Sunteți pe pagina 1din 8

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]

OBJETIVOS
Observar e caracterizar seres-vivos representantes dos reinos monera, fungi, e protista. Discutir a importncia dos micro-organismos, reconhecendo a existncia de seres teis e patognicos.

COLGIO CHRISTUS

Pgina 1

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]

MATERIAL UTILIZADO
Microscpio, lminas, lamnulas, placa de petri, po mofado, fermento biolgico, iogurte, corantes, infuso de protozorios.

COLGIO CHRISTUS

Pgina 2

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1 ETAPA REINO MONERA VISUALIZAODE IOGURTE Colocar uma gota de iogurte sobre uma lmina e fazer um esfregao, em seguida fazer uma fixao no calor. Fazer uma colorao gram da cultura, levar ao microscpio e desenhar indicando a forma e a cor da observao.

2 ETAPA REINO DOS FUNGI -Observao de fungos unicelulares. Colocar em uma lmina uma gota de soluo de fungos (Fermento biolgico + gua + Acar), cobrir com a lamnula e levar ao microscpio. Observar e desenhar

- Observao de fungos pluricelulares. Observar os fungos que se encontram sobre a bancada e anotar suas caractersticas macroscpicas. Em seguida levar a lmina j preparada com fungos ao microscpio e desenhar suas observaes, identificando as hifas e os esporos.

3 ETAPA REINO PROTISTA Retirar uma alquota da cultura de protozorios e colocar sobre uma lmina cobrir com a lamnula e levar ao microscpio. Observar e desenhar identificando os protozorios encontrados.

COLGIO CHRISTUS

Pgina 3

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]

Resultados obtidos e discusso:


01. Desenho das bactrias do iogurte, indicando sua forma e cor.

a) Forma: Bacilos b) Colorao de gram: Roxo ou Fcsia. (Gram (+)) 02. Complete as seguintes caractersticas das bactrias. a) Tipo de Clulas: Cocos, Bacilos, Vibres, Espirilos e Espiroquetas. b) Nmero de Clulas: Unicelular. c) Tipo de Nutrio: Heterotrfico e Autotrfico. d) Tipos de Reproduo: Assexuada (bipartio, cissiparidade e brotamento). 03. Desenho das Observaes microscpicas e macroscpicas dos fungos. Fungos Unicelulares Fermento Biolgico Leveduras

Fungos Pluricelulares Mofo Bolores

COLGIO CHRISTUS

Pgina 4

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]


04. Complete as seguintes caractersticas dos fungos. a) b) c) d) e) Tipos de Clulas: Leveduras / Bolores / Mofo. Nmero de Clulas: Unicelulares ou Pluricelulares. Tipos de Nutrio: Heterotrfico. Tipos de Reproduo: Assexuada (brotamento) e Sexuada (esporoftica). Classificao: Ascomycota, Basidiomycota, Deutiromycota e Zigomycota.

05. Desenho dos Protozorios observados.

COLGIO CHRISTUS

Pgina 5

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]

Ps-Laboratrio

01. A parede celular nas bacterias atua como uma barreira fsica rgida, mantendo a forma da clula, impedindo que esta exploda. Pelo mtodo de Gram, as bacterias se dividiam em duas: a de cor rosa(Gram-negativas) e a de cor roxo(Gram-positivas). A parede celular formada a partir dos peptideosglicanos. As gram-positivas apresentam parede celular grosssa, j as gram-negativas, apresentam parede celular mais fina, com uma segunda membrana lipoproteica. Os antibioticos atuam de vrias formas. Uma delas impede a produo dos peptideosglicanos (penicilina), tornando as bacterias gram-positivas mais sensiveis a esse tipo de antibiotico. J as gram-negativas, com a membrana externa, quase no so afetadas. Essa uma das importancias clnicas da identificao das bacterias, para o combate das doenas. 02. O iogurte um produto lcteo fresco, obtido pela fermentao do leite com cultivos pr-simbiticos de Streptococcus thermophillus e o Lactobacillus bulgaricus que so bacterias gram-positivas. Para que o iogurte tenha uma boa consistncia, o leite deve ter um extrato seco desengordurado de 15%. Para aumentar o teor de slidos pode-se adicionar leite em p ou leite concentrado. Logo em seguida vem a pasteurizao, que tem como principal objetivo destruir os microrganismos patognicos e eliminar grande parte da flora microbiana normal do leite, favorecendo o crescimento dos microrganismos que sero inoculados. Esta operao, normalmente, realizada em trocadores de calor a placas. Em seguida, a cultura de microrganismos, que foi preparada anteriormente em laboratrio, adicionada ao leite. Fica incubada de 4 a 5 horas a 45 C para que ocorra a fermentao. Este processo ocorre na prpria dorna e mantido at que se atinja a acidez desejada. Aps a fermentao, o cogulo formado rompido por agitao na prpria dorna, passando por um filtro e em seguida por um trocador de calor a placas, onde resfriado at um temperatura de 4 ou 6 C. O iogurte ento embalado e armazenado em cmaras frias, onde a temperatura mantida entre 2 e 4 C. O processamento do iogurte natural semelhante ao batido, sendo que a principal diferena est na etapa da fermentao. Antes de ir para a incubao em estufas, o iogurte embalado. O tempo de preenchimento das embalagens individuais no deve exceder 30 minutos aps a inoculao para evitarem-se problemas de consistncia do produto. Ao atingir entre 90 e 95 Dornic, o produto estocado em cmaras frias entre 4 e 6 C.

COLGIO CHRISTUS

Pgina 6

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]


03. O botox utilizada para fins estticos, para correo de rugas,interferindo seletivamente na capacidade de contrao da musculatura . Ele formado a partir da bacteria Clostridium botulinum. Entre os muitos riscos decorrentes do uso dele, esto os hematomas, a perda de expresso facial, a queda das plpebras e o enfraquecimento dos msculos. A doena botulismo causada pela mesma bacteria, atuando no sistema nervoso motor, paralisando os movimentos. Isto pode ser um dos efeitos colaterais do uso exagerado e inesperiente do Botox. 04. As bactrias tm uma funo ecolgica de fundamental importncia para a manuteno de vida em nosso planeta. Entre elas destacam-se as bactrias decompositoras, as fotolissantes, dentre outras. Elas so indispensveis pois foram as primeiras formas de vida no periodo inicial do nosso planeta e que ao disponibilizar oxignio na atmosfera e reduzir as concentraes de CO2, garantiram a formao de outras formas de vidas.. 05. O fenomeno natural conhecido como mar vermelha simplesmente acontece com o acumulo de seres unicelulares aglomerados em certos localidades no oceano ou do mar e a pigmentao marcante( poder ser alaranjada, marrom, vermelha ou amarela) nada mais nada menos que a presena desses seres propriamente ditos.A mudana de colorao causada por vrias espcies de algas microscpicas unicelulares ou protozorios chamados de dinoflagelados. Esses microorganismos tm rgos que parecem fios de cabelos ou pequenos chicotes, que eles utilizam para locomoo na gua. Em geral, esses microorganismos vivem em guas quentes com alto teor de salinidade. A grande maioria das mars vermelhas so inofensiva, mas algumas causam muitos danos. Certas espcies de dinoflagelados liberam substncias txicas na gua, paralisando e matando peixes e outras formas de vida marinha. Outros tambm produzem o mesmo efeito so elas diferentes grupos do reino Protista: as diatomceas, rafidofitas, prymnesiofitas, cianofitas e outros. O que permanece a relao entre eles em que todos causam danos seja no homem ou no ambiente. 06. Anualmente, so produzidas grandes quantidades de antibioticos. Extimativas indicam que 2000 tonaladas so produzidas ao ano. O mtodo de produo aerbio, com velocidade de absoro de volumtrica do Oxignio de 0,4A0,8mM/L.min. A temperatura entre 25 e 27C. O arejamento "fed-batch", que torna a fermentao quase estacionria. Deve-se operar o fermentador evitando represso catablica. Devese, tambm,operar abaixo dos nveis de inibio/toxicidade por substncias essenciais biossintese. Alm, deve-se ter baixa durao da fase de crescimento e prolongar a durao da fermentao.Operar a biomassa elevada e constante. Repor gua evaporada com oarejamento da cultura. Os mecanismo de atuao sobre as bacterias so inibio da sntese da parede celular, ligao membrana citoplasmtica, inibio da sntese de cidos nuclicos, inibio da traduo e antagonismo metablico.

COLGIO CHRISTUS

Pgina 7

1 de janeiro de 2011 [LABORATRIO DE BIOLOGIA]

Concluso
Por meio da sala de aula, laboratrio e das pesquisas, assimilamos que se costuma organizar as espcies em cinco reinos: O monera, o protista, o fungi, o metazoa e o metaphyta. No reino monera, esto presentes as bactrias, seres unicelulares e procariticos, com reproduo assexuada e nutrio autotrfica e heterotrfica. Os tipos de clulas presentes nesse reino so cocos, bacilos, vibries, espirilos e espiroquetas. O reino protista bastante diversificado, sendo considerado um grupo polifiltico. Incluise nesse grupo desde protozorios que so heterotrficos a algas unicelulares que so autotrficas, mas todos so unicelulares eucariontes. J o fungi composto por unicelulares ou multicelulares heterotrficos, alimentando-se por meio da absoro. Portanto, o laboratrio serviu para aperfeioarmos o aprendido em sala de aula, com pesquisas, melhorando nosso conhecimento sobre esse assunto como, por exemplo, que muita gente pensa que as bactrias so somente seres patolgicos, mas elas so essenciais para manuteno do equilbrio no planeta.

COLGIO CHRISTUS

Pgina 8

S-ar putea să vă placă și