Sunteți pe pagina 1din 12

Princpios do SUS

O Sistema nico de Sade teve seus princpios estabelecidos na Lei Orgnica de Sade, em 1990, com base no artigo 198 da Constituio Federal de 1988. Os princpios da universalidade, integralidade e da eqidade so s vezes chamados de princpios ideolgicos ou doutrinrios, e os princpios da descentralizao, da regionalizao e da hierarquizao de princpios organizacionais, mas no est claro qual seria a classificao do princpio da participao popular. Universalidade "A sade um direito de todos", como afirma a Constituio Federal. Naturalmente, entende-se que o Estado tem a obrigao de prover ateno sade, ou seja, impossvel tornar todos sadios por fora de lei. Integralidade A ateno sade inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos. Em outras palavras, as necessidades de sade das pessoas (ou de grupos) devem ser levadas em considerao mesmo que no sejam iguais s da maioria. Eqidade Todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de sade; como, no entanto, o Brasil contm disparidades sociais e regionais, as necessidades de sade variam. Por isso, enquanto a Lei Orgnica fala em igualdade, tanto o meio acadmico quanto o poltico consideram mais importante lutar pela eqidade do SUS. Participao da comunidade O controle social, como tambm chamado esse princpio, foi melhor regulado pela Lei n 8.142. Os usurios participam da gesto do SUS atravs das Conferncias de Sade, que ocorrem a cada quatro anos em todos os nveis, e atravs dos Conselhos de Sade, que so rgos colegiados tambm em todos os nveis. Nos Conselhos de Sade ocorre a chamada paridade: enquanto os usurios tm metade das vagas, o governo tem um quarto e os trabalhadores outro quarto. Descentralizao poltico-administrativa O SUS existe em trs nveis, tambm chamados de esferas: nacional, estadual e municipal, cada uma com comando nico e atribuies prprias. Os municpios tm assumido papel cada vez mais importante na prestao e no gerenciamento dos servios de sade; as transferncias passaram a ser "fundo-a-fundo", ou seja, baseadas em sua populao e no tipo de servio oferecido, e no no nmero de atendimentos. Hierarquizao e regionalizao Os servios de sade so divididos em nveis de complexidade; o nvel primrio deve ser oferecido diretamente populao, enquanto os outros devem ser utilizados apenas quando necessrio. Quanto mais bem estruturado for o fluxo de referncia e contra-referncia entre os servios de sade, melhor a eficincia e eficcia dos mesmos. Cada servio de sade tem uma rea de abrangncia, ou seja, responsvel pela sade de uma parte da populao. Os servios de maior complexidade so menos numerosos e por isso mesmo sua rea de abrangncia mais ampla, abrangncia a rea de vrios servios de menor complexidade. Ser eficiente e eficaz, produzindo resultados com qualidades. A Lei Orgnica da Sade estabelece ainda os seguintes princpios: Preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral; Direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade;

Divulgao de informaes quanto ao potencial dos servios de sade e sua utilizao pelo usurio; Utilizao da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocao de recursos e a orientao programtica; Integrao, em nvel executivo, das aes de sade, meio-ambiente e saneamento bsico; Conjugao dos recursos financeiros, tecnolgicos, materiais e humanos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, na prestao de servios de assistncia sade da populao; Capacidade de resoluo dos servios em todos os nveis de assistncia; e Organizao dos servios pblicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idnticos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_%C3%9Anico_de_Sa%C3%BAde

Programa Sade da Famlia Estratgia prioritria adotada pelo Ministrio da Sade para a organizao da ateno bsica, no mbito do SUS, dispondo de recursos especficos para seu custeio. responsvel pela ateno bsica em sade de uma rea determinada. Cada equipe (mdico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem) deve atender no mnimo 2.400 e no mximo 4.500 pessoas, podendo solucionar 80% dos casos em sade das pessoas sob sua responsabilidade.

Agente Comunitrio de Sade O ACS mora na comunidade em que atua e um personagem-chave do Programa de Agentes Comunitrios de Sade (Pacs), vinculado Unidade de Sade da Famlia (USF). Ele liga a equipe comunidade, destacando-se pela comunicao com as pessoas e pela liderana natural. um elo cultural do SUS com a populao e seu contato permanente com as famlias facilita o trabalho de vigilncia e promoo da sade.

Ateno Bsica Sade

Trata-se do primeiro nvel de ateno sade, segundo o modelo adotado pelo SUS. , preferencialmente, a porta de entrada do sistema de sade. A populao tem acesso a especialidades bsicas, que so: clnica mdica (clnica geral), pediatria, obstetrcia e ginecologia. Estudos demonstram que a ateno bsica capaz de resolver cerca de 80% das necessidades e problemas de sade.

Mdia Complexidade Tem o objetivo de atender os principais agravos de sade da populao, com procedimentos e atendimento especializados. So servios como consultas hospitalares e ambulatoriais, exames e alguns procedimentos cirrgicos. constituda por procedimentos ambulatoriais e hospitalares situados entre a ateno bsica e a alta complexidade.

Alta Complexidade Procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo. So exemplos de procedimentos de alta complexidade: traumatoortopedia, cardiologia, terapia renal substitutiva e oncologia. As principais reas esto organizadas em redes, como as de cirurgias cardacas e de ateno oncolgica.

Assistncia Farmacutica Abrange todas as etapas do abastecimento de medicamentos, do atendimento ambulatorial/hospitalar ao fornecimento dos remdios para tratamento prescrito por mdico responsvel. A compra dos medicamentos bsicos descentralizada para as secretarias estaduais e municipais de sade.

Redes de Ateno As aes e servios de sade esto organizados em redes de ateno regionalizadas e hierarquizadas, de forma a garantir o atendimento integral populao e a evitar a fragmentao das aes em sade. O acesso populao ocorre preferencialmente pela rede bsica de sade (ateno bsica) e os casos de maior complexidade so encaminhados aos servios especializados, que podem ser organizados de forma municipal ou regional, dependendo do porte e da demanda do municpio. As principais redes de ateno de alta complexidade do SUS so: assistncia ao paciente portador de doena renal crnica (dilise); assistncia ao paciente portador de oncologia; cirurgia cardiovascular; cirurgia vascular; cirurgia cardiovascular peditrica; procedimentos da cardiologia intervencionista; procedimentos endovasculares extracardacos; laboratrio de eletrofisiologia; assistncia em traumatoortopedia; procedimentos de neurocirurgia; assistncia em otologia; cirurgia das vias areas superiores e da regio cervical; cirurgia da calota craniana, da face e do sistema estomatogntico; procedimentos em fissuras labiopalatais; reabilitao prottica e funcional das doenas da calota craniana,da face e do sistema estomatogntico; procedimentos para a avaliao e tratamento dos transtornos respiratrios do sono; assistncia aos pacientes portadores de queimaduras; assistncia aos pacientes portadores de obesidade (cirurgia baritrica); e redes para cirurgia reprodutiva, gentica clnica, terapia nutricional, distrofia muscular progressiva, osteognese imperfeita, fibrose cstica e reproduo assistida. Cabe direo municipal do SUS a gesto da rede de servios em seu territrio, estabelecendo parcerias com municpios vizinhos para garantir o atendimento necessrio sua populao.

Descentralizao Processo de transferncia de responsabilidades de gesto para o municpio, conforme determinaes constitucionais e legais do SUS.

Regionalizao um dos princpios que orientam a organizao do SUS. Representa a articulao entre os gestores estaduais e municipais na implementao de polticas, aes e servios de sade qualificados e descentralizados, garantindo acesso, integralidade e resolutividade na ateno sade da populao. Significa organizar os servios de sade em cada regio para que a populao tenha acesso a todos os tipos de atendimento. Quando recebido pelo sistema de sade, o cidado ser encaminhado para um servio de sade de referncia daquela regio.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_entendendo_o_sus_ 2007.pdf

SISTEMA SANITRIA
APRESENTAO

NACIONAL

DE

VIGILNCIA

A Lei Orgnica da Sade traz um conceito bastante amplo para Vigilncia Sanitria: Art. 6o (...)

1o - Entende-se por Vigilncia Sanitria um conjunto de aes capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse de sade, abrangendo:

I o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a sade,compreendida todas as etapas e processos, da produo ao consumo;

II o controle da prestao de servios que se relacionam direta ou indiretamente com a sade.

Por esta definio o campo de atuao da Vigilncia Sanitria bastante extenso e corresponde, talvez, sua verdadeira dimenso, ao ganhar condio para eliminar, diminuir ou prevenir riscos decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade, com poder de interferir em toda a cadeia do processo sade-doena.

Assim, a Vigilncia Sanitria uma organizao, e, neste sentido, faz parte do SUS uma rede de pessoas, equipamentos, recursos -, com autoridade legal para intervir sobre ambientes e sobre o setor produtivo. tambm um conjunto de conhecimentos (uma parte da Sade Coletiva) sobre a produo de sade e de doenas, e um conjunto de regras (procedimentos tcnicos) consideradas potentes para assegurar sade s pessoas: uma organizao com poder legal e um campo de conhecimento especializado, ao mesmo tempo (Campos, 2002).

Gesto do SUS
Planejamento da Gesto do SUS Controle, Regulao, Avaliao e Auditoria Informao e Informtica em Sade Gesto e Desenvolvimento de Recursos Humanos

GESTO SUS

DE

INVESTIMENTOS

NO

Os recursos federais para o custeio das aes de sade so transferidos pelo Fundo Nacional de Sade para os Fundos Estaduais e Municipais de Sade ou diretamente como pagamento aos prestadores de servios. A transferncia dos recursos relativos a investimentos federais no SUS, no entanto, efetuada por meio da celebrao de contratos e, mais comumente, de convnios. A celebrao de convenio somente pode se dar com instituies pblicas ou filantrpicas e deve seguir normas prprias estabelecidas pelo MS que podem ser encontradas na Internet, site do Fundo Nacional de Sade (www.fns.saude.gov.br).

Os recursos para investimentos podem ser disponibilizados por meio de projetos especiais com recursos prprios. So exemplos dessa modalidade o Programa de Apoio Implantao de Sistemas Estaduais de Referncia Hospitalar em Atendimento de Urgncia e Emergncia ou o Programa de Apoio Implantao de Sistemas Estaduais de Referncia Hospitalar em Atendimento Gestao de Alto Risco. Os investimentos tambm so feitos por projetos com recursos externos (Banco Mundial, BID, etc.), a exemplo do REFORSUS. Ou ainda por projetos com recursos de Emendas Parlamentares. Considerando o importante papel desempenhado pelas emendas parlamentares, se torna estratgico que o gestor estadual busque manter contato com a bancada do seu Estado no Congresso Nacional, para orientar a proposio de emendas que contribuam com melhoria do sistema e no criem, no futuro, demandas indevidas por recursos de custeio. REFORSUS O REFORSUS foi criado em 1996, tendo por base um acordo de emprstimo firmado entre o governo brasileiro e os Bancos Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Mundial (BIRD). Este acordo, no valor de US$ 650 milhes, destinou-se a investimentos de recuperao da rede fsica de servios de sade. O REFORSUS dividido em dois componentes. O Componente I permite a execuo de obras de reforma, ampliao e concluso de estabelecimentos de sade e a compra de equipamentos mdicohospitalares e de veculos. O Componente II financia atividades que objetivam a melhoria da gesto de servios e de sistemas de sade. O Reforsus deve ser encerrado em agosto de 2003. http://www.conass.org.br/arquivos/file/paraentenderagestaodosus.pdf

Segundo o artigo 200 da Constituio Federal, compete ao SUS:


Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; Executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; Ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade;

Participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; Incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano;

Participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; Colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_%C3%9Anico_de_Sa%C3%BAde

Aes e Programas
Cidado Aes e Programas O Ministrio da Sade realiza vrias aes programas com a finalidade de trazer a sade para perto do cidado e, dar ao profissional, a especializao necessria para que ele possa exercer seu trabalho com mais qualidade. Neste espao, o usurio tem acesso aos principais programas e projetos desenvolvidos recentemente pelo ministrio e fica sabendo como o dinheiro pblico est sendo investido na promoo da sade e na qualidade de vida do brasileiro. Conhea abaixo as principais aes ou clique aqui para visualizar todas elas. SAMU 192 Prestar socorro populao em casos de urgncia a finalidade do Servio de Atendimento Mvel de Urgncia e Emergncia, do Ministrio da Sade. O SAMU realiza atendimento em qualquer lugar: residncias, locais de trabalho ou vias pblicas. O socorro feito aps chamada para o telefone 192. A ligao gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do pas. Farmcia Popular do Brasil O Farmcia Popular do Brasil o programa do Ministrio da Sade criado para ampliar o acesso da populao aos medicamentos essenciais. Ele est estruturado em duas linhas de atuao. A primeira funciona por meio de parceria do ministrio com estados e municpios para a construo fsica de uma rede prpria de estabelecimentos, onde so vendidos todos os medicamentos que fazem parte do elenco do programa. A outra linha de atuao, conhecida como Aqui Tem Farmcia Popular, realizada por parcerias do ministrio com a rede privada de farmcias e drogarias. Neste caso, o elenco de medicamentos reduzido, focado em produtos contra diabete, hipertenso e contraceptivos.

Sade da Famlia O objetivo do Sade da Famlia atuar na promoo e manuteno da sade das pessoas, bem como na preveno de doenas, alterando, assim, o modelo de sade centrado em hospitais. Lanado em 1993, o programa atende hoje 103 milhes de indivduos. Alm de visitar as casas dos brasileiros, profissionais de sade fazem trabalhos educativos em escolas, creches e atendem nas Unidades Bsicas de Sade. Cada equipe de profissionais responsvel pelo acompanhamento de um nmero definido de famlias, localizadas em uma rea geogrfica especfica. Programa Nacional de Combate Dengue A dengue um dos principais problemas de sade pblica no mundo, especialmente em pases tropicais como o Brasil, onde as condies do meio ambiente, aliadas a caractersticas urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferao do mosquito transmissor. Todos os anos, o Ministrio da Sade realiza campanha nacional de combate doena. O sucesso dessa ao depende de voc: como, em 90% dos casos, o foco do mosquito est nas residncias, alguns cuidados devem ser adotados por todos. Brasil Sorridente O Brasil Sorridente um programa que est presente em diversas aes do Ministrio da Sade e busca melhorar as condies da sade bucal dos brasileiros de todas as idades. Nos anos 90, o Brasil avanou muito na preveno e no controle da crie em crianas, contudo, a situao de adolescentes, adultos e idosos ficou entre as piores do mundo. Lanado em 2004, o Brasil Sorridente tm promovido aes para reverter esse cenrio. Conhea outros programas e aes do ministrio Bancos de Leite Humano A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, criada em 1998, pelo Ministrio da Sade e pela Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem o objetivo de promover a expanso quantitativa e qualitativa dos bancos de Leite Humano no Brasil, mediante integrao e construo de parcerias entre rgos federais, iniciativa privada e sociedade. Carto Nacional de Sade O Carto Nacional de Sade um instrumento que possibilita a vinculao dos procedimentos executados no mbito do Sistema nico de Sade (SUS) ao usurio, ao profissional que os realizou e tambm

unidade de sade onde foram realizados. Para tanto, necessria a construo de cadastros de usurios, de profissionais de sade e de unidades de sade. A partir desses cadastros, os usurios do SUS e os profissionais de sade recebem um nmero nacional de identificao. Doao de rgos O Ministrio da Sade tem investido na conscientizao da doao de rgos para serem transplantados a pessoas doentes que precisam de uma nobre atitude de doao para viver. Seus tecidos, medula ssea, sangue e rgos podem salvar vidas. No Brasil, a doao s acontece com o consentimento dos familiares. Portanto, avise sua famlia se voc quiser ser um doador. HumanizaSUS Instituda pelo Ministrio da Sade em 2003, a Poltica Nacional de Humanizao (PNH), o HumizaSUS, prope uma nova relao entre o usurio do Sistema nico de Sade (SUS) e o profissional que o atender. A poltica estimula a implantao de prticas de humanizao e a troca solidria de contribuies entre gestores, profissionais de sade e usurios. O HumanizaSUS tambm oferece cursos, realiza oficinas e certifica experincias de humanizao bem-sucedidas. A idia trabalhar em parceria para que o SUS seja mais acolhedor, gil e com locais de prestao de servio mais confortveis. Medicamento fracionado Medicamentos fracionados so remdios fabricados em embalagens especiais e vendidos na medida exata recomendada pelo mdico. Se o paciente tem que tomar quatro comprimidos, no necessrio comprar a caixa com seis. Para adquirir um medicamento fracionado, basta apresentar a receita em uma drogaria habilitada. O remdio ser fracionado sob a superviso e responsabilidade do farmacutico. Olhar Brasil O projeto Olhar Brasil, criado em parceria pelos ministrios da Educao e da Sade, em 2007, tem o objetivo principal de identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pblica de ensino fundamental e em pessoas com mais de 60 anos de idade. O projeto prev a assistncia direta a 44 milhes de pessoas, em um perodo de trs anos. Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio A Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio do Ministrio da Sade tem o propsito de garantir a qualidade dos alimentos disponveis para

consumo no pas, bem como de promover prticas alimentares saudveis e prevenir e controlar distrbios nutricionais. Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Cncer O Instituto Nacional de Cncer (Inca) o rgo do Ministrio da Sade responsvel por coordenar e executar o Programa de Controle do Tabagismo no Brasil. O objetivo prevenir doenas e reduzir a incidncia do cncer e de outras doenas relacionadas ao tabaco, por meio de aes que estimulem a adoo de comportamentos e estilos de vida saudveis. No site do instituto, possvel obter diversos dados sobre o programa, alm de tambm estarem disponveis informaes sobre tabagismo passivo, orientaes sobre como parar de fumar e perguntas freqentes sobre o uso do tabaco, entre outras. Programa Nacional de Controle do Cncer do Colo do tero e de Mama Viva Mulher Lanado em 1997, este programa tem o objetivo de reduzir o nmero de mortes causadas pelo cncer do colo do tero e de mama, permitindo mulher um acesso mais rpido e fcil ao diagnstico precoce, alm do tratamento adequado para o tumor. Por meio de ao conjunta do Ministrio da Sade com os 26 estados brasileiros, alm do Distrito Federal, so oferecidos servios de preveno e deteco precoce em estgios iniciais da doena, assim como tratamento e reabilitao em todo o territrio nacional.

Programa de Volta para Casa O Programa de Volta para Casa, do Ministrio da Sade, prope a reintegrao social de pessoas acometidas de transtornos mentais e egressas de longas internaes, segundo critrios definidos na Lei n 10.708, de 31 de julho de 2003, que tambm prev o pagamento do auxlio-reabilitao psicossocial.

Projeto Expande Lanado em 2001 pelo Instituto Nacional de Cncer (Inca) e pelo Ministrio da Sade, o Projeto Expande tem o principal de objetivo estruturar a integrao da assistncia oncolgica no Brasil, a fim de obter um padro de alta qualidade na cobertura da populao. QualiSUS O QualiSUS o programa do Ministrio da Sade que busca a qualificao do Sistema nico de Sade (SUS). Ele prev um conjunto de mudanas

para proporcionar maior conforto para o usurio, atendimento de acordo com o grau de risco do paciente e reduo do tempo de permanncia nos hospitais da rede pblica de sade. Como conseqncia, o QualiSUS contribui para salvar um maior nmero de vidas, com a reduo dos danos sade, alm de assegurar a satisfao por parte da populao com o atendimento recebido nos estabelecimentos de sade. A atuao do programa prev o envio de equipamentos novos e reforma das instalaes dos hospitais, entre outras aes. http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm? idtxt=12592&janela=2

S-ar putea să vă placă și