Sunteți pe pagina 1din 7

1

PROCESSO DA REENCARNAO
INTRODUO
Quis Deus que a evoluo dos seres por Ele criados se desse pela reencarnao. Dessa forma, reencarnamos para que possamos nos redimir de erros cometidos em vidas passadas, sendo que como encarnados, temos a possibilidade de evoluir tanto espiritualmente como em conhecimentos e tambm nos dada a oportunidade de colocarmos nossa vontade de evoluir prova. Devido individualidade do esprito, os processos de desencarne e de reencarnao no se do de forma igual para todos os espritos, sendo distintos para cada esprito e de acordo com as necessidades de evoluo de cada um. Podemos dizer, grosso modo, que cada caso um caso! Porm, para efeito de estudo, classificamos esses processos para facilitar o entendimento, lembrando sempre que as categorias descritas no se esgotam em absoluto. Em uma primeira abordagem podemos dividir essas categorias em trs diferentes tipos bsicos, a saber: 1) Espritos procedentes de regies de vibraes pesadas (as que denominamos regies inferiores) e que necessitam de amplo apoio da Espiritualidade, pois sero necessrios grandes esforos para que esses espritos possam, atravs de magnetizaes constantes, alcanar a inconscincia necessria reencarnao; 2) Espritos com grande elevao espiritual que vo reencarnar em misses apostlicas de iluminao e servios e que quase ou nenhum trabalho do durante seu processo reencarnatrio. 3) Espritos medianos que no possuem elevao espiritual suficiente para se desvencilhar da ajuda da Espiritualidade. Nesse ltimo tipo podemos incluir a grande maioria dos seres que iro encanar na Terra.

FINALIDADE DA REENCARNAO
O autor Esprita Eliseu Rigonatti, do Brasil, na obra O Espiritismo Aplicado, resume em trs as finalidades da reencarnao: 1. Aprendizado: A primeira finalidade da Reencarnao o aprendizado. Com efeito, a Terra uma verdadeira escola na qual estamos matriculados para desenvolver nossas faculdades nobres. Devido s inmeras experincias que a vida cotidiana na Terra nos proporciona, educamos os sentimentos, o corao. A base da educao do sentimento o primeiro grande mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo. Dessa base, derivam-se todos os outros preceitos educativos. Portanto, o aprendizado na Terra, como Esprito encarnado, tambm oferece aos homens a oportunidade de instruir o prprio Esprito adquirindo amor e sabedoria. 2. Elevao Moral e Espiritual: Esta segunda finalidade da Reencarnao est relacionada com a elevao aos planos superiores do Universo medida que o homem vai educando o sentimento e adquirindo amor e sabedoria. Em outras palavras, a encarnao ser para o esprito uma escola onde dever desfrutar os aprimoramentos conseguidos e burilar seus sentimentos morais, tendo em vista a sua elevao espiritual. 3. Reparao: Esta terceira finalidade da Reencarnao refere-se ao fato que o homem, ao praticar o mal, necessitar arcar com as conseqncias desse ato. dessa maneira que a Reencarnao funciona como um corretivo ao Esprito culpado. O homem sofrer com a mesma intensidade durante outras encarnaes aquilo que ele fez sofrer. Contudo, a Reencarnao no to somente um elemento corretivo, mas, tambm, um elemento reparador. Nas Reencarnaes sucessivas, o homem ser posto em ntimo contato com todos aqueles a quem causou todo o tipo de malefcios e infelicidades para que possa oferecer justa reparao. Podemos dizer que, coma reencarnao, aprender a perdoar e ser perdoado, uma vez que as encarnaes colocam prova todos os espritos de uma comunidade ou de um planeta como um todo.

TIPOS DE REENCARNAO
O autor Esprita Carlos T. Rizzini, na obra Evoluo para o Terceiro Milnio, classifica a questo dos tipos de Reencarnao em trs: Compulsria, Proposta e Livre, conforme veremos, a seguir: 1. Reencarnao Compulsria: aquela em que acolhe o Esprito sem prvia concordncia dele e at mesmo sem seu conhecimento. , por sua ndole, prpria dos Espritos cujo grau de perturbao impede anlise clara da situao ou cujas faltas so to graves que anulam a liberdade de escolha. E uma imposio feita pela Lei Divina para atender aos casos cuja recuperao exige longas expiaes. 2. Reencarnao Proposta: aquela que leva em considerao o livre-arbtrio relativo de que dispe o Esprito. Mentores Espirituais estudam, sem imposio, seus dbitos e mritos programando em seguida os principais acontecimentos da prxima existncia fsica, tendo em vista a liquidao ou diminuio de dvidas e possibilidades de progresso moral e espiritual. 3. Reencarnao Livre: aquela que prpria dos missionrios. Espritos redimidos perante a Lei Divina ou prximos da redeno no plano terreno. So os que possuem ampla liberdade de escolha. Chegam ao plano material para o desempenho de tarefas elevadas em quaisquer segmentos do conhecimento humano, tanto nas cincias como na filosofia ou religio. Portanto, tomaro posio no planeta onde encarnaram como indivduos diferenciados nos aspectos morais e de sabedoria como: um Scrates; um Buda; um Krishina, e, notadamente, Jesus de Nazar.

FASES DO PROCESSO REENCARNATRIO


Andr Luiz, no Livro Missionrio da Luz, descreve a Reencarnao de um Esprito dessa segunda categoria que se enquadra nas diretrizes mais comuns. Com base nessas informaes, descreve a preparao dos Espritos para a encarnao em fases distintas, a saber:

1. Fase inicial: As leis fsicas naturais so seguidas no tocante modelagem fetal e ao desenvolvimento do embrio humano, sem, contudo, deixar de atender questo das provas retificadoras e necessrias ligadas a matria orgnica. De outro lado, nas esferas mais altas, so programados e traados os mapas genticos para o esprito que vai reencarnar. O Esprito toma conhecimento previamente das suas caractersticas na prxima vida e tem conscincia de que tudo faz parte do processo educativo pelo qual passar e dever obedecer.
Essa fase denominada inicial esta explanada no captulo 12 Preparao de
Experincias do livro Missionrios da Luz de Andr Luiz, psicografia de Chico Xavier. Nesse captulo, Andr Luiz descreve de forma clara como se processam os preparativos para a reencarnao, bem como cita que um grande nmero de tcnicos espirituais nas reas de Biologia e Embriologia estaro envolvidos na preparao do futuro corpo que o esprito que vai reencarnar ter que utilizar na Terra ou em outro planeta ou mundo no qual ter que viver a vida de encarnado. So elaborados desenhos e plantas do futuro corpo, bem como so efetuados ajustes quanto s doenas, profisses, tempo de vida entre outras prioridades para que as necessidades bsica da encarnao sejam atendidas, de tal forma que obtenha o maior sucesso possvel. Tanto o esprito que vai reencarnar pode solicitar ajustes, bem como os Espritos que o apiam podem sugerir alteraes para seu melhor desempenho durante a vida carnal.

2. Fase Posterior: A Reencarnao sistemtica sempre um curso laborioso de trabalho contra os defeitos morais demonstrados nas lies e conflitos. Neste contexto, os pormenores anatmicos imperfeitos, circunstncias adversas e ambientes hostis constituem formas de aprendizado e de redeno.

5 3. Mapa de provas teis: O mapa de provas teis organizado com antecedncia, levando em considerao a cooperao fisiolgica dos pais, a paisagem domstica (influncia dos moldes mentais dos pais) e o concurso dos amigos espirituais. Assim, todo mapa cromossmico previamente organizado para atender s necessidades de reparao do esprito em processo de encarnao. No caso, por exemplo, da necessidade de se valorizar um dos sistemas fisiolgicos, como o corao, sero programados para o esprito desequilbrios nessa rea em determinada fase da vida fsica. preciso levar em conta que tais ajustes no se constituem em castigos dados ao esprito e sim so determinantes para a reparao de danos causados a outros indivduos ou a si prprio em encarnaes passadas e que precisam ser sanados. Alm disso, em muitos casos, o prprio esprito pede para que as suas dificuldades sejam aumentadas para que possa evoluir mais rapidamente e alcanar estgios evolutivos mais elevados. Claro fica que tais alteraes passam pelo crivo da Espiritualidade maior e pelos mentores do encarnante que vo verificar se tais provas no podem ser excessivas para os planos previamente traados para o esprito em processo encarnatrio. 4. Equilbrio restante: O equilbrio e todo o corpo fsico tambm so levados em conta e todo o planejamento estudado e revisado antes do momento da reencarnao. Observamos, assim, muito trabalho para os Espritos dedicados bem como muito desconhecimento a ser vencido. Em vista disso, devemos aprender a valorizao da bno da Reencarnao e do corpo fsico que nos abriga, zelando pela sua integridade e aproveitando todas as oportunidades para vivenciar o bem entre os homens.

A vida um presente dado por Deus para a nossa elevao moral e


intelectual e o corpo fsico o instrumento que nos foi dado e do qual faremos uso para conseguir os objetivos traados por ns e por toda a Espiritualidade que nos ama na direo de nossa evoluo. Portanto, devemos nos sentir gratos pela oportunidade dada e de cuidar do nosso corpo de forma correta, evitando abusos que levam ao desequilbrio e que acabam por maltratar tanto o corpo como a alma.

DA ENCARNAO PROPRIAMENTE DITA


O Espiritismo ensina de que maneira se opera a unio do Esprito com o corpo, na encarnao. Quando o Esprito tem de encarnar num corpo humano em vias de formao, um lao fludico, que mais no do que uma expanso do seu perisprito, o liga ao grmen que o atrai por uma fora irresistvel, desde o momento da concepo. medida que o grmen, se desenvolve, o lao se encurta. Sob a influncia do princpio vito-material do grmen, o perisprito, que possui certas propriedades da matria, se une, molcula a molcula, ao corpo em formao, donde o poder dizer-se que o Esprito, por intermdio do seu perisprito, se enraza, de certa maneira, nesse germn, como uma planta na terra. Quando o grmen chega ao seu pleno desenvolvimento, completa a unio; nasce ento o ser para a vida exterior.

MENSAGEM FINAL
REENCARNAO: Chave Perdida
O Livro Emmanuel, psicografado por Francisco Cndido Xavier, esclarece que efetivamente a Doutrina Esprita interpreta a passagem do nascer de novo do Evangelho de Joo, como princpio da Reencarnao elucidando ainda que a idia da Reencarnao vem de remotas civilizaes e a verdadeira chave que nos abre a compreenso de muitos problemas humanos. Conclui Emmanuel: Contudo, a Religio Crist, adaptando-se aos formalismos hebraico-cristos, perdeu a chave que Jesus de Nazar lhe havia deixado em suas palavras e atos. Dessa maneira, o objetivo da existncia fsica numa encarnao a superao da condio humana atravs das reencarnaes na Terra e em outros mundos habitados para atingir a Espiritualidade. Estamos diante uma teoria Esprita, a Teoria Esprita da Evoluo e Imigrao dos Mundos, que explcita que o homem, atravs da sucesso de vidas na Terra e em outros mundos habitados material e espiritualmente, se reintegre na Evoluo Csmica.

S-ar putea să vă placă și