Sunteți pe pagina 1din 32

Manual do Proprietrio

Hi Wall Carrier

CONTEDO
PRECAUES Consideraes de segurana DESCRIO DOS COMPONENTES Visor da unidade interna (evaporadora) Temperatura de utilizao FUNCIONAMENTO MANUAL - OPERAO DE EMERGNCIA FUNCIONAMENTO DO CONTROLE REMOTO Descrio e funes dos indicadores do controle remoto Utilizao do controle remoto OPERAO DA UNIDADE INTERNA Funcionamento no modo AUTOMTICO Funcionamento em REFRIGERAO, em AQUECIMENTO ou em VENTILAO Funcionamento em DESUMIDIFICAO Funcionamento do TIMER (temporizador) Exemplos de congurao do TIMER (temporizador) Funcionamento no modo SLEEP Ajuste das direes do uxo de ar FUNCIONAMENTO DA UNIDADE INTERNA Funcionamento Otimizado CUIDADOS E MANUTENO Limpeza dos ltros de ar Limpeza da unidade interna e do controle remoto Manuteno INFORMAES SOBRE O FUNCIONAMENTO LOCALIZAO DE AVARIAS GARANTIA 5 5 8 9 9 10 12 14 15 16 16 17 18 19 20 22 23 25 25 26 26 27 28 28 30 31

Obrigado por escolher Carrier!


Voc pode ter certeza de que fez a melhor escolha ao escolher Carrier. O esforo presente nas mais diversas obras de climatizao ao redor do mundo e no Brasil, entre aeroportos, museus, estdios, instituies de ensino, edifcios residenciais e comerciais, alm de diversas outras aplicaes, est na tecnologia utilizada neste produto. Um dos benefcios mais agradveis que o aguardam no momento de operar o seu condicionador de ar que, alm de manter uma temperatura agradvel no espao condicionado, o ar ltrado e desumidicado, melhorando desta forma a qualidade do ar que respiramos. Este manual foi desenvolvido para que voc se familiarize com todas as caractersticas tecnolgicas e os benefcios que a unidade lhe proporcionar. Adicionalmente, este manual contm informaes vitais sobre o seu novo condicionador de ar, a respeito da sua manuteno, execuo de servios e, acima de tudo, como aproveit-lo de maneira econmica. Reserve alguns minutos para repassar atentamente o contedo deste manual e descubra voc mesmo(a) como aproveitar o melhor do seu novo condicionador de ar Carrier, em termos de conforto e economia de operao. Para casos de garantia ou se ainda tiver alguma dvida, ligue para nosso Call Center e fale com a gente.

GS REFRIGERANTE PURON HFC R-410A


O HFC R-410A um gs com menor impacto ambiental, e no agride a camada de oznio. Tambm conhecido apenas como R-410A, este gs uma inovadora opo para uso em condicionador de ar domstico e refrigerao comercial. um gs seguro, no inamvel, no txico, e sua utilizao incentivada por protocolos internacionais para a proteo da camada de oznio. O R-410A uma mistura de 2 gases refrigerantes liquefeitos do tipo HFC (Hidrouorcarbono). E apresenta presso aproximadamente 1,6 vezes mais elevada do que a do refrigerante tradicional R-22. Em relao ao R-22, o R-410A tem melhor rendimento energtico, ou seja, aquece e resfria de modo mais eciente. E necessita uma menor quantidade de gs para o ideal funcionamento do condicionador de ar. Alm disso, sistemas que utilizam o R-410A so mais silenciosos e operam com menos vibrao. Ao utilizar um sistema com R-410A, voc est fazendo a sua parte em relao ao meio ambiente.

PRECAUES
Consideraes de segurana
A instalao, servio e manuteno em equipamentos condicionadores de ar pode apresentar perigo devido presso que exerce o gs refrigerante no seu interior, e em seus componentes eltricos. Somente pessoal especializado e qualicado dever instalar, reparar ou executar servios em equipamentos condicionadores de ar. O pessoal no especializado somente poder efetuar trabalhos de manuteno bsica, como: limpeza de serpentinas e limpeza e/ou substituio de ltros. Todos os outros trabalhos de manuteno devero ser efetuados somente por pessoal especializado. Siga as normas de segurana aplicveis, use culos de segurana, roupas e luvas adequadas para este propsito. Use a proteo adequada para efetuar trabalhos de solda. Mantenha sempre um extintor de incndio ao seu alcance. Para sua segurana, repasse detidamente estas instrues e respeite todas as indicaes etiquetadas ADVERTNCIA ou PRECAUO contidas neste manual ou coladas no corpo da unidade. Consulte as normas locais aplicveis a respeito de instalaes eltricas para requerimentos especiais. Reconhea as informaes sobre segurana O smbolo ! indica um alerta sobre segurana. Quando vir este smbolo porque existe uma possibilidade potencial de dano material ou sua pessoa. Entenda o signicado das palavras PERIGO, ADVERTNCIA e PRECAUO. Estas palavras so usadas em combinao com o smbolo de alerta. PERIGO sinaliza situaes de alto risco para pessoas e inclusive a morte. A palavra ADVERTNCIA sinaliza situaes que podem resultar em danos pessoais e inclusive a morte. A palavra PRECAUO sinaliza prticas inseguras, as quais podem resultar em danos menores a pessoas ou a suas propriedades materiais.

ADVERTNCIA !
No tente interconectar unidades de diferentes fabricantes sem antes consultar um credenciado Carrier ou um engenheiro especializado em equipamentos condicionadores de ar. A incompatibilidade entre as unidades interna e externa e os seus dispositivos de controle pode causar srios problemas a ambas e incorrer em invalidao da cobertura da garantia do fabricante. A Carrier se exime de toda a responsabilidade e cancelar a garantia do produto se houver uso inadequado do equipamento, se as instrues de instalao no forem seguidas como indicadas ou ainda se ocorrerem erros ou modicaes quando das ligaes eltricas e/ou das tubulaes de interligao de gs refrigerante. Em caso de dvida consulte um credenciado Carrier de sua preferncia para maiores detalhes. Antes de instalar, modicar ou efetuar manuteno (servios) no sistema, certique-se de que o fornecimento de energia eltrica unidade est interrompido. Verique tambm se no h mais de um disjuntor (interruptor de energia). Certique e coloque etiqueta em cada disjuntor existente de maneira visvel e apropriada. Os choques eltricos podem ocasionar danos pessoais e inclusive a morte. Esta unidade s funcionar corretamente se for instalada e testada por pessoal qualicado e treinado para isso.
5

PRECAUO !
CONEXO DA UNIDADE AO FORNECIMENTO PRINCIPAL DE ENERGIA (ALIMENTAO) Estas unidades devem ser conectadas ao fornecimento principal de energia eltrica (alimentao) atravs de um disjuntor de capacidade adequada e com uma separao entre contatos de pelo menos 3 mm. Se isto no for possvel, dever ser usada uma combinao contato/receptculo provido de terra efetivo. O contato dever ter um acesso fcil depois da instalao e dever estar desconectado do receptculo de maneira a assegurar que no existe energia eltrica para a unidade. de suma importncia seguir as normas de segurana aplicveis localmente, em especial certicar-se de que o fornecimento de energia eltrica conta com um cabo terra devidamente instalado - Consulte a NBR-5410 da ABNT Instalaes Eltricas de Baixa Tenso.

ADVERTNCIA !
PARA DESCONECTAR A UNIDADE DA ALIMENTAO DE ENERGIA No desligue a unidade a partir do interruptor principal de energia (disjuntor). Use sempre o controle remoto quando quiser desligar-la. Para unidades com cabo de alimentao: No use o cabo alimentao de energia para desligar a unidade, principamente se esta estiver em operao. Esta ao, alm de danicar o cabo, pode resultar em choque eltrico, produzir uma fasca e at mesmo iniciar um incndio. Verique o cabo de alimentao, se este no estiver rmemente conectado ou apresentar algum dano, poder haver fuga de energia ou risco de choque eltrico. O cabo de alimentao NUNCA deve ser cortado para aumentar-se o comprimento deste. Se o cabo estiver danicado, a substituio dever ser executada por uma empresa credenciada Carrier. Mantenha as unidades fora do alcance de fontes de calor e de combustveis e tambm de gases em geral. As altas temperaturas e os uidos dos combustveis, alm do risco de exploso, podem produzir danos fsicos na unidade.

ADVERTNCIA !
Utilize a voltagem indicada na etiqueta de dados da unidade. Usar uma voltagem diferente da especicada pode causar srios danos a unidade. Use somente um disjuntor de capacidade adequada.

80

No use aerossis inamveis perto da unidade. A unidade pode ser danicada se entrar em contato com gasolina, solvente, benzina, inseticida e outras substncias qumicas.

No introduza suas mos ou dedos, nem coloque objetos dentro da grelha de descarga de ar na unidade externa, visto que o ventilador gira a velocidades muito altas e pode causar srios danos pessoais.

Para evitar um choque eltrico srio nunca salpique com gua nem a unidade interna nem a externa.

ADVERTNCIA !
Assim como para qualquer outro equipamento, o condicionador de ar no pode ser utilizado por crianas ou por pessoas com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou mesmo por pessoas sem experincia e conhecimento sobre o equipamento, sem a superviso de algum responsvel. Portanto, recomenda-se que crianas sejam sempre supervisionadas para evitar-se acidentes ou utilizao imprpria do equipamento.

No obstrua a descarga de ar em nenhuma das unidades, interna e externa. Esta ao bloquear o uxo de ar diminuindo a capacidade de resfriamento e um mau funcionamento da unidade.

DESCARTE SUSTENTVEL
Os componentes desse produto e sua embalagem so reciclveis. No descarte no lixo comum. Para o descarte seguro e sustentvel, de seu antigo ar-condicionado, entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente, pelos telefones 4003-6707 (capitais) ou 0800-887-6707 (demais localidades), ou mesmo atravs do site www.springer.com.br, para obter informaes dos postos de descarte mais prximos de sua localidade.
7

Durante o vero ou quando a unidade estiver exposta a incidncia solar direta, evite o quanto for possvel que os raios solares entrem na rea condicionada, utilizando para isto cortinas ou persianas nas janelas.

DESCRIO DOS COMPONENTES


Unidade Interna
Entrada de ar

2 3 4
1 - Receptor sinais infravermelhos 2 - Painel do display de LCD 3 - Chassi 4 - Localizao da etiqueta de identicao da unidade interna 5 - Painel dianteiro 6 - Deetor uxo horizontal 7 - Deetor uxo vertical 8 - Filtro de ar 9 - Tecla de controle manual 10 - Controle remoto 11 - Suporte do controle remoto 12 - Tubos de interligao suco/expanso 13 - Cabos para interligao eltrica 14 - Mangueira de dreno 15 - Localizao da etiqueta de identicao da unidade externa

Sada de ar

ON/

OFF

MOD E FAN
SLE EP
TUR BO
SWIN G

SHO CUTRT

12 11
Entrada de ar (traseira)

TEM P
TIMER

TIME R ON

OFF

DIRE CT

LED

10

Unidade Externa
15
Entrada de ar (lateral)

13

14
Sada de ar (frontal)

NOTA
Todas as guras presentes neste manual tm valor somente a ttulo explicativo, sendo que algumas das partes ilustradas podero ser diferentes daquelas da unidade adquirida. O modelo real de qualquer maneira aquele que dever ser considerado vlido.
8

Visor da unidade interna (evaporadora)


O visor da unidade interna aparece conforme as indicaes a seguir:

Receptor de Sinal
1. Sem funo para esta verso

2. Indicador de DEGELO (DEFROST): (somente verses quente/frio) Este cone acende quando a unidade comea a degelar automaticamente ou quando o dispositivo de controle de ar quente ativado na operao aquecimento. 3. Indicador do TEMPORIZADOR (TIMER): Este cone acende quando uma programao de TIMER ON/OFF estiver ativa. 4. Indicador de modo AUTOMTICO (AUTO): Este cone acende quando a unidade estiver no modo automtico (AUTO).

5. Indicador de FREQUNCIA DE OPERAO (OPERATION FREQUENCY): Os modelos INVERTER trabalham em frequncias parciais dependendo da necessidade do ambiente, se o ambiente necessitar de maior carga trmica, o compressor trabalhar mais, se necessitar de menos, o compressor trabalhar menos. Este conjunto de LEDs indica a frequncia corrente do compressor, ou o quanto de sua capacidade total est sendo utilizada em um determinado momento. 6. Display indicador de TEMPERATURA: a) Exibe os ajustes da temperatura quando a unidade estiver em funcionamento. b) Exibe a temperatura do ambiente quando a unidade estiver operando no modo Ventilao (FAN). c) Exibe os cdigos de mau funcionamento ou cdigos de proteo.

Temperatura de utilizao Temperatura / Modo


Temperatura ambiente Temperatura externa

Refrigerao
Maior ou igual a 17C 18C ~ 50C

Aquecimento
Menor ou igual a 30C -15C ~ 34C

Desumidicao
Maior do que 10C 10C ~ 50C

! 1. Se o equipamento for utilizado fora das condies descritas acima, podero ser ativadas as protees de segurana capazes de provocar algumas irregularidades de funcionamento das unidades. 2. Uma taxa de umidade superior a 80% pode causar a formao de condensado enquanto o equipamento estiver funcionando em modo REFRIGERAO ou em modo DESUMIDIFICAO. Deve-se, portanto, regular a posio do defletor vertical colocando-o com o ngulo mximo de abertura (vertical em relao ao cho) e programar o ventilador em ALTA velocidade. 3. Com estas temperaturas de utilizao ficam garantidos os rendimentos otimizados do equipamento. 9

ATENO

FUNCIONAMENTO MANUAL - OPERAO DE EMERGNCIA


Se no tiver o controle remoto ou no caso de pilhas descarregadas, pode ser utilizado temporariamente o funcionamento manual.

ATENO

Painel frontal

Aps pressionar o interruptor manual, o modo de funcionamento ser alterado na seguinte sequncia: AUTO, REFRIGERAO, DESLIGADO. Pressionar o interruptor manual at o cone indicador de FUNCIONAMENTO iniciar a piscar rapidamente (cinco vezes por segundo); a unidade agora funciona no modo REFRIGERAO. Este modo vlido somente para fins de teste. No modo REFRIGERAO, a opo de funcionamento com controle remoto no est disponvel. A unidade est DESLIGADA se o cone indicador de FUNCIONAMENTO estiver apagado. Para restaurar o funcionamento atravs do controle remoto basta utiliz-lo novamente.

Interruptor para funcionamento temporrio

AUTO/ REFRIGERAO

1. Abrir e levantar o painel dianteiro at ficar fixo emitindo o clique de encaixe. 2. Pressionar o interruptor at o cone indicador AUTO acender; a unidade funciona no modo AUTO. (O ajuste padro da temperatura 24C). 3. Fechar o painel recolocando-o na sua posio inicial.

10

Substituio de pilhas
1. Remover a tampa do compartimento e substituir as pilhas velhas por novas, prestando ateno para a polaridade correta indicada no compartimento. 2. O visor do controle remoto mostrar a temperatura de 24C e o modo de operao, bem como a velocidade do ventilador estaro em AUTO.

NOTAS
Quando da substituio, no utilize pilhas usadas ou de tipo diferente, isto poder ser causa de funcionamentos irregulares do controle remoto. Quando as pilhas so removidas o controle remoto apaga todas as progamaes. Se o controle remoto no for utilizado durante um tempo prolongado, recomenda-se remover as pilhas a m de evitar inltraes que podero danic-lo. A durao mdia das pilhas com um uso normal de cerca seis meses. Substituir as pilhas ao falhar o bip de recepo proveniente da unidade interna ou se o indicador de transmisso do controle remoto no acender.

DESCARTE SUSTENTVEL
Aps a utilizao, para o descarte seguro e sustentvel de suas pilhas e/ou baterias, acesse o site www.springer.com.br ou entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente pelos telefones 4003-6707 (capitais) ou 0800-887-6707 (demais localidades), para obter informaes dos postos de descarte mais prximos de sua localidade. No descarte-as no lixo comum.

NOTA
O controle remoto utiliza duas pilhas do tipo palito (AAA).

11

FUNCIONAMENTO DO CONTROLE REMOTO


3. FAN - Tecla de seleo da velocidade do ventilador
Pressionar esta tecla para selecionar a velocidade do ventilador na seguinte sequncia: AUTOMTICA (AUTO) - BAIXA (LOW) - MDIA (MED) ALTA (HIGH) e retorno AUTOMTICA.

7 1 2 3 4 5 8 9 10 11 12 6

AUTO

LOW

MED

HIGH

4. SLEEP - Tecla de funcionamento do modo sleep


Pressionar esta tecla faz com que a unidade se ajuste, automaticamente, de maneira a manter o mximo conforto com a mxima economia. Esta funo est disponvel nos modos AUTO, REFRIGERAO e AQUECIMENTO (verses quente/frio).

NOTA

1. ON/OFF - Tecla liga/desliga


Pressionar a tecla para ligar a unidade e pression-la novamente para desligar a unidade.

A funo SLEEP pode ser desativada pressionando-se as teclas MODE, FAN ou ON/OFF do controle remoto.

2. MODE - Tecla para seleo de modo de funcionamento


Pressionar repetidamente esta tecla para selecionar o modo de funcionamento na seguinte sequncia: AUTOMTICO (AUTO) - REFRIGERAO (COOL) - DESUMIDIFICAO (DRY) - AQUECIMENTO (HEAT) - VENTILAO (FAN) e retorno ao AUTOMTICO.
AUTO COOL DRY HEAT FAN

5. TURBO
Pressionar esta tecla no modo REFRIGERAO ou no modo AQUECIMENTO (verses quente/frio) faz com que a unidade opere em sua capacidade mxima at atingir a temperatura congurada no controle remoto.

6. LED - Tecla liga/desliga display da unidade


Ao pressionar esta tecla se desativa (apaga) o display da unidade, pressionando-a novamente torna-se a ativ-lo (acend-lo).

NOTA
No h modo de aquecimento (HEAT) para unidades somente frio.
12

7. TEMP - Tecla de ajuste


Pressione esta tecla para aumentar a temperatura do ambiente (de 1 em 1C) at a mxima de 30C. Pressione esta tecla para diminuir a temperatura do ambiente (de 1 em 1 C) at a mnima de 17C.

9. TIMER ON - Ligar temporizador


Tecla utilizada para congurao do temporizador de acionamento automtico (Timer On) da unidade. A cada toque na tecla a hora atual acrescida de 30 minutos, a partir do tempo de 10 h o acrscimo passa a ser de 60 minutos (1 hora). Para cancelar a programao basta ajustar o Timer On para 0.0H.

10. TIMER OFF - Desligar temporizador 8. SHORTCUT - Tecla de atalho


A tecla de atalho tem as seguintes funes: Logo aps ter colocado a unidade em funcionamento pela primeira vez, pressionando a tecla SHORTCUT a unidade ir operar no modo AUTO, com uma temperatura de 24C e com velocidade do ventilador em AUTO. Com a unidade em operao, se a tecla SHORTCUT for pressionada durante 2 segundos, esta ir, automaticamente, estabelecer (gravar) os parmetros de operao atual congurados no controle remoto, ou seja, ir operar no modo, temperatura, velocidade do ventilador e na funo Sleep (caso esta esteja ativa) atualmente selecionados. Com o controle remoto ligado: pressionando a tecla SHORTCUT o sinal transmitido para a unidade que, automaticamente, regressa a congurao previamente selecionada, operando no modo, temperatura, velocidade do ventilador e na funo Sleep (caso esta esteja ativa) selecionados anteriormente. Com o controle remoto desligado: pressionando a tecla SHORTCUT o sinal no transmitido para unidade, apenas apresenta no display do controle a congurao previamente selecionada; a funo Sleep neste caso desabilitda.
13

Tecla utilizada para congurao do temporizador de desligamento automtico (Timer Off) da unidade. A cada toque na tecla a hora atual acrescida de 30 minutos, a partir do tempo de 10 h o acrscimo passa a ser de 60 minutos (1 hora). Para cancelar a programao basta ajustar o Timer Off para 0.0H.

11. DIRECT- Tecla de direo do uxo de ar


Pressionar esta tecla para modificar o ngulo de deslocamento do defletor de ar horizontal da unidade, ou seja, para selecionar a melhor posio para o deslocamento do ar, para cima ou para baixo, no ambiente.

12. SWING - Tecla para acionamento automtico do deetor de ar horizontal


Pressionar esta tecla para acionar a funo movimentao automtica do defletor de ar horizontal. Pressionar novamente a tecla para cancelar a funo de movimento automtico.

Descrio e funo dos indicadores do controle remoto


2 3 4

5 6 7 8

1 - Indicadores do modo de funcionamento


Indicam o modo de funcionamento atual, a partir de AUTO ( ), REFRIGERAO ( ), DESUMIDIFICAO ( ), AQUECIMENTO ( ) (verses quente/frio), VENTILAO ( ) e retorno ao modo AUTO ( ).

6 - Sem funo para esta verso. 7 - Indicadores de temperatura e congurao de horas para o timer
Indica a temperatura congurada, de 17 a 30C. Congurando o modo de funcionamento VENTILAO, o indicador de temperatura no visualizado. Nas funes de Timer On/Off indica as horas conguradas at ligar/desligar a unidade.

2 - Indicador de transmisso
O indicador de transmisso exibido quando o controle remoto envia sinais unidade interna.

3 - Indicador ON/OFF (Liga/Desliga)


O indicador liga/desliga exibido pressionando a tecla ON/OFF. Pressionar novamente a tecla ON/OFF para apagar a visualizao.

8 - Indicadores de velocidade do ventilador


Indicam a velocidade selecionada do ventilador, do modo AUTO aos trs nveis de velocidade: BAIXA ( ), MDIA ( ), ALTA ( ). Nos modos AUTO e DESUMIDIFICAO a unidade funciona na velocidade AUTO e o display apresenta somente o cone .

4 - Indicadores de Timer ON e Timer OFF


Indicam que foram congurados horrios para autoligar(timer on)/autodesligar (timer off) o temporizador da unidade.

5 - Indicador da funo Sleep


Indica que a unidade est funcionando no modo SLEEP.
14

Para maior clareza, na gura esto ilustrados todos os indicadores. Durante o funcionamento estar aceso somente o indicador do modo/funo ativado.

Utilizao do controle remoto Posicionamento do controle remoto


ATENO
!

1. O equipamento no funciona se a transmisso dos sinais enviados pelo controle remoto unidade interna estiver bloqueada, por exemplo, por portas, armrios ou por outros objetos que interfiram na transmisso do sinal.

8m
ON /OF F MO DE FA
SL
TUR BO

SH OR CU T T

TE

MP

TIM ER

ON

EE

P
SW ING DIR

TIM ER

OFF

ECT

LED

Posicionar o controle remoto de modo que os sinais enviados possam alcanar facilmente o receptor da unidade interna (a uma distncia mxima de 8 metros). Quando for selecionado o funcionamento com ativao do timer, na hora estabelecida o controle remoto transmite automaticamente um sinal unidade interna. Se o controle remoto estiver numa posio que impede a transmisso do sinal, possvel que haja um atraso de cerca de 15 minutos.

2. A exposio do receptor de sinais infravermelhos da unidade interna luz direta do sol pode causar o funcionamento irregular desta. Para evitar este problema providencial proteger o ambiente, por exemplo, com cortina ou persianas nas janelas. 3. No exponha o controle remoto luz direta do sol ou a fontes de calor. 4. Evite o contato de lquidos com o controle remoto. 5. No caso em que outros aparelhos eltricos interajam com o controle remoto, recomenda-se deslocar estes aparelhos ou consultar um credenciado CARRIER.

15

OPERAO DA UNIDADE INTERNA


Ligar Pressionar a tecla liga/desliga (ON/OFF) no controle remoto para colocar a unidade em funcionamento. Ao ligar o equipamento o display indicador de temperatura (1), no visor da unidade interna, acender.

Receptor de Sinal

Funcionamento no modo AUTOMTICO


Se o modo AUTO no for apropriado, possvel selecionar manualmente o modo de funcionamento desejado. Ligar O indicador de FUNCIONAMENTO no visor da unidade interna comea a piscar. 1 - Pressione a tecla de seleo do modo de funcionamento (MODE) para selecionar AUTO. 2 - Pressione a tecla temperatura (TEMP) para congurar a temperatura desejada, normalmente entre 17C e 30C. 3 - Pressione a tecla ON/OFF para ligar a unidade interna. O indicador de FUNCIONAMENTO do visor da unidade interna ilumina-se. O modo de funcionamento selecionado de acordo com a temperatura ambiente e ligado depois de cerca de 3 minutos. Desligar Tecla ON/OFF Pressione esta tecla para desligar a unidade. Se o modo AUTO no for apropriado, possvel selecionar manualmente as condies desejadas. Selecionando o modo AUTO o display da velocidade do ventilador no controle remoto indica e a velocidade do ventilador regulada automaticamente.

2 3 1

Quando a unidade for congurada no modo AUTO, os modos REFRIGERAO, AQUECIMENTO (verses quente/frio) ou VENTILAO, so selecionados automaticamente conforme a diferena de temperatura entre o ambiente e aquela congurada com o controle remoto. A unidade controla automaticamente a temperatura ambiente mantendo-a prxima temperatura congurada pelo usurio.
16

Funcionamento em REFRIGERAO, em AQUECIMENTO ou em VENTILAO


Ligar Ao ligar o equipamento o indicador de FUNCIONAMENTO no visor da unidade interna comea a piscar. 1 - Pressione a tecla MODE para a selecionar o modo de funcionamento. Selecione ento o modo desejado REFRIGERAO, AQUECIMENTO (verses quente/frio) ou VENTILAO. 2 - Pressione a tecla TEMP para configurar a temperatura desejada. Recomenda-se em geral que a temperatura selecionada seja a da faixa de conforto trmico, entre 21C e 24C. 3 - Pressione a tecla de configurao da velocidade do ventilador FAN para selecionar um dos modos indicados AUTO ( ), BAIXA ( ), MDIA ( ) ou ALTA ( ). 4 - Tecla ON/OFF. Pressionar esta tecla para colocar o equipamento em funcionamento. O indicador de FUNCIONAMENTO no visor da unidade interna comea a piscar. O modo de funcionamento selecionado de acordo com a temperatura ambiente e a unidade liga depois de cerca 3 min (selecionando o modo VENTILAO, a unidade entrar imediatamente em funo). Desligar Tecla ON/OFF Pressionar esta tecla para desligar a unidade. Se o modo VENTILAO tiver sido configurado, no haver nenhum controle da temperatura. Para selecionar este modo necessrio repetir somente os itens 1, 3 e 4.
17

2 4 1 3

Funcionamento em DESUMIDIFICAO
Ligar Ao ligar o equipamento o indicador de FUNCIONAMENTO no visor da unidade interna comea a piscar. 1 - Pressione a tecla de seleo do modo de funcionamento (MODE). Selecione o modo DESUMIDIFICAO. 2 - Tecla temperatura (TEMP) . Pressionar a tecla TEMP. O indicador de velocidade do ventilador indica AUTO. A velocidade do ventilador interno ser configurada automaticamente. 3 - Pressione a tecla ON/OFF para colocar o equipamento em funcionamento. O indicador de FUNCIONAMENTO no visor da unidade interna se ilumina e a unidade entra em funo aps cerca de 3 minutos.

2 3 1

Caractersticas de funcionamento
O modo DESUMIDIFICAO regula automaticamente o funcionamento da unidade de acordo com a diferena entre a temperatura configurada e a temperatura ambiente. A temperatura regulada na fase de desumidificao ligando e desligando repetidamente a unidade no modo REFRIGERAO ou VENTILAO. O indicador de velocidade do ventilador no controle remoto exibir AUTO e o ventilador prosseguir em baixa velocidade.

Desligar Tecla ON/OFF Pressione esta tecla para desligar a unidade.

NOTA
No modo DESUMIDIFICAO a unidade seleciona automaticamente a velocidade do ventilador em AUTO .

18

Funcionamento do TIMER (temporizador)


Pressione as teclas TIMER ON ou TIMER OFF para ativar a funo do temporizador. Para congurar o TIMER ON: 1 - Pressione a tecla TIMER ON (1) para iniciar o procedimento de autoativar o temporizador. A congurao atual do temporizador e a letra H so exibidas, o indicador de Timer ON ativado acende. 2 - Pressione novamente a tecla TIMER ON, cada toque na tecla a hora atual acrescida de 30 minutos, a partir do tempo de 10 h o acrscimo passa a ser de 60 minutos (1 hora). 3 - Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade, a letra H se apaga e o display volta a apresentar a temperatura congurada. Para congurar o TIMER OFF:
!

1 2

ATENO

Quando a funo de ativao do timer selecionada, o controle remoto transmite automaticamente o sinal do timer unidade interna na hora estabelecida. Portanto, necessrio colocar o controle remoto numa posio de onde possa chegar o sinal unidade interna de maneira correta. O perodo de funcionamento efetivo configurvel pelo controle remoto est compreendido no perodo de tempo de 24 h. No possvel configurar o timer para uma programao diria.

1 - Pressione a tecla TIMER OFF (2) para iniciar o procedimento de autodesativar o temporizador. A congurao atual do temporizador e a letra H so exibidas, o indicador de Timer OFF ativado acende. 2 - Pressione novamente a tecla TIMER ON, cada toque na tecla a hora atual acrescida de 30 minutos, a partir do tempo de 10 h o acrscimo passa a ser de 60 minutos (1 hora). 3 - Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade, a letra H se apaga e o display volta a apresentar a temperatura congurada.

19

Exemplos de congurao do TIMER (temporizador) Funcionamento com congurao do TIMER ON


Esta funo til ao acordar ou na volta do trabalho para casa. A unidade entra em operao automaticamente na hora estabelecida.

Desligamento com congurao do TIMER OFF


A funo de desligamento com congurao do timer til nos perodos noturnos, porque a unidade desliga-se automaticamente na hora estabelecida.

Ligado Desligado Hora atual 6 horas depois Hora atual 10 horas depois Ligado Desligado

Exemplo: Ligar a unidade em 6 horas.


1. Pressione a tecla TIMER ON, aparecer no , a configurao display o cone atual do temporizador e a letra H. 2. Pressione novamente a tecla TIMER ON at o display apresentar o ajuste da hora em 6.0H. 3. Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade, a letra H se apaga e o display volta a apresentar a temperatura congurada, acende-se o led TIMER no painel da unidade interna e est conrmado o ajuste da programao de incio de funcionamento - ligar a unidade.

Exemplo:
Desligar a unidade em 10 horas. 1. Pressione a tecla TIMER OFF, aparecer no , a congurao atual display o cone do temporizador e a letra H. 2. Pressione novamente a tecla TIMER OFF at o display apresentar o ajuste da hora em 10H. 3. Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade, a letra H se apaga e o display volta a apresentar a temperatura congurada, acendese o led TIMER no painel da unidade interna e est conrmado o ajuste da programao de m de funcionamento - desligar a unidade.

20

Congurao combinada do Timer


Congurao simultnea de desligamento e funcionamento Esta funo til para desligar a unidade aps ter ido dormir e para lig-la novamente ao acordar, ou quando se retorna do trabalho para casa. Congurao simultnea de funcionamento e desligamento Utilizar esta congurao para ligar a unidade ao acordar e para deslig-lo na hora de sair.

Ligado Ligado Desligado Hora atual 2 horas depois 10 horas depois Hora atual 2 horas depois 5 horas depois Ligado Desligado Desligado

Exemplo: Desligar a unidade em 2 horas e tornar a ligar em 10 horas. 1. Pressione a tecla TIMER OFF, aparecer no display o cone , a congurao atual do temporizador e a letra H. 2. Pressione novamente a tecla TIMER OFF at o display apresentar o ajuste da hora em 2.0H. 3. Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade. 4. Pressione ento a tecla TIMER ON, aparecer no display o cone , a congurao atual do temporizador e a letra H. 5. Pressione novamente a tecla TIMER ON at o display apresentar o ajuste da hora em 10H. 6. Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade, a letra H se apaga e o display volta a apresentar a temperatura congurada, acendese o led TIMER no painel da unidade interna e esto conrmados os ajustes da programao de m e de incio de funcionamento - desligar e depois ligar a unidade.

Exemplo: Ligar a unidade em 2 horas e desligar em 5 horas. 1. Pressione a tecla TIMER ON, aparecer no display o cone , a congurao atual do temporizador e a letra H. 2. Pressione novamente a tecla TIMER ON at o display apresentar o ajuste da hora em 2.0H. 3. Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade. 4. Pressione ento a tecla TIMER OFF, aparecer no display o cone , a congurao atual do temporizador e a letra H. 5. Pressione novamente a tecla TIMER OFF at o display apresentar o ajuste da hora em 5.0H. 6. Aguarde alguns segundos para o sinal ser enviado a unidade, a letra H se apaga e o display volta a apresentar a temperatura congurada, acendese o led TIMER no painel da unidade interna e esto conrmados os ajustes da programao de incio e de m de funcionamento - ligar e depois desligar a unidade.
21

Funcionamento do modo SLEEP


Quando em modo de operao REFRIGERAO a temperatura atual congurada aumentar 1C por hora nas primeiras duas horas, mantendo-se ento estvel nesta temperatura, pelas prximas 5 horas.

1 C
Temperatura Selecionada

1 C

1 hora

1 hora

7 horas para desligar

Quando em modo de operao AQUECIMENTO a temperatura atual congurada diminuir 1C por hora nas primeiras duas horas, mantendose ento estvel nesta temperatura, pelas prximas 5 horas.

NOTA
A funo SLEEP est disponvel apenas nos modos AUTO, REFRIGERAO e AQUECIMENTO (verses quente/frio). A temperatura ajustada ser controlada para maior conforto e economia. Ao pressionar a tecla SLEEP (1), o funcionamento da unidade ser automaticamente alterado da seguinte forma: Quando em modo de operao AUTO a temperatura ser aumentada/diminuida automaticamente, em 1C por hora nas primeiras duas horas e mantendo-se ento estvel nas prximas 5 horas, de acordo com a temperatura ambiente.
22

Temperatura Selecionada

1 C 1 C

1 hora

1 hora

7 horas para desligar

NOTA
A funo SLEEP desligar a unidade automaticamente aps 7 horas de sua ativao.

Ajuste das direes do uxo de ar


NOTA
Regular a direo do uxo de ar de maneira a no incomodar os ocupantes do ambiente. Regular a posio do deetor horizontal utilizando o controle remoto para dirigir o uxo de ar para cima ou para baixo. Regular manualmente os deetores verticais para dirigir o uxo de ar direita, no centro ou esquerda.

1 - Ajuste da direo do uxo de ar vertical (para cima/para baixo)


A unidade regula automaticamente a direo do uxo de ar vertical (para cima ou para baixo) de acordo com o modo de funcionamento congurado. Essa posio pode ser modicada pelo usurio atravs do controle remoto. Como congurar a direo do uxo vertical A operao deve ser executada quando a unidade estiver em funcionamento. Pressionar a tecla DIRECT (1) do controle remoto at o deetor atingir a posio desejada. Ligando a unidade, o uxo de ar vertical regulado automaticamente na direo congurada.

ON

/OF

MO DE FAN
SLE
TUR BO

SHO CUTRT

TEM P
TIME

TIME R ON

EP
SWIN G

R OFF

DIRE CT

LED

2 - Deslocamento automtico do uxo de ar vertical (para cima/para baixo)


Executar esta operao quando a unidade estiver em funcionamento.

1 2

Pressionar a tecla SWING (2) no controle remoto. Para interromper a funo, basta pressionar novamente a tecla SWING.
23

3 - Ajuste da direo do uxo de ar horizontal (para esquerda/para direita)


O ajuste deve ser executado quando a unidade estiver em funcionamento, porm deve-se observar que o defletor horizontal j esteja parado na posio configurada para operao.

ATENO

Regular manualmente os defletores verticais para alterar a direo do fluxo de ar para esquerda ou para direita, movendo a(s) alavanca(s) situada(s) na extremidade esquerda (ou direita) dos defletores (esta posio poder variar conforme o modelo).

Defletor Vertical
Durante o ajuste deve-se prestar ateno para no pr os dedos no ventilador, nem no defletor horizontal, e cuidando para no danificar os defletores verticais.
24

As teclas DIRECT e SWING sero desativadas com a unidade desligada (tambm quando estiver congurada a funo TIMER ON). No deixar a unidade funcionando durante perodos longos com a direo do uxo virado para baixo no modo REFRIGERAO ou DESUMIDIFICAO. Caso contrrio, poder formar-se condensado na superfcie do deetor horizontal, que poder provocar a formao de umidade no cho ou nos mveis. No deslocar manualmente o deetor horizontal, utilizar sempre as teclas DIRECT e SWING. O deslocamento manual do deetor pode causar problemas de funcionamento irregular. Em caso de funcionamento errado do deetor deve-se desligar a unidade e relig-la novamente. Reativando a unidade logo depois de uma parada, o deetor horizontal poder car imvel durante cerca de 10 segundos. O ngulo de abertura do deetor horizontal no deve car muito estreito, porque isto limita a operao nos modos de REFRIGERAO ou AQUECIMENTO, em funo da vazo menor do uxo de ar. No colocar a unidade em funcionamento se o deetor horizontal estiver fechado. No modique o ngulo dos deetores verticais com a unidade operando na funo Swing. Com a unidade em funcionamento possvel que o deetor horizontal emita um som durante cerca de 10 segundos. Este som normal.

FUNCIONAMENTO DA UNIDADE INTERNA


Funcionamento otimizado
Para obter timos desempenhos, seguir as instrues: Regular de maneira correta a direo do fluxo para que no seja direcionado sobre as pessoas que ocupam o ambiente. Regular a temperatura para alcanar o nvel mximo de conforto. No regular a unidade configurando nveis extremos de temperatura. Fechar portas e janelas quando a unidade estiver em funcionamento para no reduzir a eficcia do equipamento. Utilizar as teclas TIMER no controle remoto para selecionar os horrios de ligar/desligar a unidade. No deixar objetos prximo ao bocal de entrada ou de sada do ar, pois podero reduzir o rendimento da unidade ou at mesmo provocar uma eventual parada do equipamento. Limpar periodicamente os filtros de ar para no diminuir a eficcia de refrigerao/aquecimento da unidade. No utilizar a unidade com o defletor horizontal fechado.

25

CUIDADOS E MANUTENO
Limpeza dos ltros de ar
Um filtro de ar entupido reduz a eficcia de refrigerao da unidade. 3. Aps retirar o ltro da unidade interna, limpe o FILTRO DE AR, utilizando para isto um aspirador de p ou lavando-o com gua; depois deixe-o secar em local seco.

Vericar a limpeza do ltro a cada 15 dias.


1. Levantar o painel da unidade interna at travar e emitir o clique de encaixe.

2. Segurar o ltro de ar pela aba e levant-lo ligeiramente at retir-lo do porta ltro, puxando-o ento para baixo.

4. Reintroduzir a parte superior do ltro de ar na unidade prestando ateno que as laterais estejam perfeitamente alinhadas; recolocar o ltro.

Aba do filtro

ATENO

Removendo o ltro de ar, deve-se prestar ateno para no tocar as partes metlicas da unidade. As bordas aadas dos componentes internos podem causar cortes.

26

O filtro Dual Mix combate eficazmente as bactrias, fungos, odores e partculas de sujeira. um nico filtro composto por dois agentes, o Fotocataltico e o Catechin. O agente Fotocataltico decompe compostos nocivos sade humana presentes no ar, enquanto o Catechin composto de extratos naturais com ao antioxidante, bactericida e desodorizante. O filtro Dual Mix pode ser lavado.

O filtro Nano Silver um filtro avanado com ao bactericida e alto poder de esterilizao atravs do uso de nanopartculas de prata, que retm e eliminam micro-organismos como fungos e bactrias. Este ltro NO pode ser lavado. Para substitu-lo, entre em contato com o Call Center Springer OK.

Limpeza da unidade interna e do controle remoto

ATENO

SEMPRE desligue a unidade ANTES de efetuar qualquer tipo de limpeza. Limpar a unidade interna e o controle remoto com um pano seco. Usar uma esponja embebida com gua fria somente se a unidade interna estiver muito suja. O painel dianteiro da unidade interna pode ser removido e limpo com gua. Depois secar com um pano seco.

No devem ser usados panos embebidos com produtos qumicos ou aspirador para limpar a unidade. No usar benzina, solventes, ps para lustrar ou outros solventes similares para a limpeza. Estas substncias podero provocar rachaduras ou deformaes na superfcie de plstico.

ATENO

No limpar dentro das unidades com gua. A gua pode destruir o isolamento causando descargas eltricas.
27

Manuteno
Se quiser deixar a unidade inativa durante um perodo prolongado, seguir as instrues a seguir: 1. Fazer o ventilador funcionar durante cerca de 12h, de modo a secar a parte interna da unidade. 2. Desligar a unidade e deslig-la da corrente eltrica. Retirar as pilhas do controle remoto. 3. A unidade externa necessita de manuteno e limpeza peridicas. No efetuar estas operaes sem o auxlio de pessoal qualicado. Contactar uma empresa credenciada CARRIER para executar o servio de assistncia.

Vericaes a efetuar antes da colocao em funcionamento


Os cabos no no devem estar danificados ou desligados da rede eltrica. O filtro de ar deve estar instalado. O bocal de entrada ou de sada de ar no deve estar entupido.

INFORMAES SOBRE O FUNCIONAMENTO


Durante o funcionamento normal do equipamento podem aparecer as seguintes situaes:

1. Protees das Unidades Interna/ Externa


1.1. Proteo do compressor O compressor no entra em funcionamento entre 3 a 4 minutos aps uma parada. 1.2. Anti-cold air (verses quente/frio) A unidade projetada de modo a no soprar ar frio no modo AQUECIMENTO quando o trocador de calor interno estiver numa das seguintes situaes e a temperatura configurada no tiver sido alcanada. a) Quando o aquecimento tiver sido recm acionado. b) Em caso de degelo. c) Se a temperatura de aquecimento estiver baixa. Durante o degelo o ventilador da unidade interna ou externa para (verso quente/frio).
28

1.3. Degelo possvel que se forme uma camada de gelo na unidade externa durante o ciclo de aquecimento quando a temperatura externa estiver baixa e a taxa de umidade alta: isto provoca uma queda no rendimento da unidade. Nestas condies a unidade para de funcionar no modo aquecimento e ativa automaticamente a funo de degelo. O perodo de degelo pode variar de 7,5 at 10 minutos de acordo com a temperatura externa e da quantidade de gelo que se acumulou na unidade externa.

2. Sada de nvoa (condensado branco) da unidade interna


No modo REFRIGERAO possvel que haja um vazamento de nvoa provocado pela diferena de temperatura entre o ar de entrada e o ar de sada num local onde a umidade ambiente estiver elevada.

Por causa da umidade produzida pelo processo de degelo possvel que se forme um vu de nvoa quando a unidade retomar o funcionamento na modo AQUECIMENTO aps o degelo.

6. Com umidade relativa superior a 80%, durante o modo REFRIGERAO, possvel que haja um gotejamento pela superfcie da unidade interna.
Neste caso deve-se regular o defletor horizontal colocando a sada do ar na sua posio mxima e configurar o ventilador para ALTA velocidade.

3. Pequenos rudos provenientes da unidade


Durante o funcionamento do compressor ou a sua parada possvel que seja produzido um assobio. Este o som do refrigerante que no ui ou que para. Sempre durante o funcionamento do compressor ou da sua parada possvel que haja um chiado, causado pela expanso trmica e pela contrao das partes de plstico dentro da unidade, devido variao da temperatura. O retorno do deetor de direo horizontal posio original, aps o reincio em virtude de uma parada imprevista, tambm emite um som.

7. Modalidade de aquecimento
(verso quente/frio) O equipamento absorve o calor da unidade externa e o emite atravs da unidade interna durante o funcionamento no modo AQUECIMENTO. Se a temperatura externa diminui, a absoro de calor por parte do equipamento deve aumentar devido a uma diferena maior entre a temperatura interna e externa.

4. Expulso da poeira pela unidade interna


Isto normal se a unidade ficou inativa durante um perodo prolongado ou por ocasio do primeiro uso desta.

8. Funo de reincio automtico


Um corte de corrente eltrica (ou falha de alimentao) durante o funcionamento provoca a parada imediata da unidade. A unidade reinicia automaticamente com o retorno da corrente eltrica enquanto as configuraes gravadas anteriormente so guardadas na funo de memria.

5. A unidade passa dos modos REFRIGERAO ou AQUECIMENTO ao modo VENTILAO


(verses quente/frio) Quando a temperatura interna atinge os valores de temperatura congurados, o compressor para automaticamente e a unidade passa ao modo VENTILAO. O compressor reinicia somente quando a temperatura interna aumenta no modo REFRIGERAO ou diminui no modo AQUECIMENTO para atingir o valor congurado.

9. Os raios ou a presena de um telefone sem o funcionando prximo a unidade podem provocar um funcionamento anormal desta.
Desligar a unidade da corrente eltrica e depois ligar novamente. Pressionar a tecla ON/OFF do controle remoto para restaurar o funcionamento.

29

LOCALIZAO DE AVARIAS
Problemas e solues
NOTA
Desligue imediatamente o equipamento no caso das situaes descritas a seguir.

Avaria:
1 - Display indicador de temperatura apresentando um cdigo alfa-numrico. 2 - O fusvel desliga ou o interruptor automtico dispara com frequncia. 3 - Objetos ou gua entraram na(s) unidade(s). 4 - O controle remoto no funciona, ou funciona de maneira incorreta.

AVARIAS

CAUSAS
Q

SOLUES
J

A unidade no liga ou no inicia.

Falta de eletricidade. Unidade desligada.

Q Q

A unidade no resfria ou no aquece o ambiente de maneira adequada.

Q Q Q

Fusvel queimado. Pilhas do controle remoto descarregadas. Horrio no timer congurado errado. Congurao inadequada da temperatura. Filtro de ar obstrudo. Portas e janelas abertas. Bocal de entrada de ar ou o bocal de sada da unidade interna/ externa esto obstrudos. A proteo do compressor est ativa durante 3 minutos.

J J

Espere o reestabelecimento da energia eltrica. Verique se o cabo eltrico est conectado corretamente tomada. Substitua o fusvel queimado. Substitua as pilhas gastas. Esperar ou apagar a congurao do timer. Congure corretamente a temperatura desejada. Limpe o ltro de ar. Feche as portas e janelas. Elimine as obstrues e reinicie o funcionamento da unidade. Espere.

J J J

Se alguma destas avarias persistir, contate o Call Center SPRINGER OK.

PRECAUO !
No repare a unidade sem o auxlio de tcnicos especializados. Consulte sempre uma empresa credenciada CARRIER.

30

Certicado de Garantia
Utilize uma empresa credenciada CARRIER para instalao deste equipamento e tenha assegurada a garantia total constante no manual do proprietrio. Caso contrrio car limitado garantia legal de 90 dias.
A CARRIER concede a voc, a partir da data da nota scal de compra deste equipamento, os seguintes benefcios: GARANTIA PELO PERODO DE 3 MESES, garantia por lei, e estende por mais 21 meses, TOTALIZANDO 24 MESES DE GARANTIA, CONTRA DEFEITOS DE FABRICAO E DE MATERIAL, desde que o equipamento seja instalado por uma empresa credenciada e operado de acordo com este manual do proprietrio, em condies normais de uso e servio. Dentro deste perodo o equipamento ter assistncia das empresas credenciadas pela CARRIER sem nus de peas e mo de obra para o primeiro proprietrio, DESDE QUE SEJA APRESENTADA A NOTA FISCAL. No esto includos neste prazo de garantia adicional peas plsticas, ltros de ar, assim como problemas com unidades instaladas em locais com alta concentrao de compostos salinos, cidos ou alcalinos. Tais casos esto cobertos com garantia de 90 dias a contar da data de compra do equipamento. Tambm no fazem parte desta garantia gs refrigerante, leo, nem componentes no fornecidos nos produtos mas necessrios para a instalao das unidades, e tampouco se aplica prpria montagem/interligao do sistema. SITUAES NO COBERTAS PELA GARANTIA: Danos causados por movimentao incorreta e avarias de transporte; Manuteno das unidades, que inclui limpeza e troca de ltro de ar; Despesas eventuais de transporte das unidades at a ocina; Despesas de locomoo do tcnico para atendimento domiclio quando o equipamento estiver fora do permetro urbano da cidade sede da empresa credenciada pela CARRIER. A GARANTIA ESTAR CANCELADA NOS SEGUINTES CASOS: Utilizao de itens e/ou peas de reposio no originais CARRIER; Modicao das caractersticas originais de fbrica; Dados de identicao das unidades alterados ou rasurados; Unidades ligadas em rede com tenso diferente da especicada na etiqueta de identicao; Danos causados ao equipamento por incndio, inundao, causas fortuitas ou inevitveis; Unidades ligadas com comandos a distncia no originais de fbrica; Qualquer instalao diversa da recomendada por este manual. Caso algum componente apresente defeito de fabricao durante o perodo de garantia estes sero, sempre que possvel, reparados ou em ltimo caso substitudos por igual ou equivalente. Fica este compromisso limitado apenas a reparos e substituies dos componentes defeituosos. Quaisquer reparos ou componentes substitudos aps a data em que se extingue esta Garantia sero cobrados integralmente do usurio. O mau funcionamento ou paralisao do equipamento ou sistema, em hiptese alguma, onerar a CARRIER com eventuais perdas e danos dos proprietrios ou usurios, limitando-se a responsabilidade do fabricante aos termos aqui expostos. ESTA GARANTIA ANULA QUALQUER OUTRA ASSUMIDA POR TERCEIROS, NO ESTANDO NENHUMA FIRMA OU PESSOA HABILITADA A FAZER EXCEES OU ASSUMIR COMPROMISSO EM NOME DA SPRINGER CARRIER LTDA. ESTA GARANTIA VALIDA APENAS EM TERRITRIO BRASILEIRO. Para sua tranquilidade, mantenha a Nota Fiscal de compra do equipamento junto a este certicado, pois ela documento necessrio para solicitao de servios de garantia.

MP HW Carrier X-Power - G - 03/13

CLIMAZON INDUSTRIAL LTDA Av. Torquato Tapajs, 7937 Lote B Bairro Tarum - Manaus - AM CEP: 69.041-025 CNPJ: 04.222.931/0001-95
Manual impresso na China.

www.springer.com.br

S-ar putea să vă placă și