Sunteți pe pagina 1din 10

RUA TIRADENTES, 17 - ING, NITERI / RJ TEL.

: (021) 717-1235 FAX: (021) 719-3286

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ECONOMIA

GREMIMT Grupo de Estudo sobre Economia Mundial, Integrao Regional & Mercado de Trabalho

A Politizao da Natureza e o Imperativo Tecnolgico THEOTNIO DOS SANTOS Textos para discusso
Srie 1 N 7, 2002

RUA TIRADENTES, 17 - ING, NITERI / RJ TEL.: (021) 717-1235 FAX: (021) 719-3286

TEXTOS PARA DISCUSSO

Este texto encontrado tambm no site da Ctedra e Rede UNESCO UNU sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentvel www.reggen.org.br

A POLITIZAO DA NATUREZA E O IMPERATIVO TECNOLGICO* Se algo carateriza o nosso tempo, a relativizao da importncia dos recursos naturais em funo de sua utilizao, cada vez mais determinada pelas possibilidades oferecidas pelo desenvolvimento da tecnologia. Ao mesmo tempo, a mudana tecnolgica se apia cada vez mais na sua articulao com a evoluo do conhecimento cientfico, que a subjuga e transforma-a num campo de sua aplicao. No espao econmico e poltico, os centros de poder coincidem cada vez mais com os centros de gerao de conhecimento cientfico e de sua aplicao tecnolgica.

Trata-se de uma mudana radical do espao e do tempo histrico. O mundo do conhecimento, da inveno, da inovao, do planejamento, da organizao das atividades humanas se sobrepe ao mundo da espontaneidade, da determinao mecnica e estrita. A humanidade comea a acreditar que seu poder de transformao da realidade infinito e depende somente do avano infinito do conhecimento e dos meios de sua aplicao.

*Resumo

expandido

da

apresentao

feita

no

Simpsio:

Desafio

do

Desenvolvimento Sustentvel e a Geografia Poltica. IGU/UGI/LAGET, Hotel Rio Othon Palace, 22 a 25 de Novembro de 1995.

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

Ela assume, assim, a responsabilidade de construir, criar o futuro. As leis no se recebem mais dos cus em tbuas e so cada vez mais um resultado do entendimento humano e do consenso entre as pessoas e os povos. Ainda quando este consenso seja, na prtica, muitas vezes uma imposio dos poderosos sobre os submissos, dependentes, expropriados e/ou explorados.

O conhecimento a base do poder, j o reconhecia Bacon e grande parte do pensamento poltico contemporneo, desde Maquiavel. Contudo, a expanso e a organizao do processo do conhecimento logrados pela cincia moderna transformam o ato de conhecer em um processo de trabalho que implica grandes concentraes de recursos humanos e naturais. E, ao mesmo tempo, transformam a aplicao deste conhecimento em outro campo de atividade bem definido, planejado e organizado, segundo a capacidade da sociedade. O Estado, as Companhias Transnacionais, as Redes das mais distintas composies, e as Universidades e os Centros de Pesquisa so os agentes deste processo de conhecimento cada vez mais articulado em plano internacional.

O espao do conhecimento hoje universal. Ele seguramente planetrio, chegando a todos os centros da Terra. em parte espacial, pois o mundo dos satlites e das naves espaciais e de uma estao orbital (a MIR) que existe h quase uma dcada forma uma realidade compacta integrada ao mundo contemporneo. Mas ele tambm csmico, pois as informaes enviadas pelas naves espaciais e as observaes astronmicas obtidas por telescpios cada vez mais poderosos alcanaram um grau de
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

acuidade e uma velocidade de informao bastante superiores nossa capacidade cientfica de process-las.

Perigos at ento desconhecidos do espao sideral nos so hoje conhecidos e encontramos novas relaes e um comrcio com o espao sideral muito mais freqentes do que toda teoria pudesse mesmo imaginar. As informaes obtidas no espao sobre a Terra transformam nossa noo do clima e se inscrevem no cotidiano de nossas vidas atravs da expanso das comunicaes via satlite. Descobrimos tambm, por esta via, as mazelas ecolgicas que nos ameaam, como conseqncia, muitas vezes, de nosso prprio desenvolvimento tecnolgico.

Mas a descoberta e a visualizao dos estreitos limites, do dinamismo e dos precrios equilbrios dentro dos quais funciona a vida terrestre tiveram tambm um forte impacto moral e intelectual. Elas aumentaram a responsabilidade da humanidade sobre sua prpria sobrevivncia. Ela no s pode destruir a vida na terra atravs do holocausto nuclear como tambm atravs de um conjunto de crises ecolgicas globais que comprometem a sobrevivncia em geral.

A questo ecolgica assumiu, assim, um carter radical que exige do gnero humano um esforo para administrar sua sobrevivncia como espcie e a do planeta como a nica sede conhecida da vida no Universo. Dentro deste contexto macro, as dimenses dos processos culturais anteriores tornaram-se micro-fenmenos. A questo da criao de uma civilizao planetria que garanta a convivncia entre os povos, as vrias civilizaes histricas e culturas tornou-se uma tarefa consciente da humanidade. O fim da Guerra Fria, colocado como tarefa essencial do nosso tempo por uma corajosa

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

lideraa do PC Sovitico, que chegou sua autodissoluo como bloco mundial, como Partido e at como Unio Sovitica, abriu caminho para uma nova era planetria.

neste marco que devemos situar as conferncias mundiais realizadas na dcada de 90. Em primeiro lugar, a Eco-Rio, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, a Conferncia sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente, que produziu acordos globais sobre a desertificao, a explorao dos oceanos, as florestas, a biodiversidade (que vinham agregar-se aos acordos sobre o desarmamento nuclear, a explorao pacfica do espao e pela no-proliferao nuclear) e que relacionou o desenvolvimento, a eliminao da misria e a qualidade de vida como objetivos comuns e inseparveis.

Em segundo lugar, a Conferncia Mundial sobre a Populao, realizada no Cairo em 1994, que reinvindicou a necessidade de um planejamento da ocupao humana sobre o planeta, uma poltica de natalidade, de emigrao, de convivncia entre os povos.

Em terceiro lugar, a Conferncia Mundial sobre o Desenvolvimento Social, realizada em Copenhagen, em 1995, que voltou a insistir sobre a eliminao da pobreza, do desemprego e da excluso social atravs de polticas globais de criao de empregos e de distribuio de renda, assim como de crescente assuno pelos Estados e outras instituies internacionais e no-governamentais da responsabilidade da promoo social da populao terrestre.

A Conferncia Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, em 1995, retomou a problemtica do planejamento familiar e populacional, integrando a temtica da libertao da mulher das formas histricas de dominao e explorao a que foi
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

submetida e reinvindicando um novo sistema de relaes entre os gneros que garanta metade da humanidade igualdade de condies com sua contraparte, e ao mesmo tempo proteo por sua condio biolgica especfica.

A prxima conferncia sobre o habitat humano, a realizar-se em Istambul, completar um ciclo de cpulas que envolveu a participao de governos e instituies pblicas e privadas na definio das linhas bsicas das polticas pblicas do sculo XXI.

Falta, contudo, uma conferncia muito difcil de realizar-se: aquela que estabelea um sentido unificador da espcie humana por sobre suas diversidades tnicas, onde a noo de humanidade no seja de um ser abstrato supra-tnico, e sim de uma sntese de diferenas tnicas, culturais e inclusive civilizacionais. A concentrao do milho de negros em Washington chama a ateno sobre a radicalidade deste fenmeno, j advertido na guerra civil ioguslava e outros eventos que prenunciam um aumento da confrontao entre grandes grupos tnicos, religiosos e civilizacionais.

neste ponto que a noo de desenvolvimento sustentvel alcana seu significado mais amplo. Desenvolvimento significa crescimento econmico equilibrado e baseado no avano permanente do conhecimento cientfico e da eficcia econmica.

Sustentabilidade implica defesa do meio ambiente para que as prximas geraes possam sobreviver e inclusive incrementar sua qualidade de vida. Sustentabilidade implica tambm a eliminao da pobreza e das terrveis desigualdades entre as classes sociais, os povos e as regies do globo para assegurar um desenvolvimento para todos.

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

Sustentabilidade implica, alm disso, o desenvolvimento de padres de conduta, relaes sociais e institucionais, de poder e governabilidade mundiais que respeitem as diferenas tnicas, culturais e civilizacionais, procurando incorporar numa civilizao planetria os aportes de todos os povos a uma convivncia planetria pacfica, aprazvel e feliz, com respeito s diferenas.

Esta civilizao planetria ter que fundar-se, pois, numa poltica de incremento de desenvolvimento global e sustentado da humanidade. Ela ter que incorporar as potncias de conhecimento de vrios povos e regies. As formas de adaptao s condies ecolgicas e histricas que as vrias culturas e civilizaes desenvolveram devem ser respeitadas para se produzir um verdadeiro conhecimento universal.

O paradigma cientfico e cultural da civilizao ocidental pretendeu representar a forma mais abstrata, universal e definitiva de conhecimento. A Razo Universal pretendeu substituir a dinmica histrica e concreta do processo de conhecimento. Envolvida na arrogncia de suas conquistas, chegou mesmo a eleger categorias analticas e conceitos historicamente limitados, prprios de certos povos e regies, como formas finais de conhecimento e modelos para a humanidade. Os limitados conceitos de tempo e espao newtonianos, onde a vida, o calor ou a histria no tinham lugar, os conceitos de racionalidade econmica ou (de maneira mais abstrata) de racionalidade em geral, entendida como adequao dos meios aos fins, que caracterizaram o despertar da civilizao europia, foram transformados em princpios universais intocveis. Num conseqente processo de afirmao dos instrumentos sobre os fins, o pragmatismo terminou sendo a forma final de manifestao desta racionalidade a servio do poder e da dominao que levou ao abandono da reflexo terica e da abstrao pura. De fato, os modelos matemticos (ainda mais pragmticos que os tipos ideais de Max Weber)
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

substituem a reflexo terica e pretendem ser a forma final da cincia, negando, claro, o turbilho de transformaes conceituais, metodolgicas e tericas que o avano do conhecimento vem produzindo.

No seria aqui o lugar de fazer uma histria desta aventura intelectual que se expressou no projeto de modernidade e que se confundiu com o eurocentrismo, a dominao colonial e imperialista e hoje com o processo de globalizao centralizado na trade Europa, EE.UU. e Japo, ou no mximo no Grupo dos Sete mais um - a Rssia.

Mas fato que este processo de modernizao hegemonizado pelo capital se confundiu com o progresso e hoje com o desenvolvimento. Mas ele produziu, de fato, um sistema mundial onde os poderes centrais dominam zonas perifricas ou dependentes e onde alguns espaos econmicos ocupam uma posio de semi-periferia.

Este sistema mundial se baseou numa diviso insternacional do trabalho entre zonas industriais e manufatureiras, de um lado, e produtores de matrias primas, minerais preciosos e produtos agrcolas, do outro. A elaborao industrial destes ltimos nos pases coloniais e dependentes sempre foi a mnima possvel. Com esta limitao material comercial, se estabelece a limitao do desenvolvimento tecnolgico e cientfico nas zonas coloniais e dependentes. Se na poca das colnias tais limitaes eram ordenadas por lei, nos perodos ps-coloniais continuaram sob a forma de uma bateria de coaes econmicas, restries ideolgicas e doutrinrias que encontraram no sistema acadmico e nas instituies internacionais excelentes aliados.

Depois da II Guerra Mundial, e particularmente entre os anos 70 e 90, o Banco Mundial e o FMI vm exercendo esta funo de limitadores do desenvolvimento das
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

antigas colnias e pases dependentes com extremada percia e eficincia. Eles impingem a estes pases modelos de gesto econmica altamente restritivos que nenhum pas dominante aceitaria, acompanhados da presso exercida pelo controle dos meios internacionais de produo e circulao da riqueza, basicamente da tecnologia e do conhecimento. E desestimulam a formao nos pases dependentes de meios intelectuais e institucionais que lhes permitam desenvolver suas prprias solues tecnolgicas, em geral mais adaptadas ao seu ambiente ecolgico (geralmente tropical ou subtropical em oposio aos sistemas temperados e subtemperados onde se desenvolveram as solues energticas, arquitetnicas e tecnolgicas aplicadas nos pases centrais).

O imperativo tecnolgico , assim, manipulado e condicionado pelas estruturas de poder mundial. Elas politizam a natureza em funo de seus objetivos de poder. E se servem de enorme acumulao histrica de conhecimentos voltados para sua realidade ecolgica e para a dominao do mundo para privar os demais povos e setores sociais destes instrumentos de poder.

Mas este comportamento e estas estruturas de dominao confrontam-se hoje com as dimenses globais do desenvolvimento, com a interligao profunda entre todas as regies da Terra. O princpio que pretende ordenar este complexo jogo de interesses seria o livre mercado, cuja mo invisvel asseguraria a racionalidade e as melhores condies de assignao dos recursos mundiais.

Contudo, a humanidade no pode confiar num princpio que conduziu at agora ao aumento da distncia entre os grupos sociais, tnicos e nacionais, as classes sociais e as naes e que ameaa com o caos e a guerra a conservao da espcie humana. O

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

TEXTOS PARA DISCUSSO

aumento progressivo do conhecimento puramente instrumental que orienta esta estrutura de poder e este sistema mundial mais uma ameaa do que uma soluo.

Contra a viso neo-liberal, que confia cegamente nas solues do livre mercado, vm se levantando estas conferncias internacionais, os movimentos e as foras sociais que buscam uma soluo pacfica para os conflitos, a desigualdade e as formas sociais anti-humanas.

Que princpio triunfar? O da ao consciente da humanidade, que busca subordinar o imperativo tecnolgico aos objetivos humanos, submetendo a eles a ao da mo invisvel, que entrega a soluo dos problemas humanos a uma ente abstrato e desconhecido, um mito arcaico disfarado de deus da modernidade.

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ECONOMIA MUNDIAL, INTEGRAO REGIONAL & MERCADO DE TRABALHO

10

S-ar putea să vă placă și