Sunteți pe pagina 1din 19

www.nead.unama.

br

Universidade da Amaznia

Woyzeck

de George Bchner

NEAD NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA


Av. Alcindo Cacela, 287 Umarizal CEP: 66060-902 Belm Par Fones: (91) 210-3196 / 210-3181 www.nead.unama.br E-mail: uvb@unama.br

www.nead.unama.br

Woyzeck
de George Bchner

(UM FRAGMENTO) Personagens: Woyzeck Marie Capito Mdico Tamborero-mor Andres Margret Dono da loja Charlato de Feira Velho do Realejo Judeu Hospedeiro Primeiro aprendiz de trabalhos manuais Segundo aprendiz de trabalhos manuais Bufo Av Kthe Policial Soldados, Estudantes, Rapazes e Moas, Crianas, Povo e outros ATO I QUARTO (O Capito sentado sobre uma cadeira; Woyzeck faz-lhe a barba. ) Capito Calma, Woyzeck, calma; uma coisa depois da outra! Mas ele me deixa tonto! E o que vou fazer dos dez minutos que ele ganhou, acabando cedo demais? Woyzeck, pense: voc s tem seus trinta lindos anos de vida, trinta anos! So trezentos e sessenta meses... e dias, e horas, e minutos! E o que vai fazer com todo esse tempo? Convm planificar, Woyzeck! WoyzeckSim, senhor Capito! CapitoTemo pelo mundo, quando penso na eternidade. O trabalho, Woyzeck, o trabalho! Eterno, ele que e eterno, ele que eterno. Voc capaz de ver isso? No entanto' logo deixa de ser eterno num instante, , num instante, Woyzeck. Tenho pavor quando penso que o mundo faz uma volta num dia! Que perda de tempo! Para onde isso nos leva? J no posso ver a roda de um moinho, Woyzeck, sem ficar melanclico. Woyzeck Sim, senhor Capito. Capito Voc est sempre to apressado Woyzeck! (um homem de bem no fica assim, um homem de bem, com a conscincia tranqila. Mas diga alguma coisa, Woyzeck! Como est o tempo?
2

www.nead.unama.br

Woyzeck Mau, senhor Capito, mau. Muito vento. CapitoJ estou sentindo; como se alguma coisa corresse l fora. Esse vento age sobre mim como um rato. (Manhoso.) Acho que vem na direo sul-norte. Woyzeck Isso mesmo, senhor Capito. CapitoHa, ha, ha! Sul-norte! Ha, ha, ha! Oh, como ele bobo, como lastimavelmente bobo! ( Comovido. ) Woyzeck um bom homem ... Mas ( Com dignidade. ) Woyzeck no tem moral. Moral quando a gente tem moralidade, entende? uma bela palavra. Tem um filho sem a bno da Igreja, como diria nosso reverendssimo capelo. Sem a bno da Igreja, e no meu. Woyzeck - Senhor Capito, o bom Deus no deixar de cuidar do pobre vermezinho, s porque no disseram "amm" antes de ser feito. O Senhor disse: Vinde a mim as criancinhas ! CapitoO que que ele est dizendo? Que resposta mais curiosa esta? A resposta me deixa todo confuso. E quando digo ele, refiro-me a voc, a voc Woyzeck Ns, os pobres... Sabe, senhor Capito, o dinheiro, o dinheiro! Quem no tem dinheiro. As vezes, um de ns coloca um dos nossos diante da moralidade do mundo. Tambm temos carne e sangue. Pois no somos mesmo desgraados, neste mundo e no outro'' Acho que, se chegssemos ao cu, teramos de ajudar a fazer os troves. CapitoWoyzeck, voc no tem virtudes, voc no virtuoso. Carne e sangue! Quando estou janela, depois da chuva, e vejo as meias brancas passando, pulando atravs das vielas.. Diabo, Woyzeck, o que me d amor Eu tambm tenho carne e sangue. Mas Woyzeck, h a virtude, a virtude! E como eu deveria passar o tempo? Digo sempre a mim mesmo: voc um homem virtuoso (Comovido.), um homem bom. um homem bom. Woyzeck Sim, senhor Capito, a virtude. Eu no tenho. Sabe, ns, a gentinha, ns no ternos virtude, ns s seguimos a natureza. No entanto, se eu fosse um senhor. se eu tivesse um chapu, um relgio e uma bengala, e s soubesse falar bem, ento seria virtuoso, senhor Capito. Mas eu sou um pobre coitado. Capito Est bem, Woyzeck. Voc um homem bom, um homem bom. Mas pensa demais, isso di. Voc esta sempre to apressado. Essa conversa esgotou-me inteiramente. Agora v embora e no corra tanto; devagar, desa a rua bem devagar!

CAMPO ABERTO. A CIDADE DISTANCIA. (Woyzeck e Andres calhem varas nos arbustos. ) Andres (Assovia. ) Woyzeck, Andres, esse lugar maldito. Est vendo aquela faixa desbastada, acima do capim, ali onde crescem os cogumelos? ali que as cabeas rolam, de noite. Um dia, um sujeito quis pegar, pensando que era ourio: ficou trs dias e trs noites deitado na serragem. (Baixo.) Andres, foram os maons, j sei, foram os maons. Silncio, Andres (Canta.)L estavam dois coelhos, comendo o verde, verde capim Woyzeck Silncio! Est ouvindo, Andres, est ouvindo? E algum andando! Andres Comendo o verde, verde capim, Ate nas suas razes. WoyzeckAndando atrs de mim, debaixo de mim... (Bate os ps no cho.) Oua, est oco. Tudo oco, l embaixo So os maons!
3

www.nead.unama.br

AndresTenho medo. WoyzeckQue silncio esquisito! de parar a respirao. Andres! AndresO que ? Woyzeck Diga alguma coisa! (Olha os arredores fixamente). Andres! Como est claro! H um claro por sobre a cidade, Um fogo anda pelo cu do qual desce um estrondo de trombetas. Est se armando unia tempestade! Vamos embora! No olhe para trs! (Puxa-o para dentro das moitas). Andres (Aps uma pausa.) Est ouvindo, Woyzeck? Woyzeck Silncio, tudo est silencioso como se o mundo estivesse morto. Andres Est ouvindo'' Esto tocando os tambores. Temos de ir embora!

A CIDADE ( Marie ( com sua criana, janela. ) Margret. Passa a banda militar, tendo frente o Tamboreiro-Mor. ) Marie (Ninando a criana nos braos.) Eh, menininho! Sa-ra-ra-ra! Est ouvindo? Ai vm eles! Margret Que homem! Parece uma rvore! Marie Firme nos ps como um leo. (O Tamboreiro-Mor faz uma saudao. ) Margret Ora, que olhos mais alegres, senhora vizinha! De costume no so assim. Marie (Canta.)Os soldados so belos rapazes MargretOs seus olhos esto brilhando... Marie E da? Leve os seus ao judeu para que limpe; talvez ainda brilhem bastante para que possam ser trocados por dois botes. MargretO qu? O qu? Madame Virgem! Sou uma mulher honesta, mas a senhora, a senhora conhece sete calas e pelo lado avesso! Marie Bandida! (Fecha a janela.) Venha, meu filho. O que essa gente pensa! Mesmo que voc seja apenas um pobre filho de prostituta, sua cara desonesta alegra sua me! Sa! ! ( Canta. ) Menina, que vais fazer agora? Tens menininho e no tens marido! E para que estar perguntando? Vou cantar a noite inteira. Aja, popaia, meu filho, viva! Mesmo que ningum nada me de. Joozinho desatrela os seis cavalos. D-lhes de comer outra vez! Eles no comem aveia, Eles no bebem gua, Querem vinho fresquinho, viva! Querem vinho fresquinho. (Batem janela.) Marie Quem ? voc, Franz? Entre! WoyzeckNo posso. Est na hora da chamada. Marie Colheu as varas do Capito?
4

www.nead.unama.br

WoyzeckColhi, Marie. Marie O que que voc tem, Franz? Parece transtornado. Woyzeck (Misterioso. ) Marie, aconteceu de novo muitoNo est escrito: E eis que a fumaa ergueu-se da terra, como a fumaa do fogo? Marie Gente! WoyzeckFicou andando atrs de mim, at o limite da cidade. O que ser que vai acontecer? Marie Franz! WoyzeckTenho de ir embora. Hoje noite, l na feira! J juntei algum dinheiro. (Sai.)

NO Mdico ( Woyzeck. O Mdico. ) MdicoO que foi que eu vi, Woyzeck? Um homem de bem! Voc! Voc! Voc! WoyzeckO que foi, senhor Doutor? MdicoEu vi, Woyzeck. Mijando nu rua, no muro, como um cachorro... Ainda assim, ganhando trs patacas por dia, e as refeies! Woyzeck, isto mau. O mundo est ficando mau, muito mau. Woyzeck Mas, senhor Doutor, quando a natureza exige... MdicoA natureza exige, a natureza exige! Superstio, superstio medonha! A natureza! Pois eu no demonstrei que o msculos constrictor versicae est subordinado vontade? A natureza! Woyzeck, o homem livre, no homem se revela o individualismo da liberdade. No ser capaz de conter a bexiga! mentira, Woyzeck! (Sacode a cabea, pe as mos s costas e caminha de um lado para outro. ) J comeu suas ervilhas, Woyzeck? S ervilhas, cruciferae, lembre se disso! Na prxima semana comearemos com a carne de carneiro! Vai haver uma revoluo na cincia, vou fazer com que exploda pelos ares. 0,10 de urina amnia amaro-salgada, hiperoxdulo .. No quer mijar de novo, Woyzeck? V l dentro tentar! WoyzeckNo posso, senhor Doutor. Mdico (afetado.) No muro. pode! O acordo escrito est nas minhas mos! Eu vi, eu vi com sses olhos... Eu acabara de por o nariz para fora da janela, deixando que os raios de sol penetrassem nas narinas. para observar os espirros. Apanhou sapos para mim? Um cadver? Nenhum plipo de gua doce? Nenhuma hidra? Ventosas? Cristalides? No v esbarrar no microscpio que acabo de colocar o dento molar de um infusrio nele. Vou fazer com que exploda nos ares e com ela todo mundo. Nenhum ovo de aranha, Woyzeck? Ovos de sapo'? No entanto, mijou no muro. Eu vi. (D-lhe um pontap. ) No, Woyzeck, no estou irritado: a irritao faz mal sade, anti-cientfica. Estou calmo, muito calmo, meu pulso bate as 60 pulsaes normais e eu lhe estou falando com o maior sangue frio. Deus nos guarde de nos irritarmos com os homens, os homens! Mesmo que fossem Proteus matando a gente! Mas, Woyzeck, voc no deveria ter mijado no muro ... WoyzeckSabe, senhor Doutor, s vezes a gente tem um carter assim, uma estrutura assim. Mas, com a natureza outra coisa, sabe? Com a natureza (Estala os dedos.) acontece como que se diz?. .. por exemplo... Mdico Woyzeck est filosofando novamente. Woyzeck ( Confidencial ) Senhor Doutor, o senhor j viu essa coisa de dupla natureza? Quando o sol est no meio-dia e parece que o mundo vai se desfazer em
5

www.nead.unama.br

fogo. uma voz terrvel j conversou comigo! MdicoWoyzeck tem uma aberratio. Woyzeck Pois , senhor doutor, a natureza; quando a natureza apaga. Mdico E o que isso: quando a natureza apaga? WoyzeckQuando a natureza apaga quando a natureza apaga. Quando o mundo fica to escuro que a gente tem que tatear com as mos, que a gente pensa que a natureza se desfaz como uma teia de aranha. quando uma coisa e tambm no ; quando tudo est escuro e s resta um brilho avermelhado no oeste, como uma forja. Quando (Caminha de um lado para o outro da sala.)... MdicoGente! Ele tateia o cho como se tivesse ps de aranha. Woyzeck (Pe o dedo sobre o nariz.)Os cogumelos, senhor doutor, a, a que est. O senhor j viu as figuras que os cogumelos fazem, quando crescem? Se a gente pudesse ler! MdicoWoyzeck est com a mais linda aberratio mentais partialis, da segunda categoria, muito bem desenvolvida. Woyzeck vai ganhar um aumento! Da segunda categoria: idia fixa em condies geralmente razoveis. E voc ainda faz seu servio de sempre? Barbeia o Capito? WoyzeckSim, senhor. MdicoCome ervilhas? WoyzeckSempre, senhor Doutor. E minha mulher arranja o dinheiro das despesas. MdicoFaz sua obrigao? WoyzeckSim, senhor. Mdico Um caso interessante. Est com uma bela idia fixa! Ainda vai parar no hospcio! O Woyzeck vai ganhar aumento, se se comportar direito! Mostre o pulso! ... WoyzeckO que devo fazer? Mdico Comer ervilhas, depois carne de carneiro. Limpar o fuzil! Vai ganhar uma pataca de aumento esta semana. Minha teorias minha nova teoria .

TENDAS. LUZES. POVO (0 Velho canta e a Criana dana ao som do realejo.) VelhoNo mundo no h consistncia, Todos ns vamos morrer. E sabemos disso muito bem. WoyzeckEi, upa! Pobre homem; pobre velho! Pobre criana, criana nova! Preocupaes e festas! Marie Homem, se os loucos tm razo ento ns mesmos somos loucos. Mundo engraado! Mundo bonito! (Os dois seguem at onde est 0 Charlato de Feira.) Charlato (Diante de uma tenda, com sua mulher vestindo calas e um macaco fantasiado. ) Meus senhores, meus senhores! Vede a criatura como Deus a fez: nada, nada mesmo. Vede agora a arte: anda em p, usa calas e jaqueta, tem uma espada! O macaco soldado; ainda no muito, o mais baixo degrau da espcie humana. pa! Faa uma vnia! Isso... Agora um baro. D um beijo (Toca trombeta) O paleta musical. Meus senhores, podereis ver aqui o cavalo astronmico e os passarinhos canalhas. Favoritos das cabeas coroadas da Europa. Revelam tudo aos homens: a idade, os filhos, as doenas. Comeam as apresentaes! Logo logo o comeo do comeo.
6

www.nead.unama.br

WoyzeckQuer ver? Marie Por mim... Deve ser bonito. Quantas lantejoulas ele tem! E a mulher, usa calas! (Os dois entram na tenda.) Tamboreiro-MorPare! Voc a viu? Que mulher! Sub-OficialDiabo! Feita para reproduzir regimentos de couraceiros! Tamboreiro-Mor E para entrar na criao do Tamboreiro-Mor. Sub-OficialComo traz a cabea levantada! E os cabelos pretos! Da gente pensar que a puxam para baixo, como um peso. E os olhos. Tamboreiro-Mor como olhar dentro de um poo ou de uma chamin. Depressa, vamos atrs.

O INTERIOR DA TENDA MUITO ILUMINADA Marie Que luz! WoyzeckPois , Marie, gatos negros de olhos como brasas. Que noite! O Dono da Tenda ( Desfilando com um cavalo. )Mostre seu talento! Mostre sua sabedoria animalesca! Envergonhe a sociedade humana! Meus senhores, este animal que estais vendo, o rabo pendente, sobre as quatro patas, scio de uma entidade de sbios, professor de nossa universidade com ele os estudantes aprendem a cavalgar e a chicotear. Isto foi simples instinto. F, agora, pense, com dupla razo! O que voc faz, quando pensa com dupla razo? H um burro entre os sbios da associao? (O cavalo sacode a cabea.) Esto vendo a dupla razo, agora? Isto a animalsionmica. Ele no um indivduo bobo como um animal. uma pessoa, um ser humano, um ser humano animalesco . e ainda assim um bicho, e uma besta. ( O cavalo comporta-se mal. ) isso, envergonhe a sociedade. Esto vendo, o bicho ainda natureza, natureza no-ideal! Voc foi feito de p, areia, sujeira. Quer ser mais do que p, areia, sujeira? Olhem como ajuizado: sabe contar e ainda assim no pode contar nos dedos. Por que ? S no sabe exprimir, no sabe explicar ... um ser humano transmudado! Diga ao senhores que horas so! Qual dos senhores, ou das senhoras. tem um relgio, um relgio? Sub-OficialUm relgio? (Com um gesto grandiloqente e estudado puxa um relgio do bolso.) Aqui est! Marie Quero ver isso. (Passa para a primeira fila, ajudada pelo Sub-Oficial.) Tamboreiro-MorQue mulher!

QUARTO DE MARIE (Marie. O Tamboreiro-Mor.) Tamboreiro-Mor Marie! Marie (Olhando-o, expressiva.) D uma volta! Um peito de boi e uma barba de leo. No tem ningum igual. Sou a mais orgulhosa das mulheres. Tamboreiro-MorDevia me ver no domingo, com a pluma no chapu e as luvas brancas, que diabo! "Esse sujeito um homem", o que o Prncipe sempre diz. Marie (Zombeteira.) No diga! (Aproxima-se dele.) Homem! Tamboreiro-Mor E voc tambm u'a mulher! Que diabo, vamos comear uma criao de tamboreiros-mor? Hein? (Abraa-a. ) Marie (Aborrecida.) Me deixe.
7

www.nead.unama.br

Tamboreiro-MorFera selvagem! Marie (Violenta.) Se voc me tocar... Tamboreiro-Mor o demnio que olha em seus olhos ? Marie Pode ser. tudo a mesma coisa.

PTIO NA CASA DO MDICO (Estudantes e Woyzeck esto embaixo, o Mdico olha da janela do sto.) Mdico Meus senhores, estou no teto, como Davi quando viu Betsab; mas s vejo as calcinhas da penso das meninas, secando no jardim. Meus senhores, chegamos importante questo sobre a relao entre o sujeito e o objeto. Se tomarmos apenas um objeto, no qual se manifesta, de um alto ponto de vista, a auto-afirmao orgnica do divino e examinarmos sua relao com o espao, com a terra, com o planetrio, meus senhores, se jogo este gato pela janela: como se comportar esta existncia com relao ao centram gravitationis, tendo em vista seu prprio instinto? Ei, Woyzeck (grita.), Woyzeck! Woyzeck (Apanha o gato. ) Doutor, ele est mordendo. Mdico Vejam, segura o animal to suavemente! Como se fosse sua av. (Desce.) WoyzeckDoutor, estou com tremedeira. Mdico (Muito contente.) Ora, ora, que bom, Woyzeck (Esfrega as mos. Segura o gato.) O que estou vendo, meus senhores? Um novo espcime, um piolho de coelho, um belo espcie (Puxa uma lente, o gato foge correndo.) Meus senhores, esse bicho no tem instinto cientfico... Em seu lugar podero ver outra coisa. Vejam! Esse homem s come ervilhas, h trs meses. Notem o resultado, apalpem: que pulso irregular! O pulso e os olhos! Woyzeck Senhor Doutor, estou vendo tudo escuro! (Senta-se. ) MdicoCoragem, Woyzeck! Mais uns dias e acabou. Tomem-lhe o pulso, meus senhores. tomem-lhe o pulso! (Apalpam-lhe a fronte, o pulso, o peito.) Por falar nisso, Woyzeck, mexa com as orelhas para que os senhores vejam! H muito que desejo lhes mostrar: tem dois msculos que funcionam. Vamos, agora. Woyzeck Ora, senhor Doutor! Mdico Animal, quer que eu lhe puxe as orelhas! Quer agir igual ao gato? Olhem, meus senhores, esta a metamorfose do burro; frequentemente tambm a conseqncia de uma educao feminina e do modo de falar das mes. Quantos cabelos sua me j lhe arrancou, delicadamente, como lembrana? H alguns dias eles esto to ralos! Pois , as ervilhas, meus senhores!

QUARTO DE MARIE Marie (Sentada, a criana no colo, um caco de espelho na mo.) O outro mandou e ele teve de ir embora! (Olha-se no espelho. ) Como as pedras brilham! O que so? O que foi que ele disse? Durma, menino! Feche os olhos, feche bem! (A criana esconde os olhos com as mos.) Mais ainda! Fique assim, quietinho, seno ele vir busc-lo! ( Canta: ) Menina, fecha a loja, que o cigano vem te buscar.
8

www.nead.unama.br

Segurando tua mo ele vai Levar-te terra cigana. (Torna a olhar-se no espelho.) ouro, com certeza. Ser que me assentar bem, no baile? Gente como eu s tem um cantinho no mundo e um pedacinho de espelho. E ainda assim tenho a boca to vermelha quanto as grandes madames, com seus espelhos de corpo inteiro e seus homens bonitos, que lhes beijam as mos. Sou s uma pobre mulherzinha. ( A criana soergue-se. ) Silncio menino, feche os olhos! L vem o anjinho do sono! Como corre pela parede! (Lana reflexos com o espelho). Feche os olhos, seno ele vai olhar dentro deles e ceg-lo! (Woyzeck entra, atrs dela. Ela se assusta, pondo as mos nas orelhas. ) Woyzeck O que que voc tem ? Marie Nada. WoyzeckH um brilho sob seus dedos. Marie um brinco que eu achei. Woyzeck Eu nunca encontrei coisa igual; quanto mais os dois! Marie - E eu sou l voc? WoyzeckEst bem, Marie. O menino, est dormindo! Segure o bracinho que a cadeira est apertando. Tem gotas claras na testa. S h trabalho sob o sol: suar at mesmo dormindo. Coitados de ns, os pobres' A est mais dinheiro, Marie: o ordenado e uma gorjeta de meu Capito! Marie Deus lhe pague, Franz. Woyzeck Tenho de ir embora. At noite, Marie! Adeus! Marie (Sozinha, depois de uma pausa.) Eu sou mesmo ruim! Seria capaz de me matar. Ora. que mundo! Que v tudo para o inferno, os homens e as mulheres!

RUA ( O Capito. O Mdico. Arquejando, O Capito desce a rua depois pra; arqueja, volta-se para trs. CapitoOnde vai to depressa, prezado senhor Prego de Caixo? MdicoOnde vai to devagar, prezado senhor Rabo de Ordem Unida. Capito Tome tempo, prezado senhor Pedra de Sepultura. MdicoNo roubo o tempo, como o senhor, meu caro. Capito Senhor Doutor, no corra assim!.. No reme assim no ar, com sua bengala! Assim o senhor est se apressando para a morte. Um homem de bem, de conscincia tranqila, no corre assim. Um homem de bem (Aspira o ar sofregamente)... Senhor Doutor, permita que eu salve a vida de um homem. (Segura o Mdico pelo casaco. ) MdicoEstou com pressa, senhor Capito, estou com pressa! CapitoSenhor Prego de Caixo, assim o senhor vai gastar as suas perninhas no calamento. Pare de cavalgar 0 casaco assim no ar. Mdico - Em quatro semanas ela vai morrer. A pobre mulher: um collaps congestaticus no stimo ms. J tive vinte pacientes iguais. Em quatro semanas, ela pode estar certa disso. CapitoSenhor Doutor, eu sou to melanclico, tenho as minhas paixes. Sempre choro quando vejo meu casaco pendurado na parede.
9

www.nead.unama.br

MdicoHum! Inchado, gordo, pescoo grosso, constituio apoplctica. , senhor Capito, o senhor poder ser vtima de uma apoplexia cerebral. Mas pode ser que ela s o pegue de um lado, no qual o senhor ficar paraltico. Mas pode acontecer tambm, na melhor das hipteses, que fique paraltico mentalmente, e que sua vida continue apenas vegetativa. Mais ou menos essas so as suas perspectivas para as quatro prximas semanas! Alis, posso garantir-lhe que o senhor se tornar um dos casos mais interessantes e, se Deus quiser, sua lngua ficar parcialmente paralisada, o que nos permitir fazer experincias imorredouras. Capito Senhor Mdico, no me assuste! H gente que j morreu de susto, de poro espanto somente. J estou vendo os homens, com limes nas mos. E vo dizer: Mas ele era um bom sujeito, um bom sujeito! Que diabo, Prego de Caixo. Mdico (Segura o chapu diante dele.) O que isto, senhor Capito? Um crnio oco, senhor Rabo de Ordem Unida'? Capito (Franze a testa.) O que isto, senhor Doutor? uma ingenuidade, carssimo senhor Prego de Caixo! H, h, h! Mas nada desejo de mal. Sou um homem bom. Mas tambm sou capaz de ser mau, quando quero, senhor Doutor. H, h, h! Quando quero. . (Entra Woyzeck e quer passar correndo. ) Ei, Woyzeck Que pressa de passar pela gente! Venha c, Woyzeck? Correndo como uma navalha aberta pelo mundo! Seria capaz de cortar a gente. Correndo como se tivesse de raspar o plo dos castrados no quartel e como se fosse enforcado antes de raspar o ltimo plo. Mas, alm das longas barbas, o que que eu queria dizer? Woyzeck, as longas barbas.. . Mdico J Plnio dizia ser necessrio eliminar as longas barbas que nascem sob o queixo dos soldados. Capito (Continua) Ah, e falando das longas barbas . .! Como Woyzeck, j encontrou um fio de barba no seu prato? H, h, h, est compreendendo o que digo, no est? Um fio de barba de um homem. da barba de um sapador, de um Sub-Oficial, de um... Tamboreiro-Mor? Hein, Woyzeck? Tem mulher bem comportada. No como os outros. Woyzeck Sim, senhor! O que est querendo dizer, senhor Capito? CapitoMas que cara voc est fazendo!... Talvez a barba no esteja na sopa, mas se algum correr e virar a esquina depressa, talvez possa encontr-la nos lbios. Nos lbios, Woyzeck... Eu tambm j senti o amor, Woyzeck. Gente, ele est branco como cal! Woyzeck Senhor Capito, sou um pobre diabo.. e nada mais tenho no mundo. Senhor Capito, se o senhor comea a zombaria. CapitoZombaria? Eu ? Zombar de voc, homem? Mdico O pulso, Woyzeck, o pulso! Rpido, duro, pulando, irregular. Woyzeck Senhor Capito, o mundo branco como o inferno estou gelado, gelado. . Aposto como o inferno gelado. lmpossvel, gente, gente, impossvel! Capito Voc quer... Voc quer levar duas balas na cabea? Est me apunhalando com seus olhos e eu s lhe desejo o bem. Porque Woyzeck? um bom homem, um homem bom. Mdico Os msculos do rosto rgidos. tesos, s vezes saltando. O comportamento tenso, excitado. WoyzeckVou embora. possvel. Os homens! E muito possvel. O tempo est bom, senhor Capito. Est vendo um cu to bonito, tempo firme, cinzento. E de se ter vontade de martelar um gancho dentro dele, para a gente se enforcar. S por causa do tracinho existente entre o sim e outra vez o sim e o no. Senhor Capito, sim e no! O no o culpado do sim, ou o sim o do no? Preciso pensar nisso.
10

www.nead.unama.br

(Com passos largos. primeiro lentos e depois rpidos. afasta-se. ) Mdico (Apressa-se atrs dele.)Um fenmeno! Woyzeck , um aumento! Capito Esse homem me deixa tonto. Que rapidez! Esse patife alto corre depressa como a sombra fugindo das pernas de uma aranha e o baixinho coxeia atrs dele. O alto o raio e o pequeno o trovo. Ha, ha... Grotesco! Grotesco! Sempre atrs. No gosto disso: um homem de bem cuidadoso e ama sua vida. Um homem de bem no tem coragem. Os patifes que tm coragem! Eu s fui guerra para reforar o meu amor pela vida. (Sai.)

QUARTO DE MARIE (Marie. Woyzeck.) Marie Bom dia, Franz. Woyzeck (Contemplando-a.) Ah, voc, ainda? , realmente! No. a gente no v nada. Marie Voc est to esquisito, Franz. Tenho medo. Woyzeck (Olha-a fixamente e balana a cabea. ) Hum! No vejo nada, no ve jo nada. Oh, a gente deveria poder ver, deveria poder agarrar com as mos. Marie (Intimidade.) O que que voc tem, Franz? Est com fria mental! Woyzeck Que bela rua. Da gente andar at ficar com calos! bom ficar na rua. E bom, tambm, estar com os outros. Marie Com os outros? WoyzeckMuita gente passa na rua, no ? E voc fala com quem quer, no tenho nada com isso! Ele estava l? L? L? E junto a voc? Assim? Eu gostaria de ter sido ele. Marie Ele? No posso impedir que as pessoas andem na rua e que falem enquanto andam. WoyzeckNem deixar os lbios em casa. Seria pena, eles so to bonitos. Mas as vespas gostam de pousar em cima. Marie E que vespa foi que o picou? Voc est louco que nem uma vaca enxotando os moscardos. Woyzeck Um pecado, to gordos e to cheiosFedem tanto que seria possvel expulsar os anjinhos do cu com seu cheiro. Sua boca vermelha, Marie. Nenhuma bolha. Como , Marie? Voc bela corno o pecado. Como o pecado mortal pode ser assim to belo ? Marie - Franz, voc est com febre. Woyzeck Demnio! Ele estava aqui, assim. assim? Marie Enquanto o dia for longo e o mundo antigo as pessoas podero estar nalgum lugar, um depois do outro. WoyzeckEu o vi! Marie A gente pode ver muito se tem dois olhos, se no cega e se o sol est brilhando. WoyzeckMulher! (Precipita-se sobre ela.) Marie No encoste em mim Franz. Prefiro ver um punhal no seu corpo do que sua mo no meu. Quando eu tinha dez anos meu pai no ousava tocar-me se eu olhasse para ele. Woyzeck Mulher! No, alguma coisa que voc tem! Todo mundo um abismo: se olhamos para baixo, ficamos tontos Que seja assim. E ela age como a inocncia. Est bem, inocncia, voc se mostra. Ser que sei ? Ser que sei ? Quem sabe ?
11

www.nead.unama.br

(Sai. )

CORPO DE GUARDA (Woyzeck. Andres.) Andres (Canta.) A hospedeira tem tima criada Que canta no jardim dia e noite, Sentada no jardim .. Woyzeck Andres! Andres O que '? WoyzeckBelo tempo. Andres Tempo de domingo.. Msica na cidade. Primeiro as mulheres saram: os homens atrs, isso! Woyzeck (Intranqilo) Dance, Andres, dance. AndresNa taverna do Cavalo e das Estrelas. WoyzeckDance, dance! AndresV l. Sentada no jardim At o relgio tocar as doze, Vigiando os soldados. Woyzeck Andres, no tenho paz. AndresTolo! WoyzeckTenho de sair. Minha cabea est girando. Dance, dance! Estar com as mos quentes! Diabo Andres! Andres O que voc quer? Woyzeck Tenho de ir, tenho de ver. Andres Homem intranqilo! Por causa do sujeito? Woyzeck Tenho de sair. Aqui est to quente.

HOSPEDARIA ( As janelas abertas. Dana. Bancos diante da casa. Rapazes. ) 1.Aprendiz de Trabalhos Manuais Visto uma camisinha que no minha Minh'alma fede a aguardente... 2 Aprendiz Meu irmo, quer que eu lhe faa um buraco s por amizade? Para diante! Quero fazer-lhe um buraco! Eu tambm sou homem, voe sabe. Vou matar todas as pulgas que ele carrega no corpo. 1 Aprendiz Minh'alma, minh'alma fede a aguardente! At mesmo o dinheiro est apodrecendo! Oh, miostis, como belo o mundo. Vou encher um pote de lgrimas de saudade! Queria que nossos narizes fossem duas garrafas que pudssemos despejar um na garganta do outro. Andres (No coro. ) Um caador do Paladino Aqui nos verdes campos. A caa minha alegria. Cavalgava pela verde mata. Halli, hallo, ha, a alegre caada ( Woyzeck aparece janela. Marie e o Tamboreiro-Mor passam por ele danando, sem not-lo. ) Woyzeck Ele! Ela! Demnios!
12

www.nead.unama.br

Marie (Ao passar danando) Mais, mais Woyzeck ( Sufocando. ) Maismais( Soergue-se brusco e depois relaxa o corpo no banco) Mais, mais! (Bate as mos uma na outra.) Rodem, girem! Por que Deus no apaga o sol com um sopro, para que tudo gire na desordem, homem, mulher, seres humanos e animais! Em plena luz do dia, nas nossas prprias mos, como os mosquitos! Mulher! A mulher quente, quente! Mais, mais! (Ergue-se num salto.) Como ele a agarra, o sujeito, como segura seu corpo! Ele... ele a possui... como eu, no comeo.( Atordoado torna a encolher-se. ) 1 Aprendiz (Fazendo uma prdica sobre a mesa.) No entanto, um viajor que esteja apoiado no fluxo do tempo, que tambm responda a si mesmo com a sabedoria divina, dizendo: Por que o homem '! Por que o homem ? Mas, em verdade vos digo, de que viveriam o campons, o pintor, o sapateiro, o mdico, se Deus no houvesse criado o homem ? Do que viveria o alfaiate se Ele no houvesse dado aos homens o sentimento da vergonha, e o soldado, se ele no o houvesse munido da necessidade de se matar? Por isso, no duvideis. . E verdade, verdade, h a amabilidade, h a finura, mas tudo que terreno desgraado e ate mesmo o dinheiro apodrece. E para terminarmos. meus caros irmos, mijemos sobre a cruz, para que morra um judeu! ( Ao som da algazarra generalizada, Woyzeck acorda e sai correndo.)

CAMPO ABERTO Woyzeck Mais! Mais! Silncio, msica. (Estira-se no cho. ) Hein ? O que esto dizendo? Mais alto! Mais alto! Apunhale, apunhale a loba! Apunhale, apunhale a... loba! Ser que devo? Devo'' Estou ouvindo bem, estou ouvindo o vento? Estou ouvindo sempre e sempre: apunhale, apunhale!

HOSPEDARIA ( Tamboreiro-Mor Woyzeck. Gente. ) Tamboreiro-MorSou homem! (Bate no peito.)Estou dizendo que sou um homem. Quem vai querer alguma coisa? Que venha para diante de mim, quem no for uma deidade bbeda. Bato-lhe ate enfiar o seu nariz no cu. Vou... ( A Woyzeck) Vamos, homem, beba! Queria que o mundo fosse aguardente, aguardente . O homem deve beber! Woyzeck ( Assovia. ) Tamboreiro-Mor Homem, quer que lhe arranque a lngua da garganta e a enrole no seu corpo? (Lutam. Woyzeck perde. ) Quer que eu ainda lhe deixe o flego de uma velhota, quer? Woyzeck (Senta-se, esgotado e trmulo, sobre um banco.) Tamboreiro-MorQue ele assovie at estourar! Aguardente a minha vida, Aguardente d coragem! UmaO homem forte. Andres Est sangrando. Woyzeck Uma coisa depois da outra.

13

www.nead.unama.br

UM QUARTO NA CASERNA (Noite. Andres e Woyzeck numa cama.) Woyzeck (Sacode Andres) Andres! Andres! No consigo dormir! Quando fecho os olhos, tudo fica rodando. Fico ouvindo violinos, tocando, tocando. E depois uma voz fala da parede. Voc no ouve? Andres ... deixe que eles dancem! Estamos cansados, Deus nos proteja. Amm. Woyzeck E ela diz: apunhale, apunhale! Passa por entre meus olhos como um punhal... AndresDurma, seu tolo!.. (Torna a adormecer.) Woyzeck Andres!...

PTIO DA CASERNA Woyzeck - Voc no ouviu nada? AndresAinda est l, com os companheiros. Woyzeck Ele disse alguma coisa? Andres Como que voc sabe? Como que vou dizer? Bem, ele riu e depois disse: Que mulher gostosa! Como suas coxas so quentes, e todo o resto! Woyzeck (Gelado.) Ento ele disse isso? O que foi mesmo que sonhei hoje? No foi com um punhal? Que sonhos mais malucos a gente tem! AndresPara onde agora, companheiro? Woyzeck Buscar vinho para meu oficial. No entanto, Andres, ela era uma menina muito especial. Andres Quem ? WoyzeckNada. Adeus. (Sai.)

QUARTO DE MARIE Marie ( Folheando a Bblia. ) "E a mentira no foi inventada de sua boca"... Meu Deus, meu Deus! No olhe para mim! (Continua folheando.) "Mas os fariseus trouxeram uma mulher diante dele, culpada de adultrio, colocando-a entre eles... Mas Jesus disse: A ti tambm no amaldio. Parte e no torna a pecar!" (Junta as mos.) Meu Deus! Meu Deus! eu no consigo!... Meu Deus, dai-me paz bastante para que eu possa rezar. ( A criana aconchega-se a ela. ) O menino me d uma pontada no corao. Karl! Ele se empina no sol! Bufo (Deitado, conta histrias segurando os dedos.) E ele tem a coroa dourada, o senhor rei. . Amanh vou buscar a criana para a senhora rainha O chourio disse ao pat: venha c. (Segura U criana e cala.) Marie O Franz no veio. No veio ontem, nem hoje. Como est ficando quente! (Abre a janela. ) "E entrou, prostrando-se a seus ps, chorando, e comeou a molhar seus ps com as lgrimas e a enxug-los com os cabelos de sua cabea, e beijou seus ps e cobriu-os com uno..." (Bate /20 perto. ) Tudo morto! Meu Salvador! Meu Salvador! Quero untar os teus ps! ..

14

www.nead.unama.br

BELCHIOR (Woyzeck. O Judeu.) Woyzeck A pistolinha cara demais. JudeuComo , vai ou no vai comprar? WoyzeckQuanto custa o punhal? JudeuEst afiadinho. Quer cortar o pescoo? Ento. O que ? Eu vendo to barato quanto os outros. O senhor ter morte barata, mesmo que no seja gratuita. E ento? Vai ter uma morte econmica. WoyzeckCorta bem mais que po JudeuDois vintns. WoyzeckAqui! ( Sai.) JudeuAqui! Como se no fosse nada! E, no entanto, dinheiro... Cachorro!

CASERNA (Andres. Woyzeck remexe suas coisas. ) Woyzeck A camiseta no do uniforme, Andres. Voc pode usar. Esta cruz de minha irm, e este anelzinho Tambm tenho um santinho, dois Sagrados Coraes e uma medalhinha... Estavam na Bblia de minha me, e tem escrito: Senhor! Deixa ser sempre meu corao Como foi teu corpo, vermelho e ferido. A nica coisa que minha me ainda sente o sol brilhando sobre suas mos... No tem importncia. Andres (Estarrecido, a tudo responde:) sim Woyzeck (Puxa um papel.)Friedrich Johann Franz Woyzeck, miliciano, fuzileiro do 2. Regimento, 2. Batalho, 4.a Companhia, nascido a 20 de julho. Dia da Anunciao de Maria... Hoje completo 30 anos, 7 meses e 12 dias. Andres Franz, vo lev-lo ao hospital. preciso que voc beba aguardente com plvora. Isso matar a febre . WoyzeckE, Andres, quando o carpinteiro junta a serragem, jamais algum sabe quem que vai deitar sua cabea nela.

RUA (Marie com a Menina diante da porta da casa, Av; mais tarde Woyzeck.) Menina O sol brilhava na festa das candeias O trigo estava florescendo. De dois a dois eles desciam Ao longo da campina. Os violinistas atrs deles. Calavam meias vermelhas... 1 Criana No bonito. 2 CrianaVoc sempre quer outra coisa. 1 Criana Marie, caule voc. Marie No posso. 1 Criana Por qu? Marie Por isso.
15

www.nead.unama.br

2 Criana Por que, por isso? 3 Criana - \/ov, conte uma histria! Av Venham, meus caranguejozinhos! Era uma vez um menino pobre, que no tinha pai, nem me. Tudo estava morto e no havia ningum mais no mundo. Tudo morto. E o menino andou, procurando dia e noite. E j que no havia ningum mais no mundo, quis ir para o cu, onde a lua olhava com tanta simpatia. E quando chegou na lua, viu que era um pedao de madeira podre. E ento foi para o sol, e quando chegou no sol, viu que era um girassol murcho. E quando chegou nas estrelas, viu que eram mariposas douradas, estavam espetadas, como se espetam os vagalumes nas rvores. E quando quis voltar para a terra, a terra era um porto destrudo. E o menino estava sozinho. Ento se sentou e chorou, e at hoje ainda est sentado, sozinho. Woyzeck Marie! Marie (Amedrontada) O que ? Woyzeck Vamos indo. J hora. MariePara onde? Woyzeck E eu sei?

CAMINHO NA FLORESTA, JUNTO AO RIACHO (Marie e Woyzeck.) Marie Ali, ao longe, fica a cidade. Est escuro. Woyzeck Fique um pouco mais. Venha, sente-se. Marie Mas eu tenho de ir. WoyzeckNo precisa ferir os ps de tanto andar. Marie Como voc est esquisito! WoyzeckAinda sabe h quanto tempo foi, Marie? Marie Faz dois anos, no dia de Pentecostes. Woyzeck E sabe quanto tempo ainda vai ser? Marie Tenho de ir embora, fazer o jantar. WoyzeckEst com frio, Marie? E ainda assim" voc quente. Como seus lbios so quentes! Quentes ... A respirao quente das putas! E mesmo assim eu daria o cu para beij-los novamente. Quando estamos gelados, no temos mais frio. Voc no vai sentir o frio do orvalho da manh. Marie O que que voc est dizendo? Woyzeck Nada. (Silncio. ) Marie Como a lua nasce vermelha! Woyzeck Como uma lmina ensangentada. Marie O que que voc quer fazer ? Voc est to plido, Franz. ( Ele brande o punhal. ) Pare. Franz! Pelo amor de Deus! Socorro! Socorro! Woyzeck (Apunhala. ) Tome isto, e isto! No sabe morrer? Assim! E assim! Ah, ela ainda estremece. . Ainda no, ainda no ? Mais ainda. (Apunhala mais uma vez.) Voc est morta? Morta! Morta! (Deixa cair o punhal.)

QUARTO DE MARIE ( Karl, o idiota. A Criana. Woyzeck. ) Karl ( Segurando a Criana no colo, diante de si.) Ele caiu na gua, ele caiu na gua, ora. ele caiu na gua.
16

www.nead.unama.br

Woyzeck Karl (Olha-o fixamente.) Ele caiu na gua. Woyzeck (Quer acariciar a Criana, esta se vira e grita.)Meus Deus! KarlEle caiu na gua. Woyzeck Christianinho, vou lhe dar um enxado, sa, sa. ( E Criana se defende; a Karl.) A, compre um enxado para o menino. Karl (Olha-o fixamente.) WoyzeckUpa, Upa, cavalinho! Karl (Exultante.) Upa, Upa, cavalinho! Cavalinho! (Sai correndo com o menino.)

HOSPEDARIA Woyzeck Dancem todos, dancem sempre, suem e fedam um dia ele vir busc-los todos. ( Canta. ) Oh, filha, minha filha, Que foi que voc pensou Quando ficou assim presa Aos cocheiros e carreteiros. (Dana.) Vamos, Kthe, sente-se! Sinto calor, calor. (Tira o casaco ) assim que acontece: o demnio busca uma e deixa a outra correr. Kthe voc quente! E por qu? Kthe voc tambm vai gelar. Tenha juzo! Voc no sabe cantar? Kthe No quero ir para a Subia. No quero usar saia comprida, Saia comprida, sapato de ponta, So para a tua empregada. Woyzeck No, nada de sapatos. Tambm poderemos ir para o inferno sem sapatos. Kthe -Que feio, amor, que indelicado. Guarda teu dinheiro, durmo sozinha. Woyzeck isso mesmo, no quero ensangentar-me. KtheMas o que que voc tem em sua mo? WoyzeckEu? Eu ? Kthe Vermelho! Sangue! (As pessoas rodeiam-na.) WoyzeckSangue? Sangue? Hospedeiro Oh... Sangue! WoyzeckAcho que me cortei, aqui, na mo direita. HospedeiroPor que ento o sangue est no cotovelo WoyzeckEu limpei. Hospedeiro Com a mo direita no cotovelo direito? Voc muito hbil. BufoE ento o Gigante disse: Estou cheirando, estou cheirando carne de gente. Chi, est fedendo! Woyzeck Que diabo, o que que vocs querem ? Que que tm com isso'' Deixem-me passar, seno... Diabo! Acham que matei algum? Sou um assassino? Por que e que esto rindo? Por que no olham para si mesmos? Deixem-me passar! (Sai correndo.)
17

www.nead.unama.br

CAMINHO NA FLORESTA JUNTO AO RIACHO [ Woyzeck. (s. )] WoyzeckO punhal'' Onde est o punhal? Deixei aqui. Vai denunciar-me! Foi mais perto, mais perto ainda! Que lugar este'! O que estou ouvindo? Algo se move. Silncio. Aqui perto. Marie? Ha, Marie! Silncio. Tudo silencioso. Por que est to plida, Marie? Que fita vermelha esta, passada pelo seu pescoo? Quem lhe deu a fita com os seus pecados? Eles a deixaram negra, negra. Eu a embranqueci? Por que teus cabelos pretos esto assim desarrumados ? No teceu as tuas tranas, hoje ? H alguma coisa aqui! Fria, molhada, silenciosa! Vamos embora daqui! O punhal, o punhal! J achei! Pois ento .. (Corre at a gua.) Pois ento, para o fundo! (Joga o punhal no riacho.) Mergulha na gua escura, como uma pedra. A lua parece uma lamina sangrenta ! Ser que todo mundo vai comentar ? No, est longe demais longe do lugar onde tomam banho. (Entra no riacho e atira o punhal longe.) Est bem agora... Mas, e no vero, quando mergulham procura de conchas?... Ora, vai enferrujar, ningum poder reconhecer... Eu devia ter quebrado!... Ser que ainda estou ensangentado? Tenho de lavar-me. Uma mancha I aqui, e aqui outra. (Entra na gua.) ( Chegam pessoas. ) 1 Pessoa Parem! 2 Pessoa Est ouvindo? Silncio! Ali! 1 PessoaUuuh! Ali! Que som! 2 Pessoa E a gua que est chamando: h muito ningum afoga. Vamos embora. No faz bem ouvir a gua. 1 PessoaUuuh! De novo, agora! Como um homem morrendo. 2 Pessoa apavorante! To opaco, nevoeiro cinza em toda parte e o zumbido dos besouros, como se fossem sinos partidos. Vamos embora! 1 Pessoa No! O som claro demais, alto demais! L em cima! Vamos!

RUA ( Crianas. ) 1 CrianaVamos embora, para onde est 2 Criana O que houve? 1 Criana Voc no sabe? Todos j foram para l. Ela est l fora. 2 CrianaOnde? 1 Criana Do lado esquerdo, alm do Carvalho, no bosque, junto cruz vermelha. 2 CrianaVamos depressa, para que ainda possamos ver alguma coisa! Seno eles vo traz-la para dentro.

NA FLORESTA, JUNTO AO RIACHO (Bedel. Mdico, Juiz.) Policial Um bom assassinato, um legtimo assassinato , um belo assassinato. To belo quanto era de se desejar. H muito no tivemos assassinato assim. FIM
18

Este livro foi distribudo cortesia de::

Para ter acesso prprio a leituras e ebooks ilimitados GRTIS hoje, visite: http://portugues.Free-eBooks.net

Compartilhe este livro com todos e cada um dos seus amigos automaticamente, selecionando uma das opes abaixo:

Para mostrar o seu apreo ao autor e ajudar os outros a ter experincias de leitura agradvel e encontrar informaes valiosas, ns apreciaramos se voc "postar um comentrio para este livro aqui" .

Informaes sobre direitos autorais

Free-eBooks.net respeita a propriedade intelectual de outros. Quando os proprietrios dos direitos de um livro enviam seu trabalho para Free-eBooks.net, esto nos dando permisso para distribuir esse material. Salvo disposio em contrrio deste livro, essa permisso no passada para outras pessoas. Portanto, redistribuir este livro sem a permisso do detentor dos direitos pode constituir uma violao das leis de direitos autorais. Se voc acredita que seu trabalho foi usado de uma forma que constitui uma violao dos direitos de autor, por favor, siga as nossas Recomendaes e Procedimento de reclamaes de Violao de Direitos Autorais como visto em nossos Termos de Servio aqui:

http://portugues.free-ebooks.net/tos.html

S-ar putea să vă placă și