Sunteți pe pagina 1din 5

1- INTRODUO Para eficcia em projetos de engenharia, deve-se assegurar que os modelos utilizados para o objeto, devem ter a mesma

qualidade tanto em pratica quanto na terica. Para isso so feitos os experimentos, testes relativamente rpidos feitos em modelos em escala do objeto real, com intuito de testar se os dados, frmulas e mtodos utilizados so verdicos e confiveis. Esse foi o motivo do referido experimento, verificar os dados prticos medidos em laboratrio do ressalto hidrulico com os encontrados com auxilio das formulas. Essa confirmao tem importncia pratica para o mundo da construo civil, pois d a oportunidade de provar o que acontece com os ressaltos em obras como barragens e aeroportos, na dissipao de energia mecnica das aguas e nas estaes de tratamento, com a aerao natural da agua e mistura de produtos qumicos.

2- FUNDAMENTAO TERICA O ressalto hidrulico corresponde a uma brusca elevao do nvel dagua em um canal funcionando em regime permanente. Ele ocorre com a passagem de um escoamento torrencial para fluvial, com grande turbulncia e perda de energia.

Ele caracterizado pelas duas alturas h1 e h2 , chamadas de profundidades conjugadas, sendo que a h1 corresponde ao escoamento torrencial, e h2 ao fluvial. Para canais de seo transversal retangular chega-se a seguinte equao:

O ressalto hidrulico pode ser classificado de acordo com o n de Froude da Seo do escoamento torrencial. Ressalto ondulado 1< Fr< 1,7 Ressalto oscilante 2,5< Fr < 4,5 Ressalto fraco 1,7< Fr < 2,5 Ressalto estacionrio 4,5< Fr <9

H tambm duas propriedades importantes para efeitos prticos do ressalto, a perda de carga no ressalto e a eficincia do ressalto. A primeira significa a diferena de energia antes e depois do salto. A segunda a capacidade de dissipao de energia mecnica do escoamento torrencial. Suas formulas matemticas so respectivamente:

Para canais retangulares chega-se a equao

A eficincia pode ser dada pela formula matemtica:

3- OBJETIVO GERAL - Estudar experimentalmente o comportamento de um ressalto hidrulico

4- OBJETIVOS ESPECIFICOS - Medir as alturas dagua em pontos antes e depois do ressalto. - Medir as presses na seo de escoamento torrencial entre a calha Parshall e o ressalto. -Verificar o comportamento do corante no ressalto

5- EQUIPAMENTOS - Canal em acrlico de 6,4 cm de largura e 5 m de comprimento. - Bomba de 4cv. - Ponta Linimtrica - Tubo de Pitot (Milimetrado) - Calha Parshall com estreitamento de 13.33mm - Comporta. - Traador. 6- METODOLOGIA TEORIA - Desenvolver um escoamento uniforme no canal - Instalar uma calha para estreitamento da seo

- Medir a altura antes e depois do ressalto. - Medio da presso utilizando o tubo de Pitot, de escoamento torrencial.

7- DISCUSSES E RESULTADOS - Determinar a altura do ressalto. - Comparar os resultados prticos e tericos das alturas obtidas na seo fluvial. - Determinar o tipo de ressalto. - Calcular a perda de carga no ressalto. - Determinar a eficincia no ressalto. As alturas obtidas sero feitas por dois mtodos. O primeiro ser utilizando a vazo corrigida da bomba. O segundo ser feito pelas velocidades encontradas atravs das presses. Fazendo pelo primeiro mtodo temos:

Retirando a media das trs alturas antes do ressalto pode-se obter a rea da seo e consequentemente a velocidade.

Pode-se calcular o n de Froude.

Pode-se aplicar a relao entre as alturas conjugadas para canais retangulares em funo do numero de Froude para achar a altura aps o ressalto:

Com essa altura pode-se achar a altura terica do ressalto.

Deve-se achar agora a energia especifica terica na zona torrencial antes do ressalto e a perda de energia terica no ressalto por esse mtodo.

A eficincia terica por esse mtodo :

Devemos tambm encontrar a perda de carga pela altura aps o ressalto. Por se tratar da mesma seo (1) a energia especifica pratica igual terica no referido mtodo.

A eficincia :

Deve-se fazer a mesma rotina de calculo para as velocidades achadas atravs do tubo de Pitot. Pelas presses esttica e dinmica, pode-se calcular a velocidade na seo 1.

Calcula-se o numero de Froude com a velocidade obtida e com a altura da seo 1.

Com a relao entre as alturas conjugadas para canais retangulares em funo do numero de Froude pode-se achar a altura aps o ressalto:

Com essa altura calcula-se a altura terica do ressalto.

Calculam-se as energias especificas e a perdas de carga tericas.

A eficincia :

Deve-se tambm comparar as os parmetros tericos com os prticos por esse mtodo.

A eficincia pratica igual a:

Por fim calcula-se a altura pratica do ressalto.

S-ar putea să vă placă și