Sunteți pe pagina 1din 10

INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI 12.015/09 (a nova redao do art.

225, do CP, e o Princpio da Proteo Deficiente) Artur de Brito Gueiros Souza*

Como de conhecimento geral, na data de 10 de agosto de 2009, entrou em vigor a Lei n. 12.015, de 7 de agosto de 2009, que alterou diversos dispositivos do Ttulo VI, da Parte Especial do Cdigo Penal, bem assim da Lei n. 8.072/90, alm de expressamente revogar a Lei n. 2.252/54. Em que pese o carter positivo da referida inovao legislativa, particularmente no que diz respeito a um melhor tratamento dogmtico da explorao sexual de crianas e adolescentes em nosso ordenamento jurdico, foroso reconhecer a existncia de grave equvoco do legislador, consistente na nova redao do art. 225, do Cdigo Penal. Com efeito, o vetusto artigo 225, do Cdigo Penal, possui, a partir de 10 de agosto do corrente ano, a seguinte redao, verbis:

Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao pblica condicionada representao. Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel.

Dentre as hipteses tipificadas no Captulo I, do Ttulo VI, do CP, destaca-se o artigo 213 o novo crime de estupro , cuja redao foi igualmente alterada pela Lei n. 12.015, de 7 de agosto de 2009, a fim de unificar, numa nica figura tpica, os antigos delitos de estupro e de atentado violento ao pudor.1 Verbis:

Procurador Regional da Repblica na 2 Regio, Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ e Doutor em Direito Penal pela USP. 1 Diante da citada redao, as figuras tpicas de estupro e atentando violento ao pudor esto agora descritas em um nico tipo penal. O estupro passa a ser classificado como delito comum, isto , que pode ser perpetrado por qualquer pessoa. Revogou-se, pois, o artigo 214, do CP.

Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. 2 Se da conduta resulta morte: Pena recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

Conforme se verifica, diferentemente da sistemtica anterior, as formas qualificadas do delito de estupro passaram a integrar o corpo do artigo 213. Bem por isso, a Lei n. 12.015, de 7 de agosto de 2009, tratou de expressamente revogar, dentre outros, o artigo 223, do Cdigo Penal, que cuidava das formas qualificadas de estupro e atentado violento ao pudor. Ocorre, contudo, que o revogado artigo 223, do Cdigo Penal, se encontrava no Captulo IV, do Ttulo VI, do CP, sendo certo que a redao anterior do artigo 225, do Cdigo Penal, ao tratar da ao penal nos chamados crimes sexuais, nada dispunha acerca das qualificadoras sob comento. Em sntese, o estupro qualificado pelos resultados leso corporal de natureza grave e morte era crime de ao penal pblica incondicionada (artigo 100, CP). Na atualidade, passou a ser crime de ao penal pblica condicionada representao (artigo 100, 1, CP).

Segundo se depreende do Projeto de Lei do Senado n. 253/2004, o novo tipo penal de estupro estaria inspirado no Estatuto do Tribunal Penal Internacional (ETPI). De fato, o art. 7, 1, c, do ETPI alude, dentre outros, ao ilcito de agresso sexual contra populao civil; por sua vez, o 3 do mesmo dispositivo, esclarece que o termo gnero abrange os sexos masculino e feminino, dentro do contexto da sociedade, no lhe devendo ser atribudo qualquer outro significado. Sem tecer juzo de valor sobre a opo do legislador, entendemos que se o objetivo era o de igualar os sexos, o certo seria adotar um novo nomen iuris v.g. delito de agresso sexual , tendo em vista a carga simblica que a expresso estupro continuar a produzir, ainda que sob novas elementares.

Diversamente, a forma bsica de estupro era, em regra, de ao penal privada, consoante a primitiva redao do artigo 225, do Cdigo Penal, em que pese a gravidade daquele delito.2 Bem por isso e por outros fundamentos que no vm ao caso mencionar, para no nos alongarmos em demasia , o E. Supremo Tribunal Federal editou a Smula n. 608, no seguinte sentido, verbis:

No crime de estupro, praticado mediante violncia real, a ao penal pblica incondicionada.

Desse modo, enquanto que, para a forma bsica de estupro, o atual artigo 225 importou em novatio legis in pejus, para as formas qualificadas pelos resultados leso corporal de natureza grave e morte, o novo regime legal importou em novatio legis in mellius. Por se tratar de novatio legis in mellius, a nova regra retroage em benefcio daqueles que esto a responder pelo delito de estupro (e atentado violento ao pudor), perpetrados de forma qualificada artigo 5, inciso XL, da Constituio Federal, e artigo 2, pargrafo nico, do Cdigo Penal antes da edio da Lei n. 12.015/09. Nesse sentido, a lio de Damsio Evangelista de Jesus, verbis:

NOVATIO LEGIS IN MELLIUS: A LEI NOVA MODIFICA O REGIME ANTERIOR, BENEFICIANDO O SUJEITO. (...) 7 A lei nova inclui condies de procedibilidade no exigidas anteriormente. possvel que a lei posterior transforme um crime de ao pblica em crime de ao privada; que converta um crime de ao penal pblica incondicionada em crime de ao penal pblica

Os 1 e 2, do art. 225, excepcionavam a regra da ao penal privada nos casos de vtima pobre e de crimes cometidos com abuso do poder familiar e similares.

condicionada requisio ministerial ou representao. Nestes casos, so necessrias distines: a) se a ao penal ainda no se iniciou, quando da entrada em vigor da lei nova, no pode ser intentada sem as referidas condies de procedibilidade; b) se a ao penal j foi intentada pelo rgo do Ministrio Pblico, atravs de denncia, e a lei nova exigir a queixa, s pode prosseguir se o ofendido, ou seu representante legal, assumir a posio acusatria; c) se a ao penal j foi iniciada pelo rgo do Ministrio Pblico, atravs da denncia, e a lei nova exigir a representao, o processo s pode prosseguir em face da anuncia do ofendido, que dever ser notificado a fim de manifestar-se, sob pena de ocorrer decadncia.3

Tratando-se, no particular, de inovao legislativa favorvel ao ru, verifica-se que as aes penais por estupro (e atentando violento ao pudor), qualificadas pelo resultado leses corporais ou morte (antigo artigo 223, do CP), em tramitao na justia brasileira, passaram a depender da anuncia da vtima ou de seu representante legal, situao que anteriormente no existia. Como cedio, o direito de representao est regulado no artigo 103, do CP, e deve ser exercitado no prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem o autor do crime, sob pena de decadncia. Evidentemente, os processos em curso apresentam a identificao dos acusados da prtica de estupro (e atentado violento ao pudor) qualificado. Por esta razo, o referido prazo decadencial passa a fluir no mais da cincia da autoria, mas, sim, da entrada em vigncia da lei nova, ou seja, do dia 10 de agosto de 2009. Em suma, caso no sejam adotadas iniciativas processuais no sentido da localizao e da apresentao de representaes em tempo hbil, por parte das vtimas ou de seus representantes legais, na hiptese de estupro (e atentado violento ao pudor) de cuja violncia

JESUS, Damsio E. Direito Penal. Parte Geral. 1 Vol. 21 Ed. So Paulo: Saraiva, 1998, p. 87. (grifou-se).

resultaram leses corporais de natureza grave ou morte, importa concluir que os respectivos acusados da prtica de to grave injusto penal sero beneficiados pelos efeitos da decadncia. Numa palavra, na data de 10 (dez) de fevereiro de 2010, todos os casos em tramitao no Poder Judicirio restaro atingidos pela causa de extino da punibilidade prevista no artigo 107, inciso IV, do Cdigo Penal. Ocorre, todavia, que tal disciplina legal afronta flagrantemente a dignidade sexual, parcela relevante da dignidade da pessoa humana, bem jurdico consagrado pelo Constituinte de 1988, consoante disposto no artigo 1, inciso III, da Constituio Federal, verbis:
Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Com efeito, a Lei n. 12.015, de agosto de 2009, ao alterar a redao do artigo 225, do Cdigo Penal, exigindo a formalizao de representao para a propositura de ao penal, beneficiou os acusados da prtica de estupro (e atentado violento ao pudor) qualificados pelas leses graves v.g., leses que acarretam a transmisso do vrus da AIDS ou aborto preterdoloso da gestante ou pela morte da vtima. Ao beneficiar, como j dito, o sujeito ativo do delito, prejudicou, em sentido inverso, o bem jurdico dignidade da pessoa humana, titularizado pelo sujeito passivo do delito sexual, objetividade esta garantida pela Constituio Federal de 1988, exigindo, para os casos em 5

tramitao, condio de procedibilidade antes inexistente, a ser atendida em exguo prazo legal. Saliente-se, por oportuno, que a misso primordial das normas de direito penal , justamente, a de proteger os bens jurdicos fundamentais para o convvio social. Nesse sentido, a lio de Hans-Heinrich Jescheck, verbis:

El Derecho penal tiene la misin de proteger bienes jurdicos. En


todas las normas jurdicopenales subyacen juicios de valor positivos sobre bienes vitales que son indispensables para la convivencia humana en la comunidad y deben ser protegidos, consecuentemente, por el poder coactivo del Estado a travs de la pena pblica.4

Esta misso das normas de direito penal ainda se faz presente, por bvio, nas hipteses em que bens jurdicos j se encontram lesionados, como, v.g., nos casos de processos deflagrados contra imputados autores de delitos de estupro (e atentado violento ao pudor) qualificados pelas leses graves ou morte da vtima. Nesse sentido, leciona Jescheck, verbis:

El castigo con pena de una infraccin ya producida, siguiendo el principio de la justicia distributiva, llega siempre, por su propia naturaleza, demasiado tarde, puesto que la pena mira hacia el pasado y no puede hacer desaparecer el injusto cometido. Pese a ello, la funcin represiva del Derecho penal no es, por ejemplo, la expresin de un esfuerzo para realizar mediante la Justicia penal terrena un ideal tico absoluto, sino que constituye un mdio necesario para conseguir de forma justa la proteccin de la Sociedad. En la imposicin de la pena adecuada a la infraccin jurdica cometida se halla la constatacin visble de ser inquebrantable ese orden jurdico de cuya existencia depende en

ltimo lugar el orden social. La sentencia judicial expresa inequvocamente, tanto para el autor como para la coletividad, que el Derecho se impone, aunque a veces sea con retraso, y que por ello cabe contar con que lo mismo suceder en el futuro.5

Por outro lado, certo que o E. Supremo Tribunal Federal j teve oportunidade de reconhecer, na via concentrada, a inconstitucionalidade de dispositivo legal que desprotegia o bem jurdico sob considerao, por afronta ao Princpio da Proteo Deficiente. Com efeito, no Recurso Extraordinrio n. 418.376-MS, interposto por ru condenado pelo delito de estupro contra menor absolutamente incapaz, no qual se pugnava a extino da punibilidade em razo do casamento do autor com a vtima, o STF, por maioria, em sua composio plenria, conheceu e negou provimento ao recurso, vencidos os Ministros Marco Aurlio (relator), Celso de Mello e Seplveda Pertence, que davam provimento ao recurso, figurando o Ministro Joaquim Barbosa como relator para o acrdo, verbis:

EMENTA: PENAL. RECURSO EXTRAORDINRIO. ESTUPRO. POSTERIOR CONVIVNCIA ENTRE AUTOR E VTIMA.

EXTINO DA PUNIBILIDADE COM BASE NO ART. 107, VII, DO CDIGO PENAL. INOCORRNCIA, NO CASO CONCRETO. ABSOLUTA INCAPACIDADE DE AUTODETERMINAO DA VTIMA. RECURSO DESPROVIDO. O crime foi praticado contra criana de nove anos de idade, absolutamente incapaz de se autodeterminar e de expressar vontade livre e autnoma. Portanto, invivel a extino da punibilidade em razo do posterior convvio da vtima - a menor impbere violentada - com o autor do estupro. Convvio que no pode ser caracterizado como unio estvel, nem mesmo para os fins do art. 226, 3, da Constituio Republicana, que no protege a relao marital de uma criana com seu opressor, sendo clara a inexistncia de um

JESCHECK, Hans-Heinrich. Tratado de Derecho Penal. Parte General. 4 Ed. Trad. Jos Luis Mananares Samaniego. Granada: Comares, p. 6. 5 Idem, p. 3-4.

consentimento vlido, neste caso. Soluo que vai ao encontro da inovao legislativa promovida pela Lei n 11.106/2005 - embora esta seja inaplicvel ao caso por ser lei posterior aos fatos -, mas que dela prescinde, pois no considera validamente existente a relao marital exigida pelo art. 107, VII, do Cdigo Penal. Recurso extraordinrio conhecido, mas desprovido.

Destaca-se, do teor do voto do Ministro Gilmar Mendes, importantes consideraes acerca do referido Princpio da Proteo Deficiente, postulado igualmente vulnerado pela atual redao do artigo 225, do Cdigo Penal. verbis:

(...) De outro modo, estar-se-ia a blindar, por meio de norma penal benfica, situao ftica indiscutivelmente repugnada pela sociedade, caracterizando-se tpica hiptese de proteo deficiente por parte do Estado, num plano mais geral, e do Judicirio, num plano mais especfico. Quanto proibio de proteo deficiente, a doutrina vem apontando para uma espcie de garantismo positivo, ao contrrio do garantismo negativo (que se consubstancia na proteo contra os excessos do Estado) j consagrado pelo princpio da proporcionalidade. A proibio de proteo deficiente adquire importncia na aplicao dos direitos fundamentais de proteo, ou seja, na perspectiva do dever de proteo, que se consubstancia naqueles casos em que o Estado no pode abrir mo da proteo do direito penal para garantir a proteo de um direito fundamental. Nesse sentido, ensina o Professor Lnio Streck: Trata-se de entender, assim, que a proporcionalidade possui uma dupla face: de proteo positiva e de proteo de omisses estatais. Ou seja, a inconstitucionalidade pode ser decorrente de excesso do Estado, caso em que determinado ato desarrazoado, resultando desproporcional o resultado do sopesamento (Abwgung) entre fins e meios; de outro, a inconstitucionalidade pode advir de proteo insuficiente de um direito fundamental-social, como ocorre quando o

Estado abre mo do uso de determinadas sanes penais ou administrativas para proteger determinados bens jurdicos. Este duplo vis do princpio da proporcionalidade decorre da necessria vinculao de todos os atos estatais materialidade da Constituio, e que tem como conseqncia (liberdade a de sensvel diminuio da do

discricionariedade

conformao)

legislador."(Streck, Lnio Luiz. A dupla face do princpio da proporcionalidade: da proibio de excesso (bermassverbot) proibio de proteo deficiente (Untermassverbot) ou de como no h blindagem contra normas penais inconstitucionais. Revista da Ajuris, Ano XXXII, n 97, marco/2005, p.180) No mesmo sentido, o Professor Ingo Sarlet: A noo de proporcionalidade no se esgota na categoria da proibio de excesso, j que abrange, (...), um dever de proteo por parte do Estado, inclusive quanto a agresses contra direitos fundamentais provenientes de terceiros, de tal sorte que se est diante de dimenses que reclamam maior densificao, notadamente no que diz com os desdobramentos da assim chamada proibio de insuficincia no campo jurdico-penal e, por conseguinte, na esfera da poltica criminal, onde encontramos um elenco significativo de exemplos a serem explorados."(Sarlet, Ingo Wolfgang. Constituio e proporcionalidade: o direito penal e os direitos fundamentais entre a proibio de excesso e de insuficincia. Revista da Ajuris, ano XXXII, n 98, junho/2005, p. 107.) E continua o Professor Ingo Sarlet: A violao da proibio de insuficincia, portanto, encontra-se habitualmente representada por uma omisso (ainda que parcial) do poder pblico, no que diz com o cumprimento de um imperativo constitucional, no caso, um imperativo de tutela ou dever de proteo, mas no se esgota nesta dimenso (o que bem demonstra o exemplo da descriminalizao de condutas j tipificadas pela legislao penal e onde no se trata, propriamente, duma omisso no sentido pelo menos habitual do termo)."(Sarlet, Ingo Wolfgang.

Constituio e proporcionalidade: o direito penal e os direitos fundamentais entre a proibio de excesso e de insuficincia. Revista da Ajuris, ano XXXII, n 98, junho/2005, p. 132.).6

Diante disso, por j se encontrar plenamente em vigncia a Lei n. 12.015/09, tem-se que a melhor soluo para a situao acima descrita o reconhecimento da inconstitucionalidade do novo artigo 225, do CP, por afronta ao Princpio da Proteo Deficiente de bens jurdicos. Caso no se reflita sobre a presente questo, em breve haver um verdadeiro caos nas varas criminais e nos Tribunais brasileiros, no s por conta da propositura de inmeros habeas corpus em favor de acusados de estupro qualificado, como, igualmente, pela provvel dificuldade de localizao, em tempo hbil, das vtimas ou parentes de vtimas de estupro e atentado violento ao pudor que redundaram em leses graves ou mortes. Por esta razo, na data de 18 de agosto passado, subscrevemos ao Exmo. ProcuradorGeral da Repblica Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos uma representao de inconstitucionalidade da Lei n. 12.015/09, para que o E. Supremo Tribunal Federal possa, o quanto antes, analisar a gravidade da citada inovao legislativa, em benefcio de toda a nossa Sociedade.

RE 418.376-MS. Apud pelo Procurador Regional da Repblica Douglas FISCHER, em Parecer Complementar apresentado ao PGR na ADI 3.002.

10

S-ar putea să vă placă și