Sunteți pe pagina 1din 13

Estudo Dirigido

Higiene e Segurana do Trabalho

Nome: Lucas Serrano Vasconcelos Monteiro Professor: Eng. Valdir A. Alves Turma: 9EMDA

RA: 111011

Introduo A Norma Regulamentadora e seus anexos definem referncias tcnicas, princpios fundamentais e medidas de proteo para garantir a sade e a integridade fsica dos trabalhadores e estabelece requisitos mnimos para a preveno de acidentes e doenas do trabalho nas fases de projeto e de utilizao de mquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda sua fabricao, importao, comercializao, exposio e cesso a qualquer ttulo, em todas as atividades econmicas, sem prejuzo da observncia do disposto nas demais Normas Regulamentadoras NR aprovadas pela Portaria n 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas tcnicas oficiais e, na ausncia ou omisso destas, nas normas internacionais aplicveis. Trata-se de legislao atualizada recentemente a qual todas as empresas devero se adequar. O trabalho dever exemplificar com foto e com seus comentrios como foi aplicada a Legislao, em especial a NR12. Para cada tpico, dar dois exemplos.

Tpicos: Arranjo fsico e instalaes. Instalaes e dispositivos eltricos. Dispositivos de partida, acionamento e parada. Sistemas de segurana. Dispositivos de parada de emergncia. Componentes pressurizados. Transportadores de materiais. Aspectos ergonmicos. Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos.

Prensas e similares.

Arranjo fsico e instalaes

Subitem 12.8.1 - A distncia mnima entre mquinas, em conformidade com suas caractersticas e aplicaes, deve garantir a segurana dos trabalhadores durante sua operao, manuteno, ajuste, limpeza e inspeo, e permitir a movimentao dos segmentos corporais, em face da natureza da tarefa.

Mquinas separadas conforme legislao para evitar que o empregado tenha contato com a outra mquina, evitando acidentes e imprevistos.

Subitem 12.6.2 - As reas de circulao devem ser mantidas permanentemente desobstrudas.

Area desobistruida, sem ferramentas no cho e materias espalhados

Instalaes e dispositivos eltricos Subitem 12.15 - Devem ser aterrados, conforme as normas tcnicas oficiais vigentes, as instalaes, carcaas, invlucros, blindagens ou partes condutoras das mquinas e equipamentos que no faam parte dos circuitos eltricos, mas que possam ficar sob tenso.

Painel de acionamento da Caldeira e do queimador devidamente aterrado.

Subitem 12.20.2 - Quando a alimentao eltrica possibilitar a inverso de fases de mquina que possa provocar acidentes de trabalho deve haver dispositivo monitorado de deteco de sequncia de fases ou outra medida de proteo de mesma eficcia.

Controles que possibilitam a visualizao caso a fase mude.

Dispositivo de partida, acionamento e parada

Subitem 12.25 - Os comandos de partida ou acionamento das mquinas devem possuir dispositivos que impeam seu funcionamento automtico ao serem energizadas.

Boto on/ off impossibilitando a mquina ligar quando for energizada.

Subitem 12.34 - Devem ser adotadas, quando necessrias, medidas adicionais de alerta, como sinal visual e dispositivos de telecomunicao, considerando as caractersticas do processo produtivo e dos trabalhadores.

Alertas luminosos para alertar o funcionamento da mquina

Sistema de Segurana

Subitem 12.38 - As zonas de perigo das mquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurana, caracterizados por protees fixas, protees mveis e dispositivos de segurana interligados, que garantam proteo sade e integridade fsica dos trabalhadores.

Protees que evitam o contato com fatores que poderiam gerar um acidente.

Subitem 12.48 - As mquinas e equipamentos que ofeream risco de ruptura de suas partes, projeo de materiais, partculas ou substncias, devem possuir protees que garantam a sade e a segurana dos trabalhadores.

Lanamento de partculas, cavaco etc., sero impedidas por essa proteo.

Dispositivos de parada de emergncia. Subitem 12.56 - As mquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergncia, por meio dos quais possam ser evitadas situaes de perigo latentes e existentes.

Para parada de emergncia, os botes sero extremamente necessrios, devido sua rapidez de acionamento.

Subitem 12.56.1 - Os dispositivos de parada de emergncia no devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.

Boto apenas para parada emergencial do equipamento.

Componentes pressurizados

Subitem 12.79 - As mangueiras utilizadas nos sistemas pressurizados devem possuir indicao da presso mxima de trabalho admissvel especificada pelo fabricante.

Mangueiras identificadas com a sua PMTA (Presso mxima de trabalho admissvel).

Subitem 12.77 - Devem ser adotadas medidas adicionais de proteo das mangueiras, tubulaes e demais componentes pressurizados sujeitos a eventuais impactos mecnicos e outros agentes agressivos, quando houver risco.

Mangueiras com proteo para evitar contato direto com o trabalhador.

Transportadores de materiais.

Subitem 12.85 - Os movimentos perigosos dos transportadores contnuos de materiais devem ser protegidos, especialmente nos pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento formados pelas esteiras, correias, roletes, acoplamentos, freios, roldanas, amostradores, volantes, tambores, engrenagens, cremalheiras, correntes, guias, alinhadores, regio do esticamento e contrapeso e outras partes mveis acessveis durante a operao normal. Subitem 12.90 - proibida a permanncia e a circulao de pessoas sobre partes em movimento, ou que possam ficar em movimento, dos transportadores de materiais, quando no projetadas para essas finalidades.

Proteo evitando contato direto e transporte dos materiais

Aspectos Ergonmicos Subitem 12.97 - Os assentos utilizados na operao de mquinas devem possuir estofamento e ser ajustveis natureza do trabalho executado, alm do previsto no subitem 17.3.3 da NR 17. Subitem 12.102 - Os locais destinados ao manuseio de materiais em processos nas mquinas e equipamentos devem ter altura e ser posicionados de forma a garantir boas condies de postura, visualizao, movimentao e operao.

Trabalhadores de produo em assentos com estofamento e ajustveis. Somando com a postura adequada.

Manuteno, inspeo, preparao, ajustes e reparos.

Subitem 12.114 - A manuteno de mquinas e equipamentos contemplar, dentre outros itens, a realizao de ensaios no destrutivos END, nas estruturas e componentes submetidos a solicitaes de fora e cuja ruptura ou desgaste possa ocasionar acidentes. Subitem 12.114.1. Os ensaios no destrutivos END, quando realizados, devem atender s normas tcnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, normas tcnicas internacionais.

Liquido penetrante um Ensaio no destrutivo, usado para verificar corroso e possveis trincas no equipamento/estrutura. Nesse caso, atendendo a ABENDI (Associao Brasileira de Ensaios No Destrutivos)

Prensas e similares.

Referncia Bibliogrfica

Norma Regulamentadora 12 http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812DDC2FF4012DE27B8E752912/NR12%20(atualizada%202010).pdf

S-ar putea să vă placă și