Sunteți pe pagina 1din 11

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

A EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAO E O GRUPO DA UNISINOS1


Francisco Jos Paoliello Pimenta 2

Resumo: Este estudo d prosseguimento a pesquisa sobre as investigaes em curso no Pas sobre a Epistemologia da Comunicao, por meio de projeto que envolve a parceria de trs programas de ps-graduao, com financiamento da Capes. Nesse caso, analisa a produo de pesquisadores do PPG da Unisinos com base em hipteses lanadas em subprojeto sob a responsabilidade do autor. Na concluso, prope trs esferas de dilogo com vistas ao aprofundamento da compreenso do grupo sobre a atual produo na esfera da Epistemologia da Comunicao.

Palavras-Chave: 1. Epistemologia; 2.Comunicao; 3. Representao.

1. Introduo
Este trabalho d prosseguimento aos propsitos do projeto de pesquisa, financiado pelo Procad/Capes, intitulado Crtica Epistemolgica: Anlise de investigaes em curso, com base em critrios epistemolgicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiolgicos na pesquisa em Comunicao, que envolve os programas de ps-graduao em Comunicao da Unisinos e das universidades federais de Juiz de Fora e de Gois. Aqui, estudaremos, em especial, os trabalhos apresentados pelo grupo de pesquisadores da Unisinos no primeiro seminrio relativo ao projeto, em maio de 2009, por meio das hipteses lanadas no subprojeto que desenvolvo, Semitica, como teoria da representao, o campo da Comunicao e Tecnologia Digital. Naquela ocasio, o grupo apresentou quatro trabalhos voltados para o tema da Epistemologia da Comunicao: Sobre a Criao de Casos: o campo epistemolgico da Comunicao em homologias com as Cincias Sociais, de Jairo Getlio Ferreira;
1

Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicao, do XIX Encontro da Comps, na PUC, Rio de Janeiro, RJ, em junho de 2010. 2 Programa de Ps-Graduao em Comunicao - PPGCom/UFJF. paoliello@acessa.com.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Disciplina ou Campo? O desafio da consolidao dos estudos em Comunicao, de Jos Luiz Warren Jardim Gomes Braga; Fenomenologia da Midiatizao, de Pedro Gilberto Gomes e Epistemologia do Ziguezague, de Antnio Fausto Neto. Eles sero, portanto, analisados em vista de sua adequao, ou no, s seguintes hipteses apresentadas pelo subprojeto citado acima: 1. Compreender a Comunicao sob o prisma da representao, com base na semitica de Peirce, pode ser til para uma melhor definio deste campo do saber; 2. O atual contexto de mudanas, estimuladas pela tecnologia eletrnica, fator importante a ser considerado para uma melhor definio sobre o campo da Comunicao; 3. As principais tendncias epistemolgicas verificadas nos Programas de Ps-Graduao de Comunicao no Pas, em especial aqueles que participam desta proposta, so compatveis com a compreenso da rea sob o prisma da representao.

1. A Referncia Semitica
A primeira hiptese que lanamos, ou seja, a idia de que compreender a Comunicao sob o prisma da representao, com base na semitica de Peirce, pode ser til para uma melhor definio deste campo do saber, obteve algumas confirmaes, em especial no texto de Jairo Ferreira. Em Sobre a Criao de Casos: o campo epistemolgico da Comunicao em homologias com as Cincias Sociais, ao lidar com a questo fundamental do trabalho, ou seja, o mtodo, como lugar de diferenciao e/ou identidade da rea (Ferreira, 2009, p.48), o pesquisador adota a compreenso peirceana do processo argumentativo com base em trs proposies articuladas tridicamente, a saber, regras, casos e resultados. Ao final da introduo ao artigo, Ferreira remete o leitor a um aprofundamento de tal fundamentao por meio de outro trabalho seu, apresentado no GT Epistemologia da Comunicao do Congresso da Comps 2009, Notas de uma Auto-Anlise a partir de um Olhar sobre o Mtodo, no qual as referncias obra de Peirce so fundamentais para a argumentao (Ferreira, 2009B). Na concluso desse segundo artigo, o autor se mantm no mesmo campo de referncias, buscando, conforme expresso no ttulo, homologias com a esfera das Cincias Sociais. Portanto, no caso desse pesquisador, nossa primeira hiptese se confirma, ou seja, h um interesse na base peirceana para se compreender as questes do campo.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Outros dois pesquisadores do grupo da Unisinos, Braga e Gomes, no fazem qualquer referncia obra de Peirce, porm o artigo de Fausto Neto, Epistemologia do Ziguezague, aproxima-se dessa referncia em seus pontos cruciais, mesmo que no o faa de forma explcita. Conforme veremos a seguir, a aproximao desse pesquisador com o pensamento peirceano segue tendncia j apontada por ns em trabalhos apresentados no GT Epistemologia da Comunicao do Congresso da Comps nos anos de 2008 e 2009, isto , de que textos recentes sobre a epistemologia da Comunicao vm insistindo em temas intitulados como incertos, da esfera do sensvel, intuitivos, subjetivos, marcados pela diversidade, despercebidos e instveis (Pimenta, 2009A; Pimenta e Silveira, 2009B). De fato, verificamos que pesquisadores de tendncias diversas dentro da esfera da Comunicao tm se detido na anlise de tais fenmenos, o que os aproxima do pensamento de Peirce, por meio da categoria da Primeiridade, o mesmo nos parecendo ocorrer com este trabalho de Fausto Neto. Em diversos momentos relevantes de sua argumentao, o autor levanta a hiptese de que os meios digitais trazem reflexo novos objetos que remetem a aspectos como a afetividade e a vagueza e, da, exigncia de uma postura epistemolgica renovada, na Comunicao. Fausto Neto recorre a conceitos dessa mesma esfera em Lvi Strauss, para, ao final, propor a aplicao da idia de uma epistemologia do ziguezague, baseado na obra de Bateson. Diz o autor:
A pesquisa em tempos de mediatizao deve abandonar os ditames da maquinaria e preferir a vagueza e o ziguezague das prprias processualidades das operaes enunciativas que ali se desenvolvem tendo como referncia operaes enunciativas que se fazem num tipo de matria significante distinta daquela da sociedade dos meios. A midiatizao, a exemplo de um objeto expe-se atravs de uma espcie de imediatez qualitativa de onde podemos partir fazendo percursos, sentindo suas impresses para depois descrever suas regras de funcionamento. (FAUSTO NETO, 2009, p.92).

A primeira hiptese de nosso subprojeto, portanto, de que a semitica de Peirce pode ser considerada til para compreender o campo da Comunicao, aplicada ao grupo de pesquisadores do projeto Procad da Unisinos teve uma confirmao de carter relativo.

2. O Impacto do Digital
Nossa segunda hiptese, segundo a qual o atual contexto de mudanas, estimuladas pela tecnologia eletrnica, fator importante a ser considerado para uma melhor definio sobre o campo da Comunicao, encontrou poucas relaes com os textos analisados, ao

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

menos de forma explcita. Ferreira e Braga no tocam nesse ponto. Gomes aproxima-se um pouco, ao recorrer ao conceito de noosfera, o qual associa virtualidade dos meios, e, em seguida, ao defender que os processos miditicos encontram-se potencializados com a emergncia da tecnologia digital (Gomes, 2009, p.98). Tal aproximao encontra eco no trabalho de Fausto Neto, que, em diversos momentos trata do atual contexto sob a tica do conceito de midiatizao, bastante caro ao grupo, que at mesmo cunhou sua linha de pesquisa no programa de ps-graduao da Unisinos com o nome Midiatizao e Processos Sociais, dentro da rea de concentrao Processos Miditicos. Na ementa, afirmam sobre a linha:
Pesquisa as interaes sociais e os processos interpretativos relacionados s mdias que ativam uma circulao miditica caracterizada por determinaes mtuas entre produo, recepo e crtica social. Entende midiatizao como as incidncias da mdia contempornea sobre questes de sociedade que, por sua vez, dirigem mdia expectativas e desafios. Elabora, a partir de tais questes, uma reflexo continuada sobre o prprio campo de conhecimento em Comunicao. (PPGC, 2009).

Assim, em sua argumentao em defesa da epistemologia do ziguezague, Fausto Neto critica a fase na qual teria havido no campo da Comunicao uma primazia dos enunciados, de forma desarticulada em relao aos processos miditicos e a seus suportes materiais e tecnolgicos, decorrentes de novos contextos de produo. Apoiando-se em Barbero e Vern, o autor chama a ateno para a importncia de se atentar para a materialidade dos meios, inseridos nesta nova ambincia, na qual operam dispositivos de natureza scio-tcnica (Fausto Neto, 2009, pp. 87-8). Portanto, ao pensar o campo sem deixar de valorizar o contexto de midiatizaes e sua base material, o pesquisador est, mesmo que de forma no explcita, corroborando nossa hiptese de que importante levar em considerao os aspectos tecnolgicos para uma melhor definio da esfera da Comunicao. Por outro lado, percebe-se, tambm nesse caso, que esta no uma preocupao central do trabalho.

3. A Comunicao como representao


Tambm em relao nossa terceira hiptese, segundo a qual as principais tendncias epistemolgicas verificadas nos Programas de Ps-Graduao de Comunicao no Pas, em especial aqueles que participam da parceria Unisinos, UFJF e UFG, so compatveis com a compreenso da rea sob o prisma da representao, houve poucas aproximaes com os

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

trabalhos apresentados pelo grupo da Unisinos no simpsio em estudo. Ferreira no trata, propriamente, do assunto, embora utilize a semitica de Peirce como referncia terica de seu trabalho. possvel que algum utilize a semitica e no a conceba como uma teoria da representao, ou, mesmo que isso ocorra, no defenda, tal como propomos, que isto relevante para a constituio do campo da Comunicao. No caso de Braga, o mais significativo citar sua recusa de mais uma teoria geral do campo (Braga, 2009, pp. 62). Frente ameaa de disperso terica que, segundo ele, qualquer teoria geral poderia causar, o autor prope o enfrentamento da existncia de diversas perspectivas por meio de reflexes transversais, o que no excluiria a possibilidade do campo se constituir em disciplina. Diz Braga:
Note-se que, mesmo na posio da comunicao como interdisciplinar, recusadora da validade e do interesse na constituio de uma disciplina, se poderia desenvolver um programa de trabalho para uma consolidao atravs de um esforo expresso e sistemtico de pr em contato os diferentes aportes interdisciplinares, de tension-los mutuamente, de gerar descobertas pela prpria frico entre suas diferenas. possvel, ento, pensar em uma convergncia, na consolidao, entre os que pensam disciplina e os que pensam campo de estudos (Braga, 2009, p.69).

A recusa de uma teoria geral, por parte de Braga, como sada para a configurao do campo implica na sua discordncia em considerar, tal como propomos, que um acordo coletivo em torno da idia de Comunicao como representao poderia ajudar a definir uma esfera comum que caracterizaria a rea, uma vez que tal idia , de fato, uma teoria geral derivada da viso semitica que adotamos. Em relao ao trabalho de Gomes, h alguma aproximao dessa concepo, uma vez que o autor defende, na primeira parte do trabalho, que os conceitos de Comunicao e linguagem se confundem. Para o autor, a semitica fundamental para compreender a prpria natureza do ser humano, como ser de linguagem, como ser semitico, como ser de relaes. Logo, de comunicao, cujo objeto e essncia devem ser buscados (Gomes, 2009, pp. 97). Entretanto, assim como se d no trabalho de Ferreira, tal aproximao com a semitica no conduz o autor idia de representao como conceito til para a caracterizao do campo. Tambm no artigo de Fausto Neto h uma valorizao do mbito da linguagem no tratamento das questes epistemolgicas da Comunicao, a partir da nfase do autor em novos modos de operaes enunciativas, cada vez mais complexas, em decorrncia do contexto de midiatizao. Esse tom perpassa todo o trabalho, que faz um resgate histrico do

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

conceito de enunciao, desde a sociedade dos meios, passando pela sociedade midiatizada, para, ao final, discuti-lo na esfera da epistemologia do ziguezague. Nesse ponto, o autor se apia em Vron e no lingista Antoine Culioli para defender o redesenho das relaes de produo-circulao-recepo. A formulao de Culioli, diz Fausto Neto, v a circulao como um novo lugar:
Designa este lugar como zonas de transformaes aquele que resulta do deslocamento e transformaes para alm das bordas de fronteiras, espcie de um trabalho que se faz em um conjunto flexvel, reunindo trs dimenses: representao, cognio e operao. Fala de uma trade, comentando sobre o componente relativo ao trabalho da enunciao as operaes como uma das partes deste dispositivo. Diz ele: No existe cognio sem representao, e no existe atividade simblica sem operaes (Culioli, 1990:82). (Fausto Neto, 2009, p.89-90).

Portanto, Fausto Neto destaca a idia de representao como componente fundamental do trabalho de enunciao, por meio do qual compreende as transformaes no contexto da midiatizao. o mais perto, contudo, que chega de nossa terceira hiptese.

4. Apresentao dos Resultados


Antes de discutirmos os resultados, preciso que consideremos, em primeiro lugar, a representatividade da amostra obtida, ou seja, em que medida os artigos apresentados pelo grupo da Unisinos no seminrio de 2009, descrito na introduo, podem ser tomados como a expresso das relaes entre as concepes epistemolgicas desses pesquisadores e nossas hipteses. Se, por um lado, trabalhamos aqui com apenas um artigo de cada um deles, por outro temos de considerar que esses textos foram produzidos especificamente para o dilogo com os demais pesquisadores dentro do mbito do projeto, ou seja, buscavam expressar aquilo que os autores desejavam que seus interlocutores apreendessem como sendo a sua postura atual e principal frente aos temas que se propuseram a estudar na esfera da epistemologia da Comunicao. Portanto, ao menos em seu carter qualitativo, a amostra nos parece ser representativa. A partir da, pudemos observar que nossas hipteses no encontraram ressonncia significativa em relao a este grupo, que constitui um dos trs focos da subpesquisa que desenvolvo junto ao projeto. Os demais so o grupo do programa de ps-graduao da Universidade Federal de Gois, tambm nossos parceiros, e o grupo ao qual perteno, do programa de ps-graduao da Universidade Federal de Juiz de Fora, sobre o qual desenvolvi

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

trabalho que apresentei no congresso da Comps de 2009, no GT de Epistemologia, j dentro do escopo desse projeto conjunto, intitulado Degenerescncia e Reviro: convergncia til para o campo da comunicao ?, em parceria com Potiguara Mendes da Silveira Jr (Pimenta e Silveira, 2009B). A aproximao mais significativa que obtivemos foi em relao ao artigo de Fausto Neto, que dialogou, de forma mais ou menos explcita, com as trs hipteses com as quais trabalhamos. O texto de Ferreira estabeleceu um dilogo apenas com a primeira delas, relativa relevncia da semitica de Peirce, e o de Gomes fez somente uma ligeira referncia segunda hiptese, que trata da tecnologia digital, alm de ter apresentado leve afinidade com a terceira. O trabalho de Braga no estabeleceu nenhuma relao importante com as hipteses, ao contrrio, caracterizou-se pela oposio, especialmente em relao terceira, que trata do conceito de representao. Esse resultado j havia sido por ns adiantado, de uma certa forma, no mesmo seminrio ao qual nos referimos acima, no final do artigo que apresentamos, ao afirmarmos sobre nossas hipteses:
Contudo, por serem derivadas do Realismo, acreditamos que, muito provavelmente, o modo como abordamos tais hipteses ter um dilogo bastante restrito na esfera dos demais Programas de Ps-Graduao da rea no Pas, incluindo aqueles que participam desta proposta. Tal situao, entretanto, mesmo se confirmada, pode eventualmente proporcionar um estimulante debate epistemolgico sobre a concepo do campo da Comunicao no Brasil, envolvendo as fundaes tericas das vertentes que vem sendo utilizadas e que, de resto, algo que est dentro dos propsitos da parceria que motivou esse encontro. (Pimenta, 2009C, p.126).

Portanto, dando prosseguimento a esse raciocnio, apresentaremos, a seguir, uma proposta de dilogo com os colegas da Unisinos, a partir de cada uma das trs hipteses por ns lanadas. Sobre a idia de que a semitica Peirceana seria relevante para se pensar o campo, de fato, no surpreendente que no tenha encontrado muita ressonncia. Passado mais de um sculo da difuso das idias de Peirce, at hoje seu legado terico visto como algo obscuro, embora esteja baseado numa concepo j bastante difundida, que vem desde os gregos, de que nosso conhecimento se d por meio de signos. A complexidade de tais processos , geralmente, atribuda a esta teoria que, na verdade, busca esclarec-la (PEIRCE, 1931-58 e 1998). Ferreira demonstra ter compreendido a proposta de Peirce, porm a adota somente em parte, mesclando-a com referncias da esfera das cincias sociais, o que dilui sua operatividade e reduz o escopo de seus possveis desenvolvimentos. Fausto Neto, por sua

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

vez, trabalha com uma compreenso semitica em todo o seu texto, porm sua visada no peirceana, mesmo que se aproxime dela em sua argumentao em defesa da existncia de novos modos de operaes enunciativas. Conforme veremos adiante, Gomes parte de consideraes de fundo sgnico, chegando a afirmar que a semitica fundamental para compreender a natureza do ser humano, como ser de relaes (Gomes, 2009, p. 97). Porm, tais referncias no incluem os trabalhos de Peirce e, ao final, seu texto aponta para uma sada fenomenolgica. Naturalmente, Braga confere semitica seu devido valor, conforme demonstra em outros trabalhos, porm no a utiliza nesse texto como base para a compreenso do campo, tampouco a vertente peirceana. Embora seja compreensvel, o fato da semitica de Peirce no ser considerada pelos pesquisadores da Unisinos como base importante para a concepo do campo algo que talvez merecesse ser reavaliado. Conforme j foi argumentado por diversos autores, inclusive ns mesmos, em variados artigos, a semitica de extrao lingustica j no parece ser adequada para servir de fundamentao para anlises dos atuais processos de comunicao, caracteristicamente multicdigos (Pimenta, 2008). Se a aceitao da semitica como base terica relevante j , hoje, maior, como podemos verificar pela avaliao dos artigos acima, por outro lado, essa argumentao a favor da vertente peirceana ainda no parece ter gerado efeitos significativos. Em relao ao grau de relevncia, concedida pelo grupo da Unisinos, ao ambiente digital na compreenso do campo, somente dois, dos quatro pesquisadores, o destacam em seus artigos. Tal postura no deixa de ser surpreendente, na medida em que a linha de pesquisa do programa de ps-graduao qual pertencem tem como nome Midiatizao e Processos Sociais, midiatizao sendo compreendida como as incidncias da mdia contempornea sobre questes de sociedade. Porm, como ocorre com diversos outros autores, de fato, as questes envolvendo as materialidades, propriamente ditas, dos processos comunicacionais muitas vezes so relegadas a um segundo plano. As caractersticas existenciais dos suportes, no caso digitais, derivadas da tecnologia eletrnica, no so vistas por muitos como de alta relevncia para as anlises sobre o campo, embora possam ser consideradas por outros como definidoras de muitos dos efeitos que vm sendo observados, como, por exemplo, a configurao em rede, a perda de hegemonia do verbal e a crescente ampliao de sistemas de cognio coletiva.

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Conforme vimos acima, Gomes inicia sua argumentao falando do surgimento de um novo ambiente ligado tecno-interao, que potencializa os novos processos de linguagem, porm no vai alm disso. Ferreira e Braga no tratam do tema da comunicao digital. Fausto Neto, contudo, em dois momentos destaca a importncia dos suportes materiais e tecnolgicos, ou dispositivos de natureza scio-tcnica, decorrentes de uma nova ambincia de produo, com base em Barbero e Vern (Fausto Neto, 2009, pp. 87-8). Alm disso, o pesquisador articula tal contexto ao problema de definio epistemolgica do campo. Este fato coerente com a valorizao que Fausto Neto d abordagem semitica, conforme vimos acima, uma vez que mesmo as tendncias que no se apiam em Peirce vm chamando a ateno, nas ltimas dcadas, para o contexto material no qual se do os processos comunicacionais, a partir do desenvolvimento da pragmtica e da sociolingstica. No caso da semitica peirceana, diga-se de passagem, a valorizao dessa esfera bvia, estando ligada categoria da secundidade. Este seria, portanto, um outro ponto de dilogo proposto com o grupo da Unisinos. Finalmente, temos a hiptese de que a concepo da rea sob o prisma da representao seria compatvel com a compreenso epistemolgica que se tem hoje sobre o campo no Pas e, portanto, com a dos parceiros da Unisinos. Conforme j defendemos em outras oportunidades, considerar que os processos comunicacionais envolvem, necessariamente, o problema da representao poderia ser algo til para uma melhor definio do campo, seja quando o pesquisador se dedica a um objeto da esfera emprica dos meios, seja na situao em que se trata de refletir sobre a prpria teoria da construda, isto , o mbito da prpria epistemologia (Pimenta, 2007B). Contudo, nos artigos que estamos considerando, tal postura somente aparece em Gomes, de forma bastante vaga, e de forma um pouco mais explcita em Fausto Neto. Ao valorizar o mbito da linguagem, este ltimo defende a idia de representao como componente fundamental do trabalho de enunciao, por meio do qual compreende as transformaes no contexto da midiatizao. Porm, no h, propriamente, uma aproximao com o que propomos na hiptese. Nesse caso, a oferta de dilogo que lanamos ao grupo da Unisinos a de que, talvez, a concepo do campo como representao possa colaborar para que se obtenha uma viso mais crtica e inovadora da forma como ele concebido atualmente, provavelmente ainda muito relacionada ao contexto pr-digital. A partir da, seria possvel, ainda, uma concepo,

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

ou representao, ampliada da rea que incorporasse tanto o carter de indeterminao que a vem caracterizando como sua nova configurao miditica e social. Esse esforo talvez possa ser ainda mais produtivo caso se compreenda que conceber o campo como representao implica em consider-lo produto de uma mente coletiva, portanto com uma capacidade expandida de auto-correo, o que pode conduzir a comunidade de pesquisadores a um pensamento mais rico e articulado com o contexto em mudana.

10

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Referncias
BRAGA, Jos Luiz. (2009) Disciplina ou Campo? O desafio da consolidao dos estudos em Comunicao. In: Anais do I Seminrio de Epistemologia e Pesquisa em Comunicao. So Leopoldo: Unisinos. v.cd. p.s/n. FAUSTO NETO, Antnio. (2009) Epistemologia do Ziguezague. In: Anais do I Seminrio de Epistemologia e Pesquisa em Comunicao. So Leopoldo: Unisinos. v.cd. p.s/n. FERREIRA, Jairo Getlio. (2009B) Sobre a Criao de Casos: o campo epistemolgico da Comunicao em homologias com as Cincias Sociais. In: Anais do I Seminrio de Epistemologia e Pesquisa em Comunicao. So Leopoldo: Unisinos. v.cd. p.s/n. _____________________ (2009) Notas de uma Auto-Anlise a partir de um Olhar sobre o Mtodo. In: Anais do XVIII Comps. Belo Horizonte, v.cd. p.s/n. GOMES, Pedro Gilberto. (2009) Fenomenologia da Midiatizao. In: Anais do I Seminrio de Epistemologia e Pesquisa em Comunicao. So Leopoldo: Unisinos. v.cd. p.s/n. PIMENTA, F. J. P. (2007A) Pragmatismo: referncia epistemolgica para ciberativistas ? In: FERREIRA, Jairo (Org.) Cenrios, Teorias e Epistemologias da Comunicao. Rio, E-Papers. _______________ (2007B) Semitica, como teoria da representao, e o campo da Comunicao. In: COUTINHO, Iluska e Silveira Jr. Potiguara (Orgs.) Comunicao: tecnologia e identidade. Rio, Mauad X. _______________ (2008) O Canto do Cisne Estruturalista. Lumina digital vol II, no. 2. _______________ (2009A) Indeterminao; o admirvel; a crescente comunicabilidade. In: Revista FAMECOS, Porto Alegre, no. 38, abril, pp. 37-43. _______________ e Potiguara Mendes da Silveira Jr. (2009B) Degenerescncia e Reviro: convergncia til para o campo da Comunicao ? In: Anais do XVIII Comps. Belo Horizonte, v.cd. p.s/n. _______________ (2009C) Semitica e Plataformas Interativas Multicdigos. In: Anais do I Seminrio de Epistemologia e Pesquisa em Comunicao. So Leopoldo: Unisinos. v.cd. p.s/n. PEIRCE, Charles Sanders (1931 - 1958). Collected Papers. 8 vols. Cambridge: Harvard University Press. _____________________ (1998) The Essential Peirce. 2 vols. Indiana: Peirce Edition Project. PPGC. Disponvel em < http://www.unisinos.br/ppg/comunicacao/>. ltimo acesso em 25/12/2009.

11

S-ar putea să vă placă și