Sunteți pe pagina 1din 30

Por uma histria comparada das cidades europeias [1] Este artigo reproduz uma declarao feita no ms de agosto,

em Oslo antes do Congresso Internacional de Cincias Histricas (seo Histria da Idade Mdia). Deixe-me, nas primeiras palavras, evitar ambigidade e perdoa-me o ridculo. Eu no venho como descobridor de uma nova panacia. O mtodo comparativo pode ser muito, e eu quero a sua generalizao e desenvolvimento para uma das necessidades mais urgentes que so necessrias hoje para estudos histricos. Mas ele no pode toda a cincia, no talism. E o que inventar. Em vrias das cincias humanas, que h muito tempo j provou seu valor. Sua aplicao para a histria das instituies polticas, econmicas, jurdicas tem sido repetidamente recomendada [2]. Obviamente, no entanto, a maioria dos historiadores no so inerentemente convertidos, eles acenar educadamente, bon e voltou para a tarefa, sem mudar seus hbitos. Por qu? provavelmente porque eles estavam muito facilmente levados a acreditar que a histria comparativa foi um captulo de Phi losophy de histria ou sociologia disciplinas gerais que, em seu modo de pensar, o trabalhador s vezes venerado, s vezes hospeda um sorriso ctico, mas normalmente ele continua praticando, ele pede um caminho, que ser um instrumento tcnico de uso comum, os resultados prticos e provvel. O mtodo comparativo que o mesmo, mas eu no tenho certeza de que tem sido at agora suficientemente demonstrada. Ele pode e deve penetrar a pesquisa de varejo. Seu futuro, no futuro, talvez, a nossa cincia o preo. Gostaria aqui antes de voc, com a sua ajuda a esclarecer a natureza e as possibilidades de aplicao desta ferramenta til, indicam alguns exemplos, os principais servios temos o direito de esperar, e, finalmente, sugerir algumas maneiras prticas para facilitar o trabalho.

Aqui falando diante de uma platia de medievalistas, vou levar meus exemplos, de preferncia no perodo em que, bem ou mal, comumente chamado de Idade Mdia. Mas preciso dizer que? mutatis mutandis? observaes que se seguem pode muito bem se aplicam a empresas europias a chamada era moderna. Bem, eu no pretendo proibir qualquer referncia a eles. Parte II:

A histria termo comparativo, que agora est em execuo, tem sido o destino de quase todas as palavras do costume: as mudanas de significado. Deixando de lado certos trabalhos muito abuso. Esses erros rejeitado, ainda h uma ambigidade: ela rene quase constantemente sob o mtodo comparativo palavra em cincias sociais, dois muito diferentes abordagens intelectuais. Lingistas apenas parecem ter causa distinguir cuidadosamente [1]. Procuram transformar o nosso estado, a partir dos historiadores prprio ponto de vista. O que, antes de tudo, em nosso campo, que comparar? Sem dvida, este: fazer escolhas em um ou mais diferentes classes sociais, duas ou mais phnomnes Page 016

que parecem, primeira vista a olho, apresentam certas semelhanas entre eles, descrever as suas curvas de evoluo, ver semelhanas e diferenas e, na medida do possvel, explicar cada um e outros. Assim, duas condies so necessrias para que haja, historicamente falando, comparao, alguma semelhana entre os fatos observados de curso? e alguns dissimilaridade entre os ambientes em que eles ocorreram. Se eu estudar, por exemplo, o sistema senhorial no Limousin, eu vou ter que olhar constantemente para o outro para obter informaes a partir de um senhorio particular, no sentido vulgar da palavra, eu comparo. No deve, no entanto, sinto que, em linguagem tcnica, chamada de histria comparada: porque me emprestar os vrios objetos do meu estudo de fraes da mesma empresa, que tem, como um todo, uma grande unidade. Na prtica, a prtica quase exclusivamente livro introduz o nome da histria em relao ao confronto de fenmenos que ocorreram em ambos os lados de um Estado de fronteira ou nao. Entre todos os contrastes sociais, de fato, as oposies polticas ou nacionais so aqueles mente mais imediatamente evidente. Mas, como veremos, esta uma simplificao um pouco grande. Vamos para a noo, tanto meio diferencial mais flexvel e mais precisa.

O processo de comparao, assim entendido, comum a todos os aspectos do mtodo. Mas de acordo com o campo de estudo proposto, capaz de duas aplicaes totalmente diferentes pelos seus princpios e resultados.

Primeiro caso: ele seleciona empresas separadas no tempo e no espao por distncias tais como analogias, observados em ambos os lados, entre este ou aquele fenmeno, no pode, obviamente, ser explicado por influncias mtuas, nem por qualquer comunidade de origem. Por exemplo (desde a poca j distante, onde Pe. Lafitau, a Companhia de Jesus, convidando os leitores a comparar coraes dos ndios americanos com os da primeira vez [1], este o tipo mais comum desse tipo de comparao), comparamos as civilizaes do Mediterrneo, gregos ou romanos, e chamou as sociedades primitivas, o nosso contemporneo. Nos primeiros dias do Imprio Romano, perto de Roma, nas margens do belo Lago Nemi, um rito que local por sua estranheza cruel no meio usa um mundo relativamente civilizada, e quem quiser ser sacerdote o pequeno templo de Diana uma condio, mas somente sob essa condio: matar o sacerdote que cobia o lugar. Se pudermos mostrar que um costume brbaro, como a de Nemi, j existia em outro lugar, se podemos identificar os motivos que levaram a instituio a provar que essas razes tiveram seu trabalho amplamente, talvez universalmente, em sociedades humanas, que produzem em circunstncias variadas uma variedade de instituies especificamente diferente, mas genericamente iguais; finalmente encontrar traos de seu trabalho na antiguidade clssica? ento podemos legitimamente inferir que as mesmas razes, um tempo distante, deu luz o sacerdcio de Nemi. [1] Este foi o ponto de partida da pesquisa grande exemplo Golden Bough, entre todos ilustrada e informativa, uma pesquisa baseada inteiramente na coleta de evidncias extradas dos quatro cantos do globo. O estudo incluiu um dos servios prestados comparativos e imensas, e de qualquer espcie. Primeiro, mais especificamente, no que diz respeito ao Mediterrneo antigo: educao humanista tinha habituou-nos a imaginar Roma e Grcia tambm como ns, comparando as mos de etngrafos, nos restaura, por uma espcie de choque mental, este sentimento de diferena, o exotismo um pr-requisito de qualquer entendimento som do passado. Outros benefcios so de uma possibilidade mais geral de enchimento, usando suposies com base na analogia, algumas lacunas na documentao, abrindo novas direes de pesquisa sugerida pela comparao, especialmente explicao de muitos sobreviventes, ininteligvel at agora. Quero dizer aduaneira, que est sendo realizada e cristalizada aps o desaparecimento Page-018

desaparecimento da do ambiente original psicolgico em que eles tinham surgido, parece uma singularidade irredutvel, se o exame de casos semelhantes em outras civilizaes, com preciso reconstrudo o inconsciente meio: de que o assassinato ritual de Nemi [1 ]. Para dizer tudo em uma palavra, este mtodo de longo alcance comparativa essencialmente um processo de curvas de interpolao. Sua premissa, juntamente com a concluso de que ele sempre retorna, a unidade bsica da mente humana, ou se voc preferir, a monotonia, a pobreza surpreendente de recursos intelectuais, em histria da humanidade, disposto, a humanidade particularmente primitivo, numa poca em que, para falar novamente como Sir James Frazer, ela elaborou, em sua crueza primeira, sua filosofia de vida.

Mas h uma outra aplicao do mtodo de comparao das empresas estudo paralelo ambos vizinhos e contemporneo sempre influenciados uns pelos outros, sujeitos ao seu desenvolvimento, precisamente por causa da sua proximidade e seu tempo no ao das mesmas causas grandes e costas, pelo menos parcialmente, a uma origem comum. Esta a histria em si, o equivalente a lingustica histrica (por exemplo, a lngua indo-europeu), enquanto a histria comparada de forma ampla correspondia aproximadamente a lingstica geral. No entanto, se a histria ou linguagem, parece que os dois tipos de mtodo comparativo, o mais limitado horizonte sua tambm cientificamente mais rico. Mais capaz de classificar e rigorosamente criticar reconciliaes, pode esperar alcanar concluses de facto ambos muito menos hipotticas e mais preciso [2]. Aqui Page, 019

pelo menos, que eu vou tentar destacar, porque, naturalmente, pertence a esta comparao forma metodolgica, proponho estabelecer entre as diversas sociedades europeias? especialmente na Europa Ocidental e Central? empresas sncronos perto um do outro no espao e sai se um pelo menos vrias fontes comuns.

Parte III:

Antes de interpretar os fenmenos a sua descoberta. Paramount neste processo, aparecer primeiro utilidade do mtodo comparativo. Mas voc vai dizer, talvez, que realmente precisa dar tanto trabalho para descobrir os fatos histricos? Eles so conhecidos e cognoscvel apenas por documentos; sair para ver a luz aos nossos olhos, no ler textos ou monumentos? Sem dvida, mas ainda necessrio ler. Um documento um testemunho, como a maioria das testemunhas, ele quase no fala apenas quando solicitado. O desafio desenvolver o questionrio. Este o lugar onde a comparao traz a este juiz perptua o que ajuda o historiador mais valioso. Pois eis que, muitas vezes isso acontece. Em uma dada sociedade, um fenmeno se manifestou com tal magnitude, especialmente no que teve consequncias e to evidente? particularmente na arena poltica, como extenses, geralmente o mais fcil de entender em nossas fontes? que, a menos que eles se tornam cegos, o historiador no pode deixar de ser os olhos profundamente atingidas. Considere agora a empresa vizinha. Talvez fatos semelhantes existem eles produziram, e com uma fora e quase na mesma medida, mas devido ao estado de nossa documentao, seja por causa de uma constituio diferente social e poltica, a sua ao menos bvia. Talvez no era menos grave. Mas ela oprePage 020

em profundidade como estas doenas obscuras do corpo, falta de traduzir instantaneamente bem definida por sintomas permanecem durante anos sem deteco, e em que os seus efeitos, por fim, ainda so quase impossveis de reconhecer falhas para observador pode relacionar os resultados visveis a uma causa original muito antiga. Pressuposto terico de que tudo isso? Para mostrar que este no , eu sou obrigado a dar um exemplo da minha prpria pesquisa. Eu no me colocar no palco com pesar, mas os trabalhadores no costumam ter tempo para contar a sua experimentao, a literatura no me fornecer qualquer maneira que eu posso substituir a minha experincia pessoal [1].

na histria agrria da Europa uma transformao que aparece em todo o seu esplendor, que a maior parte da Inglaterra foi o teatro, sobre o incio do sculo XVI ao

sculo XIX incio ,? este movimento recinto vasto, que na sua forma dupla (Enclture de lavra Enclture comum) pode ser definida essencialmente: o desaparecimento de servides individualizao fazenda coletiva. Consideramos aqui apenas Enclture lavoura. Como ponto de partida, temos um sistema em que o solo imediatamente despojado de culturas, tornou-se, pelo pastoreio, o objeto de uso comum, e at mesmo semeadas ou cobertas com culturas, j obedecido no ritmo de sua cultura, os regulamentos destinados a proteger os interesses da comunidade como um ponto de chegada, um estado de apropriao pessoal estrito. Tudo nesta grande transformao, atrai e prende a nossa ateno: a controvrsia tem gerado ao longo de sua histria, o acesso relativamente fcil para a maioria dos documentos (atos do Parlamento, investigaes oficiais) que nos dizer sobre ele, suas ligaes com a histria poltica, como favorecida pelo progresso do Parlamento, onde os proprietrios foram grandes mestres, que tem uma folga, ajudaram a estabelecer mais firmemente o poder da nobreza, e sua possvel relao os dois mais im-Page 021

imediatamente agarrou a histria econmica Ingls, eu quero dizer a expanso colonial ea revoluo industrial, pode ser um e facilitada outro (que duvidava, mas o suficiente para ns que discute), e, finalmente, teve o privilgio de estender os seus efeitos, no somente os fenmenos sociais, sempre to difceis de detectar, mas tambm as caractersticas mais bvias da paisagem, tornando todos os lados esto no campo Ingls anteriormente abertas para os olhos, barreiras e cercas. Tambm ponto da histria Ingls, no entanto elementar que seja, que no coloque os gabinetes. gora abra uma histria da Frana, mesmo ai! histria econmica. Ns no encontramos nenhuma referncia a movimentos desse tipo. Eles existiam embora. Hoje, especialmente atravs da obra de Henri ver, comeamos a discernir, mas ainda estamos longe de ser capaz de avaliar a extenso e, mais importante, tendo conscincia suficientemente clara das diferenas em a evoluo desta questo, empresas semelhantes e diferentes, e francs. Mas por agora vamos esta ltima considerao, a percepo de contraste vem em bom mtodo comparativo, em segundo lugar, estamos neste momento com a descoberta. No entanto, notvel que, at agora, apagando servides coletivas, a Frana quase no foram observados apenas em momentos e em lugares onde, como na Inglaterra, o fenmeno encontrou expresso em textos

funcionrios, portanto, fcil de encontrar: Fechando os decretos do sculo XVIII e pesquisas que tm preparadas ou monitoradas. A mesma transformao, porm, ocorreu em outra regio francesa onde no tem, a meu conhecimento, nunca foi relatado na Provena,? e que a partir de uma comparativamente remoto: os sculos XV, XVI e XVII. Ela foi, com toda probabilidade, muito mais profundo e muito mais eficaz do que na maioria dos pases mais ao norte, onde os mesmos fatos tm sido repetidamente estudadas, mas como ela teve a infelicidade de ter lugar num momento em que o vida econmica, a vida particular rural, nenhuma preocupao pouco ou escritores ou diretores e que, alm disso, levou a nenhuma mudana visvel na paisagem (o desaparecimento de 022 servitudesPage

grupo no levou construo de cercas), ela facilmente escapar da vista.

As repercusses foram eles em Provence, o mesmo em Inglaterra? No momento, eu no sei. Tambm estou muito longe de acreditar que todos os personagens do movimento Ingls encontraram-se nas margens do Mediterrneo, pelo contrrio, estou impressionado com os fatos muito particulares deram as terras do sul de uma constituio diferente de qualquer terra Norte (portanto, no havia necessidade, como na Inglaterra, uma redistribuio de parcelas, a consolidao de terras), muito especiais prticas econmicas (incluindo transumncia) e, como resultado dessas prticas, condies sociais sem paralelo no campo Ingls (eu acho especialmente o antagonismo de fazendeiros, nourriguiers com outras classes da populao). No entanto, extremamente interessante notar a presena, com suas caractersticas prprias de um pas do Mediterrneo, um fenmeno que at ento parecia especialmente prevalente em latitudes mais altas. Alm disso, no difcil de observar na Provena olharmos um pouco mais perto, texto grande o suficiente para permitir trao: Contagem Estado, Proceedings das comunidades, cujos julgamentos e tribulaes da vida eloquentemente dizer a gravidade dos interesses em jogo, mas esses textos, devemos pensar-los e chegar mais perto de si. Se eu pudesse faz-lo, certamente no que eu estou particularmente familiarizado com documentos locais, longe disso, eu sei e sempre vai saber muito

menos do que os estudiosos que fizeram a histria da Provena campo comum de seus estudos. Apenas os estudiosos podem realmente explorar a veia que vou limitar-me a dizer. A nica vantagem que tenho sobre eles muito pequena e bastante impessoal. Eu li livros nos gabinetes de ingls, ou semelhantes revolues rurais que ocorreram em outros pases europeus, e eu tentei me inspirar. Em uma palavra, eu usei uma varinha de condo entre todos eficiente: o mtodo comparative.Page 023

Parte IV: Tomando interpretao. O mais bvio de todos os servios que se pode esperar de uma comparao cuidadosa entre factos provados extradas de diferentes empresas e vizinhos, este permitir-nos a discernir as influncias desses grupos entre si. Pesquisas, cuidadosamente continuar provar, sem dvida, entre as sociedades medievais, emprstimos atual muito imperfeitamente revelado. Aqui est um exemplo, oferecido apenas como uma hiptese de trabalho. A monarquia carolngia ocorre, em comparao com os merovngios, que imediatamente o precederam no tempo, com personagens absolutamente originais. Os merovngios nunca foram, em vista da Igreja como leigos. Pepino e seus descendentes, no entanto, como eles esto vindo atravs da uno com o leo bento, a pegada sagrado. Crentes como todos os homens de seu tempo, os merovngios foram, por sua vez, dominada, explorada e enriqueceu a Igreja, eles nunca foram muito preocupados com o servio da fora pblica seus preceitos. exatamente o contrrio carolngios. Sem privar os dias de seu poder, a ditar o clero e sua utilizao em benefcio da sua poltica, consideram-se como visivelmente carregado para reinar na lei terra de Deus. A legislao essencialmente religiosa e moralizante; leitura, algum tempo atrs, em um jornal, um decreto do emir de Nejd ouahabite, fiquei impressionado por sua semelhana com a literatura pietista do Captulo. Grandes estaleiros, convocada em torno do rei ou imperador, eram difceis de distinguir conselhos. Finalmente, sob a proteo relacionamentos merovngios, que j levou a empresa um timo lugar, tinha ficado fora da lei, que tradicionalmente ignorado. Carolngios, por contras reconhecer estes links, sancionar, definir e limitar os casos em que o recomendado pode abandonar o seu

senhor, buscam usar essas relaes pessoais para a consolidao da paz pblica, finalidade, e entre todos acarinhados entre todos fugitivo, sua ambio tenaz: Que cada chefPage 024

exerce uma coero seus inferiores, para que eles, melhor e melhor, consentimento e obedecer aos mandamentos e preceitos imperial [1], esta frase do captulo 810 resume um atalho poltica expressiva sociais Imprio. Sem dvida, olhando bem, podemos encontrar em Glia merovngia, as sementes de qualquer uma dessas caractersticas. No menos verdade que, para olhar apenas para a Glia, o estado carolngia parece quase uma criao ex nihilo. Mas deixe os nossos olhos para alm dos Pirinus. Vivemos em brbaro Europa no sculo VII, os reis receber, como um deles disse, Ervige, a uno sagrada [2] foram os reis visigodos;? Uma monarquia quaisquer preocupaes religiosas a superar, pela ao do Estado, as ordens da Igreja: a monarquia visigtica;? conselhos que misturava com reunies polticas e os de Espanha? leis, muito antiga, havia dado lugar para se instalar, relata senhor e recomendado [3] e tende a confiar naqueles homem links para organizao militar [4]: as leis dos reis visigtica . claro que, para alm destas semelhanas, no difcil de descobrir d iferenas. A principal delas que os primeiros carolngios governou a Igreja, em vez de ser, como os prncipes do sculo XVII, gticas, governados por ele. Permanecer semelhanas extremamente marcantes. Eles no deveriam ver que o produto de tais causas, atuando em ambos os lados na mesma direo e que seria apropriado neste caso para esclarecer a natureza? ou? Fato visigtico , claro, bem aps os francos fatos? devemos acreditar que uma certa concepo da realeza e do seu papel, algumas idias sobre a incorporao e uso estado vassalo, apareceu pela primeira vez na Espanha etPage 025 no sendo traduzido em legislao, foram tomadas conscientemente pela comitiva dos reis e reis franco-se? Para obter a resposta certa a esta pergunta, deve, obviamente, fazer uma investigao detalhada, eu no posso discutir aqui. Seu principal objetivo deve ser buscar influncia atravs de que canais poderiam penetrar visigtica Glia. Alguns fatos universalmente conhecidos, parecem propensos a fazer a hiptese de uma influncia bastante provvel. Houve, sem dvida, no reino franco, durante o sculo aps a conquista rabe, uma dispora espanhola. Fugitivos Hispaniae partibus estabelecida por Carlos Magno e Lus, o Pio, em Septimania, foram, em grande medida,

as pessoas pequenas, mas havia tambm homens em suas fileiras pertencentes s classes superiores (majores e potentiores) e sacerdotes, c isto as pessoas familiarizadas com os hbitos polticos e religiosos do pas que tiveram que deixar [1] E. Estudo, CAUVET histricos sobre o estabelecimento dos espanhis em Septimania de 1898, e imbart de la Tour, os assentamentos agrcolas e ocupao de terras do deserto no perodo carolngio em questes de histria religiosa e social, 1907 . . Alguns refugiados espanhis na Glia, feitos na Igreja de carreiras brilhantes: Claude de Turim, Agobard, apstolo da unidade legislao pases franco tinha visto realizado em sua terra natal, de Theodulf Orleans importante, o primeiro a chegar e, provavelmente, o mais influente deles. Finalmente, as colees espanhis conciliares exercida sobre o direito cannico da ao era carolngia cujo alcance ainda no est claro, isso inegvel. Mais uma vez no tenho a pretenso de decidir qualquer coisa. Admitimos, espero que o problema precisa ser feita. Ele no o nico de seu tipo. [2]

Parte V: Semelhanas na histria, disse Renan, sobre Jesus e os essnios, nem sempre envolve relatrios. Certamente. Muitas semelhanas ao examinar, nousPage 026

parece irredutvel imitao. Eu ficaria feliz em dizer que aqueles so os mais interessantes para observar: porque eles nos permitem dar um passo adiante na busca de causas excitantes. Este o lugar onde o mtodo comparativo parece capaz de obter a maioria dos historiadores relataram servios, envolv-los em um caminho que pode conduzir a verdadeiras causas, e tambm, e talvez mais importante, para comear com uma mais modesta, mas necessria beneficiar, por desviar algumas faixas que so apenas becos sem sada.

Todo mundo sabe o que chamado na Frana nos sculos XIV e XV, os Estados Gerais e provincial (eu uso esses eptetos em seu sentido usual e aproximada, o que conveniente, sem ignorar, claro, como Estados Gerais e os estados provinciais foram unidos por uma srie de gradaes, que realmente Estados Gerais quase nunca esto juntos, ento o quadro provincial por um longo tempo que nada fixo). Os estados provinciais, especialmente as de grandes principados feudais, monografias bastante numerosas foram escritas nos ltimos anos [1]. Eles refletem um esforo para aprender todos os detalhes mais meritrio como documentao, pelo menos, pela primeira vez, quase em toda parte, desesperadamente pobre e ingrato que trouxe em muitos pontos importantes, de de grande interesse. Mas quase todos os autores tropeou desde o incio, uma dificuldade que no tinha maneira de resolv-lo, e eles ainda no conseguiram, at compreender a natureza das origens do problema. Uso deliberadamente o termo que usado nos historiadores comuns, comum, mas ambgua. Ele tende a confundir duas operaes diferentes gasolina intelectual e escopo da pesquisa mo desigual uma das instituies mais antigas (ou tribunais ducais de contagem, por exemplo), que afirma muitas vezes aparecem como o desenvolvimento? e este exame legtimo e necessrio, mas ento permanece? Este o segundo passo? discernir as razes podem explicar a nouvellesPage extenso e significado 027

tomadas em um determinado momento, essas organizaes tradicionais, a sua transformao em Estados, ou seja, em conjuntos com um importante poltico e especialmente financeiro espera, consciente na frente do rei e seu conselho, poder, sujeito talvez, mas claramente distinta, representante, finalmente, de um modo infinitamente varivel, as vrias foras sociais do pas. Actualizar sementes, no est a detectar as causas de germinao. Mas estas causas, podemos esperar para descobrir, se permanecermos Artois (no caso de lidar com Estados artesianos), Bretanha (caso os Estados Breton), ou at mesmo se apenas ir olhos do reino da Frana? No, certamente no. Para isso, no s se perder no labirinto de uma multido de pequenos eventos locais, que sero levados a atribuir um valor que, provavelmente, nunca tiveram, e ns iremos, inevitavelmente, ao lado do ponto. Como um fenmeno geral, que no podem ser causas igualmente gerais, e se um fenmeno em toda a Europa, este o nico, preservando seu nome francs, liguei para a formao de estados. Em horrios variados, mas em geral muito pouco distante no tempo, vemos surgir em todos os lugares Estados

Frana, mas tambm na Alemanha, nos territrios, Stande (ambas as palavras significando curiosamente vizinhos), as Cortes na Espanha na Itlia, o Parliamenti. No at que o Parlamento Ingls, nascido em um ambiente poltico muito diferente, cujo desenvolvimento tem obedecido o movimento de idias e necessidades, muitas vezes semelhante ao que levou formao dos alemes Stndestaat chamar. Que no me entendam mal. Tenho plena conscincia do imenso valor de monografias locais, e eu no peo a todos os seus autores a ir alm de seus prprios estudos, para tornar a busca, por sua vez, a soluo do grande problema europeu que eu s indicar. Em vez disso, pedimos para estar ciente de que eles no podem, por si, cada um por sua vez, resolvlo. O principal servio que pode tornar-nos identificar os vrios fenmenos polticos e sociais, que precederam ou acompanhado em sua aparncia estado, provncia ou Stande e, assim, parece provvel que trePage 028 provisoriamente classificada entre as causas possveis deste nascimento. Neste levantamento, examinar os resultados j obtidos em outras regies, um pouco da histria comparativa em uma palavra, um guia til a sua ateno. A comparao geral, ento, vir, sem busca local seria intil preliminar, mas s pode, no mato faz imaginar, lembrar aqueles que tiveram uma ao geral, o real s.

No seria muito difcil, bom para dar outros exemplos. Parece claro, por exemplo, que os historiadores alemes, quando o estudo da formao de padres (pequenos estados que constituram os sculos XII e XIII, no interior do Imprio e soutirrent gradualmente a sua vantagem A maior parte do pblico) que muitas vezes deixou de considerar esse fenmeno como especificamente germnica como a consolidao separado no entanto, em Frana, os principados feudais? No entanto, outra ilustrao do cuidado que o mtodo comparativo deve inspirar historiadores muito inclinados a buscar a transformao social de causas puramente locais: a evoluo da manso, os ltimos sculos da Idade Mdia e incio dos tempos modernos. Senhores, ameaou sua diminuio de renda, em termos reais, em dinheiro anuidade, em seguida, tomou, pela primeira vez, uma conscincia perfeitamente clara de empobrecimento, gotejamento, colocar um longo tempo agora, as suas fortunas Risco [1], eles estavam preocupados em todos os pases para combater este perigo. Eles utilizado para este fim,

dependendo da localizao, significa muito diferente e mais ou menos eficazes: aumento de alguns produtos casuais, Pgina 029

cujo costume no era estritamente montante fixado (Ingls fina) de substituio, onde era legalmente possvel alugar o dinheiro do aluguel em espcie, proporcional colheita (quando, na Frana, a grande extenso meao) desapropriao brutal de inquilinos tambm obtidos aqui e ali por processos de natureza muito diferentes (Inglaterra, Alemanha Oriental). O esforo, em seu princpio, foi o ponto de aplicao geral e mais sucesso variou ao extremo. Ento aqui a comparao nos convida a ver, um ambiente nacional para outra, diferenas fortemente marcadas? veremos em um momento que este um de seus principais interesses? Mas isso requer de ns, ao mesmo tempo, para ver o primeiro impulso que deu luz a uma tal variedade de resultados de um fenmeno europeu, causas passveis apenas europeus. Esforar-se para explicar a formao do Mecklenburg Gutsherrschaft ou Pomernia, grilagem de terras pelo escudeiro Ingls, apenas com fatos encontrados em Mecklenburg, Pomerania, na Inglaterra, e no encontrar-se tambm perderia tempo um jogo de mente em vez oco. [1]

Parte VI: Mas vamos manter um equvoco que mthodePage 030

comparado sofreu demais. Muitas vezes acreditamos, ou afetar a acreditar, que no tem outro propsito do que as semelhanas de caa, acusado de boa vontade para resolver analogias foradas e at mesmo, na ocasio, para inventar, arbitrariamente supondo que eu no sei como necessrio paralelismo entre os vrios desenvolvimentos. Escusado ser investigar se essas crticas foram, por vezes, parecia ter justificado, tambm certo que o mtodo e praticada, seria um mau caricatura. Precisamente projetado, tem todo o interesse percepo especialmente agudo das diferenas, estas so originais ou resultantes de caminhos divergentes tomadas a partir do mesmo ponto de partida. Cabea em um livro para marquer que o desenvolvimento das lnguas germnicas tm especial entre todas as lnguas indo-europias, M. Meillet uma vez

props a lingstica comparativa, como uma de suas tarefas essenciais, um esforo sustentado para destacar a singularidade de diferentes lnguas. [1] A mesma histria comparativa deve limpar as empresas originalitdes diferentes. suprfluo observar que pouco trabalho mais delicado do que isso, nem que mais imperiosamente requer uma comparao metdica? Determinar no s de grande porte, que dois objectos no so o mesmo, mas ainda? tarefa infinitamente mais difcil, mas tambm muito mais interessante? caracteres especficos pelos quais eles diferem, obviamente, implica, como primeiro passo, contemplamos deles, por sua vez.

Acima de tudo, temos que limpar o terreno de semelhanas falsos, que so muitas vezes como homnimos. insidioso. Quantas vezes ns no temos tratado como o equivalente a condio de servo feudal Ingls XIII, sculos XIV e XV, e francs servido! Certamente uma instituio para outra, de um olhar com pressa acredita facilmente encontrar pontos de semelhana. Servo e feio so ambos considerados, tanto pelos advogados e pela opinio pblica, como privada de liberdade, como tal qualificada em alguns textos latinos usados em (escritores ingleses, quando Page 031

eles falam francs, dificilmente hesite em usar como sinnimo de servo vilo) Finalmente, em virtude da falta de liberdade eo nome servil facilmente assimilados pelos povos cultos, os escravos romanos. Analogia superficial: o conceito de liberdade no mudou muito em contedo, dependendo do ambiente e do tempo. De facto, a instituio da condio de servo feudal especificamente Ingls. Vinogradoff como tem sido demonstrado, em uma obra j clssica [1], tem seu desenvolvimento de carter original, em particular, o ambiente poltico em que nasceu.

Na segunda metade do sculo XII, muito mais cedo do que seus vizinhos na Frana, portanto, reconhecer os reis ingleses feitas por todo o pas, a autoridade dos tribunais. Mas este incio era o seu resgate. O estado da sociedade como era ento constituda, os juzes reais imps o respeito de uma fronteira, eles no devem ser tomadas antes do final da Idade Mdia que tinham que fazer no uma regra nunca ocorrem entre os senhores e os homens que ocupavam essas terras em condio de servo feudal, isto despesa realeza e especialmente tarefas, definir-se como o costume da manso (conhecido na manso na Inglaterra). Estes inquilinos eram, em sua origem, condies muito diferentes: alguns? viles prprios? passado para livre, porque dependia do Senhor s por causa de seu mandato, a que pertencem os outros villa? Nativi servido? foram anexados ao mestre por um pessoal e hereditrio, onde se viu naquele momento uma marca de servido. Mas todos, independentemente do seu estatuto tradicional, foram mantidos afastados pela Justia real, em suas relaes com seus senhores (e em outros lugares nestes relatrios apenas), eles completamente escapou da ao dos tribunais estaduais e, por conseguinte, que a lei aplicada e desenvolvida pelos tribunais, a lei comum do reino. O resultado foi que, durante o sculo XIII, devido incapacidade da cidade, a 032 mais aparente e Lapage

mais prejudicial que se possa imaginar, eles amalgamados, apesar das diferenas iniciais em uma nica classe. No sem dificuldade que os advogados foram capazes de definir novo grupo formado por elementos to dspares. Mas eles concordaram rapidamente, ea linguagem comum com eles, para reservar o nome livre somente aqueles entre os sditos do rei, sua corte protegido contra todos. Era um novo conceito de liberdade [1]. O vilo do passado, isto , o guardio puro, se assim posso dizer, deixou de ser classificado entre homines lesliberi e foi confundido com servus hereditrias, Nativus, porque ele era, como ele, privado de qualquer recurso corte real. As duas palavras servus e vilo foram tratados como sinnimos. Essa coisa est quase pronto para o ano de 1300. Ao mesmo tempo, algumas despesas, essencialmente servis? direitos sobre casamento, incluindo? que no tinha, em princpio, influncia na posteridade ex serviu para gradualmente alargado, pelo menos em muitas manses, todos os viles, o novo significado da palavra. Este tipo de contgio, bastante comum nas sociedades medievais, ocorreu aqui com facilidade especial: a assimilao foi provavelmente excessiva, mas como suas vtimas tivessem sido capazes de efetivamente

protestar, uma vez que, por definio, eles no poderiam reclamar antes que a justia senhorial, que , antes de o destinatrio abuso mesmo? E logo foi acordado que a condio de servo feudal como a servido de idade, foi transmitida pelo sangue. Este movimento em direo a herana era consistente com as tendncias gerais da poca. Aqui foi novamente precipitado por uma circunstncia particular. s vezes, ocasionalmente, uma pessoa idosa adquiriu uma condio de servo feudal mandato. Naturalmente, a terra entre os novos mos, Pgina 033 permaneceu sujeito a todos os encargos e todas as deficincias que anteriormente tinha atingido, e que o comprador no podia ignorar: incluindo a privao de qualquer proteo possessria vis--vis o Senhor, pelos tribunais real . Mas o titular em si? um grande deste mundo, talvez? como eles poderiam ter pensado que a rejeitar, de repente entre os no-livres? Foi bem reintroduzir uma distino entre a condio da terra e do homem, e concordam em considerar como os descendentes viles? mas todos os descendentes? inquilinos primitivos. Uma nova casta, uma casta humilde foi criado. Ele essencialmente definida por uma caracterstica de tericos de direito pblico prontamente expressa da seguinte forma: o vilo servo ou escravo (servus) de seu senhor ouvir: entre ele e seu senhor, algum? at mesmo o rei? no interveio.

Na Frana, nada disso. Progresso da corte real que havia muito mais tarde e oprrent de outra maneira. Ponto de grandes ordenanas legislativos, como os de Henrique II da Inglaterra. Avaliao meio ponto rigorosos de ao para os litigantes por tribunais real (writs ingls). Foi uma srie de invases, muitas vezes mal premeditado, que o povo do rei aqui antes, tambm muitos anos mais tarde, atraindo-os, por vezes, um caso, s vezes um passo seguro em seu imprio pases. Mas suas conquistas, por causa de sua lentido e porque, pelo menos inicialmente, no fazer guiada terica, penetraram mais. A jurisdio senhorial, poderes amlgama de origem muito diversa, difuso, tanto em Frana e Inglaterra, em grupos de dependentes extremamente diferentes vassalos militares, burgueses, arrendatrios livres, servos. Mas a monarquia francesa tratada como um todo. Os cortes reais seqestrado ou esquerda para senhor julgamento individual deste ou daquele tipo de julgamento ou no insistiu no reconhecimento do direito de recorrer, mas sem fazer qualquer distino de princpio

entre os sujeitos da manso. De modo que entre o senhor e seu inquilino real juiz, gradualmente escorregou. No h razo, portanto, no apareceu para assimilar o goleiro servo livre chamado na Frana muito feio. Estas duas categorias de homens permanecem at o final ctePage 034

lado. O francs servo no incio do sculo XII, servus, Nativus ou Ingls thow mesmo tempo, tinha pertencido s condies legais so muito semelhantes, perfeitamente lcito trat-los como dois aspectos de uma nica instituio. na Inglaterra condio de servo feudal treinamento. Qualquer paralelismo cessa. Os franceses do sculo XIV servo, o servo ou vilo do Ingls ao mesmo tempo? so duas classes totalmente diferentes. Valer a pena o trabalho de comparar? Certamente, mas desta vez, para marcar seus contrastes, que expressa um contraste impressionante entre o desenvolvimento das duas naes. [1]

Deixe-nos ainda mais longe nos pormenores da comparao. Nem sempre foi fcil, em Ingls manso sculos XIII e XIV, diagnosticar, certamente, entre os direitos de propriedade, os termos de que eram infinitos, aqueles a ser agrupados sob o nome da posse da condio de servo feudal e assim, cuidadosamente colocar de lado a massa, tambm multicolorido, mandatos que foi reservado para a livre epteto. No entanto, foi necessrio chegar a acordo sobre alguns critrios sobre fixo, porque era necessrio para determinar o que a terra e, conseqentemente, pelo menos inicialmente, os inquilinos, que a justia do rei, desaparecendo a justia senhorial, dispensada a proteger. Preocupada em identificar essas caractersticas, os advogados acreditavam, por vezes, encontrar na natureza dos servios que pesavam sobre a terra. Eles construram um servio de viles noo [2]. Foi decidido realizar a tarefa para fazenda sintomtico quando includo proporcionando um grande nmero de dias de trabalho e, especialmente, uma certa indeterminao na figura mesmo journesPage 035

fornecida, ou pelo menos em seus trabalhos para a esquerda e outra no senhor arbitrrio, e era geralmente aceite que a obrigao de agir como chefe da aldeia (o Reeve, bastante semelhante ao starost com que temos familiarizado romances russos) tambm deve ser considerada como enferma a liberdade dos que foram forados, devido sua posse, aceitar, querendo ou no, essa carga pesada. Na definio dessas normas, no tericos e juzes ingleses inventaram nada. Eles s desenhar uma corrente de representaes coletivas, mais ou menos vagamente desenvolvido h muito tempo por sociedades medievais, os do continente, bem como da ilha. A idia de que fazenda trabalhar-se algo incompatvel com a liberdade encontra velhos instintos da alma humana, ela falou aos tempos brbaros na palavra pera Servlia freqentemente usado para descrever este tipo de obras. A idia de que o inquilino servus livre difere pelo carter indeterminado de tarefas que submetido, nascido contraste original entre escravido e os colonos tinham grande fora na Glia carolngia e Itlia. Ele nunca desapareceu completamente. Em Capetian Frana chamado no uma comumente franquias privilgios sem eliminar cargas de agricultores, especialmente o limite estabelecido? Quanto obrigao de aceitar o Senhor, independentemente da carga global de tarefas, ou como um servio especializado que lhe agrada a nomear (obrigao limitada, na Inglaterra, para o cargo de Reeve), foi na Alemanha, muitos lugares para as pessoas imposta a condio de no-livre, e na Frana essa noo, menos geralmente aceita, no entanto, deixou o sculo XII, em particular, os poucos vestgios nos [1] textos. Mas na Frana (de me limitar a isso) essas idias juntos, nunca no mobilado quaisquer elementos de construo legais preciso. Uma delas, isoladamente,? um que enfatizou o carter degradante ligado a ocupaes agrcolas? foi usado, verdade, a partir do sculo XIII, para marcar uma linha ntida do que antes da separao de classes. Mas no era, como na Inglaterra, o limite entre libresPage 036 e no-livre serviu para corrigi-lo, ele foi usado como um dos traos que podero distinguir o nobre (que irrevogvel, o trabalho manual considerado uma forma de drogement) multido de no- nobres, que sempre compreendido, e mais e mais, as pessoas achavam que ningum iria recusar-se a liberdade. Mas ns no caracteriza a tentao, tambm na Frana, no-livre pelos servios particulares que ele foi exigido? Parece que o sentimento popular no era completamente estranha para representaes deste tipo. A Gonesse, perto de Paris, para o sculo XIII vi alguns servos inquilinos tratados por seus vizinhos, por causa de tarefas especiais, que foram apresentados,

incluindo o dever de escoltar os presos, que foi realizada desonrosa . Mas eles facilmente reconhecida pelo rei que, legalmente falando, sua liberdade no era questionvel. [1] Advogado, nunca tribunal francs j recorreu para definir os servos, um critrio baseado servios. Ento, aqui estamos diante de um dos aspectos mais marcantes que podem introduzir discrepncias entre duas empresas-me: as duas partes tendncias semelhantes, mas de um lado eles permanecem indistinta, amorfa e desprovida de sanes formais, perdido em essa massa confusa de idias e sentimentos chamada opinio pblica, por outro lado, eles florescem muito e so incorporados em instituies legais para contornos estritamente presos.

pena fazer uma pausa por um momento em aulas de histria em sociedades medievais, nenhum estudo mais fcil detectar discrepncias entre essas empresas profundo, to profundo, de fato, que permanecem pouco necessidade quase inexplicvel para o momento, pelo menos, confinado ao ver. Deixe-nos, para comear, na Europa Ocidental e Central, para os sculos X e XI. A idia de que o nascimento entre os homens diferenas incalculveis, comuns a quase todo o tempo, no era to ausente consciences.Page 037

Em 987, para justificar o exclusivo votou contra Charles de Lorena, candidato ao trono da Frana e herdeira legtima carolngia, Arcebispo Auberon,? ou, se se preferir, o historiador Richer, colocando o nome do prelado um discurso pode ser feita a partir do zero, mas certamente consistente com as idias da poca? invocou o casamento contrado pelo requerente, abaixo de sua classificao na classe dos vassalos. [1] E o que um filho de um cavaleiro tinha concordado em realizar a sua igual ao filho de um servo, ou mesmo um vilo? Que no haja engano, no entanto: a hereditariedade, como o criador da lei, tinha, na poca, uma potncia relativamente baixa. A empresa foi constituda menos por um escalonamento castas, que se distingue pelo sangue, como um pacote, grupos e emaranhados com base em relaes de dependncia e de proteo desses relacionamentos e obedincia foram concebidos como o mais forte que possa imaginar. Mesmo no caso de Carlos Lorena, so muito cuidadosos para virar o

argumento de que desliza como Auberon de forma espontnea. Provavelmente, o primeiro bispo critica prncipe combinao ruim um carolngia si: Casou-se em vassalos de ordem de uma mulher que no era sua igual. Mas imediatamente, lembrando que o pai desta pessoa tinha servido os duques de Frana, ele acrescenta: Como o Gro-Duque (Hugh Capet) sofrem para ser rainha por uma mulher tirada seus vassalos prprios? Essa a questo imediatamente implementado em um nvel pessoal. Somente a condio servil foi realizada estritamente hereditria ainda no era ela em uso, absolutamente incompatvel com cavalheirismo. Quanto ao direito de homens livres, embora seja verdade que ele ofereceu, na prtica, tons infinitos, eles realizaram diferenas de lugares, variantes de relaes contratuais, o status social do indivduo, tais como no no nascimento. Vieram os sculos XII e XIII. Uma mudana silenciosa, mas decisivo pegou em idias e de direito. A fora dos laos pessoais desbotadas; vez tributo mos, tambm muito lentamente, solenidade bastante vazio, o servo, o homem de Francs corpo foi assim concebido como menos humano seu senhor, e como membro de uma classe desprezada. Cerca de 038 desPage classes com base na hereditariedade, cada uma com suas prprias regras legais, foram formados. Mas o que diferenas de riqueza neste desenvolvimento [1]! Inglaterra, villainagese solidamente, mas quase a nica classe real. Entre homens livres, no existem diferenas de direito. Na Frana, os baixos nveis aparece servido, cujos membros agora no pode acessar o cavaleiro acima, a nobreza gradualmente distingue do resto da populao atravs de uma srie de caractersticas (que so sobreviventes, por vezes, meros irms m de idade) que afetam direito privado, direito penal, direito tributrio. Na Alemanha, finalmente, a partir do sculo XIII, a idia de hierarquia ocorre com a fertilidade incomparvel. Cavaleiros servos, a consolidao do sentimento de classe mesmo havia sumido na Frana, tornando-se, na Alemanha, o ncleo, ou at mesmo no Sul, duas bem definidas as classes sociais. Nobreza, por um lado, a massa do desdobramento outro servis numa srie de seces sobrepostas todos os nobres no esto entre euxebenbrtig no tm connubium. E os advogados, a prtica de desenhar, construir, para ajustar o ranking das partes superiores da empresa, o duHeerschild famosa teoria, eles imaginam uma espcie de escala, onde cada grupo tem seu lugar fixo em um dos bares e todo aquele que pertence a um desses grupos no podem, sem declnio, aceitar um feudo de um homem que est abaixo dele.

Sociedades vizinhas e contemporneas, ambos os lados de uma mudana na mesma direo, que incide sobre a priorizao e hereditariedade, mas no curso e os resultados dessa evoluo, diferenas de grau tal que eles quase equivalentes para detectar diferenas na natureza e em qualquer caso, entre os meios de comunicao envolvidos, antteses caractersticas: o que vem para nos mostrar o exemplo que muito brevemente indicado. Outras oposies, mais fcil de entender, se no explicar, resultou em uma outra forma de divergncia em uma dada sociedade ao longo mantida em um apagamento empresa vizinha, instituies que, originalmente, eram comuns a ambos. Na altura caro Pgina-039

lingienne sobre o futuro territrio da Frana, como o que viria a ser a Alemanha, cada manso, a maior parte da poro reservada para os inquilinos do solo foi dividido em manses (ento eles disseram, na maioria dos casos, pases da novela) ou Hufen (tal era o termo germnico comumente traduzido em latim por mansus). Muitas vezes, ns vimos muitas famlias de agricultores estabelecidos na manso mesmo. Este ltimo, sob o senhor no era menos uma unidade, a manso, em sua totalidade, no por fraes, em pedaos de terrenos ou de edifcios que foi composta, pesaram encargos e servios em nunca princpio, qualquer uma dessas clulas pequenas devem ser divididos terra. Movendo-se para Frana por volta do ano 1200. Quase em nenhum lugar h mais conversa de manso, no sentido de unidade cadastral (onde a palavra existe nas formas de Roman Meix ou mas, com significado, bem diferente do home center Operao rural [1]). Os editores da maioria das cartas no avaliam a magnitude dos senhorios, indicando o nmero de manses que eles contm. Os censiers, ou listas de taxas cobradas pelo senhor, e no apenas uma lista do passado, como manses, se proceda ou, em grande detalhe, pedao de terra por unidade de terra, ou pelo menos indivduo por indivduo. que no h mais capacidade de mandatos fixos. Campo, vinha curtilage, pode ser, independentemente um do outro, dividido entre os herdeiros ou compradores diferentes. Na Alemanha, contra a Hufe ele permanece fragmento proibido continuou a formar, na maioria dos estados, as rendas fiscais de base ou servios. Ela vai acabar, verdade, tambm desaparecem, mas lentamente e muitas vezes o nome do que de fato, porque at ao fim do regime senhorial, os senhores alemes procuram manter, por

vrios meios, o princpio da indivisibilidade dos mandatos: esforos, ao que parece, quase estranho a seus homlogos franceses. Contraste paratPage 040 embora extremamente antiga, j que a manso em runas, na parte ocidental do antigo Imprio franco atestada logo no reinado de Carlos, o Calvo. [1] Eu no quero nem tentar aqui para examinar as razes. Mas confessou, eu acho, do que qualquer histria francesa ou alem rural que iria perder a questo negligencia um aspecto essencial de seu trabalho. Um olhar apenas para um dos dois pases, a morte da manso aqui, no h sobrevivncia, pode parecer natural todos esses fenmenos, que no precisa nem de uma explicao. A comparao mostra que no h apenas um problema. Grande servio! porque no h nada mais perigoso em todos os nveis da cincia, a tentao natural de encontrar?

Parte VII: Lingustica comparativa pode muito bem oferecer, hoje, como uma das suas funes essenciais, para identificar os personagens originais de lnguas diferentes. No verdade que o seu esforo essencial levados primeiro para um outro lado para a determinao de paternidade e de parentesco entre as lnguas, para buscar as lnguas maternas. A demarcao da reconstruo indo-europeu, hipottico, claro, mas em conjecturas bem segurado, o original indo-europeia em suas caractersticas bsicas, estes so alguns dos triunfos mais brilhantes de um mtodo conjunto na comparao. A histria da organizao social , a este respeito, em uma situao muito menos favorvel. que a linguagem tem muito mais um reforo e mais fcil de definir do que qualquer sistema de instituies: da a relativa simplicidade do problema de filiaes lingusticas. Ele no encontrou, at agora, escreve Meillet, de onde foram levados a acreditar que o sistema morfolgica de uma lngua uma mistura de morfologias de duas lnguas distintas. Em todos os casos observados at agora, h 041 SomePage

continua a tradio de uma linguagem que esta tradio de tipo comum: a transmisso da lngua do antigo para o novo, ou devido a uma mudana na lngua. Mas suponhamos que, em algum momento, encontramos exemplos deste fenmeno hoje desconhecidos misturas entre linguagens reais. Que dia? Eu continuo a citar M. Meillet?

lingustica ir desenvolver novos mtodos [1]. No entanto, este mistura hiptese formidvel, que, se isso viesse a acontecer em termos de linguagem, teria problemas na cincia do homem, mais precisamente segura de si em cada momento da histria das empresas ver imposta pelos fatos. Seja qual for o francs tinha sofrido muito em seu vocabulrio, e provavelmente tambm em sua influncia fontica das lnguas germnicas, no resultar em menos processamento, muitas vezes involuntria e inconsciente, em sujeitos falantes, do latim da Glia romana, os descendentes de alemes que adotaram os dialetos romances verdadeiramente passados de uma lngua para outra. Mas a sociedade francesa da Idade Mdia, quem se atreveria a dar uma transformao da sociedade galo-romana absoluta? Histria comparativa capaz de revelar, entre as sociedades humanas, interaes anteriormente desconhecidos; esperar sobre ela que unio de empresas anteriormente considerados desprovidos de qualquer relacionamento, ele nos leva a descobrir Nesses grupos, fraes partes, em uma data de incio, um pai, previamente insuspeito, seria manter a esperana de ser quase sempre desapontado.

Em alguns casos excepcionais, no entanto, a comparao pode detectar, entre as empresas historicamente muito diferentes, relatrios muito antigos, que obviamente no pode ser feito sem uma temeridade absurdo concluir descendncia comum, mas que levam, no mnimo, a admitir a existncia em um perodo muito cedo, em uma comunidade de civilizao. A idia de usar o estudo para reconstruir o mapa costumes agrria tnica da Europa antes do testemunho escrito, veio longas vrios pesquisadores. Todo mundo conhece a Meitzen grande esforo. Reconhece-se, hoje, que foi falncia. Sem discutir iciPage 042

detalhadamente as causas desta falha ser permitida a indicar sucintamente o mtodo essencial da falha deve ser responsabilizado. Meitzen: 1o confundido o estudo de vrias classes de fatos, que teria levado no caminho certo, comeando com sever: habitat e os campos do formulrio; 2o ele aplicou a natureza primitiva de muitos fenmenos observados no perodo histrico, muitas vezes, muito perto de ns,

esquecendo que eles podem muito bem resultar de transformaes relativamente recentes; 3o est ligado muito exclusivamente ao exame dos fatos de natureza material, custa dos costumes sociais que esses fatos so, em parte, que a traduo sensvel; 4o reteve como elementos grupos tnicos que historicamente documentados? Celtas, alemes, eslavos, etc.,? todos eram recm-chegados em seu habitat, assim, recusando, preconceito, qualquer ao da massa annima de pessoas previamente estabelecidos no cho? o substrato, para falar como os linguistas? que no h evidncias, no entanto, ou eles foram destrudos pelas invases, ou eles tiveram que abandonar completamente suas irms m antigos. H uma grande lio a ser aprendida com esses erros: no abandonar a investigao buscar um mtodo mais seguro e criticamente mais sbio. Agora, algumas concluses de facto so necessrias. Os rurais locais fragmentados participaes em longas reas estreitas, sem cercas, vastas reas cobertas na Europa: Inglaterra, Norte de Frana e Alemanha Central quase inteiramente, e provavelmente uma grande parte da Polnia e Rssia. Ele se ope ilha formam campos muito diferentes, quase quadrados no sul da Frana, canetas, nas regies ocidentais da Frana e da Inglaterra. Em suma, o mapa de terra da Europa est em conflito total com o mapa poltico e mapa lingustico. , talvez, o seu passado. Pelo menos, esta uma especulao que pode formar. Estamos no momento de reunir os fatos, no para expliclos. Nos limitar a extenso to marcante atravs de empresas, tudo parecia separado, o primeiro tipo de terra mencionados acima (e muitas parcelas em aberto com participaes fragmentadas), muito bvio, a priori, que as hipteses explicativas muito diferente ir, por sua vez, trePage 043 testado: no s a civilizao comunidade primordial, mas tambm emprestando radiao em torno de um centro primitivo de processos tcnicos. Uma coisa certa. Ns nunca iremos ter em conta as open-campo ingls, alemo campos Gewanndorf Aberto da Frana, no olhando a cada vez, na Inglaterra, a Alemanha ou a Frana.

Bem, ensinando a mais clara e talvez o mais imperativo que ns damos histria comparativa, que tempo, de fato, considerar quebrar desatualizados compartimentos topogrficos onde pretendem colocar as realidades social: eles no so na medida em que o contedo que ns nos esforamos para pressionar. Um erudito estimvel uma vez

escreveu um livro inteiro sobre os Templrios em Eure-et-Loir [1]. Ns sorrimos alegremente ingenuidade. Ser que estamos realmente certeza que todos os historiadores de que no estamos a cair quase sempre na mesma armadilha? Embora no habitual para transpor nos departamentos da Idade Mdia. Mas as fronteiras dos estados existentes, quantas vezes no acredita que encontramos neles um quadro conveniente para estudar uma das instituies especificidades jurdicas e econmicas do passado? Duas vezes falha. Anacronismo primeiro e mais bvio por que a f cega em uma vaga de predestinao histrica algum poderia ser levado a atribuir qualquer significado dessas parcelas, uma existncia pr-natal, por assim dizer, antes do momento exato em que a complexa interao de guerras e tratados o fixo? Erro fundamental tambm, e continua sendo, apesar de, por um mtodo mais rigoroso, aparentemente, ns fizemos a escolha de divises polticas, administrativas ou nacionais fatos contemporneos que so objecto de investigao: de onde vimos que fenmenos sociais, a qualquer tempo, por unanimidade preso desenvolvimento dos mesmos limites, que so, precisamente, aqueles de dominao poltica ou nacionalidades? Todo mundo sabe que a linha, ou se o onpage 044

quer no a zona marginal entre os dialetos de langue d'leo e langue d'oc daqueles, nem a demarcao para a lngua germnica do leo em si, corresponde a qualquer fronteira do Estado ou senhorio alta. o mesmo para muitos outros fatos da civilizao. Estudar as cidades francesas da Idade Mdia, quando renascimento urbano: confuso em uma viso dois objetos heterogneos quase tudo, exceto o nome: as antigas cidades do Mediterrneo, os centros tradicionais de vida do pas plana, oppida ocupado em permanncia pelos senhores poderosos cavaleiros e cidades no resto da Frana, povoada em sua maioria por comerciantes e recriou-los. Este tipo urbano no entanto, por qualquer golpe do cinzel, enquanto arbitrrias, separados tipos similares de Rhenish Alemanha? O senhorio na Frana medieval: o historiador que comeou a estudar a norte do Loire, que ele no se sente, quando folheando Languedoc textos, muitas vezes, mais desorientado quando seus olhos esto a documentos ou at mesmo Hainaut Moselle?

Cada aspecto da vida social europeu em seus vrios momentos, ele vai, se voc quer, finalmente, quebrar o artificial, encontrar o seu prprio contexto geogrfico, determinado no de fora, mas de dentro. Pesquisar difcil e exigir muito cuidado e julgamento interminvel e erro. Recusar-se a considerar seria uma admisso de preguia. Parte VIII: Na prtica, como funciona? Escusado ser dizer que a comparao ser de valor s se for com base em estudos feitos, detalhados, crtico e bem documentada. No menos evidente que a enfermidade das foras humanas proibida sonho para pesquisas em primeira mo, os quadros geogrficos ou de tempo muito grande. Inevitavelmente trabalho comparativo em si ainda ser restrito a uma pequena parte dos historiadores. Ser que ainda pode ser hora de pensar e organizar notammentPage 045

para dar-lhe um lugar nas Universidades de educao [1]. Ns no escondem, no entanto: como estudos especiais ainda so, em muitas reas, muito pouco progresso, no pode-se mover-se muito lentamente. sempre a anlise velha palavra de anos para um dia de sntese [1]. Mas muitas vezes citado mxima, sem adicionar a correo necessria: a anlise ser utilizado para a sntese se, desde o incio, ela cuida e servir.

Os autores de monografias, repita seu dever de ler o que foi publicado antes deles, em assuntos semelhantes aos seus, no s como eles so todos sobre sua prpria regio, no s Da mesma forma, como so quase todas sobre as regies adjacentes, mas que muitas vezes negligenciado durante sociedades mais distantes, separados daqueles que estudam pela poltica ou nacionalidade. Atrevo-me a acrescentar, no apenas livros gerais, mas tambm, se possvel, monografias detalhadas, de natureza semelhante aos que se comprometem a: eles so, como de costume, singularmente mais animada e alimentados como a exata vasto. Nessas leituras, eles vo encontrar elementos de seu

questionrio e, talvez, os pressupostos especficos, diretrizes para orientar a pesquisa at o prprio progresso do mesmo aconselhar, ao longo da estrada, Pgina 046

rectificao ou abandono. Eles aprendem a no atribuir demasiada importncia s causas pseudo locais, ao mesmo tempo, eles vo ser sensveis s diferenas especficas.

Convidar estudiosos para a investigao preliminar atravs dos livros, no tambm oferecer-lhes um caminho de todos juntos. Eu no quero tratar de detalhes desconfortos fsicos. Por que, no entanto, no se lembrar de que eles so grandes? informao bibliogrfica difcil de obter, e as prprias obras, o acesso ainda mais difcil. Boa organizao de bibliotecas internacionais de crdito, tornam-se mais rpida e estendido a alguns dos principais pases que at agora zelosamente guardados sua riqueza, faria mais para o futuro da histria comparativa, um monte de bons conselhos. Mas o principal obstculo intelectual, ele tem hbitos de trabalho, certamente no impossvel de reforma. O linguista, que dedicou especificamente para o estudo da lngua, sente-se a necessidade de coletar algumas informaes sobre as caractersticas gerais de outro idioma, no h problemas geralmente muito. Gramtica de consult-lo apresenta os fatos agrupados de acordo com uma classificao no muito longe do que ele usa a si mesmo e os expe a utilizao de frmulas mais ou menos semelhantes s que ele tem a chave. O historiador menos feliz! Se familiarizar com a empresa francesa, por exemplo, e ansioso para enfrentar qualquer aspecto com o que uma empresa vizinha, dizem que a empresa alem, pode oferecer semelhante, que ele inverte alguns livros sobre o ltimo? mesmo esta livros mais bsicos,? de repente ele acredita cegamente entrar em um novo mundo. Lngua diferente? no exatamente, porque nada impede, em princpio, que a partir de uma lngua para outra, os cientistas so dois vocabulrios quase exatamente. As cincias naturais nos fornecem muitos exemplos de tais correspondncias. O que

importante que o trabalho no livro alemo francs, as palavras geralmente no se sobrepem ponto. Como fazer Hrige alemo para o francs? Goleiro alemo, o francs? Prevemos muitas tradues possveis, mas so ou parfrases (o senhorio dependente para Hrigen) ou aproximaes (Zinsleute s se aplicaria a inquilinos em censive, 047 casos particulierPage

um conceito mais geral [1]), e tambm, muitas vezes? Tal o caso de equivalncia propus Hrigen? expresses habituais mal que os livros no usar. Mesmo se essa falta de paralelismo explicado por uma fidelidade muito teimoso, guardado em ambos os lados, o uso do vernculo medieval cujas diferenas so um fato da histria que temos de aceitar. Longe disso! A maioria destes termos dissonantes, so os historiadores que fabricados, ou pelo menos tm tanto clarificou e alargou o significado. Temos, com ou sem razo, mais ou menos inconscientemente, desenvolvido vocabulrios tcnicos. Cada escola construiu seu nacional, independentemente do vizinho. Histria da Europa tornou-se uma verdadeira Babel. Assim, para os pesquisadores inexperientes? pesquisador e que, depois de tudo, quando o destino do domnio nacional, no merece esse epteto? ? os perigos mais formidveis. Em relao a um trabalhador que foi estudar em um pas ex-alemo, um comunal operado por vrias aldeias juntos, que dizer que as obras alemes, pelo menos at uma determinada data, chamar um Mark [2] Eu tinha muita dificuldade em convenc-lo de que prticas semelhantes existiram e s vezes at mesmo fora da Alemanha, em muitos pases, particularmente em Frana, porque para este tipo de livros franceses comunais n ' no tenho nenhuma palavra em particular.

Mas a discrepncia de vocabulrios dificilmente expressar uma falta de harmonia profunda. De ambos os lados, seja de Francs, Alemo, Italiano, Ingls, quase nunca as mesmas perguntas so feitas. Citei um exemplo dessa incompreenso perptua sobre as transformaes agrrias. No seria difcil produzir outros igualmente impressionante: sobre a ministerial, at recentemente completamente negligenciada, FrancePage 048

e na Inglaterra, as descries da sociedade medieval, sobre os direitos da justia, apresentadas em diferentes pases de acordo com o ranking completamente diferente. Um historiador isso levanta a questo de saber se tal instituio ou como resultado de seu passado nacional pode ser encontrada em outros lugares, com o que muda, o que impede qualquer desenvolvimento ou desenvolvimento? muitas vezes impossvel de satisfazer a curiosidade legtima, porque quando ele no encontra nada a este respeito, nos livros que consultam, ele sempre pode duvidar de que este silncio dos livros deve ser explicada pelo silncio das coisas, ou esquecendo que sofreu um grande problema.

Ele vai, eu acredito que, neste Congresso, muita conversa de reconciliao dos povos da histria. No tenha medo Eu no vou aqui tratar este tema de improviso entre todos complicado. Histria comparativa, como eu entendo, uma disciplina cientfica todos voltados para o conhecimento, para no praticar. Mas o que a reconciliao de nossa terminologia e os nossos questionrios? Envie-nos acima de todos os autores de manuais gerais e seu papel como informantes e como um guia essencial. Ns no pedimos para o momento, a abandonar o quadro nacional, onde eles geralmente contm, obviamente artificial, mas as exigncias prticas ainda necessrios. apenas gradualmente que a cincia acontece, neste ponto, uma adaptao mais precisa para os fatos. Mas ns oramos, agora, no se esquea que vai ser lido fora das fronteiras. Ns imploramos a Ele, como ns j fizemos para os autores de monografias para ser guiado no seu plano, a posio das questes que eles levantam, nas palavras que usam, as lies aprendidas com o trabalho realizado em outros pases. Assim, pela boa vontade mtua, uma linguagem cientfica comum? no sentido mais elevado da palavra, tanto a coleta de sinais e rankings? ser formado gradualmente. Histria comparativa, mais fcil de entender e de usar, o seu esprito vai animar estudos locais, sem a qual ele no pode fazer nada, mas sem ele, levaria a nenhuma. Em uma palavra, parar, se voc no se importa, porque para sempre, a histria nacional histria nacional sem entendimento. Um dilogo entre surdos dontPage 049

cada um responde a todas as perguntas atravs do outro, uma comdia truque velho, bem feito para levantar o riso de uma audincia rpida alegria, mas no um exerccio intelectual bem recomendado.

Marc Bloch.

S-ar putea să vă placă și