Sunteți pe pagina 1din 3

OPRESSO AOS TRABALHADORES E SUPRESSO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE O FORNECIMENTO DE EPIS NO EXIME O PAGAMENTO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

Por Evandro Monteiro de Barros Junior Advogado Conciliador e mediador de conflitos-IMARJ O Brasil foi o ltimo pas da Amrica a abolir formalmente a escravido, e quando o fez foi s para ingls ver. Ouve-se dizer por a que a antiga cidade de Campos, hoje Campos dos Goytacazes-Rj, foi o ltimo municpio a aceitar essa deciso. Onde queremos chegar com essa histria? Trata-se de algo crucial para uma mudana nas tradies escravagistas que ainda assolam os trabalhadores da plancie Norte-fluminense. Existem grandes empresas seculares em nossa regio que ainda mantm o comportamento que nos remete poca das provncias. Tais empresas se dizem dentro da lei simplesmente por cumprirem acordos internacionais ou por serem certificadas e adequadas Organizao Internacional de Padronizao (ISO). O que nos macula que essas empresas devem em primeiro plano agir de acordo com as leis nacionais, cumprir os acordos coletivos e seguir as orientaes dos tribunais no sentido de dar mais dignidade ao trabalhador. Afinal, o que seria dessas empresas sem a figura do trabalhador? Inmeras empresas no pagam o adicional de insalubridade aos trabalhadores, e outras, seguindo o mau exemplo, cessam o pagamento do adicional queles que j recebiam por acharem que o fornecimento dos Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) exime o empregador de pagar o adicional. Pugnamos que a lei seja cumprida e que as empresas no utilizem apenas seus achismos como subterfgio: eu acho justo no pagar porque forneo o EPI. Existe no ordenamento ptrio a SMULA n 9 da Turma Nacional de Uniformizao dos Juizados Especiais Federais (TNU), que reza o seguinte: O uso de Equipamento de Proteo Individual, ainda que elimine a insalubridade, no caso de exposio a rudo, no descaracteriza o tempo de servio especial prestado. Nossa jurisprudncia tambm viva sobre o assunto. Relator do processo 2007.72.95.00.9182-1, o juiz federal Jos Eduardo do Nascimento se manifesta no seguinte entendimento: "Entendo que a aplicao desta smula no se limita apenas aos casos de exposio ao agente rudo, mas tambm s situaes que envolvem exposio a qualquer tipo de agente nocivo, qumico ou biolgico". Para o magistrado, o fornecimento dos EPIs uma obrigao da empresa e visa proteger a sade do trabalhador, mas no pode descaracterizar o exerccio do trabalho em condies especiais. (Vide processo supracitado). Ainda em consonncia com a justia em prol dos trabalhadores, h a Smula n 289 do TST INSALUBRIDADE. ADICIONAL. FORNECIMENTO DO APARELHO DE PROTEO. EFEITO (mantida) Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Fortalecendo a diretriz que obriga o pagamento do adicional de insalubridade mesmo que os EPI`s sejam fornecidos pelas empresas aos trabalhadores.

Segue o teor da Smula: O simples fornecimento do aparelho de proteo pelo empregador no o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam diminuio ou eliminao da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado. Na esfera previdenciria, vige tambm todo esse arcabouo hora apresentado, de acordo com a Instruo Normativa n 53 de 22 de maro de 2011. Art.16 considera-se especial a atividade exercida com exposio a rudo quando a exposio ao ruido tiver superior a: III IIIoitenta decibis noventa decibis dB, a oitenta e cinco dBdBpartir a at de 06/03/97 partir de 05/03/1997 at 18/11/2003 19/11/2003

Na maioria dos casos, a Junta de recurso d Provimento ao recurso com diversos pareceres: 1- A 7 Junta de Recursos de Belo Horizonte, em um dos recursos, deu um parecer bem interessante sobre o agente nocivo rudo. Deciso: Ainda que a empresa tenha informado o uso eficaz de EPI para o agente nocivo rudo, e em funo do entendimento fundamentado no Enunciado n21 do CRPS e Sumula n09 da Turma de Uniformizao de Jurisprudncia. Diz o Enunciado n21: O simples fornecimento de equipamento de proteo individual de trabalho pelo empregador no exclui a hiptese de exposio do trabalhador aos agentes nocivos sade, devendo ser considerado todo ambiente de trabalho. De acordo com a Sumula n09, O uso de Equipamento de Proteo Individual (EPI), ainda que elimine a insalubridade, no caso de exposio a rudo, no descaracteriza o tempo de servio especial prestado; Para subsidiar esse entendimento, h de se ater aos pareceres de especialistas no assunto, segundo os quais o agente nocivo rudo penetra tambm nos ossos do trabalhador que a este se expe, no tendo sido desenvolvidos, at os dias atuais, EPIs capazes de conter completamente os efeitos prejudiciais causados por este fator de risco ao trabalhador. Entendem eles que o som se propaga no apenas pelo condutor auditivo, o fazendo tambm atravs dos ossos, e ai no tem EPI que seja capaz de eliminar os malefcios que o rudo acarreta, alm da audio, outras funes e rgos, tais como o sistema cardiovascular, endcrino, etc., tambm podero ser afetados pelo alto nvel de rudo, assim como provocar reaes de irritabilidade, ansiedade e sensao de desconforto, dores de cabea, taquicardia, aumento da presso arterial e problemas no aparelho digestivo, no tendo sido desenvolvido at os dias atuais, EPIs capazes de conter completamente dos efeitos prejudiciais causados por este fator de risco, o trabalhador. A fonoaudiloga Ana Clia da Fonseca Braga alerta sobre a responsabilidade da empresa no desenvolvimento do programa de controle de Sade Auditiva PCSA, visando a diminuio da vibrao de Equipamentos que geram rudos, adequao ambiental dos equipamentos e outras providncias.

Diante do exposto, pugnamos que as empresas tenham conscincia de que a situao de cada trabalhador envolve no somente sua atividade na empresa, mas sua sade, dignidade e ainda, suas famlias. Em suma, so muitas vidas sendo afetadas.
Reviso: Francisco Daniel Luna.

S-ar putea să vă placă și