Sunteți pe pagina 1din 6

ANLISE CONCEITUAL DOS FATORES PREDOMINANTES DA MENINGITE ENTRE ALUNOS DE ENSINO MDIO EM OURINHOS-SP.

ANALYSIS OF THE CONCEPT OF PREDOMINANT MENINGITIS AMONG STUDENTS OF SECONDARY EDUCATION IN OURINHOS-SP.
1
1e2

ANTUNES, S. A.; 2 VENERANDO, R.;

Departamento de Cincias Biolgicas Faculdades Integradas de Ourinhos/FIO/FEMM

RESUMO
Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada na E.E. Prof Horcio Soares com alunos de ensino mdio, onde foi aplicado um questionrio objetivo com intuito de analisar o conhecimento dos adolescentes em relao gravidade, vacina, pr diagnostico e outros assuntos com relacionados com a Meningite. Para concluso desta analise foi elaborado 10 questes diretas e aplicadas a 120 alunos regularmente matriculados na instituio de ensino. Onde se concluem que em base representativa dos alunos de Ensino Mdio da referente escola pblica em relao populao Ourinhense existe uma lacuna enorme no conhecimento sobre a Meningite, sua etiologia, sintomas e tratamento. Entoando os rgos responsveis pela Sade Pblica da cidade a se empenhar com maior exatido e profilaxia em doenas virais e bacteriolgicas altamente transmissveis, com um poder de mutabilidade como a Meningite. Palavra chave: meningite, conhecimento e Ensino Mdio.

ABSTRACT
This work is a study in EE Prof Horacio Soares with students in high school, where a questionnaire was applied in order to examine the knowledge of adolescents in relation to severity, vaccine, diagnostic pre and other matters with related to meningitis. To conclude this analysis was prepared 10 questions and applied directly to 120 students regularly enrolled in the university. It follows that in the representative basis of high school students of that school in relation to population Ourinhense there is a huge gap in knowledge about meningitis, its etiology, symptoms and treatment. Beating the bodies responsible for Public Health of the city to engage with greater accuracy and prophylaxis in bacterial and viral diseases highly transmissible, with a power of mutability as meningitis. Keywords: meningitis, knowledge and high school.

INTRODUO De acordo com Focaccia 02) apareceram os primeiros casos da doena meningoccica, surgida no continente europeu, precisamente na Sua em 1805. A doena estendeu-se continente americano (Estados Unidos, Mxico), provocando muitos bitos. A partir de 1896, a doena grassou a Europa, Estados Unidos e Norte da frica, favorecendo ento os estudos bacteriolgicos que levaram a descoberta do agente etiolgico, com isso no sculo XX, surtos da doena vm sendo registrados em vrios pases.

O Brasil no possui dados oficiais anteriores a 1972 como diz, porque devido ausncia de padronizao das notificaes at aquela data doena meningoccica era includa no grupo de meningite geral. A partir de 1971, o numero de casos da doena aumenta no Estado de So Paulo. (REVISTA VEJA, 1972). J em pesquisa feita por Fonseca; Moraes; Barata (2005), So Paulo sofreu um grande surto, elaborando a vacinao obrigatria durante o perodo de quatro dias foram vacinadas cerca de 10 milhes de pessoas, sendo isso um cargo do exrcito, o nico problema que no foi emitido nenhum tipo de comprovante, o IBGE s conseguiu comprovar as pessoas vacinas por ir de porta em porta, estipulando 93% da cidade, com isso o ndice de meningite caiu, at Julho/1977 o ndice continuava acima do esperado, os casos sorogrupo A deixou de ser identificados, enquanto os produzidos pelo sorogrupo C retornaram ao nvel endmico. Atravs dos conhecimentos de Veronesi (1964) meningite uma doena dos fluidos do cordo espinhal e dos que envolvem o crebro, causada por infeco viral e bacteriana. Embora muitas espcies de bactrias possam induzir meningite, trs delas so responsveis por cerca de 90% dos casos: Neisseria meningitidis (meningococo), (pneumococo). importante saber se a meningite foi causada por vrus ou bactria porque a gravidade da doena e tratamento difere. Geralmente a Meningite viral possui menor gravidade e cura-se sem tratamento especifico, enquanto a Meningite bacteriana pode ser muito seria e resultar em danos ao crebro, perda de audio ou dificuldade de aprendizado. Para a meningite bacteriana tambm importante saber o tipo de bactria causadora devido aos antibiticos aplicados que podem vir a prevenir alguns tipos de se espalharem e infectarem outras pessoas. (FOCACCIA, 2002). O presente trabalho teve como principal objetivo averiguar o conhecimento sobre a meningite em adolescentes, usando como base o conceito obtido dos alunos de Ensino Mdio de uma escola estadual da cidade de Ourinhos, enfatizando a orientao e suposta preveno de casos da molstia. MATERIAL E MTODOS Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae

A referente pesquisa teve inicio com um levantamento bibliogrfico referente doena, definio, agente etiolgico, tratamento, preveno, diagnostico e sintomatologia. Em seguida foi elaborado um questionrio contendo 10 respectivas questes coerentes ao objetivo proposto na pesquisa, para obteno dos resultados analticos pr-estabelecidos. O alvo participativo foram os alunos de Ensino Mdio da E.E. Horcio Soares de Ourinhos. As questes aplicadas foram a) idade b) O que meningite?c) Quais os tipos de meningites conhecidos comumente? d) Quais os sintomas que a meningite pode causar?e) Como prevenir a meningite? f) Como pode ser a transmisso? g) Qual o seu agente etiolgico? h) Voc tem conhecimento de algum caso?Relate. i) Sabe qual o tratamento? j) No caso de suspeita de meningite o que deve ser feito? O questionrio foi aplicado para 79 alunos do Ensino Mdio da E.E. Horcio Soares do municpio de Ourinhos estado de So Paulo, com idade media de 17 anos. Tambm foi ministrada uma pequena orientao preventiva sobre a doena, com intuito de estimular a conduta critica do aluno adolescente ao decorrer diante de uma suspeita de meningite podendo com a aplicao do seu conhecimento adquirido, vir a poupar vidas e amenizar sofrimentos de si prprio e o meio ao seu redor. RESULTADOS E DISCUSSO Os questionrios foram analisados unitariamente onde foi obtido os seguintes resultados 29 alunos acreditam ser uma doena contagiosa, 30 no sabem o que vem ser Meningite, 5 as repostas no foram coerentes ao assunto e apenas 4 afirmaram ser uma doena relacionada as meninges. Dentre os 79 interrogados apenas 3 tem conhecimento de que a Meningite uma doena viral e bacteriana. Com relao aos sintomas 28 responderam que enfermos com a respectiva molstia sofrem com cefalia constate, febres altas e dores na nuca, j os depois afirmaram no conhecer nenhum sintoma provocado pela doena. Apenas 7 alunos tem conhecimento que se pode prevenir a Meningite atravs da vacinao, 10 acreditam que se evitando o contato com a pessoa infectada um meio de preveno e os demais no sabem a maneira de prevenir. Sobre a transmisso 30 responderam que acontece pelo ar, 4 pela pessoa infectada e 45 deram respostas negativas. j sobre o agente etiolgico 3 respostas forma para

bactrias e vrus, 4 s para vrus, 3 s para bactrias e 69 no conhecem o agente etiolgico da doena. Dos 79 alunos interrogados 16 j tiveram conhecimento de casos que levaram o individuo a morte pela obteno da doena. Relacionado ao tratamento da Meningite os 17 interrogados optaram pelo tratamento medicamentoso, e os demais desconhecem o procedimento, e 42 alunos tem o conhecimento de que sobe qualquer suspeita da doena deve-se procurar imediatamente um atendimento medico.
doena contagiosa no sabem meninges outros

6%

7% 43%

44%

Figura 1. Representao grfica do conhecimento dos alunos de Ensino Mdio da E.E. Horcio Soares. 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 96% 80% 79% 65% 53% 35% 21% 20% 4% positivo negativo 47% viral e bacteriana cefaleia, febre, dor na nuca casos ocorridos tratamento medicamentoso atendimento imediato

Figura 2. Grfico referente s respostas do questionrio aplicado ao Ensino Mdio da E.E. Horcio Soares, relacionadas aos tipos de Meningites, sintomas, tratamento e atendimento.

como prevenir a Meningite?

9% 13%

78%

vacina

evitando contato

no tem cinhecimento

Figura 3. Referencial a questo relacionada s formas de prevenes da meningite. CONCLUSO Com referencias nos dados arrecadados conclui-se que em base representativa dos alunos de Ensino Mdio da referente escola pblica em relao populao Ourinhense existe uma lacuna enorme no conhecimento sobre a Meningite, sua etiologia, sintomas e tratamento. Entoando os rgos responsveis pela Sade Pblica da cidade a se empenhar com maior exatido e profilaxia em doenas virais e bacteriolgicas altamente transmissveis, com um poder de mutabilidade como a Meningite. REFERNCIAS VERONESI, R.; Doenas Infecciosas e parasitarias. Rio de Janeiro, pg. 527 a 552 3 ed. 1964 editora. Guanabara Koogan. CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SO PAULO. Meningite, a epidemia que a ditadura no conseguiu esconder Disponvel em: <http://www.cremesp.org.br/?siteacao=Revista&id=216> dia 27/maio/2008 s 15h00min FONSECA, C., MORAES, J.C., BARATA, R.B. O livro da Meningite: uma doena sob a luz da cidade. ed rev. So Paulo: Segmento Farma, 2004, 201p. MOTTA, P. A.; Gentica Medica. Rio de Janeiro, pg. 302 a 320, 6 ed. 2002, editora. Guanabara Koogan.

REVISTA VEJA; Meningite: A epidemia da desinformao. Pg. 7, 04 de Outubro de 1972. FOCACCIA, R. Meningites bacterianas - etioepidemiologia e meningites agudas vol. 1, cap.66.1;827-843.in: Veronesi R, Focaccia R. Tratado de Infectologia, 2 ed., Atheneu , So Paulo, 2002. REVISTA SADE PBLICA; Meningites Virais So Paulo, v. 40, n. 4, Aug. 2006. Disponvel em: <http://www.scielosp.org/scielo. php? script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000500030&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 Maio 2009 s 17h30min FRANCO, M. C. A.; Prevalncia de meningite em crianas no Hospital Universitrio Joo de Barros Barreto, perodo de 1995 a 2004. Disponvel em http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/rpm/v20n1/v20n1a06.pdf 17h27min. dia 20/abril/2009 s

S-ar putea să vă placă și