Sunteți pe pagina 1din 124

PSICOGRAFIA DE FRANCISCO C.

XAVIER ESPRITO EMMANUEL

NDICE 1. A TERRA E O SEMEADOR 2. NOVOS RUMOS 3. TEMAS DA ATUALIDADE 4. PROBLEMAS DESTE E DOUTRO MUNDO 5. O CONGELAMENTO DOS CORPOS E A EXPERINCIA DO ... 6. ANSEIOS DA MOCIDADE ESPRITA 7. DESFILE DO PASSADO 8. AUTO-RETRATO 9. PROVAES COLETIVAS 10. EVANGELIZAO DA CRIANA 11. REENCARNAO, FAMLIA E SEXO 12. OBSESSES EM MASSA 13. ENCONTRO COM MARILYN MONROE 14. CIDADES DO PLANO ESPIRITUAL 15. ALMA, CINCIA E RELIGIO 16. PERSPECTIVAS MEDINICAS 17. NDICE ONOMSTICO E DE ASSUNTOS

A TERRA E O SEMEADOR

Caro amigo Salvador: Deus nos abenoe. Autorizamos os prezados amigos do Instituto de Difuso Esprita, em Araras, a fazerem a publicao das entrevistas que voc arquivou, entre 1958 e 1975, e agradecemos, como sempre, as suas atenes. Realmente, de minha parte, devo-as todas, no que contenham de til ao nosso abnegado Emmanuel, e, em razo disso, no posso esquecer que nosso amigo Espiritual o autor das pginas a que nos referimos. Estou na condio da terra e, sem dvida, que ele para mim o incansvel semeador. Fizemos a reviso necessria na entrevista com a nossa distinta Patrcia Hebe Camargo e esperamos que todo o trabalho esteja preparado para os fins em vistas. Muito grato, sou o irmo e servidor reconhecido de sempre. Francisco Cndido Xavier Uberaba, 30 de julho de 1975.

NOVOS RUMOS

Com grande alegria, apresentamos aos nossos leitores as perguntas e respostas da entrevista concedida pelo estimado companheiro e mdium de Pedro Leopoldo, Francisco Cndido Xavier, aos dirigentes do programa radiofnico da Comunho Esprita Crist, "Ondas de Luz", na Rdio Difusora de Uberaba, domingo p.p., quando de sua recente visita nossa cidade. Inicialmente foi oferecido o microfone ao nosso confrade, que assim se expressou: Meus caros amigos, em Uberaba, de novo, sado a todos os companheiros de ideal com o meu afeto e reconhecimento, rogando a Jesus abenoe sempre a alma generosa da terra uberabense, sempre to grande pelas suas virtudes da inteligncia e do corao, no me referindo apenas ao nosso campo esprita, mas a todas as outras esferas do pensa-mento e trabalho, em que Uberaba sempre se destaca como elevado padro de nosso progresso e de nossa cultura. (*) Transcrita do jornal uberabense "A Flama Esprita", 20 de setembro de 1958, sob o ttulo "Entrevista com Francisco Cndido Xavier".

1 A FAMILIA ESPRITA UBERABENSE P Irmo Chico, agradecendo as suas bondosas expresses, desejaramos aproveitar a oportunidade para lhe fazer uma srie de perguntas, pedindo-lhe desculpas se acaso nos mostremos, talvez, indiscretos. Assim, como primeira interrogao desejara-mos saber qual a sua impresso acerca da famlia esprita uberabense? R Estive em Uberaba, precisamente h dez anos, e observo que a famlia esprita cresceu muito, oferecendo-nos a todos grandes testemunhos de realizao e de f.

2 PRIMEIROS TEMPOS EM UBERABA P E como voc se sente em nosso ambiente? R Estimaria responder a todos no com a palavra articulada, mas sim, com a alegria que me transborda do corao. P Voc teve oportunidade de visitar todos os Centros Espritas de Uberaba? R Vim de Pedro Leopoldo com tempo muito reduzido e no pude visitar, agora, todas as nossas instituies espritas, to particularmente como eu desejaria. Ainda assim, pude partilhar de uma reunio ntima na Casa do Cinza, rejubilar-me, abraando os companheiros espritas em uma reunio pblica de estudos no Centro Esprita Uberabense e visitar, de perto, o Henrique Kruger, o Vicente de Paulo e o Batura, grandes santurios de nossos princpios em que o conhecimento esprita aparece traduzido nas mais belas obras de compreenso humana e social. As casas espritas uberabenses fortalecem a nossa f no futuro e nos fazem pensar no mundo melhor do porvir em que os homens estaro unidos, segundo o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

3 TRANSFERNCIA PARA UBERABA P Quando voc pretende regressar ao nosso meio? R Se Deus permitir, ser breve. Talvez no fim deste ano, se me for possvel harmonizar os deveres profissionais com os anseias do corao. P Poder nos dizer algo quanto sua transferncia para o nosso meio de trabalhos espritas-cristos? R Este , realmente, antigo desejo meu. Desde os tempos passados em que trabalhei junto s exposio esprita, mas a todas as outras esferas do pensamento e trabalho, em que Uberaba sempre se destaca como elevado padro de nosso progresso e de nossa cultura.

4 PEDRO LEOPOLDO SEM CHICO XAVIER P E voc, Chico, tem alguma idia de como ficaro os trabalhos espritas-cristos, em Pedro Leopoldo, com a sua provvel transferncia para c? R Como sabemos, no Espiritismo no temos tarefeiros especiais. Sou em Pedro Leopoldo um trabalhador muito pequenino de nossa Causa, reconhecendo que l dispomos de nobres valores para a sustentao de nossas atividades.

5 EMMANUEL E A MUDANA P Poderia voc nos dizer a opinio de nosso Benfeitor Espiritual Emmanuel a respeito de sua transferncia para Uberaba? R Nosso abnegado Emmanuel no me tolhe os movimentos. Quando pedi a ele opinio sobre minha vinda para c, respondeu-me que tudo na vida experincia e que meu propsito lcito, considerando-se que estou na atividade medinica, em Pedro Leopoldo, desde 1927, h 31 anos, portanto, mas me advertiu que, seja onde for, devo estar atento no trabalho da mensagem psicografada. Desse modo, se me for possvel dispor de oportunidade e tempo para semelhante tarefa, ele como Amigo Espiritual, no v inconveniente na mudana projetada.

6 CENTRO ESPIRTA DE PREFERNCIA P E voc ter algum Centro Esprita de preferncia para realizar sesses pblicas ou privativas, em nossa cidade? R Creia, sinceramente, que no desejo vir para Uberaba como algum capaz de ombrear com os grandes lidadores de nossa Doutrina que tanto vm fazendo aqui pelo engrandecimento de nossos ideais. No tenho, por isso, qualquer programa antecipado, mesmo porque isso seria uma ousadia de minha parte. Se eu vier, serei uma gota dgua a incorporar-se num grande rio. Nada mais.

7 APOSENTADORIA E MUDANA P E quando voc espera vir para Uberaba, definitivamente? R Bem, isso ser medida para depois de minha aposentadoria, nos encargos profissionais.

8 ESTADO DE SADE P Irmo Chico, desejaramos agora entrevist-lo para os, nossos radiouvintes sobre voc, pessoalmente, rogando-lhe recusar qualquer pergunta que julgue inoportuna. Assim, perguntaramos como est o seu estado de sade, atualmente? R Meu filho, voc sabe que meu corpo fsico se aproxima agora de meio sculo. As alteraes do tempo marcam meu corao e meu rosto. Sempre mais doente dos olhos, reconheo que sou atualmente mquina gasta. Mas, mesmo assim, creio que poderei continuar trabalhando, embora de maneira deficitria, por mais algum tempo. 9 FUNCIONARIO DO MINISTRIO DA AGRICULTURA

P E voc, Chico, segundo algumas de suas palavras, ainda continua trabalhando como funcionrio do Ministrio da Agricultura? R Sim, prossigo exercendo as minhas humildes funes de auxiliar de escritrio na Inspetoria Regional do Ministrio da Agricultura em Pedro Leopoldo, h mais de vinte anos consecutivos.

10 30 ANOS DE SERVIO P E quando voc se aposentar? R Espero que isso acontea, se Deus permitir, em 1960, quando completarei trinta anos de trabalho funcional.

11 EQUIPE DE PEDRO LEOPOLDO P Conta voc, Chico, com muitos trabalhadores espritas em Pedro Leopoldo? R Sim, a nossa cidade pequena e, por isso, no podemos contar ali com grande nmero de companheiros nas tarefas espritas, mas possumos em Pedro Leopoldo valiosa equipe de servidores de nossa Doutrina, muito valorosos e muito leais.

12 BIBLIOGRAFIAS MEDIUNICA P Chico, desejaramos saber: quantos livros medinicos voc j recebeu? R Os nossos benfeitores espirituais esto completando 60 livros por nosso intermdio. 13 O PRIMEIRO LIVRO PSICOGRAFAOO P E o primeiro livro, quando foi publicado? R O primeiro livro de nossa mediunidade psicogrfica, Parnaso de Alm-Tmulo", saiu no Rio, em 9 de julho de 1932.

14 PENSAMENTO E VIDA" P E, presentemente, existe alguma nova obra medinica recebida por voc para ser publicada? R Em dias prximos, teremos o novo livro de Emmanuel, Pensamento e Vida", por ns recebido mediunicamente e que ser lanado pela Federao Espirra Brasileira.

15 DIREITOS AUTORAIS P Poder nos dizer como que procede com os livros recebidos mediunicamente por voc, quanto aos direitos autorais? R Cada livro recebido mediunicamente por ns, entregue Federao Esprita Brasileira ou a instituies outras de nossa Doutrina, com a doao integral e incondicional de todos os direitos autorais que nos possam caber. Para isso, a documentao necessria tem transitado nos cartrios de Pedro Leopoldo, h 26 anos consecutivos.

16 O FENMEN0 DA PSICOGRAFIA P E voc poder nos dizer como ocorre o fenmeno medinico, durante o seu trabalho de psicografia? R Quando escrevi o prefcio Palavras Minhas, a pedido da diretoria da Federao Esprita Brasileira, para o primeiro livro de nossas humildes faculdades, Parnaso de Alm-Tmulo", em 1931, tentei descrever o fenmeno da psicografia na intimidade de minhas prprias observaes. Mas, o fenmeno evoluiu com o tempo, e passados 27 anos sobre as minhas declaraes, observo que as minhas faculdades se acentuaram em todos os seus aspectos, e, atualmente, em verdade, sinto-me na companhia dos nossos amigos desencarnados, quando eles permitem, com tanta espontaneidade como se fossem pessoas deste mundo mesmo, que ns vemos e ouvimos naturalmente.

17 MEDIUNIDADE E OBSESSORES P Como mdium, em suas tarefas especficas, voc est livre do assdio dos espritos perseguidores? R De modo algum. Conheo espritos perseguidores, comigo associados, naturalmente desde o pretrito, que me seguem os passos, desde a meninice de minha existncia atual. Naturalmente, devo contar com esses credores, pela natureza de minhas dividas desde o passado, mas a verdade que com a graa de Deus, at hoje, nunca me poupam as fraquezas e imperfeies, nas brechas de minha ignorncia e de minha vaidade.

18 PREVENTIVOS DA OBSESSAO P Desejaramos saber a sua opinio sobre a melhor maneira de nos isolarmos contra os espritos perseguidores. R Nosso querido Emmanuel habituou-me e dois mtodos de libertao gradativa o primeiro a orao, pela qual nos lembramos de Deus; e o segundo o servio, pelo qual nos esquecemos de ns.

19 O VERDADEIRO ESPRITA P E agora, como ltima questo, poder nos dizer qual a melhor maneira, segundo o seu ponto de vista, para que a criatura se torne um verdadeiro esprita? R Os Benfeitores Espirituais sempre me dizem que temos espritas de variados matizes e acrescentam que o esprita ideal sempre aquele que conjuga a sua f com o trabalho ativo no bem incessante, tomando por base o prprio aperfeioamento. Emmanuel costuma afirmar que o esprita genuno sempre algum que caminha no mundo aprendendo e servindo, porque aprendendo estaremos na educao, e servindo viveremos na caridade. Nesse sentido, nosso orientador sempre recorda a palavra de Allan Kardec quando assevera que o verdadeiro esprita conhecido pelo esforo que realiza na prpria sublimao de ordem moral. Assim, peamos a Jesus que nos inspire e proteja, porque, segundo os nossos Orientadores da Vida Maior, estamos em nossas casas doutrinrias com o Espiritismo prtico e que, fora delas, os nossos irmos de Humanidade esto procurando em ns todos o Espiritismo praticado.

20 DESPEDIDA Aps estas palavras, o nosso companheiro ainda ocupou o microfone para as despedidas:

De minha parte, agradeo a todos, rapando aos irmos uberabenses a caridade de se lembrarem de mim nas preces habituais. Agradeo a todos os companheiros daqui a bondade que me dispensam, na qual sinto novo estimulo caminhada diria e amplo revigoramento de minha f.

TEMAS DA ATUALIDADE

P Escolhemos este lugar onde ns nos encontramos, entre plantas, flores, gua, e ouvimos o canto dos pssaros, lugar especial, especial mesmo, como especial um bate-papo com voc, porque voc sabe, Chico, voc uma criatura que transmite, realmente, muita paz. Fico emocionada de ver as pessoas na rua, quando se aproximam de voc, o carinho, a emoo que eles sentem de estar ao lado de Chico Xavier! R Eu no mereo isso, muita bondade! (*) Entrevista realizada por Hebe Camargo, a 17 de setembro de 1973, no Horto Florestal Paulistano, para o seu programa da TV Record, Canal 7, So Paulo.

21 A AMIZADE DE HEBE P Voc, que uma criatura boa demais, acha que tudo bondade, mas voc que est nessa bondade. Ento, eu queria dizer para voc da honra que eu sinto de ter hoje, voc, no nosso programa, porque sei o que vai representar, para os telespectadores, sei a importncia da sua palavra para cada um deles. R A honra minha, a bondade sua.

P E voc sabe que as pessoas, s vezes, exploram o momento de felicidade, por muitos anos. Chegou o grande momento de minha carreira, o momento de conversar, assim intimamente, com voc. R uma honra para mim. Sempre admirei e respeito especialmente a voc, o seu apostolado artstico.

22 PRIMEIRO CONTATO COM O MUNDO ESPIRITUAL

P Muito obrigada, Chico. Mas, Chico, eu trouxe aqui algumas perguntas que vo satisfazer a minha curiosidade e a curiosidade, tambm, dos telespectadores, em torno de voc, voc gente, voc to gente. Quando que voc experimentou, Chico, pela primeira vez, contato com o mundo espiritual? R Acho, s vezes, que uma resposta demanda demora e eu peo perdo se devo me estender, por alguns minutos, a esse respeito. O assunto pede que minha memria regresse no tempo. Eu tinha quatro anos de idade, quando voltei da cidade de Matozinhos, perto de Pedro Leopoldo, onde nasci, em companhia de meus pais e de meus irmos. Meus pais haviam assistido s cerimnias religiosas que naquele tempo eram consideradas de praxe para todas as famlias catlicas. Havamos caminhado onze quilmetros. Chegamos em casa,, numa noite bastante fria, com chuva. Meus irmos se dirigiram logo para o descanso no sono. Minha me, naturalmente preocupada com problemas de sade, trocou-me a roupa e, como eu estava fatigado, levou-me cozinha, onde fora fazer um caf para o meu pai. Enquanto esperava o caf que se fazia, meu pai comeou a falar a respeito de um problema de aborto que havia ocorrido com uma de nossas vizinhas. Uma criana havia nascido fora de tempo e meu pai, que no havia atingido a verdade toda sobre o assunto, discutia com minha me a respeito. Nesse instante, eu ouvi uma voz e ento transmiti para meu pai: O senhor naturalmente no est muito bem informado com respeito ao caso. O que houve foi um problema de negao inadequada do ovo, de modo que... Com 4 anos? ...a criana adquiriu posio ectpica.

Meu pai arregalou os olhos e disse para a minha me: O que isso, Maria Esse menino no o nosso. Trocaram essa criana na igreja, enquanto ns estvamos na confisso; e me perguntou o que vinha a ser nidao, o que vinha a ser ectpico, o que vinha a ser implantao. Eu no sabia explicar coisa nenhuma porque, falei o que uma voz me dissera. Ele me olhou com muita desconfiana, e minha me comentou: No, Joo, este menino o nosso mesmo!"

Este menino no o nosso. At a roupa dele est mudada! Ento, minha me explicou: Eu mudei a roupa da criana agora, por causa do frio. Meu pai ficou naquela dvida e as vazes comearam a trabalhar. P Quantos anos tinha voc, Chico? R Quatro anos de idade, eu me recordo perfeitamente.

23 VlVNCIA C0M O MUNDO ESPIRITUAL

P Depois desse primeiro contato, como que aconteceu a continuidade do fato? R Passados alguns meses, minha me adoeceu, mas adoeceu gravemente, e como meu pai estava desempregado ela se preocupou com a nossa sorte, no caso de ocorrer o falecimento dela. Passou a perguntar s amigas, quais delas poderiam se incumbir do zelo de que ns necessitvamos. As vsperas da partida da minha me, ela se sentindo muito mal, comeou a chamar as amigas e a entregar os filhos, que eram oito dos quais eu era o penltimo. Quando chegou a minha vez eu estava com cinco anos perguntei a ela: Mas minha me, a senhora est me entregando para os outros? Ento, ela me disse: Meu filho, eu no estou entregando voc para os outros. Que ro que voc saiba que vou me ausentar daqui naturalmente ela dizia isso prevendo a morte prxima e seu pai est em dificuldade. Estou confiando seus irmos para as amigas zelarem por eles, porque seu pai, no momento, no pode dispensar a ateno que vocs precisam. Voc vai ficar com a nossa amiga dona Ritinha e vai gostar muito dela. Ela ser muito boa e eu volto para buscar voc. Naturalmente, sentindo que meu pai, muito moo ainda, necessitaria, provavelmente, de um segundo casamento, como, realmente,aconteceu, ela acrescentou :

Se eu no puder vir mais depressa, enviarei uma moa que possa ajudar a vocs. Mas se algum disser que eu no volto mais, que eu estou morta, no acredite porque eu voltarei.

P Que mulher sensacional, Chico. Como era o nome dela? R Maria Joo de Deus.

P Maria Joo de Deus, um nome adequado para uma pessoa que encaminha um filho para suportar a perda de ua me. u'a mulher extraordinria e s podia ter um filho maravilhoso como voc. R Bondade sua, Hebe.

P Agora, Chico, voc comeou com essas manifestaes com 4 anos, depois com 5 anos a segunda. E qual foi a atitude, por exemplo, dos sacerdotes catlicos, com relao ao que voc lhes confiava nas confisses? R Acompanhei, ento, essa senhora, para a residncia dela. Ela possua um sobrinho, um rapazinho de treze anos, e passei a conviver com a famlia. O casal no tinha filhos, alm desse sobrinho e filho adotivo. Essa senhora era excepcionalmente bondosa, mas, no meu caso, ela sentia uma certa necessidade de me surrar, vamos dizer assim.

P A Dona Ritinha? R A dona Ritinha. Esse sobrinho inventava coisas e eu achava que o menino era incapaz de inventar qualquer intriga. Ento eu atribua tudo aquilo ao capeta, porque minha me era muito catlica e todas as noites nos ensinava oraes, nos ensinava a orar com ela, os nove filhos de joelhos. Certa feita, era uma tarde, seis meses depois do falecimento da minha me essa senhora, que me acolhera, tinha o hbito de passear s tardes com o esposo e o sobrinho, e eu ficava com a moa que ajudava na cozinha eu me dirigi para umas bananeiras, ajoelhei-me e comecei a orar, repetindo as oraes que minha me me ensinara, porque aquela senhora me dava muitas vezes trs surras por dia e eram surras de vara de marmelo.

P Mas que coisa! R O menino criava os problemas, eu no podia me defender e no meu intimo, j que eu no o via a fazer aquilo que ele fazia, eu acreditava que ele era de boa ndole e atribua tudo ao demnio.

P Voc acreditava que ningum pudesse fazer mal, porque voc no era capaz de faz-la! R Eu no acreditava que ele pudesse fazer e ento apanhava de manh, apanhava ao meio-dia e apanhava tarde.

P Tinha hora certa para apanhar! R Tinha tanta hora certa que de manh, quando a moa, na cozinha, me falava: Chico, venha tomar caf, eu dizia: por enquanto, no, eu vou esperar a minha madrinha levantar, para me bater primeiro". P Que judiao, meu Deus! R Antes da surra fatal eu no sentia o gosto do caf. Ento, esperava apanhar, porque, depois do couro... P A j sabia que podia tomar o caf. R ...eu j sabia que podia tomar caf. P At o meio-dia. R At o meio-dia. P Mas que coisa! R Ento, uma tarde, minha me me apareceu e comeou a conversar comigo. Respondi logo: Ah! mas a senhora demorou.? Por que a senhora nos deixou tanto tempo? Para mim no havia dificuldade. P Quantos anos tinha? R Cinco anos. No havia dificuldades no meu crebro, no havia dvida filosfica, no havia discusso religiosa, e admitia o fato de

minha me estar vivendo porque ela me dissera que voltaria. A, falei com ela: A senhora no sabe como estamos lutando.... Minha me prosseguiu: "Meu filho, no local onde estou, uma enfermeira me informou que voc est querendo se queixar das surras, mas voc deve apanhar com calma, porque isso vai lhe fazer muito bem. Leve-me com a senhora mame! No me deixe mais aqui!... foi o que roguei. Agora no posso, porque vou pa ra o hospital, no ?"

Quando a minha madrinha chegou, s oito horas da noite, de volta casa, que eu contei que minha me tinha vindo, com aquela euforia, ela achou que eu havia enlouquecido e, ento, apanhei mais ainda. P Mas que coisa! R No outro dia, minha me tornou a aparecer e disse: Eu no quero que voc minta, mas voc no precisa dizer que eu estou lhe aparecendo. De minha parte respondi: Mas estou apanhando muito! Olhe a minha pele como est! A sua madrinha sua instrutora disse ela voc deve gostar muito dela.

P Voc conseguia gostar dela? R Quando criana temia a madrinha, ao invs de estim-la. Mas, quando a idade foi chegando, compreendi o bem que ela me fez...

P No era muito boa para voc, mas era bondosa para muita gente? R Sim, ela era muito boa pessoa, mas seria talvez nervosa ou muito doente, em certas horas...

24 AS MANIFESTAES MEDINICAS E OS SACERDOTES P Chico, voc, em algum tempo, sofreu hostilidade por parte das autoridades catlicas ou evanglicas? R Nunca sofri hostilidade alguma. O padre que me confessou durante oito anos foi para mim um verdadeiro apstolo. Auxiliou-me em tudo, amparou-me em tudo, aconselhou-me, abenoou-me, trouxe diretrizes para mim e quando a minha situao se tornou muito difcil, ele foi sempre um dos melhores amigos de minha vida. Deixou em mim recordaes inesquecveis.

25 DELINQUNCIA E TERRORISMO P Chico, justamente em funo daquilo que eu disse na abertura do nosso programa, do que voc emana de bondade da sua palavra, da paz que voc transmite, eu gostaria de fazer uma pergunta para modificar, assim, o quadro do nosso dilogo. Que dizem os amigos espirituais sobre o problema da delinqncia e terrorismo em nossos tempos? R Nosso Emmanuel, que tem estado sempre em contato intensivo conosco, sempre afirma que esse quadro de perturbaes de nosso tempo , em grande parte, devido ausncia da influncia religiosa nas novas geraes. Precisamos encontrar um caminho de ajustamento da nossa alma idia de Deus e aos preceitos da Religio, quaisquer que sejam esses preceitos, que nos conduzam para o bem, a fim de que venhamos a encontrar o reequilbrio de que estamos necessitando. A falta de idia de Deus e a ausncia da religio no pensamento da criatura, geram tendncias criminalidade, violncia, subverso, a dificuldades que chegam, s vezes, at a loucura.

P Ns poderamos saber, atravs de voc, de algum modo, a causa profunda dos conflitos da nossa poca?

R Hebe, parece incrvel, mas Emmanuel costuma dizer que a era tecnolgica pretende, na essncia, construir uma civilizao sem as mes e isso um erro muito grande, de modo que, criando dificuldades para a mulher e, especialmente, para a maternidade, estamos condenando a ns mesmos a muitas perturbaes, porque a mulher sem apoio entra, naturalmente, em desespero, dando origem a determinadas teorias que no so aquelas do feminismo autntico, aquele feminismo correto que prepara a mulher para a independncia construtiva. Dizendo isso, cremos que ser justo esquecer as teorias enfermas que levam a mulher iluses destrutivas, com as quais se compromete o equilbrio do grupo social. Precisamos realmente no reprovar o comportamento da mulher, e sim estudar por que meios conseguiremos auxiliar as nossas irms de humanidade, para que se sintam conscientizadas na responsabilidade de serem mulheres com encargos muito mais importantes do que os encargos atribudos ao homem, porque o homem a administrao e a mulher o lar, e sem o lar no sustentamos a cpula com a segurana desejada.

26 AUXILIO MULHER P Chico, de que maneira poderamos, por exemplo, auxiliar a mulher para que ela cumpra, com mais segurana, os seus encargos? R Cremos que estamos numa poca em que a proteo maternidade deve ser promovida criteriosamente, com todas as mincias possveis, para que a mulher se sinta tranqila e contente dentro dos encargos da maternidade, mormente agora que temos a civilizao ameaada pelo beb de proveta. No podemos duvidar das afirmaes cientficas, mas tambm nao podemos desprezar a necessidade de apoio s mes. Poder-se-ia criar, por exemplo, institutos de proteo maternidade, em que a mulher-me, desta ou daquela procedncia, pudesse observar-se amparada. No podemos esquecer que o Governo, magnnimo qual o nosso, criou o salrio-famlia que j uma bno mas a mulher em si, a mulher-me, precisa de compreenso e apoio, para que, atravs de todas as vicissitudes da nossa Civilizao, consiga ser me com a

felicidade de se sentir me, conduzindo os filhos das naes para a civilizao do futuro, quando esperamos a Humanidade melhor.

27 AMOR LIVRE P um assunto interessante e que preocupa a ns mesmos o futuro dos nossos filhos, porque hoje em dia voc v a coisa est liberal demais. Eu gostaria, at, de entrar mais profundamente nesse assunto e saber a sua opinio, como espiritualista que , a respeito de um problema que realmente preocupa a me, especialmente a que tem filhas mulheres, porque se fala e se propala sobre o amor livre e muitas vezes no sabem sequer o que amor livre na acepo da palavra. Eu gostaria de ouvir a sua palavra a respeito disso. Como voc v o futuro assim to liberto? R Eu espero que voc me perdoe e mesmo aqueles que nos ouvem, se a minha palavra ineficaz e mesmo destituda de qualquer valor para a soluo do problema. Temos ouvido de nossos Amigos Espirituais, que deveramos educar os nossos filhos e descendentes, para que eles se conscientizem nas responsabilidades do amor, com mais educao para a vida afetiva, de modo a se sentirem mais seguros na vida afetiva, principalmente quanto ao relacionamento sexual. Com respeito ao amar livre em si, estou recordando, neste momento, uma trova que nos foi transmitida, mediunicamente, pelo nosso grande poeta brasileiro Adelmar Tavares, que se distinguiu muito como trovador e foi, at, o Rei da Trova 8rasileira. Escrevendo por nosso intermdio, em Uberaba, no ms passado, ele psicografou uma trova concebida nestes termos: Amor livre, uma expresso, Que vive a se contrapor; Amor em si no livre, Se livre, no amor!

28 REBELDIA DOS JOVENS

P Eu sinto, Chico, que a juventude de hoje no aceita assim uma espcie de imposio dos pais. Ainda recentemente, vi um casal muito amigo meu, que tem um casalzinho de filhos, e o pai, assim muito discretamente, disse: "Meu filho, eu acho que voc deveria fazer uma visita para fulano de tal". Ento, ele virou-se, muito petulantezinho, com o nariz arrebitado, respondeu assim: "Esse negcio de "deveria" no comigo, pai. Eu acho que devo ir quando eu achar que devo'.". Quer dizer que eles no aceitam mais a palavra dos pais, no aceitam mais um caminho que o pai est mostrando. Por que ser isso, Chico? Ser que eles acham que tm que ter o seu mundo prprio, as suas deliberaes e seus encaminhamentos? Ser que eles esto no caminho certo? R No podemos esquecer que os nossos amigos da juventude guardam o direito de serem eles mesmos e de se realizarem por si. Admitimos desse modo que estamos numa poca de muito dilogo e de muito entendimento fora daqueles momentos em que acontecem os grandes desastres sentimentais. Dizemos isso porque quase que de modo absoluto, os pais isso em nos referindo aos pais, no sentido de pais-homens se dedicam e s tm entrada num entendimento mais longo com os filhos, numa ocasio de acidentes do corao. Precisamos dialogar com os nossos companheiros de juventude, para que se sintam responsveis por eles mesmos, faam as suas prprias escolhas, tornando-se criaturas teis ao campo que vieram para servir, que o campo da humanidade, dentro do qual eles nasceram ou renasceram. Atualmente, nesse sentido, vemos muitas dificuldades e distrbios, porque o momento, obviamente, de grandes transformaes. Os prprios jovens esto vendo quantos desastres esto surgindo para todos aqueles que se sentem, ainda no livres, mas que querem ser demasiadamente livres do lar, dos pais, da famlia, da influncia domstica, antes de algum amadurecimento do raciocnio. Os jornais esto repletos de informaes em que tantos jovensmeninos tm caido em ciladas lastimveis, por haverem abandonado a influncia domstica, sem maior considerao. Esperemos que nossos

rapazes e meninas-moas pensem por si, porque no desejamos retirar deles a liberdade de serem eles mesmos.

29 O JOVEM E O SOBRENATURAL P J que estamos falando do mundo jovem e acho que a sua palavra , realmente, importantssima para a nossa juventude, tenho aqui uma pergunta do jornalista Narciso Kalil, da Jovem Pan e da Revista "Grilo. Ele fala, justamente, sobre os jovens e pergunta a voc : Chico, no mundo todo o pessoal jovem est se ligando em coisas do sobrenatural, do esotrico, da metafsica. Por que isso no acontece no Brasil? Ser que as entidades e organizaes metafsicas no inspiram confiana aos jovens brasileiros?" R A pergunta , naturalmente, muito respeitvel, mas conhecemos centenas de jovens, para no dizer milhares, que esto se interessando, vivamente, por todos os assuntos da religio. H pouco, convidaram a mim, que nada sou, que no passo de um servidor humilde humilde no sentido da desvalia pessoal para debatermos, filosoficamente, assuntos religiosos da atualidade. Estamos certos de que os jovens brasileiros continuaro aderindo a essa corrente cada vez mais ativa e mais intensa, em torno dos problemas da vida espiritual e em torno da f em Deus.

30 O ESPIRITA E AS OUTRAS RELIGIES

P Eu me permiti trazer estas perguntas porque sabia que voc no iria se furtar de respond-las: O Chico de Assis, jornalista extraordinrio, autor da "Missa Leiga, uma pea teatral que fez grande sucesso aqui e na Europa, pergunta : "Chico, como voc v o dilogo entre os espritas e os fiis de outras religies, em termos ecumnicos?" R Em termos ecumnicos, naturalmente, ser sempre em termos de respeito recproco.

Nessa base, creio que todos ns, os religiosos das diversas correntes da pensamento cristo, estaremos unidos em torno de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cremos que os espritas, conquanto fiis s interpretaes de Allan Kardec, estaro, sempre dispostos ao dilogo e ao entendimento com todos, para que alcancemos solues adequadas nossa paz e tranqilidade geral.

31 CINCIA E CRENA EM DEUS P Outro reprter, este do "Jornal da Tarde" e Editor e Diretor Geral de Redao da Jovem Pan. o Hamilton Almeida, que pergunta : Voc acredita que a crena em Deus, a f em si, sobreviver era da tecnologia? R Sem dvida, porque a inteligncia do homem filha da inteligncia de Deus. No podemos viver to-somente de inteligncia. Precisamos de amor para sobrevivermos a todas as calamidades necessrias ao processo evolutivo em que todos estamos envolvidos na Terra. Se cooperarmos para que o amor sobreviva, para que a mulher seja reposta em sua condio de tutora da vida na Terra, a quem Deus confiou o encargo de produzir a vida, com o auxlio do homem, aquela que recebeu a misso mais importante do Planeta, estamos certos de que, por intermdio do amor, a era tecnolgica no ser um deserto, um cu despovoado de alegria, porque no nos adianta estarmos rodeados de computadores que sabem o que h em Marte ou o que h em Jpiter, e vivermos aqui sedentos de carinho, morrendo mngua de assistncia espiritual.

32 ALMA E VIAGENS INTERPLANETARIAS P Nosso companheiro Fausto Canova, moo muito inteligente e que tem contribudo muito com seu programa em benefcio dos ouvintes, manda perguntar :

"Voc acredita que a alma pode ser deslocada, transportada para outro planeta que no o nosso, mesmo que seja outra galxia, outro sistema?" R Os nossos Amigos Espirituais consideram isso possvel, naturalmente em condies excepcionais, mas um fato que se verifica, observando-se sempre que a criatura para isso deve estar num estado de grande elevao, para abandonar os seus implementos fsicos e retornar ao corpo, depois de estudos especiais em outras regies do Universo.

33 REENCARNAO 0E EMMANUEL P Chico, uma pergunta do povo : "Se um dia o seu grande guia Emmanuel reencarnar em outro corpo, como vai ser, Chico?" R Isso tem sido objeto de conversaes entre ele e ns. Ele costuma dizer que nos espera no Alm, para, em seguida, retomar a vida fsica, e at costuma me dizer: Quando eu estiver na vida fsica e vocs e stiverem fora do corpo fsico, vocs vo ver como difcil entrarmos em comunicao com vocs e como difcil orientar os companheiros para o bem. P Outra pergunta do povo: "Chico Xavier, pode acontecer de algum pretender contato com um esprito e ele no poder atender porque est atendendo a outro aparelho?" R Na vida dos Santos, quais so os grandes heris da cristandade, temos exemplos de grandes missionrios do Evangelho de Jesus, que puderam interromper, por exemplo, uma prdica, para surgirem no corpo espiritual em outros locais determinando providncias necessrias proteo de criaturas injustiadas.

34 CRITICAS DA IMPRENSA P Chico, eu sei que voc foi muito criticado por um jornal, "O Pasquim". No sei se voc tomou conhecimento, algumas vezes que

voc se apresentou na televiso. Ouvi, h poucos momentos, alguns dos nossos companheiros dizendo que voc deveria, pelo menos, aparecer na televiso uma vez por ms, pelo bem que voc transmite, pela bondade, enfim, tudo aquilo que eu j disse e no me canso de repetir todas as vezes, em todos os lugares em que estou. Como voc se sentiu ser criticado por um grupo de jornalistas? R Os jornalistas do Pasquim" foram at muito generosos comigo. Leio o Pasquim sempre que posso, com o mximo interesse. Admiro muitssimo os nossos grandes jornalistas Ivan Lessa, Srgio Augusto, Ziraldo que filho de Caratinga, e nutro admirao muito grande pelo nosso Millr Fernandes, que aparece sempre no Pasquim. Moo genial que no Brasil uma inteligncia enciclopdica. Naturalmente que eles possuem as idias deles. Eu admiro muito os nossos grandes escritores. Quanto a vir televiso, como o nosso amigo lembrou, isso muita bondade dele. Eu no mereo. P o que todo o mundo deseja. R Eu no mereo, Hebe, muita bondade. P Eu vou dizer a voc: quando eu disse a alguns amigos jornalistas, inclusive eles me imploraram que eu dissesse o local onde iramos fazer as entrevistas. R Eu tenho no somente carinho pelo seu programa, mas venerao, porque voc sabe produzir cultura, dirigir as criaturas nos temas para o bem de todos, de modo que para mim vir ao seu encontro um dever que me honra muito, que me, traz muita felicidade, mas eu no me sinto capaz de aparecer em TV.

35 A PROVA CIENTIFICA DOS FENMENOS ESPIRITUAIS P sempre a modstia de Chico Xavier, que uma coisa fora do comum e que, cada dia que passa eu respeito ainda mais. Como voc explica que at hoje nenhum cientista tenha feito uma prova cientfica, unanimemente aceita, dos fenmenos espirituais? R Ns, Hebe, encontramos sempre um conflito aparente entre cincia e religio. A religio caminha para Deus, ensinando, a cincia

caminha para as novidades de Deus, estudando. As discusses se formam e a prova experimental do esprito do ponto de vista cientfico, sempre mais difcil. Mas essa prova est sendo organizada pela prpria cincia nos dias de hoje. Por exemplo, as provas fotogrficas com a chamada cmara Kirlian, descoberta por um casal de estudiosos no norte da Europa, cmara essa que j est produzindo resultados muito promissores no Instituto de Parapsicologia aqui no Brasil, especialmente aqui em So Paulo, sob a direo do nosso distinto patrcio Dr. Hernani Andrade enseja esperana muito grande para essa prova cientifica a ser unanimemente aceita. Estamos caminhando... Mas, tambm do ponto de vista religioso, voc pode imaginar a reviravolta que vai haver no mundo, quase que uma violncia do mundo espiritual em desfavor da Terra, se tivermos, de um dia para outro, uma demonstrao to autntica que atinja as raias da violncia? Isso no seria construtivo. Naturalmente, est no plano da Vida Superior preparar a ns outros, pouco a pouco, atravs de nossas experincias e de nossas provas, para conhecimento mais exato da sobrevivncia alm da morte. Estamos convencidos de que a Parapsicologia, sem nenhuma idia de fanatismo, como cincia pura de observao, alcanar resultados compensadores dentro de muito breve tempo. Sempre que a cincia entra em conflito com a religio ou crie qualquer problema de fanatismo dentro dela, essa prova a que nos referimos, vai ficando cada vez mais remota. Esperemos, porm, confiantemente o futuro, porque precisamos da certeza de que a vida continua, certeza em favor de todos.

36 DESEQUILIBRIO EMOCIONAL E PERTURBAAO ESPIRITUAL P Chico, eu gostaria de fazer uma pergunta muito pessoal. Eu perdi meu pai, h dois anos. No comeo eu chorava demais e diziam que a gente no devia chorar porque perturbava o esprito dele. A partir daquilo eu passei a chorar menos e a pensar mais nele. Senti que, realmente, isso me trouxe mais tranqilidade. Acha voc que quando a

gente chora muito por um ente que nos deixou aqui, perturba o seu esprito? R Geralmente, quando partimos da Terra, partimos em condies difceis, sempre traumatizados por violenta saudade e essa saudade tambm fica do lado de c. Se persistirmos nas impresses de dor negativa, cultivando angstia interminada, isso se reflete sobre a pessoa que ns amamos. Sem dvida, o parente nosso, a lgrima uma herana nossa, sofremos e choramos, mas sempre que pudermos chorar escorados na f em Deus, escorados na certeza de que vamos nos reencontrar, isso tranqiliza aquele ente amado que espera de ns um dilogo pacfico. Creio que tudo aquilo que voc fala com tanto amor, nas suas horas de maior sofrimento, ou que fala com tanto carinho junto s relquias de seu venerado pai, em Gethsemani, tudo isso alcana, pelos mais belos sentimentos, seu pai, porque vocs esto ligados.

37 OS ESPIRTOS E AS PROVAES COLETIVAS P Chico, agora quero fazer uma pergunta talvez audaciosa. Havendo, segundo a Doutrina Esprita, planos espirituais superiores, dispondo de notveis poderes, como vocs explicam que eles no atuem para evitar e impedir as guerras e hecatombes que tanta repulsa causam a todos os espritos bem formados? R Certamente os Espritos superiores interferem sempre, atravs do dilogo amoroso e pacfico que o mundo espiritual estabelece com os seres humanos, desde pocas imemoriais. Tudo aquilo que conhecemos dentro da religio os preceitos religiosos so indues paz e ao amor, que devemos cultivar uns com os outros, estima recproca, ao trabalho, ao progresso, cultura, no violncia. Se ocorrem, em nosso campo de criaturas humanas, determinados conflitos, isso ocorre nossa conta, porque, claramente que o homem ter criado o rob, mas Deus criou o esprito humano, livre, herdeiro das qualidades divinas, e o homem configurando a o homem e a mulher obviamente possui suas faculdades prprias de autodeterminao e por isso mesma necessitamos compreender que todos dependemos uns dos outros, que a guerra um estado anmalo

dentro da Humanidade, que isso no deveria ocorrer e que quanto mais nos adiantarmos, mais longe ficaremos das guerras e mais perto do panorama das realizaes divinas que nos esperam no mundo de amanh.

38 SOCIEDA0E PERMISSIVA P Por que h muita gente que condena a sociedade hoje considerada permissiva? Que diz voc? R Vamos dizer que estamos com uma exploso demogrfica no mundo, francamente inimaginvel. H 20 anos possuamos, por exemplo, um Brasil com 40, 50 ou um pouco mais de milhes de pessoas. Hoje estamos com quase, vamos dizer, aproximadamente 100 milhes de brasileiros. Decerto que so milhes aqueles que nascem hoje em condies psicolgicas especialssimas. No podemos estabelecer um critrio absoluto de comportamento afetivo para todas as criaturas, em nos referindo a milhes de milhes de pessoas. Aqueles que falam, condenando, a sociedade chamada permissiva, poderiam entender que estamos criando uma sociedade compreensiva, porque s dentro da compreenso mtua que atingiremos a paz a que nos referimos momentos antes.

39 NECESSIDAOE DA FAMILIA ORGANIZA0A P E voc acha que o mundo conseguiria viver sem a famlia organizada? R No acreditamos, porque sem a famlia organizada caminharamos para a selva e isso no tem razo de ser. Admitimos que a famlia ter de fazer grandes aberturas, porque estamos a com os anticoncepcionais, com os problemas psicolgicos, com os conflitos da mente, com as exigncias afetivas de vrias nuances.

Os assuntos familiares assemelham-se hoje aos viajantes que transitam em determinada estrada. Com exagerado acmulo de veculos construmos mais pistas, para que haja menos desastres. A famlia precisa abrir novas pistas de compreenso para que os componentes dela possam viver em regime de respeito recproco, com os problemas de que so portadores, sem a agresso que tantas vezes se verifica, contra criaturas que sofrem aflitivos problemas dentro da constituio psicolgica diferente da maioria. Cremos que esses assuntos estaro presentes em simpsios da cincia, e aqueles que nos orientam, nos ajudaro a encontrar os caminhos necessrios paz, com o apoio da religio, em tempos muito prximos. Nesse sentido, peo licena a voc apesar da resposta estar um pouco longa para recordar aquela afirmao de So Paulo, no versculo n 1, do Captulo n 2, da 1 Epstola a Timteo. Ele pede para que ns todos, cristos, faamos preces pelos dirigentes e pelos nossos pastores, e por todos aqueles que administram os interesses do mundo, para que estejamos em paz. Roguemos a Deus para que as cpulas das nossas comunidades estejam seguras, para que os nossos dirigentes, e os nossos pastores, seja em poltica, religio, cincia ou cultura, estejam afinados com as necessidades de atendimento da comunidade e que eles contem tambm, com o nosso respeito e colaborao para que possamos, pouco a pouco, resolver os nossos problemas.

40 PSICOGRAFIA PELA TV

P Bem, Chico, acho que vou me atrever a pedir a voc fazer a psicografia. Ser possvel? R Voc est lembrando os programas anteriores. Vamos tentar. Se tivssemos um pouco de msica,, isso poderia nos ajudar. Mas precisamos tambm de uma mesa e papel. P Ento vamos fazer o seguinte: enquanto ns preparamos eis mesa com o papel, tudo direitinho, vamos solicitar de nosso amigo telespectador que se prenda a ns, porque vamos fazer um pequeno intervalo comercial e depois voltaremos com o Chico, fazendo e sua mensagem psicografada.

41 MENSAGEM AMOR E SACRIFICIO No digas, alma irm, que a Terra triste. A Terra, em toda parte, iluminada escola E a grandeza de 0eus, em tudo quanta existe, E a luz que apia, cria, equilibra e consola. Do resplendor solar aos abismos do mundo, De esfera a esfera, em paz, a vida se confia Ao sublime poder do amor terno e profundo Que envolve a prpria dor em perptua alegria. A Natureza inteira sempre um livro aberto. A noite, d medida ao tempo de alvorada, Tudo renovao, a campo descoberto, Dos detritos do cho abbada estrelada. Da rocha ei-la a surgir: a fonte viva e pura; E, beijando o calhau que se lhe atira face, Estende no deserto imprios de verdura Esparzindo a esperana em que a vida renasce. Do lenho dado ao fogo o calor se derrama, Faz-se a gleba jardim, ao golpe de tratares, E uma simples semente acomodada lama, Transforma o prprio charco em berrio de flores. Escuta, corao!... Perdoa, servente aceita A lgrima por luz nas tarefas que esposas, Sofrimento constri a Harmonia Perfeita, A treva aponta a estrela, os espinhos do rosas!... S no amor h poder divino e incontroverso

Que abraa anjos e rus, santos, crentes e ateus, E o amor em sacrifcio a fora do Universo Que revela a Bondade e a Presena de Deus. MARIA DOLORES

P Dentro de sua grandeza ela disse exatamente aquilo que eu gostaria de dizer e acho que todos os nossos amigos sentem. Voc, Chico, uma criatura to grande, to grande que chega a ficar pequenino como uma criana, porque, realmente, a imagem essa. A criana tudo o que a gente mais sonha na vida. E a maior fora que a mulher tem. A grandeza da criana que voc representa, dentro da sua grandeza, da sua humildade, da sua majestade. Chico, tudo o que eu poderia dizer, para agradecer momentos que ns vivemos aqui neste programa, realmente seria plido e ento s posso dizer: Deus lhe pague! R Sou eu quem agradece. P Eu gostaria, ento, de terminar com uma prece, j que ns estamos num mundo de tanta violncia, de tanta agressividade. Acho que prece a melhor coisa que a gente pode fazer por aqueles que j se foram, por aqueles que esto e por aqueles que esto por chegar. Muito obrigada.

42 PRECE R Amado Jesus, nosso Divino Mestre e Senhor! Agradecendo o encontro espiritual com a nossa Hebe Camargo, com os nossos amigos da equipe que colabora com ela, estamos endereando a Ti, Senhor, o nosso reconhecimento e encerramos este encontro. J que nos achamos assistidos pela presena de mes carinhosas, que nos rodeiam aqui, ns Te rogamos para que todas elas tenham bastante fora para suportarem todos os problemas que lhes possam surgir, a fim de cumprirem a sagra a misso de que foram investidas!

Recordamos aquelas que nos deram o ser, que neste mundo ou fora dele velam por ns. Ns Te pedimos, Amado Jesus, abenoes a todas elas, as que nos deram a vida, que se sacrificaram por ns, as que esqueceram prazer, mocidade, convenincias e convenes para se fazerem nossas mes! Ns Te rogamos por aquelas que conseguiram realizar os seus ideais e por todas as que sofreram tremendas renncias, para se ajustarem aos encargos de que foram investidas; por aquelas, Amado Mestre, que muitas vezes trazem sobre o peito cruzes de ouro, lembrando a Tua Misericrdia, a trazerem o corao sob o peso das grandes cruzes de lgrimas; por aquelas outras que se encontram em penria; por aquelas que guardam os filhos queridos nos sanatrios; por aquelas que se viram desvinculadas do amor deles, a golpes de violncia, e que reclamam serenidade e compreenso para se reequilibrarem na vida; por aquelas que se sentiram mes, com a desero dos companheiras aos quais se confiavam; por aquelas, Senhor, que trabalham, dia a dia, para buscarem o po dos prprios filhos; por aquelas que amanhecem de corao atormentado sem saberem como resolver os problemas mais simples da vida, luz do cotidiano! Pedimos-Te por todas elas, Senhor, porque todas as mes so santas diante de Ti! Amado Mestre, abenoa aquelas que nos amaram, que nos amam e que nos amaro sempre; aquelas em cujos coraes colocaste um segredo de amor que ningum decifra; aquelas que necessitam, cada vez mais de nosso apoio para nos dignificarem, guardando-nos a civilizao, ajudando-nos a sermos ns mesmos! Amado Jesus, abenoa-nos! Abenoa a nossa Hebe, abenoa os nossos amigos presentes! Abenoa-nos, Senhor, e despede-nos em Paz! E que a Tua bondade, Amado Senhor Jesus Cristo, possa estar conosco, abenoando-nos, sustentando-nos, tolerando-nos e auxiliando-nos, hoje, agora e sempre! Assim seja!

PROBLEMAS DESTE E DOUTRO MUNDO

(*) Entrevista realizada no Instituto de Difuso Esprita, em Araras, SP, por Salvador Gentile, a 5 de dezembro de 1971, quando da visita do mdium para uma Tarde de Autgrafos.

43 Mensagem GENTILE Nesta oportunidade, em nome do Instituto de Difuso Esprita, ns queremos agradecer a presena do Dr. Elias Barbosa e a sua generosidade em nos trazer palavras de tanto esclarecimento, fundamentadas na experincia de sua vida mdica problemas do nosso dia-a-dia, que certamente, serviro para todos ns. Queremos pedir aos nossos irmos presentes que se mantenham em silncio, em prece, que talvez nosso irmo Francisco Cndido Xavier possa psicografar alguma mensagem para ns. O mdium l em voz alta a pgina psicografada: CHICO: CONVITE Homem, escuta a voz que, ao longe, se aproxima Concitando-te vida, em senado profundo, A conquistar mais Cus para a glria do Mundo, Como quem deixa o valle e sobe monte acima. -Volve ao Cristo de Deus, no trabalho fecundo De transformar em luz a crena que te anima... Que a forma te no prenda a enganadora estima Da illuso que se esvahe de segundo a segundo!... Busca, viajor da Terra, o porvir sublimada, 0or sol desfazendo os grilhes do passado Ante a libertao que, em paz, se te descerra!

Sem paixo por ti mesmo e servindo Era Nova, Da construo do Amor em que a f se te prova, Ters no prprio Amor a redempo da Terra. GUSTAVO TEIXEIRA* * Poeta, autor de vrias obras de valor, nasceu Gustavo Teixeira em Sto Pedro, SP, em 1881, e desencarnou na mesma cidade, em 1937. Vicente de Carvalho prefaciou-lhe o livro de estreante "Ementrio" , lanado em 1908. Sua produo foi reunida em 1959, sob o titulo de "Poesias Completas", com Prefcio de Cassiano Ricardo, Anhambi S.A., So Paulo. Observe-se em Convite a ortografia de acordo com a poca em que o autor estava encarnado. (N. dos O.)

44 DIVORCIO GENTILE: Chico Xavier, a ZYR-93, Rdio Clube Ararense, nos incumbiu de entrevist-lo. Temos aqui uma srie de perguntas que voc, naturalmente, tem liberdade de responder ou no responder. A primeira delas a seguinte: QUAL A SUA POSIO, DIANTE DO PROBLEMA DO DIVRCIO? CHICO: Apesar de respeitar muito e agradecer, de corao, o convite, estimaramos que o nosso amigo Salvador Gentile, em nome da Rdio, convidasse o conferencista da noite 0r. Elias Barbosa , para responder a esta pergunta e a colaborar nas respostas s perguntas subseqentes que forem aqui formuladas, para que no estejamos sozinhos nesse ou naquele assunto, de vez que reconheo a minha nulidade para quaisquer respostas desejadas. Cabe-se anotar que se algo falarmos de proveito, estaremos falando sob a influncia de Amigos Espirituais. DR. ELIAS: Antes de tudo, caros irmos, no nos reconhecemos capacitado para responder pergunta. Entretanto, tentaremos uma resposta rpida, deixando ao nosso caro Chico o esclarecimento

essencial do assunto. A nosso ver, o divrcio no deve ser incentivado. Em certas circunstncias, porm, quando um dos cnjuges tende ao suicdio ou ao homicdio, o divrcio ser medida razovel porque sabemos que a prtica de um quanto a do outro, agravar muito mais a problemtica do Esprito reencarnado. Considerando a imortalidade, se o casal no conseguir por agora resolver todos os problemas que lhes caracterizam a vida em comum, h de resolv-los, por certo, em existncias posteriores. De modo que, pelo que temos visto na vida prtica, nesse terreno, o ideal ser sempre agir com pacincia, uma vez que ao cogitar de desquite, o cnjuge da mostras de grave infantilidade psicolgica, a requisitar teraputica adequada, a fim de no perpetuar a dificuldade emocional, quando constituir nova unidade conjugal. Estimaramos que, em seguida, o nosso Chico nos fizesse a gentileza de completar a resposta. CHICO: Apoiamos integralmente o nosso caro amigo, Dr. Elias Barbosa, que se expressou com muita segurana.

45 EXPANSO DAS DOENAS MENTAIS GENTILE: Chico, a que voc atribui a taxa sempre crescente de doentes mentais? CHICO: Os Espritos Amigos que se comunicam, so unnimes em afirmar que essa taxa crescente de perturbao, na atualidade, decorre do desequilbrio existente entre as nossas conquistas de ordem cientfica e o atraso dos nossos sentimentos. Existe grave desequilbrio na balana crebro-corao. medida que o progresso nos exonera as mos de maior esforo, mais amplamente estamos a ss conosco nos caminhos da vida. Com isso faceamos certas dificuldades para nos suportarmos, do ponto de vista individual, sem perturbaes, porque estas perturbaes so conseqentes nossa incapacidade de responder, do ponto de vista emocional, evoluo da inteligncia. Isso cria tomadas de obsesso ou desarmonias mentais muito grandes, reconhecendo-se que ainda cultivamos certa espcie de amor extremamente possessivo na Terra. Falamos do ponto de vista coletivo. Esse amor possessivo gera em ns

processos lamentveis de cimes e desesperao, que muitas vezes nos induzem delinqncia confessa. Quando encontrarmos um caminho de libertao espiritual, atravs do respeito que devemos uns aos outros, na condio de jovens e de adultos, entendendo-se que cada um de ns um mundo por si e que cada qual de ns chamado a exercer tarefa especifica sobre a Terra, ento muitos dos nossos problemas alusivos perturbao mental sero praticamente eliminados. Isso ocorrer, porque estaremos em condies de responder com altura de sentimento elevao das novas descobertas que nos impelem a crer que a Terra , realmente, para ns todos, um mundo maravilhoso. A dificuldade ou a perturbao residem, efetivamente, em ns mesmos.

46 L1DERANA RELIGIOSA GENTILE: Nossa pergunta, agora, para o Dr. Elias Barbosa. O senhor acha, Dr. Elias, que ao Brasil est reservado um papel de liderana no concerto mundial quanto questo religiosa? Por qu? DR. ELIAS: Desde a publicao do livro Brasil, Corao do Mundo, Ptria do Evangelho, pelo Esprito de Humberto de Campos, atravs d a mediunidade do nosso caro Chico Xavier, isso ficou bem claro a posio do Brasil no papel de liderana no concerto mundial, do ponto de vista religioso. E, a cada minuto que passa, inclusive com o exemplo de Araras, quando esta cidade se constitui hoje na capital da divulgao esprita brasileira, no resta a menor dvida de que a Brasil se encontra nessa vanguarda. Alm disso, as organizaes assistenciais, as editoras espritas, os centros de espiritualidade, enfim, tudo o que se realiza de nobre e belo em Terras do Cruzeiro, so atestados inequvocos de semelhante posio de liderana para o nosso Pas.

47 OBSESSO E LIVRE ARBITRIO

GENTILE: Chico Xavier, os Espritos desencarnados em desequilbrio, influem sobre os encarnados, a ponto de subtrair-lhes o livre arbtrio? Como e quando? CHICO: No. Na condio de cristos, sobretudo porque antes da codificao da Doutrina Esprita, j possuamos, no Evangelho de Jesus, explicaes muito claras quanto nossa responsabilidade de viver, impossvel admitir que uma criatura, encarnada ou desencarnada, consiga furtar o livre arbtrio nas fontes do nossa pensamento. s vezes, estudamos o assunto quando j nos achamos encarcerados nas conseqncias de aes complexas ou infelizes, praticadas por ns, seja nesta vida ou em vidas passadas. Nessas circunstncias, somos impulsionados a crer que o Esprito obsessor encontra em ns afinidades ou razes de ligao com as quais se harmonizam conosco, quando, na realidade, so companheiros nossos, da existncia atual ou de outras eras que passam a integrar conosco verdadeira legio de criaturas perturbadas. Por isso mesmo, Jesus, certa feita, conforme as narrativas do Evangelho, declarou que determinado esprito obsessor trazia o nome de Legio. Em vista disso, a criatura, quando est positivamente assediada, pode estar refletindo toda uma falange de espritos infelizes que se afinam com ela. Processo obsessivo, a nosso ver, problema de harmonizao ou de aceitao, no mecanismo de nossos relacionamentos recprocos. GENTILE: Nosso caro Dr. Elias Barbosa, como o senhor entende a afirmativa que fazem de que os tempos esto chegados? Quais os sinais que o Senhor pode nos mencionar a este respeito? DR. ELIAS: Eu gostaria que o nosso prezado Chico respondesse a esta pergunta, por gentileza. CHICO: Segundo Emmanuel, os tempos so, naturalmente chegados, para que ns, por dentro de ns, faamos um compromisso real, efetivo, de renovao ntima, valorizando o tempo, na pauta dos conhecimentos superiores que j possumos. Se aproveitssemos dez ou vinte por cento em trabalho, dos conhecimentos elevados de que j somos detentores, principalmente ns outros, os espritas-cristos, certamente que os tempos estariam chegados, para muita felicidade na Terra, comeando, esta felicidade, em ns mesmos.

Isso, porm, no fcil. Construir por fora foi sempre algo fcil, mas edificar por dentro de ns as qualidades superiores que nos convertero em espritos realmente enobrecidos, muito difcil. Os tempos so chegados para que venhamos a perceber isso com mais clareza. Trabalhar e trabalhar pelo bem de todos, o programa da criatura, em todos os tempos, de modo a penetrar no entendimento e na execuo das Leis de Deus.

49 O FUTURO DA FAMILIA GENTILE: Nos dias futuros, Dr. Elias, o senhor, que psiquiatra e que lida no seu consultrio com muita gente, de todas as classes, poder responder esta pergunta com muita propriedade: NOS DIAS FUTUROS, A FAMILIA SE UNIR MAIS OU TENDER A DESAGREGAR-SE? DR. ELIAS: Antes de tudo, cumpre-nos informar que somos apagado clinico e no psiquiatra. Isso posto, acreditamos que a famlia se unir mais, pois devemos confiar no progresso infinito da vida. A famlia naturalmente se unir, medida que houver maior conhecimento da psicologia humana. No dia em que se exigir da pessoa que se candidata ao casamento um certificado de habilitao em curso mesmo rpido de Psicologia, temos a idia de que haver notvel modificao na estrutura da famlia, para melhor. Indispensvel saiba cada um de ns quais so os nossos deveres, a fim de que nos orientemos com segurana em relao a certos mecanismos de defesa do eu, principalmente no que se refira projeo, para que aprendamos a ser ns mesmos e no a personalidade que as outras criaturas estimariam que fssemos. Conhecendo os princpios kardequianos, estaremos aptos a conduzir-nos com pacincia, mesmo quando nos vejamos num casamento de provas e expiaes ou recebendo, na condio de filhos, os antigos desafetos, os desafetos de existncias passadas, em extrema desventura, de permeio com benfeitores reencarnados. A Doutrina Esprita nos fornece, com efeito, todos os elementos para que possamos organizar uma famlia com relativo equilbrio, ensejando-nos

contribuir em favor da paz geral, que dimana da paz existente nas quatro paredes do Lar.

50 EVOLUO E ENCARNAO GENTILE: Chico Xavier, por que se diz que o Esprito, para evoluir, precisa se encarnar? No Mundo Espiritual, ele no evolui? Qual a diferena principal entre as duas faixas de evoluo quanto ao aprendizado? CHICO: No acreditamos estar de posse dos conhecimentos para respondermos a questes assim profundas, envolvendo decises do Plano Superior. O que podemos concluir dos ensinamentos mltiplos dos Amigos Espirituais, que durante a existncia na Terra, enquanto somos favorecidos com a permanncia no corpo, dispomos de maiores oportunidades para aprendizagem, educao ou reeducao; na aquisio das experincias de que necessitamos para a ascenso definitiva Vida Maior. O corpo, neste caso, funciona como sendo uniforme, num educandrio. Sabemos que o corpo, em si, obedece a leis estabelecidas em regime de igualdade para a criao dos demais corpos; cabe-nos, portanto, admitir que, uniformizados pelo padro de vesturio fsico, na escola a Terra, somos favorecidos com disciplinas que de momento no estimamos receber. Aqui recordamos aqueles alunos dos colgios humanos que, na maioria, muitas vezes no se agradam das disciplinas com que so acolhidos nos estabelecimentos que as recebem, embora, mais tarde, venham a saber que o benefcio destas disciplinas , e ser sempre, incalculvel para eles todos. Internados no corpo terrestre que somos instrudos a respeito da necessidade de mais ampla harmonizao de nossa parte, uns com os outros, certamente porque, vivendo nas esferas espirituais prximas da Terra, com aqueles que so as criaturas absolutamente afinadas conosco, no percebemos de pronto as necessidades de aperfeioamento e progresso. Numa comunidade ideal, com vinte, quarenta ou dez pessoas raciocinando por uma faixa s, estamos to

felizes que corremos o risco de permanecer estanques em matria de evoluo por muito tempo. Beneficiados com a reencarnao, o estacionamento quebrado de modo natural, para que sintamos a sede de novos conhecimentos, fome de amor e anseio de compreenso, de vez que no ignoramos que sede e fome so fatores que nos obrigam a trabalhar muito. Ento, espiritualmente, semelhantes fatores na vida do Esprito esto vigorando para ns todos, com a funo de nos estimularem ao burilamento e ao progresso.

51 DOENAS E CORPO ESPIRITUAL GENTILE: Dr. Elias Barbosa, as doenas antes de aparecerem no corpo fsico se manifestam no corpo espiritual? Tero, acaso, origem nos mecanismos da mente? DR. ELIAS: No temos dvida de que antes de aparecer no corpo fsico, que se constitui uma veste do esprito, a doena se manifeste na mente. Isto compreensvel se analisarmos o indivduo, por exemplo, que se desencarna numa situao de violncia, ingerindo, suponhamos substncia custica. Depois de atravessar perodos de sofrimento nas regies purgatoriais da Espiritualidade, por tempo mais ou menos longo, quando retorne Terra, natural que ele traga a regio comprometida do trato digestivo com alteraes funcionais ou muitas vezes anatmicas, porque houve leso do corpo fsico que ele deixou na Terra em circunstncias drsticas, com repercusso no corpo espiritual. Por exemplo, se ele ingeriu um metal pesado, cuja eliminao se faz principalmente por via renal, claro que ele dever renascer, e os seus glomrulos e o epitlio tubular apresentaro alteraes muitas vezes de carter embrionrio, acarretando a esse esprito reencarnado sofrimento e dificuldade. E, de um modo geral, no que se refere s doenas mentais, os indivduos portadores de complexos de culpa muito intensos, no Mundo Espiritual, reencarnam em situaes por vezes deplorveis, tendendo fugir realidade ou tornando-se psicticos. Essa situao de pnico se

instalou na vida dele em decorrncia da prtica da autodestruio ou do mal, contra quem quer que seja. E, ainda, se verificarmos todos os tipos de enfermidades, concluiremos que para a doena se instalar, evidente que ter de ser primariamente no esprito. E, a propsito, queremos nos lembrar de um livro de Carl Gustav Jung, intitulado Psicologia e Religio (2), j traduzido no Brasil. Nesse livro, Jung considera que num indivduo portador de qualquer processo blastomatoso, semelhante processo no pode estar localizado somente no corpo. E acrescenta que no indivduo dever existir um corpo espiritual e na tessitura desse corpo dever existir tambm esse tumor, primariamente. Julga o notvel psicanalista que para existir o tumor no corpo fsico, dever tambm existir na tessitura do corpo espiritual. Em Doutrina Esprita, esta a realidade que os Espritos Amigos nos informam. O problema das doenas decorre da gravidade da culpa. Quer dizer, conforme a gravidade da prtica do mal, ser o tipo de doena. A doena surge na Terra, a benefcio da prpria pessoa, s vezes para salv-la de certas situaes em que ela cairia, conforme caiu em mais de dez, vinte existncias anteriores. O indivduo nasce com determinada doena, como medida curativa do esprito. A criatura, acostumada, durante existncias e existncias, a roubar, a lanar mo do alheio, poder em certa existncia pedir para nascer sem mos, a fim de que aprenda a no roubar. Antes de nascer sem as mos, possivelmente haja passado por mais de dez ou vinte existncias sofrendo do que ns chamamos de cleptomanias. Vejamos uma outra possibilidade, qual aconteceu naquele caso descrito em Memrias de um Suicida (3), em que um companheiro havia subtrado a vida da esposa; os complexos de culpa lhe foram to intensos, que a mo se lhe foi ressecando no Plano Espiritual, e, quando renasceu na Terra, trazia consigo a leso conseqente. (2) C.G. Jung, Psicologia e Religio, Traduo de Fausto Guimares, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1965. (N. dos O.) (3) Obra recebida pela mdium Yvonne A. Pereira, e editada pela Federao Esprita Brasileira, Rio, R J (N. dos O.)

52 PERISPRITO E CORPO FSICO GENTILE: Chico Xavier, o que o perisprito? Como ele atua sobre o corpo embrionrio para plasmar-lhe as formas e como se liga e atua sobre o organismo j formado? CHICO: Seria licito somente examinar o problema do ponto de vista rigoroso da Cincia. Portanto, esperemos que a Cincia amplie estudos e pesquisas a respeito do corpo espiritual, para no criarmos quaisquer fantasias em nome da Religio, em redor de assunto assim to srio. Sabemos que nos ltimos cinqenta anos, que a Cincia, especialmente a Cincia Mdica, vem obtendo xitos matemticos no estudo da vida orgnica no corpo fsico. Tanto assim, que a Medicina, atualmente, vem criando setores especializados em vrias direes. A vida fsica se reveste ainda de tantas complexidades e nos impe tantos desafios, que, por enquanto, a existncia do corpo espiritual, evidente-mente positiva, exige perquiries detalhadas a fim de patentear-se no mundo. O perisprito, a rigor, problema de cincia, conquanto nele respeitemos a matriz, a fbrica de modelos, a oficina dos clichs mentais que nos orientam a vida no corpo terrestre. Esperemos que a Cincia na Terra se pronuncie, oportunamente, a respeito.

53 SUPERVISO MDICA DAS CURAS MEDINICAS GENTILE: Dr. Elias Barbosa, o que dizem os benfeitores espirituais sobre os tratamentos realizados por via medinica, que utilizam os recursos de Medicina Oficial (principalmente drogas alopticas e tratamento cirrgico), com vistas aos possveis riscos de falha medinica? No seria interessante haver uma superviso de mdicos terrenos bem intencionados?

DR. ELIAS: Admitimos que os mdiuns deveriam estudar Allan Kardec. A maioria dos mdiuns que se empenha nesse setor de tratamentos, seja de ordem cirrgica ou no, muitas vezes, deixa de lado o estudo kardequiano, valorizando o fenmeno, em detrimento da justa compreenso dos princpios doutrinrios. O ideal seria uma superviso mdica para auferir o valor do fenmeno, mas o que importante o seguinte: que se estude Allan Kardec, porque o fenmeno existe, evidentemente, e ns precisamos estudar o fenmeno, mas precisamos reverenciar a Doutrina Esprita, acima de tudo. De modo que o Chico poder responder a esta pergunta, porque ele mesmo, Chico Xavier, h poucos anos atrs, h cerca de dois ou trs anos, se submeteu cirurgia, com mdicos da Terra. E ele est autorizado a formular uma opinio concreta. CHICO: Acreditamos que o problema da cura espiritual, conforme a prpria expresso, assunto pertinente f com que recebamos os processos de auxlio do Mundo Maior. As curas espirituais, por isso mesmo, so capazes de surgir em qualquer setor religioso, no qual a mente humana se expresse com absoluta confiana nos poderes superiores que governam a vida. Acreditando nisso, estamos convencidos de que todas as pessoas que recorrem orao, esto munidas de um poder cuja extenso, por enquanto na Terra, no conseguimos avaliar. Quanto aos companheiros da mediunidade que se dediquem s curas de ordem fsica, impulsionados por Espritos de mdicos desencarnados, cremos que deveriam ou devero solicitar o concurso de mdicos encarnados dispostos a auxili-los em semelhante mister para que os nossos companheiros no permaneam sozinhos ou quase que aparentemente sozinhos em tais experincias, mais fenomnicas do que doutrinrias propriamente consideradas. Pessoalmente, aprendemos com os Bons Espritos que a Medicina est na Terra por deciso dos Espritos Superiores que executam os desgnios divinos; cada mdico se ergue por intrprete da bondade de Deus no socorro s criaturas humanas. Seria injusto de nossa parte desconhecer isso. A medicina um sacerdcio, e estamos certos de que mesmo aos mdicos que se acreditam mais entranhadamente materialistas, o auxilio do Mundo Espiritual nunca falta.

Se o mdico declarado materialista, trabalha com esprito de amor aos pacientes, receber o amparo dos Benfeitores da Vida Maior, nas suas atividades de ordem geral, a benefcio dos seus protegidos, considerando-se o merecimento ou a necessidade de quantos lhe recolhem a assistncia. Compreendemos, sem duvida, que a Medicina vem de Deus..

54 SAUDAO GENTILE: Para finalizar, Francisco Cndido Xavier, ns rogaramos a voc que registrasse uma mensagem ao povo de Araras. CHICO: Saudamos a nobre cidade de Araras com os nossos melhores votos de progresso e paz, desejando-lhe as mais altas realizaes com a bno de Cristo. Estamos especialmente gratos ao acolhimento do Instituto de Difuso Esprita, a generosa organizao que nos recebe com tanta bondade e que nos honra brilhantemente as construes doutrinarias. Em nosso cara amigo Salvador Gentile, deixamos o nosso abrao de reconhecimento a todos os companheiros ararenses, ao mesmo tempo que rogamos a Deus a todos nos inspire e nos abenoe.

CONGELAMENTO DOS CORPOS E A EXPERINCIA DO VELHO EGITO Abrimos um parnteses em nossa vida conturbada de todos os dias e o sorriso bom de Chico Xavier eliminou-nos o corao; suas palavras eivadas de verdades crists fizeram aflorar em ns o anseio de amar e compreender a vida, realizando o melhor dentro e fora de ns. Aqui Chico Xavier responde para voc: 55 FOLHA ESPRITA P Chico, como voc v o lanamento da Folha Esprita? R Reconheo em Folha Esprita sempre nova luz que se acende em nosso caminhos espirituais.

56 FUNO DA DOUTRINA ESPRITA P O termo comunicao ganhou, recentemente, muita fora entre os homens; no entanto, h pouco mais de um culo ensinamento constante nos livros espritas. Tendo em vista esse carat vanguardeiro do Espiritismo, qual seria a contribuio mais importante do movimento esprita na atualidade? R Estamos convencidos, segundo as afirmativas dos nossos benfeitores Espirituais, que a mais elevada funo da Doutrina Esprita a de restaurar os ensinamentos de Jesus com as elucidaes de Allan Kardec, para a felicidade real das criaturas.

57 ASTRONUTICA P As sondas espaciais realizaram importantes investigaes no sistema solar. Como o Plano Maior v essas pesquisas? R - A Astronutica, na opinio de nosso caro Emmanuel, a cincia bendita que convida o Homem para o estudo da grandeza do Universo.

58 PSIQUIATRIA E FENMENOS PSQUICOS

P A medicina alcanar maiores xitos, em futuro prximo, no campo da Psiquiatria? Onde estudos neurolgicos atuais vo contribuir para melhor entendimento dos fenmenos psquicos? R Indiscutivelmente, a jornada longa, mas a Cincia est sempre no encalo da verdade e, com a verdade, a Psiquiatria e escolas conexa alcanaro a imortalidade de Esprito, sublimado as prprias cogitaes.

59 CONGELAMENTO DE CORPOS E PERTURBAES ESPIRITUAIS P O congelamento de corpos imediatamente aps a morte fsica com vistas a um despertar na carne aps alguns decnios ou sculos, isto , quando a medicina houver descoberto remdio para os males fsicos do congelamento trar perturbao maior ao esprito desencarnado? R Marlene, transcrevo aqui o que estou ouvindo de nosso Emmanuel, a quem solicitei o esclarecimento. Sim, o congelamento do corpo ocupado pelo esprito, em processo de desencarnao, pode ret-lo, por algum tempo, junto a forma fsica, ocasionando para ele dificuldades e perturbaes. Isso, de algum modo, j sucedia no Egito Ancio, quando o embalsamento nos retinha, por tempo indeterminado, ao p das formas que teimvamos em conservar. (*) Entrevista concedida Marlene Rossi Severino Nobre, publicada na Folha Esprita, So Paulo, 18 de abril de 1974. Semelhante reteno, porm, s e verifica na pauta da lei de causa e efeito. E, quanto ao congelamento, se alguns dos interessados por fora de provao deles mesmos retomarem o corpo frio a fim de reaqueclo, a cincia no pode assegurar-lhes um equipamento orgnico claramente ideal como seria de desejar, especialmente no tocante ao crebro, que o congelamento indeterminado deixar em condies por agora imprevisveis.

60 A TRAGDIA DO JOELMA P Chico, qual a mensagem para os familiares to duramente atingidos na dolorosa tragdia do Edifcio Joelma?

R Compartilhamos do sofrimento de todos os nossos irmos que ainda choram com o incndio havido a 1 de fevereiro ltimo, rogando a Jesus nos fortalea a todos para compreendermos com segurana as Leis Divinas que nos regem a vida. A imortalidade patrimnio de todos e com a f na Sabedoria e na Bondade de Deus venceremos as nossas prprias lutas.

ANSEIOS DA MOCIDADE ESPRITA

61 CURSO PR-MOCIDADE P Como o Senhor v o Curso Pr-Mocidade? R Ns reconhecemos pessoalmente a nossa incompetncia para interferir nos assuntos de educao, mas, como esprita militante, ns vemos no Curso Pr-Mocidade uma iniciativa das mais edificantes, porque o Curso encontra os nossos companheiros reencarnados entre a infncia e a juventude num perodo em que ns acreditamos seja mais proveitosa a aplicao de normas educativas capazes de auxiliar a criatura durante a sua encarnao na Terra. Concordamos que o Pr-Mocidade um empreendimento dos mais dignos e que merece a ateno de todas as instituies do Espiritismo Cristo, principalmente.

62 PROGRAMA PARA OS JOVENS P Sendo a fase da adolescncia de transio, o que o Senhor julga mais importante para ser dar aos jovens neste Curso? R Creio que a nossa obrigao ministrar conhecimentos prticos em torno da vida prtica, idias to slidas quanto possveis, quanto realidade da vida em si. Precisamos acordar no s a juventude como tambm a madureza para as questes da autenticidade. Devemos se ns mesmos com a aceitao at mesmo de nossas prprias imperfeies, para que venhamos a conhecer-nos por dentro, melhorando o nosso padro d vida ntima, com a reforma que a Doutrina Esprita nos aconselha e com o aproveitamento mximo de nosso tempo de reencarnao.

63 ESTUDO EM GRUPO P O estudo em grupo hoje um mtodo muito divulgado. Este mtodo vantajoso para o adolescente? R Tanto para os jovens como para os adultos o estudo em grupo o mais eficiente at porque ns no podemos esquecer que na base do Cristianismo, o prprio Jesus desistiu de agir sozinho, procurando agir em grupo. Ele reconheceu a sua misso divina, constituiu um grupo de doze

companheiros para debater os assuntos relativos doutrina salvadora do Cristianismo, que o Espiritismo hoje restaura, procurando imprimir naquelas mentes, vamos dizer, todo o programa que ainda hoje programa para nossa vida, depois de quase vinte sculos. Programa d vivncia que ns estamos tentando conhecer e tanto quanto possvel aplicar na Doutrina Esprita, no campo de nossas lides e lutas cotidianas.

64 MOTIVAO DE AULAS DOUTRINRIAS P De que podemos fazer o adolescente interessar-se realmente pelas aulas de Doutrina? Que motivao usaramos? R Creio que um entendimento entre os professores para que eles possam estudar o problema do relacionamento entre eles e os alunos uma iniciativa que ns no podemos desprezar, porque aprendemos com os nossos benfeitores espirituais que cada esprito um mundo por si, que Deus no d cpias; cada um de ns uma criao independente, de modo que precisamos estudar a natureza, as tendncias, os problemas, as dificuldades, as facilidades de cada um de nossos companheiros que levam o nome de nossos aprendizes, para que venhamos a benefici-los com a nossa influncia,

(*) Entrevista realizada por Snia Barbante Santos, publicada pelo jornal A Flama Esprita, de Uberaba, MG, em 25 de dezembro de 1971, sob o ttulo entrevista com Chico Xavier sobre o Pr -Mocidade. os ensinamentos de que sejamos portadores. Mas embora sejamos apaixonados pelas estrias que usam aplogos e smbolos, ns acreditamos que estamos faceando agora num perodo de progresso da Humanidade em que devemos usar a verdade tento quanto possvel, mas a verdade que no fira, a verdade que no destrua, porque se o professor autentico, descobre autenticidade em seu aluno; encontra a chave para penetrar na mente e no corao do aluno, de modo a auxili-lo. Ento o problema do relacionamento problema vital em toda escola. Devemos estudar, observar bem para que ns venhamos a clima capaz de interessar os nossos irmos adolescentes no estudo da verdade. Entretanto, somos tambm de parecer que cada Centro Esprita um educandrio em que os adultos tambm esto na mesma posio.

Ns precisamos descobrir quais as motivaes para que os adultos se interessem pela Doutrina Esprita. No somente receber os benefcios, como sejam os benefcios da prece, do passe, do amparo espiritual, do auxlio magntico, mas a luta da criatura em si para o conhecimento dela prpria, luz da verdade. So assuntos da atualidade que ns precisamos estudar, estudar para penetr-los devidamente. P Para despertar ento no adolescente o amor Doutrina, o caminho seria este? R Cremos que sim: o amor Doutrina com demonstrao da vida prtica.

65 DEBATES E RESPEITO p Quer dizer que o senhor acha que devem constar do programa do Curso Pr-Mocidade, alm da parte Doutrinria, aulas prticas? R Se houvesse possibilidade, aulas expressando contatos humanos entre os professores e alunos, palestras, conversaes em grupo, em que cada um pudesse expor suas idias, mas em provocar de nenhum modo em ningum, nem o espanto, nem o ridculo, quando estas idias destoassem das idias chamadas normais entre as pessoas. O aluno poderia se exteriorizar como ele , o professor aceit-lo como ele , ajud-lo como ele , para que ele possa produzir melhor a vida dele. Ns estamos atravessando numa poca em que toda imposio espiritual significa violncia, e o esprito humano recusa a violncia. Ns estamos diante de uma revoluo no mundo, uma revoluo pacfica contra a violncia entre as pessoas humanas. Ento precisamos de senso de humanidade no trato com os outros e este trato uns com os outros. A base deste trato chamase respeito. Se no respeitamos as idias do aluno, ele no nos respeita. De modo que precisamos estabelecer esta linha de definio.

66 DURAO DE AULA P Qual seria a durao de maior rendimento doutrinrio para uma aula do Pr-Mocidade?

R Mximo ed quarenta (40) minutos para no cansar; meia hora no mnimo. Vou explicar no tenho experincia no magistrio espiritual, sou mdium e mau mdium.

DESFILE DO PASSADO

67 CIDADO CAMPINEIRO Lder espiritual de milhares de brasileiros, o novo Cidado Campineiro Francisco (Chico) Cndido Xavier, foi aplaudido por milhares de pessoas, sbado e domingo em Campinas. Recebido com honras em todas as cidades por onde passa, ele tem sua mo beijada por adeptos de sua crena. Sempre humilde, ele igualmente beija aqueles que o cumprimentam. Para a maioria das pessoas, o famoso mineiro de Pedro Leopoldo, um gnio, para outros, um mito, para quase todos, motivo de admirao. Admirao que se traduz na alta voz de um jovem ao dizer, depois de cumpriment-lo, no Centro Esprita Allan Kardec, sbado, que havia recebido as bnos de Chico Xavier. Recebido e procurado por altas autoridades, ele esteve, ontem, na Casa da Criana Meimei, reunido com dirigentes espritas da cidade, quando prestou depoimento ao Dirio do Povo. Depois, foi almoar em uma chcara do Bairro de santa Lcia, com o prefeito Pricles Gonalves e outras pessoas. Sbado, depois de receber o ttulo de Cidado Campineiro, ele recebeu mais d trs mil pessoas interessadas, pelo menos, em cumpriment-lo. Ontem, seu programa no previa atendimento ao pblico. Mesmo assim, dezenas de pessoas foram at o local da reunio, no Bairro de Castelo, para v-lo pelo menos. Esta figura mstica, est respondendo a vrias perguntas sobre sua crena o Espiritismo -, da qual um dos principais propagadores. Chico Xavier o autor de mais de cem obras espritas psicografadas, algumas delas editadas em castelhano, francs, ingls, japons e esperanto.

68 VIDNCIA DE CAMPINEIROS DO PASSADO P Na solenidade de entrega do ttulo de Cidado Campineiro, estavam presentes, em espritos, grandes homens da cidade? R Vi, realmente, muitos deles, mas no estou memorizando suficientemente. Eles podem ser revistos nas palavras gravadas. Tendo perguntado ao esprito d Emmanuel, que nos dirige, quando ao motivo de

termos, naquela solenidade, tantos espritos elevados, que se interessam pelo engrandecimento e pela felicidade de Campinas, ele me esclareceu: - Isso de verifica em funo do bicentenrio da cidade, sendo que em todo o ms de julho corrente, amigos espirituais tm vindo, quando possvel, cidade, a fim de compartilhar da referida comemorao. (Quem esteve na solenidade de entrega do bicentenrio do ttulo no Ginsio de Esportes do Taquaral, deve se lembrar que o mdium fez um relato histrico sobre Campinas, lembrando nomes de vrias personalidades como Barreto Leme, Quirino dos Santos, Campos Sales, Carlos Gomes, e Francisco Glicrio).

69 PSICOGRAFIA DE LITERATO CAMPINEIRO P Algumas vezes, o senhor recebeu mensagens psicogrficas de algum literato, poeta ou pensador campineiro j falecido? R so tantos os amigos espirituais que tm se comunicado comigo no curso do tempo, de 1927 at agora, que eu precisarei pensar, porque no estou em dia com a bibliografia deles todos. (Francisco Cndido Xavier nasceu a dois de abril de 1910 e cursou, apenas, o primrio. Foi balconista de armazm e ingressou no funcionalismo pblico em 1933. Aposentou-se em 1961, na qualidade de escriturrio e psicografou sua primeira pgina com 17 anos). (*) Do JORNAL Dirio do Povo, Campinas, SP, 29 de julho de 1974, sob o ttulo: Chico Xavier. Um mito, um lder ou um gnio?. O mdium recebeu o ttulo de Cidado Campineiro em 27 de julho de 1974. 70 DIANTE DA MULTIDO P Que sente ao ser to disputado pela multido? R Eu sinto, cada vez mais, a minha desvalia, porque nada tenho a dar de mim. Compreendo que muita bondade de todos, ao trazerem um abrao pessoal. Vejo nisso a bondade humana. 71 PSICOGRAFIA DE PGINAS MUSICAIS P O senhor teria a oportunidade de receber pginas musicais?

R Esse assunto j foi abordado certa vez e o nosso Emmanuel nos disse que esta possibilidade existe. Por uma questo de especializao, enquanto eu possa, devo me deter na psicografia, deixando a outros mdiuns esta parte para que a mediunidade, no meu caso, dependendo de muito tempo, possa render maior trabalho espiritual. (Parnaso de Alm-Tumulo, Antologia dos Imortais e Nosso Lar so alguns de seus livros editados. O primeiro deles foi psicografado aos 18 anos e recebido do esprito de vrias poetas conforme seus dados biogrficos apresentados pelo vereador Adauto Ribeiro de Melo, que foi autor do projeto de concesso da cidadania campineira a Chico Xavier, juntamente com o presidente Antnio Rodrigues dos Santos Jnior). 72 O ESPIRITISMO E O FUTURO DO BRASIL P Qual o futuro do Espiritismo cristo no Brasil, a seu ver? R Os espritos amigos sempre nos dizem que o Brasil est destinado a grandes realizaes na vivncia do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Deste modo, de esperar que tenhamos no Brasil, a civilizao crist do futuro, sem qualquer menosprezo a outras naes igualmente crists. Mas sendo o Evangelho de Cristo, especialmente uma norma de vida, no Brasil esta norma vem sendo observada nos procedimentos de vida de seu povo, que procura cultuar a fraternidade crist, com assistncia recproca, com a paz e com a segurana de todos cada vez mais. (Na opinio do jornalista Mrio Boari Tamassia, o mdium no s um porta voz do Alto, mas, tambm, uma janela aberta, atravs da qual, na Terra penetra o esplndido sol do Cristo, reconfortando os coraes tiritantes de frio ou remidos de saudade, concedendo-lhes a certeza da vida imortal e de que os nossos mortos queridos continuam vivos, esperando-nos para o abrao festivo do reencontro). 73 KARDECISMO E OUTRAS SEITAS ESPIRITUALISTAS P O senhor poderia tecer consideraes sobre o chamado baixo espiritismo, comparando-o com aquele do qual um dos seguidores? R Ns estamos ligados interpretaes Kardequiana do Evangelho e da vida. Dento desta escola, ns nos sentimos na condio de alunos,

matriculados numa faculdade de libertao espiritual, com a bno de Jesus Cristo. No podemos julgar os nossos irmos, de outros setores de atividades medinicas ou religiosas, porque compreendemos que a mediunidade atributo de todos. Muitas vezes, um companheiro doente, um mdium que se encontra psiquicamente enfermo, sem possibilidade de entendimento da sua prpria situao. Ns endentemos tambm, que na vida espiritual imediata, temos milhes de criaturas que, tanto quanto ns, no conseguem se alterar de um dia para outro. Por isso mesmo, continuam com a vida espiritual que possuem aqui no mundo fsico, diante de horizontes infinitos que se abrem para ns todos, no sentido de trabalhar pelo nosso prprio aperfeioamento. No compreendo, em lugar algum, em religio alguma, que haja planos mais baixos ou mais altos. Entendo que todos ns somos irmos em humanidade, porque todos somos filhos de Deus, devendo ser respeitados nas idias que tenhamos a respeito de Deus. Se um irmo nosso, adora determinada pedra, como sendo um objeto divino devo, pelo menos de minha parte, em meu setor pessoal de comportamento, respeitar este companheiro, porque ele est realizando, dentro dele mesmo a respeito de Deus, o que possui de melhor. Mas isso no impede que tenhamos na doutrina codificada por Allan kardec, um campo imenso de iluminao espiritual que est aberto a ns todos e que nos convida libertao espiritual atravs do cumprimento dos nossos deveres. Ela ensina que a nossa liberdade tem o tamanho do nosso dever cumprido de uns para com os outros, sempre sob a luz dos ensinamentos d Jesus Cristo e do Evangelho que ele nos legou. 74 PRECE Com o auditrio da Casa da Criana Meimei ocupado por dirigentes espritas e convidados, que puderam ouvir as entrevistas pelo servio de som, Chico Xavier a encerrou com mais algumas palavras. Entre elas, uma pergunta para os ouvintes de sua crena: - Vocs acham que eu deprimi a idia esprita? Alguns responderam: no. Antes de partir para o almoo, o mdium participou de uma orao com todos, cumprimentou muitas pessoas e recebeu pedidos de autgrafos. Ele estava reunido desde 10,30 horas. Eram 13,30 e o prefeito j o aguardava h uma hora ara o almoo. Ao seu lado dizia: - Vamos Chico. Vamos, Chico.

67 CIDADO CAMPINEIRO Lder espiritual de milhares de brasileiros, o novo Cidado Campineiro Francisco (Chico) Cndido Xavier, foi aplaudido por milhares de pessoas, sbado e domingo em Campinas. Recebido com honras em todas as cidades por onde passa, ele tem sua mo beijada por adeptos de sua crena. Sempre humilde, ele igualmente beija aqueles que o cumprimentam. Para a maioria das pessoas, o famoso mineiro de Pedro Leopoldo, um gnio, para outros, um mito, para quase todos, motivo de admirao. Admirao que se traduz na alta voz de um jovem ao dizer, depois de cumpriment-lo, no Centro Esprita Allan Kardec, sbado, que havia recebido as bnos de Chico Xavier. Recebido e procurado por altas autoridades, ele esteve, ontem, na Casa da Criana Meimei, reunido com dirigentes espritas da cidade, quando prestou depoimento ao Dirio do Povo. Depois, foi almoar em uma chcara do Bairro de santa Lcia, com o prefeito Pricles Gonalves e outras pessoas. Sbado, depois de receber o ttulo de Cidado Campineiro, ele recebeu mais d trs mil pessoas interessadas, pelo menos, em cumpriment-lo. Ontem, seu programa no previa atendimento ao pblico. Mesmo assim, dezenas de pessoas foram at o local da reunio, no Bairro de Castelo, para v-lo pelo menos. Esta figura mstica, est respondendo a vrias perguntas sobre sua crena o Espiritismo -, da qual um dos principais propagadores. Chico Xavier o autor de mais de cem obras espritas psicografadas, algumas delas editadas em castelhano, francs, ingls, japons e esperanto.

68 VIDNCIA DE CAMPINEIROS DO PASSADO P Na solenidade de entrega do ttulo de Cidado Campineiro, estavam presentes, em espritos, grandes homens da cidade? R Vi, realmente, muitos deles, mas no estou memorizando suficientemente. Eles podem ser revistos nas palavras gravadas. Tendo perguntado ao esprito d Emmanuel, que nos dirige, quando ao motivo de termos, naquela solenidade, tantos espritos elevados, que se interessam pelo engrandecimento e pela felicidade de Campinas, ele me esclareceu:

- Isso de verifica em funo do bicentenrio da cidade, sendo que em todo o ms de julho corrente, amigos espirituais tm vindo, quando possvel, cidade, a fim de compartilhar da referida comemorao. (Quem esteve na solenidade de entrega do bicentenrio do ttulo no Ginsio de Esportes do Taquaral, deve se lembrar que o mdium fez um relato histrico sobre Campinas, lembrando nomes de vrias personalidades como Barreto Leme, Quirino dos Santos, Campos Sales, Carlos Gomes, e Francisco Glicrio).

69 PSICOGRAFIA DE LITERATO CAMPINEIRO P Algumas vezes, o senhor recebeu mensagens psicogrficas de algum literato, poeta ou pensador campineiro j falecido? R so tantos os amigos espirituais que tm se comunicado comigo no curso do tempo, de 1927 at agora, que eu precisarei pensar, porque no estou em dia com a bibliografia deles todos. (Francisco Cndido Xavier nasceu a dois de abril de 1910 e cursou, apenas, o primrio. Foi balconista de armazm e ingressou no funcionalismo pblico em 1933. Aposentou-se em 1961, na qualidade de escriturrio e psicografou sua primeira pgina com 17 anos). (*) Do JORNAL Dirio do Povo, Campinas, SP, 29 de julho de 1974, sob o ttulo: Chico Xavier. Um mito, um lder ou um gnio?. O mdium recebeu o ttulo de Cidado Campineiro em 27 de julho de 1974. 70 DIANTE DA MULTIDO P Que sente ao ser to disputado pela multido? R Eu sinto, cada vez mais, a minha desvalia, porque nada tenho a dar de mim. Compreendo que muita bondade de todos, ao trazerem um abrao pessoal. Vejo nisso a bondade humana. 71 PSICOGRAFIA DE PGINAS MUSICAIS P O senhor teria a oportunidade de receber pginas musicais? R Esse assunto j foi abordado certa vez e o nosso Emmanuel nos disse que esta possibilidade existe. Por uma questo de especializao,

enquanto eu possa, devo me deter na psicografia, deixando a outros mdiuns esta parte para que a mediunidade, no meu caso, dependendo de muito tempo, possa render maior trabalho espiritual. (Parnaso de Alm-Tumulo, Antologia dos Imortais e Nosso Lar so alguns de seus livros editados. O primeiro deles foi psicografado aos 18 anos e recebido do esprito de vrias poetas conforme seus dados biogrficos apresentados pelo vereador Adauto Ribeiro de Melo, que foi autor do projeto de concesso da cidadania campineira a Chico Xavier, juntamente com o presidente Antnio Rodrigues dos Santos Jnior). 72 O ESPIRITISMO E O FUTURO DO BRASIL P Qual o futuro do Espiritismo cristo no Brasil, a seu ver? R Os espritos amigos sempre nos dizem que o Brasil est destinado a grandes realizaes na vivncia do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Deste modo, de esperar que tenhamos no Brasil, a civilizao crist do futuro, sem qualquer menosprezo a outras naes igualmente crists. Mas sendo o Evangelho de Cristo, especialmente uma norma de vida, no Brasil esta norma vem sendo observada nos procedimentos de vida de seu povo, que procura cultuar a fraternidade crist, com assistncia recproca, com a paz e com a segurana de todos cada vez mais. (Na opinio do jornalista Mrio Boari Tamassia, o mdium no s um porta voz do Alto, mas, tambm, uma janela aberta, atravs da qual, na Terra penetra o esplndido sol do Cristo, reconfortando os coraes tiritantes de frio ou remidos de saudade, concedendo-lhes a certeza da vida imortal e de que os nossos mortos queridos continuam vivos, esperando-nos para o abrao festivo do reencontro). 73 KARDECISMO E OUTRAS SEITAS ESPIRITUALISTAS P O senhor poderia tecer consideraes sobre o chamado baixo espiritismo, comparando-o com aquele do qual um dos seguidores? R Ns estamos ligados interpretaes Kardequiana do Evangelho e da vida. Dento desta escola, ns nos sentimos na condio de alunos, matriculados numa faculdade de libertao espiritual, com a bno de Jesus Cristo. No podemos julgar os nossos irmos, de outros setores de

atividades medinicas ou religiosas, porque compreendemos que a mediunidade atributo de todos. Muitas vezes, um companheiro doente, um mdium que se encontra psiquicamente enfermo, sem possibilidade de entendimento da sua prpria situao. Ns endentemos tambm, que na vida espiritual imediata, temos milhes de criaturas que, tanto quanto ns, no conseguem se alterar de um dia para outro. Por isso mesmo, continuam com a vida espiritual que possuem aqui no mundo fsico, diante de horizontes infinitos que se abrem para ns todos, no sentido de trabalhar pelo nosso prprio aperfeioamento. No compreendo, em lugar algum, em religio alguma, que haja planos mais baixos ou mais altos. Entendo que todos ns somos irmos em humanidade, porque todos somos filhos de Deus, devendo ser respeitados nas idias que tenhamos a respeito de Deus. Se um irmo nosso, adora determinada pedra, como sendo um objeto divino devo, pelo menos de minha parte, em meu setor pessoal de comportamento, respeitar este companheiro, porque ele est realizando, dentro dele mesmo a respeito de Deus, o que possui de melhor. Mas isso no impede que tenhamos na doutrina codificada por Allan kardec, um campo imenso de iluminao espiritual que est aberto a ns todos e que nos convida libertao espiritual atravs do cumprimento dos nossos deveres. Ela ensina que a nossa liberdade tem o tamanho do nosso dever cumprido de uns para com os outros, sempre sob a luz dos ensinamentos d Jesus Cristo e do Evangelho que ele nos legou. 74 PRECE Com o auditrio da Casa da Criana Meimei ocupado por dirigentes espritas e convidados, que puderam ouvir as entrevistas pelo servio de som, Chico Xavier a encerrou com mais algumas palavras. Entre elas, uma pergunta para os ouvintes de sua crena: - Vocs acham que eu deprimi a idia esprita? Alguns responderam: no. Antes de partir para o almoo, o mdium participou de uma orao com todos, cumprimentou muitas pessoas e recebeu pedidos de autgrafos. Ele estava reunido desde 10,30 horas. Eram 13,30 e o prefeito j o aguardava h uma hora ara o almoo. Ao seu lado dizia: - Vamos Chico. Vamos, Chico.

AUTO RETRATO

Smbolo do amor simples e puro, da humildade e bondade, FRANCISCO NDIDO XAVIER, o famoso MDIUM hoje focalizado de TRANSINHA. Respondendo 19 perguntas, em momento algum, esquivou-se e procurou demonstrar em todas, um retrato singelo da verdade, a verdade que se v tangida em sua prpria pessoa. Dispensamos a colocao das perguntas porque as respostas esto dizendo tudo. 75 MUNDO ATUAL R Convenhamos: O mundo moderno passa por grandes experincias e crise para elevar-se, aperfeioando-se com o amparo da Providncia Divina. 76 AMOR E DIO R Simbolicamente, se o mundo de hoje fosse submetido a tratamento num gabinete de psicologia, feio de um doente, provvel que o dio se destacasse nele, como sendo uma enfermidade dominante. Entretanto, isso transitrio como so transitrios todos os desequilbrios da individualidade, considerando-se a individualidade na sua condio de esprito imperecvel. O amor, porm, a beno da vida e o mundo se recuperar pelo amor que Deus nos concedeu como a essncia de tudo o que existe. 77 ESPIRITISMO R Na sua condio de Cristianismo Redivivo, a divulgao do Espiritismo Evanglico, quanto mais ampla, mais benefcios trar para a coletividade. 78 PRIMEIRA MENSAGEM R Recebi a primeira mensagem psicogrfica, na noite de 8 de julho de 1927. 79 AUTO-ANLISE

R Um ser humano, extremamente falvel e que tanto mais reconhece as prprias fraquezas e deficincias, quanto mais se estuda. 80 DECEPO R O que mais me decepcionou sempre a persistncia de meus erros, atravs do tempo e da vida. 81 VIDA R A vida um dom de Deus que nos cabe aperfeioar cada vez mais, valorizando-o pela utilidade que possamos ter em favor dos outros e pela aquisio de conhecimento ou recursos dignos que nos faam cada vez mais teis.

(*) Entrevista de Vera Arantes Campos, responsvel pela seo Transinha do Jornal da Manh, de Uberaba, MG, 17 de agosto de 1972. 82 TEIMOSO E PACATO R Tenho muita vontade de ser teimoso no servio de minha prpria auto-educao, mas admito que sou muito pacato na conservao de meus defeitos. 83 DESEJO R Aos 17 anos de idade, meu ideal era o de encontrar uma profisso com que conseguisse a melhor remunerao possvel para compartilhar com meu pai, das despesas domsticas. Sempre dediquei a meu pai muito amor e venerao, doendo-me v-lo com a famlia numerosa, com escassos recursos para sustent-la. 84 SERIA FELIZ R Ficaria to feliz se pudesse dizer que j realizei algo de bom, no entanto, isso no acontece.

Mas estou contente, porque a bondade de Deus ainda me concede a felicidade de trabalhar. 85 HOBBY R Se ouvir msica, sempre a boa msica de qualquer procedncia, um hobby, tenho esse. 86 EMANCIPAO R Creio que Deus concedeu direito e deveres iguais, tanto ao homem quanto mulher. A emancipao de um e de outro, com base no desempenho das obrigaes atribudas a um e outro, a meu ver, uma ocorrncia natural a que todos chegaremos com o progresso, em todas as Naes. 87 UBERABA R Sinto por Uberaba o amor que a gente consagra terra em que nasceu. Mudei-me para c, procura de um clima que me curasse da labirintite persistente. Encontrei a cura e descobri uma cidade repleta de bnos pelo trabalho e pela fraternidade, pela compreenso e pelo respeito mtuo que caracterizam todos os seus filhos. 88 O TRABALHO R O trabalho foi sempre para mim uma bno de paz e refazimento, com o qual encontro o esquecimento, pelo menos temporrio, das imperfeies que carrego. 89 PERFEIO R Eu infinitamente distante de alcanar mnimo grau de perfeio. Sou um animal em servio e peo a Deus que me conserve nas disciplinas desse mesmo servio, para no complicar os meus condutores, aos quais devo, de algum modo, retribuir as atenes que recebo. 90 SUGESTO

R Creio que a melhor sugesto para o xito em questes de relacionamento humano aquela de Jesus quando nos recomenda: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Entre esposo e esposa, alm desse pedido inesquecvel do Senhor, creio que seria excelente nunca se esquecerem de que se desposando, um ou outro, no recebiam um Anjo e sim uma criatura humana em aperfeioamento. Isso os ajudaria a se amarem reciprocamente, com mais respeito mtuo, aprendendo na escola da vida a tolerncia e a compreenso que os fariam adquirir o amor sublime, que persiste na terra e alm da prpria morte. 91 UMBANDA E QUIMBANDA R De Umbanda tenho lido alguma coisas e vejo no Movimento Umbandista um campo religioso muito respeitvel, pela f viva e pela caridade que lhe inspiram e animam os profitentes. De Quimbanda, nada conheo ainda. - Vera, voc acredita que possam haver na Terra frmulas de paz, felicidade, harmonia mental e compreenso mais elevadas e mais eficazes que as de Jesus? Se nos perdoarmos uns aos outros e se uns aos outros nos amarmos, sem a selvageria das paixes possessivas, no admite que a Terra seria uma estncia de alegrias perenes? Deixemos estas perguntas no ar endereadas a nos todos. 91 SUBSTITUTOS R Nas atividades humildes que exero, sinto-me feio do capim num lenol de grama comum. O capim est no campo simplesmente porque ai nasceu. E existe muito capim no campo para se desdobrar no solo, com a enxada e a tesoura da vida para colocar o capinzal em condies de servir. Smbolo do amor simples e puro, da humildade e bondade, FRANCISCO NDIDO XAVIER, o famoso MDIUM hoje focalizado de TRANSINHA. Respondendo 19 perguntas, em momento algum, esquivou-se e procurou demonstrar em todas, um retrato singelo da verdade, a verdade que se v tangida em sua prpria pessoa. Dispensamos a colocao das perguntas porque as respostas esto dizendo tudo. 75 MUNDO ATUAL

R Convenhamos: O mundo moderno passa por grandes experincias e crise para elevar-se, aperfeioando-se com o amparo da Providncia Divina. 76 AMOR E DIO R Simbolicamente, se o mundo de hoje fosse submetido a tratamento num gabinete de psicologia, feio de um doente, provvel que o dio se destacasse nele, como sendo uma enfermidade dominante. Entretanto, isso transitrio como so transitrios todos os desequilbrios da individualidade, considerando-se a individualidade na sua condio de esprito imperecvel. O amor, porm, a beno da vida e o mundo se recuperar pelo amor que Deus nos concedeu como a essncia de tudo o que existe. 77 ESPIRITISMO R Na sua condio de Cristianismo Redivivo, a divulgao do Espiritismo Evanglico, quanto mais ampla, mais benefcios trar para a coletividade. 78 PRIMEIRA MENSAGEM R Recebi a primeira mensagem psicogrfica, na noite de 8 de julho de 1927. 79 AUTO-ANLISE R Um ser humano, extremamente falvel e que tanto mais reconhece as prprias fraquezas e deficincias, quanto mais se estuda. 80 DECEPO R O que mais me decepcionou sempre a persistncia de meus erros, atravs do tempo e da vida. 81 VIDA

R A vida um dom de Deus que nos cabe aperfeioar cada vez mais, valorizando-o pela utilidade que possamos ter em favor dos outros e pela aquisio de conhecimento ou recursos dignos que nos faam cada vez mais teis.

(*) Entrevista de Vera Arantes Campos, responsvel pela seo Transinha do Jornal da Manh, de Uberaba, MG, 17 de agosto de 1972. 82 TEIMOSO E PACATO R Tenho muita vontade de ser teimoso no servio de minha prpria auto-educao, mas admito que sou muito pacato na conservao de meus defeitos. 83 DESEJO R Aos 17 anos de idade, meu ideal era o de encontrar uma profisso com que conseguisse a melhor remunerao possvel para compartilhar com meu pai, das despesas domsticas. Sempre dediquei a meu pai muito amor e venerao, doendo-me v-lo com a famlia numerosa, com escassos recursos para sustent-la. 84 SERIA FELIZ R Ficaria to feliz se pudesse dizer que j realizei algo de bom, no entanto, isso no acontece. Mas estou contente, porque a bondade de Deus ainda me concede a felicidade de trabalhar. 85 HOBBY R Se ouvir msica, sempre a boa msica de qualquer procedncia, um hobby, tenho esse. 86 EMANCIPAO

R Creio que Deus concedeu direito e deveres iguais, tanto ao homem quanto mulher. A emancipao de um e de outro, com base no desempenho das obrigaes atribudas a um e outro, a meu ver, uma ocorrncia natural a que todos chegaremos com o progresso, em todas as Naes. 87 UBERABA R Sinto por Uberaba o amor que a gente consagra terra em que nasceu. Mudei-me para c, procura de um clima que me curasse da labirintite persistente. Encontrei a cura e descobri uma cidade repleta de bnos pelo trabalho e pela fraternidade, pela compreenso e pelo respeito mtuo que caracterizam todos os seus filhos. 88 O TRABALHO R O trabalho foi sempre para mim uma bno de paz e refazimento, com o qual encontro o esquecimento, pelo menos temporrio, das imperfeies que carrego. 89 PERFEIO R Eu infinitamente distante de alcanar mnimo grau de perfeio. Sou um animal em servio e peo a Deus que me conserve nas disciplinas desse mesmo servio, para no complicar os meus condutores, aos quais devo, de algum modo, retribuir as atenes que recebo. 90 SUGESTO R Creio que a melhor sugesto para o xito em questes de relacionamento humano aquela de Jesus quando nos recomenda: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Entre esposo e esposa, alm desse pedido inesquecvel do Senhor, creio que seria excelente nunca se esquecerem de que se desposando, um ou outro, no recebiam um Anjo e sim uma criatura humana em aperfeioamento. Isso os ajudaria a se amarem reciprocamente, com mais respeito mtuo, aprendendo na escola da vida a tolerncia e a compreenso que os fariam adquirir o amor sublime, que persiste na terra e alm da prpria morte.

91 UMBANDA E QUIMBANDA R De Umbanda tenho lido alguma coisas e vejo no Movimento Umbandista um campo religioso muito respeitvel, pela f viva e pela caridade que lhe inspiram e animam os profitentes. De Quimbanda, nada conheo ainda. - Vera, voc acredita que possam haver na Terra frmulas de paz, felicidade, harmonia mental e compreenso mais elevadas e mais eficazes que as de Jesus? Se nos perdoarmos uns aos outros e se uns aos outros nos amarmos, sem a selvageria das paixes possessivas, no admite que a Terra seria uma estncia de alegrias perenes? Deixemos estas perguntas no ar endereadas a nos todos. 91 SUBSTITUTOS R Nas atividades humildes que exero, sinto-me feio do capim num lenol de grama comum. O capim est no campo simplesmente porque ai nasceu. E existe muito capim no campo para se desdobrar no solo, com a enxada e a tesoura da vida para colocar o capinzal em condies de servir.

PROVAES COLETIVAS

Milhares de pessoas espritas e no espritas, foram ver, abraar, beijar e aplaudir o mdium Francisco Cndido Xavier Chico Xavier que esteve sbado no Guaruj. Esta foi sua primeira visita oficial Baixada Santista. Auxiliado por mais ou menos 20 pessoas, Chico Xavier atendeu ao pblico, que com muita ordem fez fila para chegar at o mdium carregando alguns de seus 120 livros, que seriam autografados. Chico Xavier, demonstrando um invejvel preparo fsico para os seus 63 anos, encontrava flego e bom-humor para apertar a mo, abraar, beijar e conversar com todos. Por isso, a fila caminhava vagarosamente, mas nem assim havia reclamao ou qualquer atrito. Aps duas horas de autgrafos, Chico Xavier fez questo de parar para atender imprensa, justificando: Sei que esse pblico numeroso vai compreender o importante papel da imprensa na divulgao da nossa Doutrina. Em seguida, demonstrando o seu inseparvel bom -humor, comentou: A nica coisa que poder acontecer a ns, a mim e aos reprteres, apanharmos, se a entrevista for demorada. 93 DESENCARNAES COLETIVAS P Ultimamente, tem havido uma srie de desastres, onde perdem a vida muitas pessoas, ou seja, desencarnaes em massa. Como a doutrina Esprita explica isso? R Acreditamos na Doutrina Esprita, segundo a qual todas essas ocorrncias so subordinadas a leis de causa e efeito. Apesar disso, ns estamos caminhando cada vez mais para um mundo de tecnologia muito avanada. E se no iluminarmos as nossas conquistas cientficas com o amor que Jesus nos legou na civilizao crist, sem dvida seremos obrigados a admitir que a tecnologia pode nos conduzir a desastres coletivos de maior expresso, comprometendo o progresso da Humanidade. 94 VIOLNCIA E TRNSITO P Como o plano espiritual encara essa onda de violncia que varre o mundo?

R a ausncia do Cristianismo puro. Acho que a imprensa deveria cooperar com as autoridades, no caso especfico dos acidentes de trnsito. Os sinais de trnsito devem ser respeitados religiosamente. No religiosamente, no sentido de corretamente; para l disso. Interpretar o respeito vida alheia, porque se respeitamos os sinais de trnsito, evidentemente que todos esses problemas de desastres sofrero uma reduo muito grande. Considerando as Leis crmicas, do ponto de vista religioso do Espiritismo, nada ocorre sem que a lei esteja presente. Mas um dever o respeito aos limites da velocidade e a cooperao com as autoridades em favor da comunidade. 95 RETRATO DO BRASIL P O senhor poderia traar um retrato futurista do Brasil? R Admitimos que a civilizao crist do Brasil est destinada a representar um papel dos mais importantes no futuro da Humanidade. Isso, porm, depende dos brasileiros que, naturalmente necessitam preservar o sentido religiosos da civilizao que recebemos das nossas formaes evanglicas. Cremos que deveramos, respeitar todos os templos onde o nome e o ensinamento de Jesus estivessem acatados porque nossa tradio histrica est subordinada concretizao dos postulados evanglicos que Jesus nos trouxe. No Espiritismo estamos dentro de explicaes mais amplas. Ns somos

(*) Entrevista coletiva imprensa, concedida num intervalo da Tarde de Autgrafos, de 25 de maio de 1973, na cidade de Guaruj, SP. Transcrita do Jornal A Tribuna, Santos, SP, 28 de maio de 1973, sob o ttulo Com a palavra, Chico Xavier. obrigados a reconhecer que a formao crist do Brasil nos garante um futuro de bnos, mas dependendo do homem, porque o homem o colaborador de Deus. Deus o Criador mas o homem o co-criador.

96 AUSNCIA DA JUVENTUDE P H uma ausncia quase que total nesta tarde de autgrafos da juventude.Como o mdium explica isso?

R No posso estabelecer qualquer justificativa, porque tenho estado sempre com expoentes da juventude, com o mesmo interesse e carinho. Nesses encontros pblicos que temos realizado vemos que a comunicao vem de todos os setores da idade fsica, de modo que eu no estou vendo aqui as pessoas pela idade fsica que apresentam. Mas possvel que na madureza sejamos talvez induzidos a procurar mais ampla cobertura espiritual para os nossos problemas do esprito. 97 O SUCESSOR P Os espritas esto apontando Antnio Baduy Filho como o sucessor de Chico Xavier. Como encara a mediunidade de Baduy Filho? R O dr. Antnio Baduy Filho, mdico e advogado, um grande companheiro, digno do nosso maior respeito. Conhecemos Antnio Baduy Filho pessoalmente e rendemos a ele o preito da nossa melhor admirao. Milhares de pessoas espritas e no espritas, foram ver, abraar, beijar e aplaudir o mdium Francisco Cndido Xavier Chico Xavier que esteve sbado no Guaruj. Esta foi sua primeira visita oficial Baixada Santista. Auxiliado por mais ou menos 20 pessoas, Chico Xavier atendeu ao pblico, que com muita ordem fez fila para chegar at o mdium carregando alguns de seus 120 livros, que seriam autografados. Chico Xavier, demonstrando um invejvel preparo fsico para os seus 63 anos, encontrava flego e bom-humor para apertar a mo, abraar, beijar e conversar com todos. Por isso, a fila caminhava vagarosamente, mas nem assim havia reclamao ou qualquer atrito. Aps duas horas de autgrafos, Chico Xavier fez questo de parar para atender imprensa, justificando: Sei que esse pblico numeroso vai compreender o importante papel da imprensa na divulgao da nossa Doutrina. Em seguida, demonstrando o seu inseparvel bom -humor, comentou: A nica coisa que poder acontecer a ns, a mim e aos reprteres, apanharmos, se a entrevista for demorada. 93 DESENCARNAES COLETIVAS P Ultimamente, tem havido uma srie de desastres, onde perdem a vida muitas pessoas, ou seja, desencarnaes em massa. Como a doutrina Esprita explica isso?

R Acreditamos na Doutrina Esprita, segundo a qual todas essas ocorrncias so subordinadas a leis de causa e efeito. Apesar disso, ns estamos caminhando cada vez mais para um mundo de tecnologia muito avanada. E se no iluminarmos as nossas conquistas cientficas com o amor que Jesus nos legou na civilizao crist, sem dvida seremos obrigados a admitir que a tecnologia pode nos conduzir a desastres coletivos de maior expresso, comprometendo o progresso da Humanidade. 94 VIOLNCIA E TRNSITO P Como o plano espiritual encara essa onda de violncia que varre o mundo? R a ausncia do Cristianismo puro. Acho que a imprensa deveria cooperar com as autoridades, no caso especfico dos acidentes de trnsito. Os sinais de trnsito devem ser respeitados religiosamente. No religiosamente, no sentido de corretamente; para l disso. Interpretar o respeito vida alheia, porque se respeitamos os sinais de trnsito, evidentemente que todos esses problemas de desastres sofrero uma reduo muito grande. Considerando as Leis crmicas, do ponto de vista religioso do Espiritismo, nada ocorre sem que a lei esteja presente. Mas um dever o respeito aos limites da velocidade e a cooperao com as autoridades em favor da comunidade. 95 RETRATO DO BRASIL P O senhor poderia traar um retrato futurista do Brasil? R Admitimos que a civilizao crist do Brasil est destinada a representar um papel dos mais importantes no futuro da Humanidade. Isso, porm, depende dos brasileiros que, naturalmente necessitam preservar o sentido religiosos da civilizao que recebemos das nossas formaes evanglicas. Cremos que deveramos, respeitar todos os templos onde o nome e o ensinamento de Jesus estivessem acatados porque nossa tradio histrica est subordinada concretizao dos postulados evanglicos que Jesus nos trouxe. No Espiritismo estamos dentro de explicaes mais amplas. Ns somos

(*) Entrevista coletiva imprensa, concedida num intervalo da Tarde de Autgrafos, de 25 de maio de 1973, na cidade de Guaruj, SP. Transcrita do Jornal A Tribuna, Santos, SP, 28 de maio de 1973, sob o ttulo Com a palavra, Chico Xavier. obrigados a reconhecer que a formao crist do Brasil nos garante um futuro de bnos, mas dependendo do homem, porque o homem o colaborador de Deus. Deus o Criador mas o homem o co-criador.

96 AUSNCIA DA JUVENTUDE P H uma ausncia quase que total nesta tarde de autgrafos da juventude.Como o mdium explica isso? R No posso estabelecer qualquer justificativa, porque tenho estado sempre com expoentes da juventude, com o mesmo interesse e carinho. Nesses encontros pblicos que temos realizado vemos que a comunicao vem de todos os setores da idade fsica, de modo que eu no estou vendo aqui as pessoas pela idade fsica que apresentam. Mas possvel que na madureza sejamos talvez induzidos a procurar mais ampla cobertura espiritual para os nossos problemas do esprito. 97 O SUCESSOR P Os espritas esto apontando Antnio Baduy Filho como o sucessor de Chico Xavier. Como encara a mediunidade de Baduy Filho? R O dr. Antnio Baduy Filho, mdico e advogado, um grande companheiro, digno do nosso maior respeito. Conhecemos Antnio Baduy Filho pessoalmente e rendemos a ele o preito da nossa melhor admirao.

EVANGELIZAO DA CRIANA

Encontramos no movimento de Evangelizao da criana, aquele verdadeiro movimento de formao espiritual da infncia, diante do futuro! Com essas palavras, o nosso querido companheiro CHICO XAVIER, inicia sua entrevista concedida ao TRINGULO ESPRITA, a propsito do mais srio movimento esprita nacional: a evangelizao da criana. Eis, na ntegra, a entrevista: 98 FORMAO ESPIRITUAL DA INFNCIA P Como o senhor v o movimento de Evangelizao da criana? R H muitos anos, ns todos, os companheiros de Doutrina Esprita, encontramos no movimento de Evangelizao da Criana, aquele verdadeiro movimento de formao espiritual da infncia, diante do futuro. H muito tempo acompanho o Departamento de Infncia e Juventude da federao Esprita do Estado de So Paulo, e admiro profundamente o trabalho que ali se realiza neste setor. 99 APOIO AOS EVANGELIZADORES P Qual a tarefa do dirigente esprita junto aos evangelizadores? R Cremos que o dirigente de Instituio Esprita, a nosso ver, deveria prestigiar no mximo o trabalho dos evangelizadores, porque eles funcionam dentro da Organizao Esprita-Crist, como legtimos educadores dos pequeninos que amanh tomaro o nosso lugar, em todos os setores da experincia terrestre. Esse trabalho grande e sublime demais para ser subestimado, por isso mesmo ns admitimos, que o assunto no pode escapar do apoio dos dirigentes espritas, que, naturalmente, se esto devidamente conscientizados de suas tarefas, ho de apoiar os professores como sendo companheiros dos mais estimveis na Seara Esprita evanglica. 100 SIMPSIO SOBRE EVANGELIZAO DA CRIANA

P O que o senhor acha da realizao do Simpsio sobre Evangelizao da Criana? R Ns acreditamos que o Simpsio uma necessidade, porque favorece a troca dos pontos de vista e dos estudos experimentais que possam ser realizados em torno da educao esprita-crist, dedicada criana; antes da ministrao de ensinamentos mais claros e mais definitivos da Doutrina Esprita, aplicada nossa prpria vivncia, no caminho comum da Terra. O simpsio como se fora uma reunio de pais ou responsveis observando que tipo de alimentao pode ser dado a determinadas comunidades infantis. Antes das lies em si, o Simpsio sempre uma preparao de contatos. E ns no podemos esquecer isto, sem nos perdemos na precipitao, que acaba sempre em prejuzo e em atividade intil dento de nossas instituies. 101 PROGRAMA DE ESTUDOS P Quais as matrias que os espritos gostariam que fossem estudadas neste Simpsio? R Temos ouvido o esprito de Emmauel h muitos anos com respeito e estes assuntos, e ele admite, sem nenhuma exigncia, porque os nossos amigos espirituais no nos violentam em atitude alguma , ele considera que seria muito interessante os professores encarnados na Terra, e que se encontram nessa maravilhosa tarefa de preparao do futuro na mente infantil, ele considera que seria interessantes reunies deles, selecionando os temas espritas, dentro da atualizao dos nossos processos atuais de

(*) Transcrita do jornal O Triangulo Esprita, Uberaba, MG, 31 de dezembro de 1972. vivncia, para que a criana possa se desenvolver para a vida adulta e experincias que a esperam no dia de amanh. Ns sempre nos desvelamos em nossas casas, no ensino da bondade, do perdo, das atitudes evanglicas em si, mas precisvamos descobrir um meio de comunicar criana, algum ensinamento em torno da Lei de Causa e Efeito, mostrando determinados tpicos dos mais expressivos para o mundo infantil, com respeito reencarnao, o problema da imortalidade da alma. Muitas vezes, encontramos crianas traumatizadas pela perda de irmos pequeninos, pela perda dos pais, pela perda de amigos, de parentes

prximos, e nos esquecemos de que os pequeninos, tambm, esperam uma palavra de consolo e de esclarecimento, qual uma acontece com os adultos, diante dos processos de desencarnao. E muitas vezes, ns esquecemos de conduzir a criana para este tipo de lio, para este tipo de comentrios, com receio de apressar na mente da criana determinados pensamentos com relao morte do corpo. Precisvamos estudar quais os meios d comear a oferecer criana, bases para que ele se conhea no mundo em que est vivendo e naquele mundo social em que ela vai viver. Mas, assunto dos professores, porque os espritos amigos dizem sempre que, aqueles que se reencarnam na Terra para determinadas tarefas, no devem ser incomodados com opinies estranhas a eles mesmos, desde que, se eles receberam estes encargos, porque eles os merecem, e est na rbita das responsabilidades deles. Os professores espritas reencarnados tm essa responsabilidade, esse encargo a cumprir, selecionar os assuntos, pata fortalecer e amparar a criana diante do futuro. 102 PROGRAMAO DAS AULAS INFANTIS P Em face do desenvolvimento mental da criana, da influncia dos mis de comunicao do processo de aprendizagem, justifica-se-ia a programao de aulas predominantemente de Doutrina Esprita? R Pelo menos depois de 8 a 10 anos de idade, acreditamos que sim, porque a mente infantil de 9 a 10 anos de idade, j se encaminha para uma posio consolidada na reencarnao, que a criana est comeando a viver. Aos 10 anos, dos 10 aos 12, temos um mundo de informaes para dar criana, est encontrando hoje, um mundo muito diferente daquele que os adultos de agora encontraram h 40, 50, 30 anos atrs. H muitos pequeninos que so chamados aos 8, 9, 10 e 11 anos de idade a facear problemas que s adultos conheciam h 10 anos passados. Hoje, autoridades da Europa e da Amrica do Norte, em diversos comentrios e estudos de revistas de divulgao cientifica, muitas autoridades andam impressionadas, com o suicdio entre crianas, suicdio de crianas de 10, de 11, de 12, de 13. Ainda ontem, tivemos em nossa casa, aqui na Comunho Esprita Crist, um casal de So Paulo que vinha desolado procura de reconforto, porque o filho nico do casal, um menino de 12 para 13 anos se enforcou deliberadamente, to-s porque encontrou negativa da parte dos pais,

para ir ao cinema, depois de ter ido ao cinema durante algumas noites consecutivas. Isto muito importante. Estes suicdios nessa idade no eram comuns, nem eram mesmo conhecidos h 15, 20 anos atrs. Crianas que sofrem a perda de pais ou que so abandonadas pelos pais e que se suicidam mesmo, se afogam, se envenenam, procurando armas, atiram contra si prprias. Isto um problema srio para todos aqueles que se sentem vinculados tarefa de socorro criana. 103 O ENSINO E A REALIDADE P O que o senhor tem a nos dizer sobre material didtico constante de aplogos e smbolos para as Escolas de Evangelizao, desde a faixa de 5 a 13 anos? R Ns estamos vendo discusso em torno deste assunto, por toda parte. Uns no querem que a criana oua aplogos com vozes humanas em animais, outros exigem que este material seja posto em funo. No estando dentro do movimento de educao da criana nos meios espritas, ns no temos o direito de opinar, porque s devemos opinar num assunto quando estamos em atividade dentro dele. Mas, como criatura humana que sou, creio que at os 6 anos nessa faixa, uma rvore, uma borboleta, uma fonte, uma andorinha conversar, isto ajuda muito a criana. Agora, depois dos 6, 7 anos interessante que a criana, entre num mundo de realidade objetivas, para que ela no acuse o adulto de mentiroso. Mas, no devemos legar to longe essa idia de que estejamos mentindo. A criana nos primeiros tempos de vida, tem necessidade da histria tocada de amor, tocada de ternura, beleza, espiritualidade. E o aplogo em que os animais comparecem conversando entre si, dando lies, este aplogo sempre um agente muito proveitoso no esclarecimento da mente. No vemos nenhum inconvenientemente, mas deixamos o assunto para os tcnicos.

REENCARNAO, FAMLIA E SEXO

Atravs de 22 emissoras de televiso, sob o comando a TV-TUPI de So Paulo, o programa Flvio Cavalcanti apresentou, ao vivo, uma entrevista com o querido mdium Francisco Cndido Xavier, em 14 de julho de 1974, qual apresentamos agora, resumidamente. Aps ser apresentado a toda a platia presente e aos telespectadores de todo o Brasil pelo animador do programa, Chico Xavier disse em determinado momento, em agradecimento: Eu peo licena para dizer que esta medalha, este trofu assim to brilhante, pertence Doutrina Esprita da qual temos sido, at agora, o ltimo dos ltimos servidores. (Chico referia-se Medalha Cinquento, a ele ofertada pelo programa). Sob intensa expectativa, seguiram-se as perguntas. 104 CONHECIMENTO ANTECIPADO DA MORTE P O senhor admite que Emmanuel ir, quando chegar o momento, inform-lo antecipadamente do dia e da hora de sua morte? R Creio que ele reconhece a minha condio de criatura humana, frgil ainda; se o nosso Benfeitor Espiritual observar-me em condies adequadas para receber a notcia se, alarme, ele o far. Mas, compreendendo decerto me abenoar com a caridade so silncio. 105 RELIGIO E TRANSFUSO DE SANGUE P Por motivos religiosos, neste confronto entre o direito vida e a convico religiosas, no caso do menino filho de Testemunha de Jeov que no permitiram a transfuso de sangue que o salvaria, com quem o senhor ficaria? R Notamos que os pais da criana esto ou estariam agindo com muita honestidade perante a f que abraam. Acreditamos que a Providncia Divina podendo manifestar-se atravs de circunstncias e atravs de ocorrncias diversas ter induzindo a um outro pai, no caso, o Exmo. Sr. Juiz de Menores, a providenciar os recursos para o tratamento necessrio criana doente. (Aplausos).

106 OS ESPRITAS E O MEDO DA MORTE P O Espiritismo diz que a morte o comeo de uma nova vida. Por que, ento, muitos espritas tm medo de morrer, inclusive o senhor? R essa notcia a meu respeito naturalmente divulgada atravs daquela histria, com a descrio que fiz de um dos problemas nossos numa viagem area. verdade que tive muito medo da partida sbita para outro gnero de vida, mas tambm tive medo de quebrar a coluna e ficar impossibilitado para o trabalho. que, efetivamente, nunca houve na terra esse ou aquele curso de preparao para a morte. Sempre encaramos a desencarnao como sendo uma prova sem remdios ou uma dor irreversvel. Isso impe srias complicaes ao assunto. Atravs de existncias numerosas, entramos sempre no Alm com muitas dificuldades, e inibies, recapitulando de bito em bito, essa espcie de terror.

(*) Transcrita do Servio Esprita de Informaes SEI Rio de Janeiro (RJ) 27 de julho de 1974, sob o ttulo Chico Xavier no Programa Flvi o Cavalcanti. 107 PERODO DE SONO P P Senhor dorme muito? R Durmo atualmente na mdia de 4 horas dirias, incluindo no total das minhas pausas de repouso de meia hora para tratamento dos olhos. 108 ALIMENTAO P Come bem? R Almoo regularmente, incluindo a carne em meu prato comum. alis sou uma pessoa natural. 109 ESTADO DE SADE P O Senhor est doente? R Tenho andado com alguma hipotenso, mas, estou em tratamento mdico melhorando sempre.

110 ATENDIMENTO SEMANAL P Quantas pessoas o senhor atende por semana? R Na atualidade, tenho contato com o pblico, em duas noites por semana: sextas e sbados, na mdia de 500 pessoas semanalmente com a repetio em mais ou menos vinte por cem, de alguns contatos pessoais com amigos e conhecidos sempre muito estimveis. 111- OPERAO PLSTICA. PERMISSO P Ns temos no jri um cirurgio plstico, famoso aqui em so Paulo, o Dr. Oswaldo. O senhor seria capaz de se permitir uma operao plstica? R Desde que a plstica fosse para regenerar o aspecto de minha apresentao, acho que seria um dever meu, para no assustar o pblico, em meu relacionamento habitual. (Aplausos e risos). 112 MENSAGEM AOS QUE SOFREM P O senhor sabe quem quando anunciamos que iramos entrevist-lo, vrias penitencirias do Estado e de outros Estados pediram autorizao para que os aparelhos ficassem ligados at mais tarde, porque os presidirios gostariam de ouvi-lo e v-lo. Assim aconteceu com muitos hospitais, inclusive, com a Santa Casa de Misericrdia e vrios outros nosocmios. Enfermos de toda sorte, mosteiros, casa de freiras, asilos... Em todos esses lugares o senhor est sendo visto e ouvido agora. Chegou-nos, igualmente a noticia de que, em quase uma dezena de detenes, os aparelhos se encontram ligados, e os detentos pedindo uma palavra de carinho e de amor. R Isso me surpreende muito porque nada fiz para merecer essas atenes, nem tenho possibilidade ou dotes quaisquer para corresponder a tanta grandeza de alma. Em razo disso peo permisso aos nossos irmos presidirios e aos caros amigos telespectadores para contar um pequeno episdio ocorrido meses atrs: Conheci em Uberaba, uma criana de seis anos que, costumeiramente, acompanhava a prpria mezinha cidade de Igarapava e a cidades outras de nossa vizinhana, a procura de trabalho. Esse menino que se locomovia com muita dificuldade chamava-se Pedro. Demorou-se, perto de ns cerca de dois meses, freqentando a beneficncia da Comunho Esprita Crist. Certa vez,

perguntei-lhe: Pedro, o que que voc quer ser quando for homem feito? Ele respondeu: Tio Chico, quando crescer eu quero ajudar Deus a pintar as flores! Aquilo me enterneceu muito e eu disse: ento, voc vai ser um grande artista.No dia seguinte ao nosso dilogo, um veiculo em disparada atropelou o menino. Fui v-lo, no colo materno, entre a expectativa da morte que se aproximava e o enternecimento que o garoto me suscitava ao corao, e perguntei-lhe: Pedro, o que que voc quer agora? O papagaio de papel ou o carro de brincar de que voc gosta tanto? Ele me disse: Tio Chico, eu quero... eu quero ajudar Deus... Meu Deus, se todos ns andssemos no trnsito respeitando os sinais; se amssemos mais profundamente os nossos semelhantes ao guiar as nossas mquinas... Refiro-me a este episdio porque todas as crianas so nossos filhos, em todos os nveis sociais. Os Espritos Benfeitores explicam sempre que as crianas so esperanas de Deus, que vieram at ns ajudando a Deus, colorindo por isso mesmo, a nossa vida d felicidade e paz. Com referncia ao assunto, rogo licena para lembrar aos amigos que nos emprestam ateno e bondade que ns todos tambm certas vezes, desrespeitamos os sinais vermelhos da lei e conseqentemente entramos em grandes dificuldades, embora ningum atropele ningum por querer. Em vrias ocasies, achamo-nos sob clima psicolgico difcil. Nossos irmos nos presdios, em escolas de tratamento espiritual, so, como ns, filhos de Deus. Jesus, quando nos recomendou entregar os nossos julgamentos aos juzes, para que no venhamos a julgar erradamente uns aos outros, compreendia, decerto que geralmente temos, digo isso de mim determinado grau de periculosidade e que, em virtude disso, precisamos de misericrdia de todos. Todos estamos presos a circunstncias, a provaes, problemas e lutas. Quem de ns no est encerrado em alguma estreiteza, dentro dos nossos prprios sonhos e idias na prpria vida humana? Com todo o nosso corao desejamos aos nossos irmos, nos presdios, paz e amor, muita alegria, esperana, e tambm muito respeito justia, porque a violncia no ajuda ningum. (Aplausos). Flvio Cavalcanti Agora, cada um do jri far uma pergunta a Chico Xavier. Por favor, aqui est o maestro Erlon Chaves, que deseja conhecer o senhor h longo tempo.

113 CONSOLO A UM AFLITO Erlon chaves Este momento muito importante para mim, porque eu tinha guardado comigo a idia de pedir uma palavra sua de muito carinho com meu pai, que est doente. Alis, est muito menos doente do que estava h dias atrs. E, quando Flvio falo dos presidirios, eu me lembrei de um caso que est acontecendo no Brasil. Meu pai vai entender, o assunto que exponho, pois ele me conhece bem, como eu o conheo, enfim, porque eu no peo uma palavra para ele e sim para esse rapaz, ao qual vou me referir. Por motivos bvios, eu no vou declinar-lhe o nome, mas vou contar o caso. H dois anos atrs, um rapaz de 19 anos, por uma loucura da mocidade, armado com um revlver ed brinquedo, cometeu um assalto, auferido Cr$ 28,00, apenas para gastar num fim de semana. Depois disso, a vida dele andou, a polcia no o encontrou, e hoje, com 21 anos de idade, ele um homem recuperado. mas aconteceu que a Justia tambm andou e no Cdigo Penal, assalto punido com um mnimo de 4 anos. Ele est para ser preso. Porm, est recuperado. E como vai ser difcil a vida dele, a partir da! Tomara que ele esteja nos vendo agora e principalmente tomara que ele oua a sua palavra, Chico, de paz e de confiana. Chico Xavier Maestro Chaves, esperamos que ele, o rapaz a que o senhor se reporta de conscincia edificada, quando soluo do problema, se considere tranqilo e se submeta magnanimidade da Justia, na certeza de que os senhores juzes faro um pronunciamento favorvel dignidade com que ele comparecer barra dos tribunais. Confiamos na Justia, porque a Justia traduz em si os desgnios Divinos e creio que uma conscincia tranqila nada tem a temer. 114 ESPAO E TEMPO NO MUNDO ESPIRITUAL Flvio Cavalcanti Vamos chamar agora, para fazer uma pergunta, a jornalista Anik Malvil da ltima Hora, So Paulo. Anik Malvil Est sendo um grande prazer conhecer o senhor. Como explica que as pessoas recm-falecidas possam se orientar, se elas no tem os mesmos pontos de referncia de espao e tempo, do mundo fsico? Chico Xavier Os amigos espirituais tm nos esclarecido que, quando nos adestramos suficientemente, atravs da religio ou da meditao, para a Vida espiritual, fazemos um curso instintivo de reaprendizado de nossos controles, quando s noes de espao e tempo, verificando-se, no Alm

mais ou menos, aquilo que acontece com a nossa chegada Terra, atravs da reencarnao, quando despendemos, s vezes, seis a oito anos para tomar conhecimento das noes de espao e tempo no Plano Fsico, ao atravessarmos o perodo da primeira infncia. 115 OS PLANOS ESPIRITUAIS Flvio Cavalcanti Por gentileza, com a palavra o cirurgio plstico, Dr. Oswaldo. Dr. Oswaldo Inicialmente, eu quero expressar minha profunda admirao e respeito pelo senhor, por tudo aquilo que tem feito. eis a minha pergunta: muito se tem ouvido falar, especialmente por parte dos estudiosos da matria, que o mundo espiritual dividido em muitos planos. Fala-se, inclusive, em subplanos. Existe, realmente, essa distino de planos na Vida Espiritual? Chico Xavier O nosso Emmanuel costuma dizer sempre que podemos observar isto nos prprios agrupamentos sociais da Terra. Conquanto convivamos uns com os outros, cada qual de ns pertence a determinada faixa cultural, sentimental, racial, e atravs dessas faixas, vamos efetuando a nossa auto-educao. Isso existe naturalmente no Mundo Maior, dizem os nossos Amigos, como existe aqui tambm. 116 REENCARNAO, FAMLIA E SEXO Flvio Cavalcanti Com a palavra, Lucinha Kauffman. Lucinha Kauffman A minha pergunta sobre reencarnao. Gostaria de saber se ela se limita ao nosso grupo, porque, pelo que dizem alguns espritas, a gente tem a impresso de que a reencarnao se faz quase sempre no mesmo grupo familiar. E tambm quero saber se o homem reencarna sempre como homem e mulher como mulher. Chico Xavier De um modo geral, at que venhamos a conseguir um grau maior de evoluo, permanecemos jungidos ao nosso grupo familiar. Quanto reencarnao, do ponto de vista fixao morfolgica, isso pode variar. O sexo pode ser modificado, para efeito de provao regenerativa ou para o desempenho de tarefas especficas por parte da criatura que retorna a Terra. 117 FENMENOS COM O CORPO

Flvio Cavalcanti Agora, vamos pergunta de Nair Belo. Nair Belo Tambm eu tenho um grande prazer em conhec-lo. Vou fazer uma pergunta que eu, h muito tempo, tenho vontade de saber. Os espritas fazem e os no espritas tambm, alguns na base da brincadeira, as tentativas de ao medinica com o uso do copinho. O verdadeiro esprita sabe que a comunicao desse modo uma forma primria, de intercmbio, no ? Eu gostaria de perguntar se alm de primria tambm perigosa, porque eu tive uma experincia e acho muito perigosa. Gostaria que o senhor me esclarecesse e a todos que assim procedem por brincadeira. Chico Xavier os Benfeitores Espirituais nos dizem que devemos sempre separar mediunidade de Doutrina Esprita, porque esta ltima veio-nos para disciplinar os fenmenos. Assim atravs do copinho, ser-nos- possvel entrar em contato com os espritos amigos, mas, por vezes ainda no educados ou no sublimados, isto , com criaturas desencarnadas muito prximas da nossa faixa de evoluo, de modo que, sem a Doutrina Esprita, qualquer fenomenologia, inclusive a do copo, capaz de suscitar dissabores, pelas experincias. Flvio Cavalcanti Ento, no se deve brincar?... Chico Xavier interessante no brincar. 118 RENASCIMENTO, MOMENTO DA LIGAO. PAIS. DEFEITOS FSICOS. Flvio Cavalcanti Paulo Roberto, por gentileza. Paulo Roberto Eu quero fazer duas perguntas, embora resumidas numa s. Gostaria de saber se o feto, isto , se a criana nascitura recebe esprito no momento em que concebida ou no momento que nasce, e qual a relao entre o pai, a me e o feto, ou seja a relao espiritual entre eles, porque eu quero chegar quela pergunta: por que nascem crianas defeituosas, crianas retardadas? H alguma relao com os pais? Chico Xavier Sim, na maioria dos casos, por que os pais possuem vnculos crmicos com o esprito renascente. Com freqncia, criaturas que foram compelidas morte violenta por nossa causa, ou morte lenta por determinadas atitudes nossas, em especial as que recorrem ao suicdio, para se libertarem da nossa crueldade mental na Terra, no se afastam mentalmente de ns. Mesmo

quando ausentes em Outros Planos da Vida, continuam vinculados a ns outros, particularmente quando no sabem exercer a faculdade do perdo. Essas criaturas habitualmente, reencarnam na condio de nossos prprios filhos. E a posio do esprito, diante da vida fetal, varia muito, segundo a evoluo de cada reencarnante ou segundo a tarefa com que venham ao nosso mundo. H, tambm, vinculaes de outro amor, possibilitando o renascimento da criatura necessitada de apoio em lares pertencentes a coraes amigos que os recebem com extremada abnegao. Fora disso, no campo normal da reencarnao, temos a considerar os casos em que o esprito, por mrito conquistados, tem o direito de escolher o corpo em que atuar sobre a Terra junto dos pais cuja bondade e nobreza j se imanizam, quase sempre, desde muito tempo. Certos musicistas, por exemplo, ao reencarnarem, podero merecer um sistema auditivo magnificante organizado com o qual se lhe facilite o discernimento dos sons. Noutros aspectos isso ocorre com todos aqueles obreiros da cultura e do progresso, habilitados a influenciar milhares de pessoas. Esses j conquistaram o poder de selecionar os recursos de que faro o uso preciso na existncia Terrestre. Quanto ao mais, a pergunta 344 e a respectiva resposta, contidas em O Livros dos Espritos esclarece a questo da unio da alma e do corpo, afirmando que essa unio se d na concepo e se completa no nascimento. 119 REENCARNAO EM VEGETAIS Flvio Cavalcanti Por gentileza, Mrcia de Windsor. Mas, antes, o telespectador Antnio, aqui de So Paulo, pergunta se o senhor acredita que os vegetais sofram um processo de reencarnao? possvel um ser humano voltar reencarnado num vegetal? Chico Xavier No, isso ns no podemos admitir porque seria um retrocesso. Ocorre que a evoluo dos vegetais se verifica num plano ainda inabordvel, especialmente para minha capacidade de compreenso. Mesmo que os espritos quisessem me esclarecer sobre isso, eu no teria crebro para registrar os esclarecimentos em todas as nuances desejveis.

120 PERDA DE SERES QUERIDOS Flvio Cavalcanti Mrcia de Windsor, a sua pergunta. Mrcia de Windsor Eu fao apenas uma pergunta, servindo de portadora da mesma. Uma senhora perdeu um filho h um ano e durante esse ano inteiro essa senhora tem chorado, tem penado dores incrveis, numa inconformao absoluta por essa perda. Ela, muito aflita, me pede que lhe pergunte se essas lgrimas, se toda essa dor, esse sofrimento podem prejudicar, de algum modo o seu filho. Chico Xavier Em outros casos semelhantes, temos recebido o esclarecimento de que essa dor, essa dor entranhada na alma inconformada daqueles que ficam, prejudica muito e s vezes, de maneira intensa, aos coraes amados que nos precedem na Vida Espiritual. Seria to bom que essa me generosa pudesse entregar o filhinho a Deus, de quem ela recebeu esse mesmo filho, a fim de proteg-lo e orient-lo nesse mundo! E estamos certos de que ela procurando reencontr-lo entre tantas outras crianas que ai esto necessitadas, rapazes mesmo que precisam de benfeitores paternais e maternais, essa abenoada mezinha estar extinguindo a dor dela no caminho desse filho, que deve, naturalmente, se afligir. Peamos a deus para que ela tenha bastante serenidade e que, na condio de me, na grandeza maternal de todas as mes, ela possa continuar auxiliando e abenoando o filho que partiu no rumo da Vida Maior. 121 MENSAGEM Flvio Cavalcanti Muito obrigado. Agora o senhor no h de estranhar as folhas nem o lpis, porque sei que s mesmo o senhor poder resolver, tomada a resoluo, porque o senhor me falou do meio ambiente, me disse das necessidades psquicas, psicolgicas...Eu gostaria de pedir ao senhor, que amigo do Erlon e amigo de todos ns, que se possvel for, psicografe uma mensagem para os doentes, os detentos, para a Penitenciria do Estado da Guanabara, para os estimados Velhinhos da Casa de so Luiz, da minha querida Dra. Rute Ferreira de Almeida, enfim, para todas as pessoas que sofrem. Chico Xavier Podemos ouvir um pouco de msica? Flvio Cavalcanti Perfeitamente. Ateno por favor, ele precisa de msica e de silncio no ambiente.

(H uma longa pausa, enquanto Chico psicografa, concentrado, vrias folhas de papel enquanto se fazem ouvir os sons arpejados de um preldio.) Flvio Cavalcanti A mensagem j est pronta e o esprito pediu que o prprio mdium leia a mensagem j que no deve caber a outra pessoa essa misso. Nesse ponto da entrevista, Chico Xavier se levanta e faz em voz alta, a leitura da pgina psicografada:

SEMPRE AMOR Se a provao te alcana, Contempla a Natureza, alma querida e boa, E encontrars, na Terra, em toda parte, O lar de luz que nos aperfeioa. Dores? Dizes que as dores lembram trevas Compelindo-te o sonho a persistir de rastros... Fita o imprio da noite desvendando A floresta dos astros. Renncia? H quem afirme que a renncia carga improdutiva para o amor... Olha o brilhante arrebatado pedra, Esbanjando esplendor. Sofrimento? Assevera a rebeldia Que todo sofrimento processo infecundo, Mas a fonte filtrada entre os punhais da rocha Acrescenta o conforto e a beleza do mundo. Crises? Lembra o fragor da tempestade... O campo grita ao furao violento... Depois, o cho se alimpa e o Sol espalha Mais Ouro e mais Azul no firmamento. Sacrifcio? Medita sobre o tronco

A tombar sem apoio a que se arrime... Depois, fez-se violino entre mos hbeis Interpretando a msica sublime. Morte? Se crs que a morte o fim de tudo, Qual abismo escavado abismo agressores, Fita a semente nua a renascer do solo Para ser planta nova e esmaltar-se de flores... Escuta, alma querida! A vida sempre amor Do mais nobre caminho aos mais plebeus E a presena da dor, em qualquer parte, uma bno de Deus. Maria Dolores

OBSESSES EM MASSA

A NOVA ERA, presente concorrida tarde de Autgrafos de Chico Xavier em dois deste ms, em Sacramento (MG), teve a feliz oportunidade de abraar efusivamente esse grande amigo, e ouvir suas sempre maravilhosas lies. 122 O CARTER DOS DISCURSOS PERGUNTA - Inmeros confrades que presenciaram seus ltimos discursos notaram que o irmo, nessas ocasies, vivia como que uma nova didtica do discurso, sem a costumeira eloqncia e isolamento do orador. O que nos diz a isto? R Posso dizer que fui colhido de improviso a essa tarefa de contato mais intenso com o pblico. Esses ttulos de cidadania, compreendemos muito bem, no tm sido dados a mim, que no os mereo; eles naturalmente so ddivas de legislativos generosos nossa Doutrina Esprita, e eu no passo de um poste obscuro para a colocao do aviso de que a Doutrina Esprita foi premiada com essas consideraes pblicas. Tenho recebido essa tarefa nesta condio: na condio de mero instrumento. Posso adiantar que nas ocasies desses discursos, desde a primeira vez que me vi em contato mais intensivo com a nossa gente, reunida em maior nmero, eu me senti numa espcie de transe que no momento eu no posso definir com muita clareza. Desde os programas ltimos de televiso, sinto que o esprito de Emmanuel me ocupa a vida mental e fsica, dando margem a que eu esteja presente para assumir a responsabilidade, e induzindo-me a falar muitas vezes na primeira pessoa, naturalmente para no alarmar queles que ainda no tm contato com a mediunidade. Mas, francamente, nesses discursos eu sou mdium; muitas vezes pergunto aos amigos o que que eu falei, porque eu no tenho conscincia exata disso.

123- RESPEITO A OUTROS MOVIMENTOS ESPIRITUALISTAS PERGUNTA - Muitos confrades observam tambm que pouco, ou quase nada, falam os irmos espirituais sobre a situao da Doutrina face ao Ocultismo e doutrinas correlatas, como o Esoterismo, a Teosofia, o Rosacrucianismo, etc. A imprensa mundial, ultimamente, revela o

extraordinrio aumento do interesse pblico por esses movimentos. Quanto a isto, o que poderia dizer sobre a posio do espiritismo atual? RESPOSTA - Acreditamos, com as instrues dos Bons Espritos, que a posio da Doutrina Esprita uma posio definida. Estamos diante do Evangelho Redivivo, porque o Espiritismo traz de novo as lies de Jesus, interpretadas com sinceridade e verdade. Respeitamos, ns todos, quaisquer faixas de conhecimento humano relacionadas com o Ocultismo, com o Espiritualismo em geral. Todas as escolas de esoterismo, de conhecimentos chamados secretos, so dignas do nosso maior acatamento. Mas, se estamos na escola da Doutrina Esprita, com trabalho gigantesco a realizar, de nossa parte cremos que seja nosso dever respeitar todos os movimentos espiritualistas, sem desconsider-los de modo algum, mas cumprir a nossa tarefa do Evangelho de Jesus tanto quanto eles, os movimentos espiritualistas, esto cumprindo, com fidelidade e grandeza, os compromissos deles diante das doutrinas orientais.

124 COMO PROGRIDE O HOMEM PERGUNTA - O homem somente progride por esforo prprio ou tambm por uma contingncia da vida? RESPOSTA - Progride atravs desses dois impulsos. Apenas devemos considerar que, pelas contingncias da vida, ele ter um progresso comparado ao da pedra rolante do rio; com o tempo, uma pedra deixar suas arestas no rio natural, enquanto que com os instrumentos chamados ao aperfeioamento da pedra, o enriquecimento dessa mesma pedra preciosa se faz muito mais direto. Por esforo prprio, podemos realizar em alguns anos aquilo que, pelas contingncias, podemos gastar milnios. Mas, pelo esforo prprio, o esforo de dentro para fora o esforo do burilamento pessoal, atravs da autocrtica, do auto-exame. Agora, com o tempo, de fora para dentro: gastaremos sculos e sculos, e mais sculos.

125 OBSESSES EM MASSA

PERGUNTA - Que poderia dizer das obsesses em massa que se verificam no mundo, atualmente? RESPOSTA - Um assunto dos mais palpitantes, e que nos obriga a trabalhar intensivamente pela difuso dos princpios esprita-cristos, porque consideramos cada reunio esprita na base do Evangelho, como reunio dedicada ao trabalho de desobsesso. Em nossas casas espritas, em nossos contatos pblicos, ns estamos tambm trabalhando em desobsesso intensiva, isto , desobsesso em massa, j que estamos observando muitos problemas da obsesso igualmente em massa.

ENCONTRO COM MARILYN MONROE *

Depois de atender, na Cava do Bosque, cerca de 3.000 pessoas, anteontem, Chico Xavier concedeu entrevista ao Dirio. Respondeu sobre os seguintes assuntos: o ttulo de cidado cravinhense, o nmero total de seus livros, a sua viso de Marilyn Monroe, suas relaes com a crtica literria, a teoria da reencarnao dos suicidas, o comportamento das testemunhas de Jeov sobre a transfuso de sangue, e a idia de uma religio brasileira feita com a unio do catolicismo, o espiritismo, a umbanda e o candombl. Ao final, Xavier dirigiu uma saudao a Ribeiro Preto: - Sou cidado ribeiro-pretano com muito orgulho, e, na verdade, me sinto em casa estando aqui, onde vivem companheiros espritas e pessoas que me cumulam com o carinho que eu no mereo. Atravs do jornal deste grande amigo, e grande homem, Dr. Marcelino romano Machado, eu sado a todos os ribeiro-pretanos.

126 EM CRAVINHOS, AGORA NO PRXIMO ANO - Quando o Senhor vai arranjar tempo para receber o ttulo de Cidado Cravinhense e quantos ttulos de cidadania j recebeu? - Tive conhecimento de que Cravinhos me outorgou o ttulo de Cidado, e estou mantendo entendimentos com pessoas de l para marcarmos uma data, no prximo ano. Ttulos como esse, so ttulos que pertencem Doutrina Esprita. Eu sou apenas um cabide que vai l para receber a honraria e entregar aos companheiros espritas, que so os legtimos merecedores desse ttulo. No tenho nenhum mrito nisso, trata-se de um dever para com a comunidade esprita de cada cidade que tem se lembrado de ns. Que se lembra da Doutrina Esprita e no de mim. Quantos ttulos? Uns dez..

127 NO SABE O TOTAL DE SEUS LIVROS

- Qual o total de livros at agora psicografados e vendidos pelo senhor? - No tenho uma estatstica do total vendido, porm as editoras que recebem as doaes tm documentos nesse sentido, que podem ser consultados, principalmente na Livraria Boa Nova, na Rua Aurora, em So Paulo. Eu, pessoalmente no tenho idia, porque o livro sai de nossas mos como um documentrio. Eu apenas assino a doao dos direitos autorais que me possam caber.

128 SOU A PEDRA, NO A CORRENTE - Por que a crtica literria no comenta os seus livros com regularidade? - Na realidade, eu no posso saber. Desde 1927 eu me habituei a ver os espritos e tomei tamanho interesse afetivo pelo trabalho, que eles desenvolvem, que no posso acompanhar o movimento da crtica literria. Sei que grandes amigos meus, materialistas, em conversao conosco, sempre nos tratam com muito respeito, o que pessoalmente agradeo muito. Nesse sentido, h tempos, um grande reprter de nosso movimento de informao, perguntou-me se eu tinha conscincia do movimento que os livros e as idias que eles divulgam acarretam. Peo licena para dizer que eu me sinto na condio de uma pedra, diante da qual nasceu uma fonte. Eu sou a pedra e tenho conscincia disso. Mas desde o momento que a gua da fonte sai aos jorros, eu no sei que correntes se esto formando depois. Eu digo isso de corao.

129 MARILYN SOB UMA RVORE NO CEMITRIO - Certa vez o Sr. informou que tinha recebido comunicao do esprito de Marilyn Monroe, sobre as condies de sua morte. Agora, aps a publicao de sua biografia por Norman Mailler, o Sr. voltou a falar com Marilyn? Ela gostou do livro? O Sr. gostou? - No li o livro, mas sempre leio, atravs dos jornais, as notcias. Sobre o contato com a Marilyn a histria a seguinte: tendo ido Amrica do Norte, em companhia de amigos, em 1966, visitamos um cemitrio, onde estava a memria de pessoas ligadas a algumas que estavam conosco. Com grande surpresa, ento, ouvi a notcia de que naquele cemitrio

estavam as cinzas de Marilyn. Naturalmente, eu me comovi muito. Fiz uma prece no seu tmulo. Assisti a dois filmes de Marilyn, de que no me lembro o nome, mas sempre a admirei muito. Era uma artista de grande beleza e de grande influncia no mundo. Naquele cemitrio, existe uma rvore muito grande. Nela vi diversas entidades e vi Marilyn. Ela estava repousando com a cabea no colo de uma senhora. No posso dizer que estava vendo uma realidade ao ponto de vista que eu interpretei, ou se, pela prece, o meu pensamento se tivesse ligado a regies distantes, onde talvez, o pensamento dela recebesse a nossa mensagem. Continua Chico: - Vi muitos vultos naquela rvore, porm me detive na personalidade dela. Vi tambm o esprito de Humberto de Campos de longe, aproximando-se dela para conversar. Depois ele passou por mim e me deu a entrevista que ele tinha realizado com ela. Um amigo que l estava me disse que a senhora, no colo em que estava Marilyn, era uma ex-atriz que tambm desencarnara, vtima de cncer antes da morte de Marilyn. De modo que Humberto de Campos me deu essa mensagem e ela consta de um livro. Eu perguntei tambm, a Humberto, se ela tinha algum ponto, essencial, na entrevista, que tivesse impressionado a ele. Ele disse que o ponto essencial da entrevista que teve com Marilyn, foi o problema da liberdade sexual, menos bem conduzida. Ela se detivera com muito empenho na liberdade sexual, exercida com esprito de responsabilidade no to segura, quanto acha que seria de desejar nos dias de hoje. Ela disse que pretendia voltar Terra, talvez em tempo breve, para uma reencarnao, em que pudesse fazer uma reviso dos pontos de vista e das diretrizes que adotou na existncia que acabara de deixar.

130 A TEORIA DO SUICDIO E OS SUICIDAS QUANDO REENCARNAM - Parece que o suicdio um ato de rompimento do plano de Deus, pelo qual se paga um preo. Assim, de que maneira e com que traumas se reencarnam as pessoas que se matam: a) por tiro no ouvido, b) por veneno, c) jogando-se embaixo de um carro, d) atravs de superexposio radiao atmica? - O suicdio est ligado ao senso de responsabilidade. Nosso Emmanuel sempre explica que ns somos culpados por aquilo que conhecemos como

sendo uma atitude imprpria para ns. Porm ns temos, ainda, povos que adotam o suicdio como norma de comportamento herico. Temos comunidades no mundo que consideram o suicdio sob esse ponto de vista. Demonstram que no possuem um conhecimento to exato sobre a responsabilidade de viver, produzir, como ns os cristos fomos instrudos pelos Evangelhos de Nosso Senhor. Ento, vamos dizer que a escola de Jesus, preparando nosso esprito para a construo do mundo melhor, um mundo de amor e paz e no obstante os conflitos e guerras que temos sofrido, ou que estejamos sofrendo, ns ento vemos que para ns o suicdio j adquire dimenses diferentes, porque ns somos chamados para valorizar a vida, a compreender o sofrimento como processo educativo e reeducativo de nossa personalidade. Ento, o suicdio para ns, os cristos, algo de ingratido para com os poderes supremos que regem os nossos destinos. O suicdio, para aqueles que conhecem a importncia da vida, impe um complexo culposo muito grande nas conscincias. Ento, ns os cristos, que temos responsabilidades de viver e compreender a vida, em suicidando, ns demandamos o alm com a leso das estruturas do corpo fsico. De forma que, se damos um tiro no crnio, conforme a regio que o projtil atravessa, sofremos no alm as leses conseqentes. So espritos doentes, os espritos enfermios que recebem carinho especial dos protetores espirituais.

131 CASOS DE CEGUEIRA, CNCER, MUDEZ E PARALISIA NAS CRIANAS Chico continua sobre os suicidas: - Mas o problema est dentro de ns e, na hora de voltar Terra, pedimos para assumir as dificuldades inerentes s nossas culpas. Assim, 1. Se a bala atravessou o centro da fala, naturalmente vamos retomar o corpo fsico em condies de mudez. 2. Se atravessa o centro da viso, vamos renascer com processo de cegueira. 3. Se nos precipitamos de alturas e aniquilamos o equilbrio de nossas estruturas espirituais, vamos voltar com determinadas molstias que afetam o nosso equilbrio.

4. Quando nos envenenamos, quando envenenamos as nossas vsceras, somos candidatos, quando voltamos Terra, ao cncer nos primeiros dias de infncia, ao problema de fluidos comburentes que criam desequilbrio no campo celular. Muitas vezes encontramos numa criana recentemente nascida um processo canceroso que ns no sabemos justificar, seno pela reencarnao, porque o esprito traz consigo aquela angstia, aquele desequilbrio que se instala dentro de si prprio. 5. Pelo enforcamento, ns trazemos determinados problemas de coluna e camos logo nos processos de paraplegia. Somos crianas ligadas, parafusadas ao leito durante determinado tempo, em luta de autocorrigenda, de autopunio, de reestruturao de peas de nosso corpo espiritual.

132 TESTEMUNHAS DE JEOV E A TRANSFUSO DE SANGUE Qual seria a situao do esprito de uma criana que levada morte? Refiro-me ao caso do menino Dario, de So Paulo, que foi levado morte, porque o pai devoto de determinada religio e no adota a transfuso de sangue. De que maneira o esprito dessa criana ficar afetado por isso? - Ns nos acostumarmos liberdade de perguntar a ns mesmos se o pai teria tido tanta importncia no caso como este em que muitos processos de leucemia, com pais amorosssimos e, em matria de assistncia mdica, tambm fizeram o mximo, mas os filhos tambm partiram. Digo assim, no que se possa avalizar a atitude deles. So criaturas que esto em desacordo com a evoluo mdica a ponto de impedirem que a cincia mdica atue para o bem de determinado enfermo. De minha parte, desde que o doente esteja sob minha responsabilidade, estarei com a medicina porque creio que a medicina est em nosso benefcio. O mdico quem nos d a cura, respeitando os processos de tratamento que possam nos oferecer. Desejo de minha parte, respeitar a crena religiosa desse homem quanto atitude que ele teria tomado. Conversando com determinados amigos, ns nos lembramos que Moiss proibia a transfuso de sangue. Eu no tenho estudo muito profundo da Bblia a esse ponto, mas creio que a lei Mosaica proibia a transfuso de sangue. Mas outras determinaes de Moiss foram, naturalmente, esquecidas com a evoluo do tempo. Ento conclumos: quando Moiss proibia a

transfuso, naquela poca, a cincia mdica no havia ainda avanado tanto, que pudesse garantir a ausncia de contaminao de hepatite, por exemplo, numa transfuso de sangue. Mas, com a evoluo dos tempos, a medicina est perfeitamente habilitada a realizar transfuses de sangue, com o mnimo risco para o doente. Mas, os nossos irmos que esto crendo nas observaes de Moiss, devem ser respeitados, pois ns respeitamos muito esses amigos e as interpretaes que eles possam ter. O menino foi naturalmente desligado da autoridade patriarcal e medicado conforme as leis do pas. Creio mesmo que o menino no tinha condies para resistir. realmente um caso interessante, para ser estudado com nossos irmos, Testemunhas de Jeov, que so dos mais respeitveis do movimento bblico do mundo. Ns podemos dizer: Meu Deus, se no tempo de Moiss havia perigo de hepatite, ou de outros processos infecciosos, depois de tantos sculos a medicina j sanou isso. E devemos crer na Medicina.

133 UM PLANO DE UM ECUMENISMO BRASILEIRO - Qual a possibilidade de um ecumenismo aqui no Brasil, para se unirem a religio Catlica, o Espiritismo e as religies afro-brasileiras, na criao de uma religio Made in Brazil? - A criao de uma religio Made in Brazil seria maravilhosa. Se as maiorias religiosas pudessem respeitar as causas minoritrias; se as grandes religies, do ponto de vista de organizao, pudessem suportar a presena das minorias sem ingerncia nos assuntos que lhes dizem respeito, essa unio seria uma das mais belas realizaes. Mas, devemos trabalhar para a unio fraternal com o mximo de entendimento para que isso seja alcanado. Precisamos de muita dedicao em nossos grupos religiosos para que nos respeitemos reciprocamente em torno de pontos bsicos, quais sejam: amor a Deus, amor ao prximo, caridade da alma, caridade por dever e manuteno da paz atravs do trabalho na base da disciplina. Se todos pudssemos estar unidos nesses pontos bsicos, respeitando-nos no campo das interpretaes do Evangelho, a religio no Brasil seria uma luz maravilhosa para toda a Terra. Vamos sonhar e vamos trabalhar para que isso acontea, respeitando-nos por irmos. . . A violncia uma criao humana das mais infelizes e a lei do Senhor determina que a conscincia de cada um seja respeitada. Estamos

caminhando para a unio. Todos ns precisamos conversar a f, entretanto acatando o prximo com o respeito genuno, de quem compreende que Jesus o Mestre de todos os cristos, crendo em Deus, porque Deus no propriedade particular de ningum. . .

( * ) Transcrita do jornal O Dirio, Ribeiro Preto, SP, nove de outubro de 1974, sob o ttulo Chico fala de suicidas, Marilyn Monroe e Testemunhas de Jeov.

CIDADES NO PLANO ESPIRITUAL* D. Guiomar Albanesi Rogamos ao nosso Chico, se possvel, tentar a psicografia de uma pgina dos Nossos Amigos Espirituais. (Pausa) 134 MENSAGEM Alma querida, escuta, Nos momentos de dor, de aflio ou de luta, No te prendas ao fel, revolta, ao pesar, No deixes de servir, nem canses de esperar. Na sombra mais espessa Ou quando o dia tomba e na estrada anoitea, Em pleno vendaval, caia o granizo em monte, Ala o prprio ideal ante a clara certeza De que o sol voltar de horizonte a horizonte. Em tudo o que se apura e se alteia de nvel, Onde a f predomine e o progresso resplenda, Perseverana e paz a sublime oferenda Do amor que, frente ao tempo, ignora o impossvel. A prpria Natureza um livro sempre aberto; Tudo o que serve e ampara, louva a disciplina, Do firmamento ao cho, da cidade ao deserto, Persistir para ser a mensagem divina. Insistindo na luz, constelaes remotas Criam vida e calor nos espaos profundos; Cada imprio estelar acende as prprias rotas, E a lei faz no Universo a harmonia dos mundos. dura solido a rocha se sujeita, Por milnios guardando o vale em derredor; E o vale mostra em si a humildade perfeita, Em que o solo produz para a vida melhor.

A fonte encontra a lama e prossegue por norma, Purificando a lama a sorrir e a cantar E, mantendo-se fonte, aos poucos, se transforma Em riqueza do rio e sustento do mar. Podado na presso da lmina severa, O tronco se desfia a golpes agressores E quando o campo espalha o som da primavera, Ei-lo forte e feliz a cobrir-se de flores. Segue, pois, dia-a-dia, passo a passo, Mesmo frente da mgoa que te oprime, Varando provao, amargura ou cansao, Nada te tolha a f, nada te desanime. E, servindo, recorda, alma querida e boa: Das trevas abismais aos Sis do Mais Alm, Em tudo o que se eleva e aperfeioa Deus ama, persevera e trabalha tambm. MARIA DOLORES 135 - ESTADO COMATOSO E LUCIDEZ DONA GUIOMAR Agora vamos passar s perguntas que nos foram feitas por alguns companheiros. Vamos formul-las ao nosso companheiro e amigo Chico Xavier, e ele no-las responder: No estado comatoso, h momentos de lucidez plena ou apenas intervalos intermitentes? CHICO XAVIER Rogo desculpas aos prezados ouvintes, pelo fato de estar tentando responder s indagaes de nossos amigos, dentro da minha reconhecida insipincia. No caso da lucidez em estado comatoso, segundo os Amigos Espirituais nos inspiram a fim de que a nossa palavra possa ser ouvida, isso varia

muito de acordo com as criaturas, segundo os graus de espiritualidade superior ou de mergulho da mente nas impresses da vida material. Na maioria das ocasies, quando partimos do Plano Fsico obedecendo aos ditames de enfermidade longa e laboriosa, o estado comatoso seguido de lucidez: ouvimos, compreendemos aquilo que ouvimos, estamos dentro de indefinvel expectativa, conquanto em paz, ou naquele estado de inquietao que se experimenta perante o desconhecido. Ainda a, porm, somos impelidos a entender que a alterao dos centros de percepo sensorial deve ser considerada, porque, conforme a condio do doente, esses ncleos esto, muitas vezes, obliterados ou parcialmente semidestrudos, sem que o esprito, eterno, possa se fazer exprimir atravs das potencialidades cerebrais, assim como um violinista que, apesar muita competncia, por vezes, sente-se frustrado quando est diante de um instrumento desafinado ou desarticulado. Nos processos de desencarnao violenta, natural que se entenda a lucidez por estado mental muito difcil de reter-se; o crebro entra em choque violento, a destrambelhar-se, portanto nas mais ntimas estruturas. Em vista disso, os Amigos Espirituais afirmam que na desencarnao de improviso, somos habitualmente acometidos por um sono profundo, do qual despertamos entre aqueles que nos dedicam assistncia e afeio na Vida Espiritual. 136 CAUSAS DOS SUICDIOS PERGUNTA O suicdio conseqncia de fatores psicolgicos em desagregao ou de influncias espirituais em evoluo? CHICO XAVIER Todos sabemos: cada esprito senhor de seu prprio mundo individual. Quando perpetramos a desero voluntria dos nossos deveres, diante das leis que nos governam, decerto que imprimimos determinadas deformidades no corpo espiritual. Essas deformidades resultam das causas crmicas estabelecidas por ns mesmos, pelas quais sempre recebemos de volta os efeitos das prprias aes. Cometido o suicdio, nessa ou naquela circunstncia, geramos leses e problemas psicolgicos na prpria alma, dificuldades essas que seremos chamados a debelar na prxima existncia, ou nas prximas existncias, segundo as possibilidades ao nosso alcance.

Assim, formamos, com um suicdio, muitas tentaes a suicdio no futuro, porque em nos reencarnando, carregamos conosco tendncias e inclinaes, como bvio, na recapitulao de nossas experincias na Terra. Quando falamos tentaes no nos referimos a esse tipo de tentaes que acreditamos provir de entidades positivamente infelizes, cristalizadas na perseguio s criaturas humanas. Dizemos tentao oriunda de nossa prpria natureza. Sabemos que a tentao em si, na verdadeira acepo da palavra, nasce dentro de ns. Por isso mesmo poderamos ilustrar semelhante argumento lembrando um prato de milho e um brilhante de alto preo: levado o brilhante de alto preo percepo do cavalo, por exemplo, certo que o eqino no demonstraria a menor reao; mas em apresentando a ele o prato de milho, fatalmente que ele reagir, desejando absorver a merenda que lhe est sendo apresentada. Noutro ponto de vista, um homem no se interessaria por um prato de milho, no entanto se interessaria compreensivelmente pelo brilhante. Justo lembrar que a tentao nasce dentro de ns. Quando cometemos suicdio, plasmamos causas de sofrimento muito difceis de serem definitivamente extirpadas. Por isso, muitas vezes, os irmos suicidas so repetentes na prova da induo ao suicdio, descendo, desprevenidos, desconsiderao para consigo prprios. Benfeitores da Vida Maior so unnimes em declarar que, em todas as ocasies nas quais sejamos impulsionados a desertar das experincias a que Deus nos destinou na vida terrestre, devemos recorrer orao, ao trabalho, aos mtodos de autodefesa e a todos os meios possveis da reta conscincia, em auxlio de nossa fortaleza e tranqilidade, de modo a fugirmos de semelhante poo de angstia. 137 PRODUO E FOME PERGUNTA Pode-se esperar uma grande fome para os prximos anos? CHICO XAVIER - Esse assunto tem sido estudado por tcnicos das naes de vanguarda no progresso econmico e cultural da humanidade; vale observar, porm, na condio de criaturas convencidas quanto existncia de Deus e da sobrevivncia do esprito, que no podemos guardar qualquer impresso negativa, quanto ao problema, porque o trabalho sempre um prodgio da natureza humana e, atravs desse

recurso mgico a que chamamos trabalho, descobriremos, cada vez mais, novas tcnicas de produo, novos melhoramentos e sabemos que nos achamos muito longe ainda de explorar todos os recursos do Planeta, em favor da nossa prpria alimentao. Faamos um parntese no assunto e recordemos que, se todos nos dedicarmos no Brasil a plantar mais um pouco, e a trabalhar um tanto mais, alm de nossos prprios deveres, indubitavelmente conseguiremos prover-nos com todos os recursos de que temos necessidade ainda, em nosso relacionamento comum. 138 - A CIDADE NOSSO LAR PERGUNTA Poderamos falar sobre o livro Nosso Lar, por exemplo, sobre as realidades do livro, sobre a distncia da Colnia, sobre alguma coisa das belezas do Nosso Lar? CHICO XAVIER A literatura medinica em outros pases atesta a existncia de outras cidades semelhantes a Nosso Lar, uma das comunidades no chamado Espao Brasileiro. Quando estvamos recebendo, mediunicamente, o primeiro livro de Andr Luiz, que traz esse ttulo, impressionamo-nos vivamente com respeito ao assunto, porque a nossa perplexidade era indisfarvel e, sendo o nosso assombro um motivo para perturbar a recepo do livro, o nosso Andr Luiz promoveu, em determinada noite, a nossa ausncia do corpo fsico para observar alguns aspectos, os aspectos mais exteriores, da chamada cidade Nosso Lar. Mundo novo que somos chamados a perceber, a estudar, porque se relaciona com o futuro de cada um de ns. Ainda que no sejamos acolhidos na referida colnia, outros lares nos esperam aps a desencarnao. Isso muito importante. H muita gente que considera esse assunto demasiadamente remoto para que venhamos a nos preocupar com ele. Entretanto, na lgica terrestre, somos obrigados a cuidar dos estoques de determinados materiais gasolina, leo, medicamento, cereais. Se nos interessamos por isso, no trnsito sobre a Terra, por que admitir por ocioso esse tema da espiritualidade que nos espera inevitavelmente a todos? O Esprito de Andr Luiz, registrando-nos o espanto, porquanto a estranheza era enorme da parte dos companheiros de Pedro Leopoldo e

Belo Horizonte, aos quais mostrvamos as pginas em andamento, teve o cuidado de mostrar-nos determinada faixa de Nosso Lar, onde jaziam centenas de irmos hospitalizados, ocupando a ateno de mdicos, de instrutores, enfermeiras, sacerdotes e pastores das diversas religies. Devemos assinalar esse fato, de vez que, freqentemente, depois da morte so obrigados a compartilhar-nos crenas e concepes com respeitos s verdades eternas do esprito, quando a caridade de Nosso Senhor Jesus Cristo nos espera a todos, quanto a discernimento e compreenso. Cada criatura, nessa cidade, chamada gradativamente para um estado mais amplo de entendimento. Nosso Lar o retrato de muitas das colnias que nos aguardam, mas no propriamente o retrato nico, porque possumos, alm da Terra, alm da vida fsica, muitas e muitas cidades de natureza superior e outras de natureza inferior a que chegaremos, inevitavelmente, segundo as nossas escolhas e mritos neste mundo. 139 HOMOSSEXUALISMO PERGUNTA Como nossos Amigos Espirituais conceituam o problema homossexual? CHICO XAVIER O problema da homossexualidade sempre existiu em todas as naes, no entanto, com a extenso demogrfica no Planeta, o assunto adquiriu caractersticas de grande intensidade, ou de mais intensidade, porque, nos ltimos 50 anos, a cincia psicolgica tem-se preocupado detidamente e com razo, no que se refere aos ingredientes mais ntimos de nossa natureza pessoal. Estamos efetuando a descoberta de ns mesmos, para alm dos padres psicolgicos conhecidos ou milimetrados pelos conhecimentos que possumos, dentro dos preceitos e preconceitos respeitveis, que nos regem o comportamento social e humano. No caso, justo observar que os impositivos da disciplina e da educao devem oferecer-nos barreiras construtivas para que o abuso no destrua quaisquer benefcios estabelecidos em leis. Cremos que tendncias homossexualidade surgem na criatura, aps muitas existncias dessa mesma criatura, nas condies de feminilidade ou vice-versa. Pensamos assim, na base da reencarnao, porquanto, alm dos sinais morfolgicos, a individualidade a prpria individualidade em si, com todas as suas existncias anteriores.

Em vista disso, a homossexualidade pode ser examinada hoje proporcionando ao homem vasto campo de estudos, quanto natureza bissexual do Esprito. O tema , porm, objeto para simpsios de cientistas, e instrutores da Humanidade, at que possamos encontrar a frmula exata para decidir do ponto de vista legal, quanto ao destino dos nossos companheiros num sexo ou noutro, que trazem a inverso por clima de trabalho a ser laboriosamente valorizado pela pessoa que se faz portadora de semelhante prova ou de semelhante condio para determinadas tarefas. Sabemos que grandes civilizaes, como por exemplo, a civilizao grecoromana, depois de alcanarem avano espetacular no campo da inteligncia, ao perquirirem a natureza complexa do homem, encontraram problemas de sexo muito profundos, que os legisladores de ento no quiseram ou no puderam reconhecer. Esses problemas, no entanto, explodindo sem a cobertura de preceitos legais, em plenitude de intemperana nas manifestaes afetivas cooperaram na decadncia de ambas as civilizaes grega e romana, que se perderam no tempo, sob o ponto de vista de respeitabilidade e domnio. Esperemos que os Mensageiros da Vida Maior inspirem os nossos dignos representantes da Cincia e da Justia na Terra para que a soluo do problema aparea oportunamente favorecendo a paz e a concrdia nos vrios campos de evoluo da Humanidade. 140 PUBLIUS LENTULUS PERGUNTA Quem era mais evoludo, Publius Lentulus ou sua mulher? CHICO XAVIER J pude dizer aos amigos presentes que o Esprito de Emmanuel, que est aqui conosco, dedica quela que lhe foi esposa ao tempo de Nosso Senhor Jesus Cristo, a mxima venerao. E diz que, do ponto de vista do sentimento e do corao ela trazia, j naquela poca qualidades evanglicas que ele Emmanuel, nunca cansou de admirar. o que eu posso transmitir. 141 REENCARNAO E MUDANA DE SEXO PERGUNTA (Feita pelo Dr. Athaide Lima Siqueira): A mudana de sexo e profisso acarreta ao esprito dificuldades ao seu processo de aperfeioamento em reencarnaes futuras?

CHICO XAVIER Essa modificao, quando sbita, segundo ensinamentos que temos recebido dos Amigos Espirituais, imprime certas dificuldades ao esprito, no seu relacionamento com os outros e na adaptao aos processos de vivncia no campo fsico, mas no no seu prprio aperfeioamento, porque essa mesma alterao e mudana so motivadas para que o esprito, entrando no campo da autocrtica, encontre em si estmulos e razes para se elevar, aperfeioar, buscando sublimar as suas prprias qualidades, sentimentos e pensamentos. 142 ESGOTAMENTO FSICO E FACULDADES INTELECTUAIS PERGUNTA Por que o indivduo no plano fsico, sob o influxo do excesso de trabalho, pelo esgotamento, sente um grande dficit em suas faculdades intelectuais? CHICO XAVIER o problema do instrumento quando se faz desajustado nas mos do artista. As teclas do piano, entrando em desajuste, no permitem que o pianista se expresse com o vigor ou com a perfeio de que ele seja mensageiro. Assim, tambm, o nosso esprito, quando reencarnado na Terra. Ns estamos sempre subordinados a determinadas condies da vida orgnica, especialmente s condies do crebro. Por isso mesmo, ns sabemos que h muitas criaturas que tiveram a inteligncia cassada por determinado tempo na Terra, que ns encontramos na posio de idiotia, como observamos, do ponto de vista da cincia, criaturas que so, s vezes, detentoras de alto grau de tesouros culturais em si mesmo, mas que pedem semelhante prova para se entregarem a pensamentos, ao retiro espiritual, auto-anlise, autoobservao por muitos e muitos anos. 143 TEMPO E CONSEQNCIA DA OBSESSO PERGUNTA (Feita pelo Prof. Afrnio Piemonte) - At onde e at quando um ou mais espritos obsessores podem causar danos no plano fsico a indivduos desprovidos de certo amparo no plano espiritual? CHICO XAVIER Nossos amigos espirituais observam sempre que no h desamparo no Universo. A misericrdia de Deus nos alcana em todos os setores e em todas as situaes, e desde que tenhamos j algum

conhecimento para ensaiar os nossos passos nas estradas evolutivas, por ns mesmos, vamos criando em ns recursos de autoproteo. Ento, ns podemos observar: se temos cuidados especiais para com os nascituros, para com aqueles que ainda no chegaram vida fsica e que esto em trnsito para o nosso campo de trabalho, com o concurso de nossas grandes benfeitoras que so as nossas mes, se temos cuidados especiais para com aqueles que vo chegando, organizando casas especializadas de socorro, de assistncia, se o nosso prprio lar um ninho de amor e proteo para a criana, quando a criana demanda esse auxlio pela fraqueza em que ela se encontra na obra de Deus, tambm os espritos que se encontram ainda muito insipientes no conhecimento prprio merecem consideraes e bnos especiais dos Espritos Superiores. Ento, devemos catalogar os assuntos de obsesso, encarando esses assuntos de acordo com a nossa prpria natureza. Um esprito obsessor ter tanto poder sobre ns quanto seja o poder que facultamos a esse esprito de nos obsedar. O obsessor tem sobre ns a influncia do tamanho da nossa capacidade de atra-lo para o nosso campo de ao. Poder-se- observar, por exemplo, que muitas vezes, encontramos, nos sanatrios, irmos nossos em condies precrias da mente, do crebro, e que j no podem mais criar qualquer fibra de resistncia, mas a o assunto j transcendeu nossa possibilidade de estudar, porque ns estamos estudando o caso conosco que estamos conscientes das nossas responsabilidades. Se ns no guardarmos, se no nos defendermos, se no nos liberarmos antes do complexo de culpa, nessa calamidade que ns chamamos remorso, ento ns vamos atravessando as linhas fronteirias da perturbao e depois o imprio das foras inferiores sobre ns, ento o assunto j pertinente a consideraes outras que no as desta hora em que estamos estudando o problema da obsesso com a nossa inteireza de conhecimentos para sabermos muito bem discernir o que o bom e o que no serve para ns. DONA GUIOMAR Chico, ns agradecemos ao nosso amigo espiritual Emmanuel que, como voc disse ao iniciar, est aqui conosco, inspirando voc e ajudando em suas respostas. A esses benfeitores que aqui estiveram, pedimos que guardem por muitos e muitos anos o nosso mdium aqui conosco para que, atravs dele, possamos obter tantos ensinamentos valiosos.

Que Jesus o ampare e lhe d sade, paz e tranqilidade para que, junto conosco, voc possa dar um caminho mais longo, mais claro, mais suave do Cristianismo, do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. 144 PRECE CHICO XAVIER No tenho palavras para agradecer ao Centro Esprita Perseverana, nossa querida irm Dona Guiomar Albanesi, aos diretores desta instituio, s autoridades que nos visitam, aos amigos e queridas irms que compareceram nossa reunio, a todos os companheiros que deram, nesta hora, um testemunho de tanta bondade e de tanta tolerncia para comigo, que nada mereo, e que espero estejam aqui no por Chico Xavier, mas pela Doutrina que nos irmana, pela Doutrina que Luz e Alimento de nossas almas. Peo permisso, assim, nossa irm Dona Guiomar Albanesi, para traduzir a minha gratido com uma prece. tudo o que eu posso fazer. Nosso Divino Mestre e Senhor! Ns Te agradecemos a bendita oportunidade do reencontro nesta Casa de Amor e Luz, de Paz e Fraternidade que Te pertence! No temos palavras, para dizer aos amigos, a emoo que nos envolve, nos recessos do esprito. Por isso mesmo, ns Te pedimos licena para a nossa gratido a todos, com a prece que nos permites enderear-Te, rogando o amparo e a bno para cada um de ns! Senhor! Nesta hora em que todos procuramos um caminho de paz e amor para viver e conviver e tambm para sobreviver s nossas prprias dificuldades, ns Te rogamos apoio. Rogamos, Amado Jesus, que nos abenoe e conserve-nos a f viva em ti. No nos deixes o corao tresmalhado nas vacilaes do caminho terrestre ou na agressividade exagerada que tantas vezes nos surpreendem depois da infncia e da adolescncia, nas quais aprendemos a pedir-te a bno no colo de nossas mes! Disseste-nos que aqueles que no se fizerem crianas no sero dignos do Reino de Deus. Faze-nos, pois, simples de corao! Ajuda-nos a considerar que precisamos trabalhar uns pelos outros. Que todos somos chamados para nos tolerarmos reciprocamente em nossas dificuldades e problemas, a fim que a nossa vida possa produzir paz, luz, amor, e alegria, no progresso a que estamos destinados por Ti em nome do nosso Pai Supremo!

Ampara-nos! Que nossos templos dedicados Tua memria, seja qual for a faixa de conhecimento e venerao em que nos expressemos, sejam preservados, agora e no futuro, a fim de que, por eles e com eles, venhamos a construir na Terra a nossa felicidade imortal. ( * ) Entrevista concedida a Sra. Guiomar Albanesi, no Centro Esprita Perseverana, So Paulo, Capital, em Outubro de 1974.

ALMA, CINCIA E RELIGIO* 145 VIDA NA TERRA E NOUTROS PLANETAS 1 Deus, o Grande Arquiteto do Universo, teria escolhido especialmente esse sujo de mosca que a Terra, por algum motivo muito especial para a grande Criao Humana? Ou haveria gente tambm em outros planetas de diferentes galxias? R Devo confessar a minha insignificncia e pequenez para responder pergunta formulada com relao aos Propsitos Divinos, criando a Terra para o crescimento e educao do Homem. Ainda assim creio a Terra um mundo-escola verdadeiramente prodigioso pelos recursos de evoluo que nos oferta, merecendo a nossa profunda gratido e o melhor respeito. Acrescentamos, ainda, que acreditamos sinceramente na existncia de outras Humanidades em outros Planos do Universo, com expresses de vida semelhante e de vida diferente da nossa. 146 CRIAO 2 Se Deus bom e inteligente, por que perder tempo com as diferentes reencarnaes, para purificao dos espritos, fazendo a criatura prosseguir na grande escala de diferentes planos espirituais quando seria mais fcil criar o Homem j perfeito? No haveria uma perda de tempo, digamos assim, muita burocracia nessa viagem Astral? R Admito seja lcito observar que Deus criou o Homem e permitiu que o homem criasse o Rob para avaliar a diferena. 147 A MORTE DE HITLER 3 O senhor teria condies de perguntar a algum do Alm se Hitler realmente morreu? Em caso positivo, seria possvel fazer uma entrevista com ele? Que pensamentos teve Joana DArc quando estava sendo devorada pelas chamas? Seria possvel essa reconstituio histrica? R De minha parte, no tenho acesso a revelaes sobre as questes formuladas, cabendo-me pedir a Deus pela paz de Hitler, onde ele estiver, e reverenciar o herosmo de Joana DArc, cuja memria para ns todos um poema de amor Justia, esculpido em exemplos de f. 148 O DILVIO E OS MICRBIOS

4 Depois do Dilvio, quando Deus salvou No mandando que ele construsse uma barca para colocar diferentes bichos da criao, ele ordenou por acaso que se salvassem tambm os bacilos da Sfilis e da Tuberculose? R No dispomos de autoridade para entrar em conceitos bblicos, mas sem o menor desejo de fazer humor e sim no objetivo de raciocinar com acerto, ficamos a pensar que os Cus tero salvo No, no tempo do grande Dilvio, e os companheiros de No tero salvo os bacilos da Sfilis e da Tuberculose que os auxiliariam, no curso da vida humana, para a regenerao espiritual deles mesmos, atravs das enfermidades do corpo. 149 SO PAULO E A REENCARNAO 5 So Paulo, no a cidade, mas o Santo, disse que s se morre uma vez. Como possvel aceitar como vlida essa afirmativa e, ao mesmo tempo, a tese da Reencarnao? R Os Amigos Espirituais nos recomendam confrontar os textos evanglicos, referentes ao estudo. Diz o Apstolo Paulo, no versculo 27 do Cap. IX da Epstola dos Hebreus: E assim como aos homens est ordenado morrerem uma s vez e, depois disto, o juzo., mas no versculo 54, do Cap. XV, da I Epstola dos Corntios, ele mesmo exclama: E quando este corpo corruptvel se revestir de incorruptibilidade e o que mortal se revestir de imortalidade, ento se cumprir a palavra que est escrita: tragada foi a morte pela vitria. Nossos benfeitores da Vida Maior nos asseguram que o Apstolo Paulo, em declarando que o homem morre uma Somente uma vez, se reportava ao homem ainda impregnado de animalidade, que as reencarnaes aperfeioam e que, um dia, despido de toda imperfeio terrestre, se habilitar, em definitivo, para a imortalidade em plena luz. 150 ALMA, CINCIA E RELIGIO 6 Chico, como a Espiritualidade define a busca da alma pelos soviticos, que ainda agora revelaram ter fotografado o esprito? Aqueles que tradicionalmente so materialistas seriam, no campo da cincia, os pioneiros da comprovao que o Espiritismo sustenta h tanto tempo? R Os Benfeitores Espirituais nos afirmam que as experincias cientficas do materialismo tendero sempre para as realidades do Esprito e que a

Terra caminha para a integrao da Cincia com a Religio para que atinjamos todos a felicidade e a paz, nos mltiplos campos de progresso da Humanidade. 151 O MDIUM E SUAS DENOMINAES 7 Qual a diferena entre o mdium e o chamado cavalo do Umbanda? R O mdium na funo de intermedirio entre os homens encarnados e desencarnados pode estar em qualquer organizao humana, conquanto, por vezes, receba denominaes diferentes. Observados na posio de condutores de personalidades, recursos, idias e auxlios diversos, imaginemos que os mdiuns de variados tipos sejam comparados a automveis e cavalos. Todos tero sua importncia particular. Um automvel pode cobrir distncias e oferecer apoio a grupos de pessoas de que um cavalo jamais seria capaz, no entanto, em compensao, um cavalo pode se encarregar de tarefas e alcanar determinadas regies com a preciso e a segurana que um automvel no pode atingir. 152 TELEVISO RETORNO 8 O senhor pretende voltar televiso? R Por enquanto, no temos qualquer plano de retorno Televiso, mesmo porque devemos declarar que a nossa passagem pelo vdeo obedeceu a circunstncias inesperadas, sem qualquer inteno preparatria de nossa parte. 153 SINAL VERDE 9 Seu prximo livro est a caminho? Como se chamar? R O prximo livro da lavra medinica sob nossa responsabilidade tem o nome de Sinal Verde e de autoria do nosso Benfeitor Espiritual Andr Luiz. 154 RESPEITO IGREJA CATLICA 10 O que pensa dos ataques da Igreja Catlica sua misso? R Os Espritos Amigos nos afirmam que a nossa atitude perante a Igreja Catlica deve ser invariavelmente a do respeito e do amor que ela mesma

nos ensina a cultivar para com todos os seres humanos, em nome e em memria de Nosso Senhor Jesus Cristo. 155 DIVRCIO 11 Sobre o divrcio, Chico, voc pessoalmente contra ou a favor? E o que dizem os amigos do Alto? razovel uma consulta popular no Brasil a respeito? R Cabe-nos declarar a nossa imensa venerao pelo casamento, pela organizao da famlia, pelo carter sagrado do lar e pela responsabilidade nos compromissos assumidos, no campo das relaes sexuais, mas somos a favor do divrcio, pormenorizadamente estudado em lei para a considerao dos diversos casos em si. Isso porque, sempre que a unio de dois seres possa envenenar-se a ponto de se comprometerem ambos com ameaas de suicdio ou homicdio, a separao aconselhvel. No conseguimos admitir que Deus haja estabelecido o direito de algum torturar legalmente outro algum. 156 A CHINA E A POLTICA INTERNACIONAL 12 Sobre a China e seus 800 milhes de filhos, Chico, o que acha voc do seu papel perante o mundo? Devemos procurar esses irmos e oferecerlhes os nossos produtos? A China ter posio decisiva neste fim de ciclo? R Do ponto de vista da Humanidade, todos os seres humanos na Terra so irmos, diante da Providncia Divina. Entretanto, nos tocantes s relaes de povo a povo e considerando que cada povo se marca em caractersticas diferentes, entre si, o assunto deve ser da competncia de nossos governantes e legisladores, indicados pelos nossos valores comunitrios para sabermos se essa ou aquela espcie de intercmbio se nos faz conveniente. Quanto a sabermos se a China ter posio decisiva neste fim de sculo, na condio de religiosos peamos a Deus para que ela esteja progredindo e caminhando para o Bem de seus filhos e para o Bem de todos os homens, j que ns todos na Terra temos necessidade de segurana e de paz, no desempenho das nossas obrigaes perante Deus. 157 TENENTE BANDEIRA 13 Na Guanabara vive um irmo, Alberto Jorge Franco Bandeira, que era tenente da Aeronutica, foi acusado de um crime de morte, cumpriu

pena, foi beneficiado por livramento condicional, e proclamou sua inocncia. A vtima chamava-se Afrnio Arsnio de Lemos. O crime ocorreu em 1952. Por acaso o Alto teria alguma elucidao a respeito? Alguma palavra de conforto e esperana para esse irmo, que se no tivesse sido injustiado seria hoje coronel da Aeronutica? R Sempre refletimos no Tenente Bandeira, amplamente focalizado pela imprensa, nutrindo por ele a maior simpatia. Estamos certos de que a Justia do nosso Pas, sempre abertas aos ideais de eqidade, saber trat-lo, na soluo do problema de que ele vem sendo objeto, com a elevao que lhe conhecemos. ( * ) Entrevista concedida ao jornalista Zair Cansado, em Uberaba, MG, a 16/3/72.

PERSPECTIVAS MEDINICAS

A Casa Mter de Minas Gerais tem a honra de publicar, em seu rgo oficial, a entrevista que, supomos seja a primeira concedida pelo mdium Francisco Cndido Xavier depois que transferiu suas atividades para o GRUPO ESPRITA DA PRECE, da cidade de Uberaba, Minas Gerais. Formulamos dez perguntas, por ns consideradas oportunas, tendo o querido amigo atendido com a compreenso, o carinho e a simplicidade a que estamos habituados, neste longo convvio com o cidado e o mdium. Oferecemos, pois, com imensa alegria, aos nossos leitores, espritas e noespritas, as respostas que Chico Xavier deu s perguntas elaboradas pela diretoria da Unio Esprita Mineira, atravs das quais identificamos o companheiro de sempre, equilibrado, honesto consigo mesmo e com os outros, consciente de suas responsabilidades pessoais e doutrinrias, generoso e simples. Acompanhar, pela leitura, o pensamento de Francisco Cndido Xavier, nas respostas dadas, significa, a nosso ver, excursionar, luz meridiana do Amor e da Verdade, pelas trilhas amorosas, fraternas e sbias do seu corao e da sua inteligncia. 158 TRANSFERNCIA PARA UBERABA 1 Querido amigo Chico Xavier, em nossa edio anterior, noticiamos sua transferncia para Uberaba em 1959. Ao chegar nessa cidade iniciou, imediatamente, suas tarefas na Comunho Esprita Crist, da qual vem a se desligar agora? - Sim. Tendo chegado Uberaba a cinco de janeiro de 1959, nessa mesma data, iniciamos as nossas atividades medinicas, em reunio pblica da Comunho Esprita Crist. 159 PRODUO MEDINICA 2 Sua produo medinica envolve o trabalho de livros, mensagens esparsas (em encontros mais ntimos e no final de reunies pblicas), entrevistas em jornais e apresentaes, na Televiso e no Rdio. Nossa pergunta prende-se, especificamente, aos livros psicografados: quantos foram produzidos, em Pedro Leopoldo (at 1958) e em Uberaba (de janeiro de 1959 at agora)?

- At agora, temos 135 livros psicografados, dos j publicados, a saber: 60 em Pedro Leopoldo, de 1931 a 1958, e 75 em Uberaba, de 1959 at agora. 160 GRUPO ESPRITA DA PRECE, ATIVIDADES E ORGANIZAO 3 Seu trabalho, em Uberaba, consistiu sempre na divulgao doutrinria e em tarefas assistenciais, aliadas ao evanglico servio do esclarecimento e reconforto pessoais aos que o procuram. Quais as atividades que sero desenvolvidas pelo querido amigo, em particular e em geral, pelo Grupo Esprita da Prece? No Grupo Esprita da Prece, recm-fundado, as nossas tarefas habituais, permitindo Jesus, sero as mesmas de sempre, embora com ligeiras modificaes no trabalho assistencial. 4 Quais os dias e horrios de funcionamento do Grupo Esprita da Prece, seu novo campo de trabalho esprita-cristo? Do ponto de vista das tarefas pblicas, teremos duas reunies semanais de evangelizao, estudos doutrinrios e assistncia espiritual; s sextasfeiras, comeando s dezenove horas e, aos sbados, nossas tarefas estaro divididas entre um Culto do Evangelho, com atividades de assistncia, na zona rural, iniciando-se s dezesseis horas, e uma reunio pblica de evangelizao e estudos da Doutrina Esprita s vinte horas. Alm dessas duas reunies pblicas semanais, a entidade ter servios outros de ordem privativa, em outros dias da semana. 5 O Grupo Esprita da Prece ter personalidade jurdica, com estatuto e diretoria, ou existir e funcionar em moldes diferentes? R O Grupo Esprita da Prece ter personalidade jurdica, com estatuto e diretoria, nos moldes habituais de nossas instituies, o que ser providenciado em momento oportuno. 161 DIREITOS AUTORAIS 6 O Brasil inteiro sabe que o caro irmo nada usufrui do produto das vendas dos livros psicografados, isso porque, os direitos autorais so cedidos. As cesses desses direitos foram feitas sempre para as Editoras, ou, tambm, para quaisquer outras entidades? - Os direitos autorais dos livros trazidos at ns por nossos Benfeitores Espirituais, por nosso intermdio, foram sempre cedidos gratuitamente,

seja s Editoras espritas ou a quaisquer outras entidades, sendo que freqentemente as instituies a que nos referimos funcionam ligadas aos respectivos institutos editoriais. 162 ROMANCES MEDINICOS 7 H muito tempo no transmitem os Espritos, por seu intermdio, obras romanceadas. Este ciclo j foi encerrado, ou pretendem os Amigos Espirituais, oportunamente, dar continuidade srie Paulo e Estevo, H Dois Mil Anos, 50 Anos Depois, Renncia e Ave Cristo, autnticas prolas da literatura histrico-medinica? Nossa pergunta tem por objetivo atender indagaes que nos so formuladas com bastante freqncia. O nosso trabalho tem sido sempre subordinado aos critrios especficos de Emmanuel, o Benfeitor Espiritual que me vem caridosamente amparando desde 1931; no trabalho medinico em que me encontro, creio que ele faz sempre o melhor no aproveitamento dos escassos e estreitos recursos que, de minha parte, posso oferecer, dentro das limitaes e deficincias em que me vejo. 163 OBRAS DE CARTER CIENTFICO 8 Os Benfeitores Espirituais no tm produzido, ultimamente, obras de carter cientfico, como Mecanismos de Mediunidade, Evoluo em Dois Mundos, Pensamento e Vida, etc. Entendendo ns que Emmanuel supervisiona, no momento, a reformulao de suas atividades perguntamos-lhes: Estaro em pauta, na planificao do nosso querido Instrutor Emmanuel, livros cientficos, para publicao oportuna, que atenderiam pondervel faixa de leitores, ou o pensamento da Espiritualidade converge, atualmente, para a misso evangelizadora do Brasil, segundo sua destinao de Corao do Mundo e Ptria do Evangelho? A pergunta mostra sadio e belo otimismo dos nossos queridos companheiros da Unio Esprita Mineira, e agradeo muito porque isso demonstra confiana e bondade dos caros companheiros para com este pequeno servidor. Estou igualmente certo de que os nossos Benfeitores Espirituais estaro traando planos de trabalho os mais construtivos e enobrecedores possveis. No entanto, em meu caso pessoal, no posso iludir-me quanto s minhas possibilidades sempre mais estreitas. Imaginemos um trabalhador usando uma engrenagem com sessenta e

cinco janeiros de formao e quarenta e oito de funcionamento regular. Os programas da oficina em que esta mquina esteja podem ser os melhores, entretanto, essa mquina, em si, no poder ter fugido lei do desgaste no campo material da vida. Naturalmente que outras mquinas sero trazidas, em momento oportuno, aos servios que no devem e nem podem parar. Estamos convencidos de que numerosos companheiros estaro em desenvolvimento na mediunidade, nas reas de nossa Renovadora Doutrina, e atendero, de maneira imprevisvel para ns, os companheiros encarnados aos planos elevados de servio que forem traados no Mais Alto, para o desdobramento das tarefas renovadoras de nossos princpios com Allan Kardec interpretando Jesus. Quanto a mim mesmo, estarei onde sempre estive, isto , atualmente na condio de antigo feixe de imperfeies, nas mos caridosas dos Bons Espritos, rogando a eles me auxiliem a fazer de mim o melhor que puderem, para que eu seja o melhor que possa. 164 NOVAS REVELAES DE ANDR LUIZ 9 E a srie, extraordinria, de Andr Luiz? Ser que, nesta nova fase, o querido ex-mdico terrestre que de Nosso Lar a Libertao descortinou fascinantes panoramas do Mundo Espiritual, dar seqncia quela maravilhosa srie revelacionista, em que problemas doutrinrios foram amplamente desenvolvidos? Que nos diz de suas condies atuais para esses novos e luminosos empreendimentos? Nesse sentido, sem qualquer propsito de fazer humor, lembro-me de um aplogo que me foi contado por nossa querida Meimei. Uma lmpada possante, que iluminava certa estrada, entrou em complicaes, apagando-se de repente, e foi enviada a conserto. Servidores do trnsito, ento, trouxeram ao lugar dela um pirilampo doente para que ele clareasse o caminho. O pirilampo, assustado com as responsabilidades que lhe conferiram, compreendeu que nunca seria a lmpada, mas, consciente das necessidades e situaes complexas do momento, respondeu receoso: Bem, eu farei o que puder. Lembro -me disso e pergunto aos queridos amigos da Unio: que ser de mim, que nem mesmo um vaga-lume doente eu chego a ser? 165 MENSAGEM AOS ESPRITAS

10 Querido Chico Xavier, todos ns que o amamos e compreendemos a transcendncia da obra de renovao que os Espritos Superiores realizam por seu intermdio, embora sem condies reais, sob o ponto de vista do entendimento, para penetrarmos-lhe o sentido profundo, desejaramos, com toda a fora de nosso corao fazer algo em favor de sua felicidade, da sua paz, do seu trabalho. Se lhe fosse dado, na oportunidade dessa entrevista, pedir uma ou vrias coisas aos espritas brasileiros, o que pediria atravs das colunas de O Esprita Mineiro, jor nal que o querido amigo pode considerar seu, hoje, amanh e sempre? Consideraremos sua resposta por mensagem de seu corao ao corao da coletividade esprita nacional. Queridos amigos, se algo posso dizer em resposta, devo afirmar que todos os companheiros espritas, sem nenhuma exceo, tenho recebido, constantemente, os mais elevados testemunhos de carinho e auxlio, solidariedade e proteo. Nada poderia, de minha parte, pedir nossa querida famlia esprita-crist do Brasil que tudo me proporciona em benefcios incessantes para que eu trabalhe e seja feliz. Assim sendo, se algo posso rogar aos nossos irmos, peo a todos o apoio da prece, em meu favor, para que eu seja reconhecido a eles todos e grato aos Amigos Espirituais que tanto me ampararam, esperando que eu venha a errar menos e a acertar mais no desempenho de meus deveres. E querida Unio Esprita Mineira o meu muito obrigado, com o meu respeito e gratido de sempre. ( * ) Entrevista concedida em 2 de julho de 1975, em Uberaba (MG), e publicada no jornal O Esprita Mineiro, de julho/agosto/1975, Belo Horizonte (MG), sob o ttulo Unio Esprita Mineira pergunta, Francisco Cndido Xavier responde.

ALMA, CINCIA E RELIGIO* 145 VIDA NA TERRA E NOUTROS PLANETAS 1 Deus, o Grande Arquiteto do Universo, teria escolhido especialmente esse sujo de mosca que a Terra, por algum motivo muito especial para a grande Criao Humana? Ou haveria gente tambm em outros planetas de diferentes galxias? R Devo confessar a minha insignificncia e pequenez para responder pergunta formulada com relao aos Propsitos Divinos, criando a Terra para o crescimento e educao do Homem. Ainda assim creio a Terra um mundo-escola verdadeiramente prodigioso pelos recursos de evoluo que nos oferta, merecendo a nossa profunda gratido e o melhor respeito. Acrescentamos, ainda, que acreditamos sinceramente na existncia de outras Humanidades em outros Planos do Universo, com expresses de vida semelhante e de vida diferente da nossa. 146 CRIAO 2 Se Deus bom e inteligente, por que perder tempo com as diferentes reencarnaes, para purificao dos espritos, fazendo a criatura prosseguir na grande escala de diferentes planos espirituais quando seria mais fcil criar o Homem j perfeito? No haveria uma perda de tempo, digamos assim, muita burocracia nessa viagem Astral? R Admito seja lcito observar que Deus criou o Homem e permitiu que o homem criasse o Rob para avaliar a diferena. 147 A MORTE DE HITLER 3 O senhor teria condies de perguntar a algum do Alm se Hitler realmente morreu? Em caso positivo, seria possvel fazer uma entrevista com ele? Que pensamentos teve Joana DArc quando estava sendo devorada pelas chamas? Seria possvel essa reconstituio histrica? R De minha parte, no tenho acesso a revelaes sobre as questes formuladas, cabendo-me pedir a Deus pela paz de Hitler, onde ele estiver, e reverenciar o herosmo de Joana DArc, cuja memria para ns todos um poema de amor Justia, esculpido em exemplos de f. 148 O DILVIO E OS MICRBIOS

4 Depois do Dilvio, quando Deus salvou No mandando que ele construsse uma barca para colocar diferentes bichos da criao, ele ordenou por acaso que se salvassem tambm os bacilos da Sfilis e da Tuberculose? R No dispomos de autoridade para entrar em conceitos bblicos, mas sem o menor desejo de fazer humor e sim no objetivo de raciocinar com acerto, ficamos a pensar que os Cus tero salvo No, no tempo do grande Dilvio, e os companheiros de No tero salvo os bacilos da Sfilis e da Tuberculose que os auxiliariam, no curso da vida humana, para a regenerao espiritual deles mesmos, atravs das enfermidades do corpo. 149 SO PAULO E A REENCARNAO 5 So Paulo, no a cidade, mas o Santo, disse que s se morre uma vez. Como possvel aceitar como vlida essa afirmativa e, ao mesmo tempo, a tese da Reencarnao? R Os Amigos Espirituais nos recomendam confrontar os textos evanglicos, referentes ao estudo. Diz o Apstolo Paulo, no versculo 27 do Cap. IX da Epstola dos Hebreus: E assim como aos homens est ordenado morrerem uma s vez e, depois disto, o juzo., mas no versculo 54, do Cap. XV, da I Epstola dos Corntios, ele mesmo exclama: E quando este corpo corruptvel se revestir de incorruptibilidade e o que mortal se revestir de imortalidade, ento se cumprir a palavra que est escrita: tragada foi a morte pela vitria. Nossos benfeitores da Vida Maior nos asseguram que o Apstolo Paulo, em declarando que o homem morre uma Somente uma vez, se reportava ao homem ainda impregnado de animalidade, que as reencarnaes aperfeioam e que, um dia, despido de toda imperfeio terrestre, se habilitar, em definitivo, para a imortalidade em plena luz. 150 ALMA, CINCIA E RELIGIO 6 Chico, como a Espiritualidade define a busca da alma pelos soviticos, que ainda agora revelaram ter fotografado o esprito? Aqueles que tradicionalmente so materialistas seriam, no campo da cincia, os pioneiros da comprovao que o Espiritismo sustenta h tanto tempo? R Os Benfeitores Espirituais nos afirmam que as experincias cientficas do materialismo tendero sempre para as realidades do Esprito e que a

Terra caminha para a integrao da Cincia com a Religio para que atinjamos todos a felicidade e a paz, nos mltiplos campos de progresso da Humanidade. 151 O MDIUM E SUAS DENOMINAES 7 Qual a diferena entre o mdium e o chamado cavalo do Umbanda? R O mdium na funo de intermedirio entre os homens encarnados e desencarnados pode estar em qualquer organizao humana, conquanto, por vezes, receba denominaes diferentes. Observados na posio de condutores de personalidades, recursos, idias e auxlios diversos, imaginemos que os mdiuns de variados tipos sejam comparados a automveis e cavalos. Todos tero sua importncia particular. Um automvel pode cobrir distncias e oferecer apoio a grupos de pessoas de que um cavalo jamais seria capaz, no entanto, em compensao, um cavalo pode se encarregar de tarefas e alcanar determinadas regies com a preciso e a segurana que um automvel no pode atingir. 152 TELEVISO RETORNO 8 O senhor pretende voltar televiso? R Por enquanto, no temos qualquer plano de retorno Televiso, mesmo porque devemos declarar que a nossa passagem pelo vdeo obedeceu a circunstncias inesperadas, sem qualquer inteno preparatria de nossa parte. 153 SINAL VERDE 9 Seu prximo livro est a caminho? Como se chamar? R O prximo livro da lavra medinica sob nossa responsabilidade tem o nome de Sinal Verde e de autoria do nosso Benfeitor Espiritual Andr Luiz. 154 RESPEITO IGREJA CATLICA 10 O que pensa dos ataques da Igreja Catlica sua misso? R Os Espritos Amigos nos afirmam que a nossa atitude perante a Igreja Catlica deve ser invariavelmente a do respeito e do amor que ela mesma

nos ensina a cultivar para com todos os seres humanos, em nome e em memria de Nosso Senhor Jesus Cristo. 155 DIVRCIO 11 Sobre o divrcio, Chico, voc pessoalmente contra ou a favor? E o que dizem os amigos do Alto? razovel uma consulta popular no Brasil a respeito? R Cabe-nos declarar a nossa imensa venerao pelo casamento, pela organizao da famlia, pelo carter sagrado do lar e pela responsabilidade nos compromissos assumidos, no campo das relaes sexuais, mas somos a favor do divrcio, pormenorizadamente estudado em lei para a considerao dos diversos casos em si. Isso porque, sempre que a unio de dois seres possa envenenar-se a ponto de se comprometerem ambos com ameaas de suicdio ou homicdio, a separao aconselhvel. No conseguimos admitir que Deus haja estabelecido o direito de algum torturar legalmente outro algum. 156 A CHINA E A POLTICA INTERNACIONAL 12 Sobre a China e seus 800 milhes de filhos, Chico, o que acha voc do seu papel perante o mundo? Devemos procurar esses irmos e oferecerlhes os nossos produtos? A China ter posio decisiva neste fim de ciclo? R Do ponto de vista da Humanidade, todos os seres humanos na Terra so irmos, diante da Providncia Divina. Entretanto, nos tocantes s relaes de povo a povo e considerando que cada povo se marca em caractersticas diferentes, entre si, o assunto deve ser da competncia de nossos governantes e legisladores, indicados pelos nossos valores comunitrios para sabermos se essa ou aquela espcie de intercmbio se nos faz conveniente. Quanto a sabermos se a China ter posio decisiva neste fim de sculo, na condio de religiosos peamos a Deus para que ela esteja progredindo e caminhando para o Bem de seus filhos e para o Bem de todos os homens, j que ns todos na Terra temos necessidade de segurana e de paz, no desempenho das nossas obrigaes perante Deus. 157 TENENTE BANDEIRA 13 Na Guanabara vive um irmo, Alberto Jorge Franco Bandeira, que era tenente da Aeronutica, foi acusado de um crime de morte, cumpriu

pena, foi beneficiado por livramento condicional, e proclamou sua inocncia. A vtima chamava-se Afrnio Arsnio de Lemos. O crime ocorreu em 1952. Por acaso o Alto teria alguma elucidao a respeito? Alguma palavra de conforto e esperana para esse irmo, que se no tivesse sido injustiado seria hoje coronel da Aeronutica? R Sempre refletimos no Tenente Bandeira, amplamente focalizado pela imprensa, nutrindo por ele a maior simpatia. Estamos certos de que a Justia do nosso Pas, sempre abertas aos ideais de eqidade, saber trat-lo, na soluo do problema de que ele vem sendo objeto, com a elevao que lhe conhecemos. ( * ) Entrevista concedida ao jornalista Zair Cansado, em Uberaba, MG, a 16/3/72

S-ar putea să vă placă și