Sunteți pe pagina 1din 2

Nas semanas que antecederam este 28 ENECS vivemos um verdadeiro levante popular em nosso pas.

Os estudantes, junto ao proletariado marginal, juventude pobre e setores mdios da sociedade saram s ruas protagonizando aes massivas e radicalizadas na maioria das cidades e capitais do Brasil, reivindicando melhorias na sade, educao e transportes.Frente a isso o atual processo de reorganizao dos estudantes de cincias sociais est diante de uma importante questo: aprofundar o que nos mostram as ruas ou seguir os ditames do movimento estudantil dos gabinetes. Mas como agiram as ruas? As mobilizaes que tomaram pas so um dos eventos mais importantes de nossa histria recente, vimos em algumas semanas o povo cansado de promessas sair s ruas e atacar com pedras, aes de resistncia e enfrentamentos no apenas os aparatos do Estado Burgus, mas principalmente os velhos mtodos da esquerda reformista. As conhecidas voltas olmpicas na esplanada dos ministrios acordadas com a polcia ou das marchas visando sensibilizao de parlamentares ficaram para trs, e por isso mesmo tais atos foram to efetivos e ameaadores a elite brasileira.

No foi a toa que partidos como PT, PSOL e PSTU, em busca de defender o velho caminho institucional, fizeram coro junto a mdia burguesa condenando os vndalos, buscando isolar os setores mais radicais. A agresso por membros do PC do B a militantes anarquistas na manifestao de 11 de julho no Rio de Janeiro demonstram que as linhas que separam a velha esquerda da direita so muito tnues. Hoje estes partidos buscam controlar este movimento os colocando na velha correia das entidades estudantis burocrticas como a UNE e a ANEL ou das Centrais Sindicais pelegas como a CUT e a CSP-Conlutas. Dessa forma o movimento estudantil de Cincias Sociais precisa aprofundar o que nos mostram as ruas. Isso significa se preparar para as aes de rua, apoiar aqueles que se revoltam e no conden-los. Precisamos de um programa que combata as aes do Governo Dilma em defesa das grandes empreiteiras da Copa e do PAC; as pssimas condies de vida da populao nos centros urbanos que sofre com as remoes, baixos salrios e altos preos que beneficiam os patres; a violncia policial. Precisamos combater o novo PNE que implementam as polticas privatistas na educao. Para isso precisamos nos organizar.

ORGANIZAR A ANECS PELA BASE E PARA O COMBATE!


Desde que a antiga FEMECS Federao do Movimento Estudantil de Cincias Sociais foi extinta, o MECS passou por um perodo de inatividade e desorganizao muito prejudicial a ns. Os encontros ainda aconteciam, porm nada era acumulado dos anteriores por falta de uma articulao das escolas. Em 2010, foi tirado na plenria final que no ano seguinte a escola sede teria como tarefa preparar o terreno para a discusso de uma nova organizao nacional que superasse os problemas do passado. BH foi a escolhida para sediar o encontro, muito foi debatido sobre como seria o formato da nova organizao e decidiu-se que seria criada uma articulao nacional com carter provisrio, com uma coordenao nacional, at que se gerasse debate suficiente para a fundao mais concreta de uma entidade de estudantes de cincias sociais. Criou-se neste ano de 2011 a ANECS Articulao Nacional de Estudantes de Cincias Sociais. Houveram problemas neste caminho, a CO verificou vrios erros e com esta experincia algumas coisas puderam ser aprendidas. Porm uma oportunidade perdida foi no CONECS Conselho Nacional de Estudantes de Cincias Sociais de Janeiro de 2012, foi posta para votao e perdida a proposta de criao de um GT para discutir e propor sobre as questes estatutrias da provvel nova entidade. Com esta absurda recusa de discutir algumas das questes mais importantes para nossa organizao por parte de setores do PT, Consulta Popular e autonomistas, sob o argumento de que seria autoritrio discutir sem a base, perdemos um ano inteiro de acumulo de discusses sobre o tema.

Em Fevereiro de 2013 foi discutida no CONECS em cima da hora uma proposta para o estatuto e jogada para as bases se virarem para debater alguns meses antes do ENECS 2013. Ns do LutaSociais entendemos que extremamente necessrio ter uma organizao nacional para superar a fragmentao da nossa classe e da nossa categoria, porm somente ter uma organizao, independente de seu formato, no resolve nosso problema. Ns defendemos um modelo de organizao que tenha a maior participao das bases como princpio, que ela sirva como um instrumento de luta da nossa categoria. Baseamos nossas propostas em nossos estudos e experincia militante, assim como nas experincias de outras organizaes de rea. Precisamos de uma organizao que no caia numa espcie de basismo burocrtico que tende a imobilizar as lutas, nem num vanguardismo que separe a direo de sua base. Percebemos que o basismo vem ocorrendo em nossa organizao, pois a CN no se posicionou concretamente em relao a nada dos movimentos que vm acontecendo atualmente no Brasil, quando sua funo deveria ser exatamente estimular as lutas e sua radicalizao em defesa dos direitos dos povos oprimidos e das periferias por melhoria da qualidade de vida e
LUTASOCIAIS CONVIDA AO DEBATE:

transporte pblico, contra o direito de interveno do Capital que ataca nosso povo. Propomos ento um formato de organizao que deixe espao para as organizaes regionais seguirem seus rumos de acordo com o desenvolvimento poltico de cada regio, deixando para o ENECS os posicionamentos sobre questes nacionais. Que o debate com os estudantes que esto na base seja obrigatrio como critrio de participao das escolas, para evitar que somente aqueles que podem pagar para ir ao encontro decidam sobre todos os demais, e que o os votos das escolas seja proporcional ao numero de estudantes que participaram das discusses do evento nacional em cada escola. Este modelo vai trazer de fato os estudantes para mais prximo da ANECS, vai politizar as discusses e impedir o aparelhamento da entidade porque qualquer grupo de estudantes que queira participar dever necessariamente fazer um verdadeiro trabalho de base para discutir com seus colegas e tirar posicionamentos sobre o que ser deliberado no encontro. Desta forma, at mesmo os estudantes que no puderem participar do encontro podero estar contribuindo com seus posicionamentos para a tomada dos rumos de nossa entidade. Isto o que chamamos de democracia de base.

AS CINCIAS SOCIAIS E AS MANIFESTAES DE JUNHO


CONCENTRAO: BLOCO DATA E HORRIO: 26.07

s 19H

Coletivo LutaSociais filiado Rede Estudantil Classista e Combativa - RECC lutasociais.blogspot.com | redeclassista.blogspot.com

S-ar putea să vă placă și