Sunteți pe pagina 1din 2

Poema ''Eu, etiqueta."?

Eu, etiqueta "Em minha cala est grudado um nome que no meu de baptismo ou de cartrio, um nome... estranho. Meu bluso traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nesta vida. Em minha camisola, a marca de cigarro que no fumo, at hoje no fumei. Minhas meias falam de produto Que nunca experimentei Mas so comunicados a meus ps. Meu tnis proclama colorido de alguma coisa no provada por este provador de longa idade. Meu leno, meu relgio, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu copo, minha xcara, minha toalha de banho e sabonete, meu isso, meu aquilo, desde a cabea ao bico dos sapatos, so mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordens de uso, abuso, reincidncia, costume, hbito, premncia, indispensabilidade, e fazem de mim homem anncio itinerante, escravo da matria anunciada. Estou, estou na moda. doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, troc-la por mil, aambarcando todas as marcas registadas, todos os logotipos do mercado. Com que inocncia demito-me de ser eu que antes era e me sabia to diverso dos outros, to mim-mesmo, ser pensante, sentinte e solidrio com outros seres diversos e conscientes Da sua humana, invencvel condio. Agora sou anncio, Ora vulgar ora bizarro, em lngua nacional ou em qualquer lngua (qualquer, principalmente). E nisto me comprazo, tiro glria

de minha anulao. cada vinco da roupa No sou v l anncio contratado. resumia uma esttica? Eu que mimosamente pago Hoje sou costurado, sou tecido, para anunciar, para vender sou gravado de forma universal, em bares festas praias prgulas piscinas, saio da estamparia, no de casa, e bem vista exibo esta etiqueta da vitrina me tiram, recolocam, global no corpo que desiste objecto pulsante mas objecto de ser veste e sandlia de uma essncia que se oferece como signo de outros to viva, independente, objectos estticos, tarifados. que moda ou suborno algum a compromete. Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias to pessoais, to minhas que no rosto se espelhavam, e cada gesto, cada olhar, Por me ostentar assim, to orgulhoso de ser no eu, mas artigo industrial, peo que meu nome rectifiquem. J no me convm o ttulo de homem. Meu nome novo coisa. Eu sou a coisa, coisamente."

1)Quais elementos do poema vc observa na vida cotidiana ? 2)Qual a ordem de importncia no poema entre esse trs elementos: pessoa, mercadoria e marca ? 3)O poema faz uma crtica sociedade atual. Qual esta crtica? 4)O que so '' Logotipos do mercado'' Faa um levatamente dos logotipos, mais conhecidos, as empresas que os detm e os paises de origem dessasempresas, ou seja, onde esto as suas sedes?

S-ar putea să vă placă și