Sunteți pe pagina 1din 179

Animais em Extino Animais Extintos

Poluio da gua Poluio dos Rios


Os rios mais poludos do Brasil: - Rio Tiet (principalmente na regio da cidade de So Paulo) - Rio Iguau (Paran) - Rio Ipojuca (Pernambuco) - Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) - Rio Gravata (Rio Grande do Sul) - Rio das Velhas (Minas Gerais) - Rio Capibaribe (Pernambuco) - Rio Ca (Rio Grande do Sul) - Rio Paraba do Sul (Rio de Janeiro) - Rio Doce (Minas Gerais) - Rio Tamanduate (principalmente na regio da cidade de So Paulo)

- Rio Pinheiros (principalmente na regio da cidade de So Paulo)

Exemplos de rios que foram despoludos: - Rio Tmisa (Londres, Inglaterra) - Rio Neiva (Portugal) - Rio Sena (Paris, Frana)

Poluio Marinha Economia da gua

Gases Poluentes Petrleo

Camada Pr-Sal

Histria do Petrleo no Brasil

OPEP
Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo

Maiores produtores de petrleo do mundo Gs Natural

Combustveis

Combustveis Fsseis Carvo Mineral Fontes de Energia


O que so fontes de energia, tipos, hidrulica, fssil, solar, nuclear, elica, biomassa, geotrmica, gravitacional

Introduo Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renovveis ou esgotveis. Por exemplo, a energia solar e a elica (obtida atravs dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotveis. Por outro lado, os combustveis fsseis (derivados do petrleo e do carvo

mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso no haja um consumo racional. Principais fontes de energia - Energia hidrulica a mais utilizada no Brasil em funo da grande quantidade de rios em nosso pas. A gua possui um potencial energtico e quando represada ele aumenta. Numa usina hidreltrica existem turbinas que, na queda d`gua, fazem funcionar um gerador eltrico, produzindo energia. Embora a implantao de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construo da represa, esta uma fonte considerada limpa. - Energia fssil formada a milhes de anos a partir do acmulo de materiais orgnicos no subsolo. A gerao de energia a partir destas fontes costuma provocar poluio, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petrleo (diesel e gasolina) e do carvo mineral. J no caso do gs natural, o nvel de poluentes bem menor. - Energia solar ainda pouco explorada no mundo, em funo do custo elevado de implantao, uma fonte limpa, ou seja, no gera poluio nem impactos ambientais. A radiao solar captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. - Energia de biomassa a energia gerada a partir da decomposio, em curto prazo, de materiais orgnicos (esterco, restos de alimentos, resduos agrcolas). O gs metano produzido usado para gerar energia. - Energia elica gerada a partir do vento. Grandes hlices so instaladas em reas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia eltrica. uma fonte limpa e inesgotvel, porm, ainda pouco utilizada. - Energia nuclear o urnio um elemento qumico que possui muita energia. Quando o ncleo desintegrado, uma enorme quantidade de energia liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora no produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo. - Energia geotrmica nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nvel de calor. Em algumas regies, a temperatura pode superar 5.000C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas eltricas e gerar energia. Ainda pouco utilizada.

- Energia gravitacional gerada a partir do movimento das guas ocenicas nas mars. Possui um custo elevado de implantao e, por isso, pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, ser uma das principais fontes de energia do planeta.

Alguns dados importantes sobre fontes de energia: - Cerca de 40% de CO 2 (dixido de carbono) produzido no mundo resultante da gerao de energia e calor. Isto ocorre, pois o carvo mineral ainda a principal fonte utilizada.

- Atualmente, a China o pas que mais lana CO2 na atmosfera. Isto ocorre, pois o carvo mineral muito utilizado na gerao de energia. Porm, o governo chins vem desenvolvendo, nos ltimos anos, uma poltica de gerao de energia limpa. Este fato faz da China o pas que mais produz eletricidade a partir de fontes de energia limpa. - Um dado positivo que, desde 2006, os investimentos globais em energias renovveis aumentaram mais de 500%. Voc sabia? - A ONU (Organizao das Naes Unidas) declarou 2012 o Ano Internacional da Energia Sustentvel para todos.

Energia Solar
Saiba o que , definio da palavra e links relacionados

Painel solar: captao da energia do Sol

Definio Energia solar aquela proveniente do Sol (energia trmica e luminosa). Esta energia captada por painis solares, formados por clulas fotovolticas, e transformada em energia eltrica ou mecnica. A energia solar tambm utilizada, principalmente em residncias, para o aquecimento da gua. Vantagens A energia solar considerada uma fonte de energia limpa e renovvel, pois no polui o meio ambiente e no acaba. Custo e armazenamento A energia solar ainda pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricao e instalao dos painis solares ainda muito elevado. Outro problema a dificuldade de armazenamento da energia solar. Maiores produtores Os pases que mais produzem energia solar so: Japo, Estados Unidos e Alemanha.

Vantagens e desvantagens da Energia Solar


Principais prs e contras da produo e uso da energia solar

Energia Solar: mais vantagens do que desvantagens

Introduo

A energia solar limpa e renovvel, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e sade das pessoas, pois no h emisso de gases poluentes ou outros tipos de resduos. Porm, veremos abaixo que ela tambm apresenta algumas desvantagens. Vantagens - Ela renovvel, ou seja, nunca acaba. - uma energia limpa, ou seja, no gera poluentes para o meio ambiente. - Baixo custo de manuteno dos equipamentos usados. - uma excelente fonte de energia em locais no atendidos por outras fontes de energia. A energia hidreltrica, mais consumida no Brasil, no chega em locais de dificil acesso ou com grandes dificuldades para instalao de torres e cabos de energia eltrica. - O equipamento pode ser instalado em residncias, baixando o custo da conta de energia eltrica. Desvantagens - Em dias de chuva ou com baixa incidncia de sol (dias nublados) diminui a gerao de energia. No perodo da noite no ocorre a produo de energia. - O custo para compra e instalao dos equipamentos ainda alto no Brasil.

Voc sabia? - Somente cerca de 1% da energia produzida e consumida no mundo atual de energia solar. Mas a boa notcia que a produo de energia solar est aumentando a cada ano.

Energia Renovvel
Saiba o que , definio da palavra e links relacionados

Energia renovvel: alternativa s fontes tradicionais

Definio Energia renovvel aquela originria de fontes naturais que possuem a capacidade de regenerao (renovao), ou seja, no se esgotam. Exemplos Como exemplos de energia renovvel, podemos citar: energia solar, energia elica (dos ventos), energia hidrulica (dos rios), biomassa (matria orgnica), geotrmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos). Vantagens do uso Ao contrrio dos combustveis norenovveis (como os de origem fssil, por exemplo), as fontes de energias renovveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluio, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, so excelentes alternativas ao sistema energtico tradicional, principalmente numa situao de luta contra a poluio atmosfrica e o aquecimento global.

Energia Elica
Saiba o que , definio da palavra e links relacionados, pases com maior capadidade de procuo de energia elica

Aerogerador: captao da energia dos ventos


Definio Energia elica aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia utilizado pelo homem, principalmente nas embarcaes e moinhos. Atualmente, a energia elica, embora pouco utilizada, considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (no gera poluio e no agride o meio ambiente). Como gerada Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, so colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Atravs de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia eltrica. Uso no mundo Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provm deste tipo de fonte. Porm, o potencial para explorao grande. Atualmente, a capacidade elica mundial de 238,4 GW (Gigawatts). Os pases que mais geram energia elica: 1 - China (62,7 mil megawatts) 2 - Estados Unidos (46,9 mil megawatts) 3 - Alemanha (29 mil megawatts) 4 - Espanha (21,6 mil megawatts) 5 - ndia (16 mil megawatts) 6 - Frana (6,8 mil megawatts) 7 - Itlia (6,7 mil megawatts)

8 - Reino Unido (6,5 mil megawatts) 9 - Canad (5,2 mil megawatts) 10- Portugal (4 mil megawatts)
Fonte: Relatrio de 2011 da Global Wind Energy (capacidade elica em 15 anos)

Voc sabia? - Regies com ventos frequentes de 15 km/h so ideais para a instalao de aerogeradores. - A gerao de energia elica no mundo aumentou cerca de 1000% nos ltimos dez anos. - At o final de 2013, o mundo produzir cerca de 300 GW de energia eltrica atravs de usinas elicas. - No dia 15 de junho comemorado o Dia Mundial do Vento.

Energia Elica no Brasil


Gerao de energia elica no Brasil, dados, importncia, expanso e principais parques elicos brasileiros

Parque elico de Osrio: o segundo maior gerador de energia elica do Brasil

Gerao de energia elica no Brasil Apesar de ter um territrio vasto com timo potencial de gerao de energia eltrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte. Atualmente, o Brasil produz cerca de 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% de participao no sistema eltrico nacional. So apenas 46 parques elicos (usinas elicas) em todo territrio nacional (dados de 2012) A expanso

Porm, a boa notcia que o governo federal contratou 140 novos empreendimentos que devero estar em operao at o final de 2013. Com estes novos parques elicos, passaremos a produzir cerca de 5 mil megawatts, passando para 4,2% de participao no sistema eltrico nacional. Esta expanso est atraindo grandes empresas internacionais que apostam no crescimento deste tipo de energia no Brasil. Importncia A gerao de energia eltrica atravs desta fonte de extrema importncia para o Brasil, pois se trata de uma fonte renovvel e limpa. Com a energia elica, nosso pas est dando um grande passo na direo do desenvolvimento sustentvel.

Principais Parques Elicos no Brasil: - Complexo Elico Alto Serto I - localizado no semirido baiano, o maior parque gerador de energia elica do Brasil e tambm da Amrica Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia elica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilho de reais. - Parque Elico de Osrio: instalado no muncio gacho de Osrio, o segundo maior centro de gerao de energia elica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150megawatts. - Usina de Energia Elica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Cear). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts. - Parque Elico Alegria: instalado na cidade de Guamar (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts. - Parque Elico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). Possui capacidade instalada de 41 megawatts. - Parque Elico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Cear). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.

Matriz Energtica do Brasil


O que matriz energtica, uso de energia no Brasil, dados, principais fontes

Energia Elica: energia limpa pouco usada no Brasil

O que Matriz Energtica Matriz Energtica o conjunto de todos os tipos de energia que um pas produz e consome. A Matriz Energtica do Brasil (dados de 2010) Lenha - 9,5% - uso em termeltricas Biomassa (exceto lenha) - 21,2% - biocombustveis como, por exemplo, o etanol. Hidrulica - 14,1% - maior fonte de produo de energia eltrica no Brasil (cerca de 75%). Petrleo - 37,7% - principal fonte de energia para motores de veculos. Alm de no ser renovvel altamente poluente. Carvo Mineral - 5,2% - usado principalmente em termeltricas. Gs Natural 10,3% - uso principalmente em automveis e residncias. Nuclear - 1,4% - energia limpa produzida nas usinas de Angra 1 e Angra 2 no estado do Rio de Janeiro. Elica - 0,5%

- energia limpa e renovvel gerada pelo vento. O Brasil tem grande potencial, porm pouca explorada. Outras - 0,1% - entre outras fontes podemos destacar a solar. Anlise Embora seja dependente do petrleo como fonte de energia, o Brasil possui uma das matrizes energticas mais renovveis do mundo (entre os pases industrializados). Como podemos verificar nos dados acima, cerca de 36% da energia brasileira tem como origem fontes renovveis (hidrulica, biomassa, elica e solar). Porm, o grande desafio diminuir nos prximos anos o uso de fontes poluidoras como, por exemplo, petrleo e carvo mineral. Desta forma, garantiramos menos poluio do ar (srio problemas nas grandes cidades) e melhorias para o meio ambiente (diminuio do aquecimento global).

Voc sabia? - Na dcada de 1940, cerca de 80% da energia gerada no Brasil era proveniente da queima de lenha.

Energia Geotrmica
Saiba o que , gerao de energia, usina, vantangens, desvantagens, energia renovvel

Usina Geotrmica: produo de energia eltrica a partir do calor da Terra

Definio Energia geotrmica, tambm conhecida

como geotermal, aquela gerada atravs do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor transformado, na usina geotrmica, em eletricidade. Vantagens e gerao A energia geotrmica considerada uma fonte renovvel e limpa, pois gera baixos ndices de poluio no meio ambiente. Pode ser obtida atravs das rochas secas quentes, rochas midas quentes e vapor quente. Cuidados na gerao Este tipo de energia deve ser aproveitado atravs de medidas cuidadosas com relao ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geolgica caso seja feita de forma inadequada. Outra providncia o tratamento de gua proveniente das camadas subterrneas, pois pode conter grande quantidade de minrios que prejudicam a sade.

Energia Nuclear
O que , produo, tomos, usinas nucleares, gerao de energia, bombas nucleares, urnio

Usina geradora de energia nuclear

Introduo A energia nuclear aquela liberada atravs do ncleo dos tomos. Como sabemos, todos materiais do nosso planeta so constitudos por minsculas partes conhecidas como molculas. Estas molculas, por sua vez, so formadas por tomos.

Entendento a Energia Nuclear

Os tomos so formados por ncleo e eltrons, que so orbitais, ou seja, gravitam em torno do ncleo. As partculas que formam o ncleo so unidas por uma fora de atrao. Quando uma energia externa aplicada, o ncleo do tomo desintegrado, liberando calor e radiao. O urnio, em funo de suas caractersticas qumicas, o elemento utilizado para a gerao de energia nuclear nas usinas atmicas. Atualmente, vrios pases possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia considerada limpa, pois no polui o meio ambiente, porm o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rgidas de segurana. O Brasil, por exemplo, possui trs usinas nucleares (uma est inativa) na cidade de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). O grande problema das usinas nucleares que devem ser tomadas diversas medidas de segurana, pois em caso de acidente, as conseqncias para o homem e meio ambiente so trgicas e extremas. A energia nuclear tambm utilizada para a fabricao de bombas nucleares. Vrios pases do mundo possuem esta tecnologia, sendo que Estados Unidos e a Rssia possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O poder de devastao destas bombas enorme. Alm de provocar a morte de grandes quantidades de pessoas e causar grande destruio material, provocam diversos tipos de doenas nos sobreviventes, entre elas o cncer. No final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos lanaram bombas deste tipo nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, causando grande destruio e milhares de mortes. Curiosidades: - O primeiro fenmeno nuclear ocorreu em 1896. O pesquisador H. Becquerel descobriu a emisso de radioatividade pelo urnio.

- Foi a partir da dcada de 1950, j conhecendo os efeitos devastadores das bombas nucleares jogadas em Hiroshima e Nagasaki, que o mundo comeou a criar programas para o uso pacfico da energia nuclear. Foi a ONU quem coordenou este processo, criando a AIEA (Agncia Internacional de Energia Atmica) em 1957.

Lixo Nuclear
O que lixo nuclear, lixo radioativo, fontes de produo, tratamento e armazenamento, produo no Brasil, destino

Lixo nuclear: resduos de compostos radioativos

Definio O lixo nuclear todo resduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso. Fontes produtoras Este lixo produzido por diversas fontes, sendo as principais: - Usinas nucleares: aps o processo de fisso nuclear, o que sobra do uso do urnio considerado lixo nuclear. - Armas Nucleares: na fabricao, manuteno ou desativao deste tipo de arma, vrios resduos nucleares so gerados. - Laboratrios de exames clnicos: alguns instrumentos de exames mdicos usam produtos radioativos como, por exemplo, mquinas de raio-x.

Cuidados com o transporte O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com mximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas de segurana internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminao. Um dos principais problemas atuais o destino deste tipo de lixo. Riscos para os seres humanos O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como consequncia o desenvolvimento de vrias doenas (cncer a principal) e at a morte imediata. Curiosidades: - O lixo nuclear pode levar de 50 a 100 anos para perder toda sua radiao. - No Brasil, ocorre a produo de lixo nuclear nas Usinas Atmicas de Angra I e Angra II, situadas em Angra dos Reis (RJ).

Energia Geotrmica
Saiba o que , gerao de energia, usina, vantangens, desvantagens, energia renovvel

Usina Geotrmica: produo de energia eltrica a partir do calor da Terra

Definio

Energia geotrmica, tambm conhecida como geotermal, aquela gerada atravs do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor transformado, na usina geotrmica, em eletricidade. Vantagens e gerao A energia geotrmica considerada uma fonte renovvel e limpa, pois gera baixos ndices de poluio no meio ambiente. Pode ser obtida atravs das rochas secas quentes, rochas midas quentes e vapor quente. Cuidados na gerao Este tipo de energia deve ser aproveitado atravs de medidas cuidadosas com relao ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geolgica caso seja feita de forma inadequada. Outra providncia o tratamento de gua proveniente das camadas subterrneas, pois pode conter grande quantidade de minrios que prejudicam a sade.

Energia das Mars


O que , vantagens e desvantagens, como a energia gerada, curiosidades, resumo, energia maremotriz, fonte de energia limpa

Usina maremotriz no Canad

O que Tambm conhecida como energia maremotriz, a energia das mars aquela gerada a partir do potencial energtico contido no fluxo das mars. uma fonte de energia renovvel (no acaba), limpa (no gera poluio) e alternativa.

Como gerada Nos oceanos existem desnveis no solo abaixo da gua. Instalando barragens e um sistema de geradores possvel gerar energia eltrica. A gua represada durante o perodo de mar alta num reservatrio instalado no oceano (geralmente prximo ao litoral). No perodo de mar baixa a gua sai e movimenta as turbinas. Um sistema de converso possibilita a gerao de eletricidade. Vantagens - uma fonte de energia limpa e renovvel. - uma alternativa para pases que por diversos motivos no podem gerar energia eltrica atravs de outras formas. Desvantagens - Necessidade de ter uma situao geogrfica favorvel, ou seja, presena de mars no litoral e desnvel no solo do oceano. - A implementao do sistema de uma usina maremotriz ainda caro em relao ao sistema de hidreltrica. Assim, a relao custo/benefcio ainda no vantajosa para muitos pases. - Pode ocorrer impacto ambiental na implantao do sistema, principalmente com relao ao ecossistema marinho. - Baixo aproveitamento energtico. Curiosidades - A primeira usina maremotriz do mundo foi construda em 1966 na cidade de La Rance (Frana). - Atualmente, os pases que mais utilizam este sistema de gerao de energia so: Japo, Frana, Coreia do Sul, Inglaterra e Estados Unidos (principalmente instaladas no Hava). - Embora tenha uma situao geogrfica favorvel, principalmente no litoral maranhense e na ilha de Macap, o Brasil ainda no produz energia atravs deste sistema.

Fontes Renovveis de Energia


O que so, vantagens e desvantagens, origem, exemplos, resumo

Energia elica e solar: dois exemplos de fontes renovveis

O que so

As fontes renovveis de energia so aquelas inesgotveis, pois so encontradas na natureza em grande quantidade ou que possuem a capacidade de regenerao por meios naturais. Exemplos de fontes renovveis de energia: - Energia elica: tem origem na fora dos ventos que movimentam as ps de cata-ventos que so ligados aos geradores. Vantagens: baixssimo impacto ambiental e gerao de poucos resduos. Desvantagens: a estrutura para gerao de energia elica deve ser instalada em locais amplos e com boa incidncia de ventos. - Energia Solar : painis fotovoltaicos transformam a luz solar em energia. Vantagens: baixo custo de manuteno dos equipamentos e baixssimo impacto ao meio ambiente. Desvantagens: alto custo dos equipamentos e gerao de energia somente quando h luz solar. - Energia Hidrulica: tem origem na gua que gira as turbinas das usinas hidreltricas, gerando energia. Vantagens: no ocorre poluio da gua, baixssima emisso de gases do efeito estufa. Desvantagens: a construo de uma usina hidreltrica gera alto impacto ambiental, alagando regies e fazendo com que haja deslocamento da populao local. - Energia Geotrmica: obtida usando o calor existente no interior da Terra. Vantagens: pouca produo de resduos, ausncia de rudos externos; baixa emisso de gases do efeito estufa e rea utilizada ocupa pequeno espao. Desvantagens: pode ser obtida em locais restritos, elevado custo dos equipamentos.

- Biomassa (agrcola): tem origem na queima de palha de milho, bagao de cana-de-acar, casca de arroz, etc. Vantagens: uso de partes dos vegetais que so descartados, a planta retira o CO2 do ar. Desvantagens: gerao de energia apenas na poca da safra. - Outros tipos: biogs (obtido principalmente em aterros de lixo orgnico), biocombustveis (biodiesel e etanol), energia maremotriz (obtida atravs do movimento das ondas) e energia do hidrognio (combinao do hidrognio com o oxignio).

Livros sobre Fontes de Energia


Indicao de livros sobre Fontes de Energia, bibliografia sobre tipos de energia

Livros sobre Fontes de Energia (bibliografia indicada) Energia e Meio Ambiente Autor: Kleinbach, Merlin; Hinrichs, Roger A.; Reis, Lineu Belico dos Editora: Cengage Learning Energia Elica Autor: Lopez, Ricardo Aldabo Editora: Artliber Distrbios da Energia Eltrica Autor: Martinho, Edson Editora: Erica Energia Eltrica e Sustentabilidade - Coleo Ambiental Autor: Cunha, Eldis Camargo Neves; Reis, Lineu Belico dos Editora: Manole Gerao de Energia Eltrica no Brasil Autor: Tolmasquim, Mauricio Tiomno Editora: Intercincia

Energia Solar Autor: Lopez, Ricardo Aldabo Editora: Artliber Introduo a Sistemas de Energia Eltrica Autor: Monticelli, Alcir; Garcia, Ariovaldo Editora: Unicamp Biomassa para Energia Autor: Lora, Electo Eduardo Silva; Cortez, Luis Augusto Barbosa; Gomez, Edgardo Olivares Editora: Unicamp A Energia do Brasil Autor: Leite, Antonio Dias Editora: Elsevier - Campus A Energia Nuclear para o Brasil Autor: Ishiguro, Yuji Editora: MAKRON BOOKS Energia, Meio Ambiente & Desenvolvimento Autor: Goldemberg, Jose Editora: Edusp A Energia Eltrica em Debate - A Experincia Brasileira e Internacional de Regulao Autor: Schmidt, Carlos; Corazza, Gentil; Miranda, Luiz Editora: UFRGS Gerao de Energia Eltrica Autor: Reis, Lineu Belico dos Editora: Manole Energia no Brasil : Para Qu ? Para Quem ? - Crise e Alternativas para um Pas Sutentvel Autor: Bermann, Clio Editora: Livraria da Fsica

Protocolo de Kyoto
O que , objetivos, aes, diminuio do aquecimento global, gases poluentes

Objetivo diminuir a emisso de gases poluentes e o aquecimento global Introduo


O Protocolo de Kyoto um instrumento internacional, ratificado em 15 de maro de 1998, que visa reduzir as emisses de gases poluentes. Estes, so responsveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, aps ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japo).

Objetivos e Informaes No documento, h um cronograma em que os pases so obrigados a reduzir, em 5,2%, a emisso de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo so: dixido de carbono, gs metano, xido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes ltimos trs so eliminados principalmente por indstrias. A emisso destes poluentes deve ocorrer em vrios setores econmicos e ambientais. Os pases devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere aes comuns como, por exemplo: - aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustveis, energia elica, biomassa e solar); - proteo de florestas e outras reas verdes; - otimizao de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional; - diminuio das emisses de metano, presentes em sistemas de depsito de lixo orgnico. - definio de regras para a emisso dos crditos de carbono (certificados emitidos quando h a reduo da emisso de gases poluentes).

Expectativas Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8 C at o final do sculo XXI. Desta forma, o ser humano poder evitar as catstrofes climticas de alta intensidade que esto previstas para o futuro.

Combustveis
O que so, gerao de energia, uso, combustveis fsseis, etanol, hidrognio

Plataforma de petrleo: combustveis fsseis so os mais utilizados

Introduo Os combustveis so materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudana em suas estruturas qumicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. So usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automveis, avies, mquinas industriais, etc. Alguns combustveis so utilizados tambm para gerar energia eltrica. Os combustveis fsseis So muito utilizados na atualidade. Podemos citar como exemplos: gasolina, querosene, diesel, gs natural e carvo mineral. Exceto o gs natural, os outros combustveis fsseis costumam gerar altas quantidades de poluentes que prejudicam a

qualidade do ar e contribuem para o fenmeno do efeito estufa. Hidrognio As clulas de hidrognio vem sendo testadas como combustvel, principalmente, pela indstria automobilstica. Em grande quantidade na atmosfera, pode se tornar uma excelente opo, pois sua queima no gera gases poluentes. lcool (Etanol) Utilizado como combustvel nos automveis brasileiros h mais de 20 anos, o lcool pouco poluente e sua fonte de energia (cana-de-acar) renovvel. Alguns pases j esto adicionando oetanol gasolina como forma de diminuir a emisso de poluentes e o efeito estufa. uma medida importante para combater o processo de aquecimento global, que vem ocorrendo nas ltimas dcadas.

Dixido de Carbono
Saiba o que Dixido de Carbono, Gs Carbnico, importncia, definio, CO2, links relacionados

Entre os gases poluentes emitidos pela queima da gasolina encontra-se o gs carbnico

Definio

O dixido de carbono, tambm conhecido como gs carbnico, uma substncia qumica formada por dois tomos de oxignio e um de carbono. Sua frmula qumica CO2.

Importncia um gs importante para o reino vegetal, pois essencial na realizao do processo de fotossntese das plantas (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia qumica). Problemas causados Este gs liberado no processo de respirao (na expirao) dos seres humanos e tambm na queima dos combustveis fsseis (gasolina, diesel, querosene, carvo mineral e vegetal). A grande quantidade de dixido de carbono na atmosfera prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequncia, o aquecimento global. Uso comercial Este gs usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e tambm em extintores de incndio. Se inalado, em grande quantidade, pode provocar irritaes nas vias areas, vmitos, nuseas e at mesmo morte por asfixia (o que ocorre geralmente nos incndios).

Gases
Saiba o que so gases, definio, links relacionados, gases da atmosfera, gases poluentes

Gases poluentes emitidos por indstrias

Definio Os gases so substncias fludas que esto presentes em grande quantidade na natureza. O ar atmosfrico composto por vrios gases, tais como: nitrognio (78%), oxignio (21%) e outros gases (1%). Propriedades principais Os gases possuem a propriedade de expanso (aumento de volume) e contrao (diminuio de volume). Estas mudanas ocorrem de acordo com a mudana de temperatura, presso, etc. Possuem tambm a capacidade de passar para o estado lquido, ocupando desta forma menos espao. Importncia Os gases so importantes para os seres humanos, pois so aplicados em diversas atividades, tais como: uso domstico (gs de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indstria. Gases poluentes Por outro lado, existem os gases poluentes derivados da queima de combustveis fsseis. Estes gases (dixido de carbono, gs metano, perfluorcarbonetos, xido nitroso e hidrofluorcarbonetos) prejudicam o meio ambiente, colaborando para o processo de aquecimento global.

Biogs
Saiba o que biogs, definio, links relacionados, usina de biogs

Usina de biogs na Alemanha


Definio Biogs um biocombustvel, pois considerado uma fonte de energia renovvel. produzido a partir de uma mistura gasosa de dixido de carbono com gs metano. A produo do biogs pode ocorrer naturalmente por meio da ao de bactrias em materiais orgnicos (lixo domstico orgnico, resduos industriais de origem vegetal, esterco de animal). O biogs tambm pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaerbico. Este equipamento uma espcie de reator qumico que produz reaes qumicas de origem biolgica. O biogs pode ser usado em substituio gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gs de cozinha) e o gs natural. O biogs pode tambm ser utilizado para a produo de energia eltrica. Para tanto, necessrio a utilizao de geradores eltricos especficos.

Smog
Saiba o que smog fotoqumico, smog industrial, formao, consequncias para a sade, bibliografia

Smog cobrindo a cidade de Los Angeles

Definio Smog um fenmeno fotoqumico caracterizado pela formao de uma espcie de neblina composta por poluio, vapor de gua e outros compostos qumicos. Geralmente, o smog se forma em grandes cidades, onde a poluio do ar elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustveis fsseis (gasolina e diesel) pelos veculos automotores. Em regies com grande presena de indstrias poluidoras, o smog industrial tambm ocorre. Composio Alm do vapor de gua, podemos encontrar num smog a presena de aldedos, dixido de nitrognio, oznio, xido de nitrognio, hidrocarbonetos e outros compostos orgnicos volteis. Efeito visual O smog causa um efeito visual caracterstico, deixando sobre a cidade uma camada cinza de ar. Nas situaes mais extremas, em funo das baixas condies visuais, inviabiliza o trnsito terrestre de veculos e areo de avies e helicpteros. Smog e a sade Viver em cidades com smog no nada bom para a sade, pois a presena destes poluentes so malficos ao sistema respiratrio das pessoas. Podem provocar, se inalados constantemente, diversas doenas. Curiosidades: - A palavra smog de origem inglesa e formada pela unio de smoke (fumaa) e fog (neblina, nevoeiro).

- O smog foi identificado pela primeira vez na dcada de 1940 na cidade de Los Angeles (Califrnia EUA).

Ilha de Calor
Saiba o que , exemplos, formao, meio ambiente, fenmeno climtico

So Paulo: exemplo de ilha de calor

Definio Ilhas de calor o nome que se d a um fenmeno climtico que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanizao. Nestas cidades, a temperatura mdia costuma ser mais elevada do que nas regies rurais prximas. Para entendermos melhor este fenmeno climtico, podemos usar como exemplo a cidade de So Paulo que considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentrao de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prdios, casas e outras construes), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da mdia dos municpios da regio. A umidade relativa do ar tambm fica baixa nestas reas. Outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em So Paulo so: pouca quantidade de verde (rvores e plantas) e alto ndice de poluio atmosfrica, que favorece a

elevao da temperatura. A formao e presena de ilhas de calor no mundo so negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificao do fenmeno do aquecimento global. Medidas para evitar a formao das ilhas de calor urbanas: - Plantio de rvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criao de parques e preservao de reas verdes. - Medidas para diminuir a poluio do ar: diminuio e controle da emisso de gases poluentes pelos veculos e controle de poluentes emitidos por indstrias. Exemplos de cidades que so ilhas de calor: - So Paulo (Brasil) - Rio de Janeiro (Brasil) - Nova Iorque (Estados Unidos da Amrica) - Cidade do Mxico (Mxico) - Pequim (China) - Nova Deli (ndia)

Emisso de Gases de Efeito Estufa no Brasil


Tabela com a emisso de gases poluentes do efeito estufa no Brasil

Gases do efeito estufa: diretamente ligados ao aquecimento global

Tabela de emisses de gases do Efeito Estufa no Brasil (ano de 1994)

Tabela extrada do site do Ministrio do Meio Ambiente em 02/10/2009 Observaes: 1 - GWP= Potencial de Aquecimento Global 2 - Foram levados em considerao apenas a famlia de gases poluentes do Efeito Estufa definidos no Protocolo de Kioto. 3 - Gg (unidade de medida Gigagrama). 1 Gg equivale a 10
toneladas do gs poluente.

Monxido de Carbono
Saiba o que Monxido de Carbono, frmula qumica, CO, definio, links relacionados, caractersticas

Queima de combustveis fsseis: liberao de monxido de carbono

Definio

O Monxido de Carbono um gs derivado da queima incompleta de combustveis fsseis (carvo vegetal e mineral, gasolina, querosene e leo diesel). As queimadas, que ocorrem em florestas do mundo todo, tambm lanam na atmosfera milhes de toneladas de monxido de carbono. Caractersticas principais Este gs inflamvel, incolor e inodoro (no possui cheiro). Sua frmula qumica CO. Perigo de inalao O monxido de carbono altamente txico. Inalado em pequenas quantidades pode causar dores de cabea, lentido de raciocnio, problemas de viso, reduo da capacidade de aprendizagem e perda de habilidade manual. Em quantidades maiores pode levar o indivduo a morte por asfixia.

Inverso Trmica
O que inverso trmica, causas, como ocorre, poluio do ar, problemas de sade, queima de combustveis fsseis, solues

Foto mostrando a inverso trmica em So Paulo

Introduo Este fenmeno climtico ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regies onde o nvel de poluio muito elevado. A inverso trmica ocorre quando h uma mudana abrupta de temperatura devido inverso das camadas de ar frias e quentes.

Como ocorre a Inverso Trmica A camada de ar fria, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando numa regio prxima a superfcie terrestre, retendo os poluentes. O ar quente, por ser mais leve, fica numa camada superior, impedindo a disperso dos poluentes. Este fenmeno climtico pode ocorrer em qualquer dia do ano, porm no inverno que ele mais comum. Nesta poca do ano as chuvas so raras, dificultando ainda mais a disperso dos poluentes, sendo que o problema se agrava. Nas grandes cidades, podemos observar no horizonte, a olho nu, uma camada de cor cinza formada pelos poluentes. Estes so resultado da queima de combustveis fsseis derivados dopetrleo (gasolina e diesel principalmente) pelos automveis e caminhes. Problemas de Sade Este fenmeno afeta diretamente a sade das pessoas, principalmente das crianas, provocando doenas respiratrias, cansao entre outros problemas de sade. Pessoas que possuem doenascomo, por exemplo, bronquite e asma so as mais afetadas com esta situao. Solues Solues para estes problemas esto ligados diretamente adoo de politicas ambientais eficientes que visem diminuir o nvel de poluio do ar nos grandes centros urbanos. A substituio de combustveis fsseis por biocombustveis ou energia eltrica poderia reduzir significativamente este problema. Campanhas pblicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar o transporte individual (particular) pelo transporte pblico (nibus e metr) tambm ajudaria a amenizar o problema. A fiscalizao nas regies onde ocorrem queimadas irregulares tambm contibuiria neste sentido.

Chuva cida
Origens da chuva cida, causas e consequncias, Poluio do ar, desmatamentos, Protocolo de Kyoto, meio ambiente, resumo

Efeitos nocivos da chuva cida em Patrimnio Histrico

Origens da Chuva cida A Revoluo Industrial do sculo XVIII trouxe vrios avanos tecnolgicos e mais rapidez na forma de produzir, por outro lado originou uma significativa alterao no meio ambiente. As fbricas com suas mquinas a vapor, queimavam toneladas de carvo mineral para gerar energia. Neste contexto, comea a surgir a chuva cida. Porem, o termo apareceu somente em 1872, na Inglaterra. O climatologista e qumica Robert A. Smith foi o primeiro a pesquisar a chuva cida na cidade industrial inglesa de Manchester.
Causas Atualmente, a chuva cida um dos principais problemas ambientas nos pases industrializados. Ela formada a partir de uma grande concentrao de poluentes qumicos, que so despejados na atmosfera diariamente. Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustveis fsseis, formam nuvens, neblinas e at mesmo neve. A chuva cida composta por diversos cidos como, por exemplo, o xido de nitrognio e os dixidos de enxofre, que so resultantes da queima de combustveis fsseis (carvo, leo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes cidos provocam danos no solo, plantas, construes histricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode at mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios e fontes de gua, a chuva pode tambm prejudicar diretamente a sade do ser humano, causando doenas pulmonares, por exemplo. Consequncias

Este problema tem se acentuado nos pases industrializados, principalmente nos que esto em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rssia, China, Mxico e ndia. A setor industrial destes pases tem crescido muito, porm de forma desregulada, agredindo o meio ambiente. Nas dcadas de 1970 e 1980, na cidade de Cubato, litoral de So Paulo, a chuva cida provocou muitos danos ao meio ambiente e ao ser humano. Os cidos poluentes jogados no ar pelas indstrias, estavam gerando muitos problemas de sade na populao da cidade. Foram relatados casos de crianas que nasciam sem crebro ou com outros defeitos fsicos. A chuva cida tambm provocou desmatamentos significativos na Mata Atlntica da Serra do Mar. Estudos feitos pela WWF ( Fundo Mundial para a Natureza ) mostraram que nos pases ricos o problema tambm aparece. Na Europa, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas esto sendo prejudicados pela chuva cida e outras formas de poluio. Protocolo de Kyoto Representantes de centenas de pases se reuniram em 1997 na cidade de Kyoto no Japo para discutirem o futuro do nosso planeta e formas de diminuir a poluio mundial. O documento resultante deste encontro denominado Protocolo de Kyoto. Neste documento ficou estabelecido que algumas propostas de reduo da poluio seriam tomadas e seria criada a Conveno de Mudana Climtica das Naes Unidas. A maioria dos pases participantes votaram a favor do Protocolo de Kyoto. Porm, os EUA, alegando que o acordo prejudicaria o crescimento industrial norte-americano, tomou uma posio contrria ao acordo.

Solues para o Aquecimento Global


Exemplos de medidas para diminuir o aquecimento global, atravs do desenvolvimento sustentvel

Energia elica: fonte de energia limpa para combater o aquecimento global

Introduo A emisso de gases poluentes tem provocado, nas ltimas dcadas, o fenmeno climtico conhecido como efeito estufa. Este tem gerado o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas prximas dcadas, poderemos ter mudanas climticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.

Solues para diminuir o Aquecimento Global - Diminuir o uso de combustveis fsseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustveis (exemplo: biodesel) e etanol. - Os automveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustveis de forma desregulada. O uso obrigatrio de catalisador em escapamentos de automveis, motos e caminhes. - Instalao de sistemas de controle de emisso de gases poluentes nas indstrias. - Ampliar a gerao de energia atravs de fontes limpas e renovveis: hidreltrica, elica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao mximo a gerao de energia atravs de termoeltricas, que usam combustveis fsseis. - Sempre que possvel, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (nibus, metr, trens) ou bicicleta. - Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem. - Recuperao do gs metano nos aterros sanitrios. - Usar ao mximo a iluminao natural dentro dos ambientes domsticos. - No praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrrio, deve-se efetuar o plantio de mais rvores como forma de diminuir o aquecimento global. - Uso de tcnicas limpas e avanadas na agricultura para evitar a emisso de carbono.

- Implementao de programas de reflorestamento e arborizao, principalmente nos grandes centros urbanos. - Construo de prdios com implantao de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da gua e refrigerao).

___________________________________________

Causadores da Poluio do Ar
Os principais agentes causadores da poluio do ar, gases e outros elementos qumicos, fontes poluidoras

Poluio gerada por um indstria

Introduo Existem na atmosfera vrios agentes poluentes. Eles so produzidos, principalmente, por automveis, motocicletas, avies, fbricas, queimadas, centrais termoeltricas, geradores movidos a combustveis fsseis, vulces e etc. A presena dos elementos que seguem abaixo, depende muito da localizao, uso do solo e atividades que so realizadas na rea. Portanto, dificilmente encontraremos todos os elementos numa mesma cidade ou rea especfica. Regies com grande trfego de veculos, por exemplo, apresentam o ar com forte presena de monxido de carbono. Principais causadores da Poluio do Ar

- Dixido de Enxofre: gs txico, incolor e denso. Produzido, principalmente, por vulces, queima de diesel e em alguns processos industriais. Pode provocar a chuva cida.

- Dixido de Azoto: gs txico com cheiro forte e irritante. Produzido, principalmente, em veculos como motores a exploso e tambm na queima de querosene. - Monxido de Carbono: produzido na queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel) e tambm na combusto de madeira, carvo mineral e gs natural. incolor (sem cor) e inodoro (no possui cheiro). - Dixido de nitrognio: formado nos processos de combusto de veculos, usinas trmicas e indstrias. Muito nocivo, participa da formao do oznio e da chuva cida. - Compostos orgnicos volteis (metano, xileno, benzeno, butano e propano) - Partculas slidas finas e inalveis (plen, fuligem, poeira, fumaa e partculas do solo). - Poluentes txicos (amianto, dioxinas, tolueno, cromo, cdmio) - Oznio - muito nocivo sade humana. gerado a partir da reao dos raios solares com outras substncias presentes no ar poludo (dixido de nitrognio, vapor de solventes e combustveis no queimados totalmente).

Pases mais poludos do mundo


Lista dos dez pases com o ar mais poludo do mundo

Poluio do ar em Ulan Bator (capital da Monglia)

Introduo

Pesquisa realizada em 2011 pela OMS (Organizao Mundial de Sade) apontou os pases que apresentam maior ndice de poluio do ar. A organizao analisou a qualidade do ar de 91 pases. Foi considerada, no estudo, a quantidade de material particulado presente no ar. Este material proveniente, principalmente, da queima de combustveis fsseis como, por exemplo, gasolina e diesel. A OMS considera que a presena de material particulado no ar acima de 20 microgramas por metro cbico, pode gerar graves problemas de sade na populao, principalmente os de carter respiratrio. Pases mais poludos do mundo (quantidade de material particulado)

1- Monglia (279g/m) 2 - Botswana (216g/m) 3 - Paquisto (198g/m) 4 - Senegal (145/m) 5 - Arbia Saudita (143/m) 6 - Egito (138g/m) 7 - Emirados rabes Unidos (132g/m) 8 - Ir (124g/m) 9 - Nigria (124g/m) 10 - Kuwait (123g/m) O Brasil A qualidade do ar nas cidades brasileiras tambm foi analisada pela OMS. No ranking dos mais poludos o Brasil ficou em 48, com mdia de 40g/m de material particulado em suspenso no ar.

Consequncias da Poluio do Ar na Sade


Os principais problemas gerados pela poluio do ar na sade humana, ao dos poluentes, efeitos na sade

Poluio do ar pode provocar srios problemas de sade

Introduo Viver em regies com altas concentraes de poluentes atmosfricos podem gerar vrios problemas para a sade. A poluio do ar gerada, principalmente, por veculos movidos a combustveis fsseis (diesel e gasolina) e pelas indstrias que no usam sistemas de tratamento e filtragem de poluentes. As pessoas que vivem nos grandes centros urbanos so as mais afetadas pela poluio atmosfrica. Nos dias com baixa umidade do ar ou de inverso trmica, este problema aumenta de intensidade.

Principais consequncias da poluio do ar na sade:


Problemas de curto prazo (nos dias de alta concentrao de poluentes):

- Irritao nas mucosas do nariz e dos olhos; - Irritao na garganta (com presena de ardor e desconforto); - Problemas respiratrios com agravamento de enfisema pulmonar e bronquite;
Problemas de mdio e longo prazo (15 a 30 anos vivendo em locais com muita poluio):

- Gerao de problemas pulmonares e cardiovasculares; - Desenvolvimento de cardiopatias (doenas do corao); - Diminuio da qualidade de vida; - Diminuio da expectativa de vida (em at dois anos); - Aumento das chances de desenvolver cncer, principalmente de pulmo;

- Alterao nos nveis de hormnios nos homens e na qualidade do smen; - A inalao de metais pesados, presentes em reas de muita circulao de veculos, pode provocar doenas do corao, Parkinson , Mal de Alzheimer, e distrbio de ansiedade. - Enfraquecimento do sistema imunolgico, diminuindo o poder de ao do organismo em combater vrus, bactrias e outros microrganismos.

Mudanas Climticas
Alteraes no clima da Terra, causas e consequncias

Desertificao e derretimento das calotas polares: duas consequncias das mudanas climticas

Introduo As mudanas climticas so alteraes que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alteraes so verificadas atravs de registros cientficos nos valores mdios ou desvios da mdia, apurados durante o passar dos anos. Fatores geradores As mudanas climticas so produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vrios fatores meteorolgicos como, por exemplo: temperaturas mximas e mnimas, ndices pluviomtricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.

As mudanas climticas so provocadas por fenmenos naturais ou por aes dos seres humanos. Neste ltimo caso, as mudanas climticas tm sido provocadas a partir da Revoluo Industrial (sculo XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluio do ar. Consequncias Atualmente as mudanas climticas tm sido alvo de diversas discusses e pesquisas cientficas. Os climatologistas verificaram que, nas ltimas dcadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenmeno conhecido como aquecimento global. Este fenmeno, gerado pelo aumento da poluio do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nvel de gua dos oceanos. O processo de desertificao tambm tem aumentado nas ltimas dcadas em funo das mudanas climticas.

Climas do Brasil
Equatorial, tropical , tropical de altitude , tropical atlntico ou tropical mido, subtropical e semi-rido, informaes sobre os diferentes tipos de climas, geografia do Brasil

Mapa dos Climas do Brasil (clique na imagem para ampliar)

Entendendo o clima O extenso territrio brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil. Atravessado na regio norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trpico de Capricrnio, o Brasil est situado, na maior parte do territrio, nas zonas de latitudes baixas -chamadas de zona intertropicalnas quais prevalecem os climas quentes e midos, com temperaturas mdias em torno de 20 C. A amplitude trmica - diferenas entre as temperaturas mnimas e mximas no decorrer do ano - baixa, em outras palavras: a variao de temperatura no territrio brasileiro pequena. Os tipos de clima do Brasil Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a presso atmosfrica, correntes martimas e ventos, entre muitas outras caractersticas. A classificao mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentao das correntes e massas de ar. De acordo com essa classificao, os tipos de clima do Brasil so os seguintes: Clima Subtropical: presente na regio sul dos estados de So Paulo e Mato Grosso do Sul, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por veres quentes e midos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro maro. O ndice pluviomtrico anual de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas mdias ficam em torno de 20 C. Recebe influncia, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antrtida.

Clima Semi-rido: presente, principalmente, no serto nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouqussima quantidade de chuvas. As temperaturas so altas durante quase todo o ano. Clima Equatorial: encontra-se na regio da Amaznia. As temperaturas so elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com ndice pluviomtrico acima de 2500 mm anuais. Clima Tropical: temperaturas elevadas (mdia anual por volta de 20C), presena de umidade e ndice de chuvas de mdio a elevado. Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regies serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura mdias variam de 15 a 21 C. As chuvas de vero so intensas e no inverno sofre a influncia das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlntico. Pode apresentar geadas no inverno. Clima Tropical Atlntico (tropical mido): presente, principalmente, nas regies litorneas do Sudeste, apresenta grande influncia da umidade vinda do Oceano Atlntico. As temperaturas so elevadas no vero (podendo atingir at 40C) e amenas no inverno (mdia de 20 C). Em funo da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas reas. Curiosidades: - A cincia que estuda o clima e o tempo o ramo da Geografia conhecido como climatologia. - As mudanas climticas tm provado, na atualidade, o derretimento das calotas polares e a intensificao do processo de desertificao.

Biodiversida de
O que biodiversidade, origem do termo, conceito, exemplos, tipos de biodiversidade, ecologia , Floresta Amaznica, ecossistemas do meio ambiente

Floresta Amaznica: riqueza da biodiversidade brasileira

O que biodiversidade (conceito) A palavra biodiversidade um neologismo construdo a partir das palavras biologia (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espcies em nosso planeta.

O termo em ingls biological diversity (diversidade biolgica) foi criado por Thomas Lovejoy no ano de 1980, enquanto o termo biodiversity (biodiversidade) foi inventado por W.G. Rosen em 1985. Desde este momento, o termo e o conceito so muito utilizados entre os bilogos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo. Exemplos Se prestarmos ateno na natureza, poderemos entender melhor este conceito. Existe uma grande variedade de espcies dentro de cada comunidade, habitat e ecossistema. Entre as rvores, por exemplo, existe uma grande diversidade de espcies. O mesmo acontece entre os vrus, fungos, as bactrias, as aves etc. Se pegarmos como exemplo o ecossistema da Amaznia: quantas espcies animais e vegetais vivendo em um perfeito equilbrio. Portanto, podemos afirmar que existe uma diversidade neste ecossistema, ou seja, podemos usar o termo a biodiversidade da Floresta Amaznica. O surgimento deste termo est relacionado diretamente com o aumento da conscincia ecolgica no final do sculo XX, principalmente a

respeito da extino de espcies animais e vegetais. Em seu sentido mais amplo, biodiversidade significa vida sobre a Terra. A biodiversidade pode ser subdividida em trs nveis: 1) diversidade gentica: que corresponde a diversidade dos genes numa espcie (diversidade intra-especfica); 2) diversidade especfica: a diversidade das espcies animais e vegetais; 3) diversidade ecossistmica: que corresponde diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta. Voc sabia ... - Que 2010 foi o Ano Internacional da Biodiversidade? Em funo disto, ocorreram diversos eventos no mundo todo com o objetivo de divulgar a importncia da biodiversidade para o nosso planeta. Foram realizados tambm eventos voltados para a preservao da diversidade de espcies em nosso planeta. - Que a biodiversidade do Brasil uma das mais ricas do mundo? Em nosso territrio podemos encontrar milhares de espcies vegetais, microorganismos e animais. Essa riqueza pode ser explicada pela grandeza de nosso territrio e existncia de vrios tipos de climas. Pantanal, Floresta Amaznica, Cerrado e Mata Atlntica apresentam grande parte da biodiversidade de espcies do Brasil. - Que 22 de maio o Dia Internacional para a Biodiversidade. Sugestes de leitura sobre biodiversidade: - rvore da Vida - A Inacreditvel Biodiversidade da Vida na Terra Autor: Strauss, Rochelle Editora: Melhoramentos Temas: Ecologia, Meio Ambiente

- Biodiversidade Brasileira - Sntese do Estado Atual do Conhecimento Autor: Lewinsohn, Thomas M.; Prado, Paulo Incio Editora: Contexto
Temas: Ecologia, Meio Ambiente

- Biodiversidade - A Hora Decisiva - Srie Pesquisa Autor: Pdua, Maria Tereza Jorge; Dourojeanni, Marc Jean Editora: Universidade Federal do Paran
Temas: Ecologia, Meio Ambiente

Responsabilidade Ambiental
O que responsabilidade ambiental, atitudes, exemplos, sustentabilidade nas empresas

Responsabilidade ambiental: atitudes voltadas para a proteo do meio ambiente O que responsabilidade ambiental Responsabilidade Ambiental um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentvel do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econmico ajustado proteo do meio ambiente na atualidade e para as geraes futuras, garantindo a sustentabilidade. Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual: - Realizar a reciclagem de lixo (resduos slidos). - No jogar leo de cozinha no sistema de esgoto. - Usar de forma racional, economizando sempre que possvel, a gua. - Buscar consumir produtos com certificao ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos. - Usar transporte individual (carros e motos) s quando necessrio, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta. - Comprar e usar eletrodomsticos com baixo consumo de energia. - Economizar energia eltrica nas tarefas domsticas cotidianas. - Evitar o uso de sacolas plsticas nos supermercados.

Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental empresarial: - Criao e implantao de um sistema de gesto ambiental na empresa. - Tratar e reutilizar a gua dentro do processo produtivo. - Criao de produtos que provoquem o mnimo possvel de impacto ambiental. - Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte no poluentes ou com baixo ndice de poluio. Exemplos: transporte ferrovirio e martimo. - Criar sistema de reciclagem de resduos slidos dentro da empresa. - Treinar e informar os funcionrios sobre a importncia da sustentabilidade. - Dar preferncia para a compra de matria-prima de empresas que tambm sigam os princpios da responsabilidade ambiental. - Dar preferncia, sempre que possvel, para o uso de fontes de energia limpas e renovveis no processo produtivo. - Nunca adotar aes que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluio de rios e desmatamento.

Livros sobre a Biodiversidade


Indicao de livros sobre a Biodiversidade, melhores livros, bibliografia, recomendao de leitura

Livros sobre a Biodiversidade Biodiversidade e Agricultores - Fortalecendo o Manejo Comunitrio Autor: Boef, Walter Simon de; Thijssen, Marja Helen Editora: L&PM Semear Outras Solues : Os Caminhos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Rivais Autor: Santos, Boaventura de Sousa Editora: Record

Ecoagricultura - Alimentao do Mundo e Biodiversidade Autor: McNeely, Jeffrey; Scherr, Sara J. Editora: Senac So Paulo rvore da Vida - A Inacreditvel Biodiversidade da Vida na Terra Autor: Strauss, Rochelle Editora: Melhoramentos Biodiversidade - A Hora Decisiva - Srie Pesquisa Autor: Pdua, Maria Tereza Jorge; Dourojeanni, Marc Jean Editora: Universidade Federal do Paran Dimenses Humanas da Biodiversidade - O Desafio de Novas Relaes Sociedade - Natureza no Sculo XXI Autor: Becker, Bertha K.; Garay, Irene Editora: Vozes Evoluo e Biodiversidade: O que Ns Temos com isso? Autor: Marcondes, Maria Eliza Editora: Scipione Amaznia, Vazio de Solues? - Desenvolvimento Moderno Baseado na Biodiversidade Autor: Albuquerque, Roberto Cavalcanti de; Velloso, Joao Paulo dos Reis Editora: JOSE OLYMPIO Biodiversidade Autor: Wilson, Edward Osborne Editora: NOVA FRONTEIRA Biodiversidade : Para Comer , Vestir ou Passar no Cabelo ? Autor: Barros, Ana Cristina; Bulhes, Beatriz; Bensusan, Nurit Editora: PEIROPOLIS Biodiversidade Brasileira - Sntese do Estado Atual do Conhecimento Autor: Lewinsohn, Thomas M.; Prado, Paulo Incio Editora: Contexto

Biodiversidade do Pantanal - Ecologia e Conservao Autor: Alho, Cleber J. R.; Gonalves, Humberto C. Editora: Uniderp Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra Autor: Bond-buckup, Georgina Editora: Libretos

Ecologia
Saiba o que , definio, importncia dos estudos, seres vivos e o meio ambiente, conceito

Ecologia: estudo dos seres vivos e o meio ambiente

Definio e objeto de estudo Ecologia uma cincia (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interaes com o meio ambiente onde vivem. uma palavra que deriva do grego, onde oikos significa casa e logos significa estudo. A Ecologia tambm se encarrega de estudar a abundncia e distribuio dos seres vivos no planeta Terra. Importncia Esta cincia de extrema importncia, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas esto em perfeita harmonia. Numa poca em que o desmatamento e a extino de vrias espcies esto em andamento, o trabalho dos ecologistas de extrema importncia.

Atravs das informaes geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar aes que evitem a destruio da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade. Principais ramos Por se tratar de uma cincia ampla, a Ecologia apresenta vrios ramos de estudo e pesquisa. Os principais so: Autoecologia, Sinecologia (Ecologia Comunitria), Demoecologia (Dinmica das Populaes), Macroecologia, Ecofisiologia (Ecologia Ambiental) e Agroecologia. Voc sabia? - Comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

Educao Ambiental
O que , legislao, objetivos, importncia da educao ambiental na escola, projetos, meio ambiente, ecologia

Educao Ambiental na Escola: desenvolvendo a conscincia ambiental Introduo Educao ambiental aquela destinada a desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservao do meio ambiente. Importncia e objetivos

A educao ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, reparties pblicas, etc. Esta educao pode ser desenvolvida por rgos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente. A educao ambiental deve estar presente dentro de todos os nveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservao ambiental e uso sustentvel dos recursos naturais. Legislao No Brasil, existe uma lei especfica que trata da educao ambiental. A Lei nmero 9.795 de 27 de abril de 1999, dispe sobre a educao ambiental, instituindo a poltica nacional de educao ambiental. Sugestes de temas para trabalhar em sala de aula: Temas que podem ser abordados na escola em aulas relacionadas ao meio ambiente: ecologia, preservao da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustetvel, consumo racional da gua, poluio ambiental, efeito estufa, aquecimento global, ecossistemas, etc.
Voc sabia? - Comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. - Comemora-se em 15 de outubro o Dia do Educador Ambiental.

Desequilbrio Ecolgico
O que , problemas causados ao meio ambiente, exemplo, causas, ecossistema

Desflorestamento: uma das principais causas de desequilbrio ecolgico O que o Desequilbrio Ecolgico A natureza demorou milhes de anos para equilibrar os ecossistemas. Porm, uma pequena mudana pode provocar o desequilbrio ecolgico. O desequilbrio ecolgico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema reduzido em quantidade, adicionado ou subtrado. Esta mudana pode originar reaes em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. Causas A ao do homem a principal causa de desequilbrio ecolgico na atualidade. Entre estas aes, podemos citar o desmatamento, a caa e a pesca sem controle e a urbanizao em reas de matas e florestas. Exemplo e consequncias Homens comeam a caar cobras numa determinada rea ecologicamente equilibrada. Com a diminuio no nmero de cobras aumenta consideravelmente o nmero de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos comea a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espcies que tambm se alimentam de insetos. Isso pode at provocar a extino de certas espcies, caso elas sejam encontradas apenas naquela rea. Com a diminuio das cobras, pode tambm aumentar o nmero de roedores (ratos,

por exemplo) que podem invadir reas residenciais prximas em busca de alimentos.

Desenvolvimento Sustentvel
O que , importncia para o meio ambiente, sugestes e atitudes favorveis, conceito, resumo

Gerao de energia elica e solar: colaborando para o desenvolvimento sustentvel

Introduo Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano est destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indstrias e os veculos esto causando transtornos para o ar, o solo e as guas. O desenvolvimento necessrio, porm, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. Conceito Desenvolvimento sustentvel significa obter crescimento econmico necessrio, garantindo a preservao do meio ambiente e o desenvolvimento social. Sugestes para o desenvolvimento sustentvel: - Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de

papel, alumnio, plstico, vidro, ferro, borracha, etc; - Coleta seletiva de lixo; - Tratamento de esgotos industriais e domsticos para que no sejam jogados em rios, lagos, crregos e mares; - Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrnicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum; - Gerao de energia atravs de fontes no poluentes como, por exemplo, elica, solar e geotrmica. - Substituio, em supermercados e lojas, das sacolas plsticas pelas feitas de papel; - Uso racional (sem desperdcio) de recursos da natureza como, por exemplo, a gua; - Diminuio na utilizao de combustveis fsseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustveis; - Utilizao de tcnicas agrcolas que no prejudiquem o solo; - Substituio gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metr); - Criao de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilizao de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro; - Incentivo ao transporte solidrio (um veculo circulando com vrias pessoas); - Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas; - Combate ocupao irregular em regies de mananciais; - Criao de reas verdes nos grandes centros urbanos; - Manuteno e preservao dos ecossistemas. - Valorizao da produo e consumo de alimentos orgnicos. - Implantao, nos grandes centros urbanos, da tcnica do telhado verde.

Estas so apenas algumas sugestes para que o ser humano consiga estabelecer o equilbrio entre o desenvolvimento econmico e a manuteno do meio ambiente. Desenvolvimento sustentvel o grande desafio do sculo XXI

e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.

Agenda 21
O que a Agenda 21, objetivos, Eco-92, informaes sobre a Agenda 21, temas, Rio-92

Agenda 21: importantes medidas rumo ao desenvolvimento sustentvel O que a Agenda 21 Agenda 21 um conjunto de resolues tomadas na conferncia internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 3 e 4 de junho de 1992. Organizada pela ONU (Organizao das Naes Unidas) contou com a participao de 179 pases e resultou em medidas para conciliar crescimento econmico e social com a preservao do meio ambiente. Na Agenda 21 cada pas definiu as bases para a preservao do meio ambiente em seu territrio, possibilitando o desenvolvimento sustentvel. Principais temas tratados na Agenda 21 - Combate pobreza. - Cooperao entre as naes para chegar ao desenvolvimento sustentvel. - Sustentabilidade e crescimento demogrfico.

- Proteo da atmosfera. - Planejamento e ordenao no uso dos recursos da terra. - Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo. - Combate desertificao e seca. - Preservao dos diversos ecossistemas do planeta com ateno especial aos ecossistemas frgeis. - Desenvolvimento rural com sustentabilidade. - Preservao dos recursos hdricos, principalmente das fontes de gua doce do planeta. - Conservao da biodiversidade no planeta. - Tratamento e destinao responsvel dos diversos tipos de resduos (slidos, orgnicos, hospitalares, txicos, radioativos). - Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentvel. - Educao como forma de conscientizao para as questes de proteo ao meio ambiente.

Gesto Ambiental
O que Gesto Ambiental, desenvolvimento sustentvel, meio ambiente, objetivos e mtodos do sistema, ISO 14000

Gesto Ambiental: sistema importante para as empresas preocupadas com o meio ambiente O que Gesto Ambiental Gesto ambiental um sistema de administrao empresarial que d nfase na sustentabilidade. Desta forma, a gesto ambiental visa o uso de prticas e mtodos administrativos que reduzir ao mximo o impacto ambiental das atividades econmicas nos recursos da natureza. Mtodos e objetivos principais da gesto ambiental: - Uso de recursos naturais de forma racional. - Aplicao de mtodos que visem a manuteno da biodiversidade. - Adoo de sistemas de reciclagem de resduos slidos. - Utilizao sustentvel de recursos naturais. - Tratamento e reutilizao da gua e outros recursos naturais dentro do processo produtivo. - Criao de produtos que provoquem o mnimo possvel de impacto ambiental. - Uso de sistemas que garantam a no poluio ambiental. Exemplo: sistema carbono zero. - Treinamento de funcionrios para que conheam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importncia e formas de colaborao. - Criao de programas de ps-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc. Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peas de

computador, etc. Importncia para as empresas A adoo de gesto ambiental importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservao ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdcios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gesto ambiental melhoram suas relaes comerciais com outras empresas que tambm seguem estes princpios. ISO 14000 O ISO 14000 um conjunto de normas tcnicas e administrativas que estabelece parmetros e diretrizes para a gesto ambiental para as empresas dos setores privado e pblico. Estas normas foram criadas pela International Organization for Standardization - ISO (Organizao Internacional para Padronizao).

ISO 14000
Saiba o que o ISO 14000, obteno do certificado, importncia, normas, meio ambiente, gesto ambiental

ISO 14000: normas para a gesto ambiental nas empresas

Definio O ISO 14000 um conjunto de normas que definem parmetros e diretrizes para a gesto ambiental para as empresas

(privadas e pblicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO ( Organizao Internacional para Padronizao). Objetivo Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluio ou causam danos ambientais atravs de seus processos de produo. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente. Certificado Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado importante, pois atesta que a organizao possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislao ambiental do pas, treinar e qualificar os funcionrios para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que est causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

____________________________________

Parques Nacionais do Brasil


Os principais Parques Nacionais do Brasil, o que so parques nacionais, localizao, extenso do parque, meio ambiente

Parque Nacional do Itatiaia: criado em 1937 o mais antigo do Brasil O que so parque nacional Parques Nacionais so reas destinadas proteo e conservao ambiental, ou seja, da fauna, flora e outros recursos naturais (rios, lagos, formaes rochosas, etc). So reas que podem ser usadas para visitao turstica (turismo ecolgico), sem que haja qualquer prejuzo aos ecossistemas. Servem tambm para a realizao de pesquisas cientficas e projetos educacionais. Estes parques, que podem ser municipais, estaduais ou federais, so protegidos por lei. Como so de domnio pblico, as visitas so permitidas, porm controladas. Princiapais Parques Nacionais do Brasil
Nome do Parque Parque Nacional do Itaitaia Parque Nacional do Araguaia Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Parque Nacional do Capara Parque Nacional da Tijuca Parque Nacional da Serra da Bocaina Parque Nacional do Pantanal Matogrossense Parque Nacional da Serra da Canastra Parque Nacional da Amaznia Parque Nacional do Pico da Neblina Parque Nacional dos Lenois Maranhenses Parque Nacional do Iguau Parque Nacional dos Abrolhos Parque Nacional da Serra do Cip Parque Nacional da Chapada Diamantina Parque Nacional de Fernando de Noronha Localizao Tamanho (rea em (Estado) hectares) MG e RJ TO GO MG e ES RJ SP e RJ MT MG AM e PA AM MA PR BA MG BA PE 30.000 ha. 562.312 ha. 60.000 ha. 26.000 ha. 3.200 ha. 100.000 ha. 135.000ha. 71.725 ha. 1.000.000 ha. 2.200.000 ha. 155.000 ha. 170.000 ha. 91.300 ha. 33.800 ha. 15.200 ha. 11.270 ha.

Parque Nacional da Chapada dos Guimares Parque Nacional do Monte Roraima

MT RR

33.000 ha. 116.000 ha.

Livros sobre o Meio Ambiente


Indicao de livros sobre o Meio Ambiente, melhores livros, bibliografia, recomendao de leitura

Livros sobre o Meio Ambiente Darwinismo - Meio Ambiente - Sociedade Autor: Vrios Autores Editora: Via Lettera Desenvolvimento e Meio Ambiente Autor: Barbieri, Jos Carlos Editora: Vozes Meio Ambiente no Sculo 21 Autor: Trigueiro, Andr Editora: Autores Associados Desenvolvimento, Justia e Meio Ambiente Autor: Pdua, Jos Augusto Editora: Peirpolis Meio Ambiente e Reciclagem - Um Caminho a Ser Seguido Autor: Nani, Everton Luis Editora: Jurua Como Consumir Sem Descuidar do Meio Ambiente- 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta Autor: Berry, Sian Editora: Publifolha Meio Ambiente & Paisagem Autor: Emdio, Teresa Editora: Senac So Paulo

Meio Ambiente e Cincias Humanas Autor: Moraes, Antonio Carlos Robert Editora: Annablume Sociedade e Meio Ambiente - Primeiras Discusses Autor: Anjos, Maylta Brando dos Editora: Libra Trs gua Mole em Pedra Dura - Dez Histrias da Luta Pelo Meio Ambiente Autor: Brito, Manoel Francisco; Correa, Marcos Sa Editora: Senac RJ Como Viajar Sem Prejudicar o Meio Ambiente - 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta Autor: Berry, Sian Editora: Publifolha Conhecimento, Meio Ambiente e Globalizao Autor: Floriani, Dimas Editora: Jurua Ecossistemica - Uma Abordagem Integrada dos Problemas do Meio Ambiente Autor: Branco, Samuel Murgel Editora: EDGARD BLUCHER Meio Ambiente - Sua Histria - Como Defender a Natureza Sem Ser um Ecochato Autor: Derengoski, Paulo Ramos Editora: Insular Meio Ambiente e Estado Fiscal - Um Diagnstico Autor: Rosrio, Dilson Editora: Arcadia Meio Ambiente e Representao Social Autor: Reigota, Marcos Editora: Cortez Vivncias Integradas ao Meio Ambiente Autor: Telles, Marcelo de Queiroz; Da Rocha, Mrio Borges; Pedroso, Mylene Lyra; Machado, Silvia Maria de Campos Editora: SA Editora

Como Funciona o Meio Ambiente Autor: Gralla, Preston Editora: Quark do Brasil Destruio e Equlbrio - O Homem e o Ambiente no Espao e no Tempo - Coleo Meio Ambiente Autor: Rodrigues, Sergio de Almeida Editora: Atual

Dia Mundial do Meio Ambiente


Criao do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, importncia da

data, preservao ambiental

5 de junho: um dia dedicado ao Meio Ambiente

Criao do Dia Mundial do Meio Ambiente O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Naes Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferncia de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferncia que foi aprovada tambm o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente. Objetivos A criao desta data teve como objetivo principal a conscientizao da populao mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito preservao. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuao poltica e social voltada para os temas ambientais. Era intenso da ONU tambm, transformar as pessoas em agentes ativos da preservao e valorizao do meio ambiente.

Importncia e comemorao Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentrios e eventos so realizados, em vrios locais, com o propsito de despertar as pessoas para esta importante questo mundial. Em muito pases ocorrem acordos ambientais e definio de polticas voltadas para a proteo do meio ambiente. Esta data muito importante nas escolas, pois os alunos, em estgio de formao, podem desenvolver uma conscincia ambiental que fundamental para o futuro do planeta.

O que IBAMA
Saiba o que IBAMA, funes e atruibuies, o que faz, site oficial, o que significa

Logotipo da IBAMA

O que
O IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis) uma autarquia federal vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente do Brasil. Principais funes e atribuies: - Atua em territrio nacional com poder de polcia ambiental;

- Executa aes de meio ambiente que fazem parte das polticas nacionais; - Atua na rea de licenciamento ambiental; - Faz o controle de qualidade ambiental; - Fiscaliza e autoriza a utlizao de recursos naturais; - Faz o controle e monitoramente ambiental; - Edita normas e padres de qualidade ambiental; - Realiza e executa campanhas educacionais voltadas para a preservao do meio ambiente; - Elabora sistemas de informaes relacionadas ao meio ambiente. Importncia O IBAMA de extrema importncia para a preservao e manuteno do Meio Ambiente no Brasil. Ele atua de forma eficiente para a preservao de nossas matas, florestas, rios, fauna e recursos naturais diversos. Sem a atuao deste rgo, poderamos ter um pas devastado do ponto de vista ambiental. Localizao do IBAMA (sede): - SCEN Trecho 2 - Edifcio Sede Braslia-DF Voc Sabia? - Comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Site Oficial do IBAMA - www.ibama.gov.br

Telhado Verde
O que , vantagens e desvantagens, tcnica, arquitetura verde, meio ambiente

Telhado Verde: arquitetura em prol do meio ambiente O que o telhado verde Telhado verde uma tcnica usada em arquitetura cujo objetivo principal o plantio de rvores e plantas nas coberturas de residncias e edifcios. Atravs da impermeabilizao e drenagem da cobertura dos edifcios, cria-se condies para a execuo do telhado verde. Vantagens do telhado verde: - Criao de novas reas verdes, principalmente em regies de alta urbanizao; - Diminuio da poluio ambiental; - Ampliao do conforto acstico no edifcio que recebe o telhado verde; - Melhorias nas condies trmicas internas do edifcio; - Aumento da umidade relativa do ar nas reas prximas ao telhado verde; - Melhora o aspecto visual, atravs do paisagismo, da edificao. Desvantagens do telhado verde: - Custo de implantao do sistema e sua devida manuteno; - Caso o sistema no seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltrao de gua e umidade dentro do edifcio.

Poluio dos Rios


Causas e consequncias da poluio dos rios, rios mais poludos do Brasil, solues, prejuzos para o meio ambiente

Poluio dos Rios: srias consequncias para o meio ambiente

Introduo Um dos principais problemas ambientais da atualidade a poluio dos rios. Enquanto alguns pases da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluio dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poludos. Causas e Consequncias So vrios os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais. Em muitas cidades, o sistema sanitrio precrio (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto domstico jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluio tambm causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferao de doenas em casos de enchentes. Os produtos qumicos que muitas indstrias despejam na rede de esgoto e nos rios tambm provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam habitar as guas dos rios. Embora esta prtica seja crime ambiental no Brasil, ainda muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalizao do poder pblico no existe ou ineficiente. A poluio dos rios tambm provocada pelo lixo slido, principalmente domstico, que descartado dentro dos rios.

Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vaso do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuzos para as pessoas que moram nas proximidades. Solues para no provocar a poluio dos rios: - Pessoas e empresas no devem jogar lixo dentro dos rios; - Investimentos do setor pblico no tratamento de esgoto; - Os governos devem punir rigorosamente pessoas e empresas que poluem os rios. - Os governos no devem permitir a ocupao irregular prxima s margens dos rios.

Os rios mais poludos do Brasil: - Rio Tiet (principalmente na regio da cidade de So Paulo) - Rio Iguau (Paran) - Rio Ipojuca (Pernambuco) - Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) - Rio Gravata (Rio Grande do Sul) - Rio das Velhas (Minas Gerais) - Rio Capibaribe (Pernambuco) - Rio Ca (Rio Grande do Sul) - Rio Paraba do Sul (Rio de Janeiro) - Rio Doce (Minas Gerais) - Rio Tamanduate (principalmente na regio da cidade de So Paulo)

- Rio Pinheiros (principalmente na regio da cidade de So Paulo)

Exemplos de rios que foram despoludos: - Rio Tmisa (Londres, Inglaterra) - Rio Neiva (Portugal) - Rio Sena (Paris, Frana)

Problemas ambientais atuais


Principais problemas que afetam o meio ambiente na atualidade, poluio, desmatamento, queimadas, aquecimento global

Poluio do ar: um dos principais problemas ambientais da atualidade

Introduo
Infelizmente nosso planeta afetado por vrios problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas aes humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, guas, ar e etc. Principais problemas ambientais atuais: - Poluio do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustveis fsseis (carvo mineral, gasolina e diesel) e indstrias.

- Poluio de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petrleo), etc; - Poluio do solo provocada por contaminao (agrotxicos, fertilizantes e produtos qumicos) e descarte incorreto de lixo; - Queimadas em matas e florestas como forma de ampliar reas para pasto ou agricultura; - Desmatamento com o corte ilegal de rvores para comercializao de madeira; - Esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto; - Diminuio e extino de espcies animais, provocados pela caa predatria e destruio de ecossistemas; - Falta de gua para o consumo humano, causado pelo uso irracional (desperdcio), contaminao e poluio dos recursos hdricos; - Acidentes nucleares que causam contaminao do solo por centenas de anos. Podemos citar como exemplos os acidentes nucleares de Chernobyl (1986) e na Usina Nuclear de Fukushima no Japo (2011); - Aquecimento Global, causado pela grande quantidade de emisso de gases do efeito estufa; - Diminuio da Camada de Oznio, provocada pela emisso de determinados gases (CFC, por exemplo) no meio ambiente.

Exemplos de desenvolvimento sustentvel


O que significa e exemplos prticos de desenvolvimento sustentvel

O crescimento econmico possvel com a prevervao do Meio Ambiente Introduo Desenvolvimento sustentvel significa progresso, crescimento econmico e avanos cientficos de forma a preservar o meio ambiente. Desta forma, vrios procedimentos podem ser tomados por pessoas, governos e empresas para no prejudicar a fauna, a flora e os recursos naturais disponveis em nosso planeta. S assim, garantiremos um desenvolvimento, que de extrema importncia para a sociedade, porm garantindo as condies ambientais favorveis para as futuras geraes. Exemplos de desenvolvimento sustentvel - Reciclagem: o reaproveitamento do lixo reciclvel ajuda a no poluir o meio ambiente e gera renda para empresas e trabalhadores. - Reuso da gua por indstrias: gera economia de gua para as empresas e evita o lanamento de gua contaminada e poluda na natureza. - Reflorestamento: reas que sofreram a retirada de vegetao podem ser reflorestadas para preservar o meio ambiente. - Uso de fontes de energia renovveis e limpas: estas fontes de energia, alm de evitar a poluio do ar causam pouco impacto ambiental. A energia solar (gerada pela Sol) e elica (gerada pela fora do vento) so bons exemplos. - Uso de procedimentos na agricultura que visem preservao do solo. Neste sentido, a agricultura orgnica um bom exemplo de desenvolvimento sustentvel no campo. - Nas cidades deve haver um Plano Diretor para planejar o crescimento urbano de forma sustentvel. importante que haja planejamento no sentido de garantir a criao de reas verdes,

espaos culturais, ciclovias e sistemas de transportes pblicos eficientes e com baixo ou nenhum nvel de poluio. - Descarte de equipamentos eletrnicos, baterias e pilhas em locais apropriados para que empresas especializadas possam dar um destino correto a este material. - Preservao de mananciais, combatendo a ocupao ilegal destas reas. - Extrao de recursos minerias sem provocar impactos ambientais. Um bom exemplo a extrao de petrleo em alto mar, que deve ser feita com extremo cuidado para no provocar acidentes ambientais (vazamento de petrleo, por exemplo). - Extrao de recursos naturais de florestas (castanhas, por exemplo) de forma a no prejudicar a fauna e flora da regio. Isto j vem ocorrendo na regio norte do Brasil, onde trabalhadores fazem a coleta destes recursos respeitando a floresta. - Pesca controlada, principalmente de espcies marinhas que correm risco de extino. J existem vrios procedimentos neste sentido, que estabelecem perodos especficos para a pesca de determinadas espcies de peixe. - Desenvolvimento e uso de novas tecnologias capazes de reduzir a poluio emitida por veculos automotores. O carro eltrico e o hbrido (funciona com energia eltrica e combustvel fssil) um bom exemplo.

Cidades Sustentveis
O que so, prticas, aes, exemplos no Brasil e no mundo, sustentabilidade

Copenhague na Dinamarca: favorecimento ao uso de bicicleta O que so As cidades sustentveis so aquelas que adotam uma srie de prticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da populao, desenvolvimento econmico e preservao do meio ambiente. Geralmente so cidades muito bem planejadas e administradas. Atualmente existem vrias cidades no Brasil e no mundo que j adotam prticas sustentveis. Embora no podemos encontrar uma cidade que seja 100% sustentvel, vrias delas j praticam aes sustentveis em diversas reas. Principais prticas adotadas pelas cidades sustentveis - Aes efetivas voltadas para a diminuio da emisso de gases do efeito estufa, visando o combate ao aquecimento global. - Medidas que visam a manuteno dos bens naturais comuns. - Planejamento e qualidade nos servios de transporte pblico, principalmente utilizando fontes de energia limpa. - Incentivo e aes de planejamento para o uso de meios de transporte no poluentes como, por exemplo, bicicletas. - Aes para melhorar a mobilidade urbana, diminuindo consideravelmente o trfego de veculos. - Promoo de justia social.

- Destino adequado para o lixo. Criao de sistemas eficientes voltados para a reciclagem de lixo. Uso de sistema de aterro sanitrio para o lixo que no reciclvel. - Aplicao de programas educacionais voltados para o desenvolvimento sustentvel. - Investimentos em educao de qualidade. - Planejamento urbano eficiente, principalmente levando em considerao o longo prazo. - Favorecimento de uma economia local dinmica e sustentvel. - Adoo de prticas voltadas para o consumo consciente da populao. - Aes que visem o uso racional da gua e seu reaproveitamento. - Prticas de programas que visem a melhoria da sade da populao. - Criao de espaos verdes (parques, praas) voltados para o lazer da populao. - Programas voltados para a arborizao das ruas e espaos pblicos.

Exemplos de cidades com prticas sustentveis no Brasil - Joo Pessoa - destaque na proteo de reas ambientais. - Extrema - preservao de reas protegidas e conservao das guas.

- Curitiba - planejamento urbano voltado para a sustentabilidade. - Paragominas - combate ao desmatamento. - Santana do Paranaba - cooperativa de catadores. - Londrina - eficiente programa de coleta seletiva do lixo.

Exemplos de cidades com prticas sustentveis no mundo - Barcelona (Espanha) - mobilidade urbana e grande uso de energia solar. - Copenhague (Dinamarca) - excelente na infraestrutura para o uso de bicicletas. - Freiburg (Alemanha) - programas eficientes voltados para o uso racional de veculos automotores. - Amsterd (Holanda) - mobilidade urbana. - Viena (ustria) - prioridade para a compra de produtos ecolgicos por parte da prefeitura. - Zaragoza (Espanha) - sistema eficiente voltado para a economia de gua. - Thisted (Dinamarca) - 100% de uso de energia sustentvel.

Cidades Sustentveis
O que so, prticas, aes, exemplos no Brasil e no mundo, sustentabilidade

Copenhague na Dinamarca: favorecimento ao uso de bicicleta O que so As cidades sustentveis so aquelas que adotam uma srie de prticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da populao, desenvolvimento econmico e preservao do meio ambiente. Geralmente so cidades muito bem planejadas e administradas. Atualmente existem vrias cidades no Brasil e no mundo que j adotam prticas sustentveis. Embora no podemos encontrar uma cidade que seja 100% sustentvel, vrias delas j praticam aes sustentveis em diversas reas. Principais prticas adotadas pelas cidades sustentveis - Aes efetivas voltadas para a diminuio da emisso de gases do efeito estufa, visando o combate ao aquecimento global. - Medidas que visam a manuteno dos bens naturais comuns. - Planejamento e qualidade nos servios de transporte pblico, principalmente utilizando fontes de energia limpa. - Incentivo e aes de planejamento para o uso de meios de transporte no poluentes como, por exemplo, bicicletas.

- Aes para melhorar a mobilidade urbana, diminuindo consideravelmente o trfego de veculos. - Promoo de justia social. - Destino adequado para o lixo. Criao de sistemas eficientes voltados para a reciclagem de lixo. Uso de sistema de aterro sanitrio para o lixo que no reciclvel. - Aplicao de programas educacionais voltados para o desenvolvimento sustentvel. - Investimentos em educao de qualidade. - Planejamento urbano eficiente, principalmente levando em considerao o longo prazo. - Favorecimento de uma economia local dinmica e sustentvel. - Adoo de prticas voltadas para o consumo consciente da populao. - Aes que visem o uso racional da gua e seu reaproveitamento. - Prticas de programas que visem a melhoria da sade da populao. - Criao de espaos verdes (parques, praas) voltados para o lazer da populao. - Programas voltados para a arborizao das ruas e espaos pblicos.

Exemplos de cidades com prticas sustentveis no Brasil - Joo Pessoa - destaque na proteo de reas ambientais.

- Extrema - preservao de reas protegidas e conservao das guas. - Curitiba - planejamento urbano voltado para a sustentabilidade. - Paragominas - combate ao desmatamento. - Santana do Paranaba - cooperativa de catadores. - Londrina - eficiente programa de coleta seletiva do lixo.

Exemplos de cidades com prticas sustentveis no mundo - Barcelona (Espanha) - mobilidade urbana e grande uso de energia solar. - Copenhague (Dinamarca) - excelente na infraestrutura para o uso de bicicletas. - Freiburg (Alemanha) - programas eficientes voltados para o uso racional de veculos automotores. - Amsterd (Holanda) - mobilidade urbana. - Viena (ustria) - prioridade para a compra de produtos ecolgicos por parte da prefeitura. - Zaragoza (Espanha) - sistema eficiente voltado para a economia de gua. - Thisted (Dinamarca) - 100% de uso de energia sustentvel.

Buraco na camada de oznio

O que , causas e consequncias para o meio ambiente, proteo, resumo, bibliografia

Buraco na camada de oznio sobre a Antrtica em 2001 (Fonte: Nasa)

O que a camada de oznio e sua importncia Camada de oznio uma rea da estratosfera (altas camadas da atmosfera, de 25 a 35 km de altitude) que possui uma elevada concentrao de oznio. Esta camada funciona como uma espcie de "escudo protetor" para o planeta Terra, pois absorve cerca de 98% da radiao ultravioleta de alta frequncia emitida pelo Sol. Sem esta camada a vida humana em nosso planeta seria praticamente impossvel de existir. O buraco na camada de oznio Em 1983, pesquisadores fizeram uma descoberta que gerou muita preocupao: havia um buraco na camada de oznio na rea da estratosfera sobre o territrio da Antrtica. Este buraco era de grandes propores, pois tinha cerca de 10 milhes de quilmetros quadrados. Na dcada de 1980 outros buracos de menor proporo foram encontrados em vrios pontos da estratosfera. Com o passar do tempo, estes buracos foram crescendo (principalmente o que fica sobre a Antrtica), sendo que em setembro de 1992 chegou a totalizar 24,9 milhes de quilmetros quadrados. Causas do buraco na camada de oznio A principal causa a reao qumica dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o oznio. Estes CFCs esto presentes, principalmente, em aerossis, ar-condicionado, gs de geladeira, espumas plsticas e solventes. Os CFCs entram em

processo de decomposio na estratosfera, atravs da atuao dos raios ultravioletas, quebrando as ligaes do oznio e destruindo suas molculas. Consequncias: - A existncia de buracos na camada de oznio preocupante, pois a radiao no absorvida chega ao solo, podendo provocar cncer de pele nas pessoas, pois os raios ultravioletas alteram o DNA das clulas. - O buraco na camada de oznio tambm tem uma leve relao com o aumento do aquecimento global. Proteo da camada de oznio Na dcada de 1990, alarmados com a gravidade do problema ambiental que estava aumentando a cada dia, rgos internacionais, governos e instituies ligadas ao meio ambiente buscaram tomar medidas prticas para evitar o aumento do buraco na camada de oznio. OS CFCs foram proibidos em diversos pases e seu uso descontinuado aos poucos em outros. Com isso, houve uma queda no crescimento dos buracos. Em setembro de 2011, o tamanho era de 26 milhes de quilmetros quadrados. Ainda um problema, porm o ritmo de crescimento diminuiu muito. O consumo de substncias que provocam a destruio na camada de oznio tambm diminuiu consideravelmente no mundo todo. Em 1992 era de cerca de 690 mil toneladas, passando para cerca de 45 mil toneladas em 2011. Com a intensificao da fiscalizao e conscientizao dos consumidores, espera-se que este nmero caia ainda mais. De acordo com cientistas, a camada de oznio deve se normalizar por volta de 2050, caso a reduo no uso dos CFCs continue no mesmo nvel. Curiosidade

- No dia 16 de setembro comemorado o Dia Internacional de Preservao


da Camada de Oznio.

Aquecimento Global
Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, conseqncias, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes, Protocolo de Kyoto, furaces, ciclones, desertos, clima, resumo

Poluio atmosfrica: principal causa do aquecimento global

Introduo
Todos os dias acompanhamos na televiso, nos jornais e revistas as catstrofes climticas e as mudanas que esto ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanas to rpidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos ltimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o nmero de desertos aumenta a cada dia, fortesfuraces causam mortes e destruio em vrias regies do planeta e as calotas polares esto derretendo (fator que pode ocasionar o avano dos oceanos sobre cidades litorneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas so unnimes em afirmar que o aquecimento global est relacionado a todos estes acontecimentos.

Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (oznio, dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difcil disperso, causando o famoso efeito estufa. Este fenmeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiao infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas tambm colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a disperso do calor, o resultado o aumento da temperatura global. Embora este fenmeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, j se verifica suas conseqncias em nvel global.

Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequncias do aquecimento global.

Consequncias do aquecimento global - Aumento do nvel dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, est em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nvel da guas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submerso de muitas cidades litorneas; - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de vrias espcies animais e vegetais, desequilibrando vrios ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de pases tropicais (Brasil, pases africanos), a tendncia aumentar cada vez mais as regies desrticas do planeta Terra; - Aumento de furaces, tufes e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporao das guas dos oceanos, potencializando estes tipos de catstrofes climticas; - Ondas de calor: regies de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No vero europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando at mesmo mortes de idosos e crianas.

Protocolo de Kyoto Este protocolo um acordo internacional que visa a reduo da emisso dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo que ocorra a diminuio da temperatura global nos prximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, pas que mais emite poluentes no mundo, no aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do pas. Conferncia de Bali Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonsia), a Conferncia da ONU sobre Mudana Climtica terminou com um avano positivo. Aps 11 dias de debates e negociaes. os Estados Unidos concordaram com a posio defendida pelos pases mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociaes e acordos para troca de informaes sobre as mudanas climticas, entre os 190 pases participantes. As bases definidas substituiro o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012. Conferncia de Copenhague - COP-15 A 15 Conferncia das Naes Unidas sobre Mudana do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferncia Climtica reuniu os lderes de centenas de pases do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanas climticas e o aquecimento global. A conferncia terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas prticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os pases ricos, principalmente Estados Unidos e Unio Europia, e os que esto em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, ndia, China e frica do Sul). De ltima hora, um documento, sem valor jurdico, foi elaborado visando reduo de gases do efeito estufa em at 80% at o ano de 2050. Houve tambm a inteno de liberao de at 100 bilhes de dlares para serem investidos em meio ambiente, at o ano de 2020. Os pases tambm devero fazer medies de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatrios para a comunidade internacional. Dados alarmantes

- Em maio de 2013, a NOAA (Administrao Ocenica e Atmosfrica Nacional) divulgou um relatrio mostrando que o planeta atingiu a maior concentrao de dixido de carbono da histria. A concentrao deste poluente, que um dos principais causadores das mudanas climticas e do aquecimento global, est com mdia diria de 400 ppm (partculas por milho).

Efeitos do Aquecimento Global no Planeta


O que pode acontecer com nosso planeta caso o aquecimento global continue aumentando

Derretimento do gelo das calotas polares: um dos efeitos do aquecimento global

Introduo A emisso descontrolada de gases poluentes tem provocado em nosso planeta um significativo aumento da temperatura global nas ltimas dcadas. Caso o homem no tome nenhuma medida para evitar estas mudanas climticas, o meio ambiente pode apresentar uma srie de problemas com consequncias desastrosas para a vida em nosso planeta.

Efeitos do Aquecimento Global no planeta Caso o homem no diminua a emisso de gases do efeito estufa nos prximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequncias: - Desertificao: com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amaznica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana.

- Derretimento das geleiras dos plos do planeta: este efeito j notado e tem causado o aumento no nvel das guas dos oceanos e prejudicado a vida de espcies animais que vivem nestas regies. Este efeito tambm pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo. Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, tambm esto sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a mdio prazo a extino de animais. - Migraes em massa de pessoas: o alagamento de cidades e o aquecimento da temperatura em algumas regies do mundo, podem provocar a migrao de milhes de pessoas, provocando srios problemas sociais nas regies que recebero estes migrantes. - Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar srios problemas na agricultura. Diminuindo a produo de alimentos no mundo, podemos ter milhes de pessoas morrendo de fome, principalmente nas reas mais pobres do planeta. - Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenas, principalmente em regies tropicais e equatoriais. Doenas como a dengue e a malria podem fazer milhes de vtimas nestas reas. Pode tambm haver a migrao destes mosquitos para regies que antes possuam clima frio, disseminando ainda mais estas doenas pelo mundo. - Desastres ambientais: o aumento da temperatura global pode aumentar a quantidade e fora de furaces e tornados em vrias regies do planeta. Voc sabia? - Se a temperatura do planeta aumentar de 2C a 3C poder ocorrer o derretimento das geleiras de quase todas as montanhas. Poder tambm ocorrer falta de gua em vrias partes do planeta, assim como a diminuio significativa dos recifes de corais. - Se o aumento for de 4 a 5C, teremos a extino de diversas espcies de peixes e outros animais marinhos e diminuio da produtividade

agrcola. Secas, incndios, tempestades e ondas de calor podero ocorrer com frequncia. (Fonte: Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas).

Causas do Aquecimento Global


Os principais fatores que causam o aquecimento global

Emisso de gases do efeito estufa: principal causa do aquecimento global

As principais causas do aquecimento global Provocadas por aes dos seres humanos 1 - Aumento da emisso dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo aumento do uso de combustveis fsseis (gasolina e diesel). Os principais gases que favorecem o aquecimento global so: - Dixido de Carbono - CO2 - Gs Metano - CH4 - xido Nitroso - N2O - Perfluorcarbonetos - Hexafluoreto de Enxofre - SF6 - Hidrofluorcarbonetos - HFCs 2 - Queimadas de matas e florestas - alm de reduzir a quantidade de rvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera. 3 - Desmatamento - tem ocorrido, principalmente em pases em desenvolvimento, como forma de ampliar as reas para agricultura e pastagem de animais, alm da explorao de

madeira. Com menos cobertura de rvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente. 4 - Desenvolvimento urbano sem planejamento - diminui as reas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a formao de ilhas de calor. 5 - Desertificao - queimadas e desmatamento podem resultar no processo de desertificao (formao de desertos) em vrias regies do mundo. Causas naturais: 1 - Aumento da atividade na superfcie do Sol, provocando exploses e alta emisso de raios ultravioletas. O Sol passa atualmente por este fenmeno. 2 - A gua dos oceanos concentra o carbono presente em grande quantidade na atmosfera. Este fato faz aumentar a evaporao e a concentrao de gases no ar, aumentando assim o aquecimento global. 3 - Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra est passando por um perodo que corresponde ao final de um ciclo glacial, que comeou h cerca de 2,5 milhes de ano (estes ciclos ocorrem de tempos em tempos). Neste momento ocorre, naturalmente, o aumento da temperatura global.

Aquecimento Global no Brasil


Efeitos do aquecimento global no Brasil, efeitos, as mudanas climticas e impactos no meio ambiente, consequncias, resumo

Desertificao do semirido pode ser um dos efeitos

Introduo

Assim como todos os pases do mundo, o Brasil deve sofrer, de acordo com cientistas, os efeitos negativos do aquecimento global. Muitos estudiosos do clima mundial, afirmam que nosso pas j est sofrendo estas consequncias. O aquecimento global dever mudar as caractersticas climticas de diversas regies, porm no se sabe muito bem a intensidade. Alguns cientistas preveem um aumento de 4 a 5C na temperatura mdia do Brasil para os prximos 50 anos, o suficiente para provocar alteraes climticas significativas. Principais efeitos do aquecimento global no Brasil: - Aumento da temperatura em todas as regies do Brasil, principalmente nas regies Norte e Centro-Oeste. Este fato pode fazer com que aumente os incndios em florestas da regio como, por exemplo, na Floresta Amaznica; - Alteraes nas estaes do ano com pouca diferenciao entre elas. As temperaturas devero aumentar em todas as estaes, causando prejuzos na agricultura; - Aumento na quantidade e intensidade de tufes e furaces nas regies litorneas dos estados do Paran e Santa Catarina; - Com o aumento do nvel de gua dos oceanos, muitas cidades litorneas teriam construes invadidas pela gua, sendo a nica soluo a construo de barreiras. Algumas ilhas brasileiras como, por exemplo, a de Maraj poderia ter parte do territrio submerso; - Aumento das secas no semirido nordestino, com possibilidade da regio se transformar num deserto (desertificao); - Aumento das chuvas e tempestades, principalmente em cidades da regio Sudeste como, por exemplo, So Paulo e Rio de Janeiro; - Ecossistemas podero ser afetados com diminuio significativa da flora e fauna; - Diminuio da umidade relativa do ar.

O cenrio pode ser revertido ou amenizado? - De acordo com cientistas, estes efeitos nocivos ao clima do planeta podem ser maiores ou menores dependendo das medidas que o ser humano tomar hoje e nos prximos anos com relao emisso de gases poluentes. Uma das medidas mais importantes seria a diminuio da emisso de gases gerados pela queima de combustveis fsseis como, por exemplo, os derivados de petrleo (gasolina e diesel) e o carvo mineral. So estes os principais causadores do aquecimento global e das mudanas climticas.

Reciclagem
Reciclagem de lixo, plstico, reciclagem de alumnio, reciclagem de papel, respeito ao meio-ambiente, coleta seletiva de lixo, reciclagem de plstico

Smbolo Internacional da reciclagem

Introduo Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefcios que este procedimento trs para o planeta Terra. Importncia e vantangens da reciclagem

A partir da dcada de 1980, a produo de embalagens e produtos descartveis aumentou significativamente, assim como a produo de lixo, principalmente nos pases desenvolvidos. Muitos governos e ONGs esto cobrando de empresas posturas responsveis: o crescimento econmico deve estar aliado preservao do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumnio e papel, j so comuns em vrias partes do mundo. No processo de reciclagem, que alm de preservar o meio ambiente tambm gera riquezas, os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Esta reciclagem contribui para a diminuio significativa da poluio do solo, da gua e do ar. Muitas indstrias esto reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produo. Um outro benefcio da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados esto buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio j so uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Sacolas feitas com papel reciclvel

Muitos materiais como, por exemplo, o alumnio pode ser reciclado com um nvel de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produo das indstrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Muitas campanhas educativas tm despertado a ateno para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem

depsitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma soluo vivel economicamente, alm de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos so orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residncias. Outro dado interessante que j comum nos grandes condomnios a reciclagem do lixo.

Smbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem tambm acontece. O lixo orgnico utilizado na fabricao de adubo orgnico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o to sonhado desenvolvimento sustentvel do planeta. Exemplos de Produtos Reciclveis - Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijo, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. - Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelo, embalagens de papel. - Metal: latas de alumnio, latas de ao, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumnio. - Plstico: potes de plstico, garrafas PET, sacos plticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Aquecimento Global
Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, conseqncias, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes, Protocolo de Kyoto, furaces, ciclones, desertos, clima, resumo

Poluio atmosfrica: principal causa do aquecimento global

Introduo
Todos os dias acompanhamos na televiso, nos jornais e revistas as catstrofes climticas e as mudanas que esto ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanas to rpidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos ltimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o nmero de desertos aumenta a cada dia, fortesfuraces causam mortes e destruio em vrias regies do planeta e as calotas polares esto derretendo (fator que pode ocasionar o avano dos oceanos sobre cidades litorneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas so unnimes em afirmar que o aquecimento global est relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (oznio, dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difcil disperso, causando o famoso efeito estufa. Este fenmeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da

radiao infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas tambm colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a disperso do calor, o resultado o aumento da temperatura global. Embora este fenmeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, j se verifica suas conseqncias em nvel global.

Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequncias do aquecimento global.

Consequncias do aquecimento global - Aumento do nvel dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, est em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nvel da guas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submerso de muitas cidades litorneas; - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de vrias espcies animais e vegetais, desequilibrando vrios ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de pases tropicais (Brasil, pases africanos), a tendncia aumentar cada vez mais as regies desrticas do planeta Terra; - Aumento de furaces, tufes e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporao das guas dos oceanos, potencializando estes tipos de catstrofes climticas; - Ondas de calor: regies de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No vero europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando at mesmo mortes de idosos e crianas. Protocolo de Kyoto Este protocolo um acordo internacional que visa a reduo da emisso dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo que ocorra a diminuio da temperatura global nos prximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, pas que mais emite

poluentes no mundo, no aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do pas. Conferncia de Bali Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonsia), a Conferncia da ONU sobre Mudana Climtica terminou com um avano positivo. Aps 11 dias de debates e negociaes. os Estados Unidos concordaram com a posio defendida pelos pases mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociaes e acordos para troca de informaes sobre as mudanas climticas, entre os 190 pases participantes. As bases definidas substituiro o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012. Conferncia de Copenhague - COP-15 A 15 Conferncia das Naes Unidas sobre Mudana do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferncia Climtica reuniu os lderes de centenas de pases do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanas climticas e o aquecimento global. A conferncia terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas prticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os pases ricos, principalmente Estados Unidos e Unio Europia, e os que esto em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, ndia, China e frica do Sul). De ltima hora, um documento, sem valor jurdico, foi elaborado visando reduo de gases do efeito estufa em at 80% at o ano de 2050. Houve tambm a inteno de liberao de at 100 bilhes de dlares para serem investidos em meio ambiente, at o ano de 2020. Os pases tambm devero fazer medies de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatrios para a comunidade internacional. Dados alarmantes - Em maio de 2013, a NOAA (Administrao Ocenica e Atmosfrica Nacional) divulgou um relatrio mostrando que o planeta atingiu a maior concentrao de dixido de carbono da histria. A concentrao deste poluente, que um dos principais causadores das mudanas climticas e do aquecimento global, est com mdia diria de 400 ppm (partculas por milho).

Desmatamento
Meio ambiente, ecologia, derrubada de matas e florestas, desmatamento da Amaznia e Mata Atlntica, crime ecolgico, desflorestamento da floresta amaznica, extino de animais

Desmatamento na Amaznia: corte ilegal de rvores

Histria do desmatamento no Brasil O desmatamento, tambm chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras comeou no instante da chegada dos portugueses ao nosso pas, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a explorao da Mata Atlntica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confeco de mveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos. Desmatamento na Amaznia e na Mata Atlntica Desde ento, o desmatamento em nosso pas foi uma constante. Depois da Mata Atlntica, foi a vez da Floresta Amaznica sofrer as consequncias da derrubada ilegal de rvores. Em busca de madeiras de lei como o mogno, por exemplo, empresas madeireiras instalaram-se na regio amaznica para fazer a explorao ilegal. Um relatrio divulgado pela WWF ( ONG dedicada ao meio ambiente ) no

ano de 2000, apontou que o desmatamento na Amaznia j atinge 13% da cobertura original. Uma pesquisa da revista Science (publicada em julho de 2012) alerta que at 2050, poder ocorrer a extino de cerca de 80% das espcies animais (anfbios, mamferos e aves) em reas que sofreram desmatamento. O caso da Mata Atlntica ainda mais trgico, pois apenas 9% da mata sobrevivem a cobertura original de 1500. Vrias espcies animais e vegetais j foram extintas nestes ltimos sculos em funo do desmatamento na Mata Atlntica. Embora os casos da Floresta Amaznica e da Mata Atlntica sejam os mais problemticos, o desmatamento ocorre nos quatro cantos do pas. Alm da derrubada predatria para fins econmicos, outras formas de atuao do ser humano tem provocado o desmatamento. A derrubada de matas tem ocorrido tambm nas chamadas frentes agrcolas. Para aumentar a quantidade de reas para a agricultura, muitos fazendeiros derrubam quilmetros de rvores para o plantio. Urbanizao e desmatamento O crescimento das cidades tambm tem provocado a diminuio das reas verdes. O crescimento populacional e o desenvolvimento das indstrias demandam reas amplas nas cidades e arredores. reas enormes de matas so derrubadas para a construo de condomnios residenciais e polos industriais. Rodovias tambm seguem neste sentido. Cruzando os quatro cantos do pas, estes projetos rodovirios provocam a derrubada de grandes faixas de florestas. Queimadas e incndios Outro problema srio, que provoca a destruio do verde, so as queimadas e incndios florestais. Muitos deles ocorrem por motivos econmicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, muitos fazendeiros provocam estes incndios para

ampliar as reas para a criao de gado ou para o cultivo. Tambm ocorrem incndios por pura irresponsabilidade de motoristas. Bombeiros afirmam que muitos incndios tem como causa inicial as pontas de cigarros jogadas nas beiradas das rodovias. No mundo Este problema no exclusivo do nosso pas. No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda est ocorrendo. Nos pases em desenvolvimento, principalmente asiticos como a China, quase toda a cobertura vegetal foi explorada. Estados Unidos e Rssia tambm destruram suas florestas com o passar do tempo. As aes contra o desmatamento Embora todos estes problemas ambientais estejam ainda ocorrendo, verifica-se uma diminuio significativa em comparao ao passado. A conscincia ambiental das pessoas est alertando para a necessidade de uma preservao ambiental. Governos de diversos pases e ONGs de meio ambiente tem atuado no sentido de criar legislaes mais rgidas e uma fiscalizao mais atuante para combater o crime ecolgico. As matas e florestas so de extrema importncia para o equilbrio ecolgico do planeta Terra e para o bom funcionamento climtico. Espera-se que, no incio deste novo sculo, o homem tome conscincia destes problemas e comece a perceber que antes do dinheiro est a vida de nosso planeta e o futuro das geraes futuras. Nossos filhos tm o direito de viverem num mundo melhor. Vale lembrar: - O desmatamento numa determinada regio pode provocar o processo de desertificao (formao de desertos e regies ridas). Este processo vem ocorrendo no serto nordestino e no cerrado de Tocantins nas ltimas dcadas.

Voc sabia? - O bioma brasileiro que mais sofre com o desmatamento na atualidade a Mata Atlntica. Somente entre os anos de 2011 e 2012, 235 km da Mata Atlntica foi desmatada, segundo um estudo do Inpe e ONG S.O.S Mata Atlntica.

Causas do Desmatamento
Principais causas do desmatamento, queimadas, incndios, efeito estufa, prejuzos ao meio ambiente, resumo

Queimada: uma das principais causas do desmatamento

Introduo O desmatamento um dos principais problemas ambientais da atualidade. Ele responsvel pela destruio ou modificao significativa em florestas, matas e outros tipos de formaesvegetais. Alm de causar prejuzos para a flora de um bioma, pode tambm afetar a vida de vrias espcies animais. Principais causas do desmatamento: - Extrao ilegal de madeira; - Criao ou ampliao de reas para agricultura ou pecuria; - Incndios criminosos ou causados por ao da natureza como, por exemplo, queda de raios em locais de vegetao seca;

- Utilizao da queimada de vegetao como tcnica agrcola. Alm de prejudicar o solo, altamente perigosa, pois pode se alastrar para reas de florestas. Esta tcnica muito usada em regies subdesenvolvidas; - Instalao e projetos voltados para a explorao de minrios; - Abertura de garimpos de pedras e metais preciosos.

Voc sabia? - Alm de provocar o desmatamento, a queimada uma das principais responsveis pelo aumento do efeito estufa em nosso planeta e o consequente aquecimento global. Isso ocorre, pois muito grande a liberao de Dixido de Carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, na atmosfera durante uma queimada.

Efeito Estufa
Definio, poluio do ar, poluio ambiental, meio ambiente, o que o efeito estufa e suas consequncias para o meio ambiente, poluio do ar, queima de combustveis fsseis

Poluio do ar: uma das causas do aumento do efeito estufa

Definio - Efeito Estufa Natural

Efeito Estufa um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manuteno da temperatura numa mdia de 15C, ideal para o equilbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espcies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiao solar refletida pela Terra se perderia totalmente. A ao do homem e o aumento do efeito estufa O efeito estufa potencializado pela queima de combustveis fsseis tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas ltimas dcadas. Pesquisas recentes indicaram que o sculo XX foi o mais quente dos ltimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro prximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poder ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nvel dos mares. Como conseqncia, muitas cidades litorneas podero desaparecer do mapa. Como gerado O aumento do efeito estufa gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois so elas que regulam a temperatura, os ventos e o nvel de chuvas em diversas regies. Como as florestas esto diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporo. Um outro fator que est aumentando o efeito estufa o lanamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustveis fsseis. A queima do leo diesele da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dixido de carbono (gs carbnico) e o monxido de carbono ficam concentrados em determinadas regies da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipao do calor. Outros gases que contribuem para este processo so: gs metano, xido nitroso e xidos de nitrognio. Esta camada de poluentes, to visvel nas grandes cidades, funciona como um isolante trmico do planeta Terra. O

calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta. Problemas futuros Pesquisadores do meio ambiente j esto prevendo os problemas futuros que podero atingir nosso planeta caso esta situao persista. Muitos ecossistemas podero ser atingidos e espcies vegetais e animais podero ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regies litorneas. Tufes, furaces, maremotos e enchentes podero ocorrer com mais intensidade. Estas alteraes climticas podero influenciar negativamente na produo agrcola de vrios pases, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevao da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes martimas, ocasionando a extino de vrios animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares. Solues e medidas tomadas contra o aumento do efeito estufa Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizaes No Governamentais) e governos de diversos pases j esto tomando medidas para reduzir a poluio ambiental e a emisso de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prev a reduo de gases poluentes para os prximos anos. Porm, pases como os Estados Unidos tem dificultado o avano destes acordos. Os EUA alegam que a reduo da emisso de gases poluentes poderia dificultar o avano das indstrias no pas. Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de pases comearam a definir medidas para a reduo da emisso de gases poluentes. So medidas que devero ser tomadas pelos pases aps 2012.

Consequncias do Efeito Estufa


Principais consequncias do Efeito Estufa no Meio Ambiente (clima, vegetao, fauna), aquecimento global, mudanas climticas

Derretimento das geleiras das calotas polares: uma das consequncias do Efeito Estufa

Introduo O Efeito Estufa gerado pela emisso de gases poluentes podem provocar diversas consequncias negativas no meio ambiente. Clima, vegetao, fauna e ecossistemas podem ser afetados pelo aumento de temperatura provocado por este processo. Muitos destes problemas ambientais j podem ser sentidos como, por exemplo, o derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura no planeta. Principais consequncias do Efeito Estufa no Meio Ambiente: - Reteno do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura no planeta; - Com o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global), j est em processo o derretimento das geleiras das calotas polares;

- O derretimento das calotas polares provoca o aumento da quantidade de gua nos oceanos, podendo provocar, em breve, o alagamento de cidades litorneas e a submerso de ilhas; - O aquecimento global provocado pelo efeito estufa pode acelerar o processo de desertificao em algumas regies do planeta; - O efeito estufa pode alterar o funcionamento equilibrado de ecossistemas, provando o desaparecimento de espcies vegetais e animais; - Mudanas climticas provocadas pelo efeito estufa podem potencializar fenmenos ambientais como, por exemplo, furaces, tempestades, secas e quantidade de chuvas (com enchentes) em determinadas regies; - O efeito estufa potencializa os danos provocados pelos poluentes na sade das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos; - Ao gerar o aquecimento da temperatura, o efeito estufa pode aumentar as condies favorveis para o princpio de incndios em reas verdes, principalmente em pocas secas e de baixa umidade; - As mudanas climticas geradas pelo efeito estufa podem alterar os cursos naturais das correntes martimas, provocando a extino de diversas espcies de peixes e outros animais marinhos; - Ao modificar o clima de determinadas reas, o efeito estufa pode prejudicar a agricultura em determinadas regies, diminuindo a produo de alimentos no mundo todo.

Gases do Efeito Estufa


Os gases que geram o efeito estufa, principais gases, atividades geradoras de gases do Efeito Estufa, aquecimento global

Gases do efeito estufa: principais responsveis pelo aquecimento global

O que so Os gases do efeito estufa so aqueles que dificultam ou impedem a disperso para o espao da radiao solar que refletida pela Terra. Grande parte destes gases produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente pela queima de combustveis fsseis, atividades industriais e queimadas de florestas. Ao segurar este calor em nosso planeta, estes gases esto tambm provocando o aquecimento global. Principais gases do Efeito Estufa

- Dixido de Carbono - CO2 - Gs Metano - CH4 - xido Nitroso - N2O - Perfluorcarbonetos - Hexafluoreto de Enxofre - SF6 - Hidrofluorcarbonetos - HFCs

Principais atividades geradoras de Gases do Efeito Estufa No Brasil - Uso de Florestas e Terras (61%) - Agricultura (19%)

- Gerao de energia (15%) - Atividades da indstria (3%) - Tratamento de resduos (2%)


Fonte: Ministrio da Cincia e Tecnologia (ano base: 2005)

Principais atividades geradoras de Gases do Efeito Estufa No Mundo


- Gerao de Eletricidade e Calor (24,9%) - Indstria (14,7%) - Transporte (14,3%) - Agricultura (13,8%) - Mudanas no uso do solo (12,2%) - Outros combustveis (8,6%) - Processos industriais (4,3%) - Lixo (3,2%) - Emisses de gases provenientes de equipamentos de presso (4%)
Fonte: World Resources Institute

Poluio Sonora
O que poluio sonora, efeitos negativos na sade humana, nveis de rudo em decibis, ambientes com alto nvel de poluio sonora, recomendaes, doenas provocadas, sistema auditivo

Trnsito nas grandes cidades: poluio sonora no dia-a-dia

Quando e como ocorre A poluio sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condio normal de audio. Embora ela no se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluio, causa vrios danos ao corpo e qualidade de vida das pessoas.

O rudo o que mais colabora para a existncia da poluio sonora. Ele provocado pelo som excessivo das indstrias, canteiros de obras, meios de transporte, reas de recreao, etc. Estes rudos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, alm de provocar alteraes comportamentais e orgnicas. A OMS (Organizao Mundial de Sade) considera que um som deve ficar em at 50 db (decibis unidade de medida do som) para no causar prejuzos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos comeam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados. Efeitos negativos da poluio sonora na sade dos seres humanos: Insnia (dificuldade de dormir); Estresse Depresso Perda de audio Agressividade Perda de ateno e concentrao Perda de memria Dores de Cabea Aumento da presso arterial Cansao Gastrite e lcera Queda de rendimento escolar e no trabalho Surdez (em casos de exposio nveis altssimos de rudo) Recomendaes importantes: Para evitar os efeitos nocivos da poluio sonora importante: evitar locais com muito barulho; escutar msica num volume de baixo para mdio; no ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito rudo; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, no gritar em locais fechados, evitar locais com aglomerao de pessoas

conversando, ficar longe das caixas acsticas nos shows de rock e fechar as janelas do veculo em locais de trnsito barulhento. Curiosidade: Nvel de rudo provocado (aproximadamente em decibis) - torneira gotejando (20 db) - msica baixa (40 db) - conversa tranqila (40-50 db) - restaurante com movimento (70 db) - secador de cabelo (90 db) - caminho (100 db) - britadeira (110 db) - buzina de automvel (110 db) - turbina de avio (130 db) - show musical, prximo as caixas de som (acima de 130 db) - tiro de arma de fogo prximo (140 db) Voc sabia? - comemorado em 7 de maio o Dia do Silncio. - Para medir o nvel de rudo num determinado ambiente, os tcnicos utilizam um aparelho chamado decibelmetro.

Livros sobre Poluio


Indicao de livros sobre os diversos tipos de poluio ambiental, melhores livros, bibliografia, recomendao de leitura

Livros sobre a Poluio Ambiental Poluio das guas - Coleo Desafios Autor: Magossi, Luiz Roberto Editora: Moderna Introduo aos Problemas da Poluio Ambiental Autor: Fellenberg, Gunter Editora: EPU Vivendo Num Ambiente Sem Poluio Autor: Marques, Ana Ceclia Roselli Editora: Moderna

Poluio das guas Doces Superficiais & Responsabilidade Civil Autor: Pellacani, Christhian Rodrigo Editora: Jurua Guerras Por gua - Privatizao , Poluio e Lucro Autor: Shiva, Vandana Editora: Radical Livros Ventilao Industrial e Controle da Poluio Autor: Macintyre, Archibald Joseph Editora: LTC A Iara e a Poluio das guas - Coleo Viramundo Autor: Branco, Samuel Murgel Editora: Moderna * livro infantil Natureza e Poluio - Coleo Cara ou Coroa ? Autor: Labb, Brigitte; Puech, Michel Editora: Scipione A Poluio - Coleo De Onde Vem e para Onde Vai Autor: Cast, C. Vance Editora: Callis Poluio Marinha - Uma Questo de Competncia Autor: Santos, Valdir Andrade Editora: Lumen Juris Poluio Martima - Legislao, Doutrina e Jurisprudncia Autor: Freitas, Dario Almeida Passoa de Editora: Jurua Poluio Urbana - Coleo Reprter Especial Autor: Schivartche, Fabio Editora: Mostarda Responsabilidade Civil Decorrente da Poluio Por Resduos Slidos Domsticos Autor: Arruda, Paula Tonani Matteis de Editora: Mtodo A Poluio Tem Soluo Autor: Domenico, Guca Editora: Nova Alexandria

Crime de Poluio - Uma Resposta do Direito Penal aos Novos Riscos Autor: Prado, Alessandra Rapassi Mascarenhas Editora: Jurua Os Impactos da Poluio Autor: Rubio, Paulo Silas; Corazzine, Roseli; Covre, Mauricio Editora: Brasil Poluio - Coleo Nosso Ambiente Autor: DCL Editora: Dcl Difuso Cultural Poluio Atmosfrica Autor: Gomes, Joo Editora: Ensino Profissional Poluio do Ar - Coleo Polmica Autor: Branco, Samuel Murgel Editora: Moderna Poluio Marinha Autor: Wallner-kersanach, Mnica; Patchineelam, Soraya Maia; Baptista Neto, Jos Antnio Editora: Intercincia Poluio Marinha e Proteo Jurdica Internacional Autor: Scalassara, Lecir Maria Editora: Jurua

Desertificao
Saiba o que desertificao, processo de desertificao no Brasil, causas, foto, formao de desertos, eroso, reas afetadas

Solo aps processo de desertificao

Definio Desertificao um fenmeno em que um determinado solo transformado em deserto, atravs da ao humana ou processo natural. No processo de desertificao a vegetao se reduz ou acaba totalmente, atravs do desmatamento Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infrtil (perda da capacidade produtiva). Nas ltima dcadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificao no mundo As principais reas atingidas so: oeste da Amrica do Sul, Oriente Mdio, sul da frica, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, Austrlia e sul da sia. No Brasil, a desertificao vem aumentando, atingindo vrias regies. Nordeste (regio do serto), Pampas Gachos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato-Grosso e Minas Gerais so reas do territrio brasileiro afetadas atualmente pela desertificao. A desertificao gera vrios problemas e prejuzos para o ser humano. Com a formao de reas ridas, a temperatura aumenta e o nvel de umidade do ar diminui, dificultando a vida do ser humano nestas regies. Com o solo infrtil, o desenvolvimento da agricultura tambm prejudicado, diminuindo a produo de alimentos e aumentando a fome e a pobreza.

O meio ambiente tambm prejudicado com este processo. A formao de desertos elimina a vida de milhares de espcies de animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da regio afetada. A desertificao tambm favorece o processo de eroso do solo, pois as plantas e rvores no existem mais para "segurar" o solo. Principais reas afetadas pela desertificao: - reas degradas por prtica de pecuria - reas degradadas por prtica de agricultura de sequeiro - reas degradas por pastoreio - reas degradadas por irrigao Voc sabia? - 17 de junho o Dia Mundial de Combate Desertificao e Seca.

Reciclagem de papel
Reciclagem de papel, papel reciclvel, importncia, tipos de papis reciclveis, reciclagem caseira, papelo

Reciclagem de papel: uma atitude que ajuda na preservao do meio ambiente

Introduo O papel um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando no est sendo mais utilizado, pode passar

por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as caractersticas do papel comum, porm sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. Importncia A reciclagem do papel de extrema importncia para o meio ambiente. Como sabemos, o papel produzido atravs da celulose de determinados tipos de rvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois rvores deixaram de ser cortadas. No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel. Coleta Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel a separao e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomnios e outros locais existem espaos destinados ao descarte de papel. Tipos de papis reciclveis Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelo, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros. Como fazer papel reciclado em casa (reciclagem caseira) 1 - Separe o papel que no est mais sendo utilizado, recorte em pequenos pedaos e coloque num recipiente com gua. Deixe assim durante um dia completo. 2 - Pegue este papel molhado e bata num liquidificador ou mexa bastante at dissolver e virar uma espcie de massa.

3 - Coloque esse massa espalhada (no formato fino) numa espcie de rede fina e cubra com um peso que ter a funo de prensar. 4 - Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferncia em ambiente seco ou ao sol.

Reciclagem de Plstico
Reciclagem de Plstico, plstico reciclvel, importncia, tipos de plsticos reciclveis, coleta seletiva, separao, PET

Reciclagem de Plstico: economia e respeito ao meio ambiente

Introduo O plstico um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do plstico reciclado.O plstico reciclado tem praticamente todas as caractersticas do plstico comum. Importncia A reciclagem do plstico de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o plstico ou compramos plstico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para

a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de plstico gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais reciclados. Coleta seletiva Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plstico a separao e coleta seletiva do Plstico. Nas empresas, condomnios e outros locais existem espaos destinados ao descarte de plstico. Esta uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta. Reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno) Nas ltimas dcadas as indstrias, principalmente de bebidas e alimentos, esto substituindo as embalagens de vidro e latas pelas de plstico PET. Por serem mais resistentes e econmicas, o PET j est presente nas embalagens de sucos, guas, leos e refrigerantes. Quando comeou a ser usado, o PET no era reciclado e seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluio ambiental. Atualmente, a reciclagem de PET praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PET passa pelas seguintes etapas: 1) As embalagens PET so lavadas e passam por um processo de prensagem; 2) Os fardos de PET so triturados, gerando os flocos; 3) Os flocos passam por um processo de extruso, gerando os gros; 4) Os gros so transformados em fios de polister ou outros produtos plsticos. Tipos de plsticos reciclveis - Garrafas PET - Potes Plsticos diversos

- Tampas de embalagens - Sacos plsticos diversos - Canos de pvc - Para-choques de carros - Copos descartveis - Plsticos de brinquedos - Embalagens de produtos de limpeza

Reciclagem de Metal
Reciclagem de metal, metal reciclvel, importncia, tipos de metais reciclveis, coleta seletiva, ao, ferro, alumnio

Reciclagem de metal: bom retorno financeiro e uma atitude em prol do meio ambiente

Introduo O metal um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-adia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metlicos em diversos produtos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do metal reciclado.O metal reciclado tem praticamente todas as caractersticas do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas caractersticas e qualidade. O alumnio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O ao aps ser reciclado volta para a

cadeia produtiva para ser transformado em latas e peas automotivas, por exemplo. Importncia A reciclagem do metal de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados. O metal tem um alto valor para a reciclagem. Coleta seletiva Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de metal a separao e coleta seletiva do metal. Nas empresas, residncias e outros locais existem espaos destinados ao descarte de metal. Separao no processo de reciclagem Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos so separados por tipos e caractersticas. Desta forma, alumnio, cobre, ao e ferro passam por processos de reciclagem diferentes. Tipos de metais reciclveis - Latas de alumnio (refrigerante, cerveja, etc) e ao (latas de sardinha, molhos, leo, etc) - Arames, pregos, parafusos - Fios de metal - Tampas de metal - Tubos de pasta - Panelas sem cabo - Arames

- Chapas de metal - Objetos de alumnio (janelas, portas, portes, etc) - Fios e objetos de cobre; - Ferragens - Canos de metal - Molduras de quadros - Tampinhas de garrafa - Tampas metlicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos, etc - Papel alumnio

Animais em Extino
Ecologia, espcies em extino, natureza, meio ambiente, principais animais em extino, proteo ao meio ambiente, animais silvestres.

Urso Panda Gigante da China : animal em extino

Introduo Com a reduo das florestas e o trfico de animais silvestres, muitas espcies de animais esto entrando em extino.

Governos de diversos pases e sociedades protetoras de animais tem investido recursos para evitar tal violncia contra os animais. Pesquisas e causas da extino de espcies animais As ltimas pesquisas apontam que milhares de espcies animais foram extintas nos ltimos cem anos. Muitas destas espcies jamais sero conhecidas por geraes futuras. Sabemos que, muitas delas, poderiam revelar ao homem informaes importantes sobre o meio ambiente e at mesmo a cura para determinados tipos de doenas. Os cientistas no conseguem calcular com exatido o nmero de espcie de seres vivos que habitam o nosso planeta. A diversidade biolgica muito grande, porm estima-se que haja em torno de 10 a 15 milhes de espcies da fauna, flora e microorganismos. Deste total, de 5 a 8 milhes seriam insetos, 400 mil seriam plantas, 60 mil de animais vertebrados, 5 mil mamferos e 10 mil aves. O relatrio Planeta Vivo, elaborado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza), aponta uma queda significativa na quantidade de espcies entre 1970 a 1995. Este estudo monitorou diversas espcies e chegou a triste concluso de que 35% dos animais de gua doce foram extintos neste perodo. Com relao aos animais marinhos, a perda foi maior, pois atingiu a ordem de 44%. Um outro relatrio importante, fruto de pesquisas, tambm apontou dados preocupantes. A Unio para a Conservao da Natureza ( UICN ) mostrou que um quarto das espcies conhecidas pelo homem esto ameaadas de extino. Entre estes animais, podemos destacar: o panda gigante da China, o elefante africano, o cervo-da-tailndia, o cavalo selvagem da Europa Central, o biso da Frana, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, entre outros. Entre as espcies vegetais, podem desaparecer do planeta as

orqudeas de Chiapas, no Mxico, e as bromlias da Amrica e da frica. No Brasil a situao no diferente. O trfico de animais silvestres, as queimadas e as agresses aos ecossistemas colocaram vrios animais brasileiros na triste lista dos animais em extino. So alguns exemplos: ararinha, arara-azul, Cachorro-vinagre, Cervo-do-Pantanal, jaguatirica, lobo-guar, mono-carvoeiro, mico-leo-dourado, ona-pintada, tamandubandeira, tat-canastra, veado-campeiro, entre outros.

Elefante Africano: animal em extino No ano 2000, a revista Nature divulgou a existncia de 25 locais da biodiversidade mundial que devem receber uma ateno urgente por parte das autoridades, pois so regies que concentram um maior nmero de animais em vias de extino. Entre estas regies, a revista destacou: as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlntica e Cerrado Brasileiro. Concluso : Infelizmente o homem tem demonstrado uma dificuldade grande em viver em harmonia com a natureza. As espcies animais e vegetais sempre foram vtimas da violncia e degradao proporcionadas pelo ser humano. A ganncia e o desrespeito do ser humano sempre foram constantes na relao entre homem e natureza. Temos muito a aprender com os indgenas neste aspecto. Eles sempre souberam respeitar a natureza, pois sabem que sua existncia depende diretamente do meio ambiente. Pena que o homem branco "civilizado" tambm tem ameaado de extino dos indgenas.

Sustentabilidade
O que sustentabilidade, conceito, desenvolvimento sustentvel, gesto sustentvel, meio ambiente, aes

Sustentabilidade: desenvolvimento presente garantindo o futuro das prximas geraes

Conceito de sustentabilidade Sustentabilidade um termo usado para definir aes e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das prximas geraes. Ou seja, assustentabilidade est diretamente relacionada ao desenvolvimento econmico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentvel. Aes relacionadas a sustentabilidade - Explorao dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessrio. - Preservao total de reas verdes no destinadas a explorao econmica.

- Aes que visem o incentivo a produo e consumo de alimentos orgnicos, pois estes no agridem a natureza alm de serem benficos sade dos seres humanos; - Explorao dos recursos minerais (petrleo, carvo, minrios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento. - Uso de fontes de energia limpas e renovveis (elica, geotrmica e hidrulica) para diminuir o consumo de combustveis fsseis. Esta ao, alm de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluio do ar. - Criao de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resduos slidos. Esta ao alm de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuio da retirada de recursos minerais do solo. - Desenvolvimento da gesto sustentvel nas empresas para diminuir o desperdcio de matria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. - Atitudes voltadas para o consumo controlado de gua, evitando ao mximo o desperdcio. Adoo de medidas que visem a no poluio dos recursos hdricos, assim como a despoluio daqueles que se encontram poludos ou contaminados. Benefcios A adoo de aes de sustentabilidade garantem a mdio e longo prazo um planeta em boas condies para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessrios para as prximas geraes, possibilitando a manuteno dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras geraes.

Sustentabilidade Social
Definio de sustentabilidade social, aes, importncia para o desenvolvimento sustentvel, exemplos, bibliografia

Sustentabilidade social: aes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da populao

Conceito Sustentabilidade Social se refere a um conjunto de aes que visam melhorar a qualidade de vida da populao. Estas aes devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos servios (educao e sade principalmente) que visam possibilitar as pessoas acesso pleno cidadania.

Importncia As aes sustentveis socialmente no so importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em prtica, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda populao. Um exemplo prtico a diminuio da violncia proporcionalmente ampliao do sistema pblico educacional de qualidade. Vale lembrar que uma populao com bom nvel cultural e educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando desta

forma para o desenvolvimento sustentvel do planeta.

Exemplos de aes de sustentabilidade social: - Implantao de projetos educativos e sociais gratuitos, principalmente para pessoas de baixa renda; - Investimentos em educao pblica, visando qualidade do ensino; - Implatao de programas voltados para a incluso social, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais; - Qualificao profissional de jovens atravs, principalmente, de cursos gratuitos de lngua estrangeira, informtica e etc.; - Investimentos governamentais em saneamento bsico, garantindo tratamento de esgoto e acesso gua potvel para pessoas que no tem acesso a estes servios; - Implantao de projetos que possibilitem acesso energia eltrica para pessoas que ainda no possuem este servio; - Ampliao do acesso Internet para pessoas de baixa renda; - Ampliao dos meios de participao democrtica na definio de aes que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Um bom exemplo desta ao o oramento participativo; - Adoo de sistemas educacionais que levem informaes sobre a importncia da preservao ambiental para a sociedade, relacionando-a com a melhoria da qualidade de vida em seu espao geogrfico; - Projetos de qualificao profissional, principalmente para trabalhadores que se encontram desempregados;

- Orientao aos jovens, atravs de programas eficientes, sobre o grave problema das drogas; - Implantao de programas geradores de renda para pessoas carentes.

Leis Ambientais Brasileiras


As principais leis brasileiras sobre a defesa do meio ambiente, legislao ambiental brasileira

Brasil possui vrias leis de proteo ambiental Principais leis de proteo ambiental no Brasil

- Novo Cdigo Florestal Brasileiro - Lei n 4771/65 (ano 1965) - promulgada durante o segundo ano do governo militar, estabeleceu que as florestas existentes no territrio nacional e as demais formas de vegetao, ...so bens de interesse comum a todos os habitantes do Pas. - Poltica Nacional do Meio Ambiente - Lei n 6938/81 (ano 1981) - tornou obrigatrio o licenciamento ambiental para atividades ou empreendimentos que possam degradar o meio ambiente. Aumentou a fiscalizao e criou regras mais rgidas para atividades de minerao, construo de rodovias, explorao de madeira e construo de hidreltricas. - Lei de Crimes Ambientais - Decreto n 3179/99 (ano 1999) - instituiu punies administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como

poluio da gua, corte ilegal de rvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais. - Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SUNC) - Lei n 9985/2000 (ano 2000) - definiu critrios e normas para a criao e funcionamento das Unidades de Conservao Ambiental. - Medida Provisria n 2186-16 (ano 2001) - deliberou sobre o acesso ao patrimnio gentico, acesso e proteo ao conhecimento gentico e ambiental, assim como a repartio dos benefcios provenientes. - Lei de Biossegurana - Lei n 11105 (ano 2005) - estabeleceu sistemas de fiscalizao sobre as diversas atividades que envolvem organismos modificados geneticamente. - Lei de Gesto de Florestas Pblicas - Lei n 11284/2006 (ano 2006) - normatizou o sistema de gesto florestal em reas pblicas e criou um rgo regulador (Servio Florestal Brasileiro). Esta lei criou tambm o Fundo de Desenvolvimento Florestal. - Medida Provisria n 458/2009 (ano 2009) - estabeleceu novas normas para a regularizao de terras pblicas na regio da Amaznia.

Consumo Sustentvel
O que consumo sustentvel, prticas, sustentabilidade, desenvolvimento sustentvel, resumo, meio ambiente

Consumo sustentvel: garantindo o desenvolvimento sustentvel do nosso planeta O que consumo sustentvel O consumo sustentvel um conjunto de prticas relacionadas aquisio de produtos e servios que visam diminuir ou at mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. So atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilbrio ecolgico em nosso planeta. Estas prticas esto relacionadas a diminuio da poluio, incentivo reciclagem e eliminao do desperdcio. Atravs delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentvel do nosso planeta. Principais prticas de consumo sustentvel que podem ser adotadas em nosso dia a dia: - Fazer a reciclagem de lixo material (plstico, metais, papis). - Realizar compostagem, transformando resduos orgnicos em adubo; - Diminuir o consumo de energia: tomar banhos rpidos, desligar luzes de cmodos que no tem pessoas, optar por aparelhos de baixo consumo de energia; - Levar sacolas ecolgicas ao supermercado, no utilizando as sacolas plsticas oferecidas; - Urinar durante o banho: desta forma possvel economizar gua da descarga do vaso sanitrio;

- Diminuir a impresso de documentos e utilizar papel reciclvel; - Trocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta. Outra soluo optar por carros hbridos. - No descartar leo de frituras na pia da cozinha; - Optar, quando possvel, pelo consumo de frutas, verduras e legumes orgnicos; - Comprar mveis de madeira certificada; - Usar lmpadas eletrnicas ou LED, pois consomem menos energia eltrica do que as incandescentes; - Utilizar aquecedores solares dentro de casa, pois diminuem o consumo de energia eltrica.

Consumidor Verde
Definio, o que , atitudes, consumidor sustentvel, pontos positivos para o meio ambiente, caractersticas

Consumidor verde: atitudes de consumo em prol do meio ambiente Definio Tambm conhecido como consumidor sustentvel, o consumidor verde aquele que tem atitudes de consumo voltadas para a preservao do meio ambiente. Estas atitudes

positivas contribuem para o desenvolvimento sustentvel do planeta. Atitudes sustentveis de um consumidor verde: - Consumir alimentos (frutas, verduras e legumes) orgnicos, que alm se serem mais saudveis no contaminam o meio ambiente com agrotxicos. - Consumir de produtos que utilizam embalagens reciclveis. - Usar meios de transporte que no poluem o ar ou que tenham baixos ndices de poluio. - Usar, sempre que possvel, o sistema de transporte pblico. - No consumir ou consumir com moderao carnes de origem animal (principalmente a vermelha), pois sua produo requer a utilizao de grande quantidade de gua. Para termos uma ideia, para produzir 1 quilo de carne bovina so utilizados cerca de 15 mil litros de gua. - Utilizar sacolas retornveis (ecolgicas) nos supermercados. - Usar de forma racional (economizar) a gua e a energia eltrica dentro de casa e no ambiente de trabalho. - Fazer a coleta seletiva do lixo e participar de programas de reciclagem. - Reutilizar produtos, quando possvel, ao invs de simplesmente descart-los. - Comprar produtos de madeira com certificao ambiental. - No descartar no lixo comum produtos que podem contaminar o solo ou rios. Exemplos: pilhas, baterias, remdios e produtos qumicos.

- No despejar o leo de cozinha usado na rede de esgoto. Em muitas cidades j ocorre a reciclagem deste tipo de leo. - Comprar plantas e flores que foram plantadas para a comercializao. Muitos destes produtos so retirados da natureza, fato que prejudica o meio ambiente e , portanto, no devem ser compradas. - No comprar e manter animais silvestres dentro de casa. - Dar preferncia para o consumo de produtos de empresas que investem na preservao do meio ambiente.

Rio+20
O que a Rio+20, objetivo, temas, desenvolvimento sustentvel, a conferncia, resultados

Rio+20: desenvolvimento sustentvel foi o principal tema O que a Rio+20 Rio+20 o nome da Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Participaram lderes dos 193 pases que fazem parte da ONU. Objetivo O principal objetivo da Rio+20 foi renovar e reafirmar a participao dos lderes dos pases com relao ao desenvolvimento sustentvel no planeta Terra. Foi, portanto,

uma segunda etapa da Cpula da Terra (ECO-92) que ocorreu h 20 anos na cidade do Rio de Janeiro. Principais temas que foram debatidos: - Balano do que foi feito nos ltimos 20 anos em relao ao meio ambiente; - A importncia e os processos da Economia Verde; - Aes para garantir o desenvolvimento sustentvel do planeta; - Maneiras de eliminar a pobreza; - A governana internacional no campo do desenvolvimento sustentvel. Resultados da Rio+20 Infelizmente o resultado da Rio+20 no foi o esperado. Os impasses, principalmente entre os interesses dos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentvel do planeta. O documento final apresenta vrias intenses e joga para os prximos anos a definio de medidas prticas para garantir a proteo do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econmica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociaes e tomadas de decises prticas.

Reflorestamento
Saiba o que Reflorestamento, importncia para o meio ambiente, objetivos, tipos de reflorestamento

Reflorestamento: importante operao ambiental

O que e objetivos do reflorestamento Reflorestamento uma ao ambiental que visa repovoar reas que tiveram a vegetao removida pelas foras da natureza (incndios, por exemplo) ou aes humanas (queimadas, explorao de madeira, expanso de reas agrcolas, queimadas). Arborizao Podemos chamar tambm de reflorestamento o processo de arborizao de reas especficas onde no havia vegetao nas ltimas dcadas. Neste processo, so criadas pequenas florestas, principalmente com espcies lenhosas. Este processo voltado principalmente para criao de reas de lazer ou para melhorara qualidade do ar em reas que sofrem com a poluio ou aquecimento do ar (ilhas de calor). O uso do eucalipto As indstrias de madeira e celulose tambm realizam o reflorestamento, usando principalmente o eucalipto. Esta espcie utilizada em funo de seu crescimento rpido e pelo fato da madeira ter boa aceitao comercial.

Outros objetivos
O reflorestamento usado tambm para criar barreiras de rvores para proteger

determinadas culturas da ao de fortes ventos. Outro importante objetivo do reflorestamento melhorar o desempenho de bacias hidrogrficas. Importncia O processo de reflorestamento de grande importncia para o meio ambiente. Ele capaz, quando executado com eficincia, de recuperar reas verdes com espcies nativas, melhorando ecossistemas degradados. Usando o processo de reflorestamento, muitas empresas deixam de comprar madeira proveniente do corte ilegal, poupando a natureza. O processo de reflorestamento aplicado tambm em reas de encostas com o objetivo de impedir deslizamentos de terras. Neste contexto, ele tambm eficaz no combate eroso do solo.

Reuso da gua
O que , exemplos de reuso da gua, aproveitamento da gua de chuva, importncia para o meio ambiente

Reuso: uma medida econmica e de respeito ao meio ambiente

O que O reuso da gua um processo pelo qual a gua passa para que possa ser utilizada novamente. Neste processo pode haver ou

no um tratamento da gua, dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada. Importncia Por se tratar de um bem natural que est cada vez mais raro e caro, reutilizar a gua de fundamental importncia para o meio ambiente e tambm para a economia das empresas, cidados e governos. Exemplos prticos de reuso da gua: - Numa empresa, a gua usada em processos industriais pode ser tratada numa estao de tratamento de gua na prpria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produo. - Numa residncia, gua de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitrios. J existem sistemas a venda no mercado que fazem a captao, armazenamento e filtragem deste tipo de gua. - gua da rede de esgoto pode passar por um processo eficiente de tratamento e ser utilizada para regar jardins pblicos, lavar ruas e automveis e irrigar plantaes. Esta gua tambm pode ser devolvida natureza para seguir o ciclo hidrolgico. Utilizao da gua de chuva Atualmente, grande parte da gua de chuva vai parar na rede de esgoto das cidades, gerando um grande desperdcio deste recurso. Esta gua, se captada, pode ser utilizada para diversas finalidades. J existem alguns prdios com estrutura capaz de fazer a captao e armazenagem deste tipo de gua. Ela usada nos processos de limpeza do prdio, resultando numa importante economia para o condomnio, pois gera uma reduo na conta de gua.

Reciclagem de Garrafa PET


O que PET, processo de reciclagem, importncia para o meio ambiente, artesanato com PET e reutilizao

Garrafa PET: reciclagem gera emprego, renda e limpa o meio ambiente

O que PET O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, um tipo de plstico muito utilizado na fabricao de garrafas (refrigerantes, gua, sucos, leos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista qumico, o PET um polmero termoplstico. Uma das grandes vantagens do PET que ele pode ser reprocessado vrias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contnuo na cadeia produtiva. A importncia da reciclagem do PET Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da dcada de 1990, surgiu um problema ambiental srio. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter at 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importncia a sua coleta e reciclagem. Alm de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclvel e tambm nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produo de matria-prima a partir de embalagens PET. Ao invs de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

A reciclagem de garrafas PET passa pelos seguintes processos: 1) As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem; 2) Os fardos de PET passam por um processo de triturao, resultando em flocos; 3) Os flocos passam por um processo conhecido como extruso, resultando em gros; 4) Os gros so transformados em fios de polister ou produtos plsticos como, por exemplo, embalagens.

Gros resultantes do processo de reciclagem

Artesanato e reutilizao

Vaso decorativo feito a partir de garrafa PET

Com criatividade podemos criar em casa vrios objetos teis ou decorativos com garrafas PET como, por exemplo: - Luminrias - Vasos para plantas - Regadores para plantas - Porta guardanapo

- Banquinhos - Porta lpis e canetas - Jogos educativos - Potes para utenslios

Economia Verde
Definio, caractersticas, desenvolvimento sustentvel, importncia para o meio ambiente, objetivo, bibliografia

Economia Verde: desenvolvimento econmico, incluso social e preservao do meio ambiente

Definio Economia verde um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrcolas e de servios) que ao ser aplicado em um determinado local (pas, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentvel nos aspectos ambiental e social. Objetivo O principal objetivo da Economia Verde possibilitar o desenvolvimento econmico compatibilizando-o com igualdade social, erradicao da pobreza e melhoria do bem-estar dos

seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecolgica. Importncia e benefcios De acordo com especialistas que atuam nas reas de Economia e Meio Ambiente, a aplicao da Economia Verde em pases desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a gerao deempregos e o progresso econmico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emisses de CO2), do consumo irracional de gua potvel e dos fatores que geram a deteriorao dos ecossistemas. Principais caractersticas da Economia Verde: - Pouco uso de combustveis fsseis (gasolina, carvo, diesel, etc.) e aumento do uso de fontes limpas e renovveis de energia; - Eficincia na utilizao de recursos naturais; - Prticas e processos que visam incluso social e erradicao da pobreza; - Investimento e valorizao da agricultura verde; - Tratamento adequado do lixo com sistemas eficientes de reciclagem; - Qualidade e eficincia nos sistemas de mobilidade urbana.

Voc sabia? - A Economia Verde foi um dos principais temas da Rio+20 (Conferncia das Naes Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentvel), realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.

Pegada Ecolgica
O que (conceito), como calcular, Ecologia e Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentvel, biocapacidade, bibliografia

Pegada Ecolgica: os rastros do homem no meio ambiente O que Pegada Ecolgica (conceito) Pegada Ecolgica o impacto, rastros ou as consequncias deixadas pelas atividades humanas (comrcio, indstria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a pegada ecolgica de uma atividade, mais danos causados no meio ambiente. Clculo A metodologia usada para o clculo da pegada ecolgica usa como padro o gha (hectares globais). O clculo da pegada ecolgica importante, pois podemos medir, comparar e administrar o uso dos recursos naturais atravs da economia. Neste clculo so contabilizados vrios aspectos econmicos e ambientais como, por exemplo: - rea arvel usada para produzir alimentos para a populao; - rea usada em pastagens; - rea usada para urbanizao; - rea verde que deve ser disponibilizada para a absoro do CO2 produzido pelas atividades;

- rea de florestas para fornecer recursos naturais, principalmente madeira. Biocapacidade A biocapacidade a capacidade que o planeta apresenta de absorver os resduos gerados produzir novos recursos naturais teis. Dicas para diminuir a pegada ecolgica do planeta: - Consumo sustentvel e consciente; - Economia de energia; - Reciclagem do lixo; - Economia e reuso da gua; - Reutilizao de produtos; - Compra de mveis de madeira certificada; - Evitar ao mximo o desperdcio, principalmente de alimentos. - Diminuio do uso de meios de transportes que usam combustveis fsseis. Voc sabia? O termo Pegada Ecolgica deriva da traduo do ingls de "Ecological Footprint".

Reserva Biolgica
Definio, o que , importncia para o Meio Ambiente, objetivo, uso, domnio, posse, acesso

Reserva Biolgica Serra do Japi (estado de SP)

Definio Reserva Biolgica uma unidade de conservao ambiental estabelecida pela legislao do Brasil. So reas protegidas, onde no pode ocorrer nenhum tipo de agresso ou explorao do meio ambiente. Geralmente so reas extensas de grande importncia ecolgica, com ecossistemas ricos e complexos. Objetivo da criao Elas foram criadas para favorecer as pesquisas cientficas relacionadas flora e fauna de determinadas regies. So tambm importantes para garantir a preservao ambiental destas reas. Uso e acesso As reservas biolgicas brasileiras s podem ser usadas para fins de pesquisas cientficas e educao ambiental. Escolas, por exemplo, podem levar seus alunos nestas reas, com autorizao dos rgos competentes, para ensinar sobre importantes aspectos do meio ambiente, alm de despertar a conscincia ecolgica. O acesso pblico no permitido. As pesquisas cientficas geralmente so feitas por universidades, centros de pesquisas ou rgos pblicos. Aes que modifiquem aspectos ambientais das reservas biolgicas so permitidas somente com o objetivo de recuperao de ecossistemas (reflorestamento, por exemplo). Estas aes s podem ser executadas por rgos competentes com as devidas autorizaes e seguindo a legislao. Quaisquer danos provocados ao ecossistema de reas de reserva biolgica so considerados crimes e so passveis de multa e priso, de acordo com a legislao.

Domnio e posse As reservas biolgicas so de domnio e posse pblicos. Exemplos de reservas biolgicas: Regio Norte - Reserva Biolgica Morro dos Seis Lagos (Amazonas) - Reserva Biolgica Rio Trombeta (Par) - Reserva Biolgica Guapor (Rondnia) Regio Nordeste - Reserva Biolgica Pedra Talhada (Alagoas) - Reserva Biolgica Uma (Bahia) - Reserva Biolgica da Serra Negra (Pernambuco) Regio Centro-Oeste - Reserva Biolgica Rio Descoberto (Gois) - Reserva Biolgica Apiacs (Mato Grosso) - Reserva Biolgica Contagem (Distrito Federal) Regio Sudeste - Reserva Biolgica Duas Bocas (Esprito Santo) - Reserva Biolgica Serra Azul (Minas Gerais) - Reserva Biolgica Serra do Japi (So Paulo) Regio Sul - Reserva Biolgica das Perobas (Paran) - Reserva Biolgica Marinha do Arvoredo (Santa Catarina) - Reserva Biolgica So Donato (Rio Grande do Sul)

Dicas de Reciclagem
Por que reciclar, coleta seletiva do lixo, dicas de reciclagem, o que devemos reciclar

Reciclagem: diminuindo o impacto ambiental

Por que reciclar? A reciclagem de matrias uma medida positiva no sentido de diminuir o impacto das aes humanas. Ao enviar materiais para a reciclagem estamos poluindo menos o meio ambiente. Outro aspecto positivo que estamos ajudando muitos trabalhadores, principalmente de cooperativas, que trabalham com reciclagem. A coleta seletiva do lixo Fazer a reciclagem em casa uma tarefa bem complicada, pois necessrio processos industriais para tal tarefa. Porm, podemos atuar fazendo a coleta seletiva do lixo. Devemos separar o lixo orgnico do reciclvel. Este ltimo deve ser encaminhado para empresas recicladoras ou deixado disposio de pessoas ou empresas que retiram este material nas casas, indstrias, escolas e prdios. Dicas de Reciclagem - Primeiramente devemos fazer a coleta seletiva, ou seja, separar em casa trs tipos de resduos: lixo orgnico, lixo material no reciclvel e lixo material reciclvel (veja lista abaixo). - O lixo reciclvel deve ser limpo antes de separ-los para a reciclagem. Potes e embalagens sujas podem gerar odores desagradveis, alm de atrair insetos, ratos e outros animais. Portanto, lave aquele pote de iogurte antes de envi-lo para a reciclagem. - Existem alguns materiais que no so reciclveis, porm no devem ser descartados no lixo comum em funo do alto grau de poluio e contaminao que geram no meio ambiente. Equipamentos eletrnicos, pilhas, baterias de celular e lmpadas, por exemplo, devem ser entregues

em locais apropriados. Muitos estabelecimentos comerciais j recolhem estes produtos para encaminh-los empresas que fazem o descarte de forma apropriada, sem prejudicar o meio ambiente. - Saiba que nem todo lixo no orgnico pode ser reciclado. Portanto, importante conhecer quais resduos materiais podem ir para o processo de reciclagem (veja relao abaixo). - Materiais que voc pode separar na coleta seletiva e encaminhar para a reciclagem: potes, garrafas e embalagens de plstico e vidro, papel sulfite, jornais, papelo, revistas, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plsticos, canos de plstico ou metal, tecidos, couro, fios eltricos, pregos e parafusos. - Materiais no reciclveis: papel carbono, papel celofane, etiquetas adesivas, fitas adesivas, fotografias, latas de tinta e verniz, esponjas de ao, embalagens metalizadas, espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos txicos, vidros temperados, espelhos, porcelana, cermica, vidros refratrios, cristais e isopor.

Reciclagem de Vidro
Reciclagem de vidro, vidro reciclvel, importncia, tipos de vidros reciclveis, coleta seletiva, separao

Reciclagem de vidro: gerao de renda e preservao do meio ambiente

Introduo O vidro um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-adia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do vidro reciclado.O vidro

reciclado tem praticamente todas as caractersticas do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua caractersticas e qualidade. Importncia A reciclagem do vidro de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados. Coleta seletiva Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro a separao e coleta seletiva do vidro. Nas empresas, condomnios e outros locais existem espaos destinados ao descarte de vidro. Separao no processo de reciclagem Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro sua separao por cores (mbar, verde, translcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separao de extrema importncia para a fabricao de novos objetos de vidro, pois garante suas caractersticas e qualidades. Tipos de vidros reciclveis - Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas; - Potes de alimentos

- Cacos de vidros - Frascos de remdios - Frascos de perfumes - Vidros planos e lisos - Pra-brisas - Vidros de janelas - Pratos, tigelas e copos (desde que no sejam de acrlico, cermica ou porcelana) Curiosidade: - A principal matria-prima usada na produo de todos os tipos de vidro a slica (dixido de silcio).

Materiais No Reciclveis
Relao dos produtos e materiais que no so reciclveis, meio ambiente

Nem todos os materiais podem ser reciclados

Introduo

A reciclagem um ato de extrema importncia nos dias atuais. Alm de ajudar na preservao do meio ambiente, gera renda para milhares de pessoas. Porm, por questes tcnicas, nem todos os materiais descartados por pessoas ou indstrias podem passar pelo processo de reciclagem. estes, aps passarem por processos industriais, no podem ser reutilizados. Grande parte destes materiais no reciclveis, tem como destino o lixo comum. Relao de Materiais No Reciclveis VIDROS - Vidro de automveis - Vidro de janela - Espelhos - Cristais - Lmpadas (de todos os tipos) - Vidro de boxe de banheiro - Vidro temperado - Ampolas de remdios PAPIS - Papel celofane - Papel carbono - Papel Higinico - Guardanapos e papel toalha com restos de alimentos - Papel laminado

- Papel plastificado - Fraldas descartveis - Espuma - Etiquetas e adesivos - Fotografias - Fita Crepe VIDROS - Cermicas, porcelanas e louas - Acrlicos - Boxes temperados - Lentes de culos - Tubo de TV METAIS - Latas enferrujadas - Clipes e grampos - Esponjas de ao - Latas de tinta, verniz, inseticida e solvente - Aerossis Isopor: este material (espcie de plstico) pode ser reciclado. Porm, muitas empresas que trabalham com reciclagem rejeitam o isopor em funo do baixo retorno financeiro que representa.

* Pilhas, lmpadas fluorescentes e baterias, embora no reciclveis, devem ser coletados separadamente e no descartados com o lixo comum, pois em contato com o meio ambiente podem gerar contaminao do solo e gua.

Coleta Seletiva de Lixo


Saiba o que , definio da palavra e links relacionados

Coleta seletiva: bom para a economia e meio ambiente

Definio Coleta seletiva de lixo um processo que consiste na separao e recolhimento dos resduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados so separados do lixo orgnico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este ltimo tipo de lixo descartado em aterros sanitrios ou usado para a fabricao de adubos orgnicos. A reciclagem No sistema de coleta seletiva, os materiais reciclveis so separados em: papis, plsticos, metais e vidros. Existem indstrias que reutilizam estes

materiais para a fabricao de matriaprima ou at mesmo de outros produtos. Descarte apropriado de alguns tipos de lixos: Pilhas, baterias comuns e de celular tambm so separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminao do solo. Embora no possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para no gerarem a poluio do meio ambiente. Medicamentos no devem ser descartados junto com o lixo orgnico, pois possuem substncias qumicas que podem contaminar o solo e a gua. Algumas redes de farmcias possuem pontos de coleta de medicamentos que no so mais usados. Lmpadas fluorescentes tambm necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lmpada deste tipo possui vapor de mercrio, gs txico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais eltricos e de construo possuem pontos de coletas destes materiais. Os lixos hospitalares tambm merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vrus e bactrias. Desta forma, so retirados dos hospitais de forma especfica (com procedimentos seguros) e levados para a incinerao em locais especiais. Importncia A coleta seletiva de lixo de extrema importncia para a sociedade. Alm de gerar renda para milhes de pessoas e economia para as empresa, tambm significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluio dos solos e rios. Este tipo de

coleta de extrema importncia para o desenvolvimento sustentvel do planeta.

Aterro Sanitrio
Saiba o que Aterro Sanitrio, importncia, depsitos de lixo, definio, links relacionados

Aterro Sanitrio: importante no tratamento de lixo das cidades

Definio Aterro sanitrio uma espcie de depsito onde so descartados resduos slidos (lixo) provenientes de residncias, indstrias, hospitais e construes. Grande parte deste lixo formada por no reciclveis. Porm, como a coleta seletiva ainda no ocorre plenamente, comum encontrarmos nos aterros sanitrios plsticos, vidros, metais e papis. Os aterros sanitrios so construdos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em funo do mal cheiro e da possibilidade de contaminao do solo e de guas subterrneas. Porm, existem, atualmente, normas rgidas que regulam a implantao de aterros sanitrios. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteo ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

Os aterros sanitrios so importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.

Chorume
Saiba o que chorume, aterros sanitrios, chorume do lixo, links relacionados

Chorume do lixo: um lquido de odor forte e alto potncial de contaminao

Definio Chorume uma substncia lquida resultante do processo de putrefao (apodrecimento) de matrias orgnicas. Este lquido muito encontrado em lixes e aterros sanitrios. viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradvel (odor de coisa podre). O processo de tratamento do chorume muito importante para o meio ambiente. Caso no seja tratado, ele pode atingir lenis freticos, rios e crregos, levando a contaminao para estes recursos hdricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a gua seja usada na irrigao agrcola, a contaminao pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc). Em funo da grande quantidade de matria orgnica presente no chorume, este costuma atrair moscas que tambm podem trazer doenas aos seres humanos.

Existe tambm o necrochorume que o lquido resultante do processo de decomposio de cadveres. H tambm, neste caso, a necessidade do tratamento desta substncia nos cemitrios.

Lixo Brasileiro
Dados sobre o lixo produzido no Brasil, composio, destino, reciclagem, tipos de lixo

Lixo brasileiro: baixo tratamento e reaproveitamento Dados sobre o lixo produzido no Brasil No Brasil so produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de So Paulo a que mais produz lixo no pas, com cerca de 19 mil toneladas por dia. Composio do lixo brasileiro: - lixo orgnico (52%) - papel e papelo (26%) - plstico (3%) - metais como, por exemplo, ferro, alumnio, ao, etc. (2%) - vidro (2%) - outros (15%) Destino do lixo brasileiro: - aterros sanitrios (53%) - aterros controlados (23%) - lixes (20%) - compostagem e reciclagem (2%) - outros destinos (2%) Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro: - O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumnio que so descartadas; - Apenas 55% das garrafas PET so recicladas.

Compostagem
O que compostagem, reciclagem do lixo orgnico, adubo orgnico, meio ambiente e sade humana, usinas de compostagem

Adubo orgnico: resultado do processo de compostagem do lixo

O que compostagem Compostagem um processo de transformao de matria orgnica, encontrada no lixo, em adubo orgnico (composto orgnico). considerada uma espcie de reciclagem do lixo orgnico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem realizada com o uso dos prprios microorganismos presentes nos resduos, em condies ideais de temperatura, aerao e umidade. Importncia para o meio ambiente e sade das pessoas A compostagem, usada principalmente na zona rural, de extrema importncia para o meio ambiente e para a sade dos seres humanos. O lixo orgnico, muitas vezes, descartado em lixes, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Alm disso, o acmulo de resduos orgnicos a cu aberto favorece o desenvolvimento de bactrias, vermes e fungos que causam doenas nos seres humanos. Alm disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenas aos homens. Com a compostagem, alm de se evitar a poluio e gerar renda, faz com que a matria orgnica volte a ser usada de forma til.

A coleta seletiva do lixo orgnico Para que ocorra a compostagem de forma adequada, necessrio que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgnico para usinas de compostagem e os resduos slidos para recicladores. A compostagem tambm pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientaes tcnicas bsicas.

rgos do Sistema Nacional do Meio Ambiente

1 - rgos do Sistema Nacional do Meio Ambiente 1.1 - INTRODUO A Poltica Nacional do Meio Ambiente foi estabelecida em 1981, alterando todo o paradigma relativo ao tema, at ento conhecido no Brasil, mediante a edio da Lei 6.938/81, criando o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

Como sabido, a Lei 6938/81 um marco na legislao ambiental brasileira, em virtude do estabelecimento da Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus instrumentos e pela criao do Sistema Nacional do Meio Ambiente

O SISNAMA foi criado para efetivar o cumprimento s matrias ambientais, estejam dispostas na Constituio Federal ou na legislao infra-constitucional, em substituio Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), criada em 1973.

Curiosa, porm a constatao de que a SEMA foi criada com o objetivo de amenizar a pssima imagem internacional assumida pelo Brasil, j que em Estolcomo, no ano anterior, na primeira conferencia da ONU sobre o meio ambiente, a postura adotada era a de que a poluio era sinnimo de progresso, e, por isso, muito bem vinda em territrio nacional.

O SISNAMA formado por uma rede de rgos e instituies ambientais, que por suas vez so compostas pelo Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judicirio e Ministrio Pblico.

Em suma, a criao do SISNAMA se deu em virtude da necessidade de se estabelecer uma rede de agncias governamentais que assegurassem mecanismos aptos consolidarem a implementao da Poltica Nacional do Meio Ambiente, em todo o nvel da Federao.

Ao Executivo, tendo em vista a esfera ambiental, compete basicamente o exerccio do controle das atividades potencialmente poluidores, a exigncia do estudo de impacto ambiental, para posterior licenciamento ambiental, e ainda, a fiscalizao das obras, empreendimentos e atividades que de alguma forma gerem impactos ambientais.

J o Legislativo tem a tarefa de elaborar leis e regulamentos ambientais, aprovar os oramentos dos rgos ambientais, exercer o controle dos atos administrativos do Executivo, etc.

Ao Poder Judicirio, na esfera ambiental, compete julgar as aes de cunho ambiental (Ao Civil Pblica, Ao Popular, Mandado de Segurana, Mandado de injuno), exercer o controle de constitucionalidade das normas e rever os atos administrativos.

E ao Ministrio Pblico, consoante a Constituio Federal, em seu Art. 129, a instaurao do inqurito civil, do inqurito criminal e a promoo da ao civil pblica

1.2 - O Sistema Nacional do Meio Ambiente- SISNAMA O Artigo 6 da Lei 6938/81 estabeleceu a estruturao do SISNAMA em sete nveis poltico- administrativos diferenciados, pelo qual, cada rgo tem que desempenhar uma funo especifica.

Assim, o SISNAMA composto pela seguinte estrutura:

a) CONSELHO SUPERIOR: Conselho de Governo;

b) RGO CONSULTIVO E DELIBERATIVO: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA);

c) RGO CENTRAL: Ministrio do Meio Ambiente (MMA)

d) RGO EXECUTOR: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis- IBAMA; Legislao

Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente - 6938/1981

Art. 6. Art 6 - Os rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado: I - rgo Superior: o Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, com a funo de assistir o Presidente da Repblica na formulao de diretrizes da Poltica Nacional do Meio Ambiente; II - rgo Central: a Secretaria Especial do Meio Ambiente SEMA, do Ministrio do Interior, qual cabe promover, disciplinar e avaliar a implantao da Poltica Nacional do Meio Ambiente; III - rgos Setoriais: os rgos ou entidades integrantes da Administrao Pblica Federal, direta ou indireta, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, cujas entidades estejam, total ou parcialmente, associadas s de preservao da qualidade ambiental ou de disciplinamento do uso de recursos ambientais; IV - rgos Seccionais: os rgos ou entidades estaduais responsveis pela execuo de programas e projetos e de controle e fiscalizao das atividades suscetveis de degradarem a qualidade ambiental;

V - rgos Locais: os rgos ou entidades municipais responsveis pelo controle e fiscalizao dessas atividades, nas suas respectivas reas de jurisdio. 1 - Os Estados, na esfera de suas competncias e nas reas de sua jurisdio, elaboraro normas supletivas e complementares e padres relacionados com o meio ambiente, observados os que forem estabelecidos pelo CONAMA. 2 - Os Municpios, observadas as normas e os padres federais e estaduais, tambm podero elaborar as normas mencionadas no pargrafo anterior. 3 - Os rgos central, setoriais, seccionais e locais mencionados neste artigo devero fornecer os resultados das anlises efetuadas e sua fundamentao, quando solicitados por pessoa legitimamente interessada. 4 - De acordo com a legislao em vigor, o Poder Executivo autorizado a criar uma Fundao de apoio tcnico e cientfico s atividades da SEMA.

Jurisprudncia

Tribunal: STJ | Processo: REsp 114549 / PR | Data: 02/10/1997 | Tipo: RESP

ADMINISTRATIVO. MEIO AMBIENTE - OBRA POTENCIALMENTE AGRESSIVA - LICENA DO SISNAMA - LEI 6.938/81, ART. 10. - EM HAVENDO OBRA POTENCIALMENTE OFENSIVA AO MEIOAMBIENTE, RESERVA-SE AOS INTEGRANTES DO SISNAMA, A

COMPETENCIA PARA AVALIAR O ALEGADO POTENCIAL. ACORDO FINCADO NA ASSERTIVA DE QUE A OBRA IMPUGNADA ESTA LIVRE DE AUTORIZAO DO SISNAMA, PORQUE LEVA EM CONTA OS CUIDADOS EXIGIDOS PARA A PRESERVAO DO MEIO-AMBIENTE. TAL ARESTO EFETUOU JUIZO DE VALOR, PENETRANDO A COMPETENCIA DO SISNAMA E MALTRATANDO O ARTIGO 10, DA LEI 6.938/81.

e) RGOS SETORIAIS: rgos da Administrao Federal, direta, indireta ou fundacional, cuja funo a proteo ambiental e, em especial as atividades utilizadoras de recursos ambientais.

f) RGOS SECCIONAIS: rgos ou entidades estaduais responsveis por programas ambientais ou pela fiscalizao de atividades utilizadoras de recursos ambientais;

g) RGOS LOCAIS: Entidades municipais responsveis por programas ambientais e pela fiscalizao de atividades utilizadoras de recursos ambientais.

1.3 - rgo Superior: Conselho de Governo O Conselho de Governo rgo integrante da Presidncia da Repblica, por fora do Artigo 6, I, da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente. constitudo por todos os Ministros de Estado, pelos titulares essenciais da Presidncia da Republica e pelo Advogado Geral da Unio, conforme orienta a Lei 9649/98.

Sua finalidade oferecer assessoramento no que pertine s matrias ambientais, ao Presidente da Repblica, para que o mesmo possa formular a poltica nacional e as diretrizes governamentais para a correta utilizao do meio ambiente e seus recursos. Legislao

Art. 6. I - rgo Superior: o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, com a funo de assistir o Presidente da Repblica na formulao de diretrizes da Poltica Nacional do Meio Ambiente;

1.4 - Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) A existncia do CONAMA est prevista no Art. 6, II da Lei 6938/81.

Sua finalidade consultiva revelada atravs do assessoramento, estudo e propositura ao Conselho de Governo as diretrizes e polticas governamentais para o meio ambiente.

Quanto sua funo deliberativa o CONAMA legalmente competente para deliberar sobre normas e padres compatveis para o meio ambiente ecologicamente equilibrado e a sadia qualidade de vida.

Deste modo, compete ao CONAMA estabelecer os padres e normas federais que devero serem observadas pelos Estados e Municpios.

No restam dvidas que tanto os Estados quanto os Municpios tm competncia para institurem outros padres, desde que os mesmos no infrinjam aos patamares estabelecidos pelo CONAMA. Legislao

Art. 8. Art 8 Incluir-se-o entre as competncias do CONAMA: I - estabelecer, mediante proposta da SEMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pela SEMA; II - determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem como a entidades privadas, as informaes indispensveis ao exame da matria; III - decidir, como ltima instncia administrativa em grau de recurso, mediante depsito prvio, sobre as multas e outras penalidades impostas pela SEMA; IV - homologar acordos visando transformao de penalidades pecunirias na obrigao de executar medidas de interesse para a proteo ambiental; (VETADO); V - determinar, mediante representao da SEMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, em carter geral ou condicional, e a perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito;

VI - estabelecer, privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio por veculos automotores, aeronaves e embarcaes, mediante audincia dos Ministrios competentes; VII - estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hdricos.

Nos termos do Decreto 99274/ 90, alterado posteriormente pelo Decreto 3942/01, o CONAMA constitudo pelo Plenrio, Comit de Integrao de Polticas Ambientais, Cmaras Tcnicas, Grupos de Trabalho e Grupos de Assessores.

J a competncia legal do referido rgo estabelecida no Art. 8 da Lei 6938/81.

1.5 - rgo Central: Ministrio do Meio Ambiente - MMA O Ministrio do Meio Ambiente fruto da transformao da Secretaria do Meio Ambiente da Repblica, rgo que substituiu a SEMA, atravs da Medida Provisria 34, de 23 de janeiro de 1989, convertida na Lei n 7735/89.

O MMA formado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conselho Nacional da Amaznia Legal, Comit do Fundo Nacional de Meio Ambiente, Secretaria de Coordenao dos Assuntos da Amaznia Legal e Secretaria de Coordenao dos Assuntos do Meio Ambiente e do Conselho Nacional da Borracha.

1.6 - rgo Executor-

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renovveis- IBAMA

O IBAMA sem sombra de dvidas o rgo ambiental mais conhecido da populao, em se tratando do meio ambiente. Sua criao se deu mediante a extino do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal- IBDF e da Superintendncia da Borracha- SUDHEVEA, atravs da Lei 7732/89.

Trata-se de uma autarquia federal, de regime especial, dotada de personalidade jurdica de direito pblico, com autonomia administrativa e financeira.

vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente, assessorando-o na formao e coordenao da poltica nacional do meio ambiente. Dentre suas competncias, executar e fazer executar a poltica nacional do meio ambiente, como tambm, promover a preservao, a conservao, o uso racional, a fiscalizao, o controle e o fomento dos recursos naturais.

2 - Inclui-se na competncia da fiscalizao e controle a anlise de projetos de entidades, pblicas ou privadas, objetivando a preservao ou a recuperao de recursos ambientais, afetados por processos de explorao predatrios ou poluidores. Doutrina

Direito Ambiental - Paulo de Bessa Antunes

A criao do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis- IBAMA, teve o mrito de congregar em nico organismo, diversas entidades que no conseguiram jamais atuar em conjunto. Antes da existncia do IBAMA haviam pelo menos quatro rgos voltados para as questes ambientais. Deve ser ressaltado, entretanto, que nenhum deles possua fora poltica ou econmica para desempenhar adequadamente as suas tarefas. O IBAMA, sem duvida, foi um grande progresso em relao situao anterior. lgico, contudo, que remanescem problemas muito graves. O mais importante deles , sem dvida, a falta de definio clara quanto s tarefas a serem desenvolvidas pelo Instituto, pois existe uma evidente superafetao de atribuies. de se considerar, ademais, que as competncias de planejamento, gesto, fiscalizao e execuo so muito diferenciadas entre si e, no poucas vezes, geram conflitos muito graves no interior de um mesmo rgo.

Legislao

Art. 11. Art. 11 Compete ao IBAMA propor ao CONAMA normas e padres para implantao, acompanhamento e fiscalizao do licenciamento previsto no artigo anterior, alm das que forem oriundas do prprio CONAMA. 1 - A fiscalizao e o controle da aplicao de critrios, normas e padres de qualidade ambiental sero exercidos pelo IBAMA,

em carter supletivo da atuao do rgo estadual e municipal competentes. 2 - Inclui-se na competncia da fiscalizao e controle a anlise de projetos de entidades, pblicas ou privadas, objetivando a preservao ou a recuperao de recursos ambientais, afetados por processos de explorao predatrios ou poluidores.

1.7 - rgos Setoriais Compreendem os rgos da Administrao Federal direta e indireta, alm das fundaes institudas pelo Poder Publico, cujas atividades estejam ligadas proteo da qualidade ambiental e o uso dos recursos ambientais.

So rgos natos e estveis, ainda que a estrutura polticoadministrativa federal seja completamente alterada.

Dentre esses rgos pode-se destacar o Ministrio da Agricultura, o Ministrio da Fazenda, o Ministrio da Marinha, o Ministrio da Sade, o Ministrio das Minas e Energias, dentre outros.

1.8 - rgos Seccionais O Artigo 6, VI da Lei 6938/81 estabelece que os rgos ou entidades estaduais so responsveis pela execuo de programas, projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar degradao ambiental.

Em suma: so os rgos Seccionais responsveis pela maior parte da atividade de controle ambiental.

Ento, cada Estado da Federao tem de organizar sua agncia de controle ambiental, conforme suas necessidades e realidades, na medida de seus interesses peculiares.

1.9 - rgos Locais: Os rgos Locais so os rgos municipais de controle ambiental. So legalmente aptos a exercerem a gesto ambiental dentro dos seus limites territoriais e de sua competncia.

Os rgos Locais possuem poder de polcia ambiental, o que os legitima, inclusive, a aplicarem sanes cabveis, interditarem ou fecharem estabelecimentos que no estejam em conformidade com as determinaes legais.

Entretanto, apesar da previso legal, ainda so poucos os municpios brasileiros que possuem instalados esses rgos, devido principalmente falta de recursos financeiros.

1.10 - Sistema Estadual do Meio Ambiente(SISEMA) O SISEMA integrado ao SISNAMA, uma vez que os rgos que o constituem nada mais so que representantes dos ditos rgos Seccionais. As Secretarias Estaduais de Meio Ambiente so as responsveis pela coordenao do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA). So elas quem planeja, executa, controla e avalia as aes setoriais a cargo do Estado relativas proteo e

defesa do meio ambiente, gesto dos recursos hdricos e articulao das polticas de gesto dos recursos ambientais para o desenvolvimento sustentvel.

A ttulo de ilustrao, vamos examinar a estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (SEMAD), uma vez que cada Estado possui seus prprios rgos , mas via de regra, as atribuies so bem parecidas.

1.11 - Estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (SEMAD) A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel foi criada em 1995 e atua em Minas Gerais como rgo Seccional Coordenador do SISNAMA.

A SEMAD o rgo que formula e coordena as polticas estaduais de proteo do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hdricos. Tambm trata das polticas de gesto de recursos ambientais, presidindo e atuando como secretaria executiva de dois conselhos: o Conselho Estadual de Poltica Ambiental (COPAM) e o Conselho Estadual de Recursos Hdricos (CERH).

Seus rgos Seccionais de Apoio so a Fundao Estadual do Meio Ambiente (FEAM), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Mineiro de Gesto das guas (IGAM).

Os Ncleos de Meio ambiente nas Secretarias integrantes do COPAM e a Policia Militar de Minas Gerais so os rgos Associados.

E os rgos Locais so representados pelas Secretarias ou Departamentos de Meio Ambiente e os Conselhos Municipais de Meio Ambiente.

Cabe registrar que houveram alteraes nas estruturas da SEMAD atravs da Lei Delegada 125/07. Algumas estruturas da FEAM, do IEF e do IGAM tambm foram alteradas pelas Lei Delegadas 156/07, 158/07 e 157/07, respectivamente. Na esfera da SEMAD, foram criadas duas subsecretarias com atuao no mbito do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA). So elas: a Subsecretaria de Gesto Ambiental, que ter atuao na rea de licenciamento e contar com trs superintendncias na Capital e at 12 no interior, e a Subsecretaria de Inovao e Logstica, com quatro superintendncias.

A Lei Delegada 125, do dia 25 de janeiro, referente SEMAD, tambm trouxe mudanas na rea de fiscalizao. O Grupo Coordenador de Fiscalizao Ambiental Integrada (GCFAI) passa a denominar-se Comit Gestor de Fiscalizao Ambiental Integrada, com alterao da sigla para CGFAI.

Dentro da FEAM, a antiga Diretoria de Planejamento, Gesto e Finanas (Dirplan) desdobrou-se em quatro gerncias (Gerncia de Planejamento e Modernizao Institucional, Gerncia de Recursos Humanos, Gerncia de Logstica e Manuteno e Gerncia de Contabilidade e Finanas), que atuaro subordinadas tecnicamente Subsecretaria de Inovao e

Logstica do Sistema Estadual de Meio Ambiente. A criao das gerncias tambm ocorreu nas esferas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gesto das guas (IGAM).

1.12 - Conselho Estadual de Poltica Ambiental (COPAM) Subordinado SEMAD, foi criado em 1997. um rgo normativo, colegiado, consultivo e deliberativo, cujo escopo decidir sobre diretrizes, polticas, normas regulamentares e tcnicas, padres ambientais, na busca da preservao e conservao do meio ambiente e dos recursos ambientais, como tambm, sobre a sua aplicao pela SEMAD, por meio das entidades a ela vinculadas, dos demais rgos seccionais e dos rgos locais.

Criado pelo Decreto. N 26.961 de 28/04/87, devido a necessidade da integrao dos rgos pblicos, do setor produtivo da sociedade civil organizada, visando assegurar o controle da gua e sua utilizao em quantidade e qualidade.

Seus objetivos so a promoo do aperfeioamento dos mecanismos de planejamento, a compatibilizao, a avaliao e o controle dos Recursos Hdricos do Estado, tendo em vista os requisitos de volume e qualidade necessrios aos seus mltiplos usos.

Sua estrutura, fundamentada em um sistema colegiado, consagrou a frmula do gerenciamento participativo, inovando a forma de organizao de conselhos governamentais e a prpria elaborao de polticas pblicas. Exercendo o papel de rgo

colegiado do sistema ambiental estadual responsvel pela deliberao e normatizao das polticas pblicas formalizadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente - SISEMA (SEMAD, FEAM, IGAM e IEF) na rea ambiental.

Est organizado em sete Cmaras Especializadas, que tm competncia para atuar na elaborao de normas, visando a proteo e a preservao ambiental, na sua respectiva rea de atuao.

O Plenrio rene-se, ordinariamente, a cada trimestre, em data, local e hora fixados com antecedncia de pelo menos 5(cinco) dias pela Secretaria Executiva.

E, extraordinariamente, por iniciativa do Presidente, da maioria de seus membros ou por solicitao de qualquer Cmara Especializada, quando convocado pela Secretaria Executiva com antecedncia de no mnimo 2(dois) dias.

1.13 - Fundao Estadual do Meio Ambiente (FEAM) A FEAM executa, no Estado de Minas Gerais, a poltica de proteo, conservao e melhoria da qualidade ambiental no que concerne preveno, correo da poluio ou da degradao ambiental provocada pelas atividades industriais, minerrias e de infra-estrutura. Promove e realiza estudos e pesquisas sobre a poluio e qualidade do ar, da gua e do solo. Conduz os processos de Licenciamento Ambiental. responsvel pela Agenda Marrom.

1.14 - Instituto Estadual de Florestas (IEF) O Instituto Estadual de Florestas (IEF) prope e executa as polticas florestais, de pesca e de aqicultura sustentvel. autarquia vinculada Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (SEMAD). tambm de sua competncia a preservao e a conservao da vegetao, a pesquisa em biomassas e biodiversidade; o inventrio florestal e o mapeamento da cobertura vegetal do Estado. Administra as unidades de conservao estaduais (UC e as reas de proteo ambiental destinadas conservao e preservao. responsvel pela Agenda Verde.

1.15 - Instituto Mineiro de Gesto das guas (IGAM) O Instituto Mineiro de Gesto das guas (IGAM) o responsvel pela concesso de direito de uso dos recursos hdricos estaduais (outorga de guas), pelo planejamento e administrao de todas as aes voltadas para a preservao da quantidade e da qualidade de guas no Estado. Coordena, orienta e incentiva a criao dos comits de bacias hidrogrficas, entidades que, de forma descentralizada, integrada e participativa, gerenciam o desenvolvimento sustentvel da regio onde atuam. o responsvel pela Agenda Azul.

1.16 - Secretarias ou Departamentos Municipais de Meio Ambiente/ Conselhos Municipais de Meio Ambiente A criao de conselhos a mais importante inovao institucional das polticas pblicas no Brasil democrtico. Como j mencionado, as Secretarias ou Departamentos Municipais do Meio Ambiente e os Conselhos Municipais de Meio Ambiente so rgos Locais, subordinados ao SISNAMA, cuja a atribuio

o controle ambiental, dentro dos seus limites territoriais e de sua competncia.

A ttulo de ilustrao, vamos examinar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte e o CODEMA de So Joo Del Rey, uma vez que cada localidade suas peculiaridades, mas via de regra, as atribuies so bem parecidas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) o rgo municipal responsvel pela poltica ambiental no Municpio de Belo Horizonte. Voltada para as reas de preservao, conservao e controle do meio ambiente e educao ambiental, reflete a prioridade que o governo municipal destina s questes de meio ambiente urbano.

A Lei n 3.363, de 20 de janeiro de 1998, criou em So Joo Del Rey, o Conselho Municipal de Conservao, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente- CODEMA.

Trata-se de rgo colegiado, autnomo, normativo, deliberativo e consultivo, encarregado de assessorar o poder pblico municipal em assuntos referentes proteo, a conservao, a defesa, ao equilbrio ecolgico, melhoria do meio ambiente e ao combate as agresses ambientais em toda rea do Municpio, conforme prev o Captulo IV, em seus artigos 184 e seguintes da Lei Orgnica do Municpio de So Joo Del Rey.

A Competncia do CODEMA est preconizada no Art. 2 da referida lei.

Legislao

Cria o Conselho Municipal de Conservao, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente - CODEMA - 3363/1998

Art. 2. Artigo 2- Compete ao CODEMA I - formular e fazer cumprir as diretrizes da polcia poltica ambiental do Municpio; II - elaborar e propor leis, normas, procedimentos e aes destinadas recuperao, proteo, defesa, melhoria ou manuteno da qualidade ambiental, observadas as legislaes federal, estadual e municipal que regulam a espcie; III - fiscalizar o cumprimento das leis, normas e procedimentos a que se refere o inciso anterior; IV - solicitar aos rgos competentes o suporte tcnico complementar para as aes executivas do Municpio na rea ambiental; V - apresentar anualmente ao Executivo Municipal, a proposta oramentria inerente ao seu funcionamento; VI - subsidiar o Ministrio Pblico, nos procedimentos previsto na Constituio Federal, com relao ao meio ambiente; VII - exercer o poder de polcia, conforme o que estabelece o artigo 23 da Constituio Federal; VIII - dosar e julgar as penalidades previstas na legislao ambiental do Municpio, respeitando o Cdigo Tributrio Municipal;

IX - identificar e informar a comunidade e aos rgos pblicos competentes, Federal, Estadual e Municipal, sobre a existncia de reas degradadas, de poluio, de eroses ou ameaadas de degradao, propondo medidas para a sua recuperao; X - propor a celebrao de convnios, contratos e acordos com as entidades pblicas e privadas de pesquisas e de atividades ligadas defesa ambiental; XI - opinar sobre o uso, ocupao e parcelamento do solo urbano, bem como sua urbanizao, visando a adequao s exigncias do meio ambiente e a preservao dos recursos naturais; XII - opinar sobre a realizao de estudo alternativo e de possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados requisitando das atividades envolvidas as informaes necessrias ao exame da matria visando compatibilizao do desenvolvimento econmico com a proteo ambiental; XIII - manter o controle permanente das atividades poluidoras, de modo a compatibiliz-las com as normas e padres ambientais vigentes, denunciando qualquer alterao que provoque impacto ambiental ou desequilbrio ecolgico; XIV - promover, orientar programas educativos e culturais, com a participao de comunidade, que visem preservao, conservao e a melhoria da qualidade ambiental, colaborando em sua execuo; XV - atuar no sentido de estimular a formao da conscincia ambiental, promovendo seminrios, palestras e debates junto s escolas, aos meios de comunicao, entidades pblicas e privadas e empresas; XVI - propor ao Executivo Municipal a instituio de unidades de conservao visando proteo de stios de beleza excepcional dos mananciais, do patrimnio histrico, artstico, arqueolgico e

espeleolgico e das reas representativas de ecossistemas destinados realizao de pesquisas bsicas e aplicados de ecologia; XVII - realizar e coordenar as audincias pblicas, quando for o caso visando participao da comunidade nos processos de instalao de atividades potencialmente poluidoras; XVIII - acionar os rgos competentes para localizar, reconhecer, mapear e inventariar em cadastro os recursos naturais existentes no Municpio, as coberturas vegetais nativas, reas reflorestadas, estudando espcies de essncias nativas, suas aplicaes e utilidades, para controle das aes capazes de afetar ou destruir o meio ambiente; XIX - receber denncias feitas pela populao, diligenciando no sentido de sai apurao, encaminhando-as aos rgos Federais, Estaduais e Municipais as providncias cabveis; XX - opinar, no municpio, sobre a concesso de Alvar de localizao e Funcionamento das atividades protencialmente poluidoras, bem como a solicitao de Certides para licenciamento junto ao rgo Ambiental Estadual - SEMAD (COPAM) atravs da FEAM, IEF e IGAM; XXI - elaborar Regimento Interno; XXII - fornecer informaes e subsdios tcnicos relativos ao conhecimento e defesa do meio ambiente.

Sua composio paritria, existindo representantes de rgos Governamentais (Um representante do rgo Executivo Municipal de Meio Ambiente; um representante da Secretaria Municipal de Educao; um representante da Estao Florestal de Experimentao - EFLEX, do IBAMA; um representante da Fundao de Ensino Superior de So Joo Del-Rei-FUNREI; um representante do 11 Batalho de Montanha do Exrcito

Brasileiro; um representante do Instituto Estadual de Florestas IEF; um representante da Polcia Florestal; um representante do Corpo de Bombeiros; um representante do Escritrio Tcnico local do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN) e rgos No- Governamentais (um representante da Associao Sanjoanense de Pesca Amadora - ASPA; um representante da Associao Comercial e Industrial de So Joo Del- Rei; um representante do Instituto Histrico e Geogrfico de So Joo Del Rey; um representante da Associao de Defesa do Patrimnio Ambiental de So Joo Del Rey - ASDEPA; um representante da Sociedade So Francisco de Assis de Proteo aos Animais; um representante do Clube Excursionista Lenheiro; um representante do Centro Educacional Tancredo Neves CEIAN; um representante da Associao Mdica de So Joo Del Rey; um representante das Associaes de Bairros de So Joo Del Rey.

O que significa desenvolvimento sustentvel?

No existe uma definio padronizada acerca do conceito da expresso desenvolvimento sustentvel. Via de regra, entendese como desenvolvimento sustentvel o modo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as futuras geraes. Em suma: uma modalidade de desenvolvimento que no esgota os recursos ambientais, por se preocupar com o futuro do planeta e conseqentemente com a manuteno da vida, em todos os seus nveis. A Constituio Federal adota o conceito de desenvolvimento sustentvel, ao afirmar no seu Artigo 225 que todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e a coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Como atingir o desenvolvimento sustentvel?

O primeiro passo para se obter o desenvolvimento sustentvel o planejamento e o reconhecimento de que os recursos naturais so finitos, j que muitas vezes o desenvolvimento econmico confundido com o crescimento econmico mal planejado, que tem sua matriz energtica justamente no consumo exacerbado dos recursos naturais. Mas, o desenvolvimento sustentvel surge, efetivamente, quando a mxima qualidade em detrimento da quantidade adotada, em relao reduo da utilizao de matrias primas e produtos, contrapondo o aumento da reutilizao e da reciclagem.

S-ar putea să vă placă și