Sunteți pe pagina 1din 5

Psicologia: Teoria e Pesquisa 2007, Vol. 23 n. especial, pp.

057-061

A Psicologia como o Estudo de Interaes1


Joo Claudio Todorov2 Universidade de Braslia
RESUMO O artigo analisa os problemas existentes em variedades de denies de Psicologia e expe as vantagens, do ponto de vista da Anlise do Comportamento, de denir-se Psicologia como o estudo de interaes organismo-ambiente. As interaes organismo-ambiente so tais que podem ser vistas como um continuum em que a passagem da Psicologia para a Biologia ou para as Cincias Sociais muitas vezes uma questo de convencionar-se limites. A anlise experimental do comportamento utiliza-se de contingncias e de relaes funcionais como instrumentos para o estudo de interaes organismo-ambiente. Palavras-chave: denio de Psicologia; anlise do comportamento; interaes; reas da Psicologia.

Psychology as the Study of Interactions


ABSTRACT The problems with the variety of denitions of Psychology are analyzed, and the advantages from the point of view of Behavior Analysis, on dening Psychology as the study of organism-environment relations. Such interactions can be seen as a continuum where the passage from Psychology to Biology or to Social Sciences is often a matter of convenience. The experimental analysis of behavior uses contingencies and functional relationships as tools for the study of organismenvironment relations. Key words: denition of Psychology; behavior analysis; interactions; subdivisions of Psychology.

There is no way to dene the subject matter of psychology so that the denition will please all psychologists. Any denition turns out either too exclusive to be useful or too general to be meaningful. Yet some approximate may be sketched in. (Marx & Hillix, 1963, p. 31)

Denies de Psicologia tm variado no tempo e de acordo com as caractersticas de seus autores. Problemas surgidos no mbito da Filosoa ou da cincia reetem-se em vrias dessas denies. Por exemplo, muito conhecida a denio de Psicologia como o estudo da mente. Entre outros problemas, essa denio coloca a questo de saber-se o que a mente para que a denio seja inteligvel. Alguns preferem referir-se a uma vida mental, um conceito aparentemente menos esttico do que mente. A Psicologia seria a cincia da vida mental, o que quer que venha a ser vida mental. Outros, mais preocupados com o signicado e as implicaes dos termos includos em uma denio, armam ser a Psicologia o estudo do comportamento. Essa denio, como as anteriores, antes de explicar algo, levanta a necessidade de outra denio; neste caso, a denio de comportamento.
1 Reedio de texto publicado em 1989, no volume 5 nmero 3, na revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (pp. 347-356). O autor agradece as sugestes feitas por trs autores annimos. Endereo: Departamento de Processos Psicolgicos Bsicos, Instituto de Psicologia, Universidade de Braslia, Braslia, DF. 70910.

Indiferentes s decincias das denies mencionadas, h os que se preocupam com uma denio que contente a mentalistas e a comportamentalistas. Para estes, a Psicologia seria o estudo do comportamento e da vida mental. Contudo, a reunio em uma mesma frase de dois termos indenidos no melhora uma denio. Em lugar de colocar um problema de cada vez, e contentar a pelo menos uma das partes, essa denio descontenta a um s tempo mentalistas e comportamentalistas. Preferimos, portanto, caracterizar a Psicologia desde um ponto de vista e tentar, depois, mostrar como essa caracterizao compatvel com os variados tipos de atividades do psiclogo na atualidade dos anos 1980. No armamos que seja possvel ou desejvel uma traduo simples das vrias linguagens e teorias correntes; estamos armando que este trabalho uma tentativa de caracterizar a Psicologia a partir do ponto de vista de uma anlise do comportamento e de mostrar como o que se faz na rea de Psicologia compatvel com essa caracterizao.

Comportamento e Interao
Science, and psychology as part of it studies relationship. What, then, does psychology study in relation to responses? The answer seems to be: nearly every thing that can be related. (Marx & Hillix, 1963, p. 32).

A Psicologia estuda interaes de organismos, vistos como um todo, com seu meio ambiente (Harzem & Miles, 1978). Obviamente no est interessada em todos os tipos

57

J. C. Todorov possveis de interaes nem em quaisquer espcies de organismos. A Psicologia se ocupa fundamentalmente do homem, ainda que para entend-lo, muitas vezes, tenha que recorrer ao estudo do comportamento de outras espcies animais (Keller & Schoenfeld, 1950). Quanto s interaes, esto fora do mbito exclusivo da Psicologia aquelas que se referem a partes do organismo e so estudadas pela Biologia, e as que envolvem grupos de indivduos tomados como unidade, como nas Cincias Sociais. Claro est que a identicao da Psicologia como distinta da Biologia e das Cincias Sociais no se baseia em fronteiras rgidas: as reas de sobreposio de interesses tm sido importantes a ponto de originar as denominaes de Psicosiologia e Psicologia Social, por exemplo. As interaes organismo-ambiente so tais que podem ser vistas como um continuum no qual a passagem da Psicologia para a Biologia ou para as cincias sociais muitas vezes questo de convencionar-se limites ou de no se preocupar muito com eles. Nessa caracterizao da Psicologia, o homem visto como parte da natureza. Nem pairando acima do reino animal, como viram pensadores pr-darwinianos, nem mero rob, apenas vtima das presses do ambiente, na interpretao errnea feita por alguns autores de um comportamentalismo inexistente. Os homens agem sobre o mundo, modicam-no e, por sua vez, so modicados pelas conseqncias de sua ao. Alguns processos que o organismo humano compartilha com outras espcies alteram o comportamento para que ele obtenha um intercmbio mais til e mais seguro em determinado meio ambiente. Uma vez, estabelecido um comportamento apropriado, suas conseqncias agem por meio de processo semelhante para permanecerem ativas. Se, por acaso, o meio se modica, formas antigas de comportamento desaparecem enquanto novas conseqncias produzem novas formas. Essa viso da natureza humana nem nova nem exclusiva da Psicologia ou do comportamentalismo. O que torna a moderna anlise do comportamento distinta seu uso e a explorao das possibilidades que a viso oferece para o estudo de interaes organismo-ambiente. o ambiente interno visto como biolgico em reas como a Psicosiologia ou histrico nas reas que se ocupam de processos internos conceituais sem referncia imediata a um substrato biolgico.
Quadro 1. Nveis de interaes organismo-ambiente.
INTERAES ORGANISMO-AMBIENTE

Fsico
EXTERNO

Social
INTERAES ORGANISMO-AMBIENTE

Biolgico
INTERNO

Histrico

Ambiente externo O comportamento altera o meio ambiente pelas aes mecnicas, e suas propriedades ou dimenses se relacionam freqentemente, de uma forma simples, com os efeitos produzidos. Quando um homem caminha em direo a um objeto, ele se v mais prximo deste; quando procura alcan-lo, provvel que se siga um contacto fsico; ele o segura, levanta, empurra ou puxa, o objeto costuma mudar de posio de acordo com as direes apropriadas. Tudo isso decorre de simples princpio geomtrico e mecnico. Muitas vezes, porm, um homem age apenas indiretamente sobre o meio do qual emergem as conseqncias ltimas de seu comportamento. Seu primeiro efeito sobre outros homens. Um homem sedento, por exemplo, em vez de dirigir-se a uma fonte, pode simplesmente pedir um copo dgua, isso , pode produzir um comportamento constitudo por certo padro sonoro, o qual, por sua vez, induz algum a lhe dar um copo dgua. Os sons em si mesmos so facilmente descritveis em termos fsicos, mas o copo de gua s chega ao falante como conseqncia de uma srie complexa de acontecimento que incluem o comportamento de um ouvinte. A conseqncia ltima, o recebimento de gua, no mantm qualquer relao geomtrica ou mecnica com a forma do comportamento de pedir gua. Na verdade, caracterstico desse comportamento o fato de ele ser impotente contra o mundo fsico. Raramente nossos gritos derrubam as muralhas de Jeric ou somos bem sucedidos em ordenar ao sol para que no se mova ou s ondas para que se acalmem. Palavras no quebram ossos. As conseqncias de tal comportamento surgem por intermdio de uma srie de acontecimentos no menos fsicos ou inevitveis que as aes mecnicas, mas bem mais difceis de descrever. (Skinner, 1978, pp. 1516). O trecho citado ilustra a diviso do ambiente externo em fsico e social. As interaes do organismo com seu ambiente social no so de natureza diferente daquelas interaes com seu ambiente fsico; so apenas mais difceis de descrever. Essa diculdade, entretanto, parece ser responsvel pelo desenvolvimento independente de diversas reas da Psicologia e pelas tentativas de desenvolver-se diferentes conceitos e princpios.

Nveis de Interaes Organismo-Ambiente


As interaes organismo-ambiente tm, historicamente, caracterizado reas da Psicologia, dependendo de quais subclasses de interaes so consideradas. Ainda que uma diviso do meio ambiente em externo (o mundo-fora-dapele) e interno (o mundo-dentro-da-pele) seja articial, pois no tem que haver necessariamente dicotomia, a Psicologia evoluiu at o presente com reas mais ou menos independentes especializadas em interaes principalmente envolvendo o meio ambiente externo (psicofsica, por exemplo) ou com nfase exclusiva no meio ambiente interno (abordagens psicodinmicas da personalidade, por exemplo). Tanto o ambiente externo quanto o interno tem sido tambm dicotomizados (Quadro 1). Quanto ao ambiente externo, h reas da Psicologia especializadas no estudo de interaes organismo-ambiente externo fsico (ergonomia, por exemplo), outras voltadas para uma interao organismo-ambiente externo social (Psicologia Organizacional). J

58

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2007, Vol. 23 n. especial, pp. 057-061

A Psicologia como o Estudo de Interaes Ambiente interno Nas interaes organismo-ambiente sempre esto presentes interaes com o ambiente interno, seja biolgico, seja histrico, da mesma forma que esto presentes em interaes sociais. Os quatro aspectos em que o ambiente est sendo examinado so indissociveis. Dois organismos interagem situados no espao e no tempo, e nessa interao so importantes processos biolgicos internos a cada indivduo, bem como as experincias passadas de cada um com outras interaes sociais. No desenvolvimento da Psicologia, entretanto, tambm no caso do ambiente interno, as diversas reas progrediram independentemente. Mais ainda que na distino entre ambiente fsico e social, as dificuldades de descrio do que ocorre no ambiente interno tornaram inevitvel esse desenvolvimento independente. Ambiente interno biolgico No obstante todo o progresso da Biologia, as diculdades encontradas atualmente pelos psiclogos interessados no substrato biolgico das interaes que estudam no so muito diferentes daquelas encontradas por Freud no nal do sculo passado ou por Skinner nos anos 1930. H progressos na rea, no entanto (ver Lubinski & Thompson, 1987; Razran, 1961). possvel armar-se que alteraes internas do organismo participam das interaes organismo-ambiente tanto como estmulos que controlam respostas que os antecedem ou os seguem, quanto como respostas controladas pelos estmulos componentes da interao, como veremos mais adiante. Ambiente interno histrico Em todas as orientaes tericas da Psicologia, a histria passada de interaes organismo-ambiente tem um papel considervel na explicao de interaes presentes. Seja pelo conceito de trao dos psiclogos gestaltistas, seja por meio do conceito de histria passada de reforamento dos comportamentalistas, presume-se que o organismo age agora no apenas em funo de ambiente externo presente. muitas vezes apenas tcita, outras explcita, a pressuposio de que o organismo transporta consigo os resultados de interaes passadas. Nessas condies, dois tipos de teorias surgem, ambas referindo-se a eventos na histria passada do organismo, sem referncia maneira como essa histria transportada. Ou discorrem sobre um aparato mental, apenas conceitual, como nas vrias verses atuais da psicanlise ou referem-se a contingncias passadas, observadas ou hipotticas, como nas tambm variadas verses atuais do comportamentalismo. Lacan (1979), discutindo Bergmann, textualmente diz:
No artigo de Bergmann, Germinal Cell, o que dado como a clula germinal da observao analtica, a noo de reencontro e de restituio do passado. Ele se refere aos Studien uber Hysterie para mostrar que Freud, at o m de suas obras, at as ltimas expresses do seu pensamento, mantm sempre

no primeiro plano essa noo do passado, sob mil formas, e sobretudo sob a forma de reconstruo. (Lacan, 1979, p. 36).

Indissociabilidade dos vrios nveis de interaes organismo-ambiente


Um vago senso de ordem emerge de qualquer observao demorada do comportamento humano. Qualquer suposio plausvel sobre o que dir um amigo em dada circunstncia uma previso baseada nessa uniformidade. Se no se pudesse descobrir uma ordem razovel, raramente poder-se-ia conseguir eccia no trato com os assuntos humanos. Os mtodos da cincia destinam-se a esclarecer essas uniformidades e torn-las explcitas. As tcnicas do trabalho de campo do antroplogo e do psiclogo social, os procedimentos da clnica psicolgica e os mtodos experimentais rigorosos de laboratrio esto todos dirigidos para esse nal, assim como os instrumentos matemticos e lgicos da cincia. (Skinner, 1967, p. 28). Comportamento e ambiente so termos difceis de manejar, pois tm signicados demasiado amplos. Assim que tentamos utiliz-los, nos deparamos formulando as questes: Que tipo de comportamento? Que aspecto de ambiente? Essa outra maneira de armar que sempre que tentamos descrever o comportamento ou o ambiente de um organismo somos forados a decomp-lo em partes. A anlise essencial para a descrio em nossa cincia tanto quanto em outras. (Keller & Schoenfeld, 1950, p. 2).

A decomposio do conceito de ambiente em externo, fsico ou social, e interno, biolgico ou histrico, apenas um recurso de anlise til para entender-se a fragmentao da Psicologia em diversos campos e para apontar os diversos fatores que, indissociveis, participam das interaes estudadas pelos psiclogos. Sem a decomposio necessria para a anlise, o todo ininteligvel; por outro lado, a nfase exclusiva nas partes pode levar a um conhecimento no-relacionado ao todo. O jogo constante de ir e vir, de atentar para a interrelao das partes na composio do todo essencial para o entendimento das interaes organismo-ambiente. Comportamento Assim como o ambiente pode ser analisado em diferentes nveis, o comportamento pode ser entendido em diferentes graus de complexidade. No a quantidade ou a qualidade de msculos ou glndulas envolvidas ou os movimentos executados o que importa. O comportamento no pode ser entendido isolado do contexto em que ocorre. No h sentido em uma descrio de comportamento sem referncia ao ambiente, como no h sentido, para a Psicologia, em uma descrio do ambiente apenas. A descrio Maria correu intil para a anlise do comportamento; sem antecedentes e conseqentes do evento descrito, nada se pode concluir do episdio. Os conceitos de comportamento e ambiente e de resposta e estmulo so interdependentes. Um no pode ser denido sem referncia ao outro.
Quando nos lanamos a construir uma cincia do comportamento, somos imediatamente confrontados por dois problemas.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2007, Vol. 23 n. especial, pp. 057-061

59

J. C. Todorov causa e a designao de outras como contexto vai depender de quais so os interesses envolvidos no estudo, pois quando variveis de contexto so consideradas, uma relao de causa e efeito apenas um instrumento para a descoberta de princpios de maior generalidade. Princpios so a descrio mais econmica do conjunto de relaes causais e variveis de contexto que do origem a eles. Um sistema de relaes funcionais bem denidas resultar em uma teoria til se tambm vier acompanhada de especicaes de onde, no ambiente externo, as variveis independentes e as variveis de contexto devem ser encontradas, alm de instrues sobre como detect-las e/ou medi-las. Causas, pois, so os ingredientes primrios e empricos com os quais se constroem explicaes (teorias) mais compreensivas. Portanto, o termo causa tem sentido apenas dentro de uma teoria ou modelo. No h uma causa real de um dado evento. H apenas modelos do mundo mais ou menos adequados, e sempre passveis de modicao, de acordo com critrios como predio, simplicidade e generalidade, entre outros (Staddon, 1973).

O primeiro problema de dizer quanto do que ocorre no mundo considerado comportamento. Todas as mudanas em estado dos organismos so comportamentos ou apenas parte delas? E se apenas parte delas, ento quais? (...) O segundo problema o de selecionar unidades de comportamento. Como deve o comportamento ser dividido em unidades de maneira a tomar possvel uma explicao?(...) Felizmente, no necessrio ser possvel armar exatamente o que comportamento antes de iniciarmos a construo de uma cincia do comportamento. Podemos isolar algumas instncias do comportamento e comear por estud-las, mesmo que no seja possvel denir exatamente o que e o que no comportamento. (Shick, 1971, p. 413). Por meio de anlise, os psiclogos chegam aos conceitos de estmulo e resposta. Um estmulo pode ser provisoriamente denido como uma parte ou mudana de uma parte do ambiente, e uma resposta pode ser denida como uma parte ou mudana em uma parte do comportamento. Devemos reconhecer, entretanto, que um estmulo no pode ser denido independentemente de uma resposta. (Keller & Schoenfeld, 1950, p. 3).

O Modelo de Staddon para o Estudo de Interaes


Devemos a Hume a noo atual dos conceitos de causa e efeito. A causa do evento B se a sucesso A e B invarivel. No sentido corrente, causa uma mudana em uma varivel independente e efeito, uma mudana em uma varivel dependente, e a relao de causa e efeito, uma relao funcional (Skinner, 1967). Em uma correlao, a sucesso invarivel A B pode ser observada, e a distino entre causa e correlao depende da experimentao. Somente pela manipulao da varivel independente possvel armar-se algo a respeito de uma relao funcional. A mera observao de uma sucesso invarivel pode perfeitamente referir-se apenas a uma correlao: A e B ocorrem juntos em virtude de uma varivel independente, C. Note-se, entretanto, que uma causa invariavelmente seguida por seu efeito apenas sob certas condies. A perda de um parente prximo, por exemplo, ser seguida ou no de depresso dependendo de fatores como a idade de quem morreu, a idade do parente que sobrevive, o grau de parentesco, o grau de afetividade no relacionamento, a durao da enfermidade, a magnitude da herana, etc. No exemplo, a relao funcional perda de um parente prximo depresso exgena depende de variveis de contexto, que so os fatores apontados (Staddon, 1973). Staddon, em um artigo sobre a noo de causa em Psicologia, mostra como a noo de contexto no limitada temporalmente. Contexto no se refere apenas a caractersticas atuais do ambiente externo. No nosso exemplo, o grau de afetividade pode ter se estabelecido h anos por meio de interaes envolvendo os dois parentes e exerce sua inuncia mesmo que a morte ocorra num perodo em que os dois no se comunicam h muito tempo. O exemplo serve tambm para exemplicar a arbitrariedade na escolha do que causa e do que contexto. Poderamos falar da relao funcional grau de parentesco-depresso, dado o contexto da morte de um parente prximo. A seleo de uma varivel como

A Contingncia como Instrumento para o Estudo de Interaes


Na anlise do comportamento, o termo contingncia empregado para se referir a regras que especicam relaes entre eventos ambientais ou entre comportamento e eventos ambientais (Schwartz & Gamzu, 1977; Skinner, 1967; Weingarten & Mechner, 1966). O enunciado de uma contingncia feito em forma de armaes do tipo se, ento. A clusula se pode especicar algum aspecto do comportamento (Weingarten & Mechner, 1966) ou do ambiente (Schwartz & Gamzu, 1977) e a clusula ento especica o evento ambiental conseqente. Assim como relaes funcionais so instrumentos na busca de princpios mais gerais, contingncias so utilizadas pelo psiclogo experimental na procura de relaes funcionais. As contingncias so as denies de variveis independentes na anlise experimental do comportamento. Weingarten e Mechner (1966) distinguem contingncias enquanto denies de variveis independentes, de proposies empricas associadas s contingncias. Quando a clusula se refere-se a algum aspecto do comportamento, como numa contingncia do tipo se ocorrer um aumento na produo, ento o salrio ser aumentado, uma proposio emprica seria da forma se um aumento na produo resultar em aumento no salrio, a produo aumentar. A descrio da relao funcional entre aumentos da produo e aumentos no salrio se completa com a indicao das variveis de contexto, isso , com a indicao das condies sob as quais a relao funcional ser observada.

Resumo e Concluses
A Psicologia estuda interaes de organismos vistos como um todo, com seu meio ambiente. Ocupa-se fundamentalmente do homem, ainda que para entend-lo muitas vezes tenha que recorrer ao estudo do comportamento de outras espcies animais. As interaes organismo-ambiente so tais que podem ser vistas como um continuum no qual a

60

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2007, Vol. 23 n. especial, pp. 057-061

A Psicologia como o Estudo de Interaes passagem da Psicologia para a Biologia ou para as cincias sociais muitas vezes questo de convencionar-se limites ou de no se preocupar com eles. As interaes organismo-ambiente tm, historicamente, caracterizado reas da Psicologia, dependendo de quais subclasses de interaes so consideradas. H reas da Psicologia especializadas em interaes organismo-ambiente externo fsico (ergonomia, por exemplo) e outras em interaes com o ambiente externo social (Psicologia Organizacional, por exemplo). A decomposio do conceito de ambiente em externo, fsico ou social e interno, biolgico ou histrico apenas um recurso de anlise til para entender-se a fragmentao da Psicologia em diversos campos, e para apontar os diversos fatores que, indissociveis, participam das interaes estudadas pelo psiclogo. Apesar dos quatro aspectos terem gerado programas de pesquisa e de linguagens tericas independentes, possvel sempre ver a Psicologia como anlise de interaes. Pela anlise de interaes organismo-ambiente, os psiclogos chegaram aos conceitos de estmulo e resposta. Os conceitos de comportamento e ambiente, estmulo e resposta, so interdependentes. O comportamento no pode ser entendido isolado do contexto em que ocorre. A anlise experimental do comportamento utiliza-se de contingncias e de relaes funcionais como instrumentos para o estudo de interaes organismo-ambiente. O experimentador manipula contingncias em busca de relaes funcionais e das condies (variveis de contexto) nas quais podem ser observadas. Um sistema de relaes funcionais constituir uma teoria til se vier acompanhado de especicaes de onde e quando, no ambiente externo, as variveis de contexto devem ser encontradas.

Referncias
Harzem, P. & Miles, T. R. (1978). Conceptual issues in operant psychology. Chichester: Wiley. Keller, F. S. & Schoenfeld, W. N. (1950). Principles of Psychology. New York: Appleton-Century-Crofts. Lacan, J. (1979). O Seminrio. Livro 1. Os escritos tericos de Freud (verso brasileira de Betty Milan). Rio de Janeiro: Zahar. Lubinski, D. & Thompson, T. (1987). An animal model of the interpersonal communication of interoceptive (private) states. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 48, 1-15. Marx, M. H. & Hillix, W. A. (1963). Systems and theories in psychology. New York: McGraw-Hill. Razran, G. (1961). The observable unconscious and the inferable conscious in current soviet psychophysiology: interoceptive conditioning, semantic conditioning, and the orienting reex. Psychological Review, 68(2), 81-147. Schick, K. (1971). Operants. Joumal of the Experimental Analysis of Behavior, 15, 413-423. Shwartz, B. & Gamzu, E. (1977). Pavlovian control of operant behavior. Em W. K. Honing & J. E. R. Staddon (Orgs.), Handbook of operant behavior (pp. 53-97). Englewood Cliffs: Prentice-Hall. Skinner, B. F. (1967). Cincia e comportamento humano. Braslia: Editora da Universidade de Braslia. Skinner, B. F. (1978). O comportamento verbal. So Paulo: Editora Cultrix. Staddon, J. E. R. (1973). On the notion of cause, with applications to behaviorism. Behaviorism, 1, 25-63. Weigarten, J. & Mechner, F. (1966). The contingency as an independent variable of social interaction. Em T. Verhave (Org.), The experimental analysis of behavior (pp. 447-459). New York: Appleton-Century-Crofts.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2007, Vol. 23 n. especial, pp. 057-061

61

S-ar putea să vă placă și