Sunteți pe pagina 1din 9

As regies brasileiras

O Brasil um pas com enorme extenso territorial: apresenta rea de 8.514.876 Km2, sendo seu territrio dividido em Regies. Muitas divises regionais do territrio brasileiro j foram estabelecidas ao longo da histria, atualmente est em vigor a diviso estabelecida no ano de 1970, que composta por cinco Regies: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.

Regio Norte

Localizao da Regio Norte no mapa do Brasil

O Norte a maior Regio do Brasil, com extenso territorial de 3.853.327,2 quilmetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 45% da rea total do pas. Essa grande rea formada pelos seguintes estados: Acre Rio Branco Amap Macap Amazonas Manaus Par Belm Rondnia Porto Velho Roraima Boa Vista Tocantins Palmas

Apesar de ser a maior Regio do pas, o Norte possui o segundo menor contingente populacional. De acordo com dados do Censo Demogrfico,

realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), 15.865.678 pessoas residem nos estados nortistas, sendo que o Par o estado maispopuloso7.588.078. Manaus, capital do Amazonas, a cidade mais populosa da Regio (1.802.525 habitantes.). A outra cidade com mais de 1 milho de habitantes Belm, capital do Par.

Manaus: capital do Amazonas

O clima predominante na Regio o tropical, com temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas. O relevo marcado por planaltos, plancies e depresses. O ponto mais elevado do Norte e tambm do Brasil o Pico da Neblina, com 2.993,78 metros acima do nvel do mar. A rede hidrogrfica muito rica, composta pelos rios das bacias Amaznica e do Tocantins. A principal cobertura vegetal a floresta Amaznica. Esse bioma apresenta grande diversidade de espcies de animais e de vegetais, sendo considerada uma das reas de maior biodiversidade do planeta.

Floresta Amaznica

A economia regional tem no extrativismo uma importante fonte de captao de renda. Os produtos de origem vegetal so o ltex, madeira, castanha, aa, entre outros. A minerao baseia-se na extrao de ouro, minrio de ferro, mangans, etc. O setor industrial tem como grande destaque o Polo Industrial de Manaus, formado por mais de 500 indstrias que fabricam eletroeletrnicos, produtos de informtica, motocicletas, entre outros.

Nordeste

O Nordeste brasileiro ocupa uma rea de 1.554.257,0 quilmetros quadrados, sendo a terceira maior Regio do pas. Essa foi primeira poro do territrio nacional a ser ocupada e explorada pelos colonizadores. A populao total do Nordeste de 53.078.137 habitantes, conforme dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Os estados que compem essa Regio so: Alagoas Macei Bahia Salvador Cear Fortaleza Maranho So Lus Paraba Joo Pessoa Pernambuco Recife Piau Teresina Rio Grande do Norte Natal Sergipe Aracaju

Todos os estados do Nordeste so banhados pelo Oceano Atlntico. Essa caracterstica, aliada ao clima quente, faz da Regio um dos principais destinos tursticos do pas. A nica capital nordestina que no est localizada no litoral Teresina Piau. As diferentes caractersticas fsicas (clima, vegetao, quantidade de chuva, etc.) encontradas no Nordeste resultaram na subdiviso dessa rea. Com isso, a Regio foi dividida em Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Serto.

As sub-regies do Nordeste

Alm dos elementos naturais, essas sub-regies tambm apresentam diferenas nos aspectos populacionais, econmicos, sociais e culturais. A Zona da Mata, por exemplo, a sub-regio mais povoada, apresentando a maior densidade demogrfica (populao relativa). O turismo, impulsionado pelas belezas naturais e pelo valor histrico-cultural de vrias cidades nordestinas, se destaca entre as atividades econmicas. A explorao de petrleo, o extrativismo vegetal, a agropecuria e o setor industrial (automobilstico, alimentcio, informtica, petroqumica, etc.) so importantes fontes de captao de receitas financeiras. Um dos principais problemas do Nordeste a desigualdade socioeconmica, motivada pela distribuio de renda desigual. Outros agravantes so as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido servio de saneamento ambiental.

Regio Centro-Oeste

Estados que integram a Regio Centro-Oeste

A Regio Centro-Oeste ocupa uma rea de 1.606.371,5 quilmetros quadrados, sendo a segunda maior do Brasil. Os estados que compem essa regio e suas respectivas capitais so: Gois (Goinia), Mato Grosso (Cuiab) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande), alm do Distrito Federal (Braslia que capital do Brasil). De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), o Centro-Oeste possui 14.050.340 habitantes. Esse contingente populacional o menor entre todas as regies do pas.

Cerrado: bioma predominante no Centro-Oeste

Com relao aos aspectos naturais, o Centro-Oeste brasileiro apresenta clima tropical semimido e mido, com duas estaes bem definidas uma chuvosa e uma seca. O bioma predominante o cerrado, mas tambm h o pantanal e reas de florestas. Os rios mais importantes so o Araguaia, Paranaba, Paraguai, Xingu, do Peixe, Paran, Verde, etc. Essa regio possui belas paisagens, como cachoeiras, rios, grutas, serras, chapadas e uma grande diversidade de animais espalhados pelos biomas. Outro atrativo so as guas quentes de Caldas Novas e de Rio Quente, que formam a maior estncia hidrotermal do mundo.

Cachoeira Vu de Noiva Chapada dos Guimares Mato Grosso

Essas belezas naturais atraem vrios turistas, fato que contribui para a economia regional.Os principais destinos so a Chapada dos Veadeiros (GO), Caldas Novas (GO), Chapada dos Guimares (MT), Pantanal (MT e MS) Bonito (MS), entre outros.Outro ponto turstico de grande importncia Braslia, capital nacional e local de moradia do Presidente da Repblica. No entanto, a principal atividade econmica da regio a agropecuria, com destaque para a criao de gado e os cultivos de soja, arroz, milho, sorgo, cana-de-acar, algodo, etc. O setor industrial baseia-se na produo de alimentos, bebidas, remdios, roupas, entre outros.

Sudeste

O relevo composto por planaltos, plancies e depresses. O clima varia conforme cada localidade, podendo ser tropical, tropical de altitude, subtropical e litorneo mido. A cobertura vegetal diversificada, com reas de Cerrado, Mata Atlntica, Campos, Caatinga, Mata de Araucria e vegetao litornea. A economia, O Sudeste se destaca por ser a Regio mais desenvolvida do pas, abrigando o maior parque industrial brasileiro. A indstria bastante diversificada, atuando nos segmentos siderrgico, metalrgico, automobilstico, informtica, alimentcio, petroqumico, entre tantos outros. A agropecuria. praticado com tcnicas modernas, fato que aumenta a produtividade. Outra importante fonte de recursos financeiros o setor de servios, com bancos, mercados de capitais e o turismo, sobretudo nas cidades litorneas do Rio de Janeiro e o turismo de negcios em So Paulo. Esse desenvolvimento econmico contribui para os bons indicadores socioeconmicos da Regio, que detm o segundo melhor ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. No entanto, o Sudeste no est isento de problemas sociais. Existe uma grande desigualdade social nesses estados, alm da violncia, desemprego, dficit habitacional, etc.

Regio Sul

Formada pelos estados do Paran (Curitiba), Santa Catarina (Florianpolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), a Regio Sul ocupa uma rea de 576.409,6 quilmetros quadrados, sendo a menor do Brasil em extenso territorial. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), essa Regio possui 27.384.815 habitantes, distribudos da seguinte forma: Paran (10.439.601), Santa Catarina (6.249.682) e Rio Grande do Sul (10.695.532). Uma das principais caractersticas da populao sulista a forte influncia dos europeus. A Regio recebeu vrios migrantes da Alemanha, Itlia, Polnia, entre outros. Com isso, os estados do Sul apresentam vrias manifestaes culturais de origem europeia.

Oktoberfest festa de origem alem

Com exceo do extremo norte do Paran, o territrio da Regio Sul pertence Zona Climtica Temperada do Sul, situada entre o Trpico de Capricrnio e o Crculo Polar rtico. Com isso, o clima predominante o temperado, registrando baixas temperaturas durante o inverno. A vegetao bastante diversificada, com reas de floresta tropical, mangues litorneos, mata de araucrias, campos (pampas). Os principais rios so o Pelotas, Uruguai, Jacu, do Peixe, Iguau, Paran, Paranapanema, etc. A economia da Regio Sul dinmica e apresenta fora nos trs setores: servio, agropecuria e indstria. A agropecuria se destaca pelos rebanhos bovino e suno, alm dos cultivos de soja, arroz, feijo, milho, trigo e tabaco. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentcio, informtica, txtil, metalrgico, automobilstico, entre outros. O Sul apresenta os melhores indicadores socioeconmicos do pas. Entre os bons resultados esto as baixas taxas de mortalidade infantil e de

analfabetismo; elevada expectativa de vida (75 anos) e elevada renda per capita.

Bibliografia http://www.escolakids.com/

EEEM IRM MARIA HORTA

TRABALHO DE GEOGRAFIA

PROF: JOS MARIO ALUNO: MATEUS HERMNIO 2M3

VITRIA-ES 2013

S-ar putea să vă placă și