Sunteți pe pagina 1din 5

1- Titulo: Viscosidade

2- Objetivo: Determinar a viscosiade e conhecer os principais tipos de viscosimetros e sua utilizao.

3- Materiais:

- Viscosmetros: Copo Ford, Saybout, Brookfield, Oswald e Canon - Bquer 100mL/ 250mL/ 1000mL - Calice 60mL - Termometros - Espatulas - Bagueta - Pra - leo automotivo - leo lubrificante para motor compressor - Tinta Latex - gua - Leite

4- Reagentes: leo automotivo, leo lubrificante para motor compressor, Tinta Latex, gua e Leite

5- Esquema de aparelhagem:

Viscosimetros

Copo Ford- este aparelho utilizado para determinaes de viscosidade cinmtica. So muito usadaos para vernizes, tintas, resinas, xampu, creme rinse, cremes, matrias primase outros lquidos com prodiedades Newtonianas (fluidos de comportamento simples) Utilizados para obter a viscosidade atravs de escoamento, a tcnica rpida e simples, mas adequada para tintas. Registra-se o tempo que leva para esvaziar o copo e a partir da estima-se a viscosidade, os ensaios so feitos a aproximadamente 20C.

Saybolt- utilizado para leos lubrificantes com viscodidade baixa e intermediaria, determina a viscosidade em SSU (Segundos Saybolt Universal), as quais se baseiam na medio dos segundos que uma quantidade padro de amostra consome para fluir atravs de um furo padronizado, a uma temperatura constante e muito precisa. O viscosmetro Saybolt Furol utilizado para leos muito viscosos. A diferena entre eles que o primeiro possui um orificio maior para facilitar ensaios com leos muito viscosos, como de combustvel, por exemplo, registra-se o resultado como o tempo de descarga em segundos (SFS) para que 60mL de um derivado de petrleo escoem atravs do orificio calibrado do viscosmetro Furol, sob temperatura controlada.

Brookfield- amplamente usados para medir a viscosidade de graxas, tintas, raes medicamentos, adesivos, leos, comticos, plticos, alimentos, argilas, creme rinse, xampu, matrias primas, colas. Nessas medies essencial a termotatizao das amoestras bem como a uniformidade de temperatura. Viscosmetro rotacinal mede a viscosidade atravs da medio do torque necessrio para girar um spindle (haste) submerso em um fludo a uma velocidade constante. O torque proporcional a viscosidade. Permite a medio em viscosidade baixa, mdias e altas, at 320 milhes de cP. Para uma medio precisa dessa fora necessrio a ausncia de sujeiras e gorduras na haste, assim como tambm ausncia de bolhas no interior do fludo que se deve ensaiar.

Cannon Fenske escoamentos atravs de um capilar para lquido opacos ou transparente so utilizados para viscosidade cinemtica ou seja fora da gravidade.

Ostwald- permite uma determinao simples do coeficiente de viscosidade a partir de uma substncia padro. Neste caso as medidas de viscosidade so feitas por comparao entre o tempo de vazo de um lquido de viscosidade conhecida, geralmente gua, e do lquido cuja viscosidade se deseja determinar.

Resultados:

Calculos do viscosimetro Brookfield. leo lubrificante para compressor:

Operado r Rose Gisele Felipe Sarah Magali Helena Mdia

Leitura 26 36,5 93 35,5 16 16 26

Velocidade Fator 20 20 50 20 10 10 15,55 5 5 0 5 10 10 7

Resultado 130 cP 182 cP 186 cP 177,5 cP 160 cP 160 cP 162 cP

Calculos do viscosimetro Oswald e Cannon:

n Leite =

n=

Concluso:

Conclumos que foram realizadas vrias amostras com viscosimetros diferentes e os resultados foram parcialmente satisfatrios.

Bibliografia: Apostila de FDQ2 e wikipdia.

S-ar putea să vă placă și