Sunteți pe pagina 1din 18

AULA DE ANTROPOLOGIA FILOSFICA

Prof. Eraldo Cavalcante

Antropologia

o estudo do homem como ser biolgico, social e cultural. Antropo = Homem Logia = Estudo

Divises da Antropologia
Antropologia Fsica ou Biolgica, que considera os aspectos genticos e biolgicos do homem Antropologia Social, que considera a organizao social e poltica, o parentesco e as instituies sociais Antropologia Cultural, que considera os sistemas simblicos, a religio e o comportamento Antropologia Filosfica, que se dedica ao estudo das leis universais e pensamentos do homem.

O que Antropologia Filosfica?


UM ESTUDO QUE ANALISA AS CARACTERSTICAS DISCIPLINARES, BIOLGICAS E SCIOCULTURAIS. (POVO, ETNIAS, ETC). LEVANDO EM CONSIDERAO A RAZO E A SABEDORIA.

Como se define o Homem?


Parmenides: aquele que e
possvel que seja.

Plato: algo absoluto e


transcendental. So as idias, atributos, eternidade, perfeio de si mesmo.

Aristteles:Define como substncia


composta de corpo e alma.

Jesus Cristo: Homem, imagem e


semelhana de Deus.

O que o Homem?
Conceitos filosficos:

O homem animal racional (Aristteles) O homem cidado de dois mundos, situa-se entre a eternidade e o tempo (Bruno) O homem um canio pensante, maior que o universo, porque pensa (Pascal) O homem o lobo do homem (Hobbes) O homem uma mquina (Lamettrie)

O que o Homem?
Conceitos filosficos:

O homem uma relao consigo mesmo (Kierkegaard) O homem um conjunto de relaes sociais (Marx) O homem um animal (Haeckel e Darwin) O homem o animal doente (Nietzsche) O homem um erro da vida (Scheler) O homem uma paixo intil (Sartre) O homem o pastor do ser (Heidegger)

A Antropologia Filosfica
Perguntas fundamentais

Quem eu sou?
De onde venho?

Que a morte?
Por que existo? Para onde vou?

Filosofia do homem
Antropologia Filosfica
Conhecer-se:
O que o homem? O que ele pensa? O que ele diz? O que ele faz?

A PERGUNTA PELO HOMEM(IMMANUEL


KANT)

O que posso saber? (teoria do conhecimento) O que posso esperar? (religio teologia) O que devo fazer? (tica e poltica) Quem o homem? (antropologia)

ANTROPOLOGIA FILOSFICA

ANALISANDO O HOMEM
Segundo a fenomenologia e o existencialismo o mundo povoado de seres atravs de sua constituio antropolgica, nos nveis do: Em si, Do por si Do por outros.

Analisando o homem...
Em-si. Podemos entender um Em-si como qualquer objeto existente no mundo e que possui uma essncia definida. Uma caneta, por exemplo, um objeto criado para suprir uma necessidade: a escrita. Para cri-lo, parte-se de uma ideia que concretizada, e o objeto construdo enquadra-se nessa essncia prvia.

Analisando o homem...
O Para-si A conscincia humana um tipo diferente de ser, por possuir conhecimento a seu prprio respeito e a respeito do mundo. uma forma diferente de ser, chamada Para-si.

Analisando o homem...
Por outros O homem por si s no pode se conhecer em sua totalidade. S atravs dos olhos de outras pessoas que algum consegue se ver como parte do mundo. Sem a convivncia, uma pessoa no pode se perceber por inteiro. "O ser Para-si s Para-si atravs do por outros.

Nveis da Antropologia Filosfica


Pode ser vista em trs nveis

Nvel epistemolgico

Nvel humanstico
Nvel testemunhal

Nvel epistemolgico
De Kant em diante, o saber filosfico sobre o homem tende a considerar como um n que liga as diversas anlises dos outros aspectos. Kant se pergunta: o que posso saber? (metafsica), o que devo fazer? (moral), o que posso legitimamente esperar? (religio), o que o homem? (antropologia).

Nvel humanstico
O humanismo a afirmao da centralidade do homem, promovido em todas as suas dimenses e expresses. A antropologia integral a explorao do mistrio-homem, com seus paradoxos, com suas quedas. Conhecer-se para possuirse; possuir-se para oferecer-se.

Nvel testemunhal
importante testemunhar a presena, mostrar que possvel fazer-se homem porque possvel ser homem; requer um dinamismo de sentido direcional. A vida se transmite com a vida. S transmite significado quem est carregado dele.

S-ar putea să vă placă și