Sunteți pe pagina 1din 3

SERVIOS PBLICOS

363. (CESPE/DPEAL/Defensor/2009) Os servios pblicos uti singuli so aqueles prestados coletividade, que tm por finalidade a satisfao indireta das necessidades dos cidados, tais comoosservios deiluminaopblicaedesaneamento. 364. (CESPE/TREMA/2009) A permisso ato administrativo bilateral e vinculado pelo qual a administrao faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico. 365. (CESPE/TREMA/2009) A prestao de servio pblico no abrange o desempenho de atividadesdenaturezacomercialeindustrial. 366. (CESPE/TREMA/2009) No contrato de concesso de servio pblico, havendo a encampao, oconcessionrionotemdireitoindenizaoporeventuaisprejuzos. 367. (CESPE/TREMA/2009) A autorizao de servio pblico constitui ato administrativo bilateral, vinculadoeprecrio. 368. (CESPE/ANAC/Analista/2009) Contrato administrativo de concesso aquele em que a administrao pblica confere ao particular a execuo no remunerada de um servio ou obra pblica. 369. (CESPE/ANAC/Analista/2009) A concesso de servio pblico deve ser necessariamente instrumentalizadaporcontrato. 370. (CESPE/ANAC/Analista/2009) Na concesso de servio pblico, o poder concedente transfere ao concessionrio apenas a execuo do servio, continuando titular do mesmo, razo pela qual poderescindirocontratounilateralmentepormotivodeinteressepblico. 371.(CESPE/MS/Analista/2010)Comoadventodotermocontratualtemse derigorareversoda concesso e a imediata assuno do servio pelo poder concedente, incluindo a ocupao e a utilizaodasinstalaesedosbensreversveis. 372.(CESPE/MS/Analista/2010)Anaturezajurdica daremuneraodosserviosdeguaeesgoto prestadosporconcessionriadeserviopblicodetarifaoupreopblico. 373. (CESPE/TCETO/Analista/2008) A caducidade da concesso poder ser declarada pelo poder concedente quando a concessionria for condenada em sentena transitada em julgado por sonegaodetributos,inclusivecontribuiessociais. 374. (CESPE/TCETO/Analista/2008) Se o estado de Tocantins pretender criar uma taxa de polcia com o objetivo de remunerar o custo de certa atividade, nessa situao, conforme o texto constitucional, a referida taxa poder ser cobrada mesmo quando a atividade de polcia no for efetiva,masapenaspotencialoucolocadadisposio.

375. (CESPE/TCETO/Analista/2008) A concesso servio pblico definida como a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por suacontaeriscoeporprazodeterminado. 376. (CESPE/ANEEL/2010) Aplicase ao servio pblico o princpio da mutabilidade do regime jurdico, segundo o qual possvel a ocorrncia de mudanas no regime de execuo do servio paraadequloaointeressepblico,quepodesofrermudanascomodecursodotempo. 377. (CESPE/MCTFINEP/Analista/2009) A concesso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio sem licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsicaoujurdicaquedemonstrecapacidadeparaseudesempenho. 378. (CESPE/MCTFINEP/Analista/2009) Toda concesso de servio pblico, precedida ou no da execuo de obra pblica, deve ser objeto de prvia licitao, segundo a legislao prpria observando aos princpios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critriosobjetivosedavinculaoaoinstrumentoconvocatrio. 379. (CESPE/MS/Analista/2010) Os servios pblicos podem ser classificados, quanto ao objeto, emexclusivosenoexclusivosdoEstado. 380. (CESPE/PCPB/Delegado/2008) A lei geral de concesso no autoriza a suspenso do fornecimento de energia eltrica, pelo inadimplemento por parte do usurio, j que o acesso ao servio de energia eltrica decorre da prpria dignidade da pessoa humana, que deve prevalecer sobreosinteresseseconmicosdaconcessionria. 381. (CESPE/PCPB/Delegado/2008) O dispositivo constitucional que preceitua caber ao poder pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre mediante licitao, a prestao de servios pblicos, demonstra que o Brasil adotou uma conceposubjetivadeserviopblico. 382. (CESPE/PCPB/Delegado/2008) A permisso de servio pblico definida pela lei geral de concesses como a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seudesempenho,porsuacontaerisco. 383. (CESPE/TCERN/Assessor/2009) A prestao de servios pblicos pode ocorrer diretamente, pelo poder pblico, ou sob regime de concesso ou permisso, exigindose, necessariamente, processo licitatrio para a concesso, mas no para a permisso, que se caracteriza como ato administrativounilateraleprecrio. 384. (CESPE/TCERN/Assessor/2009) Considerase concesso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente, a pessoa fsica ou jurdicaquedemonstrecapacidadeparaseudesempenho,porsuacontaerisco. 385. (CESPE/PCPB/Delegado/2008) No procedimento de licitao para contratao de servios pblicos, obrigatoriamente a primeira fase ser a de habilitao e a segunda, de julgamento da

proposta que melhor se classificar, conforme as condies estabelecidas no edital, no sendo possvelainversodessasfases. 386.(CESPE/PCPB/Delegado/2008)Nocontratodeconcessoobrigatriaclusulaqueprevejao forodeeleio,nosendopossvel,diantedointeressepblicoenvolvido,preverseoempregode mecanismos privados para a resoluo de disputas decorrentes do contrato ou a ele relacionadas, inclusiveaarbitragem. 387. (CESPE/PCPB/Delegado/2008) No contrato de concesso patrocinada, no mbito das parcerias pblicoprivadas, os riscos do negcio jurdico decorrentes de caso fortuito ou fora maiorserosuportadosexclusivamentepeloparceiroprivado. 388. (CESPE/TCERN/Assessor/2009) A explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei, razo pela qual a CF no admite a existncia de monoplios emnomedequalquerentefederativo. 389. (CESPE/ANAC/Analista/2009) O servio postal, o Correio Areo Nacional, os servios de telecomunicaesedenavegaoareasoexemplosdeserviospblicosexclusivosdoEstado. 390. (CESPE/SEADPB/Advogado/2009) Enquanto as concesses comuns, reguladas por lei, so divididas em concesses de servio pblico simples e concesses de servio pblico precedidas de execuo de obra pblica, as PPPs se dividem em concesso patrocinada e concesso administrativa. 391.(CESPE/SEADPB/Advogado/2009)AcelebraodecontratodePPP,qualquerquesejaovalor envolvidonacontratao,autorizadaporlei. 392. (CESPE/SEADPB/Advogado/2009) A doutrina brasileira unnime ao afirmar que, caso a concessionria no tenha condies financeiras de reparar o dano por ela causado ao usurio dos servios prestados, o lesado somente poder cobrar da pessoa jurdica de direito pblico interno que transferiu a execuo dos servios se comprovar que esse ente pblico concorreu para a ocorrncia do evento danoso. Dessa forma, a responsabilidade subsidiria do concedente pressupeaexistnciadeculpaconcorrente.

S-ar putea să vă placă și