Sunteți pe pagina 1din 6

- Disponibilizado para consulta

O conceito dinmico de Caravaggio


Paulo Martins Oliveira
____________________________________________________________________

Na transio do sculo XVI para o XVII, Caravaggio idealizou e concebeu vrias das mais inteligentes obras da Histria da Arte. Assim, para alm das j to realadas inovaes de mbito aparentemente formal ( chiaroscuro, etc.), o que mais surpreende nos trabalhos desse artista a versatilidade dos contedos, sendo que a descodificao de cada tela obedece a uma lgica prpria. Neste contexto, Caravaggio adaptou e aperfeioou expedientes de mestres anteriores, bem como desenvolveu novos recursos que lhe permitiram projectar conceitos dinmicos, os quais harmonizam histrias distintas numa nica imagem, de modo sequencial e evolutivo. Diferentes pormenores ou at personagens constituem assim fases de uma progresso. Como exemplo ilustrativo veja-se A Vocao de S. Mateus, exposta na igreja romana de S. Luigi dei Francesi.

Esta tela de Caravaggio reporta o episdio bblico onde o cobrador de impostos Mateus (Levi) foi chamado por Cristo, abandonando ento esse ofcio para servir a mensagem do Messias (Mt.9:9-13; Mc.2:13-17; Lc.5:27-32). A historiografia tem denotado naturais hesitaes na interpretao desta pintura, a comear pela identificao do prprio Mateus. A este propsito, John Varriano sugeriu que Caravaggio poderia ter sido deliberadamente ambguo, e de facto esta a linha que deve ser verificada e explorada para a descodificao da obra. Em primeiro lugar, deve ser realado que as incertezas e dvidas resultam do carcter propositadamente complexo da tela, o que se enquadra no competitivo ambiente artstico da poca. De facto, tal como os relojoeiros, tambm os pintores concorriam entre si no desenvolvimento das mais elaboradas e desafiantes composies, que podem ser mesmo comparadas a intrincados mecanismos, que articulavam vrias mensagens em mltiplas camadas de significado, cuidadosamente sobrepostas por meio de solues de compromisso. Neste panorama, Carvaggio recorre inclusivamente a diferentes personagens para simbolizar a evoluo de um mesmo indivduo, inscrevendo portanto uma sequncia. A figura esquerda (A), absorta a contar impostos, representa Mateus. Contudo, tambm aquele que, ao centro (B), se inclina e responde ao chamamento. Por fim, obedecendo ao mesmo espaamento, ainda Mateus aquele junto do Messias, recebendo agora instrues para difundir a mensagem crist (C).

Veja-se que toda esta engenharia simblica feita de vrias sub-narrativas, numa das quais o j convertido Mateus procura, num caracterstico dilogo de conscincia, convencer o ainda hesitante Mateus a trocar a arma e a montada pelo bordo de humilde caminhante, onde a Palavra substitui a bolsa e o caderno de cobranas.

Por seu turno, uma outra histria que aqui se encontra integrada diz respeito a uma homenagem oferecida a Cristo por Mateus, pouco depois da sua iluminao, conforme mencionado nas mesmas passagens bblicas. Portanto, o j convertido Mateus tambm o anfitrio que entra na sala com Cristo e Lhe procura lugar, estando j sentados alguns cobradores de impostos e outra gente de m fama. O convvio com tais personagens suscitou crticas ao Messias, que responderia: No so os que tm sade que precisam de mdico, mas sim os pecadores, para que se arrependam (Lc.5:31-32). Encontra-se aqui a explicao para um pormenor j notado por alguns historiadores, nomeadamente que o gesto de Cristo se assemelha ao de Ado, pintado por Michelangelo Buonarroti no tecto da Capela Sistina.

Com esta relao simblica expressa-se uma passagem bblica: O primeiro homem, Ado, foi criado como ser vivo, mas o ltimo Ado [Cristo] esprito que d vida (1Cor.15:45). Deste modo subtil, Caravaggio reala o cariz simultaneamente humano e redentor associado a Cristo.

Efectivamente, o episdio do chamamento de Mateus apresenta um mbito mais vasto, o que permite compreender a sequncia natural da pintura, agora no outro lado da mesa, onde se sucedem trs indivduos conectados.

Neste encadeamento fica indiciado o passar da Palavra Crist, a partir do mais novo para o mais velho, este ltimo no papel de um outro cobrador de impostos, ainda no extremo errado da vida. Caravaggio resume assim a lgica da evangelizao, posta em movimento pelas referncias principais da Igreja, mas cuja dinmica deveria prosseguir envolvendo tambm o voluntarismo dos prprios convertidos, chamando outros para a Boa Nova num processo contnuo e cada vez mais abrangente (veja-se por exemplo Efsios 4:12). Mas ainda relativamente quelas trs figuras contguas, observa-se que so na verdade a mesma pessoa em fases diferentes, encontrando-se a mais velha (corrompida) distante de Cristo. Um recurso similar pode ser observado novamente no tecto da Capela Sistina, onde Michelangelo Buonarroti acentuara a idade do casal primognito aquando da expulso do Paraso, em especial de Eva.

Na obra de Caravaggio, as trs figuras conectadas representam o prprio artista, mais precisamente o seu desejo de regenerao, tratando-se de um conceito que vrios pintores dos sculos XV, XVI e XVII foram reinventando dos modos mais diversos.

Neste panorama, as telas do italiano constituem um relevante marco na capacidade em articular vrias camadas de significado, incluindo algumas que o Vaticano considerava subversivas. Um indicador deste cariz provocatrio a sub-reptcia modelao de faces diablicas nos vesturios, como por exemplo se detecta direita.

Quanto s mensagens insurrectas propriamente ditas, umas das preferidas de Caravaggio residia na dimenso humana e carnal do Messias, alis na tradio dos livres-pensadores humanistas. Um desses grandes intelectuais, Erasmo de Roterdo, escreveria: Que proclama tudo isto, seno que todos os mortais so loucos, at mesmo os pios? O prprio Cristo, para socorrer a loucura dos mortais, embora ele fosse a sapincia do Pai, consentiu em ser feito louco, quando revestiu a natureza humana e se mostrou com figura humana, ou quando se fez pecador para redimir os pecados (Elogio da Loucura). Por isso, na obra artstica aqui em anlise, a figura de Cristo surge ambiguamente enquadrada pela sombra, ao passo que a cruz simboliza de modo inequvoco a Sua dimenso superior e redentora, que os humanistas entendiam ter sido abraada de forma decisiva somente aps o baptismo no rio Jordo.

Percebendo-se agora um pouco melhor a verdadeira lgica do chiaroscuro, a tela de Caravaggio de facto complexa, mas tambm coerente e lgica, tendo o artista utilizado mais uma vez as suas excepcionais capacidades tcnicas e conceptuais para, de modo verstil, expressar temas que eram particularmente caros queles que se distinguiam pela autonomia espiritual e pela valorizao do intelecto, explorando as suas potencialidades quase ao limite. 2013
5

Trabalhos relacionados Investigao original (2009-13, projectos independentes: Escriptos; Akenpapers/Akenvis) Artigos (at Julho de 2013) A Bno de Rafael (P) A ltima Ceia de Leonardo e as trs camadas (P) As faces de Engelbert (P) O conceito dinmico de Caravaggio (P) O engenho de Matthias Grnewald (P) O falso paraso de Tiziano (P) O mecanismo dos Painis de Avis (P) O nacionalista e racional Jheronimus Bosch (P) Os Demnios de Nuno Gonalves (P) Porqu Jheronimus Bosch? (P) Bosch and the hidden devils of the Garden Bosch, the surdo canis Botticellis Primavera: the dual wind Deconstructing Caravaggio and Velzquez Depicting Michelangelo Leonardos Last Supper and the three layers Rembrandt and the art of compromise Reviewing Konrad Witz an ingenious artist of the 15th century The (diabolic) oak of the Rovere Popes The Adoration of the Magi (Botticelli) The Deceptive Angels The Delights of Coudenberg The Devilish Chapel of Michelangelo The Dutch Company The dynamic concept of Sandro Botticelli The L(eonardo) and the S(alai) The Leaves of Caravaggio The nationalist and rational Jheronimus Bosch The Passion of Caravaggio The Sistine Ceiling and the Holy Spirit The Sistine Chapel and the new Jeremiah The Sistine Chapel of Michelangelo: the Law and the Judge Livros Leonardo x Michelangelo The Devils of Art Jheronimus Bosch o relojoeiro dos smbolos Os Demnios de Arte Separata 1 Os Painis de Avis A Janela de Tomar Prximas publicaes principais sobre a engenharia simblica de obras de arte (sculos XV-XVII): Jan van Eyck, Rogier van der Weyden, Botticelli, Leonardo, Michelangelo, Tiziano, Bruegel, Caravaggio, Velzquez, Vermeer (2013-15).

S-ar putea să vă placă și