Sunteți pe pagina 1din 12

No processo de polimento a tcnica utilizada fundamental .

. O processo de polimento uma fase determinante para a obteno de moldes e ferramentas de boa qualidade. Entretanto, diversos fatores tm influncia significativa para que um polimento adequado seja atingido. Entender os fundamentos desse processo fundamental para que se alcance um bom resultado. O polimento representa um papel fundamental no tratamento final da superfcie dos aosferramenta. Essa tcnica utilizada para obter superfcies mais ou menos speras, de acordo com as caractersticas de acabamento requeridas nas peas moldadas finais. O tratamento de polimento consiste em um processo de alisamento manual ou mecanizado da superfcie com o auxlio de tecidos, pastas abrasivas ou micro-esferas a fim de atingir um nvel especfico de rugosidade superficial.

O FENMENO DA REFLEXO Em uma superfcie spera acontece o fenmeno de difuso de maneira que a imagem refletida, decomposta nessa superfcie, se torna irreconhecvel. Cada raio incidente se reflete de acordo com a lei de reflexo, mas como a superfcie refletora irregular, os raios retornam em vrias direes, como representado na Figura 1.

O raio de luz que atinge a superfcie refletido em uma direo especfica dependendo tanto da direo de incidncia do raio quanto da orientao da pequena poro de superfcie lisa na qual o raio se reflete. Como conseqncia, a soma dos raios refletidos no pode ser considerada como um feixe nico, mas como uma irradiao de feixes menores provenientes, cada um, de uma poro lisa diferente da superfcie e que se propaga em direes diferentes atravs do espao. Quanto mais lisa for uma superfcie, menos relevante ser este fenmeno, porque a ordem mantida e a imagem refletida reconhecvel. Uma superfcie polida se diferencia de uma fosca porque os raios de luz incidentes se refletem sobre ela de uma maneira ordenada, como pode ser visto na Figura 2. Portanto, quanto mais lisa for a superfcie, tanto maior ser o grau de espelhamento obtido.

NECESSIDADE DE UM ACABAMENTO DE SUPERFCIE DE ALTA QUALIDADE A utilizao crescente de produtos plsticos levou ao aumento da necessidade de construo de matrizes e moldes com superfcies polidas e espelhadas. A Figura 3 apresenta um exemplo de inserto para lente com polimento espelhado.

O acabamento de superfcie de alta qualidade traz os seguintes benefcios:

- Facilita, na maioria dos casos, o processo de extrao da pea moldada da cavidade. Eventualmente o polimento excessivo pode causar reteno da pea por formao de vcuo. Nestes casos, h necessidade de tornar a superfcie levemente fosca; - Reduz o risco de originar rebarbas devido a possveis sobrecargas ou entrada de gases de escape (um perfil denteado pode favorecer a intensificao local dos esforos); - Reduz o perigo de corroses localizadas (um perfil denteado possui maior reatividade do que um plano, por causa da maior superfcie exposta s condies circundantes) e; - Aumenta a resistncia ao desgaste dentro de certos limites (ao remover a rugosidade, aumenta o contato da superfcie entre as peas e diminui a presso efetiva).

EFEITOS DO POLIMENTO Basicamente, h duas teorias desenvolvidas recentemente para descrever os efeitos do tratamento de polimento. De acordo com alguns especialistas, no h diferena entre o esmerilhamento e o polimento, porque ambos os mtodos removem material, porm em quantidades diferentes. Como prova dessa avaliao, pode-se estabelecer que mesmo por meio de uma simples limpeza com l ou algodo possvel remover partculas metlicas da superfcie. Entretanto, para outros especialistas o polimento no remove qualquer material. A presso aplicada sobre a pea durante o polimento, junto com a elevao da temperatura devido frico, levaria fuso da camada superficial da pea. O material que compe as arestas da rugosidade se depositaria em suas ranhuras. Ambas as teorias so vlidas. De modo geral, podemos afirmar que durante o polimento a superfcie submetida a fortes presses e deformada. O material das arestas da rugosidade primeiro preenche as cavidades prximas e, em seguida, flui para onde for possvel. Em uma camada superficial de alguns milmetros de espessura, fortes presses se desenvolvem localmente entre os materiais abrasivos e o metal, de modo que junto com o calor gerado pela frico, elas levam deformao plstica e a uma variao micro estrutural. Est demonstrado que o polimento causa o aumento da temperatura a um ponto em que, ao se examinar a estrutura cristalina com o microscpio a alguns ngstrom () de profundidade, observamos dimenses diminudas do gro cristalino medida que nos aproximamos da superfcie polida (Figura 4).

ELEMENTOS DETERMINANTES DO POLIMENTO

O acabamento superficial obtido por meio do polimento do ao depende essencialmente dos seguintes fatores: Tcnica de polimento; Caractersticas do ao; Tratamento trmico e; reas soldadas.

Tcnica de polimento O elemento mais importante para o polimento correto a tcnica utilizada. Primeiro, a superfcie a ser polida deve ser preparada corretamente por meio de esmerilhamento ou outro processo de usinagem. Alm disso, muito importante no prolongar essa operao mais do que o necessrio. Sugere-se encerrar o polimento assim que a ltima imperfeio for removida e o nvel de acabamento superficial requerido for atingido. No processo de esmerilhamento, a quantidade de material removida maior quanto menor o nvel de dureza do material, como demonstra a Figura 5.

J no processo de polimento, a quantidade de material removida maior quanto mais elevada for a dureza do material, como mostra a Figura 6.

Ao contrrio do que se poderia pensar, o processo de polimento mecanizado no permite atingir os mesmos altos nveis de qualidade que o polimento manual. Isso ocorre porque o operador pode decidir usar uma presso maior ou menor de acordo com a qualidade de sua

execuo manual, enquanto um sistema automtico apenas segue a seqncia prestabelecida de execuo.

Caractersticas do ao A fim de obter bom resultado com uma superfcie refletora sem halos, manchas, opacidades ou pontos escuros, necessrio verificar primeiramente, a limpeza e a homogeneidade do ao. Porosidade e incluses causam problemas durante o tratamento de polimento. Aos produzidos com tecnologias avanadas como a desgaseificao a vcuo (VD Vacuum Descarburation) ou a refuso eltrica da escria (ESR Eletro Slag Remelting) podem atender com maior fidelidade s mais severas necessidades de polimento. No processo VD, a partir da desgaseificao selada a vcuo obtm-se um ao homogneo com grau reduzido de incluses no-metlicas. O processo ESR permite reduzir ainda mais o teor de incluses no metlicas em comparao com o processo VD. Sugere-se escolher um ao de padro ESR para aplicaes onde seja necessrio um polimento intenso. A Figura 7 mostra a distribuio de incluses em aos tradicionais e em aos obtidos pelo processo ESR.

- Tratamento trmico: O tratamento trmico tambm pode afetar o polimento do material. Se o ao for tratado por meio de um processo de cementao incorreto, com carbonetao excessiva, pequenas partculas de xido podem se desenvolver sob a superfcie, e dificilmente podero ser removidas na fase de polimento. Descarbonetaes e recarbonetaes sobre a superfcie durante o tratamento trmico causam variaes na dureza, as quais tornam as operaes de polimento difceis. - reas Soldadas: As reas soldadas podem causar problemas durante as fases de polimento porque produzem variaes de estrutura, composio qumica e dureza do material. O problema pode surgir no caso de moldes polidos com disco. A fim de obter melhores resultados, de fundamental importncia que a pea seja praquecida antes da soldagem, que os eletrodos recomendados pela usina siderrgica sejam

utilizados e que um tratamento de alvio de tenses ps-soldagem seja previsto de acordo com o tipo de ao. O POLIMENTO CORRETO: Como j mencionado, a fase de esmerilhamento ou outro processo mecnico preliminar muito importante. A seguir algumas sugestes operacionais para o polimento adequado de aos para moldes: Utilizar ferramentas de polimento limpas; Ao mudar para um meio abrasivo de granulao mais fina, deve ser procedida boa limpeza da pea tratada e das mos do operador a fim de evitar partculas abrasivas indesejadas ou poeira na fase posterior; Quando utilizar uma granulao mais fina, correto polir em uma direo deslocada 45 em relao posio anterior, at que a superfcie apresente somente os defeitos relativos posio de polimento atual. A partir do momento em que todas as imperfeies do processamento anterior forem eliminadas, recomendvel manter o polimento por mais 10% do tempo despendido, antes de passar para um meio abrasivo de granulao mais fina. Isso serve para remover a camada superficial deformada pela tenso mecnica provocada pelo processo de esmerilhamento anterior; A mudana na direo do polimento importante para prevenir a formao de depresses e desnivelamentos; A presso e o calor no devem ser muito altos, porque poderiam influenciar negativamente a estrutura e a dureza do material; Onde possvel, o uso de uma quantidade mnima de lquido de resfriamento sugerida e; Quando efetuar o polimento de superfcies grandes e planas do molde, evite o uso manual do disco. Assim reduzido o risco de se causar extensas irregularidades de formato. Meios de polimento

A pasta de diamante o agente abrasivo mais utilizado no processo de polimento com disco. Os melhores desempenhos so obtidos por meio do uso da pasta correta e da ferramenta de polimento apropriada. As ferramentas mais comuns so as limas abrasivas e blocos deslizantes (Figura 8) para processos manuais, e as escovas e discos para mquinas de esmerilhamento. As ferramentas de polimento esto disponveis com materiais de durezas diferentes como metais, madeira, fibras sintticas e almofadas de feltro macio. A dureza das ferramentas de polimento influecia a eficincia da pasta de diamante e o nvel de remoo de material.

Os custos de polimento e o desgaste e corte das ferramentas podem ser reduzidos apenas aplicando as seguintes regras especficas:

O movimento de polimento deve ser iniciado a partir dos cantos, bordas, chanfros, ou seja, das reas mais dificilmente alcanveis; A presso de polimento deve ser adequada dureza da ferramenta e granulao da pasta. No caso de granulao mais fina, a presso deve ser simplesmente equivalente presso gerada pelo peso da ferramenta de polimento; O polimento com disco deve ser executado em uma sala sem correntes de ar e poeira. Partculas de p de alta dureza podem facilmente contaminar e estragar uma superfcie quase acabada; A cada mudana de pasta, as mos do operador e a pea devem ser limpas cuidadosamente usando um solvente desengraxante para a pea e sabo para as mos; Cada ferramenta deve ser usada somente para um tipo de pasta, alm de ser armazenada em recipientes vedados; A pasta deve ser depositada sobre a ferramenta em caso de polimento manual e sobre a pea em caso de polimento mecanizado; necessrio ser cuidadoso e proteger na medida do possvel as borda s e cantos afiados a fim de no arredond-los. sugerido o uso de ferramentas duras; A remoo intensa de material necessita de ferramentas de polimento duras e pasta de granulao grosseira; As ferramentas de polimento se tornam gradualmente encharcadas e melhoram sua eficincia; Em particular, a limpeza em cada fase do processo de polimento de grande importncia. Condies da superfcie antes do polimento

As superfcies usinadas por eletroeroso so mais difceis de polir em comparao com as superfcies construdas por mtodos convencionais. O processo de eletroeroso deve ser completado por uma fase final de centelhamento. Se essa fase for efetuada corretamente, no haver problema. Caso contrrio, na superfcie permanecer uma camada endurecida, mais dura do que a matriz do material, e que ter de ser removida. Uma superfcie nitretada ou temperada mais difcil de ser esmerilhada em comparao com o material original, mas um bom acabamento superficial pode ser obtido aps o polimento. Pequenos defeitos na camada superficial nem sempre permitem obter o melhor acabamento. Um molde revenido por chama apresenta freqentemente reas de dureza no-homognea por causa do fornecimento de calor instvel durante o processo. Nesse caso, para evitar a formao de depresses nas zonas menos endurecidas, ser necessrio usar uma pedra abrasiva com movimentos amplos. PROBLEMAS DURANTE O POLIMENTO Os principais problemas que surgem durante o polimento podem ser encontrados quando se efetua um polimento excessivo, chamado de superpolimento. De fato, pode ocorrer que as condies da superfcie piorem quanto mais longo for o polimento, como representado na Figura 9. O superpolimento est ligado a dois fenmenos distintos chamados casca de laranja e formao de micro cavidades superficiais (pitting). O excesso de polimento ocorre na maioria das vezes com o polimento mecanizado.

Efeito casca de laranja Um dos principais defeitos que podem surgir durante o processo de polimento o que resulta da superao do limite de escoamento em micro-reas de uma superfcie no-homognea. Desenvolvem-se depresses na superfcie da pea em micro-reas mais macias: esse o fenmeno chamado comumente de casca de laranja, que pode ser visto na Figura 10.

As

principais

causas

dessas

falhas

so:

Presso excessiva efetuada durante o processo de polimento; - Carbonetao excessiva ou superaquecimento durante o tratamento trmico podem formar reas irregulares de austenita residual, a qual mais sensvel a deformaes permanentes do que outras estruturas revenidas e; No-homogeneidade qumico-estrutural do material inicial. importante salientar que a tentativa de aumentar a presso do polimento a fim de recuperar um defeito pode levar intensificao daquele mesmo defeito. Um material mais duro pode suportar melhor uma alta presso de polimento, por outro lado aos de baixa dureza so submetidos facilmente a um polimento excessivo. H duas alternativas para se recuperar este defeito. A primeira soluo prev a completa remoo da camada defeituosa por meio do processo de esmerilhamento. Para isso, se utiliza a segunda granulao mais fina usada antes da fase de polimento final. Em seguida, se efetua o polimento com a granulao mais fina e com o processo de polimento com disco, exercendo uma presso menor do que a anterior. De modo diverso, a segunda soluo contempla o uso de recozimento preliminar a uma temperatura aproximadamente 25C abaixo da usada no revenimento. Um processo de esmerilhamento efetuado com a granulao mais fina usada antes do polimento at se obter boa qualidade da superfcie. Em seguida, o processo de polimento se inicia novamente, mas a uma presso inferior aplicada anteriormente. Se o resultado no for satisfatrio, ser necessrio aumentar a dureza do ao, o que poder ser feito de vrias

maneiras, geralmente por tratamento de nitretao ou nitrocementao, ou ainda efetuando novamente o tratamento trmico da ferramenta (revenimento). Efeito pitting As cavidades muito pequenas que podem ser observadas em uma superfcie lisa durante a fase de polimento derivam comumente de incluses no-metlicas que so removidas da superfcie durante o processo de polimento. Geralmente as partculas removidas so sulfetos ou xidos, os quais no somente diferem em dureza e rigidez da matriz de material metlico circundante, como tambm se caracterizam por uma baixa/mdia adeso ao material metlico. Os principais fatos relevantes que governam a formao de micro cavidades so a durao e a presso do polimento, a pureza do ao (especialmente no que concerne a incluses nometlicas duras), o tipo de ferramenta de polimento usada e por fim, mas no menos importante, o meio abrasivo. A diferena de dureza entre a matriz do material e a incluso metlica a causa principal do pitting. Durante o polimento, a matriz do material removida mais rapidamente do que as duras partculas no-metlicas. Gradualmente, o polimento atinge as partculas duras at que elas se destaquem do material. Esse processo resulta no aparecimento de depresses, como pode ser visto na Figura 11. Geralmente o problema encontrado quando se usa uma pasta com granulao mais fina do que 10 m e ferramentas de polimento macias (como almofadas de feltro). Uma maneira de reduzir o risco de pitting selecionar um ao para moldes de alta pureza, que tenha sido tratado por VD e ESR durante o processamento. Em caso de pitting, necessrio esmerilhar com exatido a superfcie com um rebolo usando a segunda granulao mais fina antes do polimento e executar o esmerilhamento final e, em seguida, o polimento.

Ao usar uma granulao de 10 m ou mais fina, evite usar ferramentas macias. Como j foi visto para o fenmeno da casca de laranja, a fim de evitar o pitting necessrio polir por um tempo mais curto e com a menor presso possvel. FASES DO PROCESSO DE POLIMENTO A escolha da seqncia de esmerilhamento e polimento dependem da experincia do operador e do equipamento sua disposio. Dois mtodos so usados no processo de polimento. No primeiro mtodo, uma pasta de granulao de tamanho especfico escolhida junto com uma ferramenta dura logo de incio, enquanto ferramentas mais macias so utilizadas posteriormente. No segundo mtodo, uma ferramenta de dureza intermediria escolhida em combinao com uma pasta de granulao grosseira e, posteriormente, o tamanho da granulao reduzido de modo gradual. Sugere-se a aplicao da combinao desses dois mtodos, obtendo a seqncia a seguir: Iniciar com uma ferramenta dura e uma pasta de granulao grosseira; Mudar para uma ferramenta mais macia com a mesma pasta; Usar uma ferramenta de dureza intermediria e uma pasta de granulao mdia; Mudar para uma ferramenta mais macia com a mesma pasta e; Ao final, usar uma ferramenta macia com uma pasta de granulao fina. Na figura 12 consta um exemplo de como pode ser selecionada uma sequncia de polimento:

Esmerilhar com um rebolo ou uma pedra de granulao 180 a 320; Polir com uma lixa ou p de granulao 400 a 1200 e; Polir com pasta de diamante com granulao entre 50 e 1 m, combinada com uma ferramenta de madeira macia ou almofadas de feltro. AVALIAO DO POLIMENTO O julgamento da superfcie acabada geralmente efetuado a olho nu, eventualmente comparado com imagens padro. Na avaliao da qualidade da superfcie de um modelo, os seguintes pontos so importantes; Conformao geometricamente correta, sem riscos ou depresses superficiais; Completa ausncia de crateras poros, micro cavidades e efeitos de casca de laranja. A fim de relacionar de uma maneira unvoca o nvel de acabam ento que foi atingido ao final do processo de polimento, possvel ainda utilizar mtodos instrumentais, como tcnicas de interferncia ptica ou medidores de rugosidade. PRINCIPAIS TIPOS DE POLIMENTO A Tabela 1 apresenta uma relao dos tipos de polimento mais utilizados na indstria com os campos de aplicao relacionados.

FONTES DE CONSULTA Empresas colaboradoras deste artigo: Lucchini Sidermeccanica e Zanola S.n.c Polimento de Moldes e Soldagem a Laser. Dante Ribeiro Formado em Engenharia de materiais Habilitao em Metalurgia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo. gerente tcnico da Aoespecial Ltda. Fonte Revista Ferramental. Veja mais em: http://www.moldesinjecaoplasticos.com.br/polimento_aplicado.asp

S-ar putea să vă placă și