Sunteți pe pagina 1din 15

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 1 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.

INTRODUO VOLPATO abordar a histria de Mato Grosso do perodo que vai de 1719 a 1819. Dentro deste recorte temporal, ir trabalhar com o problema da construo da fronteira, ou melhor, da Capitania de Mato Grosso enquanto antemural da Colnia. Desta maneira, ir, pois, de encontro com as duas principais correntes vigentes na historiografia regional que enfatiza um passado faustoso, ou mesmo uma pobreza explicada pelo isolamento desta regio. Assim, segundo VOLPATO (p. 16):
[] as cidades mato-grossenses que surgiram durante o perodo da minerao, nada apresentam que evidencie este passado faustoso. As construes remanescentes do sculo XVIII so de grande simplicidade, no lembrando em nada a arquitetura barroca de Mina Gerais, do mesmo perodo

A ainda
[] o mito do isolamento tambm carece de fundamentao. Logo aps a descoberta das primeiras jazidas aurferas teve incio a ligao entre So Paulo e Cuiab, atravs do trfico mercantil e dos fluxos migratrios. Outras vias de comunicao foram abertas, ligando Mato Grosso a outros centros da Colnia. O baixo desenvolvimento da tcnica de transportes e as grandes distncias a serem percorridas concorriam para que as comunicaes se fizessem morosamente. Mesmo assim, o intercmbio entre Mato Grosso e o restante da Colnia apresenta-se intenso no relato dos cronistas. Alm disso, a Capitania recebia costumeiramente os membros dos estamentos burocrtico e militar portugus para assumir seus principais postos, os quais ocuparam (antes ou depois de sua permanncia em Mato Grosso) importantes cargos em outras regies da Colnia. [p. 16-7].

O estudo de VOLPATO tambm se atentar para as questes fronteirias (fronteira poltica e fronteira de povoamento), ou seja, no que toca ao trato (conflito) com o ndio e com os espanhis do outro lado da fronteira poltica. Desmitificando a historiografia tradicional que prope uma luta travada unicamente pela populao local contra os espanhis e contra os ataques indgenas. Ou seja, VOLPATO se preocupar em demonstrar que havia uma relao entre os hispano-americanos e os colonos portugueses, e mesmo com os ndios, que buscou de muitas maneiras atenuar as conseqncias da crise provocada pela desorganizao das foras produtivas de uma economia deficiente em abastecer a regio e deficitria no que diz respeito ao comrcio levado a cabo com a metrpole via rotas fluviais. (p. 18-20) A justificativa de VOLPATO para o balizamento (1719-1819) est voltado para constituio de uma camada social de representantes locais de estamentos burocrtico e militar, que englobava latifundirios, mineiros e comerciantes que, tendo seus interesses opostos aos da Coroa, comeou a se firmar na regio (1719) a partir de seus primeiros focos de colonizao at 1819 quando, segundo VOLPATO (p. 21), [] esta teia de relaes de interesses sofreu golpe certeiro
A mudana de grande parte dos burocratas e militares ocorrida nesse momento prejudicou o entrelaamento de interesses montado entre a administrao colonial e um setor da classe dominante. A poltica at ento desenvolvida foi, por outro lado, substituda por um controle rgido das finanas, no intuito de recuperar a economia da Capitania. Os latifundirios, grandes comerciantes e mineiros no compartilhavam os mesmos interesses dos representantes da Coroa em Mato Grosso. Passaram, assim, a desenvolver poltica antagnica ao capito-general.

Por fim (p. 24):


fundamental salientar que o encaminhamento terico assumido por este trabalho se definiu a partir dos pressupostos tericos fornecidos por Fernando Novais. A anlise da Capitania, parte integrante de um todo, ou seja, o Imprio Colonial Portugus, e a relao deste com sua Metrpole so vistas a partir de mecanismos definidos por ele.

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 2 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987. CAPTULO 1 A FORMAO DO ANTEMURAL DA COLNIA Partindo da dificuldade encontrada pela regio sul da Colnia (So Vicente) em sua produo devido aos problemas de abastecimento por escravos e de seu solo menos frtil que o litoral do Nordeste. Desta maneira, essas dificuldades em obter mo-de-obra escrava negra obrigou aos colonos a encontrarem-na na mo de obra indgena. Assim salienta VOLPATO (p. 29-30):
A escravido dos nativos da terra obrigou os habitantes de So Vicente a penetrarem os sertes, dando incio ao seu devassamento. A utilizao do ndio como mo-de-obra colocou o colonizador em contato com as tcnicas indgenas de sobrevivncia. E foi, pode-se afirmar, a partir deste contato com as tcnicas indgenas de sobrevivncia que a agricultura, a utilizao de ervas curativas, a penetrao pelos sertes e a navegao passaram a se desenvolver. A economia extrativa marcava a itinerncia dos colonos, os quais aprisionavam os nativos para escravizar em seus trabalhos ou para vend-los. Ao penetrar os sertes, o bandeirante vicentino era movido no s pelo desejo de capturar ndios, mas tambm e principalmente pela esperana de encontrar metais e pedras preciosas. Aps a Restaurao, o governo portugus, enfrentando crise poltica e econmica, viu na possibilidade de encontrar ouro no Brasil e resoluo de grande parte de seus problemas. Passado um sculo de penetraes constantes pelos sertes, em busca de ndio para apresar e de metais e pedras preciosas, os portugueses haviam conseguido ocupar, embora [sic.] esparsamente, quase o mesmo territrio que hoje compe o Brasil. Dentro desse processo de penetrao, teve incio o povoamento da regio de Cuiab, onde Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro nas margens do rio Coxip em 1719. Com a descoberta de nova jazida, por Miguel Sutil, junto ao crrego da Prainha em 1722, o povoamento foi transferido para as mediaes do morro do Rosrio e elevado categoria de vila Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiab por Rodrigo Csar de Meneses em 1727.

Mas as lavras descobertas que atraram no incio grande leva migratria no duraram muito e muitos abandonaram a regio mineradora. Mesmo as lavras descobertas na regio do Guapor, as minas de Mato Grosso, no duraram muito, na verdade menos que as primeiras. VOLPATO (p. 32)
[] A prospeo e a explorao aurferas imprimiam caractersticas seminmades populao, extremamente importantes para a expanso colonial, uma vez que, no exerccio de suas atividades cotidianas, esses indivduos atingiam determinadas metas da Coroa portuguesa, quais sejam, ampliar-lhe o territrio e obter-lhe riquezas.

E ainda, contestando a idia de uma racionalizao do povoamento com base na criao de uma economia suplementar atividade aurfera encontrada na obra de Amaral Lapa, Economia Colonial, VOLPATO (ib.) escreve:
Essa afirmao entra em choque com medidas tomadas pela Coroa, no sentido de conter a expanso da criao do gado em Mato Grosso, como tambm de impedir a explorao de cana na regio das minas. A existncia de uma populao itinerante atingia mais diretamente os interesses da poltica colonial portuguesa. A procura de novos achados concorria para que pequenos ncleos urbanos fossem fundados onde as descobertas tivessem sido bem sucedidas, conquistando reas da Espanha.

Continua (p. 33):


As penetraes constantes dos bandeirantes pelos sertes, a movimentao de levas populacionais com o intuito de fixar-se nas regies aurferas possibilitaram que, um sculo aps a Restaurao, os domnios portugueses na Amrica tivessem crescido consideravelmente, desgastando profundamente os limites fixados pelo Tratado de Tordesilhas []

O que, portanto, possibilitou a expanso dos limites lusos na Amrica teriam sido os achados aurferos que foram explorados pelos colonos fixando novos povoados.

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 3 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987. Mas, no caso da Capitania de Mato Grosso havia uma preocupao evidente alm do desejo de se explorar os achados aurferos. Nas palavras de VOLPATO (ib.):
A preocupao em efetivar as conquistas obtidas durante um sculo de desbravamento sobre as terras espanholas fez [com] que a Coroa lusa se preocupasse em estabelecer um ncleo do governo colonial na regio fronteiria. Alm disso, a poltica colonial portuguesa preocupava-se em deter o avano das misses jesuticas espanholas na sua tentativa de se estabelecerem na margem direita do rio Guapor. Concomitante, assim, [continua VOLPATO] s discusses do Tratado de Madri, procediam s deliberaes sobre a criao de uma capitania, abrangendo as minas de Cuiab e Mato Grosso. Consultado sobre a questo, o Conselho Ultramarino achou conveniente que se procure fazer a Colnia de Mato Grosso to poderosa que contenha os vizinhos em respeito e sirva de antemural a todo o interior do Brasil [Parecer do Conselho Ultramarino: Antecedentes do Tratado tomo II, Doc. 16, p. 12, In: CORREA FILHO, 1969, p. 304, apud id., ib.]

Desta maneira, a criao da Capitania de Mato Grosso objetivar a proteo de outras regies mineiras, garantindo o domnio portugus sobre as mesmas. VOLPATO (p. 34) chama a ateno para o carter militar da administrao da capitania, cabendo populao residente o complemento do efetivo de defesa quando solicitado. H o agravante de que a organizao do governo tenha ocorrido durante a crise da minerao j em meados do sculo XVIII. Assim, apenas a vila de Cuiab contava com um significativo contingente populacional; no distrito de Mato Grosso, onde se localizaria a capital Vila Bela da Santssima Trindade em 19 de maro de 1752, ocorreram alguns achados que contriburam para a formao de alguns focos humanos a saber: So Francisco Xavier, So Vicente, Nossa Senhora do Pilar, Brumado, Ouro Fino, Boa Vista, Lavrinhas. (ib.). Assim,
O aparelhamento militar da Capitania de Mato Grosso fazia parte de um processo mais amplo, ou seja, a preocupao da Coroa Portuguesa em concretizar as vitrias obtidas pelos seus ministros nas discusses do Tratado de Madri, que lhes garantiam suas pretenses na bacia Amaznica. As medida tomadas por Rolim de Moura e por seus sucessores estavam de acordo com as determinaes de Sebastio Jos de Carvalho e Melo [Marqus de Pombal], ministro de D. Jos I, dentro de seu plano de fortalecer militarmente a Colnia e, dessa forma, garantir a posse do territrio. [p. 37]

Mas a decadncia da produo e a volta da atividade prea serto adentro, tambm na esperana de novos achados aurferos, contribui para o reconhecimento da regio bem como para ataques dos ndios em rechao s investidas dos brancos, que por sua vez rechaavam-nos por seus ataques. (p. 36). Alm disso, havia as disputas entre as Coroas Portuguesa e Espanhola que tentavam avanar suas respectivas fronteiras. Mato Grosso seria, pois, a garantia dos domnios portugueses na regio, atravs do uti possidetis. E, como salienta VOLPATO (p. 38), Portugal teria investido muito mais na fronteira sul, deixando populao de Mato Grosso o nus da preservao dos limites do domnio portugus na rea
Sofrendo os reveses da crise da minerao, com uma vida econmica ainda embrionria, na qual a produo ainda no estava estruturada e no tendo at ento uma organizao militar, esse trabalho [de defesa] era extremamente oneroso para a populao da Capitania. Mesmo assim, ela teve de assumi-lo, uma vez que as demarcaes do tratado e o prprio estabelecimento de um governo colonial em mato Grosso tornaram tensas as relaes de fronteira, provocando uma srie de confrontos armados que se sucederam at o final do perodo colonial.

Foram ento criadas as condies para a defesa, embora com muitas dificuldades logsticas e de insalubridade da regio, causando a propagao de doenas, atingindo tanto colonos lusos quanto espanhis:
A Capitania deveria no s conter as tentativas de avano espanhol, mas tentar ocupar as reas ainda no ocupadas pelos vizinhos, tornando-se de fato o antemural do Brasil. Dentro desse propsito, teve incio o aparelhamento militar da fronteira, com a criao de uma Companhia de Drages e com a transformao da aldeia de Santa Rosa,

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 4 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
conquistada aos espanhis, na fortaleza de Nossa Senhora da Conceio, mais tarde chamada Bragana. Foi desenvolvida, ao mesmo tempo, uma poltica de incentivo fixao do povoamento no vale do Guapor, atravs da menor cobrana do fisco aos habitantes dessa regio. Teve influncia no aumento populacional de Vila Bela a liberao da navegao da via Madeira-Guapor, ligando Belm, no Gro-Par, capital de Mato Grosso [Vila Bela]. [p. 39-40].

defesa tambm eram convocados os moradores da Capitania que se armavam s prprias custas. Alm disso, havia o medo constante de ataques por parte dos indgenas e dos espanhis.
Nas ocasies em que a defesa da fronteira precisava ser organizada, os habitantes da Capitania eram convocados, mesmo que no fossem militares. Os homens vlidos das camadas mais baixas da sociedade abandonavam suas atividades de minerar, plantar ou criar e seguiam para Vila Bela ou para a linha limite, vestidos e armados s prprias custas [CORREIA FILHO, op. Cit., p. 375 apud ib.]. Os mais abastados armavam seus escravos e os enviavam frente deles, levando-os sob seu comando. Alm disso, a populao participava da defesa fornecendo munio (de arma e de boca) e colaborando em arrecadaes extraordinrias de tributos [S, 1975, p. 50, apud ib.]. [p. 40]

Mesmo existindo na Capitania uma Companhia de Drages, uma de Pedestres, um Corpo de Ordenanas e uma Legio de Auxiliares, com os cargos mais elevados ocupados por oficiais do Reino ou pelos homens mais abastados, havia os problemas com o abastecimento das tropas e com o vencimento de seus soldos. Sem falar na resistncia dos indgenas contra as investidas dos brancos, particularmente os Caiap na regio da misso de SantAnna, e os Paiagu na regio do Rio Cuiab Abaixo. (p. 42). De qualquer forma, a luta contra o gentio ampliava a rea conquistada, enfraquecendo o gentio que ou eram escravizados ou fugiam serto adentro. (ib.). J no ltimo quartel do sculo XVIII, com a anulao do Tratado de Madri, Portugal mobilizaria seus esforos contra um possvel ataque espanhol. Acentuaria ainda mais a crise diplomtica quando da assinatura, depois da Guerra dos Sete Anos, do Tratado de Paris (1763) que deu para os hispnicos a posse sobre a Colnia de Sacramento e tambm de Sete Povos das Misses. (p. 43). Desta forma, com o intuito de manter a comunicao da Capitania com o Litoral, foi construdo o Presdio de Nova Coimbra (1775), para garantir a livre navegao no rio Paraguai e de ponto de apoio contra os ataques Paiagu, e iniciou-se a construo do Forte Prncipe da Beira, s margens do Rio Guapor, garantindo o trajeto entre Vila Bela e Belm. Estes fortes foram
Erigidos por trabalho escravo e mantidos com os parcos recursos da Capitania, essas guarnies de fronteira sofriam constantes carncias em seu abastecimento. At mesmo o recrutamento de homens para seus servios era difcil, dada a pequena populao existente na regio. O aumento do efetivo das fortificaes de fronteira seria a diminuio do nmero de pessoas vinculadas ao trabalho produtivo. O homem comum via como desgraa sua participao nos trabalhos de defesa quando era obrigado a abandonar sua casa, suas atividades, sua famlia e partir com receio de que os ndios se aproveitassem da ocasio e atacassem seu stio. Para os mais abastados a convocao poderia significar possibilidade de alcanar ttulos, honras e outros prmios. Mesmo assim, havia aqueles que preferiam a priso a arriscar a vida de seus escravos e de seus familiares em defesa dos interesses da Coroa. [p. 44].

Pombal cairia com a ascenso de D. Maria I, sem ter sucesso em seus planos. O Tratado de Santo Ildefonso redefiniria a fronteira. Na Capitania de Mato Grosso foram criados mais trs ncleos de povoamento: Albuquerque (1778) margem direita do rio Paraguai, protegendo os limites da Capitania e a navegao do rio; Vila Maria (1778)

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 5 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987. entre Cuiab e Vila Bela povoada por ndios provenientes de Chiquitos; e Casalvasco (1783). (p. 45).
Vilas, fortes, povoaes haviam sido fundados na fronteira com o fim de transformar a Capitania de Mato Grosso no antemural do Brasil, apta no s a defender os domnios portugueses na Amrica mas tambm a ampli-los, ocupando reas que os espanhis ainda no tivesses povoado.

Da mesma forma, os espanhis buscaram se estruturar contra o avano luso. Fundaram o Presdio de Bourbon (1792) e o Fortim de So Carlos (1793). Por outro lado, as disputas pelas fronteiras contra os ndios levaram os guaicurus a uma aliana com os lusos contra os espanhis, atacando, em perodos de conflitos declarados, as fazendas espanholas, pilhando-as. (p. 46). A agitao poltica no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, colocou em lados opostos Espanha e Portugal, acirrando, desta forma, as disputas nas fronteiras coloniais na Amrica. Ambas as regies procuraram se preparar para um possvel confronto. Portugal deu mais ateno fronteira sul por sua proximidade do governo do Paraguai, que tentou conquistar o Presdio de Coimbra em 1801. (p. 47). Nas palavras de VOLPATO:
A situao portuguesa, dentro do quadro da poltica externa europia, tornavase cada vez mais precria e agravou-se ainda mais com a declarao do Bloqueio Continental feita por Napoleo Bonaparte, em 1806, contra a Inglaterra. A Espanha aderiu ao bloqueio, cultivando sua aliana com a Frana. A indefinio portuguesa concorreu para que na Amrica se desenvolvesse uma poltica de paz armada, quando os vizinhos procuravam cada vez mais estarem preparados para a deflagrao do conflito. A ameaa da guerra trazia para a populao branca de Mato Grosso outra grande apreenso. No sendo suficiente para promover a defesa do territrio, tinha necessariamente que contar com os trabalhos de sua populao escrava e dos ndios domesticados, que eram armados contra os espanhis. A concentrao dos homens vlidos na fronteira deixava as vilas, povoaes e fazendas desprotegidas, causando populao branca grande receio de um levante de ndio e negros e de um ataque s propriedades, aproveitando-se seu abandono temporrio e dos armamentos que lhes eram fornecidos nos perodos de ameaa nas fronteiras. [ib.].

Havia ainda os problemas do vencimento dos soldos, o que obrigava os militares (soldados e oficiais) a se dedicarem a outras atividades (comrcio, pecuria, agricultura) alm das que exerciam na defesa. (p. 48). Ainda assim foi criada a Companhia Franca dos Leais Cuiabanos (1808) para reforar a defesa e com o intuito de novas investidas contra os vizinhos hispnicos (p. 49). O que ficar evidente, segundo VOLPATO, que as dificuldades enfrentadas pela populao residente em Mato Grosso contribuiu para as dificuldades na produo e, por isso mesmo, para os perodos de carestia, acirrando a crise j existente devido deficitria produo. Este estado de crise continuar mesmo depois da independncia poltica e pelos problemas internos das colnias (pelo temporrio abandono das questes de fronteira) contra o sistema colonial. CAPTULO 2 DIMENSES DO CONFLITO DE FRONTEIRA VOLPATO trata neste captulo do contrabando existente entre as colnias espanhola e portuguesa, em suas cidades localizadas prximas ao vale do Guapor e, depois, Paraguai. VOLPATO chama a ateno para a decadncia na minerao e para a respectiva dificuldade na produo devido a no reordenao das foras produtivas visando a sustentao de uma economia auxiliar. Assim, o contrabando entre as colnias visava

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 6 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987. (iniciada a aproximao, segundo VOLPATO (p. 55), durante a dcada de 1740, e facilitado aps a expulso dos inacianos em 1767), para o colono necessitado, um complemente para atenuar os momentos de carestia. Nas palavras de VOLPATO (p. 545):
[] Distantes, no entanto, dos principais centros, tanto de uma como de outra colnia, como tambm de suas respectivas metrpoles; lusos e hispnicos aproximaram-se e se ajudaram, mesmo nas ocasies em que tais iniciativas no eram do interesse da poltica colonial de uma e de outra corte. Esse relacionamento entre portugueses e espanhis imprimiu caractersticas especiais sociedade colonial mato-grossense, marcada pela mtua espionagem, pela fuga de um domnio para outro em funo de dvidas ou, no caso de escravos em busca da liberdade, pelo contrabando, alm das tenses definidas pela poltica externa europia.

Este comrcio era, apesar de ilegal, incentivado pelas autoridades (em 1770 a Coroa estruturou um projeto para explorar a fronteira oeste, [p. 58]) e amplamente praticado pelos colonos interessados. A Coroa Portuguesa buscava a prata das minas de Potos, os Espanhis, o ouro da Capitania de Mato Grosso, mais especificamente de Cuiab.
[] Havia, alm disso, um jogo de interesses mtuos de colonos portugueses e espanhis no estabelecimento do comrcio ilcito, objetivando, de uma parte, a obteno do ouro de Cuiab e, de outra, a prata de Potos. Agindo em interesse prprio, os colonos conseguiam burlar o fisco de suas respectivas metrpoles. Dessa forma, a fronteira oeste da Colnia passou a se apresentar como um canal de contrabando, cuja apropriao tornou-se do interesse da poltica colonial portuguesa, preocupada, desde o sculo anterior, em introduzir nas colnias espanholas os mais variados produto. [p. 578].

A prata era trocada, em sua maioria, por produtos Ingleses, para onde, em sua grande maioria, acabava sendo adquirido pela mesma. Da mesma forma, a Espanha procurou facilitar o contrabando.
O desenvolvimento desse comrcio ilcito era facilitado pela poltica colonial espanhola, preocupada em impedir o incremento do intercmbio comercial entre seus territrios coloniais. Assim, reas distantes dos principais centros da Colnia, como tambm de praas importadoras de produtos europeus, encontravam-se sempre carentes de comerciantes interessados em introduzir artigos manufaturados nas provncias espanholas. [p. 58].

Portugal, portanto, (a partir de 1770) poderia abastecer as colnias espanholas na regio de fronteira utilizando-se a via Madeira-Guapor, atravs da Companhia do Comrcio Geral do Gro-Par e Maranho (1755-1778), que importava produtos vindos do mar do Norte, do Bltico e Mediterrneo.
O plano elaborado com a participao de Pombal visava a estender a rea de monoplio da Companhia a Mato Grosso, com tambm ao Orinoco, Quito e Peru. As expectativas de lucro depositadas no incremento desse canal de contrabando podem ser avaliadas pelo volume das despesas programadas para a viabilizao do projeto: sete feitorias seriam erigidas junto aos rios Negro, Javari, Madeira e Guapor, com o intuito de proteger a navegao e armazenar os produtos importados. Agindo de forma efetiva, a poltica colonial portuguesa procurava apropriar-se desse canal de comrcio entre portugueses e espanhis, aberto pelos habitantes de ambas as colnias em funo de suas prioridades. [p. 59]

Ao mesmo tempo em que Lus de Albuquerque (que assumiu o governo da Capitania em 1772) deveria desenvolver o comrcio com as aldeias castelhanas, tendo as fortalezas como ponto de apoio de acordo com as Instrues que recebera, por outro lado, deveria impedir que o lucro ficasse na Capitania. (p. 59-60). Ainda assim, o mesmo poderia ocorrer na direo oposta:
Ao incentivar, no entanto, a utilizao dessa via de penetrao nos domnios de Espanha, a fim de obter a prata, o governo portugus abria um espao, utilizvel em sentido oposto, carreando o ouro para fora de seus domnios. Isso porque, aberto o fluxo

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 7 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
comercial, era praticamente impossvel controlar-lhe a utilizao da maneira que interessava a Portugal; alm disso, o fluxo inverso (gneros de abastecimento a troca de ouro) era incentivado pela poltica colonial espanhola. [p. 60].

De qualquer maneira, Portugal insistia no incentivo do comrcio na regio da fronteira, demonstrando grande interesse pela prata espanhola, por ser o principal elemento de troca no mercado internacional:
[] E apesar desses descaminhos, o comrcio de fronteira atingiu, pelo menos em parte, os interesses da poltica colonial portuguesa. Tanto assim que, na virada do sculo XVIII, o governo portugus insistia em incentivar o contrabando com as provncias espanholas, ainda na mesma tnica: artigos importados por prata. O interesse por esse metal explica-se pelo fato de ele ser usado como principal elemento de troca no mercado internacional. Isso porque as moedas de ouro eram demasiadamente valiosas, sendo, portanto, as de para mais apropriadas para as transaes comerciais. [p. 62].

Vivendo a crise da minerao (desde meados do sculo XVIII e incio do sculo XIX), com uma produo tambm em crise devido itinerncia da populao, a Capitania de Mato Grosso conseguia ainda um equilbrio precrio de sua economia mantendo a troca ilcita na regio da fronteira, sendo incrementado pela produo de diamante (liberada em 1805). Desta maneira, poderia ser abastecida de gneros atravs da fronteira, o que, apesar das penas e riscos, muito interessou aos comerciantes locais e envolveu as autoridades (p. 63). E ainda, segundo VOLPATO (p. 64):
[] na medida em que a teia de contrabando se ia expandindo, envolvendo, alm do homem comum, tambm as autoridades, a preocupao com a manuteno da paz entre um e outro domnio se tornava maior. Assim, dentro dos limites da autonomia que lhes era conferida por suas cortes, os burocratas de Mato Grosso e das provncias espanholas procuravam evitar a agudizao da animosidade de fronteira. Com isso amenizavam as condies de vida imperantes na regio, onde um dos fatores de insegurana social era a ameaa de ataques blicos nos limites coloniais.

Assim, continua VOLPATO,


A partir do estreitamento desse intercmbio mercantil na fronteira, desencadeou-se um processo de aproximao entre as autoridades coloniais lusas e espanholas. Tal relacionamento se deu no a partir de ordens definidas em Lisboa ou Madri, mas sim ditado pelas necessidades dos burocratas locais. Governadores de Mato Grosso e das provncias espanholas buscaram-se mutuamente, visando a facilitar, atravs de suas relaes, o suprimento de algumas das necessidades mais prementes da populao de seus domnios administrativos. Trocaram correspondncia, informaes, presentes e at mesmo remdios e mdicos nos momentos mais crticos. Esse relacionamento entre as autoridades luso-espanholas estreitava-se em funo das dificuldades impostas pelas condies naturais da regio e facilitava a ao dos comerciantes, que desenvolviam o contrabando. Aos prprios governadores espanhis parecia mais fcil obter determinados artigos de luxo atravs de Mato Grosso do que por caminhos legais. Essas relaes assumem assim aspecto mais formal e passam a fazer parte do cotidiano. Alm disso, a intricada teia de interesses, estabelecida nas relaes de fronteira, envolvia os funcionrios coloniais que chegavam tanto a Mato Grosso como s provncias espanholas, de tal forma que eles passavam tambm a mascar-la.

De qualquer maneira, o sentido de fronteira mantinha-se de p (apesar de todo o incentivo o comrcio e a relao com os hispnicos eram ilegais). Mato Grosso, segundo VOLPATO (p. 66), deveria manter-se como o antemural da Colnia, sempre preparado para defender a fronteira em caso de um ataque, ou mesmo para realiz-lo. Mas, apesar do direcionamento poltico estabelecido por sua respectiva Metrpole, ambos, devido s adversidades e necessidades (gneros, boticrios, cirurgies, informaes sobre a situao na Europa) se aproximavam mutuamente. (p. 67). Esta aproximao envolvia tambm as fugas de escravos para o lado espanhol, ou de ndios para o lado luso; de devedores de ambos os lado; ou mesmo de desertores dos fortes e presdios todos, no entanto, procurando asilo no campo oposto. De qualquer maneira, era poltica constante a devoluo de fugitivos.

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 8 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
As dificuldades de sobrevivncia em Mato Grosso envolviam tambm o medo constante do ataque dos ndios, e acarretavam sucessivas arrecadaes de fundos na organizao de bandeiras de defesa. Em tais ocasies, a populao masculina abandonava suas atividades e incorporava-se marcha contra os silvcolas. Movimentao semelhante era repetida no caso de ameaa dos espanhis. Alm dessas dificuldades, os habitantes da regio ainda eram espoliados pelo fisco e pelo comrcio externo, que drenavam para fora da Capitania a parte substanciosa do que ela fosse capaz de obter, tanto atravs da minerao como pelo contrabando. Sofrendo todas essas formas de presso, parte da populao relutava em resistir. O abandono da regio se apresentava tambm como alternativa de sobrevivncia. Assim, alguns optavam por se embrenharem na selva em busca da escravizao de ndios, outros migravam para diferentes reas da Colnia em busca de novos stios de minerao. Para muitos, no entanto, a alternativa que se apresentava como mais favorvel era fugir para os domnios espanhis. Dessa forma, durante o perodo colonial, muitos habitantes de Mato Grosso cruzaram a fronteira levando a famlia e todos os pertences, fugindo principalmente do fisco e de seus credores. Essa atitude era uma das alternativas apresentadas ao homem comum, quando no conseguia sobreviver dentro dos moldes definidos pelo sistema colonial portugus. [p. 68-9].

Ao levar seus pertences e deixar as dvidas para trs, o nus ficava com a populao da Capitania que, alm de perder fora de produtiva, perdia populao. Para agravar, havia ainda as fugas de escravos que, por causa de seu alto custo, prejudicava a produo. Estes, ou se abrigavam em quilombos, ou fugiam para os domnios espanhis. Ou mesmo da desero de soldados servindo na fronteira, devido s ms condies impostas pelas necessidades, ou mesmo pelo atraso dos soldos. Isto diminua o efetivo nas guarnies e aumentava o medo de ataques. Mas ocorriam fugas no sentido inverso, onde famlias inteiras deixavam as terras espanholas com todos os seus pertences passando para os domnios portugueses. Este fluxo se intensificou com o incio das guerras de independncia no primeiro quartel do sculo XIX. (p. 69-75).
A poltica colonial portuguesa favorecia-se desta movimentao de fronteira [no sentido oeste-leste]. A preocupao do ndio era fugir s presses sofridas nas aldeias castelhanas e buscar melhores condies de vida. O interesse da Coroa portuguesa era conquist-los e, com isso, garantir maior adensamento demogrfico no seu lado da fronteira. A fundao de Vila Maria nas margens do Paraguai fez-se, por exemplo, com a utilizao de grande nmero de ndios que haviam abandonado os domnios de Castela. A interveno da poltica colonial portuguesa nessa questo tinha, ainda, o objetivo de ser a contrapartida do estmulo que as autoridades espanholas promoviam fuga de escravos portugueses para as suas terras. [p. 71].

E ainda:
[] o contrabando, a busca mtua de apoio, a troca de informaes, as fugas de um para outro domnio compuseram um quadro especial de relacionamento entre portugueses e espanhis na raia oeste da Colnia. Esse quadro fazia parte da vida de fronteira da Capitania e imprimiu caractersticas prprias sua sociedade colonial. Po mais estritas, no entanto, que estas relaes chegassem a ser, Mato Grosso permanecia como antemural do Brasil, e era, portanto, responsvel pela defesa de larga fronteira. Defender significava povoar, de modo a no abrir flanco para penetrao do opositor pelo territrio, anulando as conquistas que a colonizao desordenada [grifo meu], feita pela minerao, tinha acarretado. [p. 75].

Conclui VOLPATO (p. 76-7):


Assim, a condio de fronteira da Capitania oferecia a seus habitantes alternativas que eram buscadas na tentativa de atenuar as dificuldades de vida encontradas na regio. Essas alternativas oferecidas no iam, no entanto, alm de opes no esforo de escapar da misria. Efetivamente, a situao de fronteira no mudava substancialmente a vida do colono. As opes que a condio da Capitanialimtrofe oferecia populao no eram suficientes para alterar a forma em que estava organizada a produo; pelo contrrio, reforava a itinerncia dos habitantes, estabelecia nus alm da capacidade de assumi-lo de que dispunha a regio e criava alternativas

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 9 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
para a evaso de mo-de-obra. O fato de ser o antemural da Colnia, imprimia carter militar administrao da Capitania, cujo nus maior recaa sobre a populao.

Captulo 3 A organizao do trabalho e da produo Aos primeiros achados de ouro foi necessria a criao de condies para o estabelecimento do homem branco nesta regio mineradora. Primeiramente, segundo VOLPATO (p. 79), foi necessrio conquistar o territrio ao ndio, depois estabelecer condies para a sobrevivncia na regio em torno de uma produo de subsistncia sempre deficitria por causa das condies climticas (chuvas irregulares), das infestaes de ratos e pelas prprias condies impostas pela poltica de colonizao. Nas palavras de VOLPATO (ib.):
[] Portanto, logo [sic.] foi-se formando uma agricultura de subsistncia, que produzia principalmente milho, feijo, abbora e talvez mandioca. Tambm teve incio a criao de animais domsticos (porcos e galinhas) e mais tarde de gado vacum e cavalar. Mesmo assim, a regio no conseguia atingir uma produo regular de gneros de abastecimento que satisfizesse a demanda, o que a colocava na dependncia de sua importao.

Esta importao significava nus para a populao mato-grossense, pois, tendo o ouro como nico artigo de exportao, sua produo sempre foi muito deficitria, tanto em quantidade quanto em mtodo, alm do mais, era necessria em importao de mode-obra escrava o que levava embora mais ouro. Sendo este o atrativo populacional (de aventureiros).
[] Mas o fator que realmente [] definiu foi o ouro, nico produto de exportao da regio. Aos aventureiros que se dirigiram para aquelas lavras, o que interessava era a produo do ouro. Assim, na minerao foram alocados os principais recursos disponveis. Para o seu desenvolvimento foram importados instrumentos de trabalhos e mo-de-obra. Em 1727, existiam em Cuiab dois mil, seiscentos e sete escravos, trabalhando principalmente na minerao. As tcnicas empregadas [continua VOLPATO] na extrao de ouro eram muito rudimentares e pouco evoluram durante o transcurso do sculo XVIII. A alavanca, o almocrafe, a bateia, o carumb e a marreta eram os principais instrumentos de trabalho utilizados na explorao aurfera e manuseados por escravos, tanto nos trabalhos de extrao como nos de prospeco. O baixo desenvolvimento da tcnica concorria para o prejuzo da produo; muito ouro era desperdiado pela forma rudimentar de explorao. Por outro lado, o baixo nvel tecnolgico facilitava o emprego nas lides da minerao, uma vez que exigia um aprendizado mais simples e pouca ou nenhuma especializao no trabalho. Ainda no incio do sculo XIX a minerao era praticada com poucas inovaes em relao s primeiras descobertas. [p. 80-1]

Tcnicas que desperdiariam menos o ouro, como servio de talho aberto que necessitava de desvio de um curso dgua acima da lavra, puderam ser utilizados por falta de recursos. Nas palavras de VOLPATO (p. 81):
O baixo nvel tcnico e a utilizao de mtodos que desperdiavam muito do ouro encontrado, concorriam para que a produo fosse baixa. Alm disso, as jazidas encontradas na regio foram todas de rpido esgotamento e durao efmera. Dessa forma, a produo aurfera mato-grossense esteve muito merc da riqueza do achado e da facilidade de sua explorao.

Ainda assim, apesar da crise existente desde a dcada de 1740, havia proprietrios de muitos escravos. Mas ambos, escravos e senhores, enfrentavam os momentos de carestia e as epidemias freqentes na regio. De qualquer maneira, o abastecimento por escravos negros foi um problema, sendo, pois, utilizada mo-de-obra indgena (principalmente bororos) capturada nas guerras e entradas realizadas serto adentro.

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 10 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
[] A utilizao do silvcola na minerao era uma das medidas utilizadas pelos mineradores de Mato Grosso, na tentativa de se equilibrar durante a fase crtica dessa explorao. Alm disso, era o escravo um dos gneros de mais alto custo entre os importados pela Capitania. A escravizao do ndio constitua alternativa para a queda da importao de negros. O apresamento do ndio, anterior fixao do povoamento, continuou paralelamente a ele. Atuou como opo para aqueles que vieram em busca de ouro e no conseguiram manter-se na regio, enfrentando esgotamento das jazidas, carncia de abastecimento e o peso do fisco. [p. 83].

E ainda:
[] A mo-de-obra indgena escravizada passava a ser utilizada das mais diversas formas, desde rastrear escravos fugitivos, at lutas contra os espanhis. Em 1828, DAlincourt avaliou em um mil, quatrocentos trinta e trs o nmero de ndios integrados sociedade da Capitania. [p. 84].

Desta maneira, reduzir o ndio ao trabalho compulsrio ir dirimir as adversidades que tornavam a vida quase impossvel, segundo VOLPATO. Ainda assim no seria capaz de fomentar uma melhoria nas foras produtivas sempre em crise, piorada ainda pela crise na minerao, pois o ouro, sendo o nico artigo de exportao no era suficiente para sanar as necessidades de abastecimento da Capitania. A Coroa Portuguesa nada fizera para resolver os problemas da produtividade, mas, pelo contrrio, dificultava-a em muitos aspectos:
Apesar da introduo e posterior desenvolvimento da lavoura de cana, Mato Grosso permaneceu como importador de acar. A explorao do acar e aguardente na regio era atingida pela proibio do desenvolvimento dessas atividades em zona de minerao. Tal medida objetivava o incremento do comrcio entre as zonas aurferas e a Capitania de So Paulo, que passava por srias dificuldades econmicas, no incio do sculo XVIII. Ao mesmo tempo, visava a impedir que parte dos recursos humanos abandonasse a minerao em busca de atividades que parecessem mais rendosas. [p. 856]

Mas, continua VOLPATO (p. 86):


Embora essas proibies permanecessem em vigor, a lavoura de cana-deacar manteve-se em Mato Grosso [grifo meu]. Durante todo o perodo colonial, no chegou, no entanto, a se tornar produto de exportao, situao que ficou ainda mais difcil quando a explorao do acar em So Paulo assumiu carter exportador. A Capitania no tinha, assim, como exportar acar para outras regies da Colnia, uma vez que no podia enfrentar a concorrncia de outras reas produtivas da Colnia, ou seja, Nordeste e o Centro-Sul. Sem mercado consumidor para os seus produtos, e sofrendo controle do governo portugus, que procurava conter a expanso dessa atividade, a explorao do acar em Mato Grosso assumiu caractersticas prprias. Restringiu-se ao atendimento apenas do consumo regional; no s do acar, mas tambm de seus subprodutos, principalmente a aguardente.

A produo aucareira ser importante como contrabalana baixa produtividade na minerao. Desta maneira, o senhor de escravos poderia utilizar seus escravos nas lavouras, procurando ocup-los (no havia tantos motivos para a proibio da produo de acar e aguardente, pois no havia em que utilizar os escravos que supostamente poderiam ser desviados!). Ainda assim, o problema da produo persistia, pois o fazendeiro precisava de ferramentas importadas (alm do escravo negro) para produzir um produto para abastecer apenas um mercado interno decadente. Eram, pois, estas ferramentas, compradas com o ouro decadente (por isso no visava o produtor maiores investimentos). Mais uma vez, segundo VOLPATO (p. 87-8), a Capitania de Mato Grosso saa em desvantagem.
[] a produo aucareira em Mato Grosso era assegurada pela utilizao da mo-deobra escrava. O negro desempenhava vrias funes no complexo produtor de acar, desde o plantio de cana, at o fabrico do melao, acar e aguardente. Desempenhava, alm disso, atividades de subsistncia na lavoura, construo e manufatura. O carter da produo tornava a importao do escravo ainda mais onerosa. Isso porque ele no podia ser trocado por espcies, mas tinha sempre que ser pago em

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 11 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
ouro, aumentando seu custo social, uma vez que era obtido por recursos que deixavam a Capitania.

Da mesma forma a criao de gado no era interessante para a Coroa Portuguesa. Nas palavras de VOLPATO (p. 88):
[] O desenvolvimento da criao de gado, para as autoridades coloniais, tambm no era interessante que ocorresse em Mato Grosso. Da mesma forma que a cana-de-acar, esse tipo de atividade oferecia o perigo de absorver mo-de-obra e demais recursos que deveriam estar alocados na minerao. Alm do mais, colocaria em risco o comrcio das minas com outras regies, que garantia a drenagem do ouro a obtido. Gado bovino e muar eram introduzidos na Capitania por comerciantes paulistas, que obtinham seu produto nos campos do Sul. A regio contava ainda com a importao do gado do vale do So Francisco, trazido, como o do Sul, pelo caminho terrestre de Gois, cujo entroncamento ficava em Meia Ponte, na Capitania de Gois.

Alm destes caminhos, o gado poderia ser obtido atravs da troca ilegal na fronteira por ouro, ou mesmo ataques com ou sem a assistncia dos ndios aliados Guaicurus (a expanso da pecuria dependeu fundamentalmente da paz selada com o povo Guaicuru).
No final do sculo XVIII, a criao de gado expandiu-se e foi grande o nmero de solicitaes de sesmarias [a partir de 1780 {p. 93-4}] tanto para implantao como para a expanso dessa atividade. Mesmo assim, a produo continuou sendo endereada ao consumo interno [grifo meu], no atingindo a exportao. Seu destino era o abastecimento dos centros urbanos, principalmente Cuiab e Vila Bela e das fortalezas de fronteira. Apesar das suas limitaes a criao de gado em Mato Grosso, nesse perodo, deu ensejo ao aparecimento de extensos latifndios, principalmente nos arredores de So Pedro dEl Rei e Vila Maria [CORREIA FILHO, 1955, p. 18 e 19, apud ib., p. 90]. Mas da mesma que a lavoura de cana-de-acar, no se constituiu em monocultura, conjugando-se criao de gado nas fazendas com a lavoura de subsistncia; em alguns casos, a criao de rebanhos cresceu concomitantemente produo de acar e aguardente. [p. 89-90].

De qualquer maneira, devemos nos atentar para as poucas vezes em que se produziu um excedente prprio para a exportao. Quando ocorriam os raros excedentes, para no ter prejuzo, o produtor preferia ofertar para o Governo a troco de benefcios polticos.
A fazenda Jacobina, por exemplo, possua um rebanho de sessenta mil cabeas de gado e duzentos escravos ocupados em canaviais, engenho, cultivo de mandioca, feijo, cereais e caf. Sua produo visava exportao de gneros alimentcios e gado em p para os ncleos circunjacentes [o principal mercado consumidor eram os ncleos populacionais que se formavam ao redor das reas de garimpo]. Quando excedia capacidade de consumo do mercado, o excedente era enviado a Coimbra e ofertado ao governo. [p. 93].

Alm do trabalho compulsrio as fazendas tambm utilizavam o trabalho livre. E no s nas fazendas, mas como autnomos.
O trabalhador livre podia ser visto fazendo parte de dois grupos: o primeiro, composto por camaradas e agregados e, juntamente com os escravos e ndios, compunham o estoque de mo-de-obra dos senhores; o segundo, composto de indivduos que, trabalhando por conta prpria, proviam seu sustento e o de suas famlias. [p. 95-6]

Desta forma, podemos encontrar, segundo VOLPATO (p. 96-7), trabalhadores livres como pescadores e artesos (alfaiates, ferreiros, carpinteiros, tecelagem e fiao de algodo), possuindo, pois, uma diviso sexual de trabalho (no caso daqueles dois ltimos).
[] Essa mo-de-obra especializada era imprescindvel para a vida scio-econmica da Capitania. Utilizando tcnicas artesanais, produzia para a populao objetos indispensveis para sua sobrevivncia, conforto ou at mesmo luxo. [ib.].

De qualquer maneira, o desenvolvimento de qualquer atividade que requeresse instrumentos importados poderia endividar o seu comprador junto aos comerciantes da

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 12 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987. regio. Assim, tanto artesos, mineiros, pequenos agricultores e at mesmo os comerciantes locais que, por causa das vendas a crdito, via-se em constante dificuldades em saldar suas dvidas com as casas comerciais do litoral quando no o pagavam. (p. 98-100). E havia o atraso nos soldos dos soldados que compravam destes comerciantes, endividando-se ou tendo os seus tquetes desvalorizados como garantia (p. 101).
Assim, todos esses trabalhadores livres sobreviveram com dificuldades dentro de uma economia em crise. A situao agravava-se pela insegurana social decorrente da crise intensificada pelo medo de ataques indgenas e pelos rigores da luta contra a natureza. As febres [continua VOLPATO] eram constantes, como tambm surtos epidmicos que causavam inmeras vtimas. Alm disso, a caracterstica de uma capitania fronteiria acarretava o medo constante de possveis ataques de espanhis. Vrias foram as ocasies em que os colonos tiveram que abandonar suas atividades e partir para a fronteira em defesa dos direitos de Portugal. O abandono de suas atividades causava-lhes srios prejuzos, pois viviam do fruto do seu trabalho. Eram obrigados tambm a participar de bandeiras organizadas contra os ndios. Tanto em uma ocasio como em outra, marchavam armados s prprias custas e eram obrigados a contribuir em arrecadaes, para cobrir as despesas dessas expedies. [p. 100-1].

Como alternativa de sobrevivncia, muitos indivduos viam-se obrigados a exercer vrias atividades produtivas e burocrticas para garantir-se, principalmente nos altos escales militares e burocrticos (p. 101-2).
Percebe-se, dessa forma, que a crise da minerao atingiu a sociedade colonial mato-grossense nos mais diversos escales. A reordenao das foras produtivas se dava de maneira lenta e sofrendo presses e controles. A alternativa encontrada foi a diversificao de atividades. Essa medida foi utilizada no apenas pelos pequenos produtores que tambm ocupavam cargos no baixo escalo do funcionalismo pblico, mas foi adotada tambm pelos grandes latifundirios. [p. 102].

Captulo 4 O aprofundamento da crise da minerao Os achados aurferos da Capitania de Mato Grosso tiveram durao efmera, sendo o de mais longa durao o que ocorrera em 1722 (as lavras do Sutil). De qualquer forma, os trs principais achados o de 1719 no arraial da Forquilha, o j citado acima e os achados no vale do Guapor a partir da dcada de 1730. Sendo este ltimo pouco povoado. (p. 109-12).
Em importante salientar que o povoamento do vale do Guapor, durante o perodo colonial, sempre foi rarefeito. Em primeiro lugar, pelas difceis condies de acesso regio e depois pela constante proliferao de febres e sazes que, alm de fazer grande nmero de vtimas entre os moradores, concorria para que o fluxo migratrio fosse menor, medida [em] que atuava como fator de desestmulo aos que pretendiam fixar-se naquelas paragens. Entre os problemas enfrentados por Rolim de Moura para estabelecer a capital em Vila Bela, um dos mais srios foi o do povoamento, tanto assim que, atravs de isenes e benefcios, tentou estimular a fixao de populao no vale no Guapor. Tais medidas teriam sido desnecessrias caso dez anos antes a regio tivesse atingido um povoamento regular. [p. 112].

VOLPATO, neste captulo, busca contrapor a historiografia construda tendo base na tradio oral que indicam um passado rico para Cuiab. Para tal ela aponta a desestruturao da economia (sua baixa produtividade e lenta organizao e evaso de riqueza, o ouro); o nus de se localizar em uma fronteira com os domnios espanhis tendo que arcar com a sua defesa (como antemural da Colnia portuguesa); a conquista do espao ao ndio e sua constante resistncia (principalmente dos Paiagu) contra a ocupao branca que deu grandes prejuzos s mones abastecedoras, o que contribua

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 13 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987. para a perda do poder de troca do ouro desvalorizado; e os pesados impostos arrecadados ao contribuinte tanto pelo Estado (atravs do fisco) e Igreja (para a construo dos seus templos). Ainda por cima, os moradores da Capitania tinham que conviver, alm do medo dos ataques de espanhis ou dos gentis, com as febres e sezes devido insalubridade das ocupaes da Capitania. De qualquer maneira, o contrabando na regio de fronteira significava uma sada para amenizar a crise econmica, mas era ilegal o que o tornava perigoso e inconstante, sendo interrompido nos momentos tensos com relao aos domnios espanhis. (p. 113-22). Nas palavras de VOLPATO (p. 113), sobre a guerra contra o gentio:
Entre os fatores externos vida scio-econmica da Capitania o mais especfico regio mato-grossense foi o da guerra, ou de sua ameaa constante, contra o ndio, para a conquista de suas terras, ou contra a ameaa espanhola pela sua condio de antemural da Colnia.

Continua (p. 115):


A guerra ao ndio prejudicou seriamente a comunicao e o comrcio da Capitania com o restante da Colnia. Os paiagus e os guaicurus dominavam o vale do Paraguai e comprometiam a navegao para o Centro-Sul. Os caiaps habitavam a regio do caminho terrestre para Gois e dificultavam, dessa forma, essa via de acesso aos centros abastecedores externos Capitania. A guerra entre brancos e ndios acarretava srios problemas aos povoadores. Um volume considervel de recursos humanos e materiais foi despendido nessas lutas, fornecido em grande parte pela populao da Capitania. Alm disso, as dificuldades de abastecimento causadas por essa beligerncia provocaram desequilbrio entre a oferta e a procura de gneros importados, advindo da a elevao de seus preos e a desvalorizao do ouro, em termos de equivalncia de troca.

Sobre a defesa e a guerra contra os espanhis, VOPATO (p. 115-6):


A economia precria da regio [com a criao da Capitania de Mato Grosso], a decadncia da produo aurfera no lhe permitiam arcar com os custos da guerra ao espanhol e com as despesas criadas pela demarcao do Tratado de Madri. Para auxilila nesses gastos, a Capitania passou a receber subsdio especial para a sua defesa. Acontece, porm, que a sua preparao de maneira a transform-la no antemural da Colnia exigia providncias que iam desde a composio de tropas (que deveriam ser pagas, municiadas, alimentadas etc.) at construo e manuteno de fortalezas. Assim, os subsdios enviados para cobrir as despesas de defesa nem sempre eram suficientes e a Capitania via-se obrigada a arcar com parte desses gastos. Por outro lado [continua VOLPATO], a preparao da fronteira consumiu recursos anteriormente alocados no trabalho produtivo. Homens livres foram recrutados para participar das tropas, escravos foram ocupados nos trabalhos de construo de fortalezas. Da mesma forma, recursos materiais foram largamente consumidos nestes trabalhos.

E ainda, os homens aptos, deveriam se dispor a servirem nos pelotes para auxiliarem as tropas regulares quando necessrios, abandonando seus trabalhos cotidianos, diminuindo a capacidade das foras produtivas. Porm, os homens ricos viam a guerra como um meio de ganharem patentes e ttulos agraciados pela Coroa pelos servios prestados (doao de alimentos, disponibilizao de escravos). (p. 117). Havia ainda a sangria proveniente dos impostos cobrados tanto pelo Estado quanto pela Igreja.
Presso semelhante era exercida pelo fisco sobre a economia mato-grossense. Sua condio de zona aurfera inseria a Capitania na rgida legislao fiscal a que foi submetida a minerao. Embora fosse garantida a livre exportao, uma fiscalizao restritiva reservava Coroa a quinta parte do ouro extrado. Aps os importantes achados das Gerais, a minerao passou a ser regulamentada pelo Regimento dos superintendentes, guarda-mores e oficiais deputados para as minas de ouro (1702) que, embora sofrendo algumas modificaes, manteve-se em essncia at o fim do perodo colonial. [p. 119-20].

E ainda (p. 121-2):

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 14 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
O pagamento do fisco apresentava-se como compromisso problemtico para a populao mato-grossense, tanto assim que o endividamento para com a Fazenda Real costumava ser freqente. A luta cotidiana dentro das condies precrias da economia regional consumia grande parte das foras do homem comum; ele via-se, alm disso, obrigado a participar de arrecadaes freqentes para a organizao da defesa. Assim, o pagamento dos impostos muitas vezes significava esforos alm de sua capacidade de produo. O Estado [continua VOLPATO] no era o nico, no entanto, a promover arrecadaes. O povo concorria tambm para atender s cobranas requeridas pelos representantes da Igreja. s custas da populao foram construdos templos e vrios padres enriqueceram.

Para os funcionrios pblicos e soldados de baixo escalo o atraso dos seus soldos prejudicava o poder de compra devido especulao criada pelos comerciantes sobre os vales que utilizavam para trocarem por vveres.
O atraso dos vencimentos trazia insegurana ao fluxo normal do comrcio. A especulao do comerciante com o objetivo de obter os bilhetes pelo menor valor diminua a capacidade de aquisio do consumidor. A transferncia do poder aquisitivo das classes mais baixas para as mais altas, pela especulao sobre os vales, acentuava as desigualdades sociais e comprometia as possibilidades do mercado consumidor local. [p. 124].

Alm do mais, o baixo poder aquisitivo e o atraso dos pagamentos obrigavam os comerciantes a venderem a crdito, o que tambm era feito em relao aos comerciantes do litoral quando vendiam a estes. Gerava-se, pois, dvidas que eram arroladas durante anos e que precisariam da interveno de autoridades. Tambm a Provedoria da Fazenda Real era devedora do comrcio externo. (p. 124-5). Isto demonstra, segundo VOLPATO, o quanto a Capitania de Mato Grosso era dependente do comrcio externo, no s em ralao a produtos importados, mas produtos de primeira necessidade. (p. 125). E ainda, os perigos enfrentados nos percursos comerciais concorriam para aumentarem os preos dos produtos, tirando os atravessadores e comerciantes sua parte no lucro, aumentando o preo populao. (p. 127).
Essa relao estabelecia-se em bases nitidamente desiguais; os comerciantes do litoral procuravam transferir para a Capitania o peso do exclusivo colonial. Repassavam para o valor das mercadorias os custos do transporte, taxas etc. As casas comerciais do litoral procuravam obter sobrelucros que os compensassem do nus da importao dos produtos oriundos da Metrpole. Essa situao no foi alterada aps a quebra do pacto colonial. As casas comerciais estabelecidas na Corte enviavam seus produtos para o interior procurando, ainda, obter sobrelucros e repassando para os preos finais dos produtos todos os nus desse intercmbio. [p. 131-2].

Para os comerciantes, a situao era difcil, pois no conseguiam receber de seus devedores, bem como, no conseguiam, por isso, pagar suas dvidas. Viviam atrs dos garimpeiros e novos achados que pudessem lhes render o mximo possvel; e chegavam a exercer outras atividades alm do comrcio para equilibrar suas contas. (p. 135-6).
A maioria dos comerciantes da Capitania buscava desenvolver outras atividades paralelas prtica mercantil. Era considervel o nmero de comerciantes que ocupavam postos militares. Outros procuravam atravs do desenvolvimento da agricultura e da pecuria produzir gneros de abastecimento que ofereciam em suas lojas, juntamente com gneros importados. Essas medidas constituam-se em alternativas utilizadas para a expanso dos negcios, visto serem raras as oportunidades econmicas existentes.

Ou se engajavam em outras atividades nos setores burocrtico e militar. Essas atividades estreitaram os laos polticos com o litoral.
A diversificao de funes fornecia estabilidade aos comerciantes de maiores cabedais. Ocupavam, na maioria das vezes, altos cargos burocrticos e militares. Alm disso, no final do sculo XVIII, era grande o nmero de comerciantes que passaram

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A Conquista da Terra no Universo da Pobreza. So 15 Paulo: HUCITEC/Minc/PR-MEMRIA, 1987.
tambm a latifundirios. Por isso, os comerciantes no compunham um setor restrito da sociedade. Eles prprios eram tambm latifundirios, burocratas militares. A vinculao com os comerciantes do Centro-Sul abriu as portas para a poltica local, em face do apoio recebido dos setores de comrcio ascendentes, principalmente do Rio de Janeiro. [p. 136].

_ c T S _

S-ar putea să vă placă și