Sunteți pe pagina 1din 5

Relatrio - Plano de Ensino

23/07/2013 22:22 Pgina: 1/5

Disciplina: CCA0269 - OFICINA DE CONFECO DESCRIO DO PLANO DE ENSINO OFICINA DE CONFECO PERFIL DO DOCENTE

Formao em Design de Produto ou Moda. Titulao mnima em mestrado. Produo Acadmica na rea de moda.
CONTEXTUALIZAO

Na maioria das vezes, uma confeco comea suas atividades acidentalmente. A simples lembrana de nossas avs ou tias fazendo roupas para toda a famlia nos leva a crer que este negcio extremamente simples, bastando alguns modelos, um pouco de tecido, uma tesoura bem afiada, uma mquina de costura, e, claro, um pouco de bom gosto, e pronto! Agora que j somos empresrios, s esperar os compradores e ver o dinheiro entrar. Mas ns sabemos que no bem assim. Comear o negcio at que fcil, o difcil sobreviver dele! Portanto, faz-se necessrio um estudo e planejamento das atividades de gesto dos processos de produo e gerenciamento dos servios. O Brasil no ano de 2011 dever movimentar cerca de R$ 136 bilhes, conforme estima a ferramenta do Ibope Inteligncia, o Pyxis. Dentro desta estimativa inclui-se os artigos de vesturio, calados e os acessrios.
O Brasil o 5 maior parque txtil do mundo, sendo o 2 maior empregador da indstria de transformao e tambm o 2 maior gerador do primeiro emprego. Atualmente, no Brasil, a indstria da moda rene 30 mil empresas (formais), movimenta R$ 50 bilhes ao ano e emprega 1,7 milho de pessoas das quais 75% so mulheres. Imagine o quanto esses nmeros representariam com a soma dos trabalhadores e das empresas informais. Portanto, planejar as aes, criar uma estrutura de custeio, estudar uma poltica de preos de venda, buscar a qualidade dos produtos e se organizar para ter uma produo mais limpa, alm de tentar receber o ttulo de empresa sustentvel e ter um negcio rentvel e de sucesso ainda o melhor caminho para crescer. EMENTA

Gerenciar o processo da cadeia de produo de moda, definindo prioridades de rentabilidade como ferramenta competitiva e estudos viveis de como ser uma empresa sustentvel mantendo a lucratividade e a sade financeira. Compreender a definio de mo de obra terceirizada e as estratgias de utilizao.
OBJETIVO GERAL

Conhecer e adquirir habilidades para utilizao das tcnicas de previso e controle da cadeia de produo de moda.
OBJETIVOS ESPECFICOS

1. Elaborar o cronograma de produo. 2. Elaborar planos de coleo. 3. Padronizar processos para otimizao e rentabilidade: anlise de modelagem, planejamento de corte, controle de qualidade e produtividade, montagem e acabamentos. 4. Elaborar estratgias de ao para uma produo mais limpa e sustentvel.
CONTEDOS

Relatrio - Plano de Ensino

23/07/2013 22:22 Pgina: 2/5

1 - Linha de produo 1.1 - Organograma 1.2 - Linha de produo 1.3 - Fluxo de produo 1.4 - Desenvolvimento do produto 1.4.1 - Linha de Produto 1.4.2 - Engenharia do produto 1.4.3 - Adequao do produto a produo 1.5 - Sugestes de Croquis para Confeco 1.6 - Estrutura do Setor, equipe de trabalho, rotina de Trabalho. 1.6.1 - Estruturao para trabalho em grupo (Resumo, introduo, metodologia). 2 - TEG - Tecnologia de Eliminao de Gargalo 2.1 - Comprometimento das pessoas 2.2 - O gargalo como ponto ?X? da produo. 2.2.1 - Acmulo intermedirio 2.2.2 - Metas 2.2.3 - Receita de Fabricao 2.2.4 - Tamanho de Lotes 2.2.5 - Transparncia de Resultados 2.2.6 - Gerenciamento de relatrios 2.2.7- Layout 2.3 - Fluxo do Processo Produtivo e No da Capacidade da Mquina. 2.3.1 - Utilizao x Atividade de Mquinas 2.3.2 - Disciplinas (Regras a serem cumpridas) 2.3.3 - Capacidade x Necessidade 2.4 - Faccionista. 2.4.1 - Perfil do coordenador de oficinas externas. 3 - Lanando a Nova Coleo 3.1 - Produo do mostrurio 3.1.1 - Volume do mostrurio 3.2 - Planejamento de compras

Relatrio - Plano de Ensino

23/07/2013 22:22 Pgina: 3/5

3.2.1 - Sistema de compras 3.2.2 - Rotina de compras 3.2.3 - Pedido Interno de Compra 3.3 - Especificao Tcnica do Material 3.3.1 - Recebimento de Materiais 4 - Os Prazos de Entrega 4.1 - Setor industrial 4.1.1 - Poltica Industrial 4.2 - Planejamento, Programao e Controle de Produo. 4.2.1 - Fluxo de trabalho e planejamento 4.2.2 - Maquinas e Equipamentos. 4.2.3 - Fluxos de Documentos 4.2.4 - Ordem de Produo 4.2.5 - Controles de Estoque
PROCEDIMENTOS DE ENSINO

1 - Estudos de casos de sucesso e insucesso das empresas do mercado da moda (Ex. Havaianas, Benetton, Hering). Empresas que se destacaram no mercado a partir de estudos de posicionamento da marca e gesto da produo. 2 - Estudo de lay-out de empresas e simulao das melhores formas de desenvolvimento do processo produtivo (Trabalho em grupo para desenvolvimento do esprito de equipe). 3 - Estimular a pesquisa e posteriormente o desenvolvimento da escrita atravs de leituras de artigos, revistas e videos e a formulao de resenhas e textos 4 - Atividades interdisciplinares. As atividades de sala de aula devem ser acompanhadas e exemplificadas com os cases de sucesso e insucesso vivenciados pelas empresas em seu dia a dia. Portanto necessrio que o professor esteja em sintonia com o mercado da moda e com a indstria de desenvolvimento de produtos da moda. A leitura das revistas Exame e Isto , so importantes ferramentas de trabalho para insero deste conhecimento tanto terico quanto prtico.
RECURSOS

1. 2. 3. 4.

Quadro e Giz Data show Revista Isto Economia & Negcios, Revista Exame. Sites de pesquisas acadmicas.
PROCEDIMENTO AVALIAO

5. Vdeos.

Relatrio - Plano de Ensino

23/07/2013 22:22 Pgina: 4/5

PROCEDIMENTO AVALIAO 1 - Pesquisa e leitura de estudos de casos (Cases de sucesso e insucesso) de empresas de vrios setores. Estes estudos so importantes para a percepo e identificao das vrias formas de se solucionar situaes dirias de uma empresa.

2 - Atividades em grupo atravs de estudos de gesto da produo de uma empresa do mercado da moda (esta atividade poder ser desenvolvida, caso seja possvel a realizao na cidade onde o curso for ministrado). Nesta atividade possvel vivenciar todas as etapas do contedo programtico. 4 - Visita tcnica em uma fbrica de desenvolvimento de matria-prima ou confeco (vesturio, calados, bolsas ou acessrios) para fixao do aprendizado e aplicao da parte pratica do contedo programtico. 5 - Prova escrita, estudos dirigidos em grupo, trabalhos acadmicos.
BIBLIOGRAFIA BSICA

CORRA, CARLOS ALBERTO & HENRIQUE LUIZ. Administrao de Produo e Operaes. So Paulo: Atlas, 2006. SLACK, N. ; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 2002. TREMPTON, Dris. Inventando Moda. Campinas: Emprio do Livro, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHATAIGNER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. So Paulo: Estao das Letras editora, 2006. FEGHALI, Marta Kasznar e DWYER, Daniela. As Engrenagens da Moda. Rio de Janeiro. Editora SENAC Rio, 2006. FISCHER, Annette. Construo de Vesturio. Coleo Fundamentos do Design de Moda. Editora Artmed, 2010. Mattar, F; SANTOS, D. Gerncia de produtos. So Paulo: Atlas, 2003. WOOD JR.,Thomaz (Coord.). Mudana organizacional: aprofundando temas atuais em administrao. So Paulo: Atlas, 2000.
INDICAO MATERIAL DIDTICO SLACK, N. ; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 2002. Captulos: 1 ADMINSITRAO DE PRODUO, 4 PROJETO EM GESTO DE PRODUO, 7 ARRANJO FSICO E FLUXO e 10 PLANEJAMENTO E CONTROLE. CORRA, CARLOS ALBERTO & HENRIQUE LUIZ. Administrao de Produo e Operaes. So Paulo: Atlas, 2006. Captulos: 5 - MEDIDAS E AVALIAO DE DESEMPENHO EM PRODUO E OPERAES e 7 - TICA, SUSTENTABILIDADE E SEGURANA EM PRODUO E OPERAES. TREMPTON, Dris. Inventando Moda. Campinas: Emprio do Livro, 2003. Pginas: 140 - 171 (Parte 2 - unidade 13 at 19).

Relatrio - Plano de Ensino

23/07/2013 22:22 Pgina: 5/5

FISCHER, Annette. Construo de Vesturio. Coleo Fundamentos do Design de Moda. Editora Artmed, 2010. Captulos: 3 CONSTRUO DO VESTURIO e 8 - ACABAMENTOS.

OUTRAS INFORMAES

Leituras suplementares: - Revista Isto Economia & Negcios. - Revista Exame. Sites: http://scholar.google.com.br/
http://www.periodicos.capes.gov.br/

Video: Dvd do Filme A Meta Por Eliyahu M. Goldratt E Jeff Cox

S-ar putea să vă placă și