Sunteți pe pagina 1din 14

A CIDADE E ESPAO URBANO EM SALA DE AULA: TEORIA E PRTICA Renato de Almeida UFJF almeidaufjf@bol.com.

br

A proposta deste texto sintetizar as idias propostas no curso A Cidade e Espao Urbano em sala de aula: teoria e prtica ministrado durante o III Simpsio de Formao professores no qual tentamos apontar aos professores e alunos de graduao participantes algumas idias concernentes Histria Urbana, tais como os conceitos de cidade, espao urbano e poderes dentro do ambiente citadino. Os pargrafos a seguir colocam de forma escrita o que foi transmitido aos espectadores do curso e se prope a servir de incentivo no apenas aos que desejam entender a cidade como um objeto de ensino aos alunos, mas tambm aos que desejarem se iniciar nas pesquisas neste campo. Para iniciar o assunto proposto vamos inicialmente tomar de emprstimo a fala de um pesquisador que em suas ltimas obras tem se preocupado com questes como a globalizao e a sociedade neste mundo globalizado: (...) j no mais possvel usar a palavra cidade como se fora um termo perfeitamente definido, significando um modo de vida social orgnico, funcional e previsvel, uma categoria prescritiva ou, enfim, um modelo genrico e normatizado de constituio histrica especfica e difuso universal. O fenmeno urbano hoje ressalta pela sua heterogeneidade, inconstncia, turbulncia e extrema fragmentariedade. (...)1 Esta afirmao de Nicolau Sevcenko, mostra uma das grandes preocupaes dos historiadores que se prope a trabalhar a cidade como foco de seus estudos: as transformaes que ocorreram com o conceito de cidade no decorrer dos anos. Desde Fustel de Coulanges considerado o primeiro historiador moderno a se dedicar ao estudo deste objeto , muitos pesquisadores se dedicaram discusso sobre a cidade e suas relaes, sejam relaes humanas, sociais, econmicas ou polticas. Contudo o estudo do urbano, no um territrio freqentado apenas por historiadores. Pelo contrrio, muitos trabalhos de referncia no assunto foram escritos por economistas, filsofos, arquitetos e urbanistas e gegrafos. Estas contribuies apresentam um aspecto bastante importante pois em sua maioria tem como
1

SEVCENKO, Nicolau. A questo cultural no embate de diferentes planos: Metrpole x Regio x nao x mundo. In: GONALVES, Maria Flora. (org) O novo Brasil Urbano: Impasses, dilemas, perspectivas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995. p. 187.

ponto de partida a anlise de alguns problemas concretos como, por exemplo, estudos sobre as habitaes populares, sua proliferao e a histria dos projetos governamentais voltados a produo deste tipo de moradia.2 So nestas questes que se apresentam os acertos destes tipos de anlises. Ao privilegiar questes especficas, pode-se se dar conta de algumas das heterogeneidades que prevalecem no espao urbano. improvvel que uma anlise histrica da ocupao territorial de uma cidade seja bem sucedida ao no levar em conta as nuances existentes entre as diferentes populaes que compe o espao. Pois a experincia infelizmente nos mostra a existncia de dois tratamentos distintos nas reas urbanas brasileiras: de um lado a cidade formal privilegiada pelo acesso aos servios pblicos e seus equipamentos e a cidade informal que muitas vezes sofre com a ausncia destes servios, tendo de freqentemente recorrer ilegalidade urbana, aumentando os problemas scio ambientais.3 Por isso torna-se nosso objetivo inserir o estudo das formaes dos bairros da cidade de Juiz de Fora no campo do debate historiogrfico. Entretanto faz-se necessrio situar estas complexas formaes populacionais dentro da discusso atual sobre o conceito de cidade e nos colocarmos em posio diante deste debate.

Cidade: um conceito to mutante quanto a prpria Como j foi dito anteriormente, Fustel de Coulanges pode ser considerado o um dos primeiros a pensar a cidade historicamente. Seus primeiros trabalhos em 1864 relacionavam religio e poltica no modelo de estado greco-romano, seu objetivo era a anlise da organizao das cidades-estados e no propriamente com a cidade. Segundo Coulanges, a organizao familiar explicava o desenvolvimento destas aglomerados. Gustave Glotz, em 1928, refutou estas afirmaes colocando que poltica e religio evoluem com as sociedades humanas.4 Ambos autores trabalharam com o conceito de cidade tendo como foco principal as sociedades antigas. Max Weber trabalha com uma outra vertente da histria urbana que procura relacionar poltica e economia, produzindo um estudo mais profcuo sobre a questo.
2

3 4

Citamos como exemplos o texto de MARICATO, Ermnia. Autoconstruo, a arquitetura possvel. In: MARICATO, E. (org.) A Produo capitalista da casa (e da cidade) no Brasil Industrial. So Paulo: Editora Alfa-mega, 1982. e BONDUKI, Nabil.. Origens da habitao social no Brasil. Arquitetura moderna, Lei do Inquilinato e difuso da casa prpria. So Paulo: Estao Liberdade/FAPESP, 1998. GROSTEIN, Marta Dora. Metrpole e expanso urbana A persistncia de processos insustentveis. Revista So Paulo em Perspectiva, 15(1), 2001. p. 14. RAMINELLI, Ronald. Histria Urbana. In: CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Weber empreende uma pesquisa que vasculha o passado de diversas civilizaes pelo espao e tempo em busca de peculiaridades e disparidades entre os espaos urbanos para em seguida formular, partir de uma comparao, conceitos de tipos ideais de cidades. Na obra Conceitos e Categorias de Cidade, o autor disserta sobre a relao entre os aspectos econmicos e crescimento urbano. Assim, prope que a cidade um aglomerado urbano surgido em conseqncia das trocas comerciais, que se apresenta como associao autnoma em algum nvel, como um aglomerado com instituies polticas e administrativas especiais. Apesar de mostrar uma anlise mais encorpada sobre os problemas urbanos, os conceitos de Weber abrangem aglomerados populacionais que no podem ser considerados cidade no sentido estrito da palavra, como por exemplo algumas comunidades tribais. H ainda que se levar em considerao que muitas cidades no tem sua origem ligada ao comrcio, tendo sido criadas para serem centros administrativos ou em decorrncia de atividades no ligadas ao econmico.5 Com o passar dos anos as anlises sobre o urbano comearam a levar em conta tambm as relaes humanas no espao. Para Lewis Munford, ferrenho opositor a metrpole construda em meio a arranha cus, as relaes entre os homens na metrpole do sculo XX levaria a uma corrida armamentista. Seu discurso est impregnado de um pessimismo em relao a cidade devido a emergncia da Guerra Fria (dcada de 1960). Para Munford o espao urbano guarda a memria de sua populao, por isso o modismo da abertura de autoestradas e gigantescos edifcios se diferenciava, em muito, do modelo de cidade que considerava o ideal : a cidade medieval, que considerava palco de uma vida cultural mais rica e variada. Ainda de acordo com este autor, a cidade barroca de traados retos que levavam ao centro do poder, o palcio ou a igreja, era a forma urbanstica condenvel, pois seria a precursora da metrpole moderna a qual considerava uma destruidora das relaes humanas.6 Em outro ponto polmico, Munford associa a existncia da metrpole a desumanizao da cidade. Conforme veremos adiante, quando se observa esta clula em uma lente de aumento, observa-se que o crescimento das cidades, no levou apenas a esta desumanizao, mas em muitos casos a um aumento dos laos de solidariedade e sociabilidades entre os habitantes como estratgias de sobrevivncia. No incio do sculo XX, o socilogo Georges Simmel, estudo mais a fundo o homem que vivia nas cidades modernas. Destacou a luta do homem destas sociedades em manter sua singularidade diante do bombardeio de informaes e tentativas de padronizao impostas
5 6

WEBER, Max. Conceitos e Categorias de Cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. p. 153. MUNFORD, Lewis. A Cidade na histria. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

pelo sistema, chamada por ele de intensificao da estimulao nervosa. Os homens que so reduzidos a estatsticas e diferenciados pelo poder aquisitivo so, segundo ao autor, complexos, com relaes pessoais problemticas. Muitos de seus seguidores como Lukcs, Adorno e Walter Benjamin, trabalharam com esta temtica, apontando que a cidade um fato cultural, um caldeiro de impresses, de sentimentos, de desejos e de frustraes.7 Walter Benjamin foi um dos primeiros a trabalhar com a imagem da cidade. Trabalha com detalhes do cotidiano da cidade, a literatura, a chegada da luz artificial, as mudanas urbansticas da Paris do Baro de Haussmann, aproximando-se de Simmel ao conceber a cidade como um produto cultural. Desta forma o conceito de cidade se expandiu alm mar. Estes autores citados, foram a inspirao para muitos estudos urbanos realizados no Brasil. Entretanto, as idias e conceitos de nenhum destes autores foi to difundida como os textos de Marx. notria a presena da vertente marxista em muitos estudo empreendidos at a dcada de 1980. Diversos estudos buscam entender o crescimento das cidades dentro do processo de expanso da economia capitalista. Autores consagrados como o economista Paul Singer, a arquiteta Ermnia Maricato e seu colega de profisso Nabil Bonduki, o reconhecido gegrafo Newton Santos deram este foco aos seus estudos. Convm para este trabalho destacar duas tentativas de definio apontada por autores brasileiros. O primeiro uma tentativa de definio terica formulada pelo gegrafo por Pedro Geiger: A cidade um objeto conceitual, abstrato, embora construdo sobre uma base material formada por edificaes arruamentos, monumentos etc. A cada momento histrico, o conceito requer que esta base material apresente uma dada dimenso e que existam certas relaes sociais especficas no interior deste espao construdo, o espao produzido de Henri Lefbvre. Justamente por variar o conceito em torno da mesma palavra, que aglomerados to diversos entre si, como Ur, na Antiguidade, ou New York, puderam ser designados pela mesma palavra, cidade. Do mesmo modo, as adjetivaes das cidades tambm mudam, de acordo com conceitos que tomam em considerao mudanas de relaes no interior e entre os aglomerados, sob o efeito das transformaes mundiais.8 Como podemos observar, o trecho acima trabalha com a motivao apresentada no subttulo deste texto. O conceito de cidade, s tem sentido quando entendido dentro de um determinado momento histrico. Se por um lado a Juiz de Fora do comeo do sculo foi
7 8

CARDOSO, C. & VAINFAS, R. op.cit. 194-195. GEIGER, Pedro Pinchas. A urbanizao brasileira nos novos contextos contemporneos. In: GONALVES, Maria Flora. (org) . op. cit. p. 23.

freqentemente comparada com o Rio de Janeiro mesma poca, o mesmo no pode ser feito nos dias atuais. Neste sculo que se passou, o rumo do processo de crescimento das duas cidades mudou radicalmente e enquanto o Rio uma cidade que cresce a ritmo acelerado e em alguns momentos sem controle, Juiz de Fora ainda se pretende ser grande. Com isso se chega a um ponto crucial: s se possvel construir um conceito aplicvel de cidade, quando ele gestado a partir das caractersticas prprias ao espao que est sendo estudado. S seu objeto poder nos dizer se foi formado partir da indstria ou do comrcio, quais os fatores induziram seu crescimento e se suas fronteiras so delimitadas por elementos fsicos ou culturais. Outro conceito que trazemos discusso um dos apontados por Raquel Rolnik no seu breve mas indispensvel texto O que cidade. A autora define a cidade em trs nveis que consideramos principais: a cidade como um im, como escrita e como capital. O espao urbano como um im entendido na forma daquele local que atrai o fluxo populacional oriundo do campo, com espaos congregadores como foram nas cidades antigas os templos. A cidade como escrita uma referncia a Walter Benjamin e Munford que afirmam que o espao escreve atravs de suas ruas e construes a histria da cidade. J a cidade como mercado aquela que articula as relaes de trocas de servios dentro de seus limites.9 Estas trs metforas descrevem de certa forma uma cidade. O espao que se tornou assim pela atrao de uma populao que escreveu sua histria e conviveu em comunidade (de forma harmnica ou no). Entretanto se Juiz de Fora foi um im ao atrair um contingente populacional que viu oportunidades de construir um patrimnio em terras ou mesmo em busca de um local aprazvel de moradia, funcionou com um im de plos iguais com sua populao pobre. O centro da cidade e os moradores desprovidos de recursos se repeliram em fins do sculo XIX e permanecem assim at hoje, provocando as duas diferentes cidades que citamos no comeo do texto. Com isso comea a se desenhar um conceito de cidade aplicvel ao nosso contexto. Atualmente podemos observar a existncia de diversas cidades dentro de uma s. No meio, um centro comercial, marcado pelo vai e vem constante de pessoas que circulam como formigas durante todo o dia. Ao redor esto aqueles que no tem condies de habitar neste centro, mas que ainda no entraram na categoria baixa renda10, os que outrora foram chamados de classe mdia. Nos cantos da cidade, as periferias, esto aqueles realmente pobres. Os que necessitam
9 10

ROLNIK, Raquel. O que cidade. So Paulo: Brasiliense, 1988. p. 13-28. O Governo Federal define como populao de baixa renda as famlias que possuem renda per capita inferior a R$ 100,00. Este o limite de renda para que sejam atendidos pelos programas de transferncia de renda.

recorrer aos terrenos irregulares, as invases, a autoconstruo da moradia e s benesses dos representantes do poder pblico. Afastados de toda esta problemtica situao esto os moradores dos condomnios residenciais, protegidos pelas guaritas e muros cercados com cmeras. Chegamos ento a uma questo que foi estudada foi Samuel Chaim Katz. Segundo este autor, o que marca a cidade no a sua unidade. O que a unifica um conjunto de normas e leis, ou seja, a cidade um lugar que s pode ser dito homogneo desde uma equao de saberes e poderes que a construam ou suponham como tal. Por isso, dois bairros podem possuir caractersticas fsicas e sociais diversas e ainda diferentes tratamentos pelo poder pblico.11 Este um conceito aprecivel e com o qual optamos por trabalhar nesta pesquisa. Juiz de Fora uma localidade que apresenta um contraste urbano muito grande para um no to extenso territrio. Dentro deste contexto que versa sobre a forma como observamos a cidade, abrimos agora o espao de nossa anlise a um outro conceito, o de bairro.

O bairro: espao da segregao ou da unificao social Juiz de Fora uma cidade que possui mais de 100 bairros e no momento da leitura deste texto pode estar sendo criado mais um. Isto porque as fronteiras que delimitam um bairro ou mesmo as razes pelas quais estes so criados, ultrapassam o simples raciocnio cientfico. Segundo Kevin Lynch, cada cidado faz diversas associaes com alguma parte de sua cidade e a imagem que cada um faz est impregnada de significados e lembranas. Cada ser humano constri as imagens ambientais atravs de um processo bilateral que envolve o observador e o ambiente. O observador seleciona, com capacidade de adaptao e objetivos prprios, organiza e confere significado aquilo que v. A organizao simblica da paisagem em que o homem vive pode ajudar a diminuir o medo e a insegurana e provocar uma relao emocionalmente segura entre o ambiente total e o habitante. bairro, so identificados coletivamente atravs do senso comum. Este mesmo autor prope uma definio bastante flexvel para o termo bairro. Segundo Lynch, os bairros so regies mdias ou grandes, concebidos como dotados de extenso
11

12

Com isso, cada indivduo

atribui um significado prprio para alguns elementos da cidade mas alguns elementos, como o

KATZ, Chaim Samuel. Cidade e doena. In: MAGALHES, Cristina R. (org). Na sombra da cidade. So Paulo: Editora Escuta, 1995. p. 120-121. 12 LYNCH, Kevin. A Imagem da cidade. So Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 07,08 e 144.

bidimensional. O observador neles adentra mentalmente e eles so reconhecveis por no possurem caractersticas comuns que os identificam. As marcas fsicas que determinam os bairros so continuidades temticas que podem consistir numa infinita variedade de componentes, tais como: textura, forma, espao, detalhe, smbolo, tipos de construes, usos, atividades, habitantes, estados de conservao, topografia entre outros. Os nomes dos bairros tambm ajudam a conferir-lhes identidade, mesmo quando a unidade temtica no estabelece um contraste eloqente com outras partes da cidade. Ainda segundo este mesmo autor, antroplogos afirmam que, em geral, o homem desde o seu estado primitivo muito ligado a paisagem em que vive, diferenciando e dando nome s paisagens menores.13 Os bairros tm diversos tipos de fronteiras, algumas obviamente claras, slidas, definidas e precisas, como cancelas, portes de entrada, uma rua sinalizada etc. Outras fronteiras so flexveis e incertas, como o caso das regies estigmatizadas, como os bairros de bandidos ou os bairros de ricos. Este conceito de estigma, elaborado por Gilberto Velho, define aquele rtulo cada pessoa carrega consigo, o estigma do lugar onde mora: O mapa da cidade (...) passa a ser o mapa do social, onde as pessoas se definem pelo lugar onde moram.14 Levando em considerao estes fatores, os limites tm uma funo secundria pois podem estabelecer as regies limtrofes e reforar a identidade, mas tem pouco a ver com sua constituio. Devido a estas complexidades de formao, os bairros se apresentam como interessantes unidades de estudos sobre o urbano. Atravs de seu estudo, podemos observar questes como periferizao da populao, as divises de espao fsico e cultural, o processo de ocupao territorial e planejamento urbano. Uma outra questo importante que se pode observar a questo da habitao popular, da construo de uma nova forma de habitar, a constituio de uma arquitetura possvel, nas palavras de Ermnia Maricato,15 baseada na autoconstruo e na utilizao de materiais alternativos ou improvisados.

Periferizao: o incio do surgimento dos bairros Abriremos este tpico com algumas consideraes sobre a cidade do seu surgimento at fins do sculo XIX. Segundo Almir de Oliveira, contrariamente a outras cidades, Juiz de Fora teve como elemento impulsionador de seu surgimento fatores econmicos e no
13 14

Idem, p. 75-77. VELHO, Gilberto. A utopia urbana. Um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. p. 80. 15 MARICATO, Ermnia. Autoconstruo, a arquitetura possvel. In: MARICATO, E. (org.) A Produo capitalista da casa (e da cidade) no Brasil Industrial. So Paulo: Editora Alfa-mega, 1982. p. 71.

administrativos. Em 1852 iniciam-se as obras da Rodovia Unio e Indstria (para ligar a cidade Petrpolis), a Companhia Unio e Indstria, ainda tinha a concesso do transporte e produzia veculos. Neste momento entra em cena a presena do imigrante no cenrio urbano. De 1865 at aproximadamente 1889 tm-se a instalao de vrias fbricas com a construo da estrada de ferro D. Pedro II, a Central do Brasil. Neste perodo a Cia. Unio Indstria entra em declnio. Depois de 1870, Juiz de Fora passa a ter um imprensa peridica, teatro, instruo secundria, 190 estabelecimentos comerciais e industriais. Na dcada de 80 deste mesmo sculo, ocorre maior dinamizao do setor industrial, com a instalao de fbricas de tecidos e a fundao da Companhia Mineira de Eletricidade. Depois disso as atividades urbanas comearam a crescer paulatinamente. A cidade foi formando um proletariado urbano, com o crescimento do parque industrial e do comrcio atacadista na virada do sculo surgiu a denominao lendria denominao de Manchester Mineira 16 Com este crescimento no campo econmico levou a cidade a iniciar localmente um projeto que foi trazido com a Repblica, um projeto de romper-se com as concepes urbanas e mentais ligadas ao colonial e construir uma nova nao pautada nos ideais da modernidade. Estas mudanas estavam relacionadas no apenas s mentalidades, mas tambm a educao, a disciplinarizao dos trabalhadores e ao prprio espao urbano. A abertura de avenidas, galerias, embelezamento de praas, preocupaes de ordem sanitria tinham como objetivo projetar no urbano as mudanas que ocorriam. Este projeto empreendido pelas elites locais procurava estabelecer a ordem entre a populao, instituindo conceitos como a importncia do trabalho e da higiene, ao mesmo tempo em que se procurava livrar a regio central da cidade lar da elite local dos trabalhadores assalariados e de indivduos de procedncia duvidosa. Duas fontes no ajudam a entender o que se passava neste momento. As primeiras so resolues da Cmara Municipal que estabelecem que

Os indivduos de ambos os sexos sem profisso conhecida e que se estraguem a vida e que attentam contra a moral, a lei e bons costumes no podero residir na zona central da cidade Resoluo da Cmara Municipal n. 869 de 02.05.1921

16

Descrio baseada em OLIVEIRA, Almir de. Os perodos histricos de Juiz de Fora. In: MATOS, Odilon Nogueira (org.) Notcias bibliogrficas, PUC Campinas, Departamento de Histria, JAN/MAR, 1983, n 109, p. 9.

Art. 1 Dentro do permetro urbano no ser permitida a abertura de avenidas para operrios ou ruas de largura inferior a treze metros e cujo plano no fr aprovado pelo agente executivo municipal Resoluo de Cmara Municipal n. 706 de 01.02.1916 Desde o fim do sculo XIX j se podia observar em diversas cidades brasileiras a preocupao com a urbanizao e com o lugar certo de se abrigar os operrios, vadios, mendigos e pessoas sem profisso definida. A situao tomou contornos mais claros no incio do sculo XX quando o poder pblico comea a criar mecanismos legislativos com o objetivo de regular estas presenas nas zonas centrais da cidade. Dentro desta mudana de comportamento da sociedade em geral esto presentes uma srie de motivaes e interesses que tornaram uma necessidade a transformao das cidades. No incio do sculo XX vemos a institucionalizao da medicina acadmica que traz consigo teorias sobre higienizao como forma de manter a salubridade da populao. Este novo autoritarismo sanitrio17 entra em sintonia com a mudana cultural ocorrida na mesma poca que, no caso de Juiz de Fora, foi observada por Maraliz Christo refletem a vontade de forjar uma nova imagem para a cidade, fugindo da tradio escravista.18 Em Juiz de Fora com o enraizamento destes novos ideais e a mudana dos rumos da economia local, no havia mais lugar no centro da cidade para a elite e os trabalhadores. A partir de 1912, a Cmara Municipal comea a legislar sobre a questo da habitao, promulgando leis que isentam de impostos municipais os proprietrios que construrem casas para a residncia de trabalhadores e as resolues citadas no incio, que probem as avenidas de operrios no permetro urbano da cidade e as que ordenam a retirada dos indivduos sem profisso do centro.19 Estas medidas, junto com outras solues encontradas para os pobres como a fora policial e a caridade,20 vo desencadear na cidade um processo de valorizao dos aluguis e terrenos que se tornaram o padro do sistema imobilirio da cidade e que pode ser em linhas gerais assim definido: Com o acesso aos melhores servios sendo historicamente convergidos aos habitantes de maior poder econmico, as reas centrais so mais valorizadas. Os

17

BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitao social no Brasil. Arquitetura moderna, Lei do Inquilinato e difuso da casa prpria. So Paulo: Estao Liberdade/FAPESP, 1998. 18 CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Histria da Pintura em Juiz de Fora sculo XIX. In: Encontro Estadual de Histria, IX. Anpuh, MG Juiz de Fora, 22 a 26 de agosto de 1994. Anais... Juiz de Fora, 1994, p. 377-383. 19 Ver respectivamente as Resolues da Cmara Municipal: N. 666 de 14.10.1912, n. 706 de 01/02/1916 e n. 869 de 02.05.1921. Arquivo Histrico Municipal de Juiz de Fora. 20 Sobre o tema ver: PINTO, Jefferson de Almeida. Trabalho, represso e caridade no cotidiano dos pobres na transio do sculo XIX para o XX Municpio de Juiz de Fora MG. Anais Eletrnicos do XXII Encontro Nacional de Histria da ANPUH. Joo Pessoa, 2003.

proprietrios das reas perifricas da cidade aguardam uma provvel e inevitvel valorizao para ento vend-los a preos mais altos. Em sua atuao, o Estado procura valorizar os setores produtivos em detrimento dos setores sociais, o que leva a um menor nmero de reas com servios de infra-estrutura bsica. Logo os locais sem estes servios so menos valorizadas. Numa outra esfera, as grandes empresas preferem investir em setores improdutivos, como a compra de terras na esfera de valorizao. Com isto, resta a populao procurar as reas perifricas da cidade, reas menos valorizadas. Entretanto, h um outro problema histrico: normalmente os moradores das regies mais nobres so favorecidos com polticas pblicas para melhora das condies urbanas. Enfim, o assalariado comum no tem condies de arcar com os custos de uma rea privilegiada tendo que sobreviver com os problemas estruturais e ainda gastos com transporte.21 Podemos observar que a srie de medidas tomadas no incio do sculo passado foram o tiro de largada para o processo de crescimento heterogneo da cidade e abriram as portas para um processo de periferizao que tendeu a se agravar no decorrer do anos. Importante observar que esta mudana nos rumos do crescimento da cidade, teve como motivadores interesses econmicos, mas tambm influram decisivamente a ideologia do trabalho que se arraigou a cidade, como pode ser observado em um dos jornais locais:

(...) A salvao da ptria, o desenvolvimento do progresso, o estmulo ao estudo, a iseno das privaes humanas, a amplitude do commrcio, o alargamento da indstria, o avivamento da agricultura, o lustro das artes, o brilho das sciencias, a proeminncia das letras, a multiplicidade dos fios eltricos, o prolongamento das vias frreas, a perfectabilidade da navegao, a grandeza, summamente, de todas as naes, toda essa pyrmide gigantesca se assenta em uma s base: o trabalho! 22 O poder simblico no espao urbano Dentre os elementos que devem ser pensados em sala de aula pelo professor neste caso um elemento que deve ser levado em conta pois pode auxiliar no melhor relacionamento com a comunidade e os alunos a existncia de um poder simblico que est sob a posse de um lder comunitrio ou uma pessoa que possui grande influncia no local. Numa leitura do conceito de Pierre Bordieu, para poder simblico, podemos defini-lo
21

RIBEIRO, Maria Anglica Mojaes. Urbanizao e Loteamentos Irregulares em Juiz de Fora. PUC So Paulo. Dissertao de Mestrado, 1988. 22 JORNAL DO COMMRCIO Anno Bom n 1030, 01/01/1900. p. 01. Centro de Memria da Biblioteca Murilo Mendes.

neste nosso caso como uma fora que no est ligada necessariamente ao poderio econmico, podendo ser uma fora adquirida pelo respeito de seus pares, por aes efetuadas pelo bem da comunidade ou mesmo por outros critrios como a idade. As aes efetivas deste poder so percebidas a partir da utilizao de um capital simblico que poderia ser definido rudimentarmente como a carga simblica que este indivduo adquiriu durante o tempo. Este capital pode ser financeiro embora veremos que isto dificilmente ocorre cultural ou social, podendo ser este ltimo observado a partir dos contatos e da rede de relaes pessoais que possua este indivduo.23 Em geral cada comunidade possui um ou mais moradores que so detentores deste capital simblico. Ressalto a importncia do termo simblico, pois muitas vezes a situao financeira dos indivduos que assumem o papel de liderana possuem uma renda que muitas vezes no supre suas prprias necessidades, sendo a sua influncia destacada apenas por suas aes. Estes moradores tomam para si a condio de porta-vozes das necessidades de suas comunidades, funcionando como intermedirios entre o poder pblico e os seus vizinhos, encaminhando pedidos, solicitando obras, participando dos Conselhos Locais de Sade, dos Colegiados das escolas dos filhos, das Sociedades de Pr-Melhoramentos, das atividades desta ou daquela igreja. Enfim, eles esto em toda parte utilizando seu capital simblico de forma a conseguir algo em prol da comunidade e conseqentemente em seu prprio benefcio. Observa-se, por exemplo, que em alguns bairros estas lideranas no so unanimidades sendo sua influncia contestada por diversos moradores, na maioria das vezes por este oferecer mais ateno determinada rea em detrimento de outras. Em outros locais, observa-se uma fora de alguns lderes que se os tornam praticamente venerados pelos demais moradores. A rede de relaes do indivduo define sua atuao dentro da prpria comunidade como tambm fora dela. Algumas destas pessoas tem em seus conhecidos um fator importante de poder que pode ser a diferena na resoluo de problemas do bairro de forma rpida e menos burocrtica. Por exemplo: a capina que deveria ocorrer em determinado prazo de tempo, pode ser abreviada se o representante local mantiver contatos com o rgo responsvel pela limpeza. Isso pode ser determinante para o aumento do carisma do lder local que se torna o ponto de referncia para aqueles que necessitam de tais favores e nas trocas de favores isto poder servir de moeda de troca no futuro.

23

BORDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

No pretendo dizer com isso que as relaes sociais dentro dos bairros sejam ditadas por sentimentos maquiavlicos ou pelos interesses prprios, embora seja claro que estas possam ocorrer. Mas so estratgias de sobrevivncia que esto no imaginrio da populao e movem, por vezes, inconscientemente as pessoas neste sentido. Neste sentido recorro a um conceito que permeou todo o discurso feito por mim at agora: um conceito antropolgico de experincia. De maneira geral este conceito procura expressar uma busca em problematizar e entender como as pessoas vivem o seu mundo, o que ir nos remeter s idias de subjetividade e conscincia e tambm, a intersubjetividade e ao social. Assumir a busca pelo entendimento desta experincia significa assumir que o conhecimento de como vivem as pessoas em comunidade no pode ser dados por um ordenamento lgico e coerente de idias, representaes ou smbolos.24 Se pode se dizer que a forma como vivem os indivduos no nem sempre coerente e ordenada, o mesmo pode se dizer de sua memria. Mas ento como lidar com estas idias algumas vezes conflitantes ou incoerentes que so vividas pelos moradores? Esta uma encruzilhada que muitas vezes a Histria esteve merc, mas que com o tempo parecem vir sendo resolvidas. No caso deste trabalho, prefiro concordar com Alessandro Portelli Essencialmente, disseram-nos que uma memria individual ideolgica, mitolgica, no confivel razes pelas quais, alis, eu a aprecio mas isto a memria. A histria, no entanto, propriedade de instituies e de historiadores profissionais. Em outras palavras, no estamos sendo convidados a substituir uma memria muitas vezes falha e no confivel pela histria cientfica; estamos sendo convidados a substituir a memria de vrios bilhes de indivduos que vivem nesse planeta pela memria pela memria profissional de um grupo de historiadores profissionais ou pelas memrias institucionais dos centros de poder.25 Encontrar estes moradores e interpelar seus vizinhos e conhecidos pode ser uma sada para que se proceda este processo de complementao da histria urbana, para que deixe de se ver o espao urbano o caso o bairro como um grupo homogneo de pessoas que vivem com um objetivo e um perfil nico. O que tentamos neste texto foi sintetizar algumas idias e alguns pontos que merecem destaque dentro da histria urbana e que podem e devem ser pensados como contedo ou como um ponto a se pensar nas relaes com a sociedade. O objetivo de por
RABELO, Miriam C.; ALVES, Paulo Csar & SOUZA, Iara M. Experincia de Doena e Narrativa. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999. p. 11. 25 PORTELLI, Alessandro. Memria e dilogo: desafios da histria oral para a ideologia do Sculo XXI. IN: FERREIRA, Marieta de M.; FERNANDES, Tnia M. & ALBERTI, Verena. (orgs.) Histria Oral: Desafios para o sculo XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC FGV, 2000. p. 69.
24

em mente estes conceitos uma aproximao do professor com a realidade social do aluno, pois no basta apenas um conhecimento cientfico do espao urbano: necessrio entender as diferenas das localidades distintas. As diferenas sociais impostas pelas situaes econmicas antagnicas ou apenas diferenas geogrficas. Entretanto, seja qual for a diferena, o professor deve estar preparado para entender e ler o mundo o vive o aluno para que no se forme um abismo nas relaes entre ambos. E a cidade, com todos os seus contrastes e semelhanas, pode ser a ponte que ir manter este abismo em comunicao com ambas as partes. Bibliografia Citada BONDUKI, Nabil.. Origens da habitao social no Brasil. Arquitetura moderna, Lei do Inquilinato e difuso da casa prpria. So Paulo: Estao Liberdade/FAPESP, 1998. BORDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domnios da Histria Rio de Janeiro: Campus, 1998. CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Histria da Pintura em Juiz de Fora sculo XIX. In: Encontro Estadual de Histria, IX. Anpuh, MG Juiz de Fora, 22 a 26 de agosto de 1994. Anais... Juiz de Fora, 1994. GONALVES, Maria Flora. (org) O novo Brasil Urbano: Impasses, dilemas, perspectivas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995. GROSTEIN, Marta Dora. Metrpole e expanso urbana A persistncia de processos insustentveis. Revista So Paulo em Perspectiva, 15(1), 2001. LYNCH, Kevin. A Imagem da cidade. So Paulo: Martins Fontes, 1997. MAGALHES, Cristina R. (org). Na sombra da cidade. So Paulo: Editora Escuta, 1995. MARICATO, Ermnia. Autoconstruo, a arquitetura possvel. In: MARICATO, E. (org.) A Produo capitalista da casa (e da cidade) no Brasil Industrial. So Paulo: Editora Alfamega, 1982. MUNFORD, Lewis. A Cidade na histria. So Paulo: Martins Fontes, 1991. OLIVEIRA, Almir de. Os perodos histricos de Juiz de Fora. In: MATOS, Odilon Nogueira (org.) Notcias bibliogrficas, PUC Campinas, Departamento de Histria, JAN/MAR, 1983, n 109.

PINTO, Jefferson de Almeida. Trabalho, represso e caridade no cotidiano dos pobres na transio do sculo XIX para o XX Municpio de Juiz de Fora MG. Anais Eletrnicos do XXII Encontro Nacional de Histria da ANPUH. Joo Pessoa, 2003. PORTELLI, Alessandro. Memria e dilogo: desafios da histria oral para a ideologia do Sculo XXI. IN: FERREIRA, Marieta de M.; FERNANDES, Tnia M. & ALBERTI, Verena. (orgs.) Histria Oral: Desafios para o sculo XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC FGV, 2000. RABELO, Miriam C.; ALVES, Paulo Csar & SOUZA, Iara M. Experincia de Doena e Narrativa. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999. ROLNIK, Raquel. O que cidade. So Paulo: Brasiliense, 1988. RIBEIRO, Maria Anglica Mojaes. Urbanizao e Loteamentos Irregulares em Juiz de Fora. PUC So Paulo. Dissertao de Mestrado, 1988. WEBER, Max. Conceitos e Categorias de Cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. VELHO, Gilberto. A utopia urbana. Um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

S-ar putea să vă placă și