Sunteți pe pagina 1din 8

Disciplina Agrometeorologia Curso 2 Agronomia - UNIFIL

Radiao Solar

Maior fonte de energia para a Terra Terra; ;

Radiao Solar

Principal elemento meteorolgico meteorolgico; ; Um dos fatores determinantes do tempo e do clima. clima. Alm disso, afeta diversos processos: processos: fsicos (aquecimento/evaporao) bio bio-fsicos transpirao) biolgicos (fotossntese)

Profa Carolina Maria Gaspar de Oliveira

Introduo
Para os estudos de energia radiante na Terra, o Sol pode ser considerado uma fonte pontual de energia, que emite radiao igualmente em todas as 4 direes. Portanto, se a intensidade luminosa for em um determinado instante for igual a I, o total de energia emitida ser 4 I. Nesse mesmo instante, a Terra se situa numa esfera hipottica de raio igual distncia Terra-Sol (D), a qual estar interceptando a energia emitida (4I).
D

Esfera, com rea = 4R2, que intercepta a energia emitida pelo Sol (4I)

Como a rea da esfera 4R2, ou seja, 4D2, a densidade de fluxo de radiao solar (irradincia solar) na superfcie esfrica ser: 4I / 4D2 = I / D2 Energia / (rea.Tempo)

- Variao da distncia Terra-Sol (D): Aflio quando a Terra se encontra mais distante do Sol = D = 1,52.108 km (04/07) Perilio quando a Terra se encontra mais prxima do Sol = D = 1,47.108 km) (03/01)

A distncia mdia Terra-Sol (d) denominada Unidade astronmica (UA) = 1,496.108 km

Isso define a Lei do Inverso do Quadrado da Distncia, ou seja, a energia recebida em uma superfcie inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre a fonte emissora e a superfcie receptora.

Nessa figura podemos ter uma melhor idia do porque ocorre reduo da irradincia solar medida que se afasta do sol. Observe que aumentando a distncia de 0,5 para 2,0 a irradincia diminuiu de 4 para 0,25.

Constante Solar
A quantidade de radiao solar recebida por uma superfcie de rea unitria, na unidade de tempo, chamada de densidade de fluxo radiativo, a qual denomina-se irradincia solar (Q). Considerando-se que a distncia Terra-Sol varia continuamente ao longo do ano, a irradincia solar tambm ir variar.

Constante Solar
Constante Solar (Jo): irradincia solar numa superfcie plana e perpendicular aos raios solares, sem os efeitos atenuantes da atmosfera e a uma distncia Terra-Sol mdia Jo 1.367 W/m2 =1,97 cal/cm2/min

Caso a Terra esteja a uma distncia do Sol diferente da distncia mdia, a irradincia solar extraterrestre ir aumentar, se ela estiver mais perto, ou diminuir, se estiver mais longe, de acordo com a Lei do Inverso do Quadrado da Distncia: Jo = Jo (d/D)2 (d/D)2 = 1 + 0,033 cos (360 NDA / 365)
NDA = nmero de dia do ano (1 a 365)

- Para o Aflio (04/07 NDA = 185) = (d/D)2 = 0,967 = Jo = 1.322 W/m2 Variao da irradincia solar extraterrestre, cuja mdia nos fornece o valor de Jo -Para o Perilio (03/01 NDA = 3) = (d/D)2 = 1,033 = Jo = 1.412 W/m2 OBS: Apesar da variao da distncia Terra-Sol promover variao na irradincia solar extraterrestre ao longo do ano, essa variao muito pequena, da ordem de 3,3% e essa variao NO a responsvel pela formao das estaes do ano.

A irradincia solar (Q) expressa em energia por rea e por tempo:


Unidades de Irradincia Solar:

O movimento de rotao da Terra faz com que um local receba os raios solares com inclinao diferente ao longo do dia. O somatrio dos valores instantneos de irradincia solar no topo da atmosfera denomina-se Irradincia global extraterrestre (Qo). Esse total varia com a latitude e com o dia do ano. Quanto maior a latitude , maior a amplitude de Qo entre vero e inverno.

Valores instantneos: - Watt/m2 = Joule/m2s - caloria/cm2 min 1 cal = 4,18 J ou 1 J = 0,239 cal 1 cal/cm2 min = 696,67 W/m2

Valores dirios: - MJ/m2dia - cal/cm2dia 1 MJ/m2dia = 23,923 cal/cm2dia ou 1 cal/cm2dia = 0,0418 MJ/m2dia

Quando a atmosfera entra em ao, situao normal, o total dirio de energia solar que chega realmente a superfcie da Terra reduzido, sendo denominado de Irradincia solar global (Qg). Qg composta por Irradincia solar direta (Qd) e difusa (Qc).

Radiao total que atinge a superfcie da terra

Leis da Radiao
Lei do inverso do quadrado da distncia
Estabelece que a energia recebida em uma superfcie inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre a fonte emissora e a superfcie receptora.

Radiao solar global Radiao extraterrestre


2 Rads. solares global ext. e extraterrestre (MJ/m )
45

40

35

30

25

20

15

10

-50

50

100

150

200

250

300

350

400

Dia Juliano

Leis da Radiao
Lei de Wien
Estabelece que o produto entre a temperatura absoluta de um corpo e o comprimento de onda de mxima emisso energtica uma constante. T mx = 2,898 * 106nmK

Quanto menor a temperatura, maior o comprimento de onda de mxima emisso. Isso resulta em que os comprimentos de onda emitidos pela Terra (T = 300K) sejam considerados ondas longas, enquanto que os comprimentos de onda emitidos pelo Sol (T = 6000K) sejam considerados ondas curtas.
(Ateno para a escala,que est invertida.)

Leis da Radiao
Lei de Stefan- Boltzmann
Essa lei estabelece que todo corpo acima de 0K emite energia radiativa e que a densidade de fluxo dessa energia emitida proporcional quarta potencia da temperatura absoluta desse corpo:

E = T4
= poder emissivo do corpo (0,95 a 1,00) = constante de Stefan-Boltzman = 5,67*10-8 W/m 2K4 = 4,903*10-9 MJ/m 2dk4

Potncia emitida

comprimento de onda

A figura ilustra graficamente as leis de Stefan-Boltzman e Wien. Nesta figura, 4 corpos com temperaturas crescentes apresentam potncia emitida crescente e comprimento de onda de mxima emisso decrescente.

Distribuio da Radiao Solar na Superfcie Terrestre


A irradincia solar varia de acordo com o ngulo de incidncia dos raios solares. Esse ngulo formado entre o Znite local e os raios solares, denomina-se NGULO ZENITAL (Z). Quanto maior Z, menor a irradincia solar.
Z

Znite

ngulo Zenital (Z) ngulo formado entre o Znite e os raios solares. Varia de acordo com a latitude, a poca do ano e a hora do dia.

ngulo Zenital

Caso 1

Znite

Lei do Cosseno de Lambert


Znite

ngulo Zenital (Z1)

S
Raios solares

In = S / An Iz = S / Az Igualando-se as as duas equaes tm-se: In/Iz = Az/An

z
Znite
ngulo Zenital (Z2)

Caso 2

z Az
h

Do tringulo formado na Figura ao lado tm-se que: Superfcie Cos Zh = An / Az Resultando em:

Intensidade = Energia/(Area*Tempo) Energia = S rea real = Az rea normal = An Tempo = unitrio

Iz = In Cos Zh
Desse modo, se: Zh = 0o Iz = In Zh = 90o Iz = 0

O ngulo zenital em um determinado instante Zh, e em uma superfcie horizontal, varia em funo da latitude ( = 0 a 90o), da hora do dia (h) e da declinao solar (d):

Variao da elevao solar e, conseqentemente, do ngulo zenital (Z) em diferentes latitudes, considerando-se o dia de Equincio e s 12h (passagem meridiana do Sol):

cos Zh = sen sen + cos cos cos h


= declinao solar (0 a 23,45o) = 23,45 sen [360.(NDA 80)/365] h = ngulo horrio = (Hora local 12) x 15o/hora A lei do Cosseno de Lambert mostra essa relao entre a Irradincia solar e Z da seguinte forma:

Iz = In cos Zh
In = Jo = constante solar

Como a distncia Terra-Sol varia continuamente, para obtermos o valor real de Iz h necessidade de se aplicar a correo (d/D)2 a Jo e multiplicar ambos por cos Zh: Iz = Jo (d/D)2 cos Zh

Integrando-se os valores instantneos de Iz, determina-se a irradincia solar extraterrestre diria (Qo). Essa a energia disponvel em um dia em dada latitude, sem se considerar os efeitos atenuantes da atmosfera. Os valores de Qo sero bastante teis neste curso, sendo empregados em mtodos de estimativa da irradincia solar global na superfcie terrestre, na estimativa da evapotranspirao e em mtodos de estimativa da produtividade potencial. Qo = Iz dh = Jo (d/D)2 cos Zh dh Desenvolvendo-se a integral acima, tm-se que Qo uma funo da latitude e da poca do ano (declinao solar). A equao de estimativa de Qo ser: Qo = 37,6 (d/D)2 [/180 hn sen sen + cos cos sen hn]

hn = ngulo horrio do nascer do sol, dado por: hn = arccos [ -tan tan ]

Quanto maior a latitude (Hemisfrio Norte latitudes positivas) maiores so as variaes de Qo (amplitude) ao longo do ano. Em funo do fotoperodo muito longo no vero, as altas latitudes (40o e 80o) apresentam valores de Qo maiores do que no Equador, porm na mdia do ano, Qo bem maior no Equador (36MJ/m2d) do que nas latitudes de +40 (26MJ/m2d) e de +80 (15MJ/m2d).

Determinao do Fotoperodo

Assim como Qo, o fotoperodo (N) tambm pode ser calculado, considerando-se as relaes astronmicas TERRA-SOL. Como o fotoperodo a durao do dia desde o nascer at o pr do Sol, temos que na sua trajetria aparente o Sol descreve um arco simtrico em relao ao meio-dia. Pode-se dizer, ento, que N o dobro do ngulo horrio ao nascer do Sol (hn), e funo da latitude e da declinao solar

N = 2*hn / 15 = 0,1333 hn

N = 2*hn / 15 = 0,1333 hn Nascer do Sol = 12 N/2 Pr do Sol = 12 + N/2

FOTOPERODO x LATITUDE
16,0

Fotoperodo (horas)

14,0

Lat 10 S Lat 30 S Equador

Lat 20 S Lat 40S

12,0 10,0 8,0


J AN M AR M AI J UL S ET NOV

Meses

Irradincia Solar na Superfcie Terrestre aps os efeitos atenuantes da atmosfera

Transmitncia Global (Tg) Razo entre a irradincia solar global e a extraterrestre (Qg/Qo); Representa a proporo da radiao solar determinada no limite extremo da atmosfera que efetivamente atinge a superfcie terrestre. Como ao longo do dia a espessura da atmosfera varia em funo do ngulo zenital, Tg tambm varia: Tg < ao nascer e pr do sol Tg > ao meio dia

A nebulosidade tem papel fundamental na transmitncia da atmosfera: > Nebulosidade (< insolao) < Tg Os valores instantneos da irradincia solar global (Qg) na superfcie sofrem grandes variaes temporais e espaciais em funo das condies atmosfricas, (umidade e nebulosidade), e tambm da poca do ano e hora do dia, pois ocorre variao da camada da atmosfera a ser atravessada pela radiao solar. < Nebulosidade (> insolao) > Tg

Para entender melhor a relao entre Qg, Qo, nebulosidade e os processos de absoro e difuso exercidos pela atmosfera, relaciona-se as seguintes variveis em termos dirios: Qo = irradincia solar extraterrestre diria = f (latitude e declinao solar) Qg = irradincia solar global diria = f (Qo, absoro, difuso, insolao) n = insolao ou nmero efetivo de horas de brilho solar = f (N e nebulosidade) N = fotoperodo = f (latitude e declinao solar)

Relao entre Qg/Qo e n/N:

Essa uma das formas de se determinar a irradincia solar global quando no se dispe de equipamentos especficos para sua medida. Caso a e b no estejam disponveis para determinado local, possvel o emprego da seguinte aproximao: a = 0,29 * cos b = 0,52 Os valores de a e b variam de acordo com a localidade, sendo ambos dependentes da composio atmosfrica de cada local e em cada poca do ano. Locais ou pocas com maior umidade no ar tero valores menores de a e b. Um exemplo disso observado nos valores de a e b para Piracicaba: Prim/Vero a = 0,25 e b = 0,50 Out/Inverno a = 0,28 e b = 0,51

Medida da Irradincia Solar na Superfcie Terrestre


Os equipamentos que medem a irradincia solar recebem vrias

Medida da Irradincia Solar na Superfcie Terrestre


Medida da Irradincia solar global Actingrafo: o sensor constitudo de placas bimetlicas (negras e brancas) que absorvem radiao solar, dilatando-se diferentemente. A diferena de dilatao proporcional irradincia solar e registrada continuamente por uma pena sobre um diagrama (actinograma).

denominaes, o que basicamente difere em funo do tipo de equipamento, do princpio de funcionamento e do tipo de irradincia a ser medida.

Sistema de registro mecnico

Placas bimetlicas, cobertas por uma cpula de vidro ou quartzo, que impede que as ondas longas atinjam as placas.

Piranmetro de termopar: o elemento sensor uma placa com uma srie de termopares (termopilhas), sendo que parte enegrecida (junes quentes) e parte branca (junes frias). O aquecimento diferencial entre as junes frias e quentes gera uma fora eletromotriz proporcional irradinica. O sinal gerado captado por um sistema automtico de aquisio de dados.

Na figura da esquerda vemos um piranmetro branco e preto com as junes frias e quentes expostas. Na figura da direita, o piranmetro tem as junes quentes expostas diretamente radiao solar, enquanto que as frias encontram-se no interior do bloco do sensor. A cpula de quartzo para barrar as ondas longas provenientes da atmosfera.

S-ar putea să vă placă și