industrial Rehabilitation Units (IRUs) e que o Ministrio do Trabalho e o da Sade, conjuntamente, prepararam em novembro de 1965 com dados de 1963 e publicaram em junho de 1966. A tabela abaixo, por mim traduzida e adaptada, reflete o baixo ndice de sucesso a que me refiro no pargrafo anterior Observa-se, na tabela, que o ndice de sucesso mais baixo foi alcanado por clientes com psicose (44,6%) e o mais alto foi atingido pelos demais grupos de deficincia (55,5%), resultando em apenas 53,2% a mdia final de sucesso ou, inversamente, em 46,8% a mdia final de fracasso (porque abandonaram o curso de qualificao profissional ou no conseguiram emprego, mesmo depois de qualificados).
Tipos de deficincia (misturados com Total de clientes Nmero de clientes colocados ou em qualificao (juntos)

13
doenas causadoras de deficincia) atendidos nas IRUs Absoluto Relativo

Psiconeurose Psicose Epilepsia Outras doenas nervosas Deficincia intelectual * Demais grupos de deficincia ** TOTAL

716 457 280 444 152 4.060 6.109

370 204 149 200 76 2.253 3.252

51,7% 44,6% 52,1% 45,0% 50,0% 55,5% 53,2%

Nota: * Neste grupo estavam clientes cuja deficincia principal era a deficincia intelectual. ** Nestes grupos, a principal deficincia era fsica, auditiva ou visual, mas associada a um transtorno mental.

Observa-se que o ndice de sucesso mais baixo foi alcanado por clientes com psicose (44,6%) e o mais alto foi atingido pelos demais grupos de deficincia (55,5%), resultando em apenas 53,2% a mdia final de sucesso ou, inversamente, em 46,8% a mdia final de fracasso (porque abandonaram o curso de qualificao profissional ou no conseguiram emprego, mesmo depois de qualificados).

PROTAGONISMO DAS PESSOAS COM DEFICINCIA PSICOSSOCIAL


O extenso Caderno Informativo, da IV Conferncia Nacional de Sade Mental Intersetorial, enfatiza numerosos questionamentos sobre a importncia da participao social de pessoas com deficincia psicossocial mediante sua representao nos conselhos de sade e nas comisses especiais. Selecionei alguns dos questionamentos bem semelhantes queles feitos nos tradicionais movimentos de luta das pessoas com deficincia (com grifos meus): A efetivao [dessa representao] ocorre atravs de um processo de luta e conquista. Como garantir o envolvimento, mobilizao, compromisso e responsabilidade entre gestores e organizaes profissionais, movimentos populares e do campo da reforma psiquitrica, como o movimento antimanicomial, organizaes de usurios/familiares etc., para ampliar a participao e o controle social? (BRASIL, 2010a, p. 16) fundamental destacar o papel protagonista dos usurios, familiares e movimentos sociais. Estes atores tm sido fundamentais para a construo da identidade da Reforma Psiquitrica Brasileira a partir da luta por uma sociedade sem manicmios e para a conquista do direito das pessoas com transtornos mentais cidadania. (BRASIL, 2010a, p. 21) So muitas as dificuldades para que estes atores assumam seu papel protagonista. A falta de acesso s informaes e a necessidade de capacitao para o exerccio da participao na poltica de sade mental e na construo de estratgias de cuidado so fatores essenciais que ainda afastam os usurios e familiares do processo de construo das polticas sociais e de sade. (BRASIL, 2010a, p.21) A mudana deste estado de coisas no espontnea. Nossas prticas precisam ser questionadas constantemente em sua intencionalidade clnica e poltica para que possam caminhar na direo da emancipao e no da manuteno de um paciente, doente mental, incapaz ou crnico, sob a tutela seja dos familiares, seja dos profissionais nos servios de sade mental. Para a construo desta perspectiva, j temos disponveis, sistematizadas e devidamente divulgadas no Pas, uma srie de relatos de experincias concretas bem sucedidas, bem como de estratgias de empoderamento e de estmulo participao social, para serem apropriadas pelos trabalhadores, gestores e movimentos sociais no campo da sade mental. (BRASIL, 2010a, p.21) Autogesto e cogesto de iniciativas pelos prprios usurios e familiares. H estmulo para iniciativas, eventos e grupos de ajuda mtua (troca de experincia e apoio afetivo) e de suporte mtuo (lazer, cultura, sociabilidade, esporte, trabalho, renda etc.), geridas prioritariamente pelos prprios usurios e familiares? Ou o cuidado entendido apenas como algo provido pelos profissionais e servios? H incentivos para a formao de associaes de usurios e familiares, organizao comunitria, mudana cultural, defesa de direitos e militncia social e poltica? (BRASIL, 2010a, p. 23)

14

MOVIMENTOS DE PcD FACE DEFICINCIA PSICOSSOCIAL


Nestes primeiros anos de vigncia da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, durante os quais os movimentos das pessoas com deficincia comearam a conviver com o acrscimo da deficincia psicossocial junto s tradicionais categorias de deficincia (visual, auditiva, fsica, intelectual e mltipla), somos desafiados a reexaminar nossos conhecimentos, convices e dvidas em torno das seguintes questes: [a] Necessidade de conscientizao e sensibilizao junto a pessoas com deficincia psicossocial. Intercmbio de informaes (publicaes, comunicaes em listas de e-mails, arquivos na internet etc.) sobre a realidade das situaes pelas quais passam as pessoas com deficincia psicossocial e as pessoas com demais categorias de deficincia. [b] Necessidade de aprendizado prtico sobre as necessidades e possibilidades de pessoas com deficincia psicossocial. Participao em eventos que tratem dos temas sade mental, reabilitao psiquitrica, deficincia psicossocial (ou psiquitrica, psquica, da sade mental etc.). Convite s pessoas com deficincia psicossocial para participarem de eventos do movimento das pessoas com deficincia em geral. [c] Disseminao e utilizao de terminologias corretas relativas a pessoas com deficincia psicossocial. Intercmbio de textos de terminologia sobre pessoas com deficincia (psicossocial, intelectual, fsica, visual, auditiva e mltipla). [e] Adequao da legislao (sobre as pessoas com deficincia psicossocial e outras categorias de deficincia) ao estabelecido na Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Estudos conjuntos dos dois campos para realizar essa adequao. [f] Adequao das polticas sociais (sobre as pessoas com deficincia psicossocial e outras categorias de deficincia) ao estabelecido na Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Estudos conjuntos dos dois campos para realizar essa adequao e lutar pela aprovao de polticas pblicas inclusivas.

CURIOSIDADES
No perodo de 185 anos (1789-1974), quase a metade dos presidentes americanos teve pelo menos um transtorno mental, segundo levantamento do Centro Mdico da Universidade Duke. Desses presidentes, mais da metade teria lutado com seus sintomas ainda no cargo. Jonathan Davidson, autor do estudo, diz (com grifos meus): O que animador sobre isso que evidncia de que pessoas podem ter depresso e outros transtornos mentais e ainda servir num nvel presidencial. (FSP, 2006) Machado de Assis (com grifos meus), o maior dos escritores brasileiros do sculo 19 foi o primeiro a descrever um estranho distrbio psiquitrico, a folie a deux (em francs, algo como loucura a dois). Na fico, claro. O caso foi descrito por Daniel Martins de Barros e Geraldo Busatto Filho, ambos psiquiatras da USP, na revista mdica britnica British Journal of Psychiatry. (...) Machado de Assis publicara o conto O Anjo Rafael. Como o nome da histria sugere, um dos personagens acreditava ser o anjo em questo. (...) A narrativa de Assis combina todos os elementos que depois seriam descritos por Lasegue e Falret [descobridores cientficos da folie a deux]. Ele vai alm e descreve o efeito teraputico de separar os indivduos, escrevem os psiquiatras da USP. (LOPES, 2011)

DOCUMENTOS NACONAIS SOBRE TRANSTORNO MENTAL


Dentre os textos do Brasil, destacam-se trs especficos e trs gerais. Especficos: Proteo das Pessoas com Transtorno Mental. (BRASIL. 2001b) Transtornos Globais do Desenvolvimento [Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educao Bsica, modalidade Educao Especial]. (BRASIL.
2009a)

15 Metas para a Dcada das Pessoas com Deficincia rea do Autismo. Anais do Congresso Brasileiro de Autismo, da Associao Brasileira de Autismo. (ABA, 2006) Gerais (nos quais est implcita a insero da pessoa com deficincia psicossocial): Ratificao com equivalncia de emenda constitucional da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, atravs do Decreto Legislativo 186, 9/7/08. (BRASIL, 2008) Promulgao da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, atravs do Decreto 6.949, 25/8/09. (BRASIL, 2009b)

Promulgao da Conveno Interamericana sobre a Eliminao de Todas as Formas de


Discriminao contra Pessoas com Deficincia [Conveno da Guatemala], atravs do Decreto 3.956, 8/10/01. (BRASIL, 2001)

DOCUMENTOS INTERNACIONAIS SOBRE TRANSTORNO MENTAL


Determinados instrumentos internacionais de direitos humanos, especficos da sade mental e da rea das pessoas com deficincia, no so considerados convenes obrigatrias e sim resolues no-compulsrias. Mesmo nestes casos, os pases-membros se encontram sob obrigao, nos termos da legislao internacional de direitos humanos, de garantir que suas polticas e prticas se conformem aos tratados internacionais obrigatrios de direitos humanos e isto inclui a proteo de pessoas com transtorno mental. (OMS, 2005) A seguir, algumas dessas convenes e resolues: Princpios para a proteo das pessoas com transtorno mental e para a melhoria dos cuidados de sade mental (ONU, 1991). Nota: Este documento foi rejeitado pela World Network of Users and Survivors of Psychiatry (Rede Mundial de Usurios Sobreviventes da Psiquiatria), atravs do documento Statements of WNUSP (WNUSP, s/d). Conveno sobre os Direitos da Criana. (ONU, 1989) Conveno contra Tortura e Outro Tratamento ou Punio Cruel, Desumano ou Degradante.
(ONU, 1984)

Conveno Interamericana sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra Pessoas com Deficincia. (OEA, 1999) Declarao de Caracas. (OPAS/OMS, 1990) Declarao de Madri. (Associao Psiquitrica Mundial, 1996 e 2002) Declarao de Kampala. (WNUSP, 2009) Legislao de Ateno Sade Mental. (OMS, 1996)

Declarao das Amricas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficincia 2006/2016. (OEA, 2006) Aproximadamente 15 anos antes da adoo da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, a Assembleia Geral da ONU aprovou o documento Princpios para a Proteo das Pessoas com Transtorno Mental e para a Melhoria dos Cuidados de Sade Mental (ONU, 1991). Para fundamentar estes princpios, a ONU levou em considerao outros documentos, entre os quais a Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes, cujo artigo 1 diz: O termo pessoa deficiente significa qualquer pessoa incapacitada para assegurar para si, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, como resultado de uma deficincia, seja congnita ou no, em suas capacidades fsicas ou intelectuais (ONU, 1975). No citado documento Princpios, o termo genrico pessoas com transtorno mental inclui tambm as pessoas com sequelas de transtorno mental (Princpio 4. ONU, 1991), ou seja, pessoas que no mais apresentam dano srio para a prpria sade ou para a segurana de outras pessoas (ONU, 1991, in Princpios 18 e 19), ou ainda ex-pacientes psiquitricos (ONU, 1991, in Princpio 21). Todas estas pessoas so agora chamadas pessoas com deficincia psicossocial.

16

Cobrana indevida praticada por escola particular contra aluno com deficincia psicossocial
Romeu Kazumi Sassaki So Paulo, 26 de maro de 2012 Ocorreu recentemente no municpio de Itabira/MG um caso que merece ser divulgado. O caso consiste de dois fatos: (1) Uma escola particular de ensino fundamental cobrou dos pais de um aluno com transtorno global do desenvolvimento um valor (alm da mensalidade que todos os alunos pagam) por conta da prestao de servios educacionais especiais de que este aluno necessita. Este tipo de cobrana vem ocorrendo com certa frequncia em diversas escolas particulares pelo Pas. (2) Numa deciso proferida em comarca do interior de Minas Gerais, mas que est fadada a repercusso nacional, o juiz da Vara da Infncia e Juventude de Itabira/MG, o dr. Pedro Cmara Raposo Lopes, concedeu em 21/3/2012 uma liminar para que esta criana com transtorno global do desenvolvimento frequente as aulas sem necessidade de pagamento de valores adicionais. Este tipo de deciso o primeiro de que se tem notcia. uma tima notcia. Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=26823. Eis como aconteceu (com grifos meus): O Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais (MPEMG) - na pessoa da Promotora de Justia, a dra. Nidiane Andrade - impetrou mandado de segurana contra o ato praticado pelo Superintendente da Fundao Itabirana Difusora de Ensino (Fide) e pelo Presidente da Fide, que acumula o cargo de Presidente do Conselho Diretor da Fide. O aluno GSFS, hoje com sete anos de idade, estuda na Fundao Itabirana Difusora de Ensino desde 2008 e, a partir do final de 2009, a entidade passou a lhe cobrar, para alm da mensalidade que devida por todo o alunado, uma sobretaxa a ttulo de prestao dos servios educacionais especiais de que necessita. Alm disso, a partir de 2012, a instituio passou a exigir o custeio integral para a contratao de monitora que o atenda diretamente, auxiliando-o na alimentao, higiene e outras atividades rotineiras. Visando garantir a continuidade da prestao dos servios educacionais, os pais deste aluno se submeteram assinatura de Contrato Aditivo de Ajuste Econmico Pedaggico, atravs do qual se comprometeram a pagar a quantia de R$ 7.635,87, divididos em 12 parcelas. Por eles no poderem cumprir tal compromisso devido s suas condies financeiras, ficou inviabilizada a permanncia da criana na escola. O MPEMG pediu a concesso de liminar que assegure criana GSFS atendimento educacional por meio de professor monitor, ou outro profissional capacitado, em todos os dias da semana na sala de aula regular, bem assim atendimento com professor habilitado em atendimento educacional especializado no contraturno, independentemente de quaisquer acrscimos em sua mensalidade, sobretudo aqueles decorrentes do Contrato Aditivo de Ajuste EconmicoPedaggico. De imediato, o juiz da Vara da Infncia e Juventude de Itabira/MG, o dr. Pedro Cmara Raposo Lopes, concedeu em 23/3/2012 essa liminar (Deciso, Processo n 0317.12.002438-3). Na liminar, ele citou e comentou uma lista de leis que protegem as pessoas com deficincia, instando a adoo de polticas inclusivas que as integrem de forma plena na vida comunitria. Eis as leis:
Constituio Federal, art. 209, inc. I (o ensino livre iniciativa privada, atendida a condio de cumprimento das normas gerais da educao nacional). Lei n. 7.853/1989 (matrcula compulsria de alunos com deficincia em cursos regulares de estabelecimentos particulares).

17
Lei n. 8.069/1990, arts. 54, inciso III, 66, 87, inciso VII, 112, 3, 208, inciso II (Estatuto da Criana e do Adolescente). Lei n. 9.394, de 1996, (Educao Especial como modalidade de educao escolar voltada para pessoas com deficincia LDBEN). Decreto n. 3.298/1999 (escolas devem oferecer servios de apoio especializado).

Este caso um exemplo a ser seguido em todo o Brasil. A legislao em vigor foi suficiente para fundamentar a deciso do juiz e do MPEMG. Ns tambm poderemos utilizar essa mesma legislao, acrescentando, porm, o Decreto Legislativo n. 186, de 2008, e o Decreto Presidencial n. 6.469, de 2009, que tratam da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (j incorporada Constituio Federal por esses dois decretos). Eis os artigos e pargrafos da Conveno que se aplicam perfeitamente em casos como este do aluno GSFS (com grifos meus): Prembulo: j - Reconhecendo a necessidade de promover e proteger os direitos humanos de todas as pessoas com deficincia, inclusive daquelas que requerem maior apoio. Artigo 5 - Igualdade e no-discriminao: (2). Os Estados Partes proibiro qualquer discriminao baseada na deficincia e garantiro s pessoas com deficincia igual e efetiva proteo legal contra a discriminao por qualquer motivo. (3). A fim de promover a igualdade e eliminar a discriminao, os Estados Partes adotaro todas as medidas apropriadas para garantir que a adaptao razovel seja oferecida. Artigo 7 - Crianas com deficincia: Os Estados Partes tomaro todas as medidas necessrias para assegurar s crianas com deficincia o pleno exerccio de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, em igualdade de oportunidades com as demais crianas. Em todas as aes relativas s crianas com deficincia, o superior interesse da criana receber considerao primordial. Artigo 19/caput-b: As pessoas com deficincia tenham acesso a uma variedade de servios de apoio (...) inclusive os servios de atendentes pessoais que forem necessrios como apoio (...). Artigo 24 Educao: 2. Para a realizao desse direito, os Estados Partes asseguraro que: (a). As crianas com deficincia no sejam excludas do ensino primrio gratuito e compulsrio ou do ensino secundrio, sob alegao de deficincia; (c). Adaptaes razoveis de acordo com as necessidades individuais sejam providenciadas; (d). As pessoas com deficincia recebam o apoio necessrio, no mbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educao; (e). Medidas de apoio individualizadas e efetivas sejam adotadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadmico e social, de acordo com a meta de incluso plena.

Alm de aplicar a Conveno da ONU, imprescindvel preenchermos e executarmos o Plano Individualizado de Educao (PIE) para cada aluno - com ou sem deficincia - que necessite receber esta abordagem individualizada (SASSAKI, 2011a; SASSAKI, 2004; FREIRE, 2002). Como as necessidades especiais variam de acordo com as diferenas individuais de cada criana, o PIE se fundamenta no pressuposto de que no h dois alunos iguais. Entre outros aspectos, o PIE dever informar necessidades, metas, recursos humanos, recursos materiais, inteligncias mltiplas, estilos de aprendizagem. (SASSAKI, 2011a)

REFERNCIAS
ABP. http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2& idnot=7154. Associao Brasileira de Psiquiatria, 29/6/2010.

18
ASSOCIAO PSIQUITRICA MUNDIAL. Declarao de Madri. Aprovada em 25/8/1996 e emendada em 2002. BENVINDO, Aldo Zaiden. Sade mental e direitos humanos: Contribuies para a IV Conferncia Nacional de Sade Mental Intersetorial. Braslia: SDH/PR, 2010. BETTI, Alexandre Prado. Emprego apoiado. So Paulo: Edio do Autor, 2011, p.19-20 e 26. BRASIL. Caderno informativo. IV Conferncia Nacional de Sade Mental Intersetorial. Braslia: Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, 2010. _____. Resoluo MEC 4, 2/10/09, que dispe sobre transtornos globais do desenvolvimento. In: Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educao Bsica, modalidade Educao Especial. Braslia, 2009a. _____. Decreto 6.949, 25/8/09, que promulga a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Braslia, 2009b. _____. Decreto Legislativo 186, 9/7/08, que ratifica, com equivalncia de emenda constitucional, a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. _____. Decreto 3.956, 8/10/01, que promulga a Conveno Interamericana sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra Pessoas com Deficincia [Conveno da Guatemala]. Braslia: 2001a. _____. Lei n 10.216, de 6/4/01, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental. Braslia: 2001b. CANAD. Ministrio da Sade e Bem-Estar Social. Confuso com doena mental. Lente, v. III, n. 10, out./dez. 1959, p.23-24. COBB, Henry & MITTLER, Peter. Diferenas significativas entre deficincia mental e doena mental. [Documento aprovado pela Liga Internacional de Sociedades Pr-Deficientes Mentais (atual Inclusion International). Traduzido pela Apae-SP]. 1980, p.1-12. CRUZ, Deusina Lopes da. O autismo, as condutas especiais autistas, a restrio na participao social. In: CRUZ, D.L. Um autista muito especial. Porto Alegre: Mediao, 2008. DITTMANN, Laura. Retarded isnt mentally ill. In: The mentally retarded at home: A manual for parents. Washington, DC: US-DHEW, 1959, p.5-6. EEOP. A technical assistance manual on the employment provisions of the Americans with Disabilities Act: Resource directory. Washington, DC: Equal Employment Opportunity Commission, 1992, p.32. FREEMAN, Roger. Mental health and mental retardation quackery. Rehabilitation Literature, v. 30, n. 4, abril 1969, p.103-106. FREIRE, Lucia Helena Vasconcelos. Formando professores [Elaborao de uma programao psicopedaggica adequada]. In: CAMARGOS JR, Walter et al. Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3 milnio. Braslia: Corde/Ames/Abra, 2002, p.138-144. FSP. Dor sem remdio [massacre em Realengo]. Folha de S.Paulo/Cotidiano, p.1-5, 9/4/2011. _____. Estados Unidos: Metade dos presidentes teve doena mental. Folha de S.Paulo, 16/2/2006. GITTELMAN, Martin. Rehabilitation of the mentally ill. In: Anais do XIV Congresso Interamericano de Psicologia (p.724), realizado em So Paulo/SP, de 14 a 19 de abril de 1973. GOMES, Marcelo. s/d, p.7. O que deficincia mental e o que se pode fazer?. Folheto da Apae-SP, s/d. Site: www.apaesp.org.br. GORHAM, William. Vocational rehabilitation of the disabled: The public program. In: Health, Education, and Welfare Indicators. Office of the Assistant Secretary for Program Coordination. Washington, DC: DHEW, 1965. ILO. Social reintegration of persons having suffered mental illness. Genebra: International Labour Organisation, 1990. IRR. International Rehabilitation Review. Nova York: IRR, fevereiro 1994, v. XLIV, n. 3, p.2. JCMIH. Joint Commission on Mental Illness and Health. Action for Mental Health, p.186-187, 1961. LOPES, Reinaldo Jos. Machado de Assis descobre doena psiquitrica em conto. Folha de S.Paulo, 15/3/2011. MAIA, Lucimara. Definies atuais: autismo e transtornos mentais. Disponvel em http://lucimaramaia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=8, s/d. MALIN, A.J. Some misconceptions regarding mentally retarded children. Journal of Rehabilitation in Asia, v. V, n. 2, abril 1964, p.20-21. MARRONE, Joe; GOLD, Martine. Supported employment for people with mental illness: myths and facts. Journal of Rehabilitation, v. 60, n. 4, out./dez. 1994, p.38-47. MAYER, Carlos Alberto Lopes. Fixao no emprego e ajustamento ao trabalho. Srie Reabilitao Profissional. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Previdncia Social/MTPS, maro 1974. MEC. Documento subsidirio poltica de incluso. Braslia: Secretaria de Educao Especial, 2005. MENDES, Enicia Gonalves. Deficincia mental: Um rtulo procura de significado. Vivncia, n.18, 2 sem. 1996, p.17. NACIF, Denise Rocha. A conjuntura da doena mental, in: NACIF, D.R. Trabalhando com sade mental: Experincia da Clnica Anima. Belo Horizonte: Escritrio de Histrias, 2010, p.43-47. NAVAJAS, Joo Loureiro Chinaglia. [Em entrevista para a matria Os sete tabus]. Mind (revista da Comunidade Teraputica Dr. Bezerra de Menezes), ano II, n. 11, p.4-9, maio/junho 1997. OEA. Declarao das Amricas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficincia - 2006/2016. Resoluo AG/DEC.50- XXXVI-O/06, 17/5/2006.

19
_____. Conveno Interamericana sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra Pessoas com Deficincia (Conveno da Guatemala), 28/5/1999. OMS. Livro de recursos da Organizao Mundial de Sade sobre sade mental, direitos humanos e legislao: cuidar, sim; excluir, no. Genebra: OMS, 2005, p.11. _____. The role of international human rights in national mental health legislation. Genebra: Organizao Mundial de Sade, 2004. _____. Legislao de Ateno Sade Mental. 1996. ONU. Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Resoluo A/61/611, 13/12/06. Nova York: 2006. _____. Princpios para a Proteo das Pessoas com Transtorno Mental e para a Melhoria dos Cuidados de Sade Mental. Resoluo 46/119, 17/12/91. Nova York: ONU, 1991. _____. Construo de uma sociedade para todos. Resoluo 45/91, 14/12/90, da Assembleia Geral das Naes Unidas. _____. Conveno sobre os Direitos da Criana. Resoluo 44/25, 20/11/1989. _____. Conveno contra Tortura e Outro Tratamento ou Punio Cruel, Desumano ou Degradante: 1984. _____. Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes. Resoluo 33447/XXX, 9/12/75. Nova York: 1975. _____. Secretariado da CDPD: www.un.org/disabilities, s/d. OPAS/OMS. Declarao de Caracas. Conferncia Regional sobre a Reestruturao da Ateno Psiquitrica na Amrica Latina, 14/11/1990. PASCUETO, Cinthia. Autismo: insero social possvel?, Jornal da UFRJ, ed. n.200, 24/4/2003. PCEPD. ADA Summit. Washington, DC: Presidents Committee on Employment of People with Disabilities, 1/12/1992. QUINN, Gerard. The United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities: towards a unified field theory of disability. Indian Law Society, G.V. Pandit Memorial Oration, Pune, India, 10/10/2009. RIADIS. Arranca ejecucin y seguimiento de los micro-proyectos en Colombia, El Salvador y Guatemala. Riadis en Accin, n.15, maro 2010. http://www.riadis.net/en-accion-15/arranca-ejecucion-y-seguimiento-de-los-micro-/. SASSAKI, Romeu Kazumi. Teoria das mltiplas inteligncias na educao inclusiva [Apostila do VI Seminrio de Educao Inclusiva: Direito Diversidade]. Cruzeiro do Sul/AC: Secretaria Municipal de Educao e Cultura, 2012. _____. Educao inclusiva: barreiras e solues. Revista Incluir, So Paulo, n.12, p.53, jul./ago. 2011a. _____. Incluindo pessoas com deficincia psicossocial. Parte 2. Revista Reao, ano XIV, n. 79, p.12-19, mar./abr. 2011b. _____. Incluindo pessoas com deficincia psicossocial. Parte 1. Revista Reao, ano XIV, n. 78, p.10-14, jan./fev. 2011c. _____. Deficincia psicossocial: A nova categoria de deficincia. Fortaleza: Agenda 2011 do Portador de Eficincia, 2010a. _____. Incluso: construindo uma sociedade para todos. 8 ed. Rio de Janeiro: WVA, p.79-83,2010b. _____. Deficincia mental ou intelectual? Doena ou transtorno mental? Atualizaes semnticas na incluso de pessoas. Revista Reao, So Paulo, ano IX, n. 43, mar./abr. 2005, p.9-10, e Jornal do Sinepe-RJ (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado do Rio de Janeiro), Niteri, ano XIV, n. 88, jul./set. 2005, p.1011. _____. Guia para o Plano Individualizado de Educao [apostila no-publicada]. So Paulo: 2004. TAYLOR, Wallace & TAYLOR, Isabelle. Services for handicapped youth in England and Wales. Nova York: International Society for Rehabilitation of the Disabled (atual Rehabilitation International), 1966, p.4. THORNBURGH, Dick. The Americans with Disabilities Act: Questions and answers. Washington, DC: Civil Rights Division, U.S. Department of Justice, 1991, p.1-2. TUCKWELL, Sue. 40 millones de personas ocultas. Material de divulgao do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, em Dacca, Bangladesh, 1981. WNUSP. Declarao de Kampala. Aprovada em Kampala, Uganda, em 2009. _____. Statements of WNUSP. http://www.wnusp.org/statements-of-wnusp.htm. s/d.
...ooOoo...

S-ar putea să vă placă și