Sunteți pe pagina 1din 19

CDIGO DE PROCEDIMENTO E DE PROCESSO TRIBUTRIO CPPT

QUESTIONRIO Resoluo

Nota: Este questionrio est elaborado de uma forma


simples e directa e tem por objectivo permitir obter uma primeira aproximao s matrias reguladas no CPPT.

FORMADOR:

JESUNO ALCNTARA MARTINS

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

1 O que se deve entender por procedimento tributrio ?


1 O procedimento tributrio compreende toda a sucesso de actos dirigida declarao de direitos tributrios e integra o conjunto de aces e actividades identificadas no art. 44 do CPPT e no art. 54 da LGT.

2 Quem tem legitimidade para intervir no procedimento tributrio ?


2 No procedimento tributrio, podem intervir, alm da administrao tributria, os contribuintes, incluindo os substitutos e responsveis, bem como outras pessoas que provem interesse legalmente protegido. (Art. 9 do CPPT)

3 Em que momento se define a competncia territorial do servio para o procedimento tributrio?


3 No procedimento tributrio, a competncia territorial define-se no incio do procedimento, sendo irrelevantes as alteraes posteriores. ( n. 5 do Art. 10 do CPPT)

4 Como se contam os prazos no procedimento tributrio ?


4 No procedimento tributrio, os prazos contam-se nos termos do art. 279 do CC (Cdigo Civil), ou seja, os dias so seguidos e no se suspendem aos sbados, domingos e feriados ( Art. 20 do CPPT )

5 Qual o prazo de validade das certides de situao tributria regularizada emitidas ao abrigo do Dec-Lei n. 236/95, de 13 de Setembro ?
5 As certides de situao tributria regularizada so emitidas nos termos do Dec-Lei n. 236/95 e o seu prazo de validade o seguinte: 6 meses Se no existirem dvidas 3 meses Se existirem dvidas, a situao considerada regularizada, desde que as dvidas estejam a ser pagas em regime prestacional autorizado. Igual situao se verifica, caso as liquidaes se encontrem reclamadas ou impugnadas e tenha sido prestada/constituda garantia. ( n. 2 do art. 2 do Dec-Lei n. 236/95, de 13 de Setembro )

6 Como deve ser notificada uma liquidao adicional decorrente de uma aco de inspeco tributria em que a metodologia de tributao foi a avaliao directa ?
6 Esta liquidao adicional ter de ser notificada atravs de carta registada. ( n. 3 do art. 38 do CPPT )

7 Como se notifica uma liquidao oficiosa realizada nos termos da al. b) do n. 1 do art. 83 do CIRC ou da al. b) do n. 1 do art. 76 do CIRS ?
7 A liquidao oficiosa ter de ser notificada atravs de carta registada com aviso de recepo ( n. 1 do art. 38 do CPPT)

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

8 Qual a forma de notificao que se utiliza para comunicar ao contribuinte que pode exercer o direito de audio?
8 A notificao para o exerccio do direito de audio efectuada atravs de carta registada. ( n. 4 do art. 60 da LGT )

9 Como se notifica a deciso que indefere um pedido de iseno de IMI ?


9 A deciso que indefere um pedido de iseno tem de ser notificada atravs de carta registada com aviso de recepo ( n. 1 do art. 38 do CPPT )

10 Como que notificada a deciso proferida em processo de reclamao graciosa que indefere o pedido do contribuinte ?
10 A deciso proferida em processo de reclamao graciosa que indefira o pedido do contribuinte tem de ser notificada atravs de carta registada com aviso de recepo. ( n. 1 do art. 38 do CPPT )

11 Quais as consequncias de no constar na notificao os meios de defesa e os respectivos prazos para o notificando reagir contra o acto/deciso notificado ?
11 Existe uma irregularidade na notificao, susceptvel de consubstanciar um vcio de validade na forma de anulabilidade. O contribuinte deve lanar mo ao mecanismo previsto no art. 37 do CPPT, sob pena de pelo decurso do prazo (30 dias) o vcio ficar sanado.

12 - Qual o vcio de que enferma uma notificao em que no conste a identificao da entidade que praticou o acto e se o fez no uso de delegao ou subdelegao de competncias ?
12 Esta notificao enferma de um vcio de validade na forma de NULIDADE ( n. 9 do art. 39 do CPPT )

13 Como se realiza a notificao de uma pessoa colectiva/sociedade ?


13 As pessoas colectivas so notificadas na pessoa de um dos seus administradores ou gerentes, na sua sede, na residncia destes, ou em qualquer lugar onde se encontrem. As pessoas colectivas consideram-se ainda notificadas na pessoa de qualquer empregado que se encontre na sede ou local onde funcione normalmente a administrao. Todavia, a notificao, atravs de contacto directo de funcionrio, s poder ser feita na pessoa do empregado depois de serem esgotadas todas as possibilidades de a realizar na pessoa do administrador/gerente. ( Art. 41 do CPPT - n. 3 do art. 231 do CPC (Cdigo de Processo Civil) n. 6 do art. 38 do CPPT - art. 237 do CPC )

14 Em que dia se considera realizada a notificao efectuada atravs de carta registada ?


14 A notificao considera-se realizada no 3. dia posterior ao do registo ou no 1 dia til seguinte a esse, quando aquele dia no seja til. Exs. Dia do registo 15 (tera-feira) - Notificao concretizada no dia 18 (sexta-feira) Dia do registo 16 (quarta-feira) - Notificao concretizada no dia 21 (segunda-feira).

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

( n. 1 do art. 39 do CPPT - n. 6 do art. 39 do CPPT )

15 Quais os meios de prova admissveis no procedimento tributrio ?


15 No procedimento tributrio so admitidos todos os meios de prova necessrios ao correcto apuramento dos factos e admitidos em direito Ex. prova documental, prova testemunhal, prova pericial. ( Art. 50 do CPPT - Art. 72 da LGT )

16 Que mecanismo deve o contribuinte accionar para invocar a insuficincia ou falta de fundamentao de acto tributrio ou de deciso em matria que lhe tenha sido notificada ?
16 Em caso de insuficincia ou falta de fundamentao de acto tributrio ou de uma deciso de um rgo da administrao tributria, o interessado poder requerer, no prazo de 30 dias ou dentro do prazo para reclamar, recorrer , impugnar ou interpor outro meio judicial, a notificao dos requisitos (fundamentao, meios de defesa, prazos) legais que tenham sido omitidos ou a passagem de certido que os contenha. ( Art. 37 do CPPT )

17 O que so orientaes genricas e qual o seu objectivo ?


17 Orientaes genricas so as instrues administrativas criadas pelas vrias reas da DGCI (Gesto Tributria, Cobrana, Inspeco Tributria, Justia Tributria) e que constam de circulares. Estas instrues administrativas so superiormente sancionadas e visam que os servios faam uma interpretao e aplicao uniforme das normas jurdico-tributrias. ( Art. 55 do CPPT )

18 Em que consiste o duplo grau de deciso no procedimento tributrio ?


18 No procedimento tributrio, o duplo grau de deciso consiste em a mesma pretenso do contribuinte no poder ser apreciada sucessivamente por mais de dois rgos que integrem a mesma administrao tributria. A pretenso considerada a mesma quando existir identidade do autor e dos fundamentos de facto e de direito invocados. ( Art. 47 do CPPT )

19 Quem tem direito a juros indemnizatrios e em que circunstncias ?


19 Tem direito a juros indemnizatrios o sujeito passivo (contribuinte) ou outro obrigado tributrio que tenha procedido ao pagamento indevido de imposto e esse direito lhe seja reconhecido. Art. 61 do CPPT - Art. 43 da LGT

20 Em caso de tributao atravs do mtodo de avaliao indirecta fixao atravs de mtodos indirectos qual o meio de defesa que o interessado deve accionar na sequncia da notificao da deciso ?
20 A deciso de tributao por mtodos indirectos tem de ser atacado atravs do pedido de reviso previsto no art. 91 da LGT, com fundamento em erro na quantificao da matria tributvel ou nos pressupostos de aplicao de mtodos indirectos. ( n. 5 do art. 86. da LGT )

21 O recurso hierrquico um meio de defesa idneo para atacar o acto tributrio de liquidao ?

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

21 No. O recurso hierrquico no pode ser utilizado para atacar o acto tributrio de liquidao. O recurso hierrquico tem por objecto as decises dos rgos da administrao tributria, cujo sentido possa afectar os direitos ou interesses legalmente protegidos dos contribuintes. O acto de liquidao tem de ser atacado atravs de reclamao graciosa ou de impugnao judicial. ( Art.s 66 e 67 do CPPT - Art. 80 da LGT )

22 A deciso de indeferimento, de um pedido de reconhecimento de benefcios fiscais, pode ser atacada atravs da apresentao de reclamao graciosa ?
22 No. A reclamao graciosa tem por finalidade a anulao total ou parcial do acto de liquidao. A deciso de indeferimento de reconhecimento de benefcios fiscais autnoma do acto de liquidao de imposto. O meio processual idneo para sindicar aquela deciso o recurso hierrquico. Art. 66 do CPPT Art. 80 da LGT

23 - Estabelea as principais diferenas que existem entre a reclamao graciosa e a impugnao judicial.
23- A reclamao graciosa integra o procedimento tributrio, caracterizada pela simplicidade e celeridade e um procedimento gratuito. A impugnao judicial, tem natureza judicial, decidida pelo juiz do tribunal tributrio, obedece a forma solene (articulado) e est sujeita as custas judiciais. Art. 69 CPPT Art. 108 do CPPT

24 Qual o prazo legal para a apresentao de reclamao graciosa com fundamento em inexistncia de facto tributrio ?
24 O prazo para apresentao de reclamao graciosa com fundamento em inexistncia de facto tributrio de 1 ano. n. 2 do art. 70 do CPPT

25 Identifique o prazo e determine o momento a partir do qual se inicia o prazo para apresentao de impugnao judicial, com base em presuno de indeferimento tcito de reclamao graciosa ?
25 A reclamao graciosa presume-se tacitamente indeferida caso, no prazo de 6 meses a contar da sua apresentao, no exista uma deciso expressa. No dia imediato constituio desta presuno inicia-se o prazo para a interposio da impugnao judicial. O prazo para interposio da impugnao judicial de 90 dias. Art. 106. do CPPT n. 5 do art. 57 da LGT al. d) do n. 1 do art. 102 do CPPT

26 Em que prazo pode ser impugnada a liquidao de imposto, cuja matria tributvel foi fixada atravs de mtodos indirectos ?
26 No sendo possvel obter acordo no procedimento de reviso da matria tributvel e uma vez liquidado o respectivo imposto o contribuinte pode impugnar a liquidao com fundamento em erro na quantificao da matria tributvel ou nos pressupostos de aplicao de mtodos indirectos. Esta impugnao tem de ser apresentada no prazo de 90 dias a contar da notificao da liquidao. n. 4 do art. 86 da LGT Art. 117 do CPPT

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

al. a) do n. 1 do art. 102 do CPPT.

27 Identifique a legislao regulamentadora e esclarea se a impugnao judicial est ou no sujeita ao pagamento de taxa de justia inicial ?
27 A impugnao judicial est sujeita a pagamento de taxa de justia. A lei impe que conjuntamente com a petio seja apresentado o documento comprovativo do pagamento da taxa de justia inicial ou do pedido de apoio judicirio. Art. 73-A do CCJ (Cdigo das Custas Judiciais aprovado pelo Dec-Lei n. 224-A/96, de 26 de Novembro, na redaco dada pelo Dec-Lei n. 324/03, de 27.12) ( Art. 22 a 30 do CCJ - n. 3 do art. 467 do CPC - al. f) do art. 474 do CPC )

28 Qual o prazo legal para reclamao contra o acto tributrio de autoliquidao ?


28 Esta reclamao graciosa constitui requisito obrigatrio para que o sujeito passivo da relao jurdico-tributria possa impugnar o acto de autoliquidao. O prazo para apresentao da reclamao de 2 anos a contar da apresentao da declarao. ( n. 1 do art. 131 do CPPT )

29 Qual o efeito jurdico que o interessado pode retirar da circunstncia de ao fim de 90 dias a contar da sua apresentao, a reclamao graciosa apresentada contra o acto tributrio pagamento por conta no ter sido objecto de deciso expressa ?
29 Para que o contribuinte possa apresentar impugnao judicial do acto de pagamento por conta, tem de, prvia e obrigatoriamente, apresentar reclamao graciosa no prazo de 30 dias, a contar do dia imediato quele em que realizou o pagamento indevido. Se ao fim de 90 dias, aps a apresentao da reclamao, no existir uma deciso expressa, a reclamao considera-se tacitamente deferida. este o efeito jurdico que o reclamante pode retirar da inaco do rgo da administrao tributria. ( n. 4 do art. 133 do CPPT )

30 Em caso de erro na reteno na fonte, qual o prazo legal para interposio de impugnao judicial ?
30 - Em caso de erro na reteno na fonte a impugnao judicial est dependente da apresentao prvia e obrigatria de reclamao graciosa, e tem de ser interposta no prazo de 30 dias, a contar da notificao da deciso proferida na reclamao. ( n. 5 do art. 132 do CPPT)

31 Em caso de erro na liquidao dos tributos, e independentemente da entidade a quem o erro seja imputvel, se o sujeito passivo no quiser utilizar a reclamao graciosa ou a impugnao judicial para arguir os vcios de legalidade de que o acto enferme, a que mecanismo que poder lanar mo para motivar a correco da sua situao tributria ?
31 Para motivar a correco dos erros de que a liquidao possa enfermar, e caso o contribuinte no pretenda utilizar a reclamao graciosa ou a impugnar judicial, pode lanar mo do pedido de reviso oficiosa nos termos regulados no artigo 78 da LGT.

32 Identifique a entidade que representa os interesses da Fazenda Pblica nos Tribunais Tributrios e refira qual o prazo para a

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

formulao da contestao da FP no TAF Tribunal Administrativo e Fiscal ?


32 Nos tribunais tributrios os interesses da Fazenda Pblica so representados pelo Representante da Fazenda Pblica. O prazo para formular a contestao da Fazenda Pblica no TAF de 90 dias na impugnao judicial, 10 dias na oposio judicial e de 8 dias na reclamao dos actos do rgo da execuo fiscal (resposta). ( Art. 15 do CPPT - Arts. 53, 54 e 55 do ETAF (Lei n. 13/2002, 19 de Fevereiro) - Art. 110 do CPPT - Art. 21 do CPPT - n. 2 do art. 278 do CPPT )

33 Quem pode decretar a efectivao da providncia cautelar de arresto ?


33 As providncias cautelares (v.g. arresto) so requeridas pelo Representante da Fazenda Pblica e so decretadas pelo juiz do Tribunal Tributrio de 1 Instncia. ( Art. 136 do CPPT - Art. 138 do CPPT )

34 Qual o efeito do arresto em relao a actos de disposio realizados aps a efectivao daquela providncia cautelar ?
34- Os actos de disposio aps a efectivao do arresto so ineficazes em relao ao requerente do arresto (credor). ( Art. 139 do CPPT - Art. 622 do Cdigo Civil )

35 Qual o prazo de validade do arresto ?


35 O arresto tem a validade igual da penhora quando decretado no mbito de processo de execuo fiscal. O arresto fica sem efeito (caducidade), quando, tendo sido decretado na pendncia de procedimento de inspeco tributria, a entidade no for notificada do relatrio de inspeco tributria no prazo de 90 dias a contar da data do seu decretamento. Se o procedimento de inspeco tiver sido, nos termos da lei, objecto de prorrogao, o arresto fica sem efeito no termo do ltimo prazo legal do procedimento de inspeco tributria. ( n. 2 do art. 137 do CPPT - n. 2 do art. 406 do CPC - Art. 12 CRP (Cdigo Registo Predial)

36 Qual o meio processual que o contribuinte pode accionar contra a deciso que lhe indeferiu um pedido de passagem de certido e/ou de consulta de processos ?
36- o meio processual acessrio de intimao para a consulta de documentos e passagem de certides. ( n. 1 do art. 146 do CPPT - al. l) do at. 2 e art.s 104 e 105 do CPTA (Lei n. 15/2002, de 22 de Fevereiro).

37 Como pode o contribuinte reagir contra a deciso que lhe indeferiu uma reclamao graciosa e em que prazo ?
37 Na sequncia da notificao da deciso que indeferiu uma reclamao graciosa, o interessado pode recorrer hierarquicamente, no prazo de 30 dias, e/ou impugnar judicialmente a deciso, no prazo de 15 dias. ( n. 2 do art. 66 do CPPT - n. 2 do art. 102 do CPPT )

38 Em que condies pode ser atribudo efeito suspensivo reclamao graciosa apresentada contra a liquidao de imposto que est a ser exigida em processo de execuo fiscal ?

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

38 A reclamao graciosa s tem efeito suspensivo sobre o processo de cobrana, caso seja prestada/constituda garantia que garanta a dvida exequenda e acrescido, nos termos previstos no n. 5 do art. 199 do CPPT ou, ento, se tiver sido dispensada a prestao de garantia. ( Art. 169 do CPPT - n. 1 do art. 52 da LGT - n. 4 do art. 52 da LGT - Art. 170 do CPPT)

39 Quem pode reconhecer a caducidade da garantia constituda para determinar a suspenso do processo de execuo fiscal, em virtude da deduo de oposio judicial ?
39 Se, no prazo de 3 anos, a contar da data da sua apresentao, a oposio judicial no tiver sido decidida no Tribunal Tributrio de 1 Instncia, a garantia prestada/constituda, com vista suspenso do processo de execuo fiscal, caduca. Neste caso, a entidade competente para decidir sobre a verificao da caducidade o juiz do TAF (Tribunal Administrativo e Fiscal), mediante requerimento apresentado pelo interessado. Art. 183-A do CPPT

40 Em que condies se verifica o deferimento tcito do reconhecimento da caducidade da garantia apresentada para determinar a suspenso do processo de execuo fiscal ?
40 A caducidade da garantia no ocorre automaticamente. A caducidade tem de ser suscitada pelo interessado. Contudo, uma vez apresentado o respectivo requerimento, se este no for objecto de deciso expressa no prazo de 30 dias, a contar da sua apresentao, findo este prazo, constitui-se o acto de deferimento tcito. n.s 3 e 4 do art. 183-A do CPPT

41 possvel apresentar recurso hierrquico contra as correces efectuadas no mbito de tributao efectuada atravs da aplicao do mtodo de avaliao indirecta ?
41 No. Ainda que sejam efectuadas correces tcnicas, dado que, nos termos do n. 2 do art. 85 da LGT, na avaliao indirecta se podem aplicar, sempre que possvel, as regras da avaliao directa, o acto de fixao atravs de mtodos indirectos unitrio e abrange todo o perodo de tributao, pelo que aquelas so subsumidas pelo acto de fixao. Assim, o contribuinte apenas poder colocar em crise o acto tributrio de fixao como um todo e atravs do pedido de reviso previsto no art. 91 da LGT.

42 Qual o prazo para interposio de impugnao judicial deduzida com fundamento em nulidade do acto tributrio ?
42 A impugnao judicial deduzida com fundamento em nulidade do acto tributrio pode ser interposta a todo o tempo. ( n. 3 do art. 102 do CPPT )

43 O que acontece reclamao graciosa que se encontre pendente de deciso se, contra o mesmo acto tributrio, o reclamante tiver interposto impugnao judicial ?
43 A reclamao graciosa , no estado em que se encontrar, apensa ao processo de impugnao judicial, sendo considerada, para todos os efeitos, no mbito do processo de impugnao. Esta apensao dever-se- verificar aquando da organizao do processo administrativo previsto no art. 111 do CPPT. ( n.s 3 e 4 do art. 111 do CPPT )

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

44 Estabelea as diferenas entre a impugnao judicial e a oposio judicial.


44 A impugnao judicial tem por fundamento vcios de legalidade, designadamente os previstos no art. 99 do CPPT, enquanto que a oposio judicial se destina a arguir, com base nos fundamentos previstos no art. 204 do CPPT, se a dvida ou no exigvel. A impugnao judicial instaurada no Tribunal Administrativo e Fiscal e a oposio judicial continua a ser instaurada no Servio de Finanas onde pender a execuo fiscal. A impugnao judicial um processo autnomo da execuo fiscal, enquanto que a oposio judicial est dependente da execuo. ( Art.s 103 e 108 do CPPT - n. 5 do art. 203 do CPPT )

45 Se estiver pendente impugnao judicial e a Administrao Fiscal proceder reviso oficiosa do acto tributrio, quem tem legitimidade para promover a extino do processo?
45 Em caso de reviso oficiosa do acto tributrio, a entidade competente para promover a extino da impugnao judicial, interposta pelo contribuinte para colocar em crise o referido acto, o Representante da Fazenda Pblica. ( n. 4 do art. 112 do CPPT )

46 Quem a entidade competente para promover a cobrana coerciva dos crditos fiscais ?
46 A entidade competente para promover a cobrana coerciva dos crditos fiscais o rgo da execuo fiscal, sendo o processo instaurada no Servio de Finanas da rea do domiclio ou sede do devedor, da situao dos bens ou da liquidao, salvo quando a execuo tiver por finalidade a cobrana de coima, caso em que a execuo ser instaurada no Servio de Finanas onde tiver corrido o processo da sua aplicao. ( Art. 149 do CPPT - Art. 150 do CPPT - Art. 152 do CPPT )

47 - Quando que se pode proceder instaurao de um processo de execuo fiscal ?


47 Para que se possa instaurar um processo de execuo fiscal tem de existir pelo menos um ttulo executivo (certido de dvida) extrado contra o devedor. A certido de dvida extrada pelos servios competentes, logo que termine o prazo de pagamento voluntrio do tributo. ( Art. 88 do CPPT - Art.s 162 e 163 do CPPT - Art. 188 do CPPT )

48 Como se determina a competncia territorial do Servio de Finanas para efeitos de instaurao do processo de execuo fiscal ?
48 As regras de competncia territorial, para determinar qual o rgo de execuo fiscal competente para instaurar o processo, so aferidas em funo do domiclio ou sede do devedor, da situao dos bens que esto na base da liquidao do imposto, da liquidao, ou do servio onde tenha tramitado o processo de aplicao da coima. Em relao ao critrio do domiclio ou sede do devedor deve ter-se em considerao o previsto no n. 5 do art. 10 do CPPT. ( Art.s 150 e 188 do CPPT )

49 Quem pode ser executado no processo de execuo fiscal ?


49 No processo de execuo fiscal podem ser executados os devedores originrios dos tributos, os seus sucessores, os garantes que se tenham obrigado como principais pagadores, e os responsveis subsidirios. ( Art. 153 do CPPT )

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

50 No processo de execuo fiscal possvel ocorrer coligao de exequentes ?


50 A coligao de exequentes possvel, mas apenas quando os credores forem a administrao tributria e as instituies do sistema de solidariedade e segurana social. ( n. 1 do art. 178 do CPPT )

51 Como se realiza a citao do executado num processo de execuo fiscal, cuja quantia exequenda do valor de 749,00 ?
51 A forma de citao a utilizar determinada pelo valor da quantia exequenda. Neste caso, o executado dever ser citado atravs de carta simples. ( n. 1 e 2 do art. 191 do CPPT )

52 Qual a forma de citao que deve ser utilizada para citar o executado se a quantia exequenda exceder o valor de 22.250,00 ?
52 Quando a quantia exequenda for superior a 250 UC, como o caso em apreciao, a citao tem de ser pessoal. A citao pessoal feita nos termos do art. 233 do CPC, ou seja, atravs de carta registada com aviso de recepo ou de contacto directo de funcionrio, devidamente mandatado para o efeito. A citao deve, sempre que possvel, ser efectuada atravs de via postal. ( n. 3 do art. 191 do CPPT - Art. 192 do CPPT - n. 3 do art. 176 do CPC )

53 Como se deve proceder para citar uma Sociedade em liquidao ?


53 Se a sociedade se encontrar em liquidao a citao feita na pessoa do liquidatrio, observando-se as regras que seriam aplicveis caso a citao fosse realizada na pessoa de um administrador ou gerente da sociedade. ( n. 3 do art. 41 do CPPT )

54 Na citao pessoal, realizada atravs de carta registada com aviso de recepo, quando que se considerada concretizada a citao ?
54 A citao considera-se feita no dia em que se mostrar assinado o aviso de recepo e tem-se por efectuada na prpria pessoa do citando, mesmo quando o aviso de recepo haja sido assinado por terceiro. Quando o aviso de recepo for assinado por terceiro, o executado beneficia de uma dilao de 5 dias. Se o aviso de recepo no for assinado no existe citao. ( n. 1 do art. 238 do CPC - n. 1 do art. 252-A do CPC )

55 Como se deve proceder liquidao das custas nos processos indicados nos pontos 51 e 52 ?
55 Em relao ao processo referido no ponto 51, a taxa de justia ter de ser reduzida a , ainda que o executado no proceda ao pagamento durante o prazo de 30 dias aps a citao, ou seja, beneficiar sempre desta reduo se o pagamento for efectuado antes da citao pessoal ou Edital al. b) do n. 1 do art. 14 do RCPT. Os encargos devem ser liquidados com observncia do disposto no n. 4 do art. 20 do RCPT. Em relao ao processo referido no ponto 52, a taxa de justia ter de ser reduzida a (metade) se o pagamento se efectuar depois da citao pessoal e no prazo de oposio, isto , o pagamento ter de ser realizado durante o prazo de 30 dias a contar da citao pessoal, em caso contrrio, a taxa de justia ter de ser paga pela totalidade al. a) do n. 2 do art. 14 do RCPT. Os encargos devero ser liquidados nos termos previstos no n. 2 do art. 20 do RCPT.

10

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

56 Em que circunstncias que se pode proceder citao do executado atravs de citao edital ?
56 A citao edital s se pode realizar se forem penhorados bens ao executado e se se desconhecer, em termos materiais e efectivos, qual a residncia (domiclio) do executado. ( n. 2 e n. 7 do art. 192 do CPPT - Art. 244 do CPC )

57 Explicite qual a dilao a observar quando a citao feita por edital e indique em que momento se inicia o prazo para o executado reagir contra a execuo ?
57 Se a citao for feita por edital, o executado beneficia de uma dilao de 30 dias. A citao considera-se feita no dia da publicao do ltimo anncio, ou, no havendo anncios, no dia em que sejam afixados os editais. Aps o dia em que se considera feita a citao comea a correr o prazo de dilao e findo este inicia-se o prazo para deduo da oposio judicial. ( Art. 250 do CPC - n. 3 do art. 252-A do CPC )

58 Nos pagamentos por conta, h lugar a reduo da taxa de justia ?


58 Nos pagamentos por conta no existe lugar a reduo da taxa de justia. Esta uma consequncia da natureza dos pagamentos por conta, a que acresce a circunstncia de se atribuir ao primeiro pagamento por conta um efeito equivalente ao da citao pessoal. Assim, e dado que a cadncia com que os mesmos so realizados implica que o pagamento integral da dvida se verifique 30 dias aps a realizao do 1 pagamento, face ao disposto na al.a) do n. 2 do art. 14 do RCPT, a taxa de justia tem de ser paga pela totalidade.

59 Estando a dvida garantida atravs de hipoteca, e cujo pagamento em regime prestacional foi autorizado em processo de execuo fiscal, qual a taxa de juros de mora que se deve aplicar ?
59 Neste caso deve ser aplicada a taxa de juros de mora prevista no n. 3 do art. 3 do Dec-Lei n 73/99, de 16 de Maro (Regime dos juros de mora), dado que a dvida est coberta por garantia real. A taxa a aplicar de 0,5%. ( n. 2 do art. 604 do CC - Art. 686 do CC )

60 Em que momento pode o rgo da execuo fiscal autorizar a subrogao de terceiro que tenha requerido o pagamento da dvida em regime prestacional?
60 - O pagamento em prestaes pode, nos termos do n. 7 do art. 196 do CPPT, ser requerido por terceiro que assuma a dvida. S aps a realizao integral do pagamento da dvida exequenda e do acrescido, que o rgo da execuo fiscal pode (deve), nos termos do n. 10 do art. 196, e por despacho proferido no processo, subrogar o terceiro. A dvida paga pelo terceiro conserva as garantias, privilgios e processo de cobrana de que usufrua. ( Arts 91 e 92 do CPPT - Art. 174 do CPPT )

61 Num processo de execuo fiscal, cujo fim a cobrana coerciva de uma coima, haver lugar liquidao de juros de mora ?
61 No processo de execuo fiscal cuja finalidade seja a cobrana de uma coima no existe lugar a liquidao de juros de mora. Com efeito, a coima no esta prevista no mbito de incidncia dos juros de mora consagrado no n. 1 do Dec-Lei n. 73/99, de 16 de Maro, e, por outro lado, a norma constante do n. 1 do art. 88 do RGCO (Regime geral das contraordenaes aprovado pelo Dec-Lei n. 433/82, de 27 de Outubro), refere que sobre as coimas no incidem quaisquer adicionais.

11

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

62 Quais os princpios a que deve obedecer a realizao da penhora de bens?


62 A penhora de bens consiste numa apreenso judicial de bens e efectivada atravs da elaborao de auto de penhora. A penhora de bens ter de obedecer ao princpio da proporcionalidade previsto no art. 217 do CPPT e deve obedecer prioridade consagrada no art. 219 do CPPT. ( Art. 849 do CPC )

63 Se antes da instaurao do processo de execuo fiscal tiver sido efectuado o arresto de bens do devedor, como deve proceder o rgo da execuo fiscal aps a instaurao da execuo e citao do executado ?
63 O arresto uma providncia cautelar que visa impedir que as garantias do credor sejam diminudas por actos de disposio praticados pelo devedor, com o objectivo de frustrar a cobrana dos crditos. Lana-se mo ao arresto em virtude de ainda no se poder efectivar a penhora de bens. Assim, caso tenha sido feito o arresto de bens, logo que, no mbito da normal tramitao do processo de execuo fiscal, seja possvel fazer a penhora de bens, o rgo da execuo fiscal, atravs de despacho a lavrar no processo, deve proceder converso do arresto em penhora e promover o respectivo averbamento na Conservatria respectiva, caso se trate de um bem sujeito a registo. ( Art. 846 do CPC - n. 2 do art. 406 do CPC - Art.s 619 e 622 do CC Al. a) do n. 2 do art. 101 do Cdigo de Registo Predial)

64 Quais os procedimentos a observar aps a realizao da penhora de bens imveis ?


64 A penhora de bens imveis implica a celebrao de um auto de penhora por cada prdio que seja penhorado. Aps a penhora de imvel, o rgo da execuo deve promover de imediato o registo da penhora na respectiva Conservatria, porque s aps o registo que a penhora eficaz e atravs dela o credor adquire preferncia a ser pago com relao a qualquer outro credor que no tenha garantia real anterior. ( Art. 231 do CPPT - al. e) do n. 1 do art. 231 e art. 230 do CPPT al. n) do n. 1 do art. do CRP - Art. 6 do CRP - Art. 822 do Cdigo Civil)

65 Em que circunstncias que se pode suspender o processo de execuo fiscal ?


65 O processo de execuo fiscal s pode ser suspenso quando exista uma causa legal de suspenso. So causas de suspenso legal as previstas nos art.s 169, 172, 180; 212 do CPPT. A execuo fiscal poder ainda ser suspensa se existir processo de reclamao graciosa, impugnao judicial, recurso, oposio judicial, e o executado for dispensado de prestar/constituir garantia, nos termos previstos no n. 4 do art. 52 da LGT. A suspenso do processo de execuo fiscal fora dos casos previstos na lei, quando dolosa, fundamento de responsabilidade tributria. ( n. 3 do art. 85 do CPPT - n. 3 do art. 36 da LGT - Art. 161 do CPPT )

66 Em caso de apresentao de reclamao graciosa ou de impugnao judicial para arguir vcios de legalidade do acto de liquidao, quem pode dispensar a prestao de garantia, com vista suspenso do processo de execuo fiscal?
66 A dispensa de prestao de garantia pode ser concedida pelo rgo de execuo fiscal, mediante requerimento do interessado devidamente fundamentado, quer de direito, quer de facto. ( n. 4 do art. 52 da LGT - Art. 170 do CPPT )

12

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

67 Qual o prazo legal para o executado deduzir a oposio judicial ? Que acto processual determina o incio deste prazo ?
67 O prazo legal para o executado deduzir oposio de 30 dias a contar da citao. A oposio pode ser apresentado no prazo de 30 dias a contar da citao efectuada atravs de carta simples ou de carta registada, se o valor da dvida exequenda determinar esta forma de citao n.s 1 e 2 do art. 191 do CPPT. Todavia, se o executado no apresentar a oposio naquele prazo, pod-la- fazer quando for citado pessoalmente. Nos termos do n. 1 do art. 203 do CPPT, a oposio pode ser deduzida no prazo de 30 dias a contar da citao pessoal ou, no a tendo havido, da 1 penhora de bens. A oposio poder ser apresentada no prazo de 30 dias a contar da ocorrncia de facto superveniente ou do seu conhecimento pelo executado.

68 Indique quais os credores que devem ser citados, com vista a poderem reclamar os seus crditos no processo de execuo fiscal ?
68 No processo de execuo fiscal s podem reclamar os seus crditos os credores que gozem de garantia real sobre os bens penhorados. Assim, devem ser citados todos os credores (conhecidos e desconhecidos) que beneficiem da referida garantia. ( Art. 239 do CPPT - Art. 865 do CPC - Art. 604 do CC - n. 1 do art. 822 do CC )

69 Como que devem ser citados estes credores ?


69 Feita a penhora e promovido o respectivo registo (caso se trate de bens sujeito a registo), o certificado do registo e a certido de nus integrada no processo e a partir desta que ficamos a saber quem so os credores que gozam de garantia real sobre os bens penhorados. Os credores conhecidos so citados pessoalmente, isto , atravs de carta registada com aviso de recepo. Os credores desconhecidos so citados por anncios e ditos de 20 dias ou, ento, atravs dos editais e anncios em que seja publicitada a venda dos bens penhorados. (Art. 239 do CPPT - Art. 242 do CPPT - n. 2 do art. 249 do CPC -Art. 252 do CPC - Art. 31 do CPPT )

70 Quais as circunstncias que determinam que o cnjuge do executado tenha de ser citado ?
70 Quando se proceda penhora de bens (executado: pessoa singular e casado) deve ser referido no auto de penhora qual o regime de bens de casamento. O cnjuge do executado tem de ser citado se a execuo fiscal tiver por finalidade a cobrana de uma coima, e tiverem sido penhorados bens comuns, ou, ento, quando o objecto da execuo for a cobrana de dvidas tributria e se tiver procedido penhora de bens imveis ou de mveis sujeitos a registo. No caso da coima art. 220 do CPPT o cnjuge citado para, no prazo de 30 dias, requer a separao judicial de bens ou, no mesmo prazo, provar que j se encontra aco pendente com aquele objectivo. Na execuo fiscal para cobrana de dvidas tributrias n. 1 do art. 239 do CPPT- o cnjuge citado para os termos da execuo, isto , para proceder ao pagamento, deduzir oposio, requerer pagamento em prestaes ou requerer dao de bens em pagamento. ( Art. 864 do CPC - Art. 864-A do CPC )

71 A infraco das regras de competncia territorial que vcio determina e at que momento pode o mesmo ser arguido no processo de execuo fiscal ?
71 No processo de execuo fiscal, a infraco das regras de competncia territorial determina a incompetncia relativa do Servio de Finanas (rgo da execuo fiscal) onde tiver sido instaurado o processo. Todavia, este vcio ter de ser arguido pelo executado at ao termo do prazo para deduzir oposio judicial. ( Art. 17 do CPPT )

13

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

72 Em que condies que podem ser concedidas moratrias na cobrana dos impostos ?
72 As moratrias na cobrana dos impostos s podem ser concedidas quando estiverem expressamente previstas na lei. ( n. 3 do art. 85 do CPPT - n. 3 do art. 36 da LGT )

73 Em que momento que se pode proceder venda dos bens penhorados ?


73 A venda dos bens penhorados s pode ser realizada aps o termo do prazo para os credores (com garantia real) reclamarem os seus crditos. ( n. 1 do art. 244 do CPPT )

74 No processo de execuo fiscal, quais as modalidades de vendas que podem ser utilizadas na venda dos bens penhorados?
74 No processo de execuo fiscal, os bens penhorados so vendidos por venda judicial atravs da apresentao de propostas em carta fechada ou, ento, atravs de negociao particular. Esta ltima forma, consubstancia uma modalidade de venda extrajudicial. ( Art. 248 do CPPT - Art. 252 do CPPT - Art. 886 do CPC )

75 Qual a entidade que, nos termos da lei, pode proceder verificao e graduao dos crditos reclamados pelos credores ?
75 A verificao e graduao de crditos processa-se no Tribunal Tributrio de 1 Instncia Tribunal Administrativo e Fiscal pelo que a entidade competente para proceder verificao e graduao dos crditos o juiz daquele tribunal. ( Art.s 245 e 246 do CPPT - Art.s 865 a 869 do CPC )

76 Em que circunstncias que se pode proceder reverso do processo de execuo fiscal ?


76 A reverso do processo de execuo fiscal dever ocorrer logo que se verifique que o executado (devedor originrio e seus sucessores) no tem bens ou que os bens que integram a sua esfera patrimonial so insuficientes para pagamento integral da dvida exequenda e acrescido. Os pressupostos da reverso so, assim, a inexistncia de bens ou a sua fundada insuficincia para pagamento da dvida exequenda e acrescido ( Art. 23 e 24 da LGT (art. 13 do CPT) - Dvidas tributrias - n. 4 do art. 22 da LGT - Art. 7-A do RJIFNA, art. 112 da LGT e/ou art. 8 do RGIT Dvidas por coimas - n. 2 do art. 153 e art. 160 do CPPT)

77 No decurso da normal tramitao do processo de execuo fiscal, que vcio pode ser invocado, em caso de falta de citao do executado ?
77 Em caso de falta de citao do executado, pode ser invocado o vcio de nulidade. A falta de citao s ocorre quando o respectivo destinatrio alegue e demonstre que no chegou a ter conhecimento do acto por motivo que no lhe seja imputvel. ( al. a)do n. 1 do art. 165 do CPPT - n. 5 do art. 190 do CPPT - Art. 195 do CPC )

78 Quando que deve ser constituda hipoteca legal no processo de execuo fiscal ?
78 No processo de execuo fiscal, e por forma a que se assegure o pagamento da totalidade da dvida exequenda e acrescido, o rgo da execuo fiscal deve proceder constituio de

14

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

hipoteca legal sempre que o risco financeiro envolvido o torne recomendvel. Dever-se- considerar que se regista esta situao quando a dvida assumir valores elevados e o acervo patrimonial do executado apresentar alguma fragilidade e/ou se se perspectivar que o executado possa vir a ser declarado insolvente. ( Art. 195 do CPPT - al. c) do n. 1 do art. 97 do CIRE (Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas) - n. 3 do art 140 do. CIRE )

79 Que meio processual pode ser utilizado para reagir contra os actos do rgo da execuo fiscal ou de outra autoridade da Administrao Fiscal ?
79 O executado ou terceiro, cujos direitos ou interesses legtimos sejam afectados por actos ou decises do rgo da execuo fiscal ou de outra autoridade da administrao tributria pode utilizar, para reagir contra aquelas decises e/ou actos, a reclamao prevista no art. 276 do CPPT, cujo regime est regulado nos artigos 276 a 278 do CPPT.

80 Quem tem legitimidade para accionar este meio processual ?


80 Tem legitimidade para accionar a reclamao prevista no art. 276 do CPPT o executado ou qualquer terceiro, cujos direitos ou interesses legalmente protegidos sejam afectados por decises do rgo da execuo fiscal ou de qualquer outra autoridade da administrao tributria. ( Art. 276 do CPPT )

81 Quem pode proceder ao reconhecimento da prescrio ?


81 A prescrio de conhecimento oficioso e deve ser conhecida pelo rgo da execuo fiscal. A prescrio fundamento de oposio judicial e o juiz do Tribunal Tributrio s conhece da prescrio se o rgo da execuo no o tiver feito. ( Art. 175 do CPPT - al. d) do n. 1 do art. 204 do CPPT )

82 Qual o prazo de prescrio das coimas, das dvidas tributrias e das custas processuais ?
82 O prazo de prescrio das coimas de 5 anos. Art. 36 do CPT Art. 120 da LGT Art. 34 do RGIT O prazo de prescrio das dvidas tributrias de 10 anos - art. 34 do CPT. A partir de 01.01.2007, o prazo de prescrio destas dvidas de 8 anos Art. 48 da LGT e n. 1 do art. 297 do CC O prazo de prescrio das custas processuais de 5 anos art. 123 do CCJ (Cdigo das custas judiciais)

83 Em caso de pagamento da dvida exequenda pelos responsveis subsidirios, no prazo de oposio, qual o destino que deve ser dado ao processo de execuo fiscal?
83 Se os responsveis subsidirios, aps a citao e no prazo para a oposio, pagarem a dvida exequenda, ficam dispensados do pagamento dos juros de mora e das custas processuais n. 5 do art. 23 da LGT. Todavia, o processo de execuo fiscal no pode ser arquivado, dado que, nos termos do n. 6 do art. 23 da LGT, o processo tem de prosseguir contra o devedor principal ou o responsvel solidrio para cobrana dos valores ainda em dvida (juros de mora e custas). Se estes no tiverem bens, o processo poder ser declarado em falhas nos termos do art. 272 do CPPT.

15

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

84 Qual o prazo de que beneficiam os responsveis subsidirios para interposio de impugnao judicial ?
84 Os responsveis subsidirios podem interpor impugnao judicial contra as liquidaes de impostos, cujo pagamento lhes seja exigido, no prazo de 90 dias a contar da sua citao. ( al. c) do n. 1 do art. 102 do CPPT - n. 4 do art. 22 da LGT )

85 Qual o limite mximo de liquidao de juros de mora nos pagamentos por conta ?
85 Nos pagamentos por conta efectuados nos termos do art. 264 do CPPT, os juros de mora s podem ser exigidos (liquidados) pelo prazo mximo de 3 anos 36 meses. ( n. 2 do art. 44 da LGT - Art. 86 do CPPT )

86 Em processo de execuo fiscal, quem beneficia do direito de nomeao dos bens penhora ?
86 No processo de execuo fiscal, o direito de nomear os bens penhora pertence ao rgo da execuo fiscal, sem prejuzo de aceitar faz-la em bens indicados pelo executado se da no resultar prejuzo para a execuo. Este prejuzo deve ser avaliado em funo dos nus ou encargos que incidam sobre os bens em causa. ( n. 3 do art. 215 do CPPT )

87 Em caso de penhora de dinheiro e/ou de depsitos bancrios, at que momento se podem liquidar os juros de mora ?
87 Em caso de penhora de dinheiro e/ou de depsitos bancrios, os juros de mora so liquidados at ao ms em que a penhora foi efectuada, com o limite de 3 anos. ( n. 8 do art. 262 do CPPT - n. 2 do art. 44 da LGT )

88 Em caso de venda de bens em processo de execuo fiscal, quem pode exercer o direito de remio ?
88 O direito de remio pode ser exercido pelo cnjuge, que no esteja separado judicialmente de pessoas e bens, pelos descendentes e pelos ascendentes art. 912 do CPC. Este direito visa impedir que os bens saiam do seio da famlia, e tem, por consequncia, uma carga cultural e tradicional que visa a proteco da instituio familiar. ( Art. 258 do CPPT - Arts 912 a 915 do CPC )

89 Como se deve proceder citao de um executado com residncia no estrangeiro ?


89 Se o executado tiver residncia no estrangeiro, e desde que saibamos qual a sua residncia nesse pas, devemos proceder sua citao atravs de carta registada com aviso de recepo. Em caso de frustrao da citao por via postal devemos tentar faz-la atravs do Consulado Portugus Art. 247 do CPC mediante a extraco de carta rogatria art. 187 do CPPT. Se a residncia do executado for desconhecida dever-se- fazer a sua citao por Edital. ( n. 3 do art. 247 do CPC - n.s 2 e 7 do art. 192 do CPPT )

90 Como se procede citao do executado se o funcionrio encarregado da diligncia no o encontrar na sua residncia ?
90 A citao deve ser feita por via postal utilizando a forma que o valor da dvida exequenda determinar e que resulte do art. 191 do CPPT. Se certo que podemos fazer a penhora de bens do executado sem que tenhamos procedido sua citao pessoal, no menos verdade que no podemos proceder venda dos bens sem previamente efectuar a citao pessoal do executado.

16

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

Assim, em caso de frustrao da citao pessoal por via postal carta registada com aviso de recepo tem de se tentar fazer a citao atravs de contacto directo de funcionrio com o executado, ou seja, atravs de citao por mandado. Na eventualidade do funcionrio no encontrar o executado, mas se a sua residncia for efectivamente aquela onde o funcionrio se tem deslocado, a citao do executado ter de ser realizada atravs da forma de citao com hora certa, nos termos do art. 240 do CPC. Esta citao feita em dois momento: no primeiro momento deixa-se ficar nota com indicao de hora certa na pessoa que se encontre em casa ou, se tal for impossvel, afixar-se- o respectivo aviso no local mais indicado. No 2 momento, ou seja, no dia e hora designados, far-se- a citao na pessoa do citando, se o funcionrio o encontrar, em caso contrrio, far-se- a citao em pessoa capaz que esteja em melhores condies de a transmitir ao executado. No sendo possvel obter a colaborao de terceiros, a citao feita mediante afixao no local mais adequado na presena de duas testemunhas. A nota de citao que for afixada deve conter todos os elementos, previstos no art. 163 e 190 do CPPT (em caso de reverso deve ainda referir o normativo do n. 4 do art. 22 da LGT) e mencionar que os duplicados e anexos podero ser levantados no Servio de Finanas. De tudo ser lavrada a respectiva certido de diligncia. Subsequentemente, e no prazo de dois dias teis tem de ser enviada ao citando a carta (carta registada) prevista no art. 241 do CPC. A citao feita nos termos do art. 240 do CPC considerada citao pessoal.

91 Em caso de interposio de aco de insolvncia, em que momento deve o rgo da execuo fiscal determinar a sustao dos processos de execuo fiscal ?
91 Em caso de interposio de aco de falncia/insolvncia, apresentada nos termos do Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas Dec-Lei n. 53/2004, de 18 de Maro, o rgo da execuo fiscal apenas poder determinar a sustao dos processos de execuo fiscal aps tomar conhecimento de que foi decretada a insolvncia do executado. Esta situao resulta do n. 1 do art. 180 do CPPT. A suspenso prevista no art. 870 do CPC no se aplica execuo fiscal, na medida em que no CPPT existe normativo (especial) art. 180 - que regulamenta em que condies que se verifica a sustao dos processos de execuo fiscal.

92 Caso tenha sido extrada carta precatria, quem tem competncia para determinar a suspenso do processo de execuo fiscal?
92 A carta precatria extrada quando necessrio pedir a prtica de alguma diligncia (citao, penhora de bens, venda, etc.) a outro Servio de Finanas (rgo de execuo fiscal) que no aquele onde corre termos o processo de execuo fiscal. A carta precatria, em princpio, apenas dever ser extrada se o Servio deprecado se localizar em rea territorial regional diferente daquela em que se integre o servio deprecante, isto , se o servio deprecado pertencer a outra Direco de Finanas n. 3 do art. 186 do CPPT. Em caso de extraco de carta precatria, a suspenso do processo de execuo pode ser determinada pelo rgo de execuo fiscal do servio deprecante, mas tambm poder ser decretada pelo rgo de execuo fiscal deprecado, se este dispuser dos elementos necessrios e a puder ser efectuada a penhora. ( Art. 173 do CPPT - Art.s 185 e 186 do CPPT )

93 Na venda judicial, qual o valor mnimo de venda dos bens penhorados ?


93 A venda judicial tem de ser publicitada nos termos previstos no artigo 249 do CPPT. O valor mnimo de venda dos bens tem de ser indicado nos editais e anncios em que se publicite a venda. Este valor, em regra, determinado a partir do valor que foi atribudo aos bens no auto de penhora, podendo, no entanto, nos termos das alneas a) e b) do n 1 do art. 252 do CPPT, o rgo da execuo fiscal apurar outro. Assim, o valor mnimo de venda dos bens (valor base de venda) o correspondente a 70% do valor atribudo penhora de bens. ( n. 2 do art. 252 do CPPT - n. 2 do art. 889 do CPC )

17

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

94 Na venda judicial, em que prazo deve ser realizado o pagamento do preo da venda dos bens ?
94 O titular da proposta escolhida (a de maior valor) tem de proceder ao depsito do preo dos bens no prazo de 15 dias, devendo logo no prprio dia depositar parte do peo, no inferior a 1/3. A restante parte tem de ser depositada no prazo de 15 dias, podendo, todavia, este prazo ser prorrogado, mediante requerimento fundamentado do adquirente, se o valor dos bens vendidos for superior a 500 vezes a UC. ( al. e) e f) do art. 256 do CPPT )

95 Quando que o rgo da execuo fiscal pode proceder elaborao do auto de adjudicao ?
95 - O auto de adjudicao dos bens vendidos (ttulo de transmisso) apenas poder ser celebrado aps se mostrar integralmente pago o preo da venda dos bens e cumpridas as obrigaes fiscais inerentes aquisio dos bens (v.g. IMT, imposto de selo, IVA). O rgo da execuo fiscal s poder proceder elaborao do auto de adjudicao neste momento. ( n. 1 do art. 900 do CPC )

96 Qual o preo pelo qual o titular do direito de preferncia pode adquirir os bens vendidos em processo de execuo fiscal?
96 O titular do direito de preferncia pode adquirir os bens vendidos pelo mesmo valor da proposta escolhida, ou seja, pelo montante da proposta de maior valor. O exerccio do direito de preferncia pode ser exercido at entrega dos bens ao adquirente (titular da proposta escolhida). ( n. 7 do art. 249 do CPPT - art.s 892 e 896 do CPC ) O direito de preferncia quebra face ao exerccio do direito de remio n. 1 do art. 914 do CPC.

97 Na venda por negociao particular, quando que pode ser elaborado o instrumento da venda ?
97 Na venda por negociao particular o instrumento da venda, ou seja, o ttulo de transmisso, s pode ser celebrado (outorgado) aps se mostrar integralmente pago o preo dos bens vendidos e cumpridas as obrigaes fiscais inerentes. esta a concluso que resulta da parte final do n. 3 do art. 905 do CPC.

98 Quem tem legitimidade para reclamar os crditos da Fazenda Pblica em processo de execuo que no tenha natureza tributria ?
98 Em processo de execuo que no tenha natureza tributria os Chefes de Finanas da rea do domiclio fiscal ou da sede do executado, dos seus estabelecimentos comerciais e industriais e da localizao dos bens, tm obrigatoriamente de ser citados para emitir certido onde conste as dvidas do executado Fazenda Pblica e que possam ser reclamadas no processo de execuo em causa art. 80 do CPPT. Neste processo de execuo (sem natureza tributria) os crditos so reclamados pelo Ministrio Pblico, rgo que representa os interesses do Estado em juzo Art. 20 do CPC ( al. c) do n. 3 do art. 864 do CPC - Art. 865 do CPC )

99 Quem tem legitimidade para deduzir o incidente de embargos de terceiros ?


99 - O incidente de embargos de terceiros pode ser deduzido por qualquer interessado a quem o arresto, a penhora ou qualquer outro acto judicialmente ordenado de apreenso de bens ou entrega de bens possa ofender a posse ou qualquer outro direito incompatvel com a realizao ou mbito da diligncia de que seja titular um terceiro. ( Art.s 167 e 237 do CPPT )

18

Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica Direco-Geral dos Impostos Centro de Formao

100 Em caso de declarao em falhas da dvida exequenda e acrescido, quando que se extingue o processo de execuo fiscal ?
100 A declarao em falhas da dvida exequenda e acrescido no uma forma de extino da obrigao tributria. Assim, em caso de declarao em falha, e caso o processo no retome a sua normal tramitao em resultado da notcia de que o executado tem bens penhorveis, o processo de execuo fiscal s poder ser extinto quando ocorrer a prescrio da dvida. ( Art. 272 do CPPT -Art. 34 do CPT - Art. 48 e 49 da LGT - Art. 175 do CPT al. k) do n. 2 do art. 28 do CPPT )

19

S-ar putea să vă placă și