Sunteți pe pagina 1din 2

HOSPITAL SRIO-LIBANS SECRETARIA DE ESTADO DA SADE

UNIDADE IV O Cuidado Hospitalar e Suas Dimenses

SNTESE DO GRUPO DIVERSIDADE


Durante a projeo do filme, observamos vrios aspectos relevantes, dentre eles a relao mdico/paciente e demais membros da equipe assistencial, bem como a relao mdico assistente e a famlia do paciente e o descuidado do profissional de sade consigo mesmo. Todo tempo nos identificamos com a narrativa do filme, ainda que o cenrio fuja de nossa realidade, pois as filmagens foram realizadas num hospital americano, pelo menos aparentemente mostra uma unidade limpa, com estrutura fsica conservada, e mobilirio bem cuidados, alm de mostrar o fato de que o menor descuido pode resultar em um processo judicial, as diferenas acabam por a, no mais nossa realidade retratada em um estrangeiro, onde fica claro o paciente e ou familiar no acolhido e independente do quadro clinico do paciente a burocracia quase intransponvel, o que muito comum nas unidades conveniadas. Superado a barreira da burocracia o paciente passa a ser visto como uma ameaa ao bem estar do servio, isso fica claro quando o paciente ainda que acordado, lcido, orientado e deambulante, sem nenhuma suspeita de dor torcica obrigado a ser conduzido em cadeira de rodas, no pela segurana do paciente, mas pela possibilidade do hospital ser processado caso o mesmo sofra alguma queda. A partir do momento que o paciente internado ou recebe um diagnstico a nvel ambulatria, o mesmo perde sua identidade, passa a ser identificado pelo rgo afetado ( o fgado, o corao, o bao....etc.) em nossa realidade ainda existe os profissionais que identificam o paciente como: Vozinho, mezinha, titia...etc. despersonalizando o cliente da mesmo forma. Tal fato associado a atos de negligencia os profissionais com total desrespeito ao paciente, quando vai realizar algum procedimento no identifica o paciente pelo nome, no aborda o paciente de forma respeitosa pelo nome de batismo, alm da no confirmao de sua histria clinica, prejudicam o paciente realizando procedimentos na pessoa errada, algumas vezes so atos simples, outras tantas causam mutilaes e perdes irreparveis. Vimos tambm abordagem ao paciente de forma desumanizada ao informar o diagnstico de uma patologia crnica de prognstico indefinido, mas fica a reflexo qual a melhor forma de abordagem nesse momento?, No chegamos a um consenso, todavia temos a segurana que no deve ser da forma abordada no filme,

Ficou evidente que os profissionais de sade em especial os mdicos, adotam a postura de arrogncia, seres superiores e at de semi-Deuses, s vezes imortais, at chegar o momento que estes recebem o diagnstico de uma patologia grave, nesse instante o mundo ca, o cho desaparece, todo arrogncia e superioridade deixa de existir e passa a agir como todo ser humano, experimentando todas as emoes de um mortal comum sem titulo, passa por todas as fases de negao, medo, insegurana, aceitao, no necessariamente nesta ordem, sem esquecer as relaes familiar conflitante e to comuns aos profissionais que atuam nesta rea, muitos se tornam to importantes que acreditam que o mundo no existir sem ele e esquece sua vida pessoal e familiar, outros por ganncia trabalham como loucos e da mesma forma esquecem quem est a seu lado. O filme ainda aborda a problemtica dos planos de sade, os quais formam cartis os quais decidem o que o mdico deve fazer, tolhendo a liberdade do mesmo e pondo em risco a vida do cliente que financiam a existncia dos mesmos. Em nosso pais a agencia reguladora dos planos e praticamente inoperante, deixando o associado a merc dos planos. Para finalizar vem O outro lado da vida, a mudana de postura, de abordagem e de sua pratica profissional e pessoal e nos deixa a seguinte reflexo: Ser que todos tero que ter cncer para mudar a postura?

27 de fevereiro de 2013

OBS: Sugerimos a todos que leiam a reportagem publicada no Jornal Folha de So Paulo UNIO QUER AMPLIAR ACESSO A PLANOS DE SADE, particularmente eu ainda prefiro acreditar que est havendo um engano, pois se for verdadeira as informaes que trazem essa matria, eu definitivamente desisto de acreditar nesse sistema e nesse pas. Estou sugerindo aqui porque foi um tema abordado no filme.

S-ar putea să vă placă și