Sunteți pe pagina 1din 22

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA

Paulo Fernandes Keller

RESUMO
Este ensaio analisa o trabalho imaterial do estilista no contexto da produo e do sistema de organizaes da indstria da moda. Analisa a particularidade do trabalho imaterial do estilista enquanto trabalho de criao no campo da produo cultural, contudo, concebe a produo de moda como uma atividade coletiva. O artigo reete sobre o trabalho imaterial do estilista em relao a outras ocupaes imateriais e materiais, ambas inseridas em uma rede de relacionamentos econmicos, sociais e simblicos. O artigo utiliza a distino analtica entre a produo de moda (imaterial) e a produo de roupa (material). Os produtos so distintos: enquanto a moda um produto simblico e intangvel atende a um desejo, a roupa um produto concreto e tangvel atende a uma necessidade. Mas, como a moda um smbolo cultural manufaturado, o artigo discute o elo entre a produo de moda e a produo de roupa, reetindo sobre a insero do trabalho imaterial do estilista na rede de relaes que forma a cadeia de valor das indstrias de confeco e de moda.

PALAVRAS-CHAVE
trabalho imaterial estilista indstria da moda indstria de confeco sociologia do trabalho

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

p. 8-29

INTRODUO Este artigo parte da premissa terica de que a reexo sobre o trabalho imaterial deve ser feita em relao com o trabalho material, e que ambas as formas de trabalho devem ser pensadas na sua insero em uma ampla rede de relacionamentos sociais, econmicos e simblicos. A reexo sobre a particularidade do trabalho imaterial do estilista de moda (couturier ou fashion designer) feita por meio da anlise do ato de criao em sua relao com o seu meio social, assim como enquanto parte do processo de produo de moda (imaterial), que por sua vez se articula com a produo de roupa (material). Esta reexo busca contribuir com a discusso sobre as formas de trabalho imaterial na sociedade contempornea. O artigo tem por base pesquisa bibliogrca e documental, utiliza de forma articulada as ferramentas analticas da sociologia do trabalho, da sociologia da moda e da sociologia econmica especializada na anlise de redes de empresas na indstria de confeco.
1

O trabalho imaterial do estilista visto enquanto uma ocupao tpica da sociedade ocidental moderna onde emerge a idia e a prtica de moda. A distino analtica entre a moda e a roupa fundamental. A moda um produto intangvel,

O segmento de confeces no Brasil, assim como em todo o mundo, se caracteriza por um alto grau de diferenciao. Este grau de diferenciao se apresenta em termos de matriasprimas utilizadas, processos produtivos existentes, padres de concorrncias e estratgias empresariais (IEL 2000). H grande heterogeneidade em seus produtos, segundo dados da ABRAVEST (2007) h 21 segmentos distintos, incluindo artigos de cama, mesa e banho, os mais variados tipos de roupa e acessrios (entre outros citamos, Bons, Camisaria, Casual feminino, Casual masculino, Uniforme prossional, Ginstica, Infantil, Intima, Jeans, Praia, Surfwear). Segundo dados do IEMI (2001), em torno de 83% das atividades das empresas do setor de confeces esto voltadas para a produo de vesturio (indstria do vesturio). Se tomarmos o nmero de mo-de-obra empregada (direta e indireta) na indstria de confeco, veremos que o segmento do vesturio participa com cerca de 80% do total da mo-de-obra.

imaterial e cultural, enquanto a roupa tangvel, material e concreta. Kawamura (2005) adverte que ftil tentar denir a Moda como se ele estivesse em um item do vesturio ou em um acessrio, porque moda um produto intangvel e simblico. A indstria da moda envolve a complexidade das relaes entre a produo da cultura de moda e as indstrias txtil e de confeco. A distino analtica entre a produo de moda e a produo de roupa busca organizar a anlise do trabalho imaterial do estilista de moda, enquanto uma ocupao inserida em um processo de trabalho que parte das relaes de interdependncia entre a indstria da moda e a indstria do vesturio. Devido a estas inter-relaes consideramos que o produto de moda um produto cultural manufaturado. impossvel negar a ligao da indstria da moda com a indstria do vesturio na atualidade. At o inicio da segunda metade do sculo 20 havia um gap entre a indstria da moda (sinnimo de alta costura voltada para a classe alta) e a indstria do vesturio (sinnimo de produo em massa voltada para a classe trabalhadora). Desde a revoluo do ready-to-wear cresce a interdependncia entre as indstrias de moda e do vesturio. O estilista de moda produz estilos que podem ou no se tornarem moda. Estilo um modo distinto ou elegante de ser, agir ou viver, que vai alm do vestir. Moda um modo ou costume que prevalece em uma determinada poca, reete os valores e os costumes de uma sociedade em um perodo do tempo. Isto implica que, para que haja Moda, deve haver um processo de difuso social. A indstria da moda, seus principais agentes (estilistas e editores/jornalistas de moda) e suas organizaes (empresas e cmaras sindicais) no produzem apenas o produto de moda (um item do vesturio e um bem de consumo de luxo que agrega um estilo e um valor simblico), mas difundem a idia e a cultura de moda (Kawamura 2005). Trata-se de uma indstria paradoxal. A Moda est relacionada tanto ao mundo da iluso quanto a uma indstria complexa, multimilionria e extremamente criticada (Waddell 2004), onde h glamour e trabalho precrio (Abreu 1986; Klein 2006). O trabalho do estilista na indstria de moda est relacionado a outros trabalhos imateriais, como as atividades dos prossionais da mdia, da propaganda e do marketing, na etapa de divulgao do produto, assim como se articula a diversas formas de trabalho material. A Moda enquanto um fenmeno socioeconmico implica uma indstria criativa que articula formas de trabalho imaterial e material. Envolvendo desde as atividades dos prossionais do design e da comunicao at as atividades dos

10

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

operrios dos atelis e das fbricas de confeco e dos trabalhadores terceirizados que atuam dando apoio a eventos como as semanas de moda.
2

A moda enquanto um fenmeno social se d por meio da difuso da moda. A teoria sociolgica da difuso da moda surge com o discurso sociolgico clssico. Hoje podemos falar em dois modelos sociolgicos que se aplicam ao estudo da moda: o modelo de cima para baixo e o modelo de baixo para cima. O modelo de cima para baixo de difuso da moda emerge dos estudos sociolgicos clssicos. O discurso sociolgico clssico interpreta a difuso da moda por meio do conceito de imitao. Na perspectiva deste modelo, a difuso comea quando um estilo adotado por membros da classe social superior, se tornando moda, logo esta moda imitada e difundida por membros dos estratos sociais inferiores. Quando a moda atinge estes estratos ocorre a saturao e a perda de seu valor. Ento surge outra moda no estrato superior enquanto uma nova forma de distino. A moda foi analisada pelos clssicos como smbolo e fruto da sociedade ocidental moderna, onde h um sistema de estraticao social mais exvel. A moda aparece como uma forma de distino de classe (na sociologia contempornea na anlise de Pierre Bourdieu) que institui fronteiras simblicas na sociedade legalmente democrtica e igualitria. Segundo Kawamura (2005: 78), a proposio geral implica que a difuso de idias (a crena na moda e a produo do desejo) precede a sua expresso material (o consumo e a satisfao do desejo de moda). A difuso da moda por meio do modelo de baixo para cima baseia-se no fato de que, desde a dcada de 1960, uma gama de novos estilos (aqui concebidos como subjetividades coletivas e formas de vida social) emerge de grupos de status social e econmico mdio ou inferiores, sendo posteriormente adotados ou imitados por grupos de status sociais superiores. A moda da rua surge na modernidade tardia no seio de subculturas urbanas onde nasceram os estilos hippie e punk (Crane 2006: 14). Para Crane (2006: 29):
Teoricamente, a moda acessvel s pessoas de todos os nveis sociais, tanto para a criao de estilos que expressem sua identidade, quanto para a adoo de estilos criados por empresas do ramo do vesturio.

Indstrias criativas constituem um conjunto de negcios ou atividades econmicas que tem ganhado relevncia na sociedade e na economia do mundo contemporneo. Estas indstrias so constitudas por empresas e instituies voltadas para empreendimentos econmicos onde o conhecimento e a criatividade constituem os elementos centrais na produo da riqueza (Towse 2002)

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

11

O modelo de baixo para cima mostra que o fenmeno moda no est restrito aos modos de vida e aos costumes dos grupos sociais de status superiores. Para nossa anlise, interessa o fato de que os estilos que nascem da rua constituem matria-prima para o trabalho do estilista (ato de criao) na produo de moda, e que, atravs da magia da grife (Bourdieu 1983) se transforma em um produto de consumo de luxo. Os novos estilos no modelo de baixo para cima surgem de subculturas ou tribos urbanas de estratos inferiores, como grupos de adolescentes de periferia, por exemplo, e mdios, como grupos de artistas ou de homossexuais, por exemplo (Crane 2006). A referida autora argumenta que o processo de difuso de moda to complexo nas sociedades contemporneas marcadas pela fragmentao social que a sua compreenso desaa ambos os modelos. Concebemos que na atualidade o processo de difuso de moda ocorre em um processo complexo de circulao de estilos vindos de diferentes origens sociais. Um processo que envolve tanto o efeito trickle-down, difuso de estilos vindos de grupos de artistas do cinema e da televiso, de estrelas da musica pop e de celebridades, quanto o efeito bubble-up, difuso de estilos vindos de grupos sociais alternativos ou underground. A difuso de estilos de moda se realiza de duas formas, seja por meio de relacionamentos interpessoais nos grupos sociais dos diversos estratos sociais, seja por meio da ao articulada dos agentes da indstria da moda. A inuncia da mdia tem se tornado cada vez mais importante na difuso da moda em ambos o modelos. A reexo sobre o trabalho imaterial do estilista concebe esta ocupao como uma atividade criadora e que parte de toda uma cadeia de operaes interligando design, manufatura, distribuio e divulgao. Sabemos que os limites deste artigo no permitem explorar cada uma destas operaes em particular, contudo pensamos ser til compreender e explicar o trabalho imaterial do estilista em um contexto mais amplo envolvendo as duas formas de produo material e a imaterial.
3

O TRABALHO IMATERIAL As mudanas recentes no mundo industrial e do trabalho introduziram novas questes nos estudos do trabalho. A discusso envolve a emergncia do chamado capitalismo cognitivo (capitalismo ps-moderno, economia informacional, eco-

Segundo a Classicao Brasileira de Ocupaes (CBO) do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) a prosso de estilista aparece sob o cdigo 7630 Prossionais polivalentes da confeco de roupas (Ttulo 7630- 10).

12

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

nomia do conhecimento ou economia da criatividade), centrado na valorizao de um capital dito imaterial, onde o conhecimento considerado como a fora produtiva principal (Gorz 2005: 15). Para Gorz (idem) estas mutaes se fazem acompanhar de metamorfoses do trabalho:
O trabalho abstrato simples, que, desde Adam Smith, era considerado como a fonte do valor, agora substitudo por trabalho complexo. O trabalho de produo material, mensurvel em unidades de produtos por unidades de tempo, substitudo por trabalho dito imaterial, ao qual os padres clssicos de medida no mais podem se aplicar.

Estas mudanas no mundo do trabalho so quantitativas e qualitativas. Por um lado, h uma reduo quantitativa do trabalho vivo material (o operrio fabril clssico), em funo do processo de automao industrial (tendncia de reduo do trabalho vivo e aumento do trabalho morto), assim como h tambm uma transformao setorial da fora-de-trabalho, com o aumento do nmero de trabalhadores ligados ao setor de servios. Por outro lado, ocorre uma alterao qualitativa desta fora com a emergncia de novas formas de trabalho vivo imaterial. O setor industrial externaliza atividades estabelecendo relaes de servio com terceiros. O setor de servios passa a operar segundo padres industriais, quando o termo indstria incorpora uma srie de novos negcios e formas de organizao empresarial que operam na economia capitalista. Na abordagem de Gorz (2005: 19):
O fornecimento de servios, esse trabalho imaterial, torna-se a forma hegemnica do trabalho; o trabalho material remetido periferia do processo de produo ou abertamente externalizado. Ele se torna um momento subalterno desse processo, ainda que permanea indispensvel ou mesmo dominante do ponto de vista qualitativo. O corao, o centro da criao do valor, o trabalho imaterial.

Antunes (1999: 120) ressalta que, apesar da necessidade imperiosa dO Capital reduzir a sua dimenso varivel e conseqentemente expandir sua parte constante, no implica que O Capital possa continuar se reproduzindo sem o trabalho vivo, seja ele material ou imaterial. Para Antunes (1999: 125-127), a crescente imbricao entre trabalho material e imaterial constitui uma tendncia no mundo contemporneo com a expanso do trabalho dotado de maior dimenso intelectual. Esta expanso engloba a informatizao das atividades industriais, a expanso do setor de servios e a crescente importncia de atividades prossionais ligadas aos setores de comunicao, propaganda e marketing,

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

13

design, pesquisa cientica e criao de softwares, entre outros. H, desta forma, para este autor, um alargamento das atividades denominadas imateriais. Na perspectiva de Antunes (1999: 129), o trabalho imaterial exemplica o processo contemporneo de alargamento, ampliao e complexicao do trabalho. Partilho, com este autor, a preocupao em pensar, seja a imbricao crescente entre trabalho material e trabalho imaterial, seja a subordinao das formas de trabalho (material e imaterial) lgica da produo de mercadorias e de capital. No livro Imprio, Hardt & Negri (2004: 48) falam do trabalho de um grupo de autores marxistas italianos contemporneos que usam o termo trabalho imaterial em suas anlises que partem de dois projetos de pesquisa coordenados. O primeiro projeto consiste na anlise das recentes transformaes do trabalho produtivo e sua tendncia a se tornar, cada vez mais, imaterial. Para estes autores: O papel central previamente ocupado pela fora de trabalho de operrios de fbrica na produo da mais-valia est sendo hoje preenchido, cada vez mais, por fora de trabalho intelectual, imaterial e comunicativa. O segundo projeto de pesquisa desenvolvido por esta escola consiste na anlise da dimenso imediatamente social e comunicativa do trabalho ativo na sociedade capitalista contempornea, que com isto prope o problema das novas conguraes de subjetividade, em seu potencial de explorao e de revoluo.
4

Seria no setor de servios da economia onde haveria um modelo mais rico de comunicao produtiva por se basear na permuta contnua de informaes e conhecimentos, assim, os autores argumentam que: Como a produo de servios no resulta em bem material durvel, denimos o trabalho envolvido nessa produo como trabalho imaterial ou seja, trabalho que produz um bem imaterial, como servio, produto cultural, conhecimento ou comunicao (idem, p.311). A ampliao das formas de trabalho imaterial tem papel importante para o vigente sistema produtor de mercadorias, que passa a depender de forma crescente do trabalho imaterial. Segundo Lazzarato & Negri (2001: 45) o trabalho imaterial

Na seo 3.4 (Sociologia do Trabalho Imaterial), Hardt & Negri (2004: 310-15) armam que qualidade e natureza do trabalho. Ao nal da seo 3.4 (idem), os autores resumem suas anlises e distinguem trs tipos de trabalho imaterial que impulsionam o setor de servios na economia informacional: 1) Trabalho imaterial envolvido na produo industrial que foi informatizada, ou seja, incorporou tecnologias da informao de um modo que transforma o prprio processo de produo. A prpria atividade fabril vista como servio; 2) Trabalho imaterial de tarefas analticas e simblicas (manipulao inteligente e criativa, de um lado, e, trabalhos simblicos de rotina, de outro); 3)Trabalho imaterial que envolve a produo e manipulao de afetos e requer contato humano (virtual ou real).

A transio para uma economia informacional envolve, necessariamente, uma mudana na

14

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

tem a funo de ativar e organizar a relao entre a produo e o consumo. Hardt & Negri (2004: 314) ressaltam que: O trabalho imaterial envolve de imediato a interao e a cooperao social. Para estes autores evidente a importncia do trabalho imaterial intelectual, cognitivo, criativo e comunicativo dentro das metamorfoses econmicas, sociais e laborais contemporneas. O trabalho imaterial se torna o centro da criao do valor (Gorz, 2003) e adquire papel central para o sistema produtor de mercadorias. Argumentamos a pertinncia da centralidade da categoria trabalho (material ou imaterial) enquanto trao especico da espcie humana e um denominador comum e uma condio de toda vida humana em sociedade (Friedman 1962: 19). A anlise do trabalho do estilista de moda parte da particularidade desta atividade, sem perder de vista a sua conexo com outras formas de trabalho imateriais e materiais, a partir de sua insero na indstria da moda e na indstria de confeco. Esta investigao oferece subsdios para pensar a particularidade dessa ocupao, do seu produto, de como opera a indstria da moda, assim como lana questes sobre a criao de valor na cadeia do produto de moda, e, por m, como esse valor apropriado, e por que tipo de agentes econmicos.

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA: O ESTILISTA, A PRODUO E O SISTEMA DE ORGANIZAES DA INDSTRIA DA MODA. A ocupao estilista de moda (couturier ou fashion designer) uma atividade tipicamente moderna que emerge na sociedade ocidental na segunda metade do sculo 19. O ingls Charles Frederick Worth (1826-1895), por ironia no era francs, inaugurou o seu primeiro salo de moda Worth & Bobergh em 1857, na rue de la Paix, em Paris, junto com o comerciante de sedas sueco, Otto Gustav Bobergh (Lehnert 2001: 8). Worth eleva a posio de costureiro para o status de criador de moda (estilistaartista) transformando a maison Worth em uma verdadeira instituio, dado a sua capacidade de conjugar o negcio de moda com a sua qualidade de artista. Aps Worth, o costureiro (construtor de roupa) adquire status de artista (criador de moda). O surgimento do criador de alta costura, da qual Worth pioneiro, insere-se no processo de institucionalizao da moda com o surgimento de suas organizaes. Segundo Lipovetsky (1989: 71):
[...] a verdadeira originalidade de Worth, de quem a moda atual continua herdeira, reside em que, pela primeira vez, modelos inditos, preparados com antecedncia e mudados freqentemente, so apresentados em sales luxuosos aos clientes e executados aps escolha, em suas medidas.

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

15

Mas o que faz um estilista de moda? A resposta mais simples seria que ele desenha modelos, uma espcie de artista das roupas. Mas a ocupao de estilista no se confunde com a de ilustrador de moda. Segundo Kawamura (2005), Paul Poiret (1879-1944) tinha um ilustrador de moda que esboava seus desenhos, Poiret fazia o drapeado e tinha habilidade e conhecimento sobre a construo de uma pea de roupa. So vrios os conhecimentos e as habilidades que so demandados no trabalho de estilista de moda. Em primeiro lugar, as habilidades bsicas de desenho, o conhecimento tcnico da construo da roupa, a familiaridade com os insumos da produo (tecidos e aviamentos), enm, saberes sobre os aspectos tecnolgicos e operacionais. Em segundo lugar, a capacidade de projetar produtos inovadores e atraentes, que unam a beleza e a praticidade, utilizando a harmonia de cores e a combinao perfeita de materiais novos e /ou antigos. Para Kawamura (2005), hoje, o foco est na capacidade do estilista produzir e reproduzir uma imagem glamourosa e atrativa para os consumidores. O estilista necessita da tcnica e da esttica, da sua capacidade de criar e de inovar na produo de moda, e, por m, da sua capacidade de construir e de sustentar a sua imagem pessoal e a de sua marca. Uma das caractersticas do estilista de moda moderno a sua reivindicao do status social de artista. Aps Worth, da tradio do arteso construtor de roupas (costureiro alfaiate) surge o artista criador de um estilo que expressa um conceito, e que se projeta como uma imagem. O estilista uma gura central na produo de moda devido a esta capacidade de criao. Ele um ator fundamental dentro do conjunto de atores e de organizaes que envolvem a indstria da moda. Contudo ele parte da produo de moda que coletiva. Aqui interessa-nos pensar a capacidade particular de criar. Mas descartamos conceber o estilista como um gnio. Iremos pensar a insero do estilista no meio social porque concebemos a criatividade como socialmente construda. O estilista um ator social, poltico e econmico. Ele tem uma experincia de vida e isto tem implicaes no ato de criao. O que nos leva a analisar os condicionamentos sociais que deixam sua marca na obra do estilista (Bourdieu 1983). Estes determinismos sociais esto presentes, por um lado, na trajetria de vida que forma o habitus do produtor de estilo , por outro lado, nas demandas e nas coeres sociais prprias da posio particular na indstria da moda e na sociedade contempornea. Para Bourdieu (1983: 164):
5

O estilista enquanto sujeito social que passa por um processo de socializao ao longo de sua experincia de vida, na famlia, na classe social, na escola, nos grupos scio-culturais, na empresa e no mercado

16

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

O que se chama criao o encontro entre um habitus socialmente constitudo e uma certa posio j instituda ou possvel na diviso do trabalho de produo cultural (e, alm disso, em segundo lugar, na diviso do trabalho de dominao). O trabalho atravs do qual o artista faz sua obra e, inseparavelmente, se faz como artista (e, quando isto faz parte da demanda do campo, como artista original, singular), pode ser descrito como a relao dialtica entre sua funo que, freqentemente, pr-existe e sobrevive a ele (com obrigaes, por exemplo, a vida de artista, os atributos, as tradies, os modos de expresso, etc.) e seu habitus que o predispe de forma mais ou menos completa para ocupar esta funo ou o que pode ser um dos pr-requisitos inscritos na funo para transform-lo mais ou menos profundamente.

Ser rotulado como artista o legitima como um criador de moda. Kawamura (2005) aponta que a qualidade artstica do estilista no natural, mas sim socialmente construda. Para Bourdieu (1983) o ato de criao opera como um encontro entre o habitus do criador e a sua posio no campo da produo de moda. O habitus do estilista funciona como um mediador entre os condicionamentos sociais, presentes na sua prtica social. O estilista exterioriza aquilo que ele interiorizou, seja na sua trajetria de vida, seja na sua prtica cotidiana de trabalho e de vida. No ato de criao o habitus funciona como uma espcie de princpio gerador de novos estilos e de novos produtos. Lazzarato & Negri (2001: 46) fazem uma anlise do ciclo da produo imaterial armando que a matria-prima do trabalho imaterial a sua subjetividade e o ambiente ideolgico no qual esta subjetividade vive e reproduz. O trabalho de criao do estilista se desenvolve a partir do habitus e seu encontro com as demandas e as coeres de sua posio. Envolve, sobretudo, uma apropriao criativa das subjetividades coletivas e das formas de vida na sua atividade de criao produtiva. O estilista produz conceitos e estilos a partir de uma leitura particular das formas diversas de vida e de subjetividades coletivas, formas societrias passadas e presentes. Nas sociedades contemporneas, a emergncia de diversos estilos nas subculturas urbanas se tornou uma fonte de inspirao para inmeros estilistas, alimentando o processo de inovao nesta indstria.
6

Para Lazzarato & Negri (2001): O trabalho imaterial se constitui em formas imediatamente coletivas e no existe, por assim dizer, seno sob a forma de rede e de uxo (p.50), os elementos criativos, de inovao, so estritamente ligados aos valores que somente as formas de vida produzem (p. 52).

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

17

Falar das demandas e das coeres sociais que surgem da posio ocupada pelo estilista na complexa indstria da moda nos leva a reetir sobre a sua relao com a produo de moda e com o sistema de organizaes desta indstria. O trabalho imaterial do estilista produz valor enquanto um processo de criao que se apropria e re-inventa formas de vida e de subjetividades coletivas. Em um processo de criao e de projeo de produtos para a indstria da moda se tornando processo de valorizao. A atividade criativa no se alimenta apenas do tempo de trabalho do estilista no ateli, mas do seu tempo de lazer ou da sua vida social em geral. O depoimento do estilista Napoleo Fonyat (marca carioca Sandpiper) ilustra bem a questo do tempo de trabalho do estilista (Disitzer & Vieira 2006: 63):
Como estilista, eu tento estar em todas as praias e preciso lidar com pessoas que entendam essa necessidade. Ento, no d para trabalhar comigo uma pessoa que no entenda de msica, que no v praia, que no freqente cinema, que no v a livrarias, que no seja um cuidadoso observador social. Tem que ir a tudo e tem que ser estudioso, porque informao sem conexo no funciona.
7

Esse depoimento levanta duas questes, primeiro a do tempo de trabalho do estilista, que vai alm das horas no ateli, envolvendo os circuitos scio-culturais prprias do campo de produo cultural; segundo, a importncia da observao social enquanto contato com a matria-prima (imaterial) do trabalho do estilista.
8

A produo de moda resultado de uma ao articulada de diversos agentes: dos estilistas; dos prossionais da mdia, da propaganda e do marketing (editores e jornalistas de moda, prossionais de marketing e de propaganda); e dos consultores de moda (prossionais que fazem previso tecnolgica e mercadolgica nos fashion bureaus); todos sujeitos a condicionamentos socioeconmicos. Estes agentes se articulam no processo de produo e de disseminao do produto e da cultura de moda. Para Bourdieu (1983: 161): O que faz o valor, o que faz a magia da grife , o conluio de todos os agentes do sistema de produo de bens sagrados. A indstria da moda tem adquirido novas conguraes. Segundo Diana Crane (2006), um nico gnero de moda, a alta costura, deu lugar a trs categorias de estilo: primeiro, a moda luxo (alta costura e prt--porter luxo); segundo, a moda industrial

Para Lazzarato & Negri (2004): O processo de comunicao social (e o seu contedo principal: a produo de subjetividade) torna-se aqui diretamente produtivo porque em certo modo ele produz a produo. Percebendo [...] a produo da subjetividade como contedo da valorizao (p.47).

Distinguimos duas matrias primas no trabalho do estilista: a matria-prima material (tecidos e aviamentos) e a imaterial (a cultura as subjetividades coletivas e as formas de vida social).

18

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

(prt--porter e produo industrial); e, terceiro, a moda que emerge da rua. Para esta autora, a indstria se descentraliza, com os plos de moda globais e regionais , e se torna mais complexa, com o maior nmero de agentes e de organizaes. Apesar da diversidade dos plos globais, Paris ainda a capital simblica da moda, e um centro importante nesta indstria. A posio do estilista depende de sua atuao nas diversas categorias de estilo e de sua integrao na escalas hierrquicas da indstria da moda. A hierarquia na indstria da moda compe um conjunto de posies que vo desde as atividades da alta costura at as atividades da confeco industrial. A revoluo do prt--porter altera a produo de moda quando se coloca a meio caminho entre o luxo exclusivo da alta costura e o bsico da indstria de confeco. No topo da hierarquia, o estilista reivindica para si o status de criador (artista ou artista-arteso), dando maior nfase ao produto de moda dotado de maior valor esttico, sem se importar com a sua praticidade. Na base da hierarquia, o estilista precisa ser prtico e produzir itens com funcionalidade, buscando incorporar estilos e valores estticos nas peas do vesturio que so produzidas em srie.
10 9

A ocupao de estilista apenas se torna possvel com a institucionalizao, a sistematizao e a regulao da produo e da divulgao do produto de moda que se desenvolve na Frana desde Worth. Como diversos autores armam (Kawamura 2005; Waddell 2004), a indstria da moda no produz apenas o produto de moda, mas trabalha para sustentar a crena das pessoas na moda. A indstria da moda envolve toda uma rede de relacionamentos individuais e organizacionais. O produto da indstria da moda no se reduz a um item do

Os plos globais da indstria da moda so Paris, Londres, Nova Iorque, Milo e Tkio. A cidade de So Paulo tem adquirido importncia crescente no mercado de moda na Amrica Latina, o que a tornaria um importante plo de moda global com destaque no cenrio econmico latino-americano (ver a matria: Moda brasileira dene identidade no Jornal Gazeta Mercantil [Empresas & Carreiras], 31/12/2001).

10

Os estilistas podem atuar prossionalmente em diversas posies no campo da produo de moda. Primeiro na produo de moda luxo (sob medida e prt--porter luxo): i) na equipe de criao de uma casa de alta costura em um ateli parisiense, que pode ser propriedade de um conglomerado econmico importante (por exemplo, Louis Vuitton Mot Henessy [LVMH]), ou, ii) em um ateli em qualquer outro plo de moda, onde as possibilidades do estilista ser o dono do ateli so bem maiores. Segundo - na produo de moda industrial (prt--porter): i) em um departamento de criao de uma empresa de design que presta consultoria, seja para empresa produtora de vesturio em escala industrial, seja para empresa varejista que subcontrata a sua produo de roupa; ii) na equipe de criao de moda em uma empresa de porte mdio e pequeno que pode produzir ou subcontratar (parte ou o todo) da produo de roupa; iii) em um departamento de criao de uma empresa varejista que subcontrata a produo da roupa. Enm as possibilidades de insero prossional do estilista no mercado de moda global so bastante diversicadas.

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

19

vesturio (roupa e acessrios) porque incorpora valores estticos e simblicos. Se a moda um produto simblico e intangvel, a roupa um produto concreto e tangvel. Caso o consumo de vesturio fosse sustentado apenas pelas funes praticas das roupas , a produo de confeccionados cairia drasticamente. Aqui forma-se um ciclo onde a produo de roupa e a produo do desejo de moda esto interligadas. A rede institucional da indstria da moda francesa tem ao centro La Fedration Franaise de La Couture, du Prt--porter des Couturiers et des Crateurs de Mode, que congrega as cmaras sindicais da alta costura, do prt--porter, da moda masculina e, bem recente, de prossionais de atividades conexas (Kawamura 2004: 37). Os agentes e as organizaes mais importantes desta rede sos os criadores do produto e da cultura de moda: os estilistas renomados e suas cmaras sindicais e os inuentes prossionais da mdia e da propaganda. Estes agentes se articulam na criao de uma ideologia de moda (o efmero e o desejo do novo) e na denio de valores estticos que sero usados como critrios para julgar se determinados produtos podem ser considerados como sendo da moda.
13 12 11

Kawamura (2005) chama os prossionais da mdia e da propaganda (em particular os editores de moda) de gatekeepers. Estes prossionais fazem julgamentos estticos, o que tanto colabora com a difuso da moda quanto legitima a insero e a manuteno do estilista em posies de poder na indstria da moda (Ver o livro/lme O Diabo Veste Prada). A insero do estilista no sistema simblico e comercial envolvido em torno da indstria da moda vital porque marca sua atividade prossional. O estilista torna-se reconhecidamente criativo ao ser aceito e legitimado por este sistema. O sucesso e a fama do estilista no se explicam apenas pelo seu talento e a sua criatividade, mas pela sua entrada e permanncia em certa posio na estrutura do sistema.

11

Segundo Jones (2005: 24), Tericos da cultura e estudiosos da vestimenta xaram o foco em quatro funes prticas das roupas: utilidade, decncia, indecncia (isto , atrao sexual) e ornamentao. Em seu livro Consumer Behaviour Towards Dress [Comportamento do consumidor em relao s roupas, 1979] Georges Sproles aponta quatro funes adicionais: diferenciao simblica, liao social, auto-aprimoramento psicolgico e modernismo.

12

Tambm faz parte da rede a Associao Nacional para o Desenvolvimento das Artes e da Moda ligada ao Ministrio da Cultura francs. As entidades reguladoras em outros plos de moda so: no Reino Unido The British fashion Council, que promove o London Design Collections e a London Fashion Week, em parceria com a indstria; nos Estados Unidos The Council of Fashion Designers of Amrica; e, na Itlia Camera Nazionale della Moda Italiana (Jones 2005).

13

20

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

A INTERDEPENDNCIA ENTRE A PRODUO DE MODA E A PRODUO DE ROUPA. A moda um produto imaterial e a roupa um produto material. A distino analtica importante. Mas a roupa se transmuta em moda, assim como a moda constitui um produto simblico manufaturado. A reexo sobre a interdependncia entre a produo de moda e a produo de roupa se d a partir de duas concepes: primeiro, a roupa se transmuta em moda por meio da magia da grife (Bourdieu 1983 e 2004); segundo, a roupa constitui a matriaprima onde a moda formada (Brenninkmeyer 1963: 6 apud Kawamura 2005: 1). Como um item do vesturio pode se tornar algo de alto valor? Para Bourdieu (1983: 171) uma pea de roupa no se transforma automaticamente em uma pea fashion antes de passar pela transmutao que a magia da grife produz. A magia da grife um produto de todos os agentes da indstria da moda. Segundo Bourdieu (1983) a magia da grife transmuta e cria valor em um simples item do vesturio.
Sabemos que a magia da grife pode multiplicar extraordinariamente o valor de qualquer objeto onde aplicada, um perfume, sapatos, at mesmo, e um exemplo real, um bid. Trata-se, neste caso, de um ato mgico, alqumico, pois a natureza e o valor social do objeto so modicados sem que nada tenha alterado sua natureza fsica ou qumica (estou pensando nos perfumes) dos objetos em questo.

O produto de moda simblico, cultural e manufaturado. O que nos leva a discutir a produo do vesturio para o mercado de moda luxo (alta costura e prt--porter luxo) e para o mercado de moda industrial (prt--porter e produo em massa). A produo de roupa na categoria moda luxo ocorre nos plos de moda globais e regionais. Esta produo, em geral, feita por equipe de alta qualicao nos atelis, e no se reduz a uma produo sob medida, mas envolve, basicamente, a criao original, o uso combinado de materiais sosticados e a manufatura altamente especializada. O custo para ingressar na indstria da moda no segmento luxo, intensicou-se, em parte, devido globalizao: no nal da dcada de 1980, a quantia necessria para estabelecer um negcio de alta-costura em Paris podia ser bancada apenas por um conglomerado (Crane 2006: 287). Com isso, os jovens estilistas e os demais prossionais das maisons tendem a ser empregado de uma grande empresa de propriedade de um conglomerado de bens de luxo. Desde a dcada de 1970 as grandes casas parisienses se sustentam principalmente por meio dos royalties obtidos pelo sistema de licenciamento de uma

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

21

diversidade de produtos (perfumes, cosmticos e acessrios). A alta costura deixa de ser o principal produto comercializvel das Maison e a sua clientela se torna reduzida. J a clientela do prt--porter luxo expandiu-se. Segundo Lipovetsky (1989: 109), surge uma nova fase da Alta Costura metamorfoseada em vitrine publicitria de puro prestgio. Estas mudanas trazem implicaes importantes para o estilista e para o pessoal empregado nos atelis.
15 14

A diculdade nanceira de um jovem estilista abrir uma maison em plo de moda global aumentou devido ao acirramento da concorrncia e ao poder de empresas e conglomerados. O que o transforma em um empregado de uma empresa ou uma corporao. Ter seu prprio negcio se torna um luxo pela oportunidade de dar ao ato de criao e aos negcios da moda uma direo um pouco mais autnoma e criativa (Ver o caso da estilista inglesa Vivienne Westwood). H tambm a diculdade que os estilistas consagrados experimentam de conciliar a administrao do seu negcio e a superviso da criao de estilos (Ver o caso do estilista Tu Duek da grife carioca FORUM). O caso do estilista carioca Carlos Tufvesson ilustra nossa reexo sobre a produo de moda luxo e como ela se materializa na roupa. O estilista desenvolve um trabalho chamado de livre inspirao em alta costura uma espcie de costura brasileira do luxo (Disitzer & Vieira 2006: 45). Como o prprio termo haute-couture se tornou uma marca registrada da cmara sindical da alta costura francesa, se convencionou chamar de moda luxo a atividade inspirada na alta costura. Tufvesson, como estilista de moda luxo, valoriza o glamour e a elegncia e procura associar sua imagem ao mundo das artes. Segundo Disitzer & Vieira (2006: 46): A primeira coleo com o nome do estilista foi lanada no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro em outubro de 1999. Tufvesson desenvolve seu trabalho em trs linhas principais: ateli (exclusivo); prt--porter luxo (acabamento artesanal) e jeans chic (Disitzer & Vieira 2006). Ambas as linhas seguem os parmetros do luxo. Disitzer & Vieira (2006: 48) apresentam dados importantes sobre o processo de trabalho no ateli:
14

Segundo Palomino (2003: 26): Estima-se que o nmero de compradores de alta-costura no mundo hoje no ultrapasse 500 (para termos uma idia do declnio, em 1980 eram 2 mil). As mudanas nos negcios de moda luxo provocam uma reduo do pessoal empregado nos atelis. Dados apresentados por Lipovetsky (1989: 108) ilustram essa tendncia no nal do sculo XX: O pessoal empregado traduz essa irreversvel evoluo: nos anos 1920, Patou empregava 1300 pessoas em seu ateli; Chanel, antes da guerra, empregava 2500; Dior, 1200 na metade dos anos 1950. Hoje as vinte e uma casas classicadas como Costura-Criao no empregavam, em seus atelis de sob medida, mais do que umas 2 mil operrias e no vestem, nesse lo, mais do que 3 mil mulheres no mundo.

15

22

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

Feito o desenho da roupa, o estilista o encaminha para modelagem, depois para o corte e, em seguida, para a montagem [...]. A equipe do ateli composta de 48 pessoas. A maioria delas est na linha de produo. So costureiras, acabadeiras, modelistas e bordadeiras. Tudo feito internamente [...] Tudo feito aqui, explica o estilista.

A produo do vesturio no mbito da moda industrial parte de um processo que Lipovetsky (1989) chama de moda industrial de massa, de estetizao da moda industrial e de dessacralizao da moda. Para Lipovetsky (1989: 113) a oposio criao original de luxo x reproduo industrial de massa j no comanda o funcionamento do novo sistema. Para o autor, surgem colees de vanguarda entre os grandes criadores do prt--porter e da moda industrial, uma produo que no pode mais ser assimilada cpia vulgar e desagradada dos prottipos mais cotados (idem). A reexo sobre os elos entre as diversas formas de produo na indstria da moda envolve a rede de relacionamentos econmicos entre as empresas. Na moda luxo a roupa tende a ser produzida dentro do prprio ateli. Mas na moda industrial h extensas redes globais e regionais com subcontrao de atividades essencialmente manufatureiras. Na abordagem da cadeia de valor, consideramos toda a gama de atividades econmicas interconectadas, as diversas formas de trabalho (materiais e imateriais) que adicionam valor sucessivamente, enm, todas as atividades necessrias para levar o produto, da concepo ao consumo. No caso da moda industrial, esta cadeia de relacionamentos tende a ser global e regional por meio das formas de subcontratao internacional. As etapas de criao, produo, comercializao e consumo se fragmentam em empresas interligadas em diferentes pases e continentes. Como Gorz (2003: 19) arma: o trabalho material remetido periferia do processo de produo ou abertamente externalizado. As empresas lderes da indstria do vesturio dos pases avanados tendem a se desvencilhar dos produtos massicados e se concentrar na produo de itens do vesturio sensveis ao fator moda. As empresas de sucesso do enfoque s atividades de design, de marketing e de gerenciamento da marca, deixando a manufatura para empresas subcontratadas nos pases em desenvolvimento (Leste e Sudoeste da sia, Mxico e Bacia do Caribe, principalmente). A indstria de confeco tem sido caracterizada pela produo global e por redes de comrcio desde pelo menos a segunda metade do sculo 20. Para Geref (2005), que investigou as conexes interrmas na indstria do vesturio global, as empresas de maior poder nesta cadeia so de trs tipos: 1) varejista este grupo composto pelas grandes cadeias de distribuio ou redes de desconto (Wal-Mart, por exemplo),

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

23

pelas lojas de departamento (J.C. Penney, por exemplo), e pelos varejistas especializados (GAP, por exemplo); 2) intermedirio ou negociante estratgico este grupo composto por empresas de moda que controlam as maiores marcas da indstria do vesturio, se concentram nas atividades de design e marketing, mas no tem fbricas (Tommy Hilger, Ralph Lauren e Nike, por exemplo); 3) o fabricante com marca prpria que subcontrata parte da manufatura (Wrangler, por exemplo). As empresas lderes podem ser agrupadas em apenas duas: as empresas que controlam as grandes cadeias de varejo (marcas populares) e as empresas que dominam as grifes (marcas de luxo). Todas as empresas lderes na indstria do vesturio global utilizam redes de subcontratao. Na diviso internacional do trabalho nesta cadeia, empresas de pases diferentes formam uma hierarquia. Geref (2005) mostra como opera esta indstria global, quando empresas norte-americanas produzem o design e o marketing de moda e geram grandes pedidos, as empresas japonesas fornecem as mquinas de costura, as empresas de pases do leste asitico fornecem o tecido e empresas das economias asiticas de salrio mais baixo costuram a roupa. As redes de subcontratao internacionais incluem centenas de fbricas em vrias regies do mundo. A produo de confeccionados uma atividade relativamente intensiva em trabalho e a sua fabricao tipicamente realizada em pases onde o custo da mo-de-obra muito baixo.
16

Os grandes varejistas e os negociantes estratgicos detentores de marcas famosas tendem a depender das redes globais que fornecem o pacote completo , estabelecendo conexes com fornecedores da sia. Os fabricantes com marcas prprias tendem a criar redes de produo regionais com foco na montagem . As redes de produo regionais fornecedoras de confeccionados conguram trs conexes principais: 1) EUA com suas redes de fornecimento localizadas
16

17

18

O lme-documentrio The Corporation apresenta alguns casos tpicos, um deles aborda o caso dos trabalhadores da indstria do vesturio em regies da Bacia do Caribe, onde as empresas produtoras so subcontratadas de empresas detentoras de grife. No documentrio, o funcionrio do National Labor Committee (setor do vesturio) da Cidade de Nova York mostrava uma camisa comprada pelo preo de US$ 14,99 enquanto quem fez ganhou US$ 0,03 por pea, em seguida o funcionrio mostrou uma jaqueta da grife norte-americana Liz Claiborne (prt--porter) que foi adquirida por US$ 178,00 enquanto que as costureiras de El Salvador ganhavam US$ 0,74 por pea. The Corporation Um lme de Mark Achbar, Jennifer Abbott & Joel Bakan. Dirigido por Achbar e Abbot, escrito por Joel Bakan. 144 min. Big Picture Media Corporation. O documentrio foi baseado no livro The Corporation: the pathological Pursuit of Prot and Power de Joel Bakan.

17

A empresa contratante envia o prottipo e a cha de referncia do item do vesturio para a empresa contratada, que se responsabiliza pela confeco da roupa, desde a compra dos insumos. O tecido fabricado nos EUA enviado j cortado para a costura no Mxico.

18

24

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

predominantemente no Mxico, Amrica Central e Caribe; 2) Europa com seus principais fornecedores regionais localizados no norte da frica e na Europa oriental; 3) sia, com os fabricantes das economias de mo-de-obra mais cara (como Hong Kong) subcontratando produtores de economias onde a mo-de-obra mais barata (China e outras) (Geref & Memedovic 2003). Enquanto desverticaliza a produo utilizando a subcontratao internacional (redes globais ou regionais), as rmas lderes da indstria do vesturio fortalecem suas atividades nos segmentos de maior valor agregado (design e marketing). Segundo Geref & Memedovic (2005: 3):
[...] nas cadeias dirigidas pelo comprador o lucro vm das combinaes de pesquisa de alto valor, projeto, vendas, marketing e servios nanceiros, permitindo aos varejistas, designers e marketers agirem como negociantes estratgicos ligando fbricas estrangeiras e comerciantes com nichos de produtos nos seus principais mercados consumidores.

O estilista Napoleo Fonyat da marca carioca Sandpiper ilustra o tipo de estilista artista/arteso e empresrio, e uma tendncia de as empresas de moda industrial se voltarem para a gerncia da marca, passando a subcontratar a produo da roupa. A marca Sandpiper conhecida pelo estilo urbano, despojado e esportivo, possui 23 lojas prprias, seis franquias e duas lojas conceito (Disitzer & Vieira 2006: 58). O depoimento deste estilista evidencia sua percepo da indstria de moda: Moda no artes plsticas, exige engenharia, tcnica, aplicabilidade (Disitzer & Vieira 2006: 60). A empresa detentora da marca Sandpiper se dedica s atividades estratgicas e subcontrata a manufatura. Vejamos o depoimento de Napoleo Fonyat para Disitzer & Vieira (2006: 60-61):
Eu aprovo pessoalmente todas as modelagens, tenho modelista e uma sala de pilotagem industrial, mas no produzo nada internamente [...] Da sala de pilotagem industrial, as peas saem perfeitas [...] o prottipo segue diretamente para a fbrica que vai produzi-la em srie, j com todas as indicaes necessrias [...]

A empresa Sandpiper passou a utilizar a subcontratao da manufatura por volta da metade da dcada de 1990 e terminou por fechar a sua fbrica. Napoleao Fonyat declara que: O grosso da produo feito na China. Muita coisa tambm confeccionada na Indonsia. No Brasil, a produo esta distribuda entre os estados de Santa Catarina, Paran, Minas Gerais, Esprito Santo e Rio de Janeiro (Disitzer & Vieira 2006: 61).

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

25

CONCLUSO O trabalho imaterial ganha importncia crescente no capitalismo contemporneo. A reexo sobre o trabalho imaterial do estilista, assim como as anlises sobre outras formas de trabalho imateriais, no deve ser pensada isoladamente do trabalho material. O trabalho imaterial deve ser analisado em relao com as demais formas de trabalho imateriais e materiais, ambas inseridas na ampla rede de relaes scio-culturais e econmicas que se articulam na cadeia do produto de moda com seus prossionais e suas indstrias. Esta investigao procurou entender a origem e os signicados da ocupao fashion designer inserida no campo de produo de moda e na ampla rede de relaes que compe a cadeia do produto das indstrias do vesturio e da moda. A investigao do trabalho imaterial na sociedade e na economia contempornea, atravs da anlise do caso da indstria da moda e do vesturio, demonstra a centralidade da categoria trabalho na criao de valor, seja ele imaterial ou material, ressaltando a importncia que o trabalho imaterial adquiriu nesta criao e a tendncia de as empresas externalizarem s atividades de manufatura. A criao de valor do produto de moda se d por meio das diversas formas de trabalho imateriais ou materiais articuladas na cadeia do produto. Como armou Bourdieu (2004: 155): Toda teoria econmica da produo de bens simblicos que leva em conta apenas os custos de fabricao dos objetos considerados em sua totalidade falsa. A produo de moda cria valor. No processo de criao de valor da indstria da moda os diversos prossionais manipulam matrias-primas tanto materiais (tecidos e aviamentos) quanto imateriais (saberes, culturas e formas de vida social). A matria-prima dos prossionais da indstria da moda, em particular do fashion designers, formada a partir da cultura, das subjetividades coletivas e das diversas formas de vida na sociedade contempornea. A produo de moda enquanto criao de valor se apropria criativamente das diversas formas de vida social e suas subjetividades, transmutando-as em produtos de grife para o mercado consumidor. Formando um ciclo que envolve o design, a manufatura, a distribuio e o consumo. O trabalho imaterial do estilista produz valor em um processo de criao que se apropria criativamente das formas de vida e das subjetividades coletivas. Um processo de criao e de projeo de produtos para o mercado de consumo de moda. Um processo de valorizao que articula produo e consumo. A questo da apropriao econmica do valor produzido ao longo da cadeia do produto permanece. O artigo demonstra que o valor criado pelas diversas for-

26

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

mas de trabalho (sejam elas materiais ou imateriais) tem sido apropriado pelos poderosos conglomerados que atuam nos negcios de moda luxo (alta costura e prt--porter luxo) e pelas empresas que controlam a indstria do vesturio no mbito global (prt--porter e produo em massa). O trabalho do estilista de moda uma atividade imaterial criativa, que como outras atividades imateriais criativas, tem valor estratgico dentro de todo o ciclo de concepo, produo e comercializao do produto. Esta atividade parte de um conjunto de relaes entre prossionais e empresas da produo de moda e da produo do vesturio, onde coexistem, acirrada competio e alianas estratgicas, criao e cpia, glamour e protestos, com diferenas e interdependncias entre as empresas dos pases avanados e as dos pases em desenvolvimento. A relao entre a produo de moda e a produo do vesturio no ambiente dos negcios globais constitui uma explcita diviso internacional do trabalho, onde as empresas dos pases centrais buscam concentrar-se nas atividades estratgicas que geram maior valor, deixando as atividades essencialmente manufatureiras para as empresas dos pases em desenvolvimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABRAVEST. 2007. Dados do Setor. So Paulo: ABRAVEST, 2007. http://www.abravest.org.br/. Sitio visitado em 19 de setembro de 2007. ABREU, Alice R.P. 1986. O avesso da moda: Trabalho a domicilio na indstria de confeco. So Paulo: Hucitec. ANTUNES, Ricardo. 1999. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a armao e a negao do trabalho. So Paulo: Boitempo Editorial. BOURDIEU, Pierre. 1983. Questes de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. _____. 2004. O Costureiro e sua Grife: Contribuio para uma teoria da magia. In: A Produo da Crena: Contribuio para uma economia dos bens simblicos. So Paulo: Zouk. CRANE, Diana. 2006. A moda e seu papel social: classe, gnero e identidade das roupas. So Paulo: Editora Senac So Paulo. DISITZER, Mrcia & VIEIRA, Silvia. 2006. A moda como ela : bastidores, criao e prossionalizao. Rio de Janeiro: Senac Nacional. FRIEDMANN, Georges. 1962. O objetivo da Sociologia do Trabalho. In: FRIEDMANN, Georges & NAVILLE, Pierre. Tratado de Sociologia do Trabalho. So Paulo: Cultrix e Editora da USP.

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

27

GEREFFI, Gary. 1994. The Organization of Buyer-Driven Commodity Chain: How U.S. Retailers Shape Overseas Production Networks. In: GEREFFI, Gary & KORZENIEWICZ, Miguel [eds] Commodity Chains and Global Capitalism. Westport, Connecticut, London: Praeger. _____. 1997. Competitividade e redes na cadeia produtiva do vesturio na Amrica do Norte. Revista Latino-Americana de Estudos do Trabalho. ALAST. Ano 3, No.6. _____. 2005. The Global Economy: Organization, Governance and Development. In: SMELSER, N.J. & SWEDBERG, R. (editors) The Handbook of Economic Sociology. Princeton and Oxford: Princeton University Press; Nova York: Russell Sage Foundation. GEREFFI, Gary & MEMEDOVIC, Olga. 2003. The Global Apparel Value Chain: What Prospects for Upgrading by Developing Countries. Vienna: UNIDO (Sectoral Studies Series). GORZ, Andr. 2005. O Imaterial: Conhecimento, Valor e Capital. So Paulo: Annablume. HARDT, Michael & NEGRI, Antonio. 2004. Imprio. 6 ed. Rio de Janeiro: Record. IEL. 2000. Anlise da Ecincia Econmica e da Competitividade da Cadeia Txtil Brasileira. BrasliaDF: IEL/CNI. IEMI. 2001. 1. Relatrio do Setor Txtil Brasileiro Brasil Txtil 2001. So Paulo: IEMI, Volume 01. JONES, Sue Jenkyn. 2005. Fashion Design Manual do estilista. So Paulo: Cosac Naify. KAWAMURA, Yuniya (2004) The Japanese Revolution in Paris Fashion. Oxford: BERG. _____. 2005. Fashion-ology: an introduction to fashion Studies. Oxford & Nova York: BERG. KELLER, Paulo F. 2006. Verbete Cadeia de Valor. In: CATTANI, A.D. & HOLZMANN, Lorena (orgs) Dicionrio de Trabalho e Tecnologia. Porto Alegre: Editora da UFRGS. KLEIN, Naomi. 2006. Sem logo: a tirania das marcas num planeta vendido. 5.ed. RJ: Record. LAZZARATO, Maurizio & NEGRI, Antonio. 2001. Trabalho imaterial: formas de vida e produo de subjetividade. RJ: DP&A. LEHNERT, Gertrud. 2001. Histria da Moda do Sculo XX. Lisboa: Knemann. LIPOVETSKY, Gilles. 1989. O imprio do efmero: a moda e se destino nas sociedades modernas. So Paulo: Companhia das Letras. PALOMINO, rika. 2003. A moda. 2 . ed. So Paulo: Publifolha (Folha explica). TOWSE, Ruth. 2002. Book Review of Creative Industries. Journal of Political Economy. 110: 234-237 WADDELL, Gavin. 2004. How Fashion Works: Couture, ready-to-wear & mass production. Oxford, UK: Blackwell Publishing.
a

28

TEORIA

SOCIEDADE n 15.2 julho-dezembro de 2007

ABSTRACT
This essay analyzes the immaterial work of fashion designer in the context of both production and system of organization of fashion industry. It analyzes the singularity of immaterial work of fashion designer as a work of creation in the field of cultural production. However, it conceives fashion production as a collective activity. The paper reflects on the immaterial work of fashion designer in relation to other immaterial and material occupations, both inside the network of economic, social and symbolic relationships. The paper uses the analytic distinction between fashion production (immaterial) and clothes production (material). The products are distinct: while fashion is a symbolic and intangible product it satisfies a desire, clothes are concrete and tangible products they answer a necessity. But, as fashion is a manufactured cultural symbol, the paper discusses the link between fashion production and clothes production, reflecting on the insertion of the immaterial work of fashion designer in the network of relationships that forms the value chain of the apparel and fashion industries.

KEY WORDS
immaterial work fashion designer fashion industry apparel industry work sociology

RECEBIDO EM
novembro de 2007

APROVADO EM
janeiro de 2008

PAULO FERNANDES KELLER


Doutor em Cincias Humanas (Sociologia) pela UFRJ, Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado Acadmico em Administrao do Centro Universitrio Euro-Americano (UNIEURO) em Braslia DF.

O TRABALHO IMATERIAL DO ESTILISTA Paulo Fernandes Keller

29

S-ar putea să vă placă și