Sunteți pe pagina 1din 6

27/03/13

As melhores respostas para grandes dilemas de carreira - Carreira

Dvidas? 18/03/2013 11:29

As melhores respostas para grandes dilemas de carreira


Se tivesse de escolher, voc optaria por ganhar dinheiro rpido ou manter um emprego estvel? Acelerar o crescimento profissional ou levar uma rotina mais equilibrada? Trabalhar na capital ou no interior? Confira as solues para essas e outras dvidas
Vanessa Vieira, da

Buscar uma posio mais alta ou ficar num cargo de menor responsabilidade? De acordo com uma pesquisa feita pelo site de empregos Catho Online com 46 000 profissionais brasileiros, 61% deles trocam de emprego em busca de mais responsabilidade, principalmente os que esto no incio da carreira. Para Rogrio Chr, professor da Fundao Getulio Vargas de So Paulo, consultor da Empreender Vida e Carreira e autor do livro Todo Novo Comeo Surge de um Antigo Comeo (Editora vora), o dilema de assumir ou no um posto de chefia tem sido atropelado com frequncia num contexto organizacional de carreiras aceleradas, marcadas por promoes feitas s pressas. Um lder tem de engajar e inspirar, mas muitas pessoas tm chegado a esses postos sem habilidade para gesto de pessoas, sem saber como dar feedback, como exercer uma escuta emptica ou ser mentor de algum, diz. Por isso, so to comuns as histrias de excelentes profissionais que, quando so promovidos a postos de liderana, perdem o brilho. Caso almeje um posto de liderana, procure desenvolver ao mximo essas habilidades antes de se candidatar posio. J entre profissionais com mais experincia, o equilbrio entre vida pessoal e trabalho tem um valor maior. Em geral, aps os 35 anos, muitas pessoas comeam a recusar promoes ou diminuir esforos para evit-las. So movimentos naturais hoje, diz Maria Elizabeth Rezende Fernandes, diretora executiva de desenvolvimento da Fundao Dom Cabral, de Minas Gerais. De acordo com ela, o profissional tem o direito de falar no. Cabe empresa gerenciar a situao e ao profissional lidar com o risco de perder o emprego, j que nem todas as companhias esto abertas a situaes desse tipo. Segundo Ana Carla Scalabrin, consultora de gesto de pessoas e professora da Fundao Instituto de Administrao, de So Paulo, para que a organizao entenda uma recusa preciso haver dilogo transparente. Seja claro e explique por que a mudana no est em seu planejamento de carreira, diz Ana Carla. Aumentos radicais de responsabilidade, promoes repentinas e mudanas de cidade ou de pas so casos em que comum a recusa.

Devo manter minha remunerao ou optar por uma vida mais equilibrada?
Uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half com 2 179 diretores de 15 pases, como Brasil, Alemanha, Inglaterra e Frana mostra que 36% dos profissionais abaixo de 30 anos consideram a qualidade de vida um quesito to importante quanto a remunerao na deciso de permanecer no emprego.

O sistema de trabalho em que competncia entrar s 7 horas e sair meia-noite est sendo
exame.abril.com.br/noticia/as-melhores-respostas-para-grandes-dilemas-de-carreira/imprimir 1/6

27/03/13

As melhores respostas para grandes dilemas de carreira - Carreira

desafiado, diz Fbio Saad, gerente da Robert Half, de So Paulo. Profissionais mais velhos tambm prezam um ritmo mais saudvel. No comeo da carreira aceitamos nos submeter a muitas situaes apenas para crescer, mas, a certa altura, comeamos a questionar se estamos felizes com aquelas escolhas, diz Pablo Aversa, scio da Alliance Coaching, de So Paulo. De acordo com o coach, resolver o dilema entre ganhar mais ou ter uma vida mais equilibrada envolve um exerccio de conhecimento pessoal. Pergunte-se o que realmente d significado sua vida, se dinheiro ou se a companhia dos amigos e da famlia, diz Pablo. Se voc se encaixar na segunda opo, provavelmente j experimentou a angstia de no ter tempo suficiente para se dedicar s pessoas mais prximas. Nesse caso, vale a pena comear a estudar uma transio de carreira que lhe permita dedicar mais tempo a outras atividades alm do trabalho. Se esse for o caso e voc decidiu mudar de ritmo e de carreira , faa uma reserva financeira e construa uma rede de contatos que possa prestar ajuda no trabalho ou no mercado em que voc pretende atuar. No faz sentido ficar em um trabalho sem ter satisfao, diz Ana Carla Scalabrin, consultora de gesto de pessoas e professora da Fundao Instituto de Administrao, de So Paulo. De acordo com Maria Elizabeth Rezende Fernandes, diretora executiva de desenvolvimento da Fundao Dom Cabral, de Minas Gerais, os mais jovens tm procurado construir carreiras de forma mais criativa. Para eles, sucesso tem a ver com, alm da satisfao financeira, realizao pessoal e busca de qualidade de vida. As pessoas escolhem empresas mais abertas e dispostas a novos contratos, com a possibilidade de flexibilizar o horrio de trabalho, diz. Para negociar um esquema de home office, uma boa opo mostrar a vantagem que a empresa ter. Se voc quer ter um horrio mais flexvel para fazer um curso ou ficar mais tempo com seus filhos, deve mostrar para o chefe como isso pode melhorar seu trabalho e quais benefcios essa mudana pode trazer para ele, diz Ana. Um esquema desse tipo pode diminuir os custos da companhia, por exemplo.

Trabalhar numa cidade grande ou mudar para uma menor?


De 2000 a 2010, 2 055 municpios brasileiros passaram a ter um nvel de desenvolvimento moderado ou alto, segundo o ndice de Desenvolvimento Municipal, medido pela Federao das Indstrias do Estado do Rio de Janeiro. Uma dcada atrs, 1 670 cidades estavam nesse nvel. Agora, a pesquisa que avalia emprego, renda, educao e sade considera que 66% dos 5 565 municpios do pas oferecem boas condies de desenvolvimento. Praticamente todas as cidades das regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste atingem graus satisfatrios nesse estudo.

No Norte e Nordeste, em que a maioria dos lugares apresenta um quadro regular, o estudo aponta a quase erradicao das localidades com desenvolvimento baixo e nas capitais das duas regies os ndices so considerados moderados. Um reflexo disso o aumento da renda das populaes dessas reas e, consequentemente, do consumo. Um estudo da consultoria McKinsey mostra que, at 2020, em 13 dos 26 estados brasileiros o consumo deve aumentar mais no interior do que nas capitais. Esses dados servem para ilustrar que nos prximos anos o Brasil ter uma situao indita de oferta de empregos e trabalhos temporrios fora das capitais e, principalmente, longe de So Paulo e Rio de Janeiro, que foram historicamente os principais polos de atrao de trabalhadores. O questionamento sobre a mudana para cidades menores tende a ser cada vez mais frequente entre os executivos, diz Mari Giuliese, especialista em aconselhamento de carreira da Lens & Minarelli, empresa de recolocao de executivos, de So Paulo.
exame.abril.com.br/noticia/as-melhores-respostas-para-grandes-dilemas-de-carreira/imprimir 2/6

27/03/13

As melhores respostas para grandes dilemas de carreira - Carreira

Alm da oportunidade de crescimento, a perspectiva de trabalhar no interior acena com a possibilidade de uma vida mais equilibrada, saudvel e distante da violncia da grande cidade. O receio de muitos profissionais ao mudar para o interior perder a visibilidade no mercado. Para Mari, o profissional deve se importar menos com o lugar onde mora e mais com o que est fazendo. A mudana de cidade tem valor se ela significar um nvel maior de autonomia, de aprendizado e aumento de responsabilidades, diz ela. Mas a especialista aconselha a colocar outros fatores na balana antes de optar pela mudana para uma cidade menor. Um dos principais se a famlia vai com voc, porque a distncia tem um custo psicolgico. Se a ideia ficar toda semana numa ponte area, seu projeto de trabalhar no interior provavelmente vai durar pouco, afirma Mari.

Prolongar minha carreira at ser demitido ou fazer uma mudana radical?


Esse dilema afeta profissionais com medo de no conseguir um emprego compatvel com o atual. L no fundo, eles desconfiam de que esto ficando para trs em termos de competncia. A soluo para esse dilema reassumir o comando da carreira. Para o coach Pablo Aversa, da Alliance Coaching, de So Paulo, uma postura previdente ajuda a superar essa situao. Se em sua profisso notrio que ningum ultrapassa determinada idade empregado, planeje uma alternativa, diz Pablo. O mesmo vale para quem percebe que as demisses tm sido frequentes no setor em que atua. O que nunca se pode fazer deixar a carreira sem gesto, afirma Pablo.

Vale conversar com amigos e colegas que j passaram por esse tipo de situao para saber como se prepararam para esse momento, ler sobre o assunto e falar com um mentor que ajude a enxergar os prximos passos. Mas a principal orientao, caso no veja perspectivas de permanecer no mesmo segmento, preparar a transio de carreira enquanto ainda est na ativa e empregado. No espere ser desligado para comear do zero em outra rea, diz a especialista em aconselhamento de carreira Mari Giuliese, da Lens & Minarelli. Em qualquer atividade, o mercado s vai lhe apresentar oportunidades compatveis com o que voc andou fazendo nos ltimos anos. Por isso, v ganhando experincia na nova atividade antes de ser surpreendido pela demisso. Isso lhe dar segurana, afirma Mari.

Ter um emprego estvel, porm com remunerao baixa, ou procurar um trabalho cheio de riscos, mas que paga bem mais?
Para Carlos Siqueira, diretor responsvel pela rea de remunerao do Hay Group, consultoria de recursos humanos, de So Paulo, a maioria dos estudos sobre remunerao e clima organizacional indica que a remunerao no o fator que mais pesa para um profissional decidir se fica ou sai de um trabalho. O salrio costuma ser citado em primeiro lugar, mas no a maior motivao entre os executivos, diz Carlos. Oportunidades de carreira costumam ser um fator mais importante, por exemplo. Empresas que pagam acima da mdia normalmente o fazem por saber que existe algum risco envolvido no negcio e usam o dinheiro como instrumento de atrao. Por risco, entenda-se uma atividade nova ou de futuro incerto, uma empresa antitica ou um produto polmico. Se for um negcio novo, pode haver uma oportunidade de carreira interessante. Companhias que oferecem riscos por estar comeando tm mais abertura a inovaes, diz Carlos. Mesmo que o negcio fracasse depois, a experincia traz aprendizado.
exame.abril.com.br/noticia/as-melhores-respostas-para-grandes-dilemas-de-carreira/imprimir 3/6

27/03/13

As melhores respostas para grandes dilemas de carreira - Carreira

Em negcios comuns, preciso desconfiar de uma oferta salarial muito acima da mdia. Empresas que oferecem mais dinheiro geralmente esto com dificuldade de contratar ou reter. Isso pode ser por causa da necessidade de mo de obra mais especializada ou porque a organizao no est com uma reputao boa no mercado, diz Mnica Ramos, diretora da CTS, consultoria de transio de carreira, de So Paulo.

No trabalho, posso revelar um pouco como sou na intimidade ou devo manter relaes mais frias?
Na cultura brasileira, as relaes sociais, entre elas as profissionais, tendem a ser construdas com certo grau de sentimentalismo. No trabalho, ambiente onde existe cobrana e onde importante haver opinies divergentes, a cordialidade pode ser um problema. Para Mari Giuliese, da Lens & Minarelli, a amizade que surge no ambiente de trabalho no deve ser sobreposta ao profissionalismo e no deve ser interpretada como uma proteo contra reprimendas e demisses. Seja amistoso e colaborativo, mas lembre-se sempre de que voc est no ambiente de trabalho e preocupe-se com as informaes ntimas que compartilha, diz Mari.

Em todas as situaes nas quais colegas, chefes ou equipe estiverem presentes, o indicado usar a cultura da empresa como base para orientar comportamentos. No diga nada que seja polmico ou possa parecer inconveniente ou desagradvel. Mesmo durante um happy hour ou numa confraternizao, que so ambientes mais informais, piadas e comportamentos inadequados devem ser evitados, diz Rogrio Chr, consultor da Empreender Vida e Carreira e professor da Fundao Getulio Vargas de So Paulo. Mesmo tendo simpatia ou proximidade com alguns colegas, tambm deve-se evitar, em momentos mais ntimos, dizer coisas que no seriam reveladas no escritrio. O churrasco de fim de semana com o pessoal do escritrio o exemplo clssico. Nesses ambientes no existe informao em off, diz o consultor Nlio Bilate, associado LHH/DBM. Se a informao no deve ser repassada, no a repasse. A questo da intimidade no ambiente de trabalho ainda ganha outras nuances por causa das redes sociais, que podem facilmente expor nossa vida particular a um grande nmero de pessoas. Como lidar, por exemplo, com um pedido de um parceiro de um fornecedor ou de um chefe ou subordinado para ser adicionado sua rede de amigos? At aceite, mas tenha como regra jamais postar coisas muito ntimas, diz Mari Giuliese.

Fazer carreira longa em uma s empresa ou circular por vrias?


A ideia de fidelidade eterna a uma nica empresa caiu por terra h mais de 20 anos, quando as companhias passaram a buscar mais eficincia com menos custo. A partir desse momento histrico as reengenharias dos anos 1980 e 1990 , as organizaes passaram a demitir com frequncia muito maior. Desde ento, para os profissionais, a postar em relaes duradouras com uma empresa virou ingenuidade como ser fiel a algum que pode demiti-lo a qualquer hora? No momento atual, o problema chega a ser o extremo contrrio: h mercados que se preocupam com a alta rotatividade de alguns funcionrios que passam pouco tempo nos empregos. Qual a medida certa, ento? Difcil generalizar, mas pode-se dizer que mudar algumas vezes de empresa ao longo da carreira uma coisa normal. O importante verificar se as mudanas fazem sentido ao longo do tempo, se a pessoa conseguiu aprender e crescer em cada passagem. O empregador vai avaliar se as mudanas representaram aquisio de conhecimento, aumento das responsabilidades e se resultaram no desenvolvimento de
exame.abril.com.br/noticia/as-melhores-respostas-para-grandes-dilemas-de-carreira/imprimir 4/6

27/03/13

As melhores respostas para grandes dilemas de carreira - Carreira

habilidades especficas, diz Pablo Aversa, da Alliance Coaching, de So Paulo.

Ficar em uma grande companhia ou ir para uma pequena?


A opo por participar de uma empresa que est em formao tem muito a ver com perfil profissional. Em geral, pessoas mais afeitas ao risco e inovao gostam dos ambientes das startups os novos negcios podem tanto tornar-se empresas de sucesso quanto acabar em poucos meses. As vantagens so a remunerao mais agressiva e a visibilidade maior tanto internamente quanto no mercado.

Tambm existe um grande aprendizado, j que os profissionais normalmente desempenham mais de uma funo e precisam desenvolver cabea de dono para trabalhar. Para uma pessoa jovem, a experincia de estruturar uma empresa desde o incio pode ser altamente enriquecedora, dando uma viso mais global do negcio do que o trabalho numa companhia tradicional, com estrutura j departamentalizada e onde tudo j est pronto, diz Mari Giuliese, especialista em aconselhamento de carreira da Lens & Minarelli, empresa de recolocao de executivos, de So Paulo. O maior risco embarcar numa furada e ver o negcio fechar rapidamente. Outra caracterstica da pessoa que trabalha em startup (empresa em incio de operao) a mudana constante. Conforme o negcio amadurece, fatores de motivao pessoal, como pioneirismo e falta de autonomia, tendem a ficar mais raros. E a prpria empresa comea a ter necessidade de outro perfil de profissional, mais afeito a empresas de crescimento baixo. Quando essa virada ocorre, hora de procurar outra startup. Ou, caso esteja numa fase menos arrojada da carreira, seguir no negcio. Calcule onde voc quer estar depois da experincia, diz Nlio Bilate, consultor da LHH/DBM, empresa de recolocao de executivos, de So Paulo.

J que terei de trabalhar at uma idade mais avanada, devo seguir na mesma profisso ou mudar de carreira?
Diferentemente do que aconteceu com outras geraes, com o aumento da expectativa de vida chegar aos 60 anos no mais sinnimo de aposentadoria. Porm, trabalhar mais tempo no deve significar, necessariamente, fazer mais do mesmo. Numa idade mais madura, costuma aparecer o desejo de fazer uma atividade que permita maior qualidade de vida. Descobrir essa nova ocupao costuma ser fonte de angstia e exige esforo, tanto emocional quanto financeiro. O primeiro passo acabar com a ideia de que s se sabe fazer uma coisa. uma percepo errnea achar que temos uma nica vocao, uma nica identidade profissional, diz Rogrio Chr, consultor da Empreender Vida e Carreira e professor da Fundao Getulio Vargas de So Paulo.

O especialista orienta a revisar regularmente a carreira, em qualquer idade. O pior plano de carreira o nico, diz ele. Sua sugesto tentar aliar o prazer das atividades de que gostamos e que fazemos bem com o trabalho. Isso porque, segundo Rogrio, mais do que em outras fases da vida, na idade madura precisa prevalecer a percepo de ter um trabalho significativo, que d sentido vida. Outro erro frequente considerar como carreira apenas o que chato. Muitas vezes por trs de um hobby existe uma nova carreira, afirma Rogrio.

Ficar no Brasil ou buscar uma experincia internacional?


exame.abril.com.br/noticia/as-melhores-respostas-para-grandes-dilemas-de-carreira/imprimir 5/6

27/03/13

As melhores respostas para grandes dilemas de carreira - Carreira

A experincia internacional uma das mais enriquecedoras para qualquer profissional. Desse ponto de vista, ela insubstituvel. Ficando aqui, no tem como adquiri-la. Uma pesquisa da Korn/Ferry, empresa de recrutamento de executivos, feita em 2012 com 120 profissionais, mostrou que mais da metade engata uma carreira no exterior e s 35% voltam terra natal. Alm disso, caso a obteno dessa experincia seja por meio de estudo, as melhores escolas de negcio do Brasil figuram somente em posies intermedirias nos rankings internacionais de MBA, como o do jornal Financial Times. Assim, estudar no exterior tambm proporciona formao melhor. Uma experincia em outro pas sempre uma possibilidade de ter acesso a conhecimento de ponta, ao que est sendo discutido de mais atual, afirma Goret Pereira Paulo, diretora do FGV in Company, rea da Fundao Getulio Vargas que oferece cursos customizados para empresas. De acordo com o coach Pablo Aversa, da Alliance Coaching, de So Paulo, a aquisio de conhecimento valoriza o currculo e bem-vinda em qualquer fase da carreira. Na minha opinio, o melhor momento para uma experincia no exterior aquele em que a empresa pode liberar o funcionrio ou aquele em que voc tem recursos para isso, diz Pablo. Por isso, se o momento for favorvel financeiramente, busque a negociao com sua chefia para ser liberado, mostrando quanto a empresa tem a ganhar com esse investimento em voc. Mas h vantagens em ficar e sacrificar essa experincia. Num momento em que o Brasil destino de investimentos e h uma perspectiva de crescimento de setores importantes, como infraestrutura e petrleo nos prximos anos, manter-se empregado no pas pode ser interessante. Conhecer o mercado brasileiro tornou-se uma competncia, que s pode ser adquirida permanecendo aqui. Para profissionais de reas como varejo, leo e gs e infraestrutura, no vale a pena sair, diz Marcelo Cuellar, diretor da Michael Page, empresa de recrutamento de executivos. No final, cada profissional precisa pesar os dois lados dessa questo e entender o que vai, no mdio e longo prazo, impulsionar mais a carreira.

exame.abril.com.br/noticia/as-melhores-respostas-para-grandes-dilemas-de-carreira/imprimir

6/6

S-ar putea să vă placă și