Sunteți pe pagina 1din 21

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Ricardo Mariano

RESUMO A Teologia da Prosperidade consta entre as principais mudanas doutrinrias e axiolgicas ocorridas no chamado neopentecostalismo, vertente pentecostal encabeada pela controversa Igreja Universal do Reino de Deus. Defendendo que os cristos, enquanto scios de Deus ou financiadores da obra divina, esto destinados a ser prsperos, saudveis, felizes e vitoriosos em todos os seus empreendimentos, esta teologia, oriunda dos EUA, derruba por terra o velho ascetismo pentecostal, prejudica a imagem pblica deste grupo religioso e concorre para pr em xeque a tese que v afinidades entre o pentecostalismo e o "esprito do capitalismo". Palavras-chave: neopentecostalismo; teologia da prosperidade; ascetismo; capitalismo. SUMMARY Prosperity Theology stands as one of the principal changes in doctrine and values that have taken place within the neo-Pentecostal movement, a Pentecostal branch led by the controversial Universal Church of the Kingdom of God. This theological tendency holds that Christians, as partners of God or as financial supporters of divine works, are destined to be wealthy, healthy, happy and victorious in all their endeavours. The movement, which originated in the United States, has put an end to the old Pentecostal asceticism, has tarnished the public image of this religious group and threatens to undermine the notion that sees some affinity between Pentecostalism and the "spirit of capitalism". Keywords: Neo-Pentecostalism; Prosperity Theology; asceticism; Capitalism.

At bem pouco tempo atrs uma fatia respeitvel da igreja crist empurrava todas as bem-aventuranas para o cu e para a eternidade. Dizia-se ento que era necessrio suportar pacientemente o sofrimento presente [...] A Teologia da Prosperidade est trazendo o celeste porvir para o terrestre presente. Para comermos a melhor comida, para vestirmos as melhores roupas, para dirigir os melhores carros, para termos o melhor de todas as coisas, para adquirir muitas riquezas, para no adoecermos nunca, para no sofrer qualquer acidente, para morrermos entre 70 e 80 anos, para experimentarmos uma morte suave basta crer no corao e decretar em voz alta a posse de tudo isso. Basta usar o nome de Jesus com a mesma liberdade com que usamos nosso talo de cheques (Ultimato, Srie Cadernos Especiais, Teologia da Prosperidade, maro, 1994, p. 5).
24 NOVOS ESTUDOS N. 44

RICARDO MARIANO

Os neopentecostais
O pentecostalismo, oriundo da Amrica do Norte, vem crescendo rapidamente em diversas sociedades em desenvolvimento do Sul do Pacfico, da frica, do Leste e Sudeste da sia. Na Amrica Latina sua expanso tem sido ainda mais acentuada, ameaando cada vez mais a secular hegemonia catlica1.O Brasil se destaca neste contexto de profundas transformaes religiosas. Em nmeros absolutos, o maior pas catlico do planeta figura como o maior pas protestante da Amrica do Sul, abrigando cerca de metade dos 50 milhes de evanglicos estimados atualmente no continente, e como o terceiro no ranking mundial, abaixo somente dos Estados Unidos e da China2. O pentecostalismo chegou ao Brasil h exatos 86 anos. Desde ento centenas de igrejas se formaram e diversas mudanas ocorreram em seu interior, tornando esta religio cada vez mais complexa, heterognea. Para facilitar a compreenso e exposio da histria e das distintas vertentes do pentecostalismo brasileiro, recentemente pesquisadores passaram a ordenar este campo religioso em trs ondas3. Cumpre dizer que estas ondas no so estanques, convivem e se influenciam mutuamente. Constituem forma de ordenar, classificar, tornar inteligvel a evoluo deste movimento religioso, a partir sobretudo de critrios histricos de implantao de igrejas e de distines teolgicas. A primeira onda, chamada de pentecostalismo clssico, abrange o perodo de 1910 a 1950, que vai de sua implantao no pas, com a fundao da Congregao Crist no Brasil (em 1910, em So Paulo) e da Assemblia de Deus (1911, Par), at sua difuso pelo territrio nacional. Desde o incio estas igrejas caracterizaram-se pelo anticatolicismo, pela nfase no dom de lnguas, por radical sectarismo e ascetismo de rejeio do mundo. No obstante suas oito dcadas de existncia, ambas mantm bem vivos estes traos. A Congregao Crist mantm-se irremovvel. J a Assemblia de Deus, desde 1989 cindida em dois blocos, mostra-se mais flexvel diante das mudanas que esto se processando no movimento pentecostal ao seu redor e na sociedade abrangente. A segunda onda, que nomeio de pentecostalismo neoclssica, teve incio na dcada de 50 com a chegada em So Paulo de dois missionrios norte-americanos da International Church of The Foursquare Gospel. Aqui, criaram a Cruzada Nacional de Evangelizao e iniciaram, com grande xito, o evangelismo baseado na cura divina, provocando a fragmentao denominacional e acelerando a expanso do pentecostalismo no pas. Logo, fundaram a Igreja do Evangelho Quadrangular (1951, So Paulo). No seu rastro, surgiram Brasil Para Cristo (1955, So Paulo), Deus Amor (1962, So Paulo), Casa da Bno (1964, Minas Gerais) e inmeras outras de menor porte. Esta onda caracterizou-se pela nfase teolgica na cura divina, pelo intenso uso do rdio (que, por sectarismo, at a dcada de 50 no era usado pelas igrejas pentecostais aqui existentes) e pelo evangelismo itinerante em tendas de lona.
MARO DE 1996 25

(1) Ver Martin, David Tongues of fire: The explosion of Protestantism in Latin America. Oxford: Blackwell, 1990.

(2) Convm esclarecer que o termo evanglico recobre o campo religioso formado pelas denominaes crists nascidas na e descendentes da Reforma Protestante. Assim, designa tanto as igrejas protestantes histricas (Luterana, Presbiteriana, Congregacional, Anglicana, Metodista e Batista) como as pentecostais (Congregao Crist no Brasil, Assemblia de Deus, Evangelho Quadrangular, Brasil Para Cristo, Deus Amor, Universal do Reino de Deus etc.). Nascido nos Estados Unidos no comeo deste sculo, o pentecostalismo distingue-se do protestantismo, do qual descende, grosso modo, por pregar, baseado em Joel 2: 38, Atos 1:8 e Atos 2, a contemporaneidade dos dons do Esprito Santo, dos quais ressaltam os dons de lngua (glossolalia), cura, discernimento de espritos, profecia. (3) Sobre tipologia das formaes do pentecostalismo brasileiro, ver Freston, Paul. Protestantes e poltica no Brasil: da Constituinte ao impeachment. Campinas. Tese de Doutorado, IFCH-Unicamp, 1993. Mariano, Ricardo. Neopentecostalismo: Os pentecostais esto mudando. So Paulo, Dissertao de Mestrado, FFLCHUSP, 1995.

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

A terceira onda, que designo de neopentecostal, vertente que mais cresceu na ltima dcada, comea na segunda metade dos anos 70, cresce e se fortalece no decorrer dos anos 80 e 90. Universal do Reino de Deus (1977, Rio de Janeiro), Internacional da Graa de Deus (1980, Rio de Janeiro), Comunidade Evanglica Sara Nossa Terra (1976, Gois) e Renascer em Cristo (1986, So Paulo), fundadas por pregadores brasileiros, constituem as principais igrejas neopentecostais. Todas apresentam pou-cos traos de seita, forte tendncia de acomodao ao mundo, participam da poltica partidria e utilizam intensamente a mdia eletrnica. Caracterizam-se por: (1) pregar e difundir a Teologia da Prosperidade, defensora do polmico e desvirtuado adgio franciscano " dando que se recebe" e da crena nada franciscana de que o cristo est destinado a ser prspero materialmente, saudvel, feliz e vitorioso em todos os seus empreendimentos terrenos; (2) enfatizar a guerra espiritual contra o Diabo, seu squito de anjos decados e seus representantes na terra, identificados com as outras religies e sobretudo com os cultos afro-brasileiros; (3) no adotar os tradicionais e estereotipados usos e costumes de santidade, que at h pouco figuravam como smbolos de converso e pertencimento ao pentecostalismo. O presente texto trata especialmente da Teologia da Prosperidade (TP), conjunto de doutrinas e ritos responsvel, em parte, pelo crescimento das igrejas neopentecostais, que desencadearam no pentecostalismo surpreendentes mudanas axiolgicas, estticas, nos padres de comportamento e no relacionamento destes religiosos com a sociedade, dissolvendo suas j tradicionais caractersticas de religio sectria e asctica.

Da teodicia de compensao no alm de compensao neste mundo


Toda religio tem de lidar com o problema do sofrimento imerecido, da misria e da morte. As religies de salvao, como sabemos, invariavelmente prometem aos seus fiis a libertao do sofrimento, seja no alm ou neste mundo, seja agora ou num futuro messinico. Imbudas desta mensagem redentora, tendem a ser abraadas principalmente pelos estratos sociais menos favorecidos. Segundo Weber, isto ocorre como "um sucedneo, ou um suplemento racional, da mgica"4 . J os afortunados, diferentemente dos pobres e oprimidos, no tm a mesma necessidade de ser salvos ou redimidos da vida que levam. Necessitam antes "saber que tm o direito sua boa sorte" neste mundo5 . Originrio do metodismo e mais diretamente do movimento Holiness, desde o princpio o pentecostalismo atraiu sobretudo as camadas pobres e marginalizadas e sobre esta base foi difundido. Sectrios e ascticos, durante dcadas os pentecostais promoveram forte desvalorizao do mundo. Contra ele, suas tentaes e a corrupo da matria, propuseram condutas ascticas, procedentes da matriz puritana, como meio de assegurar costunnnn
26 NOVOS ESTUDOS N. 44

(4) Weber, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 317. (5) Ibid, p. 314.

RICARDO MARIANO

mes e hbitos que os conduzissem salvao ou certeza de estarem salvos no outro mundo, libertando-os do sofrimento de uma vida cheia de privaes. At ento, suas promessas redentoras, excetuando-se a cura fsica, se concretizariam no alm. Enquanto seus fiis foram esmagadoramente pobres e estiveram privados de bens materiais, culturais e educacionais, o sectarismo e o ascetismo pentecostal no geraram grandes tenses internas. Mas, com a ascenso social de parte, ainda que minoritria, dos fiis e com o progressivo aumento da converso de adeptos de classe mdia, as tenses poderiam se intensificar, e muito, no fosse a acomodao ao mundo ou a dessectarizao que, nas ltimas duas dcadas, comeou a tomar corpo em diversas igrejas pentecostais. Pois, diante da mobilidade social de parte dos fiis, das promessas da sociedade de consumo, dos servios de crdito ao consumidor, dos sedutores apelos do lazer e das opes de entretenimento criadas e exploradas competentemente pela indstria cultural, esta religio ou se mantinha sectria e asctica, aumentando sua defasagem em relao sociedade e aos interesses ideais e materiais dos crentes, ou fazia concesses. Frente s muitas mudanas ocorridas na sociedade, sobretudo na rea comportamental, e s novas demandas do mercado religioso, vrias lideranas optaram por ajustar gradativamente sua mensagem e suas exigncias religiosas disposio e s possibilidades de cumprimento por parte de seus fiis e virtuais adeptos. O sectarismo e o ascetismo comearam a ceder lugar acomodao ao mundo, acompanhando o processo de institucionalizao de importantes segmentos pentecostais. Nos EUA, este processo teve incio j nos anos 50 e 60. No Brasil, ele mais recente, principia nos anos 70 e se aprofunda com o nascimento e crescimento do neopentecostalismo. Mas este processo de mudanas no se deu sem mais. Eis algumas de suas razes: crescentes importaes de teologias, de literatura, de ritmos musicais e mesmo de novos rituais e manifestaes extticas; intensificao do intercmbio com igrejas e pregadores estrangeiros; mobilidade social de parte dos fiis; surgimento de novas igrejas e de novos lderes eclesisticos que, em muitos casos, por princpio ou como estratgia de crescimento denominacional, passam a adotar os mais recentes modismos ingressos neste meio religioso, renegando o fardo tradicionalista de suas denomina-es de origem; drsticas mudanas sociais de cuja influncia nem as seitas mais fechadas e severas conseguem escapar. Diferentemente de outrora, agora, muitos crentes, alm de desejosos, reuniam condies econmicas de desfrutar das boas coisas que o mundo podia oferecer. Para isto, entretanto, primeiro era preciso substituir suas concepes teolgicas que diziam que os verdadeiros cristos seriam, se no materialmente pobres, radicalmente desinteressados de coisas e valores terrenos. Com sua diversidade interna, o pentecostalismo poderia dar conta dessa nova demanda e de outras. E deu, entre outras formas, com o surgimento da Teologia da Prosperidade. Esta doutrina encaixou-se como uma luva tanto para a demanda imediatista de resoluo ritual de problemas n
MARO DE 1996 27

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

financeiros dos fiis mais pobres, como para a demanda dos que desejavam legitimar seu modo de vida, sua fortuna e felicidade. Estes, agora, podiam se escudar nas novas concepes bblicas da TP em vez de ter de recorrer, para seu tormento, teologia (cf. Mateus 19: 24; Marcos 10: 25 e Lucas 18: 25) que falava a respeito da impossibilidade de o rico entrar no reino dos cus tal como a de o camelo atravessar o buraco de uma agulha. Com promessas de que o mundo seria locus de felicidade, prosperidade e abundncia de vida para os cristos, herdeiros das promessas divinas, a Teologia da Prosperidade veio coroar e impulsionar a incipiente tendncia de acomodao de vrias denominaes pentecostais aos valores e interesses mundanos das sociedades capitalistas. Weber escreveu que quanto mais congregacional o carter da organizao religiosa (caso do pentecostalismo), tanto mais a posio dos sacerdotes enfrenta a necessidade de condescender, no interesse da conservao e propagao do grupo de adeptos, s necessidades dos leigos. Prometer compensaes imediatistas neste mundo a concesso mais frequente. No caso do neopentecostalismo, propagador da TP, antes de representar uma condescendncia pastoral momentnea, tais promessas dirigidas grande massa de fiis constituem sua marca distintiva 6 .

(6) Weber, Max. Economia e sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva. Braslia: UNB, 1991, p. 319.

A origem da Teologia da Prosperidade


Do ut des o dogma fundamental, por toda parte. Esse carter inere religiosidade cotidiana e das massas de todos os tempos e povos e tambm de todas as religies. O afastamento do mal externo e a obteno de vantagens externas, "neste mundo", constituem o contedo de todas as "oraes" normais, mesmo nas religies extremamente dirigidas ao alm (Weber, Max, op. cit., p. 293).

Oriunda dos Estados Unidos, a Teologia da Prosperidade, Confisso Positiva ou Movimento da F como tambm conhecida, surgiu no comeo dos anos 40. Mais tarde, encontrou guarida nos grupos evanglicos carismticos daquele pas, sendo reconhecida como movimento doutrinrio constitudo somente nos anos 707 . Sob a liderana de Kenneth Hagin, nascido no Texas, em 1917, a Confisso Positiva difundiu-se para inmeros pases. Evangelista batista, porm crente na cura divina, Hagin logo aproximou-se dos pentecostais, recebendo o batismo do Esprito Santo em 1937. Nesse mesmo ano foi licenciado pastor na Assemblia de Deus, na qual permaneceu por doze anos. No perodo ps-II Guerra Mundial participou das campanhas de cura divina nos EUA. Em 1962 fundou seu prprio ministrio, caracterizado por transes, vises, profecias, revelaes e experincias sobrenaturais, dos quais fez derivar sua "autoridade espiritual". Entre 1950 e 1959, Hagin declara ter, em oito ocasies, conversado nnnnnnnn
28 NOVOS ESTUDOS N. 44

(7) Pieratt, Alan. B. O evangelho da prosperidade: Anlise e resposta. So Paulo: Ed. Vida Nova, 1993, p. 21.

RICARDO MARIANO

pessoalmente com Jesus, algumas vezes no cu, outras no inferno8 . Em sua carreira como pregador da Confisso Positiva, Hagin inspirou-se em Essek William Kenyon (1867-1948) e chegou mesmo a plagiar extensamente vrios escritos dele. No Emerson College of Oratory, em Boston, Kenyon escritor, pregador batista, metodista, pentecostal e itinerante sem vnculos denominacionais, radialista de sucesso no final dos anos 30 e comeo dos 40 inclinou-se aos ensinos das "seitas metafsicas" derivados da filosofia do "Novo Pensamento", formulada originalmente por Phineas Quimby (180266). Quimby, que estudara espiritismo, ocultismo, hipnose e parapsicologia para produzir sua filosofia, inspirou e curou Mary Baker Eddy, fundadora da Cincia Crist 9 . E os escritos de Mary Baker, por sua vez, tambm influenciaram as doutrinas de Kenyon, autor original da Confisso Positiva 10 . J em sua origem nos EUA, portanto, a TP resultou da combinao sincrtica de distintas tradies religiosas (ocidentais e orientais), prticas esotricas e paramdicas, que deixaram marcas indelveis neste movimento religioso e teolgico. Depois de Hagin, vivo ainda hoje, influente e lder de ministrio radiofnico que atinge cerca de oitenta pases, surgiram vrios pregadores da Teologia da Prosperidade. Entre os principais propagadores da TP constam diversos televangelistas, como Ken Hagin Jr., Kenneth Copeland, Oral Roberts, Robert Schuller, Jerry Falwell, T.L. Osborn, Charles Capps, Benny Hinn, Pat Robertson, Paul Crouch, Fred Price. Sade perfeita, prosperidade material, triunfo sobre o Diabo e vitria sobre todo e qualquer sofrimento, eis as promessas destes pregadores. Para obter tais bnos, o fiel deve observar as leis da prosperidade, confessando a posse da bno, e o "princpio da reciprocidade", popularmente conhecido no Brasil como " dando que se recebe". O termo Confisso Positiva refere-se literalmente crena de que os cristos detm o poder prometido nas Escrituras e adquirido atravs do sacrifcio vicrio de Jesus de trazer existncia, para o bem ou para o mal, o que declaram, decretam, confessam ou determinam com a boca em alta voz. No toa, o livro H poder em suas palavras, de Don Gosset, tornou-se best-seller evanglico nos anos 90. O exemplo vem de cima, lembram eles: Deus criou o universo atravs da palavra11 . Para os adeptos desta teologia, o que falado com f torna-se divinamente inspirado. Isto , as palavras proferidas com f encerram o poder de criar realidades, visto que o mundo espiritual, que determina o que acontece no mundo material, regido pela palavra. Estes evanglicos defendem que possuiro tudo o que determinarem verbalmente, com f e em nome de Jesus. Sade perfeita, prosperidade material e felicidade, "direitos" do cristo anunciados na Bblia, naturalmente figuram entre as bnos mais declaradas por eles. Determinar nada tem a ver com pedir ou suplicar a Deus. Atravs do sacrifico vicrio de seu filho, Deus j fez o que podia pela humanidade, perdoando o pecado original e tornando, desde ento, suas graas de sade, prosperidade e vitria nnnnnnnn
MARO DE 1996 29

(8) Gondin, Ricardo. O Evangelho da Nova Era. So Paulo: Abba Press Editora e Divulgadora Cultural Ltda, 1993, p. 30.

(9) Bryan Wilson (Sociologia de las sectas religiosas. Madrid: Ediciones Guadarrama, 1970, pp. 141,143) classifica o New Thought e a Christian Science como "seitas manipulacionistas". "Os manipulacionistas", segundo ele, "encontraram um mtodo para obter a salvao, mas a salvao considerada, em geral, como a possibilidade de conseguir as coisas boas deste mundo, especialmente uma vida longa, a sade, a felicidade e um sentimento de superioridade e inclusive de triunfo." (10) Sobre Positive Confession Theology, ver McConnell, D.R. (A different gospel: A historical and biblical analysis of The modern faith movement. Massachusetts: Hendrickson Publishers, 1988) e Burgess, Stanley M. and McGee, Gary B. Dictionary of Pentecostal and charismatic movements. Zondervan: Grand Rapids, 1989, pp. 718-729.

(11) Partidrios da TP pregam que o crente pode alterar realidades atravs da palavra proferida com f. J o New Thought, uma das fontes de inspirao da TP, promete tal poder atravs do pensamento e no da palavra. Segundo Bryan Wilson (op. cit., p. 157), "era um lugar comum das obras do Novo Pensamento assinalar que os homens criavam a ri-queza, a sade e a felicidade mediante a prtica de uma hi-giene mental. Mediante o pen-samento, os homens manipu-lariam suas prprias circuns-tncias e o mundo." Esta cren-a parece estar na raiz de parte da literatura esotrica e de autoajuda que invadiu os EUA, a Europa e o Brasil nas ltimas dcadas. Os livros de Lair Ribeiro, por exemplo, que prometem o paraso na terra atravs da "reprogramao neurolingustica", parecem ter parte de suas tcnicas e premissas oriundas do New Thought.

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

disponveis aos homens nesta vida. Estes devem decretar, determinar, exigir, reivindicar, em nome de Jesus, como Deus prescrevera, para "tomar posse" das bnos a que tm "direito". R.R. Soares, lder da Igreja Internacional da Graa de Deus e proprietrio da Graa Editorial, que publicou 33 livros de Kenneth Hagin, fornece a receita aos fiis:

Somos hoje exatamente aquilo que algum tempo atrs consciente ou inconscientemente havamos declarado que seramos, e seremos no futuro prximo tudo que agora estamos declarando [...] So as nossas palavras que nos governam, que nos do sade, paz, prosperidade e felicidade. So tambm as nossas palavras que nos fazem derrotados, doentes e miserveis [...] s conseguiremos aquilo que falarmos [...] temos aprendido que a parte de Deus em relao a nossa cura j foi feita. Hoje somos ns que temos que fazer a nossa parte [...] So unicamente as nossas palavras que nos do sade (Curso F, lio IX, "As palavras").

Para certos pregadores da TP, alm do sacrifcio de Jesus, os direitos divinos do cristo decorrem do fato de que o homem possui a mesma natureza de Deus e, portanto, igualmente a Ele, goza de autoridade ou poder de, atravs da palavra, chamar coisas existncia material. Tradicionalmente, os pentecostais consideram-se vasos ou templos do Esprito Santo. J alguns pregadores da Confisso Positiva vo bem mais longe, afastando-se muito do protestantismo da Reforma, para no dizer do cristianismo. Afirmam que quando o homem "nasce de novo", ele adquire a prpria natureza divina. Logo, torna-se um deus. Mas por que muitos crentes no tomam posse das bnos que Deus colocou sua disposio? Por que h sofrimento, misria e enfermidade entre os cristos? Prevenidos quanto s possveis frustraes, os pregadores da Teologia da Prosperidade alegam que a responsabilidade pelo fracasso do homem, do Diabo e das legies de demnios. Ora as bnos no so alcanadas pela inabilidade do fiel em confess-las, ora por sua falta de f, ora pelo pecado ou por sua escravido a Satans e, portanto, s maldies por ele enviadas. Ocorre tambm que muitos cristos, doutrinados segundo a velha teologia, qualquer que seja ela, simplesmente ignoram que tenham direitos divinos a reclamar. E, como afirmam os pregadores da Teologia da Prosperidade, "direito no reclamado direito inexistente". Antes de "exigir seus direitos", portanto, crucial que o crente tenha conscincia deles. Depois, precisa conhecer os meios pelos quais possa alcan-los e mant-los. Pelo prprio fato de incutir em seus adeptos crenas de efeito "abracadabra", esta teologia exige deles imensa dose de f. Evidentemente, preciso estar imbudo de extrema f para crer que a realidade possa se conformar s palavras pronunciadas com f, em nome de Jesus. O crente pode determinar o quanto for, por exemplo, que no ficar rico da noite nnnn
30 NOVOS ESTUDOS N. 44

RICARDO MARIANO

para o dia como num passe de mgica. Quanto a isto, porm, os pregadores da TP esto preparados para responder e advertem: aquilo que decretado no se torna realidade imediatamente. Eles explicam ao fiel que, embora o objeto de sua confisso ainda no tenha se concretizado no mundo material, dever do cristo, de antemo, orar agradecendo a Deus pela posse da bno confessada, como se fosse aplicao metdica de uma frmula mgica, uma vez que no mundo espiritual ela j foi concedida. Alm de agradecer, ele deve passar a agir como se j tivesse recebido a bno, ainda que todas evidncias indiquem o oposto. Depende totalmente do crente receber ou no as bnos que determina. Qualquer dvida, por mnima que seja, manifesta quanto realizao do que confessou, determinou, exigiu ou reivindicou impossibilita o recebimento da bno. Quanto mais irrealista for a confisso, maiores os riscos de o fiel duvidar de sua execuo. Ainda que a reivindicao de "direitos" impossveis de obter atravs de esforo prprio constitua enorme demonstrao de f, a demora em alcanar a graa e o descompasso existente entre a crena e a realidade podem abalar a f do crente. Uma f capenga, inevitavelmente, ser responsabilizada pelo fracasso da confisso. J a crena no adgio franciscano " dando que se recebe", alm de ser frisada nas pregaes e na literatura dos adeptos da Confisso Positiva, tambm manteve ntima conexo com a expanso do televangelismo norteamericano. Segundo Hadden e Shupe 12 , em funo do aumento da competio entre os televangelistas, o tempo na TV tornou-se muito caro para eles. Os custos dos programas subiram mais que a audincia. Pressionados pelas despesas crescentes de seus projetos, que se tornaram cada vez mais ambiciosos, os televangelistas refinaram as formas de levantar fundos, integrando os apelos financeiros sua teologia. Deste modo, as exigncias econmicas do veculo de transmisso da mensagem religiosa acabaram por integrar e moldar seu contedo. No toa que a TP ingressou no Brasil e se espraiou em diversos segmentos evanglicos atravs dos neopentecostais, justamente os mais ativos difusores do televangelismo entre ns a partir da dcada de 80.

(12) Hadden, Jeffrey K. and Shupe, Anson. "Televangelism in America". Social Compass, XXXIV/1, pp. 61-75, 1987.

A Teologia da Prosperidade no Brasil


A Teologia da Prosperidade inicia sua trajetria no Brasil no final dos anos 7013. Desde ento penetrou em muitas igrejas e diversos ministrios para-eclesisticos: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graa de Deus, Renascer em Cristo, Comunidade Evanglica Sara Nossa Terra, Nova Vida, Bblica da Paz, Cristo Salva, Cristo Vive, Ministrio Palavra da F, Misso Shekinah, ADHONEP (Associao dos Homens de Negcio do Evangelho Pleno), CCHN (Comit Cristo de Homens de Negcios). Naturalmente, cada instituio, cada liderana pastoral deglutir, trabalhar e transmutar de diferentes modos as doutrinas deste "novo Evangelho", ora nnnn
MARO DE 1996 31

(13) Robert McAlister, fundador da Igreja de Nova Vida, parece ter sido pioneiro no trato da questo da prosperidade financeira nos meios pentecostais, mas no da TP propriamente dita. J no comeo dos anos 60, ele escreveu o livreto Como prosperar (Rio de Janeiro, Nova Vida, 1978, 3 edio), orientando os crentes a serem fiis no pagamento do dzimo para terem suas finanas abenoadas. Em 1981, publicou Dinheiro: Um assunto altamente espiritual (Rio de Janeiro: Carisma Editora), no qual criticava, por um lado, os pastores que viam o dinheiro como "a raiz de todos os males" e, por outro, o triunfalismo dos "supercrentes", pregadores da TP que viam a prosperidade como "prova da espiritualidade e das bnos de Deus", tratando este como "um empregado sempre disposio" ou tentando "fazer negcios" com Ele. Embora crtico dos "negociadores de bnos", McAlister, paradoxalmente, dizia com muita tranquilidade: "se voc deseja garantir o seu futuro financeiro, pague seu dzimo. D tambm ao Senhor ofertas de amor" (1981, pp. 14, 43, 68).

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

enfatizando determinados aspectos, ora deixando outros de lado, por desconhecimento, por desinteresse, por falta de coerncia lgica, por recusa de pontos mais controversos ou claramente atentatrios contra crenas e princpios bblicos tradicionalmente consensuais nos meios cristos evanglicos. Por seu rpido crescimento e pela nfase que do prosperidade financeira, duas denominaes sero aqui abordadas em maior profundidade: Igreja Universal e Igreja da Graa. Ambas adotam vrias crenas da TP, dentre elas a que afirma que o "plano de Deus para o homem faz-lo feliz, abenoado, saudvel e prspero em tudo"14 . Colocados os termos deste modo, no provocam muita controvrsia. Mas a coisa mais complexa. Os pregadores da TP dizem que s no prspero financeiramente, saudvel e feliz nessa vida quem carece de f, no cumpre o que diz a Bblia a respeito das promessas divinas e est envolvido, direta ou indiretamente, com o Diabo. A posse, a aquisio e a exibio de bens, a sade em boas condies e a vida sem grandes problemas ou aflies so apresentadas como provas da espiritualidade do fiel. Muitos lderes pentecostais vem tais crenas com maus olhos, tanto por razes teolgicas quanto pelo fato de que a maioria de seus fiis so escancaradamente pobres. As doutrinas da TP tambm so acusadas de atentar contra a soberania de Deus, dado que seus adeptos so instrudos a estabelecer relaes com o Todo-Poderoso em que os "verbos como exigir, decretar, determinar, reivindicar frequentemente substituem os verbos pedir, rogar, suplicar" 15 . Piores ainda, na tica de outros segmentos evanglicos, so as orientaes de "dar (dinheiro) para receber" (bnos) propostas insistentemente nestas igrejas, visando aumentar o contingente de dizimistas e arrecadar maiores volumes de ofertas. A TP est operando e promovendo forte inverso de valores no sistema axiolgico pentecostal. Faz isto ao enfatizar quase que exclusivamente o retorno da f nesta vida, pouco falando a respeito da principal promessa do cristianismo e, tradicionalmente, do pentecostalismo: a salvao aps a morte. Alm de que, em vez de valorizar temas bblicos tradicionais de martrio, auto-sacrifcio, isto , a "mensagem da cruz" que apregoa o ascetismo (negao dos prazeres da carne e das coisas deste mundo) e a perseverana dos justos no caminho estreito da salvao, apesar do sofrimento, das injustias e perseguies promovidas pelos mpios contra os cristos , a TP valoriza a f em Deus como meio primordial de obter felicidade, sade fsica, riqueza e poder terrenos. Em vez de glorificar o sofrimento, tema caro ao cristianismo, enaltece o bem-estar do cristo neste mundo. Este bem-estar no ser alcanado atravs da luta coletiva e poltica, como propem as CEBs, mas por meio de mediaes puramente religiosas. Tais proposies no configuram propriamente a defesa de um hedonismo de cunho evanglico. Antes, os neopentecostais defendem que, no mundo, o verdadeiro cristo est predestinado "vitria", sendo "mais que vencedor" em todas as esferas da vida. Ressalvam, porm, que o homem deve colocar seu corao primeiro em Deus e na sua obra, depois nn
32 NOVOS ESTUDOS N. 44

(14) Soares, R.R. As bnos que enriquecem. Rio de Janeiro: Graa Editorial, 1985, p. 141.

(15) Romeiro, Paulo. Supercrentes: O Evangelho Segundo Kenneth Hagin, Walnice Milhomens e os profetas da prosperidade. So Paulo: Mundo Cristo, 1993, p. 36, grifo do autor.

RICARDO MARIANO

nas coisas materiais, como se isto fosse possvel no mbito desta teologia to profundamente comprometida com a ideologia da sociedade de consumo. A despeito de serem majoritariamente pobres, os pentecostais nunca fizeram elogios nem atriburam significado redentor pobreza 16 . No a reconheciam como uma virtude crist. Antes, ansiavam super-la no paraso, j que viam este mundo como um vale de tormentos e sofrimentos17 . Tambm no se consideravam, pelo simples fato de serem pobres, necessariamente, herdeiros preferenciais do Reino dos Cus. Por outro lado, no associavam a posse de bens terrenos deteno de maior espiritualidade. Na realidade, resignados no asctico "caminho estreito", sempre desvalorizaram, ao menos na retrica, a busca de riquezas e alegrias deste mundo. A TP subverte radicalmente isto, prometendo prosperidade, redeno da pobreza nesta vida. Ademais, na TP a pobreza significa falta de f, algo que desqualifica qualquer postulante salvao. Segundo os pregadores da TP, Jesus veio ao mundo pregar o Evangelho aos pobres justamente para que eles deixassem de ser pobres. Da mesma forma, Ele veio pregar aos doentes porque desejava cur-los. Deus no sdico. Ele tem grande prazer no bem-estar fsico e na prosperidade material de seus servos. O contrrio no faz nenhum sentido bblico. Os reais servos de Deus no so nem nunca sero prias sociais. Durante muito tempo o Diabo obscureceu a viso dos crentes a respeito destas verdades, mas agora, conscientes da ardileza satnica, eles comeam a tomar posse das promessas divinas. Para os defensores da TP, a expiao do Cordeiro libertou os homens da escravido do Diabo e das maldies da misria, da enfermidade, nesta vida, e da segunda morte, no alm. Os homens, desde ento, esto destinados prosperidade, sade, vitria, felicidade. Para alcanar tais bnos, garantir a salvao e afastar os demnios de sua vida, basta o cristo ter f incondicional em Deus, exigir seus direitos em alta voz e em nome de Jesus e ser obediente a Ele acima de tudo no pagamento dos dzimos.

(16) Ver Mariz, Ceclia Loreto. Coping with poverty: Pentecostais and Christian Base Communities in Brazil. Philadelphia: Temple University Press, 1994, pp. 158-59. (17) Robert McAlister (op. cit., 1981, p. 23) afirma que a teologia dos hinrios evanglicos "fala muito sobre as dificuldades de uma 'vida trabalhosa'" e a respeito de que "neste mundo no h seno tribulaes, lutas, alm de tesouros impossveis de conquistar", "razo por que tanto se almeja entrar no cu".

O dzimo: dar para receber


Deus no precisa de nosso dinheiro, porque dele a prata e o ouro. Mas Ele precisa que ns o obedeamos, para que possa nos abenoar. H uma ntima relao entre dar e receber. Quanto mais damos, mais recebemos (Rodovalho, Robson. O milagre aconteceu. Gois, Koinonia, s. d., p. 59.)

Na interpretao de certos pregadores brasileiros da TP, o pecado cometido por Ado e Eva desfez a comunho, a aliana ou a "sociedade" existente entre Deus e as criaturas humanas, tornando-as escravas do Diabo. Como Deus desejava voltar a ser "scio" dos homens, mandou seu filho nnnn
MARO DE 1996 33

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

unignito cruz para expiar o pecado original. Entretanto, segundo Kenneth Hagin, o pai da matria (e vrios pastores brasileiros), Jesus no expiou os pecados da humanidade ao ter seu sangue derramado na cruz, mas sim quando, aps sua morte, desceu ao inferno, recebeu a natureza satnica, experimentou a morte espiritual, sofreu durante trs dias, renasceu e, por fim, conseguiu derrotar o Diabo em seu prprio territrio18 . Deste modo, foram necessrios o sacrifcio de Jesus na cruz e a sua vitria sobre o Diabo no inferno para o restabelecimento desta sociedade, na qual os homens, se cumprirem sua parte no contrato firmado na Bblia por Deus, isto , se pagarem fielmente o dzimo e exigirem o que a Palavra declara pertencerlhes, tornam a adquirir o direito "vida abundante". O pagamento do dzimo, que "existe desde a criao do homem"19 , constitui o meio pelo qual os indivduos podem refazer a "sociedade com Deus", habilitando-se a desfrutar das promessas bblicas.

(18) Romeiro, Paulo, op. cit., p. 58.

(19) Soares, R.R., op. cit., p. 35.

Ele [Jesus] desfez as barreiras que havia entre voc e Deus e agora diz volte para casa, para o jardim da Abundncia para o qual voc foi criado e viva a Vida Abundante que Deus amorosamente deseja para voc [...] Deus deseja ser nosso scio [...] As bases da nossa sociedade com Deus so as seguintes: o que nos pertence (nossa vida, nossa fora, nosso dinheiro) passa a pertencer a Deus; e o que d'Ele (as bnos, a paz, a felicidade, a alegria, e tudo de bom) passa a nos pertencer (Macedo, Edir. Vida com abundncia. Rio de Janeiro: Universal Produes, 1990, pp. 25, 85, 86).

Deus no pode deixar de cumprir as promessas feitas aos homens contidas na Bblia. O Criador no tem escolha seno cumprir o prometido. Presa s promessas que fez, a onipotncia divina fica seriamente comprometida. Nesta sociedade, a parte que cabe aos homens consiste em pagar o dzimo, ter f em Deus e na sua Palavra e profetizar as bnos divinas em sua vida. Enquanto a parte de Deus reside no pronto cumprimento de suas promessas (repreender o "devorador" e conceder bnos em abundncia), das quais Ele, desde que satisfeitas as condies contratuais, em hiptese alguma pode se furtar. Nesta relao contratual em que Deus tem obrigaes a cumprir, os homens, se tm deveres para com Ele, igualmente tm direitos. Na medida em que tem conscincia de seus direitos, o fiel pode exigir de Deus o cumprimento deles. E exatamente isto que ocorre. Com isso, alm de ter sua soberania drasticamente diminuda, Deus torna-se vtima de frequentes manipulaes por parte de seus scios, at porque no pode se ver livre delas, a menos que "quebre sua Palavra", algo inimaginvel na tica desses crentes. Naturalmente, os pregadores da TP se defendem alegando que no determinam as aes de Deus, mas sim que ordenam ou exercem autoridade sobre o Diabo, em nome de Jesus, para que as promessas divinas se cumpram. Mesmo neste caso a soberania divina ainda n
34 NOVOS ESTUDOS N. 44

RICARDO MARIANO

permaneceria duplamente limitada: primeiro, pela ao do "grande adversrio", segundo, pela necessidade de auxlio da determinao dos crentes para que suas promessas se cumprissem. Em suas prticas e mesmo em seus escritos, porm, transparecem afirmaes que desabonam tal defesa.

Comece hoje, agora mesmo, a cobrar d'Ele tudo aquilo que Ele tem prometido [...] O ditado popular de que "promessa dvida" se aplica tambm para Deus. Tudo aquilo que Ele promete na Sua Palavra uma dvida que tem para com voc [...] Dar dzimos candidatar-se a receber bnos sem medida, de acordo com o que diz a Bblia [...] Quando pagamos o dzimo a Deus, Ele fica na obrigao (porque prometeu) de cumprir a Sua Palavra, repreendendo os espritos devoradores [...] Quem que tem o direito de provar a Deus, de cobrar dEle aquilo que prometeu? O dizimista! [...] Conhecemos muitos homens famosos que provaram a Deus no respeito ao dzimo e se transformaram em grandes milionrios, como o sr. Colgate, o sr. Ford e o sr. Caterpilar (Macedo, Edir, op. cit., pp. 36, 54, 79, 84).

Os versculos de Malaquias 3: 9, 10 impressos nos envelopes de dzimos das igrejas Universal e Internacional da Graa so constantemente repisados. Nesta passagem sobre o dzimo, segundo os pregadores da TP, esto contidas as promessas de abundncia aos dizimistas e a declarao de que Deus repreender o "devorador", o Diabo e os demnios da vida financeira dos fiis, proporcionando-lhes prosperidade. Mas como fica o fato de tantos fiis dizimistas continuarem recebendo salrio-mnimo, morando em favelas e cortios? Cedendo terreno s motivaes e aptides pessoais, R.R. Soares responde: "No basta dar o dzimo. Os negcios aqui na terra so administrados pelo homem. Se for inteligente, astuto e souber aproveitar as oportunidades, estes dons, aliados bno divina, faro dele uma pessoa tremendamente prspera" (op. cit., 1985, p. 116). Nos cultos da Universal, alm de exortados a pagar o dzimo, a dar ofertas com desprendimento e a participar da corrente da prosperidade, os fiis, ansiosos por enriquecer, so aconselhados a deixar de ser empregados. Recebem incentivos para abrir negcios e se tornarem patres, desejo da maioria dos que vendem sua fora de trabalho no mercado. Para enriquecer, portanto, no adianta apenas exigir seus direitos, preciso que trabalhem, sejam astutos, aproveitem as oportunidades, ingressem na iniciativa privada. Para os empresrios membros da igreja, a Universal mantm na sede paulista, s segundas-feiras, cultos para que os negcios deles prosperem ainda mais. Muitos de seus testemunhos so levados ao rdio e TV, como estratgia de marketing para angariar novos adeptos. O mesmo faz a Internacional da Graa de Deus. As promessas de prosperidade at podem descolar-se bastante da nnnnnn
MARO DE 1996 35

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

realidade cotidiana dos crentes sem se tornarem inteiramente implausveis, uma vez que "Deus tudo pode". No entanto, quando isso ocorre, tendem a ser reinterpretadas pelo fiel de acordo com sua condio social e suas aspiraes. No toa que a maioria dos testemunhos de prosperidade no diz respeito a ocorrncias discrepantes da realidade. Refere-se, em geral, a algum que galgou novo posto de trabalho, foi promovido, conseguiu ser empregado, obteve lucro ou realizou algum negcio inesperado. Cumpre dizer que os pentecostais, incluindo os que se opem s doutrinas da TP, acreditam que Deus fica propenso a recompensar materialmente os dizimistas, nem que seja no permitindo que lhes faltem os meios de subsistncia. Pois Ele conhece as reais necessidades de seus servos e, na hora certa, tudo prov. Unnime entre os fiis e pastores entrevistados, esta crena abre portas para a entrada da TP neste meio religioso. Sua probabilidade de aceitao e propagao aumenta visto que a associao entre contribuio financeira igreja e prosperidade do ofertante est presente h muito tempo no protestantismo histrico, do qual muitos fiis rumaram para as igrejas pentecostais20 . O pagamento do dzimo, exceto na Congregao Crist no Brasil, dever dos pentecostais. Os pastores, apesar disso, estimam que pouco mais da metade dos membros seja dizimista. provvel que a proporo de dizimistas seja mais baixa em algumas igrejas neopentecostais, como a Universal e a Internacional da Graa, dado o carter flutuante de parcela expressiva de seus frequentadores. Seria surpreendente que frequentadores espordicos mantivessem relaes de fidelidade com a igreja, assumindo compromissos financeiros duradouros para sua manuteno e expanso. Da decorre parte da insistncia dos pregadores em dizer que somente prosperam os que mantm fidelidade no pagamento do dzimo. Os demais so merecedores apenas de graas pontuais, anlogas sua inconstncia no "dar".

(20) Ver Lonard, mile G. O protestantismo brasileiro. So Paulo: Aste, 1950, p. 226.

As ofertas: desafios a Deus


A Bblia tem mais de 640 vezes escrita a palavra oferta. Oferta uma expresso de f. Se Deus no honrar o que falou h trs ou quatro mil anos atrs, eu que vou ficar mal (Edir Macedo, O Globo, 29.4.1990).

Na Assemblia de Deus, na Igreja do Evangelho Quadrangular e noutras denominaes pentecostais da primeira e da segunda ondas (com exceo da Deus Amor, da Casa da Bno e de outras menores e menos conhecidas), a oferta, geralmente uma pequena quantia, colocada na "sacolinha" conduzida por obreiros, aps breve orao e num curto perodo de tempo, de forma discreta. Quando estas igrejas tm necessidade de quantia extra, no caso de construo, de pagamento de programa de rdio nnn
36 NOVOS ESTUDOS N. 44

RICARDO MARIANO

etc., fazem o pedido congregao junto com as explicaes necessrias, mas sem estardalhao. Isto radicalmente distinto do que ocorre nas neopentecostais. Hoje em dia, entretanto, a TP j deitou razes muito alm das fronteiras das igrejas neopentecostais e das para-eclesisticas. Os pregadores neopentecostais manifestam com muita naturalidade seu interesse por dinheiro. "No Novo Testamento um dos temas mais mencionados o dinheiro", assevera R.R. Soares21 . Extensa parte dos cultos da Universal e da Internacional da Graa reservada para convencer os fiis acerca de suas obrigaes, determinadas por Deus, de pagar dzimos e dar ofertas "com alegria". Prometendo sade, prosperidade, felicidade, libertao do Diabo e dos problemas cotidianos quele que corajosamente doar a maior quantia possvel e, de preferncia, uma quantia que, do ponto de vista do clculo racional, far falta, estas igrejas conseguem recolher muito mais recursos financeiros do que as concorrentes. O xito em coletar elevadas quantias dos fiis as capacita, mais do que as outras, a investir em meios de comunicao de massa e edificaes. O enorme volume de recursos que arrecadam e a competncia com que os aplicam na obra de evangelizao, com intenso uso da mdia eletrnica, e na abertura de novos locais de culto tm sido cruciais para o seu rpido crescimento. No obstante pastores da Universal em Belo Horizonte terem inovado em matria de dzimo22 e cobrado 30%, 10% pelo Pai, 10% pelo Filho e 10% pelo Esprito Santo23 , ele fixo e d muito pouca margem a manobras, restando aos intermedirios de Deus na terra insistir, para o bem do crente e para a expanso do Evangelho, na importncia da fidelidade e de seu pontual pagamento. J no caso das ofertas, a coisa bem diferente. Nesse terreno pode ser observada toda a inventividade dos pastores em criar formas e mtodos para arrecadar ofertas em volumes crescentes. Uma das formas consiste em associar ofertas distribuio de brindes evanglicos: quem fizer ofertas nos valores correspondentes aos que vo sendo estipulados pelo pastor em sentido decrescente, ora se candidata a receber um livreto, ora um disco, e assim por diante at que os valores a ofertar atinjam patamares em que mais nenhum brinde dado. Com frequncia esta espcie de "leilo" no fornece brindes, e sim promessas de bnos acompanhadas de desafios f do crente. As bnos prometidas, desejadas e reivindicadas esto sempre atreladas oferta financeira. Os pastores, contudo, alegam que a oferta voluntria e refutam as crticas, em geral oriundas da grande imprensa, de outros segmentos evanglicos e at catlicos, de que vendem bnos e suas igrejas no passam de "supermercados da f". Cumpre frisar que, no mbito da TP, pagar o dzimo e dar ofertas constituem duas das principais formas pelas quais o crente prova a sua f. Colocada incessantemente prova, a f existe apenas e quando se manifesta concretamente em ao, quando exercida, no caso, atravs do pagamento do dzimo e no ato da oferenda. Como escreveu Edir Macedo, "a f est ligada obedincia e esta ao; logo, f ao"24 . Deus prometeu bnos, mas para receb-las o nnn
MARO DE 1996 37

(21) Soares, R.R., op. cit., p. 15.

(22) Wilson Gomes (As novas religies populares na Bahia. Salvador, Instituto de Teologia da Universidade Catlica, mimeo, 1990, p. 47), que fez pesquisa em Salvador, verificou que na Universal "h tambm o dz imo de 20% e o 'Dzimo do Sinai' que ultrapassa os 30%". Um de meus entrevistados, membro da IURD, disse ter pago dzimos de 30% diversas vezes. Mnica do Nascimento Barros (A Batalha do Armagedom: Uma anlise do repertrio mgico-religioso proposto pela Igreja Universal do Reino de Deus. Belo Horizonte, Dissertao de Mestrado, UFMG, 1995, p. 188) observou pedido de dzimo de at 50%. (23) O Globo, 16.08.1992.

(24) Macedo, Edir. O despertar da f. Rio de Janeiro: Universal Produes, 1985, p. 36.

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

fiel tem de dar dinheiro para demonstrar sua f, canal exclusivo para restabelecer a sociedade com o Todo-Poderoso e afastar os demnios de sua vida. o fiel, atravs das aes motivadas por sua f, quem pe em funcionamento o mecanismo da bno25 . Sem a ao primeira do fiel de dar, Deus nada pode fazer por ele. At porque Deus j fez tudo o que devia fazer ao mandar seu filho morte na cruz, libertando os homens das maldies da misria, da enfermidade e da segunda morte. Desde a expiao de Jesus, suas bnos esto disponveis espera de que os homens "tomem posse" delas. Para isto, precisam ter f, declarar ou determinar verbalmente as promessas e bnos de Deus e confessar que j as obtiveram, mesmo e apesar de ainda no concretizadas no plano material. Sem f, isto , sem as obras visveis da f, o crente no se habilita a tomar posse da bno ou a adquirir direitos de fazer exigncias, reivindicaes a Deus. O crente que almeja receber grandes bnos de Deus precisa ser radical na demonstrao de sua f. Deve fazer doaes que do ponto de vista do "homem natural" e do clculo racional seriam loucura. Precisa dispor de coragem. Deve assumir riscos, doando igreja algo valioso como salrio, carro, casa, poupana, herana, jias, caminho etc., com a certeza de que reaver, multiplicado, o que ofertou. No pode guardar qualquer resqucio de dvida quanto ao retorno de sua f, j que, como admoestam os pastores, "a dvida do Diabo". Bastante estimulada, tal demonstrao de f denominada de "provar" ou "desafiar" a Deus. Ela tem a mesma lgica das outras ofertas, com a diferena de que Deus "desafiado", ou fica "obrigado" a conceder bnos ainda mais generosas, de acordo com o grau do sacrifcio feito pelo fiel e do risco que ele assumiu ao ofertar determinado bem. Distinto da promessa no catolicismo popular, que condiciona o pagamento ao atendimento da splica, o desafio antecede o recebimento da bno. O fiel paga primeiro. Coloca-se na posio de credor de Deus, coagindo-o a retribuir na mesma medida. Com o sacrifcio financeiro, ele acredita j ter assegurado a interveno divina sobre determinado infortnio. Evidentemente, garantem os pregadores, Deus se compraz muitssimo com os fiis que ousam desafi-lo em to audazes e arriscadas exibies de f. Na tica daquele que deposita plena f no que pregam os pastores da TP, no h risco algum em fazer tais desafios, por maiores que sejam, pela simples razo de que Deus no pode deixar de honrar suas promessas. Para levantar ofertas maiores, o desafio mais frequentemente proposto intima os fiis a pegar todo o dinheiro que tm no bolso ou na carteira naquele momento, retirar o suficiente para a conduo e ofertar o restante. Eles tambm so incentivados a preencher cheques com valores superiores aos existentes em suas contas-correntes, com a promessa de que Deus haver de suprir o que falta e lhes conceder benos financeiras sem medida. Na Universal, cada culto parece ter como objetivo principal a oferta, estimular o fiel a "dar para receber". No toa que, nas pregaes, os personagens bblicos frequentemente aparecem firmando relaes de troca nn
38 NOVOS ESTUDOS N. 44

(25) Ver Gomes, Wilson. Nem Anjos nem Demnios In: Antoniazzi, Alberto et al. Nem Anjos nem Demnios: Interpretaes Sociolgicas do Pentecostalismo. Petrpolis, Vozes, 1994: 238-240.

RICARDO MARIANO

com Deus, as quais, exortam os pastores, devem servir de modelo para os cristos atuais. Passagens e histrias bblicas so interpretadas de molde a encorajar os fiis a ofertar com "sacrifcio". O caso bblico da viva pobre que ofertou duas moedas, tudo que possua para seu sustento (cf. Lucas 21: 1-4), persistentemente apontado pelos pregadores da TP como exemplo a ser imitado. Para estimular as pessoas a ofertar, estas igrejas prometem bnos sem medida. Mas isto no tudo. Alm de lembrados a cada culto dos altos custos dos aluguis do prdio, do programa de rdio e de TV, das contas de gua, luz e telefone, os adeptos mais recalcitrantes quanto s altas somas que lhes so estipuladas a ofertar, ou que no pagam o dzimo, so acusados de roubar a Deus, sofrem ameaas de ser amaldioados e so induzidos a crer que colaboram com o Diabo e tm parte de seu corao por ele dominada, tornando-se imerecedores das graas divinas. Quem se recusa a dar no s deixa de receber a bno divina, como, pela via indireta, est se opondo a Deus ao negar apoio financeiro obra evangelstica da igreja. Como Deus o dono de "toda prata e de todo ouro" e de tudo que h na terra, quando o crente paga o dzimo, advertem os pastores, na realidade est apenas devolvendo 10% do total de 100% que recebeu de Deus. Quando no devolve o dzimo, rouba a Deus. Muito tempo da durao dos cultos gasto doutrinando acerca de dzimos e ofertas. Mas os problemas que estas igrejas enfrentam dizem menos respeito insistncia com que falam disto e mais abordagem distinta que fazem destas ddivas. A interpretao bblica e as prticas baseadas no " dando que se recebe" que defendem e adotam que so polmicas e motivo de descrdito para outros setores da sociedade. Seus pastores, reagindo s perseguies de que se dizem vtimas, sempre mencionam que so rotulados de ladres pelo povo, pela imprensa e at por familiares e adeptos. Para vencer as prprias barreiras internas, sempre repostas pela rotatividade de pessoas em busca de solues rituais para seus problemas, pela presena de novos adeptos e pela constante frequncia de convidados, a pregao sobre dzimos e ofertas assim como os mtodos empregados para arrecad-los, cada vez mais esmerados, demandam extenso tempo dos cultos e elevada disposio e aptido retrica do pastor. No obstante todos os esforos utilizados para convencer os fiis quanto sua eficcia e natureza bblica, a hora das ofertas e dos desafios lanados f dos crentes constrangedora. Embora tentem contornar isto pedindo ofertas imediatamente aps a entoao entusistica de cnticos ou a realizao de fervorosas oraes, com o fim de facultar aos presentes a comprovao do poder divino, atravs de exorcismos, testemunhos de curas e de outras graas alcanadas, prevalece o silncio, o clima de velrio. Neste momento, cada pastor reage de modo diverso. Quando pontificam "t amarrado", isto significa que o Diabo est impedindo os fiis de ofertar a quantia pedida. Outros, quando no passam logo um "sermo", brincam dizendo: "U gente, vocs ficaram tristes de repente?".
MARO DE 1996 39

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Em sua pesquisa, Ari Pedro Oro26 obteve de alguns fiis confisses de que sentiam vergonha por no doarem nada quando instados a faz-lo. Por a pode-se perceber o quanto so constrangidos a ofertar. Preferiam deixar de comprar mantimentos e assim ter o que ofertar para no se sentirem inferiorizados perante os demais. Por outro lado, imbudos da mesma lgica, muitos dos que encaram os desafios financeiros tm por objetivo conquistar prestgio na igreja, quando caminham rumo ao plpito, cabea erguida e peito estufado, para entregar uma quantia estipulada que rara ou dificilmente pode ser ofertada por seus pares. Boa parte dos fiis procura contribuir segundo as suas condies e tende a usar o bom senso, por exemplo, no dando todos os seus bens igreja, nem participando desprendida e seguidamente dos desafios financeiros propostos. Mas h quem seja "mo dura" e at quem burle sistematicamente a aritmtica do dzimo. J muitos virtuais adeptos, diante dos insistentes apelos de ofertas e dzimos, afastam-se da igreja logo nos primeiros cultos. Enquanto muitos fiis, por outro lado, aps constantemente instados a faz-lo, movidos tanto pelas graas alcanadas como pelo desejo de receber outras mais, chegam a comprometer o oramento mensal ou parte de suas posses, doando bens como carros, caminhes, casas, terrenos, salrio integral, recursos da poupana, relgios, jias, ou ento ofertando objetos que, alm de seu valor monetrio, possuem valor afetivo, como alianas de noivado e casamento. E se algum ousar dizer que so explorados, pode esperar pela rplica de quem foi bem doutrinado a crer, como algo absolutamente natural, que os homens e Deus estabelecem relaes de troca entre si. Mas nem todos aceitam isto passivamente, sobretudo quando no obtm o retorno desejado. Vale lembrar que Edir Macedo, lder da Universal, preso no dia 24 de maio de 1992, permaneceu doze dias encarcerado no 91a Distrito Policial de So Paulo aps ser denunciado por cinco ex-fiis que doaram dinheiro igreja espera de bnos prometidas, que no aconteceram27. bastante provvel que, como estes, muitos outros exadeptos da Universal tenham se lastimado arrependidos das doaes que fizeram igreja.

(26) Oro, Ari Pedro. "'Podem passar a sacolinha': Um estudo sobre as representaes do dinheiro no neopentecostalismo brasileiro". Cadernos de Antropologia da UFRS, Porto Alegre: 9, 1992, pp. 28, 30.

(27) Folha 25.05.92.

de

S.

Paulo,

tica e dinheiro
E a melhor piada do fim de semana foi a do Chico Anysio na "Escolinha do Professor Raimundo". Um cara tava na frente de uma dessas igrejas de crente e a mulher falou: "Entre, meu irmo". E o cara: "No posso, t duro" (Jos Simo, Folha de S. Paulo, 1.10.1991).

Paralela discusso sobre prosperidade e dinheiro, que, como vimos, tm grande valor teolgico para os neopentecostais, caminha a questo da nnnnnn
40 NOVOS ESTUDOS N. 44

RICARDO MARIANO

tica neste meio religioso. Vai longe o tempo em que os pentecostais eram conhecidos no pas por sua probidade e honestidade. Mas seria errneo e injusto afirmar, por exemplo, que a antiga imagem de retido moral dos crentes foi por gua abaixo, ao menos em parte, devido aos escndalos envolvendo a Igreja Universal e seu lder. Estes episdios, na realidade, acentuaram o desgaste que j vinha ocorrendo h dcadas nesta imagem. Para ser mais preciso, os pentecostais tm sido acusados de curandeirismo e charlatanismo pelo menos desde os anos 50. Nessa poca, a igreja mais assediada pelo trio imprensa, polcia e justia era a Brasil Para Cristo, que ento enfatizava a crena na cura divina, promovia grandes concentraes evangelsticas e propagandeava milagres espetaculares, como, por exemplo, a ressurreio de seu lder, missionrio Manoel de Mello. Enquanto esteve frente da Brasil Para Cristo, ele foi detido 27 vezes pela polcia 28 . Nada mais negativo para a imagem do pentecostalismo no pas, j que Manoel de Mello foi um de seus maiores lderes. Mais tarde, no comeo dos anos 80, foi a vez de a Deus Amor ser contemplada pela mdia escrita. Algumas reportagens, entre elas as intituladas "Deus Amor e Lucros Tambm" e "A Fantstica Rede de Negcios"29 , destacaram o enriquecimento de Davi Miranda, seu lder, e suas estratgias para arrecadar recursos nos cultos. Depois, o fisiologismo de alguns parlamentares da bancada evanglica na Constituinte 30 e, mais adiante, os controversos pedidos de ofertas e dzimos da Universal vieram consolidar a imagem negativa das lideranas crentes. Com a emergncia de escndalos polticos e financeiros, com o enriquecimento de alguns pastores, com o aparecimento de igrejas que pedem dinheiro insistentemente nos cultos e com a campanha difamatria, porque generalizante, conduzida pelos meios de comunicao de massa no caso Edir Macedo, a velha imagem de honestidade alterou-se radicalmente. De modelos de comportamento tico, os pastores pentecostais passaram a ser vistos, pelos de fora, como espertalhes descarados. A imagem pejorativa to forte atualmente que, em certos contextos, muitos pastores sentem-se na obrigao de dar explicaes antepondo-se a provveis discriminaes, enquanto outros, para poupar esforos pouco eficazes, simplesmente omitem a identidade de ministros evanglicos. J os fiis tornaram-se, em muitos casos, objeto, de um lado, de piadas, de outro, da piedade de quem os encara como ingnuos submetidos a exploraes aviltantes e mal disfaradas. As lideranas pentecostais tm sua cota de culpa pela baixa na sua credibilidade. No se trata apenas de perseguio da mdia ou de quem quer que seja. Muitas igrejas nem sequer apresentam relatrios financeiros aos membros. Muitas nem sonham em tomar tal atitude. Assim, os fiis no tm cincia do montante arrecadado, nem de como e onde est sendo aplicado. A ausncia de mecanismos de controle e fiscalizao por parte dos fiis, a cobrana insistente de maiores ofertas conjugada malversao de recursos arrecadados por alguns lderes ministeriais tm resultado em srios custos ticos para o pentecostalismo, abalando sua antiga imagem de retido moral.
MARO DE 1996 41

(28) Veja, 07.10.81.

(29) Reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo em 16.10.84 e 14.10.84, respectivamente. (30) Sobre o fisiologismo de evanglicos na Constituinte, ver Pierucci, Antnio Flvio. "Representantes de Deus em Braslia: A Bancada Evanglica na Constituinte". In: Vrios. Cincias Sociais Hoje, 1989. So Paulo: Vrtice e Anpocs, 1989.

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Vez ou outra, mas no de agora, as prticas polmicas de coleta de ofertas por certas denominaes pentecostais e as finanas particulares de seus lderes merecem a ateno da imprensa. Mas hoje, com exceo da Universal, isto tem sido feito de modo espordico e sem muito alarde. Por ser objeto de constante fiscalizao da mdia, a atuao dos pentecostais na poltica partidria tambm tem repercutido negativamente nas representaes da sociedade sobre eles. Apesar de ser recente seu ingresso nesta esfera da vida social, so vrios os casos de malversao de dinheiro pblico e de atitudes antiticas e fisiolgicas. Interessante notar que, talvez at pelo fato de apresentar comparativamente maior nmero de representantes na poltica, a denominao que teve polticos envolvidos em escndalos financeiros no foi a Universal nem a Evangelho Quadrangular (as outras duas igrejas com maior nmero de parlamentares), e sim a Assemblia de Deus, a mais puritana das igrejas pentecostais representadas no Congresso. Basta lembrar dos escndalos em que estiveram implicados os parlamentares assembleianos Manoel Moreira (PMDB/SP), Joo de Deus Antunes (PPR/RJ), Itsuo Takayama (PSD/MT) e Sotero Cunha 31 . Isto s vem mostrar, mais uma vez, que o problema tico envolvendo lideranas crentes e dinheiro no prerrogativa dos neopentecostais. No seu processo de acomodao sociedade os crentes, mormente os neopentecostais, mudaram sua relao com o dinheiro. Este adquiriu conotao e valor teolgico positivos; tornou-se at objeto de cultos especiais, as correntes da prosperidade, baseados na formulao " dando que se recebe". Pastores, sem cerimnia, passaram a pedi-lo em grandes quantias, enquanto os fiis, sem culpa, assumiram seus desejos e ambies materiais. Mas a nova relao dos pastores com o dinheiro, encarada como charlatanice pela sociedade, veio somar-se s acusaes de fisiologismo e corrupo na poltica partidria, ao enriquecimento de lderes ministeriais e explorao da credulidade e ingenuidade dos fiis. Com isso, a boa reputao de muitas lideranas pentecostais, se no foi a nocaute, passou a ser seriamente questionada.

(31) Sobre estes escndalos, ver, respectivamente, Veja, 10.11.93; Folha de S. Paulo, 1.12.93; Folha de S. Paulo, 16.12.93; O Globo, 3.11.94.

Pentecostalismo, mobilidade social e capitalismo


Existiriam "afinidades eletivas" entre pentecostalismo e capitalismo? O inusitado da pergunta deixa de s-lo quando se sabe que, desde 1990, popularizou-se nos Estados Unidos a tese, oriunda da academia, de que o crescimento pentecostal ao sul do Rio Grande poderia, a mdio prazo, se constituir num poderoso estmulo para o fortalecimento da economia de mercado nos pases latino-americanos. O responsvel por esta reedio (fora de lugar) da proposio weberiana (e da tese de Halvy acerca do metodismo) David Martin, autor de Tongues of fire: the explosion of Protestantism in Latin America. O prefcio do livro, escrito por Peter Berger, defende contundentemente a tese n
42 NOVOS ESTUDOS N. 44

RICARDO MARIANO

de que as consequncias morais e sociais da converso pentecostal na Amrica Latina continuam a ser similares s consequncias descritas por Weber da "tica protestante". Para Berger, o mesmo ethos do protestantismo continuaria, agora sob feio pentecostal, a manifestar afinidades com o "esprito do capitalismo". David Martin mostra-se um pouco mais comedido em sua anlise. Afirma que as evidncias da relao entre pentecostalismo e sucesso econmico so recentes e fragmentrias. Para ele, as evidncias s no so maiores porque a lgica cultural de participao, voluntarismo, autogoverno e iniciativa pessoal do pentecostalismo ainda se encontra "latente" nos pases sul-americanos. Seus frutos demandaro certo tempo. Mas, afinal, quais as habilidades e virtudes que a religio pentecostal proveria a seus seguidores tornando-os mais aptos mobilidade social? Segundo Martin, o pentecostalismo prov uma arena para o exerccio de habilidades de expresso, oratria, organizao, propagao e liderana, estimula a participao, a iniciativa pessoal, o voluntarismo (habilidades e disposies latentes que podem vir a ser aplicadas na administrao de negcios ou transformadas em iniciativa econmica), cria estruturas teraputicas, instituies educacionais e de lazer, inculca disciplina, tica do trabalho duro, sobriedade, pontualidade, honestidade, parcimnia (virtudes favorveis acumulao e melhoria no padro de vida), rejeita o lcool, o machismo e a promiscuidade, promove a auto-estima, o sentido de valor pessoal, constri redes protetoras de apoio mtuo32 . A Teologia da Prosperidade, at pelo nome, parece ser o exemplo perfeito da afinidade entre pentecostalismo e sucesso econmico. Mas nada est mais distante do puritanismo calvinista, exemplo mor desta afinidade, do que a TP. Nas sees ascticas do protestantismo, a riqueza, quando adquirida no trabalho cotidiano, metdico e racional, constitua, segundo Weber, um dos sintomas de comprovao do estado de graa do indivduo33 . A riqueza obtida, porm, era uma consequncia no-intencional, no prevista, da severa disciplina religiosa do eleito. Na tica weberiana a acumulao primitiva do capital resultaria, entre outros fatores, justamente da tica puritana, que interditava ao fiel qualquer modalidade de consumo suprfluo. No neopentecostalismo, o crente no procura a riqueza para comprovar seu estado de graa. No se trata disso. Como todos os demais, crentes e incrus, ele quer enriquecer para usufruir de suas posses neste mundo. Sua motivao consumista, notadamente mundana, foge totalmente ao esprito do protestantismo asctico, sobretudo da vertente calvinista. Outro entrave para a tese de Martin o fato de que nos ltimos anos o pentecostalismo brasileiro, mormente a vertente neopentecostal, tem assumido formas cada vez menos ascticas, afrouxando abertamente suas exigncias ticas e disciplinares. Esta religio se mostra em franco processo de acomodao ao mundo, abraando seus valores e interesses. Alm disso, preciso que se frise que o pentecostalismo, tal qual o conhecemos, antes de ser a religio da palavra, seguindo a tradio da Reforma, acima de tudo sempre foi a religio da experincia mstica, na qual o fiel exercita dons nnnn
MARO DE 1996 43

(32) Martin, David, op. cit., ver introduo e captulos 11 e 13.

(33) Weber, Max, op. cit., 1991, p. 356.

OS NEOPENTECOSTAIS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

espirituais (dons de lnguas, cura, profecia, revelao...) e se concebe como templo e instrumento do Esprito Santo. Da muitas de suas crenas e prticas rituais apresentarem fortes traos mgicos. Uma religio densamente sacral, "mgica", antiintelectualista e cada vez menos asctica, como a pentecostal, apresenta seguramente pouqussima afinidade com o chamado esprito do capitalismo, pelo menos com aquele descrito por Weber. Na falta de evidncias da capacidade do pentecostalismo de promover a mobilidade social de seus adeptos e, por consequncia, a economia das regies com grande proporo de crentes, Martin apela para o argumento de que suas disposies favorveis ou afins ao capitalismo ainda estariam em estado "latente". Ora, o pentecostalismo est presente no Brasil, pas que abriga cerca de metade dos evanglicos da Amrica Latina, h mais de oito dcadas, tempo suficiente para que manifestasse, se fosse o caso, sinais de seu propalado potencial econmico. Os problemas da anlise do autor neste aspecto em particular decorrem, a meu ver, da idealizao e supervalorizao de certas caractersticas do pentecostalismo, tais como voluntarismo, autogoverno, iniciativa pessoal. Na realidade, a religio pentecostal no estimula tanto assim tais traos, ou pelo menos no estimula mais do que outras religies populares, como a umbanda, o candombl, o kardecismo e mesmo as comunidades catlicas das CEBs e da Renovao Carismtica. Quanto ao exerccio das habilidades de expresso, oratria, organizao e liderana que o pentecostalismo ofereceria aos seus fiis, deve-se ter em conta que, praticamente, apenas os lderes eclesisticos vivenciam rotineiramente tal tipo de experincia. Para a massa dos fiis esto reservados sobretudo os papis de compor a platia dos cultos, custear a manuteno da igreja e participar de grupos de estudo bblico, de mocidade etc. notrio que os crentes pentecostais so enormemente participativos no que diz respeito frequncia aos cultos e demais atividades denominacionais. Mas o fato que tal empenho e assiduidade nas atividades religiosas no tm se revertido, por exemplo, numa maior participao civil dos evanglicos34 . Sinal de que, alm de no promover a mobilidade social dos crentes, participao, associativismo e voluntarismo pentecostais tambm no tm contribudo para fortalecer as frgeis democracias latino-americanas. Para finalizar, gostaria de assinalar que a ironia da coisa que a Teologia da Prosperidade, ao se configurar como um conjunto de crenas altamente mgicas e ao renegar o velho ascetismo protestante, possa estar pondo por terra justamente o elemento de natureza tica do protestantismo capaz de, ao menos potencialmente, promover a realizao de sua principal promessa: a to almejada prosperidade .

(34) A Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) de 1988 apresentou dados indicando que os evanglicos (protestantes e pentecostais) formavam o grupo religioso, comparado a todos os outros, que menos participava de associaes civis no pas. Ver Fernandes, Rubem Csar. "Governo das almas: As denominaes evanglicas no Grande Rio." In: Nem anjos nem demnios: interpretaes sociolgicas do pentecostalismo. Petrpolis: Vozes, 1994, pp. 175, 178, Tabela 8.

Recebido para publicao em janeiro de 1996. Ricardo Mariano doutorando em Sociologia na FFLCH-USP. J publicou nesta revista, em coautoria com Antnio Flvio Pierucci, "O envolvimento dos pentecostais na eleio de Collor" (N 34).

Novos Estudos CEBRAP N.44, maro 1996 pp. 24-44

44

NOVOS ESTUDOS N. 44

S-ar putea să vă placă și