Sunteți pe pagina 1din 6

RESENHA FINALIDADES, METODOLOGIAS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MDIO Jlio Cesar Loureno Joclau Barra Lima Mat.

. 05011003401 Julho/2013 Belm /Pa

Sociologia deve ser lecionada no Ensino Mdio? Por que ensinar? O que ensinar e como ensinar? O aluno do ensino mdio tem capacidade e interesse para compreend-la? A Sociologia pode contribuir nas nossas decises cotidianas ou ela apenas uma teoria interessante? A Sociologia vai ser uma disciplina divisora de guas ou ser apenas um meio de colocar recm formados em Cincias Sociais no mercado de trabalho enquanto eles no Pierre Bourdieu afirma que no possvel capturar a lgica mais profunda do mundo social a no ser submergindo na particularidade de uma realidade emprica, historicamente situada e datada (BOURDIEU, 1997: 48-52). Construindo a rede de relaes entre os agentes permite compreender as dinmicas estabelecidas nos contextos de atuao. Para dialogar sobre a insero da Sociologia no Ensino Mdio preciso levar em conta diferentes tipos de capital cuja distribuio determina a estrutura do espao social. Sendo assim o desafio ser abordar as dificuldades enfrentadas para a efetivao da disciplina, para isso preciso saber como ela se comporta, debater sobre seu cotidiano, as expectativas, ambies, necessidades e alternativas. (BOURDIEU, 1997). As principais dificuldades a serem superadas pela Sociologia no Ensino Mdio ocorrem nas esferas: - Administrativas: nmero excessivo de turmas, em geral, 16 turmas por 40h de jornada, o que por um lado, dificulta a realizao de atividades criativas, o acompanhamento dos alunos e uma avaliao diagnstica e por outro lado, gera desgaste fsico e mental. - Polticas: a resistncia de professores e estudantes em funo da diminuio da carga horria de outras disciplinas. - Pedaggicas: domnio precrio dos conceitos bsicos das cincias sociais, aliado a isto, falta objetividade e clareza dos temas a serem trabalhados.

A Importncia da Sociologia no Ensino Mdio


Desde a sua constituio como conhecimento sistematizado, a Sociologia tem contribudo para ampliar o conhecimento do homem sobre sua prpria condio de vida e fundamentalmente para anlise das sociedades, ao compor, consolidar e alargar um saber especializado, pautado em teorias e pesquisas que questionam muitos problemas da vida social. Uma das razes da Sociologia no Ensino Mdio provocar o estranhamento, mas no pode se basear apenas nisto. O problema sociolgico sempre a compreenso do que acontece em termos de interao social. Deste modo, o trabalho do Socilogo questionar os problemas sociais, refutando as primeiras impresses, e indo alm das aparncias, isto , provocar no estudante o entendimento que por trs de um mundo manifesto se oculta um mundo latente. Os fatos sociais no surgiram ao acaso foram construdos socialmente. No existe uma soluo

nica e simples para resolver os problemas sociolgicos. importante ensinar aos alunos que as estruturas de um determinado espao social varia de uma sociedade para outra e numa mesma sociedade, pois ela reflete as condies econmicas, polticas, sociais e culturais das sociedades em um determinado contexto e ela est sempre em construo, por isto o cenrio ideal no O indivduo a soma daquilo que adquire ao longo de sua formao. A escola hoje vem obstruindo a experincia do pensar. Atualmente mesmo vivendo na era da informao, as pessoas no tem o hbito da leitura. As pessoas no Brasil possuem muitas dificuldades de interpretar e relacionar fatos sociais, elas no percebem que determinadas atitudes suas so veiculadas a partir de um determinado ponto de vista. A volta da Sociologia aos currculos do Ensino Mdio no resulta de uma postura filantrpica do Estado brasileiro, ela oriunda de muitos conflitos e debates. Em inmeras ocasies, no Brasil pensa-se em leis e direitos como uma concesso, um privilgio ou um favor de quem est na posio de dominao para com os dominados. Tratando-se de polticas pblicas, a coero se manifesta tambm pela no deciso, ou seja, pela omisso. A Sociologia no matria de interesse apenas dos socilogos. O contedo de seus trabalhos objeto amplo de interesse de inmeros outros profissionais e tambm a pessoas que apenas se interessam em conhecer a realidade social na qual est inseridoComo visto, retomar a trajetria histrica do ensino de Sociologia no Brasil significa percorrer um caminho marcado por intermitncias. As idas e vindas da disciplina s grades curriculares das escolas demonstram a dificuldade em firmar-se como rea do conhecimento fundamental para a formao humana e seu atrelamento a interesses e vontades polticas. A Sociologia retorna aos currculos do ensino mdio em um momento muito difcil da educao no pas. Ela sozinha no vai conseguir mudar os quadros atuais da educao no pas, que h tempos est defasada em relao a outros pases, inclusive da Amrica do Sul, e pelo andamento dos fatos, a Sociologia na viso de muitos, aparentemente veio para piorar os quadros e no o inverso. Entretanto, logo se faz a pergunta, se esta disciplina no tem espao hoje, quando ela ir ter? Um dos impulsos mais freqentes das prticas sociais a naturalizao. Sua tendncia de apresentarem os fatos sociais como eternos, imutveis, distantes e obrigatrios. Deste modo, o meio social muitas vezes nos ofusca a capacidade de refletir, de sonhar, de acreditar na capacidade de mudana. A escola um espao privilegiado de expresso, criao e reflexo sobre valores e idias de uma sociedade e a expectativa social tem sido de que ela se torne de formao do individuo, no mais apenas de informao. Educao nunca foi prioridade no Brasil, contudo, atualmente temos presenciado um momento de grande degradao do valor da educao. Ela no mais tida como valor e sim como instrumento. Aprender para a vida e no necessariamente para ganhar alguma coisa.

A Sociologia no pode manter o mundo social a distancia. Voc no pode falar do universo escolar, sem considerar que ele um espao social que est sujeito as suas leis especficas. A Sociologia no deve cair na armadilha de pautar o vestibular como referncia de qualidade e eficincia em educao, fazendo uma analogia, pensar desta maneira semelhante a afirmar que um filme cinematogrfico bom ou ruim pela quantidade de bilheteria que determinada obra arrecadou e no pela qualidade do mesmo.

Metodologias
Para se definir uma proposta de mtodo de ensino demandam-se vrios fatores: objetos a serem definidos, a escolha dos temas, a bibliografia referente, o tipo de curso em que a As disciplinas no surgiram ao acaso. Seus contedos foram construdos ao longo da histria e so oriundos de muitos debates e conflitos. Sendo assim, a escolha dos temas a serem trabalhados precisam ser estabelecido pelas secretarias de ensino e no impostas pelos programas dos vestibulares. evidente que qualquer escolha tomada no agradar a todos e ter limites. Eles devem abranger tanto os temas clssicos como temas cotidianos principalmente produzidos por autores brasileiros. O mtodo a maneira como o indivduo se prope a explicar determinada realidade. Um equvoco comum na transposio de contedos e prticas de ensino de nvel superior para o ensino mdio, que na maioria dos casos esquecem-se das mediaes, os contedos propostos so densos para serem trabalhados em um espao curto de tempo, por isso, importante lembrar que o mtodo deve ser diferente do mesmo utilizado na universidade, e os recortes necessrios devem ser feitos. A aula expositiva mtodo mais usado, mas no o nico com que se pode trabalhar os contedos da Sociologia. Vamos a uma breve anlise sobre eles. Mtodo Sistmico: Nessa perspectiva, as aulas so basicamente expositivas, porm o professor pode utilizar-se de recursos como vdeos e filmes, jornais, cartoons para dinamizar a aula, recursos audiovisuais devem ser utilizados como pr-texto para uma anlise sociolgica, de modo a propiciar um campo de experincia critica voltado para o conhecimento do social, porm devem ser utilizados sempre com moderao seno os alunos podem acreditar que Sociologia apenas anlise de msicas e filmes. Existe na prtica dos professores de Sociologia tentativas de articulao dessas trs tendncias, como por exemplo, exposio acerca da compreenso dos tericos clssicos sobre os processos de mudana social ou a discusso da relao indivduo e sociedade a partir dos conceitos de fato social em Durkheim, ao social em Weber e classe social em Marx. Este modelo citado consegue trabalhar bons autores, os conceitos e alguns temas, porm corre o risco de a aula tornar-se fcil ou decoreba, no h modelo perfeito. Em uma sala de aula de Ensino Mdio, nem todos os alunos se interessam por todas as matrias, alguns preferem exatas, outros humanas. A pessoa que possui afinidade por uma matria especfica,

estimulada, geralmente procurar se dedicar mais a esta matria do que outra, lembrando que todas tm a sua devida importncia, ou seja, deve-se romper com a idia de que uma cincia tem mais relevncia do que outra. Mtodo Progressista: Consiste em desenvolver atividades pedaggicas, nas quais, o centro do processo no o professor, mas o aluno, que torna-se sujeito de seu aprendizado. Os interesses, os temas e as problemticas do cotidiano do aluno, nesta perspectiva, devem constituir os contedos do conhecimento escolar. Este mtodo utilizado geralmente por pedagogos que se especializam em Sociologia. Evidente que este mtodo deve ser utilizado com moderao, na teoria ele parece perfeito, na prtica a realidade outra totalmente diferente, pois a disciplina corre o risco de tornar-se dispersa e sem identidade. Pesquisa de Campo: Na pesquisa de campo, os contedos cientficos e os contedos postos pelos alunos esto articulados num mesmo processo pedaggico e assim constituem o conhecimento escolar. No h como descartar o conhecimento cientfico visto que ele no fruto do acaso, mas sim, da prpria ao do homem no processo de transformao de sua realidade. Na pesquisa de campo, ainda que precariamente procura possibilitar ao aluno a apropriao do instrumental metodolgico desenvolvido nas Cincias Sociais.

Planejamento de Aula
A expectativa que se tem hoje pela a Sociologia diverge do modo como ela tem se apresentado nas escolas. Os limites da cincia Sociologia no coincidem com os da disciplina Sociologia, por isso deve-se falar em traduo e recortes. Ao ligar os pontos aparentemente desconexos dos jogos sociais, o que parece estabelecido e clarificado, logo se revela insatisfatrio, enganoso, mistificado.

A Sociologia Dentro das Salas de Aula


A Sociologia sempre esteve envolta de esteretipos imagens construdas com simplificaes de comportamentos como: querer fazer revolues, queimar igrejas, andar sujo, comer criancinhas, entre outros. O professor deve sempre tomar cuidado com seu vocabulrio e suas afirmaes, ele deve ser profissional acima de tudo, deve entender que existe uma distancia de hierarquia entre ele e o aluno, o professor deve ser autoridade, no entanto, no autoritrio. A Sociologia no possui objetos especficos e sim mtodos para estudar uma realidade que outras cincias podem tambm estudar a partir de outro enfoque. O professor deve estar preparado para compreender as mais diferentes interpretaes e trazer estes dados para o

campo da Sociologia. Sempre lembrando ao aluno que no verdade que a sociedade est dada, pronta e definida, ela est sempre em movimento.

Concluso
A Sociologia uma matria fundamental para a formao intelectual e crtica do individuo, por isso, mesmo com a falta de tradio, ele deve ser tratada com respeito e no aceitar passivamente o pouco que est sendo oferecido. A Sociologia uma disciplina difcil, contudo, acredita-se que quando ela se consolidar nos currculos do ensino mdio e os alunos comearem a se familiarizarem mais com ela, as dificuldades tendem a diminuir.

S-ar putea să vă placă și