Sunteți pe pagina 1din 3

Falta de gua de qualidade mata uma criana a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef | Agncia Brasil

Compartilha

Carolina Gonalves Reprter da Agncia Brasil Braslia - A cada 15 segundos, uma criana morre de doenas relacionadas falta de gua potvel, saneamento e condies de higiene no mundo, segundo o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef). Todos os anos, 3,5 milhes de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da gua, falta de saneamento e ausncia de polticas de higiene, segundo representantes de outros 28 organismos das Naes Unidas, que integram a ONU-gua. No Relatrio sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hdricos, documento que a ONU-gua divulga a cada trs anos, os pesquisadores destacam que quase 10% das doenas registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas se os governos investissem mais em acesso gua, medidas de higiene e saneamento bsico. As doenas diarreicas poderiam ser praticamente eliminadas se houvesse esse esforo, principalmente nos pases em desenvolvimento, segundo o levantamento. Esse tipo de doena, geralmente relacionada ingesto de gua contaminada, mata 1,5 milho de pessoas anualmente. No Brasil, dados divulgados pelo Ministrio das Cidades e pelo Sistema Nacional de Informaes sobre Saneamento Bsico, mostram que, at 2010, 81% da populao tinham acesso gua tratada e apenas 46% dos brasileiros contavam com coleta de esgotos. Do total de esgoto gerado no pas, apenas 38% recebiam tratamento no perodo. H poucos dias, a organizao da sociedade civil Trata Brasil divulgou levantamento que confirma a relao entre a falta de saneamento e acesso agua potvel e os problemas de sade que afetam principalmente as crianas. O Ranking do Saneamento levantou a situao desse servio nas 100 maiores cidades do pas, considerando a parcela da populao atendida com gua tratada e coleta de esgotos, as perdas de gua, investimentos, avanos na cobertura e o que feito com o esgoto gerado pelos 77 milhes de brasileiros dessas localidades (40% da populao brasileira). O levantamento mostrou que a poltica em 'grande parte das maiores cidades do pas avana, mesmo lentamente, nos servios de saneamento bsico, sobretudo no acesso gua potvel, coleta, ao tratamento dos esgotos e reduo das perdas de gua'. Os pesquisadores destacaram, porm, que existe um nmero expressivo de municpios de grande porte que no avanaram nesses investimentos.

De acordo com os pesquisadores, do volume de esgoto gerado nas 100 cidades, somente 36,28% so tratados, ou seja, apenas nas cidades analisadas, quase 8 bilhes de litros de esgoto so lanados todos os dias nas guas sem nenhum tratamento. 'Isso equivale a jogar 3.200 piscinas olmpicas de esgoto por dia na natureza'. Os rgos das Naes Unidas apontam que, no mundo, o despejo de 90% das guas residuais em pases em desenvolvimento - em banhos, cozinha ou limpeza domstica - vo para rios, lagos e zonas costeiras e representam ameaa real sade e segurana alimentar no mundo. Pelo ranking da Trata Brasil, o ndice mdio em populao atendida com coleta de esgoto nas 100 cidades pesquisadas pela organizao foi 59,1%. A mdia do pas, registrada em 2010, era 46,2%. A boa notcia que 34 cidades apresentaram ndice de coleta de esgoto superior a 80% da populao e apenas cinco municpios (Belo Horizonte, Santos, Jundia, Piracicaba e Franca) tinham 100% da coleta de esgoto em funcionamento. Trinta e dois municpios se encontram na faixa de zero a 40% de coleta e 34 cidades tm entre 41% e 80% da cobertura de coleta de esgoto. 'Ou seja, na maioria dos municpios analisados ainda est distante a universalizao dos servios de coleta de esgoto', destaca o estudo. A anlise da organizao no governamental destacou que vrios fatores influenciam na ocorrncia das diarreias, como a disponibilidade de gua potvel, intoxicao alimentar, higiene inadequada e limpeza de caixas d'gua. O estudo mostrou a relao direta entre a abrangncia do servio de esgotamento sanitrio e o nmero de internaes por diarreia. De acordo com o levantamento, em 2010, em 60 das 100 cidades pesquisadas os baixos ndices de atendimento resultaram em altas taxas de internao por diarreias Nas 20 melhores cidades em taxa de internao (mdia de 17,9 casos por 100 mil habitantes), a mdia da populao atendida por coleta de esgotos era 78%, enquanto nas dez piores cidades em internaes por diarreia (mdia de 516 casos por 100 mil habitantes), a mdia da populao atendida por coleta de esgotos era somente 29%. Edio: Tereza Barbosa Todo o contedo deste site est publicado sob a Licena Creative Commons Atribuio 3.0 Brasil. Para reproduzir as matrias necessrio apenas dar crdito Agncia Brasil Agncia Brasil - Todos os direitos reservados.

veja mais

Mais da metade da populao mundial ainda no tm gua de qualidade em casa | Agncia Brasil Cooperao internacional pode minimizar riscos de escassez de gua, diz especialista da ONU | Agncia Brasil 15 fatos que voc precisa saber sobre a gua Tratamento de esgoto ainda enfrenta rejeio da populao e incapacidade tcnica de prefeituras | Agncia Brasil Sistemas alternativos podem viabilizar gua em comunidades pequenas | Agncia Brasil

S-ar putea să vă placă și