Sunteți pe pagina 1din 12

SUMRIO

Introduo.......................................................................................1 O que Poes?.............................................................................2 Ferramentas Utilizadas.....................................................................3 Preparo e Aplicaes das Substncias em Poes...........................5 Mtodos de aplicar Substncias.......................................................6 Algumas Poes.............................................................................9

Introduo:
Nesse volume, trazemos a voc s primeiras instrues para um correto preparo de poes, uma rea fascinante e com diversas formulas para essa pratica. Nesse livro contem alguns mtodos de preparo de poes, o uso correto das ferramentas utilizadas e algumas pores de fcil preparo para quem esta comeando nesse ramo.

O que uma Poo?


Poo um lquido, de colorao, cheiro e gosto variados. Uma Poo pode ter: -Poder de cura total; -Remdio; -Enfeitiamento; -Envenenamento. No dicionrio Trouxa, Poo significa: "Produto farmacutico que contm medicamento dissolvido ou em suspenso, administrado por via oral." Para ns, o conceito do que uma Poo no muito diferente, apesar de que nossas poes tm mais funes que a deles, e sem contar tambm que poo uma combinao de ingredientes mgicos, depois de um tempo de cozimento.

Ferramentas Utilizadas
Balana Usada para pesar ingredientes. Ao: Um aluno pega a balana e pesa 100g de losna Copo Graduado Usado para medir quantidades de ingredientes lquidos. Ao: Um aluno pega o copo graduado, enche com 250 ml de suco de rom. Faca Usada para picar ingredientes. Ao: Um aluno pega a faca e corta as razes de margarida. Pilo Usada para reduzir ingredientes a p. uma espcie de copo com um pedao de ferro para amassar o ingrediente l dentro. Ao: Um aluno pega o pilo e reduz a p as presas de cobra. Colher Usada para mexer a poo. Ao: Um aluno pega a colher e mexe a poo. Concha e Frasco Usada para recolher amostras de poes e se colocar no frasco. O frasco e nada mais do que uma pequena garrafa com boca grossa , que se fecha com uma rolha. Ao: Um aluno pega a concha , pega um pouco de poo e enche o frasco. Depois tampa o frasco com uma rolha. Panela Usada para cozinhar ingredientes e esquentar gua. Obviamente , que seria lgico fazer isso no caldeiro. Mas para fazer infuses , por exemplo, isso deixaria o caldeiro sujo. Ento , quando uma poo pedir "5 lesmas cozidas" ou "1 infuso de losna" , mais fcil fazer isso na panela e depois jogar no caldeiro. Ao: Um Aluno pega a panela e pe o fgado de drago picado para cozinhar dentro de 500ml de muco de minhoca.

Recipiente um pote , que usado para misturar ingredientes antes de coloc-los no caldeiro. Ao: Um aluno pe losna no fundo do recipiente e joga gua por cima. Conta-Gotas Quando necessrio se por ingredientes lquidos com grande preciso. Ao: Um aluno pega o conta-gotas e acrescenta 5 gotas de sangue de salamandra poo. Coador Coa algo. Obviamente que algum recipiente deve estar embaixo. Ao: Um aluno pega o coador e coa sua poo despejando-a em um recipiente. Funil Ajuda na hora de pr a poo no frasco.Basta pr o funil antes de colocar a poo. Ao: Um aluno pe o funil na boca do frasco.

Preparo e Aplicaes das Substncias em Poes


O uso de qualquer substncia em demasia pode causar envenenamento, contudo o uso adequado de substncias naturais em poes pode at salvar vidas. No reino natural h abundncia de virtudes, venenosas ou no, prprias para as necessidades humanas. Para que as plantas no percam seu valor nas poes, devem ser colhidas quando no esto molhadas de orvalho. Secam-se sombra, porque os fortes raios solares tiram das plantas, depois de arrancadas, uma parte de suas substncias, que se evaporam ao Sol. As razes devem ser bem lavadas e picadas em pedacinhos antes de serem postas a secar. Quando j secas as ervas examinam-se e separam-se as partes estragadas. Conserva-se somente o que bom. As folhas, flores, talos, razes picados guardam-se ento em caixas, em lugar seco. De vez em quando bom tornar a examin-las, a ver se esto apanhando umidade, caso em que necessrio sec-las de novo. As que cheiram a mofo devem ser substitudas. Deve-se naturalmente anotar, em cada caixa, cuidadosamente, o tipo de erva contido, para evitar confuso. Deste modo cada qual pode ter seu prprio kit de substncias para o preparo de poes.

Mtodos de aplicar Substncias Chs


De vrias maneiras se prepara um ch, a saber:

Como tisana
Pe-se gua a ferver e, quando estiver fervendo, acrescentam-se as substncias. Cobre-se. Deixa-se ferver mais uns cinco minutos, e tira-se do fogo. Deixa-se repousar alguns minutos, bem coberta, coa-se e pronta est a tisana.

Por infuso
Esta forma consiste em despejar gua fervendo sobre as substncias, num caldeiro ou outro recipiente, e deix-las repousar assim, bem cobertas, durante uns dez minutos. Para este preparo so mais apropriadas as folhas e flores. Os talos e razes tambm podem preparar-se por infuso, mas devem ser picados bem finos e ficar em repouso, depois deitar gua fervente em cima, uns vinte ou trinta minutos.

Por decoco
Deitam-se as substncias num caldeiro e verte-se gua fria em cima. A durao do cozimento pode variar entre cinco e trinta minutos, dependendo da qualidade das substncias empregadas. Partes duras, como sejam: razes, cascas, talos, picam-se em pedacinhos e cozinham-se quinze a trinta minutos. Tira-se do caldeiro e conserva-se em recipiente coberto durante alguns minutos mais; depois coa-se. Esta forma mais recomendvel para as cascas, razes e talos.

Por macerao
Pe-se de molho as substncias em gua fria, durante dez a vinte e quatro horas, segundo o que se emprega. Folhas, flores, sementes e partes tenras ficam dez a doze horas. Talos, cascas e razes brandos, picados, dezesseis a dezoito horas. Talos, cascas e razes duros, picados, vinte duas a vinte e quatro horas. Coa-se. O mtodo da macerao oferece a vantagem de que os sais minerais e as vitaminas das ervas so aproveitados.

Sucos
Se os chs so eficazes, muito mais so os sucos crus das ervas. Infelizmente, nem sempre podemos obt-las frescas. A estao do ano ou o lugar em que mormos ou estamos muitas vezes s nos permitem obter inmeras delas em estado seco, da proviso que temos. Mas, sempre que possvel, devemos uslas frescas. O suco se obtm facilmente triturando as ervas com um pilo ou moendo-as em mquinas de moer. Passa-se em seguida por um coador.

Sopas e caldos
Muitas ervas silvestres podem ser tambm preparadas em forma de sopas ou ensopados. As poes de ervas em forma de sopas ou ensopados, alm de salutares tm a vantagem de serem simples de preparar.

Cataplasmas
As cataplasmas se empregam de vrios modos, a saber:

Ervas frescas, ao natural


Podem aplicar-se diretamente parte dolorida, inchada ou ferida.

Ervas secas em saquinhos


Frias ou quentes, conforme o caso, usam-se para cibras causadas por feitios de paralisar ou de impedimento.

Em forma de pasta
Socam-se as plantas, formando uma papa que se coloca sobre o lugar dolorido, diretamente ou entre dois panos. Quando no se tm ervas frescas para este fim, podem-se utilizar tambm ervas secas. Neste caso se deita gua fervente em cima das ervas, num caldeiro, tanta quanto necessria para formas uma pasta uniforme. As cataplasmas tm efeito calmante sobre os inchaos, nevralgias, contuses, furnculos, supuraes, etc. No preparo das mesmos no deve-se usar colheres de metal, especialmente as de alpaca, mas sim de madeira, pois as primeiras poderiam provocar envenenamento se permanecessem muito tempo na massa.

Compressas
Usam-se, para este fim, panos bem limpos, brancos e finos. Cozinham-se as ervas em dose forte, isto , usa-se, para um litro de gua, duas, trs ou quatro vezes mais erva que para um ch. Coa-se. No cozimento mergulha-se o pano, torce-se bem e aplica-se sobre a parte dolorida ou afetada.

Inalaes
Pem-se ervas em gua, num caldeiro ou outro recipiente, a ferver. Quando levantar fervura, aproveitase o vapor, aspirando-o por meio de um funil (pode ser de papel). O cuidado que aqui se deve ter de no escaldar, porque o bafo da fervura muito quente.

Ungentos
Podem tambm se preparar ungentos de certas substncias. Tomam-se diversas ervas frescas, como calndula, arnica, hiperico, barna, etc., e trituram-se, misturadas, com um pilo, ou passa-se por uma mquina de moer. O suco que se obtm, mistura-se gordura vegetal. Aquece-se sobre o fogo at derreter. A isto se pode acrescentar um pouco de cera de abelha, para formar ungento mais espesso.

Azeites
Ao azeite tambm podem misturar folhas, sementes e flores de ervas por exemplo: camomila, alfazema para se tornar um bom leo. Tampa-se bem a garrafa que contenha a mistura e expe-se diariamente ao Sol, durante quinze dias. Coa-se depois. O leo assim preparado serve para diversos fins, (de acordo com a substncia utilizada) interno e externo.

Poo do Sono Simples


Essa poo como o prprio nome j diz faz a pessoa que a tome dormir s que apenas por 1 hora, seu sabor quase imperceptvel, no sabe-se ao certo quem a criou j que uma das poes mais antigas que existe, provavelmente criada no sculo II. Ingredientes : 1 1 litro de gua 2 100g de beladona 3 100g de sanguinria 4 200g de garra de grifo em p 5 100ml de sangue de salamandra 6 8 gotas de xarope de helboro Modo de Preparo: Deve-se encher o caldeiro com a gua e deixa-la ferver, quando estiver fervendo, deve-se acrescentar a sanguinria e a garra de grifo em p, depois desse passo deve-se mexer a poo ate ela ficar enegrecida, quando ela ganhar essa colocaro deve-se parar de mexer e acrescentar o sangue de salamandra deixando-o cozinhar por 3 minutos, logo aps isso despeje a poo em um recipiente e coe-a, depois esse passo deve-se devolver o que se coou para o caldeiro e acender o fogo novamente despejando a beladona logo em seguida, acrescente as 8 gotas de xarope de helboro, aps esse passo a poo deve atingir a tonalidade ocre, depois deve-se mexer sua poo uma vez no sentido horrio e outra no sentido anti-horrio at que a poo ganhe o tom amarelo claro, se atingir o tom a poo esta pronta.

Poo Simples de Cura


A cura simples, sendo um pouco fraca, mas mesmo assim tima para restaurar o vigor da pessoa, seu inventor desconhecido. Ingredientes: 1 500ml de gua 2 100g de chifre de unicrnio em p 3 350g de acnito lapelo picado

Modo de Preparo: Coloque a gua no caldeiro, depois adicione o acnito e coloque a substancia para cozinhar durante 3 minutos, aps isso acrescente o chifre de unicrnio em p mexendo a poo at ela ganhar um tom verde limo e soltar uma fumaa de cor prateada, a poo estar pronta aps isso.

Autor: Alberth Galadel - Harry Potter Legends

10

S-ar putea să vă placă și