Sunteți pe pagina 1din 14

Pgina |1

CECILIA MARIA CASQUILHO GOMES ERICK MATEUS SANTOS FAUSTINO GABRIELA MACEDO FERREIRA

O JULGAMENTO DA ANTGONA: PRINCIPAIS DILEMAS JURDICOS E MORAIS

Trabalho apresentado Faculdade de Direito da UERJ, disciplina Introduo ao Estudo do Direito I, como um dos requisitos para a aprovao, sob orientao do Prof. Dr. Jos Ricardo Cunha.

RIO DE JANEIRO 2012 CECILIA MARIA CASQUILHO GOMES ERICK MATEUS SANTOS FAUSTINO

Pgina |2

GABRIELA MACEDO FERREIRA

O JULGAMENTO DA ANTGONA: PRINCIPAIS DILEMAS JURDICOS E MORAIS

Trabalho apresentado Faculdade de Direito da UERJ, disciplina Introduo ao Estudo do Direito I, como um dos requisitos para a aprovao, sob orientao do Prof. Dr. Jos Ricardo Cunha.

RIO DE JANEIRO 2012

Pgina |3

FICHA CATALOGRFICA

CASQUILHO, Cecilia., FAUSTINO, Erick., FERREIRA, Gabriela. O JULGAMENTO DA ANTGONA: PRINCIPAIS DILEMAS JURDICOS E MORAIS Rio de Janeiro, 2012. N de pginas: rea de concentrao: Lorem ipsum. Orientador: Prof. Dr. Jos Ricardo Cunha. Trabalho (Graduao) Universidade do Estado do Rio de Janeiro 1.Antgona; 2. Direito Natural; 3. Direito Positivo; 4. Direito Pblico; 5. Direito Privado.

Pgina |4 SUMRIO

1 INTRODUO ................................................................................................................ 05 1.1 AS OBRAS DE SFOCLES ............................................................................................ 05 1.2 ANTIGONA ....................................................................................................................... 05 2 PRINCIPAIS DILEMAS JURDICOS E MORAIS DA OBRA ANTGONA .......... 07 2.1 A DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PUBLICO E O DIREITO PRIVADO. ............ 07 2.2 A DICOTOMIA ENTRE DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO ................... 08 2.3 A LEGITIMIDADE DA LEI. ....................... ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 3 CONCLUSES ................................................................................................................ 13 4 BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................. 14

Pgina |5 1 INTRODUO 1.1 AS OBRAS DE SFOCLES Sfocles (497 a.C. 406 a.C.) foi um dramaturgo grego, dentre os mais importantes escritores de tragdia de todos os tempos. Filho de um rico mercador, suas peas retratam personagens nobres e da realeza. Em suas obras, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixo e o que consequncia de um acontecimento acidental. Dentre suas obras-primas, destacam-se: As Traqunias, dipo Rei, Electra e Antgona, tema de nosso trabalho.

1.2 ANTGONA

Composta por volta de 442 a.C., Antgona uma das trs obras que compem a Trilogia Tebana, sendo a primeira a ser escrita. elaborada por cinco episdios, cinco estsimos e parte final. A pea gira em torno da problematizao que surge quando Antgona desobedece a uma norma imposta pelo tirnico Creonte e decide realizar cerimnia fnebre ao irmo Polinices. A obra tem vital importncia para a histria do Direito, sendo alvo de debates acirrados at a atualidade. A histria se inicia com a morte de Etocles e Polinices, irmos de Antgona e Ismnia, que se mataram mutuamente com vistas ao trono de Tebas, sendo considerados, depois do acontecido, heri e traidor, respectivamente. Nesse contexto, Creonte sobe ao poder, por ser parente prximo da linhagem de Jocasta. Revestido pelo poder, ele estabelece que o corpo de Etocles devesse receber todo o tipo de cerimonia fnebre, ao contrrio de Polinices, que deveria ter seu corpo largado para que as aves de rapina e os ces o dilacerassem. Assim, Creonte acreditava ter encontrado a melhor soluo para evitar que possveis traidores se levantassem contra seu governo em Tebas. Ao tomar conhecimento da situao, Antgona se decide pela no observncia norma imposta por Creonte, mesmo que, para isso, ela pague com a prpria vida. A moa acreditava que deveria obedecer a um dever familiar-religioso atemporal, que, neste caso, consistia em dar sepultamento digno aos parentes, e que isso seria um direito natural dela, o que no poderia ser sobreposto, de forma alguma, por uma norma imposta por um tirano. Ao ser informado por um guarda que sua norma fora desrespeitada, Creonte ordena que lhe tragam a rebelde. Ao ser questionada por sua atitude, a moa contesta que estava obedecendo s leis dos deuses, que so mais antigas, e segundo ela,

Pgina |6 superiores s terrenas. Surpreso com a situao, Creonte ainda tenta argumentar e, fazendo isso, ele revela seus traos de machismo (No me governar jamais mulher alguma enquanto eu conservar a vida), autoritarismo (Acaso no se deve entender que o Estado de quem manda?) e alienao poltica (E a cidade que vai prescreverme como devo ordenar?). Contudo, os dois se mantem irredutveis em suas palavras, e Creonte condena a moa morte. Logo em seguida, um dilogo enfurecido travado entre o soberano e seu filho, Hmon, futuro marido de Antgona. Ele a defende e expe a insatisfao do povo nas ruas sobre a condenao da amada. Entretanto, Sfocles retrata a vaidade que j tomou conta do tirano, que acredita ser o nico a poder governar Tebas. A discusso chega a tal ponto de Hmon ameaar se matar se o pai no revogar a deciso. No entanto, a ameaa toma sentido oposto, e Creonte decide, ento, aprisionar Antgona numa caverna, com pouco alimento a fim de garantir-lhe um final cruel e lento. Em seguida, a obra retrata as lamentaes de Antgona, o que pode ser entendido como uma maneira adotada por Sfocles de promover uma insatisfao generalizada contra aquele governo tirnico ou como uma msera lamria. Tirsias, adivinho conhecido e muito respeitado, entra em cena e avisa a Creonte sobre as consequncias que esto por vir e sobre a fria dos deuses em relao ao caso, o que no surte efeito imediato. Aps a sada do adivinho, Creonte convencido pelo coro a se redimir, libertar Antgona e dar um sepultamento a Polinices. No entanto, j tarde. A moa morre, Hmon se suicida, Euridice, sua me, faz o mesmo e Creonte agora ter que viver com esse peso at o fim de sua vida. O desfecho trgico e bem tpico do gnero sofocliano, cheio de mortes. 2 PRINCIPAIS DILEMAS JURDICOS E MORAIS DA OBRA ANTGONA 2.1 A DICOTOMIA ENTRE DIREITO PBLICO E DIREITO PRIVADO A principal dualidade presente na obra Antgona a do Direito Natural e do Positivismo Jurdico. Entretanto, interessante que se fale em conflitos entre Homem e Polis, entre famlia e Estado, entre o que pblico e o que privado. Esses conflitos sero reunidos e abordados neste captulo.

Para o jusfilsofo francs, Michel Villey, Aristteles foi o primeiro pensador a separar o que pblico do que privado1. O filsofo grego faz uma separao entre
1

VILLEY, Michel. Filosofia do Direito. So Paulo: Martins Fontes Editora, 2008. p. 58-59

Pgina |7 justia distributiva e justia comutativa. A primeira mais ligada ao papel que deve ser exercido pelo Estado, como a cobrana de impostos, a instituio de benefcios. A segunda mais ligada s relaes entre particulares, compra e venda e outras relaes interpessoais. A famlia, como assinala o Professor Dr. Lus Roberto Barroso, em uma de suas aulas, parte da vida privada. Ligando ao caso da Antgona, pode-se perceber que as relaes familiares so privadas e que, inicialmente, a personagem sofocliana teria o direito de garantir o sepultamento de seu irmo.

O Direito Pblico, lembrando um pouco a concepo de Justia Geral Aristotlica, regula a relao entre particulares e o Estado. O Direito Pblico zela pela coordenao do Estado, pela sua ordem e bem estar. bem verdade que a coisa pblica deve tentar ficar ao longe da coisa privada para garantir a livre iniciativa e a autonomia da vontade, entretanto o Direito Pblico no pode ficar omisso em casos de ataques aos bens que este tem o dever de tutelar. Talvez, no Direito, o exemplo mais claro seja o do Direito Penal que, geralmente, limita a liberdade em nome, dentre outros objetivos, da manuteno da ordem estatal. Em suma, quando os interesses do Direito Pblico esto em jogos, ele legitimamente sobrepe-se ao Direito Privado.

Concatenando o posicionamento nossa herona sofocliana, pode-se vislumbrar a legitimidade da ao de Creonte que, a fim de resguardar a coeso de sua polis, limitou a atuao da famlia e o seu direito subjetivo de sepultar um de seus membros. A individualidade teve de abrir mo de uma prerrogativa em nome da coletividade, representada legitimamente pelo governante Creonte.

2.2

A DICOTOMIA ENTRE DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO Para muitos autores, entre eles a jurista Mara Isabel Azaretto de Vsquez2, a

obra sofocliana atrai a classe jurdica pelo fato de, precipuamente, tratar da dicotomia existente entre Direito Natural e Direito Positivo. Neste captulo, essa dicotomia e sua presena na Antgona, ser criticamente abordada.

Vsquez, Mara Isabel Azaretto de. Arbitrariedad Legal y Derecho Supralegal. Abeledo-Perrot: Buenos Aires, 1962.

Pgina |8 Antgona e o Jusnaturalismo

O Jusnaturalismo, como coloca Norberto Bobbio3, uma doutrina segundo a qual existe e pode ser conhecido um direito natural (ius naturale), ou seja, um sistema de normas de conduta intersubjetivo diverso do sistema constitudo pelas normas fixadas pelo Estado (Direito Positivo). Este direito natural tem validade em si, anterior e superior ao direito positivo e, em caso de conflito, dever ele prevalecer. O Jusnaturalismo , por isso, uma doutrina antittica do positivismo jurdico, segundo a qual, s h um Direito, o estabelecido pelo Estado, cuja validade independe de qualquer referncia a valores ticos. relevante assinalar que o autor da obra, Sfocles, sequer sabia da existncia dos termos direito natural e direito positivo na poca em que escreveu. Alis, o prprio direito natural ganharia fora, seria pensando de fato, com a escola grega filosfica ateniense, com os imortais Scrates, Plato e, mormente, Aristteles. Este pode ser considerado o pai do direito natural, pois, em sua obra principal, tica a Nicmaco, defende a ideia de um justo natural. A justia natural aristotlica trabalha com o aspecto racional do ser humano, ligada ao conceito grego de logos, que associa a razo humana como um fenmeno relacionado natureza das coisas. Grandes juristas, entre eles o renomado Roberto Lyra Filho, viro a chamar esse pensamento de Direito Natural Cosmolgico. Coloca o supracitado autor: ele (o Direito Natural Cosmolgico) liga-se ao cosmo, o universo fsico.., Dizem que o direito natural tem origem na prpria natureza das coisas...da vem a expresso de que o direito natural buscado na natureza. (O que Direito, pgina 39). Levando o raciocnio do direito natural cosmolgico obra de Sfocles, gerarse- a seguinte dvida: ser que Antgona, ao justificar a violao ao Edito de Creonte, poder ser defendida com base nesse direito natural? Creio que no. A natureza, a ordem cosmolgica a decomposio de um corpo. No haveria hienas na natureza se todos os corpos fossem sepultados, tampouco abutres. O sepultamento visto, em nossa, sociedade com um respeito aos mortos, utilizando uma tica religiosa, uma

LYRA FILHO, Roberto. O que direito. 1.ed. So Paulo: Brasiliense, 1982, cap.III, pg. 14-29 ( o captulo ser utilizado ao longo do tpico)

Pgina |9 necessidade para que a alma se desprenda do corpo e possa continuar sua vida aps a morte. Portanto, o sepultamento tem razes sociais (variveis por sua vez, em contraposio universalidade do jusnaturalismo) e religiosas (veremos mais adiante). Para refutar completamente os defensores da ideia de que o direito natural cosmolgico estava ligado contenda da Antgona, vlido ressaltar que a Organizao Mundial da Sade prescreve o sepultamento apenas em casos de cadveres portadores de alguma doena infeciosa4. Retomando o ilustre Roberto Lyra, ele, tambm, fala da existncia de um segundo tipo de jusnaturalismo: o Teolgico. Cumpre, a fim informacional, lembrar que essa concepo do direito natural inexistia na Antiguidade. Ela ganhou fora ao ser teorizada por So Toms de Aquino e Santo Agostinho, na Idade Mdia. De acordo com essa teoria de Direito Natural, a razo um presente divino humanidade, mas ela vinculada ao arbtrio de Deus. Nela, uma atitude que violasse uma norma divina seria considerada irracional. Roberto Lyra, em O Que Direito, faz severas crticas a essa concepo jusnaturalista: Deus manda; o sacerdote abenoa o soberano; o soberano dita a particularizao dos preceitos divinos, em sua leis humanas... e o povo? A este s cumpriria aceitar, crer e obedecer. Fica bvio que devido vasta possibilidade de interpretao da vontade divina por partes das autoridades religiosas e seculares esse direito natural tendia a ser uma manifestao de carter autoritrio. Entretanto, o assunto no ser estendido, pois o objetivo deste trabalho no rechaar o Direito Natural Teolgico.

Voltando, ao assunto que tem a primazia do trabalho, pode-se fazer um paralelo entre a escola medieval de direito natural e o caso da Antgona, pois esta argumentava que violara a norma creontiana, pois ela se opunha vontade dos deuses gregos, vontade manifestada por declaraes dos orculos. Nesse caso, o argumento de Antgona vlido. Creonte, ao positivar sua proibio ao sepultamento de Polinices,

MORGAN, Oliver. Infectious disease risks from dead bodies following natural disasters. Revista

Panamericana de Salud Pblica, 2004. Disponvel na internet em: http://publications.paho.org/english/dead_bodies.pdf. htm. Acesso em 01 mai 2012

P g i n a | 10 descumpriu um preceito divino que, de acordo com a viso jusnaturalista teolgica, hierarquicamente superior. Outrossim, vlido afirmar que assa viso do jusnaturalismo embasou, talvez, os governos mais autoritrios de todos os tempos, como os dspotas europeus. Novamente seguindo a lgica de Roberto Lyra, analisar-se- a obra da Antgona com a terceira espcie de jusnaturalismo defendida pelo autor, a antropolgica. O jusnaturalismo antropolgico teve como precursor o jurista holands Hugo Grocio . Sobre ele, manifesta-se Bobbio:

...sua doutrina, enunciada de iure belli ac pacis de 1625 pe o direito natural como fundamento de direito que pudesse ser reconhecido como vlido para todos os povos (aquilo que vir a ser o direito internacional), Grocio afirmou que tal direito ditado pela razo, sendo independente no s da vontade de Deus como tambm da sua prpria existncia.5

Sua tese antiteolgica ganhou fora na poca iluminista. Foi adotada por contratualistas como John Locke, de argumentos fortemente jusnaturalistas. Locke, por exemplo, defendia que em casos de grande insatisfao popular, era legtimo que populares pegassem em armas para derrubar o governo. Nessa doutrina jusnaturalcontratualista, o Estado era legtimo na medida em que cumprisse sua funo de coordenar a vida em sociedade respeitando direitos como a liberdade, chama-se tais direitos de direitos negativos, pois impem uma negao estatal. A liberdade, por exemplo, com a Escola Moderna, passou a ser um bem quase inviolvel. O jusnaturalismo voltou a ganhar fora. Retornando obra sofocliana, lana-se o seguinte questionamento: o Direito Natural Moderno colocar-se-ia defesa da personagem Antgona? Difcil precisar. Do ponto de vista salutar personagem, sim, porque, como foi supracitado, os tericos desse jusnaturalismo eram liberais e colocavam as mais variadas restries atuao estatal, possvel que vislumbrassem a atitude de Creonte com um dos maiores arbtrios estatais. Por outro lado, difcil estabelecer um nexo muito coerente com a razoabilidade da obrigatoriedade do sepultamento de Polinices; desse lado, importante

BOBBIO, Norberto, MATEUCCI, Nocila, PASQUINO, Gianfranco. Dicionrio de Poltica. Braslia: Universidade de Braslia, 1998. Pg. 657

P g i n a | 11 ressaltar que uma das grandes razes para a realizao do contrato social a ideia de segurana que talvez fosse colocada em cheque com a concesso de honras a um criminoso. Embora seja difcil precisar, acredita-se que a primeira tese seja mais coerente com o pensamento dos tericos jusnaturalistas modernos, pois o prprio Rousseau acreditava fielmente no reabilitao do criminoso e em sua vulnerabilidade frente sociedade. Para encerrar o tpico, relevante colocar a obra sofocliana luz do pensamento do egrgio jusfilsofo alemo Rudolf Stammler, criador da Teoria do Direito Natural de Contedo Varivel. O pensador acreditava que o Direito est ligado ao axioma da justia, reabilitou o direito natural no como um conjunto de preceitos concretos, repletos de contedo, e vlidos para todos os tempos e lugares, mas como uma ideia formal, abstrata, de justia ideal para todos os direitos positivos, variando conforme a prpria experincia histrica. Analisando a dualidade presente na obra luz dessa ideologia, ratifica-se o poder dos costumes e da influncia religiosa da realidade de Antgona que se ligam a conceitos apriorsticos de Direito Natural, mas cumpre constatar que Creonte, em nome de um axioma de justia, buscava alterar essas influncias visando o bem de sua plis. Ambas as possibilidades esto em consonncia com o pensamento de Rudolf Stammler. Ressalto que o objetivo do trabalho no adotar uma postura em relao Antgona, analisar seus dilemas de modo jurdico e crtico. Antgona e o Positivismo Jurdico Peo que os eventuais leitores no se desestimulem com a pequena extenso do tpico, mas a relao da obra de Sfocles com a perspectiva positivista no to complexa quanto a relao com a perspectiva jusnaturalista. Alis, a objetividade um trao caracterstico do Positivismo. Para fins didticos, ser definido o Positivismo Jurdico sucintamente com base na obra O Positivismo Jurdico, de Norberto Bobbio6. O Positivismo Jurdico diz respeito ao modo de abordar, de encarar o direito, encara-o no como um fato, no como um axioma. O Positivismo define Direito como elemento de coao, coloca a legislao como fonte preeminente de Direito (sub specie legis). Admite apenas os costumes se forem secundum legem ou praeter legem (segundo a lei e conforme a lei). O Positivismo defende uma interpretao mais mecanicista do Direito, demasiadamente presa norma. Por ltimo, ele defende a teoria da obedincia absoluta da lei enquanto tal, sintetizada no aforismo: gesetz ist gesetz (lei lei). Trazendo nossa definio de

BOBBIO, Norberto. O Positivismo Jurdico: Lies de filosofia do direito. So Paulo: cone, 1995

P g i n a | 12 Positivismo ao caso da Antgona, deduzir-se-, sem grandes dificuldades, que a Antgona agiu completamente contra o Direito Positivo e o Positivismo Jurdico7. O costume defendido por Antgona para justificar sua atitude passou a ser contra legem (contra a lei), seus vnculos afetivos com Polinices so dispensveis ao Positivismo, pois ele trabalha com os fatos, no com os valores desses fatos. A norma de Creonte era objetiva e, de acordo com a teoria positivista, era absoluta, suprema.

2.3

A LEGITIMIDADE DA LEI Para Kelsen8, quando uma sociedade se une em torno de um objetivo comum

seus ideais, costume, princpios e fundamentos constroem uma lei fundamental, que organiza as relaes. Segundo ele, o conceito de legitimidade est profundamente atrelado ao conceito de eficcia. Se a norma jurdica est de acordo com a lei fundamental que rege a sociedade, a mesma eficaz, logo, tambm legtima. Uma norma s torna-se ineficaz (ilegtima): (I) quando o ordenamento jurdico onde ela se encontra torna-se ineficaz (II) quando essa norma deixa de ser observada ao longo do tempo (III) quando a norma nunca observada ou aplicada. Relacionando os conceitos kelsenianos de legitimidade e eficcia com a obra sofocliana, podemos concluir que o decreto de Creonte era legtimo e eficaz, pois, somente Antgona o violou. As demais personagens, no decorrer da histria, sequer fazem meno de violar o decreto, incluindo Ismena, que tambm era irm de Polinices. Contrapondo-se aos conceitos kelsenianos, temos o autor Tercio Sampaio Ferraz Jr, que entende como destituda de seu sentido a norma estabelecida arbitrariamente.

Podemos entender, desse modo, por que a arbitrariedade sempre mal vista no mundo jurdico. A renncia ao sentido comum, ao que pode ser em comum, priva o direito de seu sentido. Um direito estabelecido arbitrariamente constitui-se como tal e pode mesmo servir a alguma finalidade. E, como tal, pode gozar de imprio, ser reconhecido como vlido e at ser efetivo. O direito, porm, como ato de poder no tem

Cumpre estabelecer a diferena entre os dois termos. Direito Positivo o direito legislado, oficializado.

Positivismo Jurdico a doutrina que defende a obedincia fiel ao Direito Positivo.


8

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006.

P g i n a | 13 em seu sentido no prprio poder. S assim se explica a revolta, a inconformidade humana diante do arbtrio. 9

Para Trcio, a legitimidade da norma e do direito repousa no seu sentido, que est intimamente ligado ao conceito de justia. O direito deve ser justo, ou no tem sentido a obrigao de respeit-lo.
10

Aproximando esses conceitos histria

Antgona podemos estabelecer uma relao entre a norma de Creonte, que foi arbitrria, com a reao de Antgona, que, inconformada com a norma destituda de sentido e de justia, resolve reagir, violando-a.

3 CONCLUSES A dicotomia entre o direito pblico e o direito privado a principal dualidade da obra Antgona. Qual a linha que limita a atuao do Estado na esfera ntima de seus cidados? Segundo o juspositivismo, o decreto de Creonte seria legtimo, pois so legtimas e eficazes todas as normas que esto contidas no ordenamento jurdico. Sob a tica do jusnaturalismo, o fato da norma estar contida no ordenamento no a torna legtima, e sim seu sentido. A norma est profundamente ligada moral no jusnaturalismo, o que no ocorre no juspositivismo. A ideia central da pea a antinomia: se uma mulher, sozinha, pode questionar o Estado, ou se o Estado inquestionvel contra essa individualidade (pblico x privado) ou se Creonte deve se redimir e compreender Antgona. O que se verifica no final no a temporalidade do poder humano, e sim sua conformidade com o poder divino, atemporal.

4 BIBLIOGRAFIA

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introduo ao estudo do direito. 4.ed. So Paulo: tica, 2009. Pg. 359 10 FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introduo ao estudo do direito. 4.ed. So Paulo: tica, 2009. Pg. 352

P g i n a | 14 SOFOCLES. Antgona. Disponvel em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/antigone.pdf Acesso em 26 abril de 2012

RICCI BOAVENTURA, Bruno Jos. Disponvel na internet no site http://jus.com.br/revista/texto/9440/antigona Acesso em 27 de abril de 2012

JAEGER, Werner, Paidia. A formao do homem grego. Traduo: Artur M. Parreira, So Paulo, Ed. Martins Fontes, 1979.

CHAU, Marilena. Introduo Histria da Filosofia: Dos pr-socrticos a Aristteles, vol. I. Ed. Brasiliense, So Paulo, 1994, Segunda Edio.

S-ar putea să vă placă și